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Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Fátima - 20 de Novembro de 2010 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
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Rui Carneiro
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Ormei

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Colocado: 20 Novembro 2010 às 15:27 | IP Registado  

Terceira prova do XI Campeonato ORMEI 2010/2011.

Prova realizada no dia 20 de Novembro de 2010, pelas 10:00, no Kartódromo de Fátima.

Ponham aqui os vossos comentários.


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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
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Estado: Desligado
Colocado: 20 Novembro 2010 às 15:27 | IP Registado  

ASSUNTO: 3ª Prova do XI Campeonato ORMEI 2010/2011 – Resultados

 

Amigos e companheiros Kartistas,

 

A terceira prova do XI Campeonato ORMEI – 2010/2011, aconteceu no passado dia 20 pelas 10:00, no Funkart em Boleiros - Fátima.

 

Mais uma prova à chuva que não nos permite usufruir do prazer total destes karts, mas não deixando por isso de nos dar um grande prazer, pelo menos para alguns.

 

Desta vez, devido a grande insistência da minha boleia habituas, o António Baptista fez questão que fosse eu a levar o carro, prémio de ter vencido o campeonato anterior… Ao sair ainda liguei ao Pedro Rafael para lhe dar boleia mas ele não me atendeu pelo que seguimos os 2 sem problemas de maior na 2ª circular, tendo pelas 09:15 chegado ao kartódromo não sem que antes parássemos na área de serviço de Santarém à espera do Pedro Rafael e Rui Lajes que supostamente seguiam à nossa frente. Sendo dos primeiros pilotos a chegarmos, assistimos a uns “piões” de uns pilotos mais acelerados, pois já estavam a treinar as trajectórias de molhado e respectivos arranques.

 

Mais uma vez, e como vai ser regra para as restantes provas, encarreguei por não correr na 1ª manga, o piloto que se encontrava em 1º lugar do campeonato, Miguel Judas, para efectuar o controle das pesagens, e o Pedro Rafael para tirar as fotos dos pilotos que faltava.

 

Neste kartódromo, devido a terem números seguidos e poderem saltar entre karts, optamos sempre por efectuar a distribuição do 1 ao 10 para uma das corridas do 11 ao 20 para a outra, o que permite aos pilotos menos confusão. Felizmente desta vez não houve incidentes tendo sido percebido tudo à primeira. Logo de início, estivemos às espera que a chuva começasse para irmos para a pista, não sem que antes, todos (os que não se esqueceram) tivessem ido vestir os fatos de chuva. Primeiras voltas e bastantes piões, mas a mim só me calhou na última volta na curva que antecede a preparação para a entrada na recta da meta o que não me permitiu fazer um bom tempo tendo obtido a 9ª posição, mesmo a meio do pelotão.

 

Partida sem incidentes de maior tendo ganho algumas posições, só que no mesmo sitio em que fiz o pião nos treinos, voltei a fazer novo pião, tendo perdido as posições que entretanto tinha ganho. Mais duas voltas e volto a fazer novo pião no mesmo sitio mesmo tentando fazer a trajectória com cuidado. Não sei se foi do kart mas não me consegui adaptar e depois foi a perca total de confiança. Ainda houve um ou dois pilotos que me passaram “na maior”, mas logo de seguida um deles (Bruno Sabido) conseguiu fazer um erro ao tentar passar o Carlos Costa e Augusto Marques que passaram a corrida quase toda em perfeita luta, mas que eu não conseguia esboçar uma aproximação. No final, obtive a mesma posição do início, 9º lugar, tendo perdido para estes 2 pilotos que referi e ganho para o Bruno Sabido e António Baptista, este ultimo por “falha” da montada. Lá pela frente, ficou o Dário Garcia com mais uma vitória, seguindo-se o João Carlos e o Gonçalo Pimpão. Parabéns ao Gonçalo Pimpão por um pódio na 3ª prova, a repetir o da 1ª prova em Portimão.

 

Após um breve descanso dos pilotos com a troca de karts e colocação de pesos, lá começa uma nova sessão de treinos agora com os grupos A e C em pista. O kart era bastante diferente do anterior, sendo mais fácil de “domesticar” ainda sob condições adversas, mas não consegui melhor que a 4ª posição dos treinos ao lado do Dário Garcia e atrás do Augusto Paulino e João Seguro.

 

Nova partida, em que o Dário atrasa-se e o José Vieira consegue passar mas por pouco tempo pois na 2ª curva consigo recuperar a 3ª posição. Só que na passagem seguinte da meta, logo na curva à direita, o Augusto Paulino e o João Seguro despistam-se à minha frente e consigo atingir a liderança, e só penso em ter calma, mas no melhor pano cai a nódoa e na curva à direita, consigo fazer um meio pião e perco alguns lugares passando o Dário para o comando da prova. Faca nos dentes e vai de começar a passar pessoal nas voltas seguintes (tal como no Campera na prova anterior), até que consigo avistar o Dário à minha frente (mas com a recta interior e avanço) e a aproximar-me dele, só que numa manobra mais arriscada em que não apanhei a trajectória correcta, fui à relva e tive de sair do kart para o por na pista, tendo perdido o 2º lugar com as ultrapassagens do José Vieira e do Bruno Sabido (que pensei estava à minha frente). Mais uma vez a fundo e numa ultrapassagem “kamikaze” (autoria do José Vieira), consegui recuperar uma posição, para passado um ou duas voltas ver o Bruno Sabido a sair no mesmo sitio onde eu saí. Faltava muito pouco tempo para o final e foi tentar levar até ao fim o kart. Pelo que me apercebi pelos tempos finais, o Pedro Rafael esteve a escasso décimas de me passar na recta da meta, não tendo eu sequer percebido que estava atrás de mim. A diferença da volta foi quase de 2 segundos, tendo ele obtido a melhor volta da corrida.  

 

Após outra paragem, foi a vez dos pilotos dos grupos A e B, mostrarem os seus dotes já não tanto à chuva mas numa pista que já estava com muitos pontos secos, em que os melhores tempos dos treinos foram do Augusto Paulino, João Seguro e António Baptista. Foi uma grande corrida em que se registaram grandes lutas, mas infelizmente ficou assombrada pelo acidente que aconteceu ao Pedro Rafael, felizmente sem sequelas, encontrando já totalmente recuperado. A vitória coube ao Augusto Paulino seguindo-se o João Seguro e Augusto Marques.

 

Depois do acidente, foi realçada a percepção que os sistemas de segurança são essenciais e felizmente o Pedro Rafael levava o colar cervical. Devido ao uso do colar cervical, o Pedro Rafael não sofreu danos na coluna, pelo que a partir da próxima prova é recomendado que todos os pilotos inscritos no campeonato passem a usar o colar cervical. Estão disponíveis alguns na loja do kartódromo mas o ideal seria verificar qual o melhor para cada piloto, pois variam de marca para marca e alguns poderão ser mais adaptados para alguns capacetes.

 

Não se esqueçam de enviar/publicar as vossa crónicas até às 23:59:59 da próxima 3ª feira de modo a que possam pontuar. Irei deixar de publicar no fórum após a data limite a respectiva indicação de modo a que os mais atrasados possam mesmo assim contribuir

 

Espero vê-los no próximo dia 11 de Dezembro, sábado, pelas 09:15 no kartódromo do Bombarral, para mais uma corrida deste nosso XI Campeonato ORMEI 2010/2011. Não se esqueçam que vamos ter o nosso almoço de Natal e cuja presença é obrigatória.

 

Relembro que o valor da prova para os pilotos inscritos será de 50 Euros se o pagamento por depósito/transferência for feito até ao próximo dia 3 de Dezembro, passando depois para 55 Euros. O valor da prova para convidados é de 65 Euros. Caso pretendam levar convidados para o almoço, deverão de informar o respectivo número, sendo o valor de 12,50 Euros por convidado.

 

Cumprimentos



Editada por Rui Carneiro na 29 Novembro 2010 às 23:48


__________________
Rui Carneiro
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franciscojorge
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Data de adesão: 11 Janeiro 2009
País: Portugal
Mensagens: 82

Estado: Desligado
Colocado: 20 Novembro 2010 às 19:21 | IP Registado  

Viva,

Depois da intempérie do Carregado há um mês atrás,
continuamos com piso molhado, desta feita em Fátima. Uma
vez que não me recordo de alguma vez ter andado nesta
pista com este tipo de piso, e tratando-se de uma pista
rápida, foi com alguma apreensão que comecei os treinos
para a minha primeira corrida, a 1ª do dia - a minha
outra foi a 3ª.

Nos treinos comecei por apalpar terreno nas duas
primeiras voltas e depois comecei a atacar os tempos para
a grelha, com um par de voltas que me pareceu porreiro,
tendo obtido o 6º tempo, que me colocou do lado esquerdo
da pista, o melhor em termos de grip, mas sujeito a
servir de calçadeira a alguém na primeira direita depois
do arranque - " Bem, vamos lá ver no que isto dá na
corrida "

Arranque sem confusões para o meu lado, o que me levou a
perder algumas posições, e depois de verificar muuuuito
bem o grip em corrida comecei a evoluir bem, até chegar à
traseira do Luis Melo, que era 5º. Fiquei retido durante
um tempo ali e fui atacado pelo Gonçalo Pimpão, que
acabou por me passar a mim e ao Luis quase que de uma
penada, o que me levou a ter que arriscar para passar o
Luis e tentar não me atrasar, se queria lutar com o
Gonçalo pelo 4º lugar. Ultrapassagem estudada ao
milimetro e no arame, porém totalmente clean, e chego a
5º. Dai para a frente forcei o andamento para me despedir
do Luis e acercar do Gonçalo, mas só consegui o primeiro
objectivo, consolidando o 5º lugar e apresentando logo no
final os parabéns ao Pimpão que basicamente " meteu a 5ª
e foi embora " sem me dar qualquer hipótese de tentar
discutir o 4º - soube que afinal na última volta ele
ainda conseguiu o 3º, o que só reforça o que vi do
excelente andamento que demonstrou => meus resultados, 6º
nos treinos e 5º em corrida ... cool !
Na minha 2ª corrida, 3ª do dia, com piso já com linhas
secas/menos molhadas do que na 1ª, mas ainda assim com
grip discutível, borrifei-me para treinos com
trajectórias certinhas e inputs de acelerador suaves, e
fui divertir-me com treinos " à rally ", com grandes
atravessadelas e drifts duradouros e superdivertidos - o
Judas resolveu ser também deste clube, divertimo-nos à
brava, mas ficamos bem lá para trás - creio que fui 13º,
totalmente fora do pace dos treinos, " Hummmm, vou ter
que trabalhar na corrida, calma que isto vai-se resolver
". Arranquei muitissimo bem, da direita para o meio, onde
havia grip, e logo a seguir a ir para a esquerda, onde
estava a linha seca, apesar de ai novamente correr o
risco de ser " calçadeira ". Quando começo a primeira
direita vi logo que ia haver molho, levantei o pé e
sobrevivi na confusão que se gerou, saindo de lá colado
aos primeiros. Novamente fui apalpar terreno, desta vez
sem ser como nos treinos mas sendo limpinho, mas como não
corri na 2ª a diferença de grip era grande em relação à
1ª corrida que fiz, pelo que quando comecei a perceber
alguma coisa já se tinham todos ido embora - e não só, em
bom rigor eram todos bem mais rápidos. Bem, resolvi ter
um andamento razoável e sem riscos pensando em conservar
a minha posição que não era má na altura, mas acabei a "
descansar " demasiado - quando acordei e percebi tinha o
João Teixeira coladinho. Ele acabou sem querer por me dar
um piparote e passar, tendo pedido logo desculpa - na
boa, João, sem stress - e segui na peugada dele para ver
o que poderia fazer, mas pouco depois cometi um erro no
primeiro gancho para a direita e alarguei, tendo o
António Baptista aproveitado e metido logo por dentro -
nem sabia que ele estava ali, tão concentrado que estava
a olhar para a frente ( o erro foi por causa disso,
passei o meu ponto de travagem momentaneamente a ver a
linha do João Teixeira ). De seguida começamos os 3 uma
boa batalha, com todos coladinhos, com o António a tentar
algumas linhas diferentes para atacar o Teixeira,
nomeadamente na direita no final da recta grande, ao
optar pelo interior, e eu coladinho a ver este filme
mesmo à minha frente, a ver se sobrava alguma coisa para
o meu lado. Só que de repente e com pena minha o António
teve uma avaria mecânica - mais uma, está com azar neste
início de temporada - e fiquei só com o Teixeira, que
tentei de todas formas apanhar, mas ... nada feito, João,
hoje foste mais forte, dei-te logo os meus parabéns !
Para mim ficou no final, a juntar ao 5º lugar da primeira
corrida, um 6º lugar. Considerações finais :
- muito obrigado ao Rui Lages e ao Nuno Conceição pela
abertura de trajectórias quando tentava seguir a fundo o
João Teixeira ( para além de se afastarem, até houve
apontar de dedo indicador para o sítio das ultrapassagens
... muitos thank ' yous )
- disse na crónica anterior " fica para a próxima ao
Paulino, Seguro e Rui Carneiro " ... boooolas, devia ter
jogado no Euromilhões, porque não me enganei muito, com o
Paulino a ganhar uma corrida, o Seguro com excelentes
qualificações e ritmo forte em corrida, e o Rui Carneiro
mais uma vez no pódio
- no " fica para a próxima " do Carregado também devia
ter referido o João Raimundo, que também foi um dos
azarados do dia - só me apercebi posteriormente ao ler os
comentários todos, sorry
- o fortíssimo início do campeonato do Dário, com 3
vitórias e um 3º lugar em 4 corridas ... respect !
- as boas vindas ao Luis Silva e o ao Telmo, já faziam
falta
- Pedro Rafael, és grande, sem stress, é na boa, thumbs
up
- o nível fortíssimo do ORMEI 2010/2011, a nível
desportivo e competitivo

Um abraço a até à próxima corrida,

__________________
Francisco Pereira
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 20 Novembro 2010 às 21:10 | IP Registado  

Lisboa, 2010.11.20

 

Olá Pilotos Ormei!

Desporto motorizado, como se sabe, tem sempre algum risco. Em termos de percentagem de lesões e acidentes das várias modalidades desportivas, até que escapa. A gravidade, e por vezes com sequelas é que não é nada favorável. Assim, a única variável que está ao nosso alcance é a prevenção, tal qual como aconteceu com o nosso amigo Pedro Rafael bem equipado com um bom capacete e com um colete cervical (só me lembrei do Massa quando vi como ficou o capacete do Pedro!) e por isso pôde gabar-se de ter sido só um susto neste aparatoso acidente. Um grande susto!! Mas só!

Definitivamente este conjunto kart/pista é dos que mais gosto.

Desta vez, 2ª e 3ª mangas. Pista escorregadia, grande parte dos pilotos não quis arriscar ir para a pista sem equipamento de chuva, tal como eu.

Nos treinos, 8º e 10º. Nas 2 partidas, logo no início tive de travar forte para não tocar no kart da frente e perdi a traseira, pião, e julgo ter recomeçado de último nas 2 mangas.

Cortei a meta em 5º da primeira vez. Na segunda quando estava em 6º, partiu-se o cabo do acelerador e resolvi desistir. Mas depois vi que ainda faltavam 5 min, peguei no transponder e fui até à boxe buscar outro kart. 14º! Se tivesse tomado esta decisão logo de imediato, o resultado teria ainda sido melhor.

Este Kart era muito equilibrado, o que me permitiu fazer algumas grandes ultrapassagens! Pareceu-me de relance, quando passei pelo monitor, ter obtido uma boa volta mais rápida, quando já não tinha ninguém à frente e me preparava para atacar um grupinho que tinha debaixo de olho!

Além do acidente (repito, que correu bem!) e da minha “anomalia técnica”, houve algumas outras, nomeadamente com o António Batista. Quando a coisa nos está a correr bem e depois a mecânica não colabora, é muito chato! Mas são as regras, conjunto kart/piloto, tudo tem de estar impecável para que o resultado final seja bom!

E venha o Bombarral! Com almocinho e tudo!

(Podia não ter vindo e optado por escolher esta falta de comparência como mau resultado a deitar fora? Poder podia, mas não era a mesma coisa! Só Deus Nosso Senhor é que consegue estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo. Hoje à mesma hora, Tracday Autódromo Internacional do Algarve, em que já participo com um Ford Escort XR3i de competição! Fabuloso, todo aquele ambiente! Bués superdesportivos presentes com equipas profissionalmente muito bem equipadas, com material e mecânicos! Apesar de estes Trackdays serem “momentos altos da minha carreira desportiva”, confirmo que tomei a decisão certa! Corridinha de Kart, em Fátima nos 390cc, é do melhor! Fica o AIA para 8 de Dezembro!)

Abraço!

Raul       

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mjudas
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Data de adesão: 24 Outubro 2008
Mensagens: 27

Estado: Desligado
Colocado: 21 Novembro 2010 às 13:33 | IP Registado  

Começando pelo fim: felizmente foi só um susto!
Sendo só um susto, ajuda a lembrar que existe sempre algum risco nestas
nossas brincadeiras, é por isso que devemos observar regras e,
sobretudo, manter o tino!

Quanto às corridas...

Tive pela primeira vez a honra, e o lastro, de iniciar uma etapa do Ormei
na frente do campeonato. O que desde logo moderou as minhas
expectativas: 86+6=92! Com doze kilos acima da bitola, só manteria o
desempenho anterior com carros de primeira linha.

Fiz os treinos para a minha primeira manga, 2.ª do dia, de forma bastante
conservadora. Conhecia mal a pista, pior os Karts, as condições eram
traiçoeiras e o curto tempo de treino não dava para muito.
A andar certinho, calculei que consegui-se ficar p'lo meio da tabela. A
corrida faria o resto.
A coisa correu ligeiramente pior do que esperava, mas nada de grave: 11.º
à partida.

Fiz mais uma vez um excelente arranque, não por ter sido
excepcionalmente rápido a sair "dos tacos", mas porque escolhi bem o
caminho, evitando as confusões do inicio. Cedo cheguei a quinto e à
medida que me familiarizava com o carro e a pista comecei a atacar o
João Carlos. O carro era excelente e senti que era possível chegar mais à
frente. Eis senão quando toco no corrector interior no gancho após a
recta da meta e, sem perceber como... viro o boneco! tendo perdido uns
quantos lugares.
Após isso, dediquei-me ao "full attack", que muito me divertiu, mas que
nada contribui para bons tempos, nem bom resultado.
Logo na mesma volta, uma travagem "para lá" no gancho interior
ce mais um pião! e mais uns quantos lugares perdidos. Mas continuei na
mesma senda... No mesmo sitio eu brinquei à Weber e o Augusto
Paulino (que me apareceu "a voar") de Hamilton, o resultado foi diferente
do dos "pro's": eu estava do lado da corta, mas preferi virar o boneco a
encostar ao parceiro de fora. Mais valia um pião que perder o nariz do
Kart! 3.ª, e ultima, cabriola da proa.
Curti desalmadamente até ao fim, a procurar encostar-me a quem estava
à frente, terminando no mesmo 11.º em que partira.

A segunda corrida foi bem diferente.
Desde logo, porque resolvi curtir em vez de competir. Fiz os treinos
sempre a esticar a corda, a curtir que nem um louco o kart (um pouco
pior que o primeiro: menos motor e travões mais bruscos) e as condições
variáveis da pista (já a caminho de seca, em boa parte).
Fiz três "pionaças" MONUMENTAIS, completamente a fundo, na chicane do
topo superior da pista. Depois disso fiz uma volta mais a pensar no
tempo. Ainda assim, mázinha: 17.º à partida!

Mais uma vez a partida correu bem, embora tenha sido mais atribulada.
Evitei duas molhadas, nas duas primeiras curvas, e fui ficando junto do
Chico Pereira. Depois disso chegou o João Teixeira, que nos passou;
depois, o António Batista, com resultado idêntico. Fui ficando junto do
grupo, mas claramente não tinha carro para eles. Na subida para a
chicane era penoso vê-los fugir e não havia acrobacia no miolo que desse
para compensar.
No final, 7.º! Excelente, tendo em conta que parti de 17.º

Enfim, os resultados foram menos bons que na jornada anterior, mas
em contrapartida, deverti-me ainda mais!

Não é isso que interessa?

abraços e até já!



Editada por mjudas na 21 Novembro 2010 às 22:45
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Augusto Marques
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Data de adesão: 25 Novembro 2008
Mensagens: 36

Estado: Desligado
Colocado: 22 Novembro 2010 às 00:06 | IP Registado  

Boa noite a todos.

Mais uma jornada do Ormei e quem diria, tive que colocar peso! Não, não fiz nenhuma dieta milagrosa, mas como as corridas do Campera me correram bem, cheguei a Fátima no 3º lugar e o Rui " presenteou-me" com 4 kilos.

Felizmente que o S. Pedro continua do meu lado e fez o favor de molhar a pista. Assim as difrenças entre os pilotos atenuam-se e permitem que aqueles que andem mais arredados dos lugares cimeiros tambem possam dar um "ar de sua graça"...

Saiu-me a 1ª e 3ª corridas. Como começou a chover antes de iniciarmos os treinos lá tive que vestir o fatinho de chuva que bom jeito deu porque esta se manteve durante quase toda a corrida.

Estes Karts são óptimos mas como nunca tinha andado nesta pista com piso molhado e só com 5 minutos de treino, nunca consegui fazer uma volta limpa nem perceber qual o limite, ficando com a sensação que poderia ter feito muito melhor.

Veio-se a verificar, meio da tabela, logo teria que arriscar mais na corrida. Arranquei bem, ganhei uns lugares e quando tentava atacar o grupo da frente, já está: asneira! Tentei entrar mais rápido na curva de entrada da recta da meta e só consegui sair em frente e por pouco não acertei na entrada das boxes...

Quando consegui regressar à pista já tinha perdido uma série de lugares... Faca nos dentes e toca a andar atrás do prejuizo! Colo-me à traseira do Carlos Costa e embora estivesse mais rápido nunca consegui a ultrapassagem. Estive várias vezes ao lado mas sempre impossibilitado de discutir as travagens porque com a pista assim era impossivel e era asneira na certa. Parabens ao Carlos porque nunca me deu a mínima hipótese nem fez nenhum erro que eu pudesse aproveitar.

Resultado: 8º, nada mau, mas poderia ter sido bem melhor...

A 2ª corrida da manhã tive a oportunidade de assistir na bancada e foi uma pena o erro do João Seguro, porque estava bem rápido e poderia ter dado luta ao Dário. Com os "embrulhos" da partida o Dário saiu-se melhor e ganhou com uma vantagem pouco habitual no Ormei, quase meia pista! Parabéns pela regularidade nos lugares cimeiros. Proponho para a próxima prova que se lhe aplique uma sanção acessória tipo menos uma roda, ou tirar o volante...

3ª corrida: como não chovia, fui sem fato de chuva e foi uma aposta ganha porque me senti muito mais à vontade.

Com a pista a secar os tempos por volta foram baixando e fui-me sentindo cada vez mais rápido. 6º tempo dos treinos, bem melhor do que na primeira corrida e com " feeling" de que poderia fazer ainda melhor.

Passei bem pelos "apertos" da partida e fui pressionando os adversários para ver se conseguia chegar mais à frente. Eis que me consigo colar à traseira do Luis Silva! Até ao fim da corrida foi uma luta girissima com algumas trocas de posição, tendo conseguido o 3º lugar final.

Este principio de campeonato está-me a correr bem, ainda não fui brindado com nenhuma avaria que me atrasasse nas corridas ao contrario de outros que têm tido imensos azares...

Não poderia terminar sem fazer referencia ao " incidente" protagonizado pelo Pedro Rafael, que felizmente não passou de um Susto mas que poderia ter sido mais grave se ele não estivesse bem protegido. Eu contra mim falo que "facilito" um bocado em termos de equipamento mas devemos usar este exemplo para investirmos um pouco mais antes de entrarmos em pista.

Grande abraço a todos e até ao Bombarral

Augusto Marques

 



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Augusto Marques
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Pedro Rafael
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Data de adesão: 03 Novembro 2008
País: Portugal
Mensagens: 35

Estado: Desligado
Colocado: 22 Novembro 2010 às 03:14 | IP Registado  

Olá todos ,

Queria antes de mais dizer que me encontro bem fisicamente após o susto que apanhei ...

Infelizmente não fui só eu que apanhei um valente susto, pois imagino o que sentiram aqueles que assistiram não só nas bancadas como o próprio António Baptista que se encontrava a poucos metros do local onde embati. 

Esta é a segunda crónica que escrevo :) pois a primeira por lapso no manuseamento do rato acabei por apagar tudo o que tinha escrito , por isso vou acabar por fazer uma crónica mais sintética.

A minha primeira corrida , a 2ª do dia, correu muito bem , tive a noção durante os treinos que iria conseguir andar rápido .Fiz um bom arranque para a corrida e sem cometer erros consegui terminar em 3ª lugar com a volta mais rápida.

Nos treinos para a 3ªcorrida do dia , herdei um puro sangue que tinha pertencido ao João Carlos Gonçalves , um animal cheio de ganas e obediente,  durante o treino enquanto seguia colado atrás do Augusto Paulino, ele fez uma ligeira saida de pista e eu a desviar-me travei e fiz um pião que me colocou de frente para o Luis Mello que seguia atrás de mim  , acabando inevitavelmente num embate, que colocou os dois karts fora da qualificação , fomos trocar de karts e já com pouco tempo fiz uma qualificação mediana.

Arranquei bem e ganhei bastantes posições até conseguir colocar-me atrás do João Seguro que mais uma vez fez uma excelente prova , não consegui aproximar-me de maneira a poder discutir posição ,tentei manter a distância e aguentar até ao fim , mas devido a dois erros consecutivos em duas voltas no mesmo local acabei por ter cedido a minha posição ao Luis Silva e ao Augusto Marques , infelizmente após a manobra de ultrapassagem de ambos perdi o bico amrelo e tive de ir recolocar um novo ás boxes. Saí da boxe com a certeza que já seria impossivel recuperar posições mas com a certeza de querer continuar a divertir-me e se possivel entrar na luta por alguma posição , logo á reentrada na pista passou o Telmo Ferrari e decidi colocar-me em posição de discutir a  sua posição ,segui atrás dele ainda pelo menos uma volta  , eis senão quando na subida antes dos S´S   ,e sem eu conseguir prever ,o Telmo entra em pião colocando o kart dele  atravessado em relação á minha trajectória. Consegui evitar o embate, desviando-me para fora da pista e a partir daí não me recordo de mais nada ... a não ser a voz do António Baptista a perguntar se eu estava bem... e eu sem saber bem o que me tinha acontecido ,e também sem saber como me estava a sentir.Felizmente veio-se depois a confirmar no Hospital que não tinha sofrido qualquer trauma a nivel da coluna , saí de lá com um colar cervival e uma receita de Relmus e Voltaren que a maioria bem conhece :) Restam-me agora de momento algumas dores musculares principalmente no pescoço mas a evoluir positivamente!

Depois do que me aconteceu no sábado queria-vos dizer duas coisas:

1º Agradecer o facto de estar rodeado de amigos.

2º Que sirva de exemplo o meu acidente e o do Luis Silva o ano passado, no sentido de adquirirem dentro do possivel um bom equipamento , pois acredito que foi a minha sorte

Um grande abraço a todos e obrigado por tudo !

 

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charlieback
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Racer


Data de adesão: 16 Abril 2008
País: Portugal
Mensagens: 71

Estado: Desligado
Colocado: 23 Novembro 2010 às 00:10 | IP Registado  

Bem Pedro.... Valente susto!! Confesso que fiquei incomodado com as marcas no capacete e com o aparato com que saíste do kartódromo... Infelizmente foi às tuas custas mas convém relembrar-nos de vez em quando ao que nos sujeitamos.

Sobre a corrida, e para não chover no molhado a queixar-me que gosto da pista seca... até que gostei da experiência. Na minha primeira manga (a 1ª do dia) adorei o desafio de domar aquela potência toda sobre a manteiga. Fiquei de boca aberta a ver o pessoal a virar-se ao contrário com o kart perfeitamente a direito. Eu também fiz o meu piãozito, mas só nos treinos. O resultado foi um 12º na grelha sem ter tido muita noção do que se estava a andar. Na corrida o arranque foi tranquilo e fui-me mantendo direito. Os pontos altos foram as ultrapassagens ao Rui Carneiro e ao Augusto Marques (passei por eles parecia que estavam parados.... e estavam mesmo! ) Passei o resto da corrida a fazer contas de cabeça a tentar adivinhar quando é que iam recuperar a posição. Dali a pouco tempo tive então notícias do Augusto. Eu não quis olhar muito para trás, mas deu-me ideia que o estava a prender... Por umas 4 ou 5 vezes tentou a ultrapassagem na entrada da recta lá do fundo mas tinha que levantar o pé para não me empurrar para a lama (sozinho ainda estive uma vez ou duas para ir para lá). Numa das vezes fizemos a recta toda lado a lado mas eu fiquei a olhar reconfortado para o cimento do corrector mesmo ali à mão de usar na travagem. O Augusto teve que abdicar... Às vezes a chuva é amiga... Assim deu para fazer um 7º lugar que é bem bom para as minhas aspirações. Quando no final olhei para os tempo fiquei incrédulo por estar a fazer 4 segundos pior que os primeiros.

Enquanto assistia à segunda manga comecei a ficar empolgado porque a pista começava a aparecer debaixo da água. Ainda cairam uns pinguitos a ameaçar mesmo antes de entrar na pista, mas foi só isso mesmo... ameaça.

O treino da 3ª manga já deu muita pica. E deu também para uma experiência nova de ter que ir recolocar o bico. Quem me manda tocar nos correctores??.... Eles dão tanto jeito para voar baixinho na variante antes da recta longa. Voltei a fazer o 12º tempo (que isto da regularidade é coisa de que me orgulho :P .... sou regularmente fraco). Estava ainda longe de pensar no que me estava reservado. Logo na primeira curva, seguia por fora, quando começa o caos. O Miguel Freitas virou e como guinar o kart mais para dentro era tarefa complicada desviei-me para a esquerda... e fui então analisar de perto uns pneus que plantaram lá. Fiquei preso na gravilha... tive que retirar o kart à mão e fazer o meu caminho direito à box para repetir a experiência do bico... (acabei de escrever isto e de repente soa-me mal). A mudança foi demorada porque a barra superior soltou-se e teve que ser reaparafusada. Estive a analisar os tempos e a minha segunda volta foi pior que a primeira... estive mais tempo parado na box que a retirar o kart da gravilha.

Regressei à pista a pensar que o resultado ia ser desastroso mas disposto a curtir a delícia que são aqueles karts naquela pista. E assim foi.... uns longos dez minutos sem ninguém à frente com aquele animal nas mãos. Só tive pena de não ter chegado a secar completamente nalgumas zonas muito rápidas em que o pé tinha que subir. Fiquei na mesma posição em que parti da grelha mas só graças à hecatombe de azares dos habitantes do top ten. Serve-me de vitória moral (que eu tenho que me ir contentando com essas) ter feito a melhor volta da corrida... grandemente explicada pelo tempo a sós que tive com o kart enquanto o pelotão andava a trocar posições. Durante a corrida ainda pensei que iam mostrar a bandeira vermelha na sequência do despiste do Pedro, mas como me fui apercebendo volta a volta... o stress foi diminuindo. Ainda bem!

Fico agora à espera da visita ao Bombarral para ver se consigo manter-me num improvável top 10. Olhando agora para a classificação acho que ainda tenho que tirar o chapéu e abrir caminho a uns quantos ilustres que até agora não tiveram a mesma sorte nos karts que eu. Acima de mim, o cenário não é melhor. É a vida... em princípio não perco o patrocínio por isso. :)

Abraço e até ao Bombarral!

Pedro.... espero que as dores passem depressa.

 



Editada por charlieback na 23 Novembro 2010 às 00:37
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LSMello
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Colocado: 24 Novembro 2010 às 00:44 | IP Registado  

Devia ficar mto feliz com o meu resultado em Fátima, se comparado com os resultados que lá consegui com o ORMEI no ano anterior: ZERO. Devia, mas não fico lá muito.

A 1a manga correu benzinho, pq resolvi fazer tudo para chegar ao fim, de forma decente. Arrisquei um bocadinho na partida, por dentro, com bons resultados e subi uns qtos lugares. Depois basicamente vi o pessoal afastar-se à minha frente e 2 foguetes recuperarem a posição: Francisco Pereira e Gonçalo Pimpão. O Francisco ainda me rapou os pelos do nariz, mas felizmente só os pelos. Atrás de mim não se vislumbrava ninguém, pelo que lá segui calmissímo num bom 6º lugar.

Garantido o resultado, para a 2ª manga era hora de arriscar.

Comecei nos treinos ao ataque, até um encontro imediato com o Pedro Rafael, que estava virado ao contrário, exactamento no ponto onde eu gostaria de passar. Buuuum ! Embate relativamente suave, mas saltou a corrente. Fui a correr para a box onde vi no monitor que ao fim de apenas 1 volta estava em 1ºlugar... não, 2º... não, 3º... toca a correr a ver se ainda faço mais uma volta lançada. Não fiz. O fugaz 1º lugar transformou-se em 9º - mesmo assim aceitável para quem só fez uma volta.

Na partida de novo um montão de lugares ganhos por dentro - mas porque raio se aglomera tudo do lado de fora em vez de irem por dentro mais devagarinho ?... Na 2ª volta mais uma pipa de lugares... no início da 2ª volta já ía em 2º lugar, mto perto do Dário. Até que chegou a minha vez. Desta vez o foguete Pimpão resolveu tentar passar-me entrando por baixo da traseira do kart e o resultado foi que ficou ele sem nariz e eu fui parar ao pasto. Fátima a voltar ao seu normal !

Saltei do kart, repu-lo na pista e lá vou eu. (No Campera demorei quase 20 seg. a repor o kart em pista, aqui demorei 16. Com a prática vou acabar o ano como o piloto mais rápido nessa modalidade tão exigente.) Ao completar a volta e passar pelas boxes saí imediatamente à frente do meu 'agressor', selando logo ali um tratado de não-agressão. A partir daí recuperei uns qtos lugares, mas acabei por ser passado pelo Gonçalo, que estava mesmo mto rápido, e pelo Augusto Paulino, em número de equilibrismo.

O 8º lugar não foi mau de todo, mas podia e devia ter sido melhor.

Na 3ª manga assisti ao Augusto Paulino pôr em prática o que tinha andado a estudar na 2ª, não dando hipóteses a ninguém. Ao João Seguro a concretizar um bom e merecido 2º lugar e, acima de tudo, a uma luta fabulosa, super-aguerrida e totalmente limpa entre Augusto Marques e Luís Silva - acho que deviam cobrar bilhetes a quem a viu.

Não vi o acidente do Pedro Rafael, mas fiquei com a apreensão de quem sabe que se passa algo grave, sem saber o quê e não quer ir meter o nariz, para não incomodar. Felizmente a minha 'Sra. de Branco' esteve com ele e não lhe aconteceu nada de grave. Olhando para o estado do capacete e fato, foi mto perto de um milagre.

Venha o Bombarral, sem sustos, com ou sem chuva, mas de preferência de kart, não de carroças 270.

Abraços a todos... menos ao Pedro, que ainda deve estar todo dorido.

Luís



Editada por LSMello na 24 Novembro 2010 às 11:16
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João Gonçalves
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Colocado: 24 Novembro 2010 às 19:08 | IP Registado  

 

 Como diz o velho ditado "Tudo está bem quando acaba em bem", e penso que todos nos podemos congratular pelo susto do Pedro Rafael não ter passado disso mesmo! Eu assistia de fora à 3ª manga, por mero acaso seguia a volta dele, e só posso dizer que toda a dinâmica do acidente deu mesmo para assustar...Mas está tudo bem com ele e é isso que importa!

 1ª Manga

 Kart equilibrado, pista molhada q.b., estavam reunidas as condições para uma boa posição na grelha. O poder comparar o nível de andamento com o do Dário num dado troço da pista também abria umas perspectivas animadoras que se vieram a confirmar com a obtenção do 2º melhor tempo.  

 No arranque consegui surpreender o Dário e mantêr o comando algumas voltas, mas o ter insistido nalgumas trajectórias demasiado cautelosas acabou por fazer com que ele conseguisse subir à 1ª posição e de imediato ganhasse uma margem que o colocou ao abrigo de alguma veleidade da minha parte. Também o António Baptista (este rapaz está a andar cada vez melhor...) logrou ganhar-me o 2º lugar, mas o infortúnio bateu-lhe à porta e abandonou pouco depois com problemas no kart. Já mais para o final voltou a chuviscar e aproximei-me do Dário, mas sem no entanto ter hipótese de recuperar o comando.

 

 2ª Manga

 Troca de montada, e esta sem o equilíbrio geral da anterior relegou-me para a 7ª posição na grelha. No arranque foi possível ganhar algumas posições e durante a corrida as trocas foram mais que muitas, com pilotos a cometerem erros para logo de seguida conseguirem recuperar a posição. Ainda assim, o conseguir manter-me afastado desse tipo de erros teve o condão de me conduzir ao 4º lugar final, o que me deixou particularmente satisfeito já que permitiu ascender à 3ª posição na classificação actual do Campeonato.

 

 E esperemos que esta "Boa Onda" se mantenha no Bombarral, onde já ouvi dizer que as diferenças de andamento nos 270cc se medem em folhas de calendário...

 

 Até lá!

 JG  

 

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