Taça Inter Trofeus
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Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: XIII Campeonato ORMEI 2012/2013 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
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Estado: Desligado
Colocado: 09 Abril 2012 às 15:57 | IP Registado  

Caros amigos e companheiros kartistas.

Mais uma vez com alguma antecipação,  já estamos a pensar no próximo Campeonato, em que ultrapassamos a dúzia, que irá começar previsivelmente em Setembro de 2012.

Volto a referir que em minha opinião chegámos a um ponto em estamos satisfeitos com o formato, podendo sempre melhorar algo aqui ou ali, pelo que gostava que colocassem aqui as vossas ideias do que podemos tentar optimizar.

Como é habitual e já referido anteriormente as datas geralmente são no final de Setembro, Outubro e Novembro, meio de Dezembro (para não calhar com os feriados) para o ano de começo, 2012 e depois para 2013, variando com os feriados, no 2º sábado dos meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio, sendo novamente Junho um mês com a prova a meio, devido ao grande numero de feriados. Tentamos não coincidir com provas de outros campeonatos e/ou kartódromos, mas por vezes é impossivel.

As datas actualmente previstas, para vossa consulta e "aprovação", são as seguintes:

Ano

Mês

Dia

Hora

2012

Setembro

22

09:00

2012

Outubro

20

10:00

2012

Novembro

10

10:00

2012

Novembro

24

10:00

2013

Janeiro

12

10:00

2013

Fevereiro

2

10:00

2013

Março

9

10:00

2013

Abril

13

10:00

2013

Maio

11

10:00

2013

Junho

22

10:00/11:00

Agradecia a vossa opinião para tentar averiguar se existem interessados em numero suficiente para o próximo campeonato.

Boas provas para todos e até já.

NOTAS:
1)Revistas e retiradas datas já não consideradas: 3 de Novembro, 9 de Fevereiro e 15 de Junho.
2)Confirmada data de inicio do campeonato a 22/Setembro em Palmela pelas 09:00.



Editada por Rui Carneiro na 13 Setembro 2012 às 16:18


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Rui Carneiro
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LSMello
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Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 482

Estado: Desligado
Colocado: 11 Abril 2012 às 18:14 | IP Registado  

Rui,

Antes de tudo, nunca é demais agradecer-te pelo trabalho de há 13 anos ires fazendo este Campeonato, que tantos bons momentos nos traz. Obrigado.

Concordo contigo que no que está bem não se mexe e não tenho nada a dizer sobre a fórmula do campeonato.

Já quanto às datas, sou um bocado chato: tanto em Setembro, quanto em Novembro e em Fevereiro, tenho incompatibilidades na 2ª data proposta - as de Setembro e Novembro, são geríveis porque os compromissos são à tarde e só tenho de correr um bocadinho. A de Fevereiro não é mesmo compatível.

Assim, o meu pedido é que as datas sejam as seguintes:
22 de Setembro (se necessário pode ser 29);
3 de Novembro (se necessário pode ser 10);
2 de Fevereiro (para esta não tenho alternativa).

Já agora, acho que este ano resultou bem o facto da 1ª prova ser numa 6ª à noite. Não pensaste nessa hipótese ?

Um abraço e obrigado,

Luís.



Editada por LSMello na 11 Abril 2012 às 18:15
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
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Estado: Desligado
Colocado: 11 Abril 2012 às 19:19 | IP Registado  

Boa tarde,

Apesar de ter recebido vários mails a dar "suporte" ao próximo campeonato, será aqui que deveremos de colocar as nossas opiniões para todos podermos estar em sintonia.

Quanto ao formato em si, julgo que só vou fazer uma alteração significativa, principalmente para evitar problemas nas partidas / boxes:
Não é permito trocar de kart nos treinos ...

Infelizmente temos verificado muitas alterações de karts durante os treinos, face aos "desempenhos" das mangas anteriores, e se por vezes até se verifica um problema no kart, outras pode ser só psicológico. Não havendo possibilidade de troca de kart nos treinos, a partida será sempre no local "normal", de acordo com os tempos efectuados e só após passagem na partida, o kart poderá ser trocado. Vai ser polémico este ponto, mas aceitam-se sugestões para obviar este problema.

Quanto às datas, para já o 3 de Novembro deverá de ser excluido, face à possibilidade da continuidade do feriado de 1 de Novembro, ficando a data de 10.

Para o 2 e 9 de Ferereiro, julgo que o "ideal" será o 2, pois o fds de 9 calha na semana do carnaval e poderá existir quem ainda possa gozar o mesmo, sem ser como férias.

Quanto à primeira data, 22 / 29 Setembro, até poderá ser considerada a 6ª feira, mas para já não queria considerar essa possibilidade pois limita-nos a respectiva localização do kartódromo para podermos correr a horas "decentes". Além disso, para pilotos que possam ir pela primeira vez, será "melhor" conhecer o resto dos participantes de dia, pois poderá até haver uma continuidade com o almoço, sendo o jantar muito complicado face ao horário possivel.  

Continuem a dar as vossas opiniões, mas já sabem que no final o que conta é o interesse do grupo e a disponibilidade dos kartódromos.

Até Évora



Editada por Rui Carneiro na 11 Abril 2012 às 19:22


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LSMello
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Colocado: 24 Abril 2012 às 00:55 | IP Registado  

Rui,

Relativamente à questão da troca de karts, gostava de deixar uma sugestão, que penso ser suficientemente penalizadora, para desencorajar de todo a troca, mas que não tenha o inconveniente já citado pelo Miguel Freitas em Évora, de ter mesmo uma avaraia e só poder trocar de kart já coma a prova em andamento.

A sugestão é simples: que as trocas de karts se possam efectuar apenas após o final do treinos e que quem troque continue a sair da box - se o kart com que iniciou os treinos não estiver em condições, tem de esperar na box pelo fim dos treinos para trocar. Desta forma só troca de kart quem tenha mesmo um problema sério, pois vai para a pista em último, com um kart frio e que não conhece. Inconvenientes mais que suficientes para desencorajar qq um.

Esta fórmula permite que não aconteça algo como o Miguel Freitas relata, em que teve de iniciar a prova com um kart defeituoso sem margem para dúvidas, para o trocar apenas durante a prova, com enorme prejuízo. Neste caso, mesmo assim foi 'apenas' a alimentação, mas supões que era o pedal de travão... já para não falar numa roda a menos.

Pensa nisso.

Abraço,

Luís.

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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
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Estado: Desligado
Colocado: 24 Abril 2012 às 07:33 | IP Registado  

Bom dia Luis e restantes foristas,

Como referi anteriormente, esta é uma situação que será sempre "polémica", e como tal, terá de ser experimentada para ver a melhor solução.

A tua proposta, apesar de válida e lógica, não resolve p problema que eu julgo ser o principal: Não haver partidas das boxes.

Se por vezes o piloto pode ser "prejudicado", haverá outras em que será benificiando, por exemplo, em relação ao partir da ultima linha da grelha.

Tiveste em ti próprio um exemplo no Campera, em que não sabias bem quando partir, pois não estava ninguem a controlar as partidas das boxes, além de poder ser bastante perigoso, pois nessa pista até existem espectadores, e até crianças, na zona das boxes...

Dás dois exemplos que não poderão ser comparáveis:
1º - Miguel Freitas: Fez o correcto e como deve de ser sempre feito. Tenta arranjar o kart durante os treinos e parte da posição Normal. Verifica que ainda não está bem, vai poder trocar de kart.
2º - Kart com acelerador partido, sem travão, ou sem uma roda. Nestes casos, apesar do segundo ser discutivel, sempre que a reparação não seja possivel antes de começar a prova, segundo informações da direcção de prova e do(s) organizador(es), o piloto partirá da grelha, da fila mais afastada do 1º.

Agredeço que continuem a enviar as vossas propostas e opiniões de modo a podermos melhorar o NOSSO campeonato. 



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Rui Carneiro
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albaptista
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Data de adesão: 09 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 188

Estado: Desligado
Colocado: 26 Abril 2012 às 16:40 | IP Registado  

Boa tarde Rui,
A minha opinião, como sabes, é que o formato definido por
ti, é aquele que melhor serve os interesses desportivos de
todos. Não somos um campeonato com aspirantes à F1, mas já
existe bastante competitividade (muitas vezes temos 15
pilotos no mesmo segundo)e acaba sempre por haver quem se
sirva da sua experiência para conseguir dividendos que a
sorte ou azar não lhe trouxe (por ex: a troca de Kart's).
Por isso, para mim, é como decidires.
Um abç

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António Luís Baptista
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Miguel Freitas
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Data de adesão: 26 Setembro 2008
Mensagens: 102

Estado: Desligado
Colocado: 10 Maio 2012 às 17:10 | IP Registado  

Rui

Quanto ás datas do próximo campeonato, parecem-me bem.

Há situações em que a troca do Kart é óbvia, como já
foram enunciadas, no entanto perante situações como a que
me aconteceu em Évora, fiz o que achei correcto, tive foi
a infelicidade da não sair mais das boxes durante os
treinos e assim não poder verificar se a avaria tinha
sido eliminada.

Em relação à troca de Karts ou à proibição da mesma,
deixo aqui a minha opinião:

1º Sempre que se efectue uma troca de Kart devido a uma
avaria grave e com autorização da direcção de prova, o
piloto parta da ultima posição da grelha, se mais que um
piloto trocar de Kart, o que tiver realizado o tempo mais
rápido sairá à frente do outro, sempre das ultimas linhas
da grelha.

2º Pegando mais uma vez no meu caso de Évora, e se
tivesse tido a hipótese de verificar ainda durante os
treinos que o Kart não estava em condições, e para a
direcção de prova essa avaria não fosse clara, sugiro que
sendo a troca de Kart autorizada, o piloto parta dos
últimos lugares da grelha, respeitando o ponto anterior e
seja penalizado com um drive-through na 1ª volta.
Este ponto aplicar-se-ia também às ditas avarias
"psicológicas".

Julgo que a troca de Kart durante a prova é mais
penalizadora e não é igual para todos, pois há quem não
tenha de lastro, há quem tenha algum lastro e ... quem
tenha muito lastro para trocar, o que se traduz
proporcionalmente em segundos.

Rui, mas como diz o António o que tu decidires será bem
decidido.

Abraço

Miguel Freitas


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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 10 Maio 2012 às 19:52 | IP Registado  

Boas Miguel,

Julgo que a tua exposição de um Drive-thru ou Stop and Go é perfeitamente aceitável.

Já tinha pensado em alternavias que poderá passar por um penalização em tempo de, por exemplo 10 segundos, o que permitiria ao piloto continuar em disputa da corrida e no final levar a penalização.

Para mim o ideal mesmo seria não haver trocas de qualquer tipo, mas ao existir terá de ser encontrada a melhor solução.

Aguardo mais opiniões.



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Augusto Marques
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Data de adesão: 25 Novembro 2008
Mensagens: 36

Estado: Desligado
Colocado: 20 Maio 2012 às 21:34 | IP Registado  

Boa noite

Relativamente a este assunto a minha opinião é que a penalização a dar aos pilotos que troquem da kart, independentemente da razão que o leve a tomar essa decisão, será a de partir para a corrida no final da grelha. Se mais do que um troque de kart, a ordem de colocação na grelha será a dos tempos mais rápidos.

O lugar do piloto que é penalizado deve ficar vazio na grelha para que a extensão habitual desta não seja afectada e quem vá "lá para trás" fique bem lá atrás!

As regras habituais das trocas de kart devem ser mantidas, ou seja, se a oficina conseguir reparar a avaria em tempo útil, ou seja, a tempo de integrar a corrida, o kart de substituição deve ser por sua vez substituido pelo kart "original" que tinha sido inicialmente atribuido em sorteio.

Parece-me uma forma suficientemente "penalizadora" e fácil de controlar. Concerteza que evitará a "chica espertice" de trocar de kart porque "o piloto habitualmente rápido não está a fazer nada de jeito no kart que me vai calhar"...

O carissimo organizador fará a sua contabilidade das opiniões recebidas e regulamentará em conformidade.

Grande abraço

Augusto



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Augusto Marques
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 23 Maio 2012 às 11:28 | IP Registado  

Bom dia caros Foristas,

Quase terminado o XII Campeonato, retomamos o tópico para melhorias para o próximo, que parece vai ser novamente casa cheia face aos pilotos inscritos que já confirmaram o seu interesse, bem como a novos pilotos que se já se mostraram interessados em participar no XIII Campeonato ORMEI 2012/2013.

Tal como já discutido por vários pilotos anteriormente, a questão das trocas é sempre discutível, mas temos de chegar a um consenso, tendo as 2 ultimas corridas evidenciando uma diferença de opiniões, principalmente quando os pilotos são afectados.

Julgo que é consensual que não deverá de haver troca de karts durante os treinos.
Ponho como ressalva, que caso um piloto ao sentar-se/verificar o kart atribuído  (e só na 1ª utilização do kart), verifique que o mesmo não está em condições e o mesmo seja confirmado pela oficina do kartódromo (ex: Fuga gasolina, pneu furado, etc), o mesmo seja substituído de imediato e para todas as mangas seguintes sem qualquer penalização a nível de grelha.

Será igualmente consensual que qualquer troca, a ocorrer, seja só no final dos treinos.
Não será possível andar nos treinos com o kart que vai ser utlizado na corrida, qualquer que seja a situação a situação que leve à troca, mesmo por acidente. Nesta situação o kart partirá sempre do final da grelha, mantendo-se o seu lugar obtido pelo tempo dos treinos em aberto. Caso existam vários pilotos a trocar de kart, a ordem será a de chegada às boxes para a respectiva reparação/troca. É recomendado que seja solicitado à oficina do kartódromo a respectiva reparação, caso seja possível.
Caso um kart seja trocado por uma avaria mecânica não possível de reparar em tempo útil, esse piloto partirá do final da grelha com o kart de substituição. Se até ao início dos treinos seguintes a avaria for reparada, o kart retomará a prova e será utilizada a atribuição anteriormente definida, caso contrário será utilizado o kart de substituição, não sendo considerada uma troca para o piloto da manga seguinte.

Espero que este ponto seja aceite por unanimidade (ou pelo menos maioria) de modo a ser incluído no próximo regulamento.



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