|
Tópico: Almeirim - 12 de Fevereiro de 2011 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
João Teixeira Rookie
Data de adesão: 15 Outubro 2008 Mensagens: 25
Estado:
|
Colocado: 18 Fevereiro 2011 às 19:27 | IP Registado
|
|
|
Esqueci-me de referir o importante facto e a enorme responsabilidade de estar em 5º lugar exequo com o distinto organizador Rui Carneiro...
E lá está a fotografia na galeria dos Kromos húmidos...
Cps
João Miguel Gomes-Teixeira
__________________ João Gomes Teixeira
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 20 Fevereiro 2011 às 04:12 | IP Registado
|
|
|
Boas,
Desta vez a jornada levou-nos a Almeirim, uma pista bem
física e de que gosto bastante. Conheço bem o traçado em
ambos os sentidos, uma vez que em 200 corri muitas vezes
no sentido da nossa 2ª manga. Foi esta a pista que me deu
os primeiros calafrios em karting. Na altura fazia a
parabólica a fundo com o coração nas mãos sem saber se o
kart se mantinha no alcatrão.
Ultimamente com 270 o calcanhar de Aquiles do kartodromo
tem sido a incógnita dos travões. Com percursos longo de
pé a fundo a terminarem em gancho dá jeito ter qualquer
coisa para parar o kart. Esta nova frota melhorou esse
aspecto... travam até demais. Não é dos karts que me
tenham dado mais gozo mas depois da adaptação até nem foi
mau.
Na primeira manga os treinos correram mal. Não me lembro
de ter feito uma volta limpa a tentar atinar na dose
certa de travões. O resultado foi condizente e fiquei na
segunda metade do pelotão. No arranque, e depois de no
briefing dizerem de forma tão assertiva que o arranque
era quando apagassem as duas luzes, fiquei parado na
grelha porque o laranja ficou fixo. Quando vi todos a
arrancar lá os segui mas honestamente estava à espera de
uma "falsa partida". Perdi algumas posições e a partir
daí foi a recuperar. Pelo meio, e quando me colei à
traseira de alguém na recta da meta a aproveitar-me da
ultrapassagem dele, tive um contratempo porque ele
queimou a travagem, atravessou o kart e eu não segurei o
meu. Fiz meio pião. Perto do final tive uma disputa gira
com o Augusto Marques. Consegui colocar-me ao lado dele
na reta ganhando posição na curva mas ele recuperou a
posição com uma tesoura. Na volta seguinte a cena
repetiu-se mas consegui manter a posição e afastar-me.
Fiquei em 15º (14º a contar para os pontos).
Na segunda manga o cenário já foi diferente. Nos treinos
deu para ver que estava bem. Ia atrás dos que acabaram
por liderar a grelha. Achei que era bom sinal que em
algumas voltas estava a ganhar tempo ao Dário no miolo do
circuito. Fiquei bem colocado na grelha mas sem os
resultados oficiais já nem me lembro se foi 8º ou 10º. O
arranque foi bem musculado até ao gancho a meio do
circuito. Perdi duas posições. A partir daí foi dar o
máximo e concentrar-me. O grupo à frente esteve sempre ao
alcance. Ainda me cheguei à traseira deles numa altura de
ultrapassagens mas nunca ameacei. Atrás tinha o Augusto
Marques colado. Sabia que tinha lá alguém porque quando
falhava uma curva começava a ouvir dois motores em vez de
um... olhava para trás e não via ninguém. Só a meio
consegui perceber que era ele porque se colocou ao meu
lado. O final da corrida foi doloroso porque já não
aguentava o volante nos ressaltos da parabólica, já não
tinha força para os saltos para recuperar rotação e sabia
que se falhasse perdia mais um lugar. Ver a bandeira de
xadrez foi um alívio. Bela corrida!
O balanço foi o do costume: 1 corrida boa, 1 corrida
menos boa. E não é nada mau...
A terceira manga foi divinal... Ainda não conhecia o
Toucinho. Este ano está a valer também pela componente
gastronómica... têm sido só apostas ganhas. :)
Venha de lá a Batalha e um bom par de karts para ver se
os aproveito!
Abraço,
Carlos Costa
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 20 Fevereiro 2011 às 14:19 | IP Registado
|
|
|
Olá!
Desta vez a minha crónica é mais curta, porque se resume a relatar apenas uma manga ... é verdade! O raio do despertador não se ligou sozinho e não cheguei a tempo da 1ª corrida.
Ainda assim, a deslocação valeu bem a pena! A 2ª manga foi excelente.
As perspectivas à partida para os treinos da 2ª manga eram boas, uma vez que ia correr com o carro vencedor da 1ª manga. Essas perspectivas foram, no entanto, largamente ultrapassadas porque mesmo sem estar com a mão quente como os restantes parceiros de prova, acabei por fazer a pole-position!
O arranque não foi famoso e fiquei logo atrás do João Teixeira. Nas primeiras voltas segui atrás dele sem grandes possibilidades de ataque, o que acabou por permitir que ganhássemos ligeira vantagem para os perseguidores. Depois entrámos numa fase verdadeiramente espectacular, em que trocámos diversas vezes de posição ... adrenalina ao máximo na parabólica no fim da recta da meta, onde ultrapassei duas vezes o João (mas sem que ele levantasse o pé!). Fantástico.
Com as sucessivas trocas de posição os perseguidores chegaram a estar perto e a ameaçar passarem para o 2º lugar que eu ocupava na altura. Daí ter decidido fazer mais duas ou três voltas atrás do João para recuperarmos alguma folga. Na hora certa desferi o último ataque na curva da entrada para a recta da meta (onde o João também já me tinha passado uma vez), à entrada para a última volta. Consegui conservar a 1ª posição durante essa volta e alcançar a minha segunda vitória deste ano. Muitos parabéns também ao João pela excelente corrida , uma das melhores que já tive!
Depois, o almoço também não correu nada mal (mas não sei em que posição acabei!).
Abraços e até à Batalha.
Augusto Paulino
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 21 Fevereiro 2011 às 08:55 | IP Registado
|
|
|
Boa noite Ormei.
Este sábado é sem dúvida para esquecer…Foi completamente o dia das avarias (3 vezes à boxe).
1ªCorrida – Durante as primeiras voltas nos treinos, o meu “Ferrari” decidiu deixar de acelerar. Resultado = 5 minutos perdidos e apenas 5 minutos para fazer o melhor tempo possível.
Semáforo verde, início da corrida e tudo parecia estar a correr sobre rodas, quando ao fim de meia dúzia de voltas tenho o meu segundo azar... não um azar mecânico, mas um azar de aselhice. No fim da recta da meta travei tarde, tarde demais, levando ao bloqueio das rodas tendo perdido o controlo total do kart... o mais grave disto tudo é que o João Raimundo, não tendo culpa nenhuma, levou uma senhora pancada tendo perdido por isso alguns lugares (DESCULPA MAIS UMA VEZ, JOÃO).
Depois disto restou-me concentrar ao máximo para não perder mais posições até ao fim da corrida.
2ªCorrida – Esta é para apagar rapidamente da memória...
Antes de iniciarmos os treinos o meu banco decidiu soltar-se (mal menor). Resolvida a situação, durante o período de intervalo entre as 2 corridas acreditei que não ia ter mais chatices.
Mal dou uma volta à pista, o acelerador deixa de funcionar mais uma vez o que me levou a fazer uma segunda visita às boxes. De novo em pista e pronto para fazer um bom tempo nos treinos e pimba… Acelerador outra vez (3ª e última passagem às boxes).
Desta vez fui de reboque com o António Baptista (OBRIGADO). Enfim, até o Staff do kartódromo, já se riam e chamavam-me de “Sr. Avarias”.
Após o começo da segunda corrida, notei que passei de um “Ferrari” da primeira corrida para um “Micro Car”. Ainda na minha penúltima crónica tinha feito referência aos karts em Almeirim por serem confortáveis e homogéneos em termos de andamento, meu deus... aquilo era um tractor.
Batalha, a nossa próxima corrida, pista um pouco estreita com algumas curvas interessantes.
Entretanto vou ver se consigo falar com o São Pedro, confesso que já sinto falta de uma corrida à chuva.
Abraço a todos.
João Seguro
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 21 Fevereiro 2011 às 11:10 | IP Registado
|
|
|
Rui, quantos resultados é que é para deitar fora????..... Pois é as minhas pontuações de Palmela e Almeirim valem menos que esta crónica, não fosse o prazer em rever todos sempre que temos provas e em tirar o máximo partido do gozo que dá conduzir os Kart`s , fazia como disse o Rui Lages e limitava-me a enviar as crónicas.
Mas não, mesmo com os chaços que me saíram (e ao José Oliveira, também) em “sorte” nesta prova, ainda vale a pena acordar cedo para ir matar este vício.
Passando às provas, obtive duas brilhantes classificações, penúltimo na 1ª manga (devia ter sido último, aliás merecia) e último na 2ª manga.
Passo então a explicar, mal me dirigi para o Kart que me tinha sido atribuído e depois de colocar o suporte para levar as malas (os habituais 20 quilitos, mas desta vez espalhados pela bacquet…..e mais uma P…a de uma espuma ), o Kart recusou-se a pegar, toca a mudar tudo para o nº 28, fui o ultimo a sair da box, já quando os primeiros completavam a 1ª volta dos treinos, tentei apanhar umas boleias, mas quando chegava às rectas era vê-los a ir embora, estava confirmado o motor não tinha ponta, resultado antepenúltima ou penúltima linha da grelha.
No arranque e devido à confusão com o semáforo, reagi bem e devo ter passado 3 ou 4, ainda na 1ª ou 2ª volta beneficiei de um toque à minha frente e passei mais 2 ou 3, a coisa estava a começar bem, estava com um bom ritmo e devia de estar no 14º ou 15º lugar, bem a partir daqui comecei a andar para trás, no primeiro gancho fui ultrapassado pelo Carlos Costa e pelo Raul Girão, duas voltas depois e como ninguém me ultrapassava “decidi” fazer um pião nesse mesmo gancho e fui ultrapassado pelo João Teixeira, Miguel Judas e Rui Lages, felizmente o Rui conseguiu evitar o embate frontal e a coisa não passou de um susto, a partir dai comecei uma luta engraçada com eles os três, primeiro ultrapassei o Miguel Judas e quando me preparava para atacar o Rui Lages decidi libertar-me da espuma que levava e me estava a incomodar pois ameaçava saltar a qualquer momento, chegámos então ao momento em que merecia o ultimo lugar desta manga, não fosse a vontade do Francisco Pereira em ir experimentar o resto da frota que estava nas boxes, aquele lugar era meu por mérito próprio….voltemos à espuma, como sabia que tinha o Miguel Judas muito perto e não lhe queria atirar com a espuma para cima, lembrei-me de largar a espuma junto ao comissário que estava no fim da recta da meta (ideia de merda) lá deixei a espuma arrumadinha, estava tão preocupado com a espuma que pura e simplesmente me esqueci do ponto de travagem para o gancho, resultado sai a fundo pela escapatória contra os pneus. O meu primeiro pensamento foi logo para a estupidez que me tinha passado pela cabeça, mas de imediato desatei a rir só de pensar no caricato da situação e de como o Miguel Judas se devia estar a rir, enfim lá consegui tirar o Kart da gravilha(perdi para ai uma volta) e arrastei-me até ao fim da manga a pensar que o ultimo lugar era meu, no fim da manga ainda troquei umas fortes gargalhadas com o Miguel Judas à conta do meu numero.
Antes de iniciar a 2ª manga, como ia trocar de Kart com o José Oliveira, trocámos de opinião sobre as máquinas, fiquei então a saber que iria dispor do melhor Kart da frota de …200cc!!!!!. O Vítor Conceição e o Rui Lages depois de saberem o Kart que me tinha saído, ainda me aconselharam a levar um jornal pois nas rectas iria ter tempo para por a leitura em dia.
Depois de uma longa espera, lá iniciámos os treinos para a 2ª manga e mal entrei na primeira recta logo confirmei tudo o que me tinham dito sobre a máquina, se o primeiro kart não tinha ponta, este não tinha ponta por onde se pegasse, além do mais não andava a direito pois tinha uma tendência assustadora para virar para a esquerda, ainda pensei em ir á box arranjar uma desculpa qualquer, mas regulamento é regulamento e lá fui para a pré-grelha onde aguardei lado a lado com o João Seguro que também se queixava do Kart dele. Com a ultima linha da grelha garantida, abordei a partida como a única hipótese de ganhar alguma posição durante a corrida, e assim foi ganhei duas posições, e resisti o máximo possível ao Rui Lages (para ai 2 ou 3 voltas) até estabilizar no ultimo lugar, dai até ao fim o objectivo era não ser dobrado, e tirar o máximo partido do Kart no miolo, só para terem uma ideia da velocidade, ia de pé a fundo desde a saída do primeiro gancho até à travagem do segundo gancho, o que me valeu umas fortes dores no pé direito e no pulso devido aos ressaltos na parabólica. Não consegui os meus objectivos e vim a perder uma volta para o grupo da frente a duas voltas do fim, enfim tinha acabado de obter o meu primeiro último lugar numa corrida.
Em relação ao que já foi dito também acho que o formato ABC permite andarmos com Kart`s mais equilibrados, apesar de preferir correr com todos ao mesmo tempo, venho sugerir ao nosso organizador que quando voltarmos a correr todos juntos a troca de Kart`s seja feita de forma diferente, por ex: o 1º da 1ª manga trocar de Kart com o ultimo da 1ª manga, o 2º com o penúltimo e assim sucessivamente.
Parabéns aos vencedores e até à Batalha onde espero ter mais sorte com as montadas.
Abraços
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 21 Fevereiro 2011 às 23:35 | IP Registado
|
|
|
Boas,
Desculpem-me a franqueza, se calhar falo de barriga
cheia, mas não vejo só desvantagens em fazer duas mangas.
Acho mais aliciante ter todos em pista. Com um terço de
fora sinto-me um bocadinho mais protegido dos tubarões...
a pista fica mais composta e além disso, podemos fazer
uma versão diferente da pista na segunda manga.
A questão dos karts pode ter o seu fundamento mas é o
problema clássico deste tipo de competição. Penso que a
ideia é ser aleatório e igual para todos. Às vezes corre-
nos mal... às vezes sai-nos um avião. As regras do
campeonato tentam equilibrar as coisas - trocas de karts
e exclusão das piores pontuações (ideia parva: e que tal
retirar as piores e as melhores pontuações? ).
Como no futebol, a consistência é importante, e
estatisticamente devíamos acabar por assentar na posição
natural. Eu por exemplo acho curioso que encontre muitas
vezes os mesmos pilotos em pista durante as corridas...
os do "meu" campeonato.
Para castigo deste meu desabafo há-de calhar-me uma bela
chocolateira na Batalha... :)
Abraço,
Carlos Costa
|
Voltar acima |
|
|
Moore Vieira Racer
Data de adesão: 16 Janeiro 2007 País: Portugal Mensagens: 91
Estado:
|
Colocado: 22 Fevereiro 2011 às 17:48 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
Desta vez acho que bati no fundo, pois desde que participo no Ormei, nunca saí de uma manga apenas com um ponto.
Resumindo, depois de uma primeira manga que não correu nem mal nem bem (10º), em que o kart até não era mau, com uma boa velocidade de ponta, em que não fiz melhor por me ter atrasado um pouco na 1ª volta, com a perda de alguns lugares, o que me obrigou a recuperá-los e chegar colado ao Rui (era só mais uma voltinha...), para a segunda manga calhou-me a maior tartaruga que tive oportunidade de correr até hoje. Não sei como é que o Augusto Marques conseguiu chegar ao 15º lugar com aquilo (unhas...?), mas foi desesperante entrar na recta das boxes colado a qualquer que kart que fosse e chagar ao fim da mesma com 5 a 10 metros de desvantagem. Só a tartaruga 2 do Carlos Mansinho conseguia ser tão lenta.
Foi pena, pois dá-me um enorme gozo fazer a pista de Almeirim em sentido contrário, que já foi o sentido normal, nomeadamente fazer a direita ao fim da dita recta a fundo, ou quase, e no limite da aderência do kart. É claro que com a minha tartaruga, desde que saía do gancho antes da recta até ao gancho interior era sempre de pé direito a fundo.
Bom, só tenho a acrescentar que as provas com duas mangas apresentam o aliciante de estarem muitos karts ao mesmo tempo em pista e com todos os adversários, e correr nos dois sentidos o que significa duas pistas completamente diferentes, mas a fórmula é muito penalizante para quem fique no fim da tabela. Por exemplo quem fica em último numa corrida de 3 mangas consegue pelo menos 5 pontos, enquanto numa de 2 não consegue mais que 1 ponto. Não me estou a queixar, é apenas uma constatação, por que acho que os aliciantes referidos são suficientes para preferir a primeira fórmula. É só rezar que os "charutos" calhem aos outros...
Acho que já chega para conseguir mais pontos do que na 2ª manga...
Um abraço e até à Batalha.
|
Voltar acima |
|
|
TelmoAntunes Rookie
Data de adesão: 13 Outubro 2008 País: Portugal Mensagens: 19
Estado:
|
Colocado: 22 Fevereiro 2011 às 22:17 | IP Registado
|
|
|
Boas a todos
Neste dia lá nos reunimos em Almeirim, uma pista de que gosto bastante.
Para a minha primeira corrida as coisas correram bem pois consegui o 5º tempo para a grelha tendo terminado em 8º da geral correspondendo a um 7º no campeonato. Perdi duas posições quando numa situação de bandeiras amarelas fui ultrapassado, o que para mim não teve graça nenhuma. Para mim agora a pista ainda está melhor com o reasfaltamento de alguns pontos do circuito. Apesar de ter partido em 5º perdi algumas posições durante a volta inicial.
Na segunda terminei em 7º, esta foi uma excelente prova onde pelo menos até á minha posição a distancia para o primeiro andou á volta de 3 segundos. Isto fez com que durante grande parte da corrida andássemos em fila indiana o que foi bastante divertido.
Na primeira corrida tambem senti nas rectas uma espécie de limitador a entrar em acção o que para mim não teve graça nenhuma.
Tenho pena que não possamos correr sempre todos juntos pois as corridas ficam muito mais divertidas quando estamos todos em pista.
Agora vamos todos para a Batalha onde tal como é costume irão existir grandes lutas.
Abraços
Telmo
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Rafael Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2008 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 22 Fevereiro 2011 às 22:52 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos,
Voltei a Almeirim depois de duas provas em que lá participei , as 24h e a prova de despedida do campeonato do ano passado , mas que não me deixaram saudades de pilotar os anteriores karts porque simplesmente não tinham habitabilidade para a minha estatura , simplesmente eram alucinantes as dores de bater contra os ferros , braços e pernas batiam incessantemente , sempre á espera que a prova acabasse ... Esta nova frota revelou-se boa em termos de habitabilidade mas parca em rendimento dos motores e um chassi demasiado rígido para o meu gosto.
Nos 1ºs treinos andei com alguma dificuldade principalmente nas rectas onde o motor perdia fôlego demasiado cedo e era agoniante não conseguir andamento , mesmo assim consegui um bom tempo 9º ou 10º da grelha .
Na partida para a 1ª manga houve confusão no apagar dos semáforos e logo aí perdi uma ou duas posições , tentei manter bom ritmo aproveitando alguns toques e consegui ganhar bastantes posições , atrás de mim seguia o João Raimundo em que invariavelmente tentava a ultrapassagem na travagem para o gancho no final da recta , eu optava por uma travagem tardia embora sem comprometer a minha trajectória e lá me fui aguentando até ao final e a finalizar em 5º (4º nos pontos ), um resultado mais que bom e a dar-me ânimo para a 2ª corrida .
Nos treinos para a 2ª corrida , em troca de Kart com o João Raimundo e após o João me confessar que a travagem era dificil pois bloqueava facilmente as rodas lá fui para a pista , quando seguia na recta da meta e em perseguição ao Miguel Judas e Dário , senti logo que aquele kart tinha muito mais motor... A pista em sentido inverso deu-me muito gozo e adivinhava uma boa qualificação , 4º lugar na grelha foi muito bom .
Arranquei bem para a 2ª corrida e consegui manter a minha posição atrás do Miguel Judas , andei em perseguição quase toda a prova e embora tivesse mais velocidade no final da recta da meta nunca consegui obter uma posição que me permitisse efectuar a ultrapassagem . Lá para o final da prova o Dário fahou uma travagem e acabou por me dar um ligeiro toque o suficiente para me fazer atravessar o kart , logo de seguida deu-me a passagem para retornar á minha posição , atitude que me fez vibrar pelo desportivismo que caracteriza o Dário .Poucas voltas depois sou ultrapassado pelo António Baptista "in extremis " com um chega para lá , mas sem comprometer a estabilidade do meu kart... segui até ao final num honroso 5ª lugar .
A 3ª corrida foi bem disputada no Restaurante "Toucinho" , tendo ficado fã e a querer lá voltar novamente :)
Um abraço e até Fátima !
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Rafael Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2008 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 22 Fevereiro 2011 às 22:54 | IP Registado
|
|
|
Queria dizer até á Batalha :)
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2852 segundos. |
|
|
|