Colocado: 20 Março 2013 às 00:33 | IP Registado
|
|
|
Corrida de Fátima Paulo Manso.
Tudo indicava que estaria tempestade na prova de Fátima, mas quando acordei, olhei pela janela, e não é parecia verão... Bem, não fiando, embalei também o fato de chuva para levar.
E ainda bem que o fiz...
Ora chegados a Fatima, também claro(!), estivemos a admirar o RS500.
Já com pesos atribuídos, era tempo de briefing. Pena que alguns convidados não liguem nenhuma ao que se diz aqui, porque depois em pista tudo ao contrário fazem...
Ora, era tempo da primeira corrida. E não sabíamos nós (ainda) o diluvio que estaria para vir.
Com alcatrão seco começou tudo bem, assim que a primeira chuva apareceu, não apareceu sozinha. Apareceu com o próprio S.Pedro a largar baldes de àgua ca para baixo! Como todos adoptaram a configuração seco, vulgo, pneus slicks, o bailarico estava prestes a começar. Rodopio para aqui, mais uma volta para ali... Foi um "descalabro" de posições. Tudo mudou.
2ª manga, era tempo de entrar em pista. Com a paragem da chuva entretanto, as condições melhoraram, mas o alcatrão continuava ensopado. Fato de chuva vestido, vamos aos tempos. Infelizmente, nesta qualificação foi rara a volta limpa que fiz, portanto, 10º lugar na grelha...
Já na corrida, tudo indicava que iria chover mais, mas acabou por cair apenas umas pingas.
Partida, e com muito juízo se fizeram as primeiras voltas. Acabei por fazer uma corrida sem perder um único "bico" e sem grandes avarias, com poucas ultrapassagens, mas com o qual fui ganhando posições aos da frente e aos que patinavam artisticamente. Acabei com o 7º lugar da manga.
3ª manga, já com sol e com o traçado quase seco, mas ainda assim, não era de arriscar e portanto, continuei de oleado vestido a contar com algo semelhante com a 1ª manga. Qualificação, e todos já com um andamento rápido, acabo por ficar em 8º na grelha de partida.
Largada e atroz confusão logo na 1ª direita da pista. Era porrada por todo o lado! lol. Safo-me daquilo tudo e ganho posições, ficando atras do Antonio Batista. Então pára a corrida e volta tudo para a grelha... Ohhhh. E explico já o porquê... Pois nesta largada, na 3ª curva, na primeira esquerda, faço eu um peão, com tantos toques que levei que fiquei para ULTIMO da manga, tendo arrastado comigo o filho do Girão... Bem, foi um ver se te avias para tentar ainda fazer alguma coisa desta corrida. Foi a imprimir um ritmo rápido toda a - santa - volta. 2, 3 voltas à frente apanhei o pelotão de trás, que foi um verdadeiro martírio para ultrapassar. E aqui volto a falar do briefing dado no inicio da prova, a que ninguém liga. Estava eu com um andamento bem mais rápido que estes, sendo estes convidados, não me "facilitaram" a vida nem um pouco. Ao ponto de haver travagens bloqueadas antes das curvas, para de alguma forma eu ficasse sem bico. Com paciência e tolerância, acabei por passar todos e seguir com a minha vida para a frente. Ainda consegui apanhar o pelotão do meio e acabar com a 8ª posição da corrida.
Já cá fora troquei uns pareceres com o Manuel Castanheira, que constatámos que acabei por fazer uns tempos interessantes por volta.
E assim foi mais uma aventura Ormei.
Até Évora,
cumprimentos aos companheiros.
Paulo Manso
|