|
Tópico: Leiria I - 22 de Outubro de 2005 ( Tópico bloqueado)
|

|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo

Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 12 Outubro 2005 às 13:59 | IP Registado
|
|
|
Terceira prova do VI Campeonato ORMEI 2005/2006
Prova realizada no dia 22 de Outubro de 2005 em Leiria.
Ponham aqui os vossos comentários
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 24 Outubro 2005 às 11:44 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: III Prova do VI Campeonato ORMEI 2005/2006 – Resultados
Caros companheiros Kartistas,
Decorreu no passado dia 22 de Outubro pelas 10:00 no kartódromo de Leiria em Milagres a 3ª prova do nosso VI Campeonato ORMEI 2005/2006. A frota encontra-se estimada e tirando um ou dois karts parece que está homogénea. Solicitámos que fosse retirado um dos karts da frota, o que não veio a acontecer, pois tínhamos noticias que andava mais que os outros e se durante a primeira corrida com a pista praticamente molhada não se notou a diferença, já na segunda, com o piso a secar levou a que fosse o vencedor. Esta situação será revista na próxima corrida em Leiria.
A participação saldou-se por 13 participantes dos 22 inscritos no campeonato e 1 convidado, e esta falta deveu-se a vários pilotos terem tido de trabalhar o que retirou muita da graça de termos a pista cheia, como é habitual. Desta vez, tal como última em que corremos nesta pista, apesar do tempo encoberto a prever chuva e do piso estar molhado, não caiu uma gota durante toda a prova, tendo já a segunda prova ter sido quase com o piso seco, começando a chover após as fotos de grupo e dos primeiros classificados. Terminámos tudo ainda não eram 12:00, tendo a almoço sido antecipado para as 12:30.
Como de costume, todos os pilotos estavam presentes antes das 10:00, e cerca das 10:30 conseguimos começar os primeiros 10 minutos de treinos cronometrados no circuito B, o mais comprido, em que se obtiveram tempos entre os 1:27,222 e os 1:30,895 para o 13º classificado. O 14º, o piloto convidado, somente conseguiu 1:37,315, devido à sua inexperiência à chuva. O Carlos Cortês conseguiu o 1º tempo, à frente do José Faria seguindo-se logo o Pedro Vicente.
Apesar de me parecer que estava a fazer tempos razoáveis nos treinos, pois estava a utilizar o João Cristóvão como referência, quando foi constituída a grelha verifiquei que afinal tinha obtido um “miserável” 11º Lugar, a mais de 2 segundos do primeiro. Partindo do lado de dentro na primeira curva, não me envolvi nos piões que geralmente acontecem nas primeiras curvas devido ao piso molhado, conseguindo subir algumas posições tendo ficado logo atrás do Pedro Vicente. Passadas algumas voltas consigo passar o Pedro Vicente para ele de seguida passar-me novamente e isto duas vezes seguidas. Após um erro do Pedro Vicente, lá consegui passá-lo e ganhar alguma distância tendo começado a aproximar-me do João Raimundo, não sem que antes o André Magalhães tivesse passado muito rapidamente. devido a um pião que fez logo na primeira volta e ficou para trás tendo feito uma espectacular recuperação. Na última volta e já na recta antes da meta, o João Raimundo comete um erro e sai da pista, eu entro em slide para o evitar, tendo perdido algum tempo e o Pedro Vicente que vinha logo atrás aproveitou para subir duas posições. Bastante destacado ficou o José Faria a mais de 17 segundos do Luís Vaz e a mais de 42 do terceiro, João Gaspar logo seguido pelo André Magalhães. Logo a seguir ficou o Carlos Cortês, Diogo Ferrão, Pedro Vicente, Rui Carneiro, João Raimundo e João Cristóvão que completou o Top 10.
Após a primeira corrida, houve a habitual troca de karts em que o primeiro partiu com o kart de último e assim sucessivamente. Tal como está no regulamento a segunda corrida deverá de ser em sentido inverso do primeiro só que este kartódromo não efectua sentidos invertidos o que nos levou a ter de alterar para o circuito B que é bastante mais pequeno que o anterior. Depois dos 5 minutos de treinos cronometrados, obtiveram-se tempos entre os 48,820 e os 53,084 para o 13º classificado. O 14º, novamente o nosso convidado, efectuou 57,685. Após análise dos tempos verifica-se do primeiro, André Magalhães, uma diferença de 6 e 12 décimas para os seguintes, José Faria e Luís Vaz respectivamente, mas tal deverá ter acontecido por uma melhor adaptação à pista que entretanto estava a secar. No meu caso, poderia ter feito uma volta mais rápida não fosse o João Gaspar ter tido uma ligeira saída na última volta dos treinos, tendo perdido alguns décimos por não o ter conseguido passar pois encontrava-se o Luís Vaz logo atrás e também perdeu algum tempo. Na segunda corrida de 15 minutos os melhores tempos por volta encurtaram tendo os 13 primeiros rodado entre 47,162 e os 48,364 com especial destaque para o melhor tempo ter sido efectuado pelo terceiro classificado.
Na segunda manga, tendo partido desta vez da 5ª posição fui ultrapassado pelo João Gaspar. Consegui passar o João Gaspar e aproximar-me do Luís Vaz mas logo de seguida fui novamente ultrapassado e isto aconteceu algumas vezes. Entretanto o Luís Vaz começou a distanciar-se e a ficar mais próximo do grupo da frente constituído pelo André Magalhães, Diogo Ferrão e José Faria. A corrida foi muito renhida para as primeiras posições, tendo a ultrapassagem do Diogo Ferrão ao André Magalhães, que lugar ao lugar mais alto do pódio ocorrido na última volta no gancho da oficina, tendo logo de seguida o André levado um ligeiro toque e foi passado pelo José Faria e Luís Vaz, tendo terminado em quarto. Situação idêntica ocorreu comigo e com o João Gaspar, tendo andado 3 curvas lado a lado tendo eu conseguido ultrapassá-lo na recta da meta. Com esta manobra o João Cristóvão e o Luís Mello aproximaram-se tendo o João Cristóvão ultrapassado igualmente o João Gaspar, só que na curva da meta, deu-me um toque que me colocou fora, tendo o João Gaspar recuperado a posição ao João Cristóvão e terminámos os dois a par na linha da meta, com o mesmo milésimo de segundo, 15:32:309, situação inédita no campeonato. Só por isto devíamos de ter postos extras. Seguiu-se o João Cristóvão, Luís Mello, João Raimundo e João Carlos a terminar o TOP10. De salientar que caso os karts não tivessem protecções, não teriam existido alguns dos toques que se geraram nas ultrapassagens.
Com a falta de alguns dos pilotos que estavam no top, nomeadamente o Vasco Ferreira e o Rui Soares, houve algumas alterações tendo-se mantido em 1º Lugar do VI Campeonato ORMEI 2005/2006 o Rui Carneiro, subindo para segundo lugar o Diogo Ferrão e terceiro o André Magalhães, já contando com as pontuações das crónicas das duas primeiras provas.
As pontuações das crónicas desta prova serão incluídas antes da próxima prova, podendo alterar as classificações entretanto publicadas. A data limite para a crónica desta prova é até ao próximo dia 2 de Novembro. Não se esqueçam que este ano, as crónicas são pontuadas individualmente pelo que podem e devem de escrever sempre uma crónica. Poderão enviar por e-mail ou preferencialmente colocar as vossas crónicas directamente no Fórum devendo de se identificarem com o nome do piloto.
Devido aos problemas ocorridos na prova de Almeirim, foi definido por maioria dos presentes que iríamos repetir a prova de Leiria na data de Janeiro.
Espero vê-los o mais tardar no próximo dia 26 de Novembro na Batalha. Atenção que o horário poderá ser diferente do habitual mas durante a próxima semana deveremos de ter a confirmação.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
PS. Encontra-se no nosso site www.ormei.com, devidamente actualizado, os ficheiros em EXCEL com os tempos e resultados, bem como a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 25 Outubro 2005 às 18:46 | IP Registado
|
|
|
Caros companheiros de lides kartistas,
Venho falar-vos da minha estreia absoluta no kartódromo de Leiria, onde nunca tinha ido. Foi uma prova bem diferente de Almeirim. A diferença começou nas condições do kartódromo e respectiva frota, que me pareceram impacáveis. Infelizmente a diferença estendeu-se tb aos resultados, que não estiveram à altura dos de Almeirim. O meu grande problema foi basicamente duas más sessões de treinos, porque nas prova, sempre que tive a pista livre à minha frente andei ao nível dos primeiros (3º e 5º tempos).
Os 1ºs treinos foram uma desgraça, sabia que estava a andar mal, mas não atino muito bem com pistas pouco molhadas. Se é para estarem molhadas, então que seja mesmo chuva diluviana.
Na 1ª corrida parti bem e recuperei vários lugares nas 2 primeiras curvas, só que na terceira, vi-me colocado por dentro, sem hipótese de ir para o lado de fora onde havia uma autêntica fila indiana. Tentei fazer a curva por dentro o mais devagar que podia, mas mesmo assim fiz um pião e fui parar ao último lugar. Consegui agarrar e passar dois pilotos, mas quando apanhei o João Cristovão e o João Carlos foi diferente. Apanhai o J.Cristovão e passei-o, mas não me consegui afastar. Quando estava a tentar passar o João Carlos, escorreguei um bocado, levei um toque do J.Cristovão e fui outra vez parar lá atrás. Ainda consgui voltar a colar-me e passar o João Carlos, mas não o João Cristovão. Na minha 2ª recuperação fiz a 3ª melhor volta da prova, o que mostra que estava a andar bem. Pena os treinos e os piões.
Os 2ºs treinos é que me deixaram danado. Comecei-os com um ritmo muito forte e era claramente o mais rápido em pista, mas não fui tirando suficiente partido do secar da pista e nem sequer percebi que estava a ser apanhado, o que me empurrou outra vez lá para trás na grelha.
Fiz novamente uma corrida a tentar recuperar, novamente parada quando cheguei ao J.Cristovão. Agarrei-o depressa, mas nunca consegui estar em posição de ultrapassar. Quando estava muito perto atrasava-me com uma dobragem e lá voltava a colar-me rapidamente a ele. Na última volta agarrámos ambos o Rui Carneiro e o João Gaspar, que iam em grande luta. À entrada da recta das boxes o João Gaspar saiu mal, o Rui pôs-se ao lado dele e o J.Cristovão do outro lado. Ao chegar à esquerda ligiera no fim da recta, também eu estava em condições de me pôr ao lado deles, mas preferi ficar quieto e ver no que dava. Entraram os 3 na última curva lado a lado, enquanto eu fiz a trajectória para os tentar passar à saída aproveitando a confusão que se iria gerar. É claro que houve toques, mas no meu entender nenhum por maldade. Sairam todos mal da curva, mas eu tive que travar um niquinho dentro da curva o que foi suficiente para não ter velocidade de saída e não passar ninguem. Acabámos 4 pilotos em 0,3seg. o que foi engraçado, ainda mais o caso único dos 2 primeiros do grupo terem ficado empatados ao milésimo. Fiquei outra vez com o amargo de boca de ter podido ficar bem à frente, se não fossem os treinos, mas diverti-me bastante.
Para acabar bem a manhã, fomos almoçar ao Carloto de que gostei bastante. Pena que alguns colegas tenham desistido pelo caminho.
Até à Batalha. Um abraço,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
Jose Carlos Mag Racer

Troféu Manobras Paralelas - AEGA
Data de adesão: 27 Dezembro 2004 País: Portugal Mensagens: 89
Estado:
|
Colocado: 25 Outubro 2005 às 23:59 | IP Registado
|
|
|
Tititi Tititi Tititi Tititi
Oque é isto? O despertador? Mas....7 da matina!!!! hoje é Sábado!!!! Não há aulas!!!
Áh pois é ..... Ormei..... Leiria...... Karts....... Levanto-me mais cedo do que para ir para as aulas....
Bem toca a levantar senão o pai Zé começa a mandar vir.
Bem! Malas aviadas! Kart carregado e pronto para um fim de semana em cheio.
Chegámos a Leiria cerca das nove e meia e deparámos com a pista molhada. No céu algumas núvens a meaçavam chuva, mas aguentou-se sem chover até ao fim.
Fomos muito bem recebidos pela D. Helena que é sem dúvida uma simpatia.
O Rui Carneiro pediu aos responsáveis pelo kartódromo para retirarem o kart nº 69 que já se sabia ser o mais rápido da frota, mas não teve sorte nenhuma.
Depois dos habituais rituais ( pagar e pesar ) arrancámos para os treinos.
Os primeiros treinos não correram nada bem, alcançando apenas o 8º tempo da grelha. O kart tinha um comportamento pouco aconselhavel a uma pista molhada. A potencia aparecia de repente.
Dada a partida, logo na segunda curva levei um toque e virei o boneco. Rsultado: caí para último lugar. Um "gaijo" fica chateado... pois claro que fica chateado....Mas aínda tinha 15 minutos para me deschatear. E lá comecei de novo, com a faca nos dentes. Uma após outra vou ganhando posições até chegar a 4º lugar. Não deu para mais. E já não foi mau.
A segunda sessão de treinos correu muito bem, tendo eu feito a Pole Position. O kart estava muito bom a nivel de chassis. Conseguia colocar a frente exactamente onde queria.
Dada a partida, a luta que se seguiu foi espectacular. O Diogo e o José Faria não deram tréguas. Á entrada para a última volta passo a meta em primeiro, mas o Diogo Consegue a ultrapassagem no gancho após a descida, pois o kart dele andava mais (o tal 69) e eu decidi não o fechar para que os nossos perseguidores não tirassem vantagem. Tinha decidido atacar de novo o Diogo na curva que dá entrada para a recta das boxes, mas antes do último gancho o José Faria deu-me um toque e lá virei de novo o boneco, caíndo para o 4º lugar em que terminei.
Foi pena pois penso que podería ganhar a corrida ou pelo menos ficar em segundo lugar. Mas são coisas que acontecem e na próxima prova lá estarei a lutar pela vitória.
André
BATALHA!!! AÍ VOU EU......................
Editada por Jose Carlos Mag na 30 Dezembro 1899 às 00:00
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 28 Outubro 2005 às 13:59 | IP Registado
|
|
|
Crónica - Leiria I
Finalmente tivemos uma prova com variações das condições atmosféricas:
Pré-corrida – Lisboa – Leiria – chuva constante
1ª manga - piso totalmente molhado
2ª manga - piso a secar
Regresso – mais chuva ...
Realmente esteve para todos os gostos.
Destaques:
Bem vindo Luís Vaz ...
Muitas ausências devido a motivos profissionais (Dia do Cliente Santogal),
Karts com ferros
Mais um piloto a estriar-se a vencer uma corrida – Diogo Ferrão
Organização perfeita (mesmo sem comissários a dar bandeiradas)
1ª Manga: Os treinos decorreram sem grandes incidentes. Andei sempre atrás do João Raimundo, e achei que estávamos a andar muito pouco. Quando terminaram os treinos fiquei surpreendido com as nossas posições (3º e 4º). Quase todos os pilotos fizeram a sua melhor volta, na última volta dos treinos, (devido á melhoria do piso).
Destaque especial para o Carlos Cortes, que conseguiu fazer a Pole, sem ser na última volta !!!.
Quanto á corrida, parti da parte interior da pista, o que em condições normais é uma vantagem mas em piso molhado torna-se mais complicado, pelo que quando cheguei á 2ª curva já tinha perdido 4 posições (realmente já não me lembrava de como se deve utilizar as protecções no momento de largada, principalmente com piso molhado), até ao final ainda perdi mais duas posições, mas na última volta o João Raimundo cometeu um erro, levando o Rui Carneiro com ele, o que me permitiu voltar ao 7º lugar.
Na 2ª manga, os treinos serviram mais para arriscar novas trajectórias do que para adaptação á pista, pois como a corrida era no mesmo sentido, exceptuando uma variante, interessava mais perceber onde já dava para passar por dentro.
7º tempo nos treinos, o que era a meio da tabela.
No arranque, mais uma vez esqueci-me de como se deve conduzir com ferros (agora já com o piso praticamente seco), pelo que cheguei outra vez á 2ª curva perdendo 3 posições.
Para ajudar á festa, e quando já só tinha a família Cortes atrás de mim, ainda cometi um erro, que me fez descolar do pelotão, pelo que a corrida foi passada a olhar para trás a observar os 4º primeiros que iam num despique super animado.
Resumindo, o melhor ainda foi o almoço no Carloto (não havia ferros a proteger-nos), mas decorreu de uma forma bastante civilizada.
Até á Batalha
Pedro Vicente
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 28 Outubro 2005 às 18:29 | IP Registado
|
|
|
Cronica - Leiria I
Mais um sabado de corridas, para já quero agradecer ao Pedro Vicente que nos deus boleia até Leiria para mais uma prova à chuva..
Chegados ao kartodromo finalmente comecamos a ficar com a impressao que apenas a pista vai ficar molhada, mesmo assim e por causa das historias toca a vestir o fato de chuva não vá comecar a chover a meio da prova e apanhar uma molha.
Nos treinos foi tentar conhecer a pista e as partes mais molhadas, sendo as 2 ultimas voltas para tentar fazer um "tempo" para a grelha.. 6º tempo mesmo no meio da molhada.
Apos uma partida cautelosa subi 2 lugares, mas não por muito tempo pois pouco depois o Luis Vaz recuperou o 4º lugar passando por mim como uma seta. De seguida foi o João Gaspar que me passa.
Na oitava volta finalmente passo o João Raimundo sendo que o seguia desde as primeiras voltas passo para quinto. A minha frente ainda estava o Carlos Cortes que apos um bom comeco não estava a acertar com a pista, no entanto não me consegui aproximar e já no final o André passa por mim muito rapido terminando assim no 6º lugar.
FOi uma corrida gira pois com a pista toda molhada e sem chover dá muito gozo conduzir e aprende-se muito sobre o controlo do kart.
Para a segunda corrida mudou-se para um tracado mais rapido e assim que comeco a fazer os treinos percebo que aquele kart tinha um grande motor. Nos treinos só fiz o 3º tempo pois nas 2 ultimas voltas apanhei transito em pista e com a pista a secar era fundamental fazer uma boa ultima volta.
Parto determinado em conquistar a vitoria passo o José Faria mas ele não me queria facilitar a vida comecando os 2 a perder muito tempo para o André que estava em primeiro. Assim comecamos a portarmo-nos bem para nos aproximar-mos do André, e assim discutir a vitoria a 3. Eu com um carro com mais ponta tinha bastante facilidade nas ultrapassagens e assim passei para 1º. Continuei assim até a penultima volta quando o André me passou penso que á entrada da recta das boxes, passamos pela recta e fazem-nos sinal de ultima volta, e assim aproveitando uma ma primeira curva do André consigo ultrapassa-los na curva das oficinas e rumar a vitoria, que com o kart que tinha obrigação de a ter.
E assim sai de Leiria, com uma vitoria e um 6º lugar, ficando em segundo na classificação geral
Até a Batalha.
Diogo Ferrão
PS: Para mim a prova pode ser a tarde, ate posso por em ordem o sono da Semana!
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 02 Novembro 2005 às 13:41 | IP Registado
|
|
|
Ora viva rapaziada! Desculpem o atraso na crónica mas não podia deixar de comentar a corrida de Leiria onde marquei o meu regresso à competição. Digam lá, já sentiam a minha falta, não era?!
Começo por referir que ia com muito receio de tornar a magoar a(s) costela(s) e consequentemente decidido a seguir uma estratágia muito cautelosa...acreditem!
Contudo, com o estado da pista - bem molhada e ao meu gosto - não deu para resistir e se nos treinos fui moderadíssimo já na primeira corrida fui progressivamente arriscando mais. Apesar disso é indiscutível que o meu estilo de condução se alterou bastante: por uma só vez subi um corrector e por forma a evitar embater num piloto que entrou em pião. Para quem me conhece há algum tempo pode parecer mentira, mas não é...
O que também não é mentira é que a chuva ajudou muito já que a condução se tornou muito menos agressiva e logo menos física que era precisamente o meu problema. Por outro lado, é precisamente nessas condições que "as mãozinhas" se revelam - é a minha opinião!
Nesse sentido, o meu colega de viagem (e de balda ao almoço) tratou de mostrar que, neste campeonato, por muito que nos esforcemos, mestre Zé só há um! E de facto, esteve irrepreensível em ambas as mangas tanto em rigor de trajetórias como em manhas...
Voltando à minha corrida senti-me realmente como peixe na água e tanto os tempos como as classificações comprovaram-no. Apesar disso, a primeira manga tornou-se rapidamente monótona pela distância que se cavou tanto entre mim e o Zé Pedro como entre mim e o terceiro piloto.
Já na segunda manga (mais cansativa pela alteração no piso) cometi um excesso logo no início que me afastou consideravelmente dos três primeiros tendo passado o resto da corrida a espremer um kart esforçado mas fraquito (especialmente em ponta) para tentar encurtar o fosso, o que consegui já no fim, aproveitando ainda um ligeiro toque (que na altura não me pareceu suficiente para o despiste) para roubar a terceira posição. O corolário foi claramente o melhor tempo obtido nessa manga. Pena foi que não tivesse dado para surpreender o Zé Pedro que - de faca nos dentes - nem deu pela minha chegada...
Para terminar gostava de reforçar o prazer que ainda constitui acordar cedo aos Sábados para encontrar um grupo fantástico e quem vai registando alguma renovação o que é saudável já que não nos permite relaxar.
PS: preparem-se que para o ano vamos contar com o Afonso Faria, não é Zé Pedro?
Um abraço a todos,
Luis "pé na chapa" Vaz
Editada por Rui Carneiro na 30 Dezembro 1899 às 00:00
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 03 Novembro 2005 às 11:01 | IP Registado
|
|
|
CRÓNICA DE LEIRIA
Mais um "Day at the races", não muito do meu agrado é certo, pois o
piso intermédio ou molhado não é própriamente a minha
especialidade...o que não é o caso doutros pilotos do nosso
campeonato, como foi possível ver pelos tempos efectuados.
O 9º lugar nos treinos não foi portanto surpresa. Esta foi antes o
terem ficado atrás de mim pilotos habitualmente mais rápidos...Lógico
que durante a corrida a verdade foi reposta, e daí o 12º lugar final.
Com nova configuração da pista e também com a mesma a secar, aos
treinos para a 2ª corrida correspondeu um 8º lugar. Tal como na
primeira, os "despiques" giros com o Luís Mello, o Pedro Vicente e o
João Raimundo valerem mais esta deslocação ao centro do país. O 10º
lugar nesta corrida proporcionou a subida à 7ª posição no Campeonato,
"entalado" entre o Pedro Vicente e o João Raimundo, algo que começa a
tornar-se um hábito !!!
No "Carloto" a classificação foi ex-aequo para todos os presentes,
com a boa disposição a imperar.
Para finalizar, saudar apenas o regresso do Luís Vaz (já recomposto
das "mazelas") e desejar uma rápida recuperação ao Miguel Severino.
E,... até à Batalha.
João Gonçalves
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,0938 segundos. |
|
 |
|