|
Tópico: Palmela - 15 de Janeiro de 2011 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
José Oliveira Rookie
Data de adesão: 12 Outubro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2011 às 17:05 | IP Registado
|
|
|
Caros Kartistas
Foi apenas a 3ª vez que andei em Palmela e uma vez mais constatei que nesta pista pouco tecnica um kart com motor e o peso do piloto aferido aos mínimos permitidos são os principais requisitos para uma boa prova.
Pois bem, nem uma coisa nem outra, pois no que “ toca a peso” os 87 kilitos que levei para o asfalto e a tartaruga nº 38 que me saiu em sorte não auguravam nada de bom, como aliás se veio a confirmar. Os dez minutos de treino foram penosos, pois era vê-los passar com uma facilidade impensável o que me levou a equacionar a troca de kart, coisa que acabei por não fazer. Assim, não foi com surpresa que calmamente e sem angústias fui assistindo à chamada para a grelha de quase todos os participantes. Julgo que fui, para aí o 25º.
Partida, ainda por cima ligeiramente a subir, e os poucos que tinha atrás rapidamente se puseram à frente o que me levou a um esforço brutal ( ainda tenho a planta do pé direito dorida de tanto carregar no pedal) para alcançar um “mísero” 21º lugar.
Segundo round com nova máquina, agora o nº 10. Percebi logo que não sendo nenhum avião era bem mais nervosa que a primeira, o que me deu novo ânimo para abordar os treinos. Ao completar a 1ª volta dou com o Francisco que de tão lento até pensei que lhe tinha tocado em sorte o 38, mas afinal não, era outra lesma.
Treinos terminados e alguma expectativa, não muita, pois se o kart era melhor a outra variável ( 87kg) continuava presente. Formação da grelha e julgo que 14º. Não sendo nada de especial era bem melhor e podia ser que com um bom arranque e um melhor aproveitamento na molhada que inevitavelmente iria acontecer nas primeiras curvas pudesse fazer uma corrida bem mais interessante. E assim foi até meio da última volta!
Ou seja, consegui chegar à nona posição onde andei durante algum tempo, até ser ultrapasssado pelo Rui e mais tarde pelo Telmo ( com duas ultrapassagens irrepreensíveis ) e eis senão quando um pouco descontraído e à espera da bandeira de xadrez me apercebo na última volta que tinha alguem a dar-me toques “ numa de, sai da frente porque tenho pressa”, até que uma “calçadeira” exemplarmente executada levando em conta a dificuldade tecnica de tal manobra, me atira de repente e em poucos metros de 11º para 15º. Claro que para mim, uma classificação ou outra é me igual, o que pelos vistos não o é para todos.
Mas o que realmente me importa, é o prazer de rever o grupo todos os meses e o gozo de disputar um qualquer lugar que seja na classificação com todos vós.
Um grande abraço a todos e até a Palmela.
José Oliveira
|
Voltar acima |
|
|
José Oliveira Rookie
Data de adesão: 12 Outubro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2011 às 17:18 | IP Registado
|
|
|
Uma pequena correcção. Claro que espero vê-los em Almeirim e não em Palmela.A idade é uma coisa tramada.
Um abraço
José Oliveira
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 23 Janeiro 2011 às 17:56 | IP Registado
|
|
|
Ora viva!
Desta vez uma jornada em Palmela. A primeira desde que faço parte do grupo Ormei. Apesar do frio, pista seca, e com uma novidade para a primeira corrida de 2011: íamos andar todos ao “molho”, só em duas mangas. Confesso que acho que assim tem mais piada.
Depois do tão desejado café lá nos dirigimos para as máquinas. Desta vez, e como se veio a confirmar pelos resultados, não me posso queixar!
Nos primeiros treinos pensei que a coisa não estava a correr mal de todo, mas acabei por ficar por volta da 10ª posição… o que não é mau tendo em conta que éramos para aí uns 30 na grelha.
Chegar aos primeiros seria uma tarefa muito difícil e confesso que no início da prova já nem pensava nisso, mas apenas em tentar ganhar alguns lugares e obter a melhor classificação possível. No entanto, as primeiras voltas foram muito promissoras. Ganhei duas ou três posições logo na 2ª direita porque vários pilotos foram muito largos … na 1ª abordagem à curva do candeeiro estava lado a lado com o João Raimundo (eu do lado de fora) e, como descrito na crónica do Luis Mello, eles acabaram por se embrulhar e eu saí beneficiado. No início da recta da meta à entrada para a 3ª volta ganhei mais uma posição … de repente estava em quarto!!!
A distância para os da frente já era alguma e fui tentando encurtá-la nas voltas que restavam. Depois de ultrapassado pelos 2 primeiros (António e Dário) o Carlos Mansinho também não me dificultou nada a ultrapassagem na parabólica à esquerda. Ainda cheguei bem perto dos dois primeiros mas entretanto apareceu o Duarte Vieira e atrasei-me um bocado … acabei por o ultrapassar com um “chega para lá” (porque pensei que ele ia abrir… e depois já não dava!).
Com isto tudo o Luis Silva aproximou-se, mas fiz uma última volta defensiva e conservei o 3º lugar.
Os treinos para a 2ª corrida correram muito bem e consegui a pole-position. No arranque mantive a dianteira, logo seguido do Luis Silva. Daí para a frente fizemos uma corrida muito disputada, com algumas trocas de posição, mas sempre com um grande ritmo, tanto que o Dário que seguia no 3º lugar teve alguma dificuldade em recolar. Isso acabou por acontecer já perto do final da manga, aquando da minha última tentativa de chegar a 1º. O Dário também ainda me tentou ultrapassar, situação em que também não facilitei. A última volta foi interessantíssima, fizemos os três a pista toda por dentro para evitar “surpresas”, e o António ainda se juntou a nós.
Resumindo, foi uma corrida que me deu um grande gozo … é por corridas destas que ando nisto dos karts. Parabéns aos companheiros nestas lutas!
Pena não ter participado na 3ª manga… talvez dê para uma sopa na pedra na próxima jornada.
Entretanto, esperemos que a comitiva Ormei (da qual tenho o orgulho de fazer parte) obtenha um bom resultado na TIT.
Abraços,
Augusto Paulino
|
Voltar acima |
|
|
Raul Rookie
Data de adesão: 10 Março 2008 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 23 Janeiro 2011 às 18:35 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2011.01.23
Bons Amigos Ormei!
Aqui vai a minha crónica, já no limite final do prazo.
Quando me perguntam qual a minha pista favorita, a minha resposta é quase sempre a mesma: “A que gosto menos é Palmela”! Mas este facto não justifica a má prestação desta jornada. Fui até alertado pelo Pedro Rafael que na 1ª manga, para além de lhe ter dificultado uma ultrapassagem que estaria já consumada e que na altura não me pareceu, cometi muitos erros e deixava escorregar demasiado o kart. Na 2ª manga, fiz parte dum grupo muito juntinho de uns 8 ou 9 pilotos (por acaso eu era o último, é só um pormenor!) com andamento muito semelhante. Foi muito giro. Aquela fase valeu por toda a etapa de Palmela. Pelo menos já tenho resultado para deitar fora no final das contas do Campeonato!
Em Palmela, qualquer errozito, visto ser uma pista muito rápida com grandes rectas, vai reflectir-se na velocidade máxima obtida num ponto da pista bastante distante.
Ainda refiro, bem sei que são incidentes de corrida, mas desta vez fui “vítima” duns toques bem malandros na abordagem das curvas, que me fizeram perder a trajectória e portanto também a posição. Sempre acompanhados de pedido de desculpa!
Por outro lado, Almeirim, é um Kartódromo dos meus preferidos! Vou concentrar-me numa condução muito correcta e tentar obter uma boa classificação!
É um gosto fazer parte duma equipa que representa o nosso Ormei na TIT. Só corri uma vez em Braga, há muitos anos e tenho boa memória. Eram várias eliminatórias para uma final a realizar posteriormente em Almeirim, e fui apurado.
Abração!
Raul
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 23 Janeiro 2011 às 22:29 | IP Registado
|
|
|
Já há uns 3 ou 4 anos que não corria em Palmela, e se não é das pistas que mais me agradam também não desgosto, para se ser rápido é preciso andar muito certinho, e foi precisamente isso que eu não fiz, andei completamente fora do ritmo nas duas mangas.
Na primeira manga arranquei das ultimas posições e por lá fiquei até ao fim, ainda tentei apanhar o Telmo Antunes e julgo o Manuel Castanheira, mas não deu.
Para a segunda manga o cenário não mudou muito, até arranquei bem e colei-me ao Miguel Judas até meio da primeira volta, mas uma ligeira atravessadela à saida da parabólica à direita foi suficiente para perder logo duas posições,um passou-me pela esquerda e outro pela direita ao mesmo tempo... confesso que fiquei um bocadinho chateado com F grande... voltei ao ataque e andei a corrida toda em luta com o Duarte vieira, acho que com o N. Silva e um Convidado, entrei na ultima volta no fim deste grupo, mas consegui aproveitar um desentendimento à minha frente para ganhar duas posições e terminar no 24º lugar (23º do campeonato), enfim muito mau.
Parabéns aos vencedores, desta vez com o pelotão a correr todo junto as vitórias sabem melhor.
Boa Sorte para a equipa do ORMEI que vai à TIT.
Abraços e até Almeirim
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Rafael Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2008 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 24 Janeiro 2011 às 23:22 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos ,
Tendo sido apenas a 3ª vez que corri em Palmela , devo dizer que é das minhas pistas preferidas . Uma manhã de nevoeiro denso e frio era o que nos esperava com muita humidade e alguns pingos que me levou a pensar que a pista estaria escorregadia , o que acabou por não se confirmar , e ainda bem para o meu gosto :)
Os 1ºs treinos foram feitos em companhia do Augusto Marques com a expectativa de que iriamos conseguir uma boa classificação... puro engano ! Foi vê-los arrancar e nunca mais chegava a nossa vez , eu olhava para o Augusto e ele para mim com cara de ... terá havido algum engano ou foi mesmo uma m.. de classificação ? :) Foi mesmo. Um 23ª tempo desapontante face ao número de pilotos que iriam fazer a manga.
O arranque na 1ª corrida foi bom mas o engarrafamento nas primeiras curvas foi hilariante com aconchegos de todos os lados até conseguir entrar no cordão . Daí para a frente fiz algumas boas ultrapassagens ,até que bem perto do fim perseguia o Raul Girão e observava que o kart dele deslizava constantemente nas curvas mas dificilmente consegui durante umas voltas consumar a ultrapassagem que já perto do fim da prova acabou por acontecer mas infelizmente o kart dele acabou por embater no meu o que me obrigou a fazer um pião e a perder 4 posições. Terminei em 17ªlugar que valeu pela luta que tive com alguns pilotos .
Nos 2ªs treinos calhou-me um kart bem diferente , muito mais escorregadio a fazer-me lembrar as trajectórias e deslizes do Raul , dificil de guiar mas que mesmo assim consegui subir 10 posições face aos 1ºs treinos , consegui o 13ª tempo .
Arranquei bem para a 2ª corrida mas no seu decorrer tornou-se bem mais dificil de conseguir as mesmas trajectórias que o outro kart me oferecia , sentia que qualquer erro me iria sair bem caro. Mesmo assim consegui aguentar bem a pressão em especial a do Luis Mello que naquele dia estava endiabrado e que me andou a morder os calcanhares bastante tempo :) devo dizer que apesar dos toques que levei em nada prejudicou a minha corrida , para quem observou a minha discussão com o Luis Mello no final da prova apenas serviu para acertarmos agulhas e um sincero aperto de mãos entre ambos :)
Ainda houve uma 3ª manga disputada com o Rui Lages , Augusto Marques e o Carlos Costa na Quinta do Anjo em que partilhamos o primeiro lugar do podium :)Petisco atrás de petisco até chegar á sobremesa acompanhados de um bom vinho e ainda sangria. A repetir !
Queria desejar a todos os que vão participar na TIT uma excelente prova e que acima de tudo se divirtam muito !
Um abraço e até Almeirim
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 25 Janeiro 2011 às 00:15 | IP Registado
|
|
|
Boas,
Este ano as corridas têm sido interessantes para mim.
Ainda não passámos pelos "meus" kartódromos (os que mais
gosto: Leiria, Batalha...) e nos que eu achava que tinha
mais piada estava a chover. É curioso e surpreendente
para mim que a coisa até nem está a correr nada mal.
Tirando a fraca classificação no Bombarral a coisa vai
andando acima do meu potencial. É certinho que é "em
casa" que vou levar grandes sovas!... para compensar.
Esta corrida tinha a grande aliciante de juntar o grupo
todo em pista. Se por um lado é garantia de encontrar
companheiros durante a corrida, por outro tem o risco de
nos afundar mais na classificação porque,
estatisticamente, estavam lá pelo menos mais um terço de
campeões.
Não sou fã da pista, mas dei por mim a meio da manhã a
curtir à grande a esforçar-me por colar os pneus aos
recortes dos correctores interiores. Já não me lembrava
dos detalhes da pista. É mesmo muito rápida!
Sobre a acção propriamente dita, começou com uma sessão
de treinos atrás de uns quantos notáveis, indiciando que
a classificação seria boa. Pois é... Palmela é assim.
Andei os treinos todos atrás deles e na grelha ficou um
fosso bem grande.
De qualquer das formas fiquei contente. Fiquei mesmo a
meio, em 14º lugar. Iniciada a corrida com os contactos
normais do final da recta fui-me acomodando. Fui
beneficiado por um embrulhanço logo no início que fez com
que ficasse a fechar o pelotão da frente. Foi aí que
permaneci durante uma boa parte da corrida até que os que
se atrasaram foram chegando à minha traseira e passaram.
Limpinho! Nada a fazer. Acabei a corrida em 15º (14º do
campeonato) com lugar de 1ª fila para a disputa entre o
Francisco e o João Teixeira... 2 milésimos de
segundo!!!!! Que estrondo!!! :)
O melhor estava para vir. Na segunda corrida o kart
andava em carris. Dava uma confiança extra para não
largar o acelerador nas curvas mais rápidas. Sem
referência nos treinos acabei por ter que ser chamado 5
vezes para o 4º lugar da grelha antes de acreditar que
era mesmo eu... :| Que festa!!!! 4º em 30!!!!
Pensei que seria sol de pouca dura e foi mesmo (who
cares??? repito: 4º :D ). Fui passado logo nas primeiras
curvas pelo António Baptista e pelo Gonçalo Pimpão e
aguentei o 6º lugar durante bastante tempo. Mais para
meio da corrida comecei a sentir a pressão do João
Seguro. O ataque não demorou e tivemos uma agradável
disputa de cerca de 2 voltas em que trocámos de posição
algumas vezes. Foi bem giro e leal. (João, não me lembro
de toque nenhum... passaste, lutámos, ganhaste... fair
and square!). O resultado ainda assim foi muito bom com
um 7º lugar final.
A terceira manga também me correu de feição, mas... 4º
nos treinos!!!!.... :D
Até à próxima em Almeirim ou talvez Braga... sou capaz de
dar lá um salto para aprender qualquer coisa! É perto...
Abraço,
Carlos Costa
|
Voltar acima |
|
|
Dário Garcia Rookie
Data de adesão: 12 Dezembro 2006 Mensagens: 20
Estado:
|
Colocado: 25 Janeiro 2011 às 18:20 | IP Registado
|
|
|
Caros Ormeiistas
Lá rumámos a Palmela pista que gosto mas estava com bastante medo da frota. Felizmente a frota não me pareceu tão má como noutros locais.
A corrida não me correu mal na 1ªmanga os treinos não foram por aí além mas na corrida acabei por fazer mais de metade atras do António Batista que rolava em primeiro. Esperei pacientemente um erro até que perto do fim o António falha a dobragem a um atrasado na parabólica e eu fico por dentro para a direita seguinte. Eis que podendo perder o primeiro lugar surgiu um António musculado que me pos na relva. Não forcei para não ficarmos os dois embrulhados e nas ultimas voltas não tentei mais nada já que o Augusto Paulino se aproximava perigosamente.
Na 2ªmanga por incrivel que pareça não me lembro bem do que se passou a não ser que acabei em 3ºlugar (vi na classificação). Isto dos cinquentas dá estes lapsos de memória.
Para concluir foi um excelente dia para mim
Aproveito este forum para desejar o que de melhor seja possível à Ormei na taça Intertrofeus. Tenho pena de não ir pela Ormei onde a cameradagem é muito grande .
BOA SORTE E ATÉ Á PRÓXIMA CORRIDA.
|
Voltar acima |
|
|
TelmoAntunes Rookie
Data de adesão: 13 Outubro 2008 País: Portugal Mensagens: 19
Estado:
|
Colocado: 26 Janeiro 2011 às 00:21 | IP Registado
|
|
|
Boas
Palmela ou se gosta ou não se gosta. Por mim gosto do traçado mas quando se está em competição parece que falta qualquer coisa.
No meu primeiro treino o kart não dava nada para a caixa e calhou-me a posição 21 na grelha de partida. A corrida também não correu bem e terminei em 25º.
Para a segunda prova o kart já me pareceu melhor e depois de fazer os treinos coladinho ao António Baptista consegui o 6º tempo logo atrás dele.
Na partida e depois de uns toques nas primeiras curvas penso ter ido parar a 10º mais o Rui Carneiro deve ter falhado a travagem para a curva do candeeiro tendo-me acertado, logo de seguida cedeu-me a posição, mas com isto fomos passados pelo João Teixeira que passado pouco tempo foi ultrapassado pelo Rui. Eu já não consegui fazer o mesmo tão rapidamente e só perto do final consegui passar tendo terminado em 10º.
Agora venha de lá essa prova em Almeirim que pelos vistos tem frota nova, vamos a ver se as expectativas se confirmam.
Abraço
Telmo
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1250 segundos. |
|
|
|