|
Tópico: Fátima I - 24 de Novembro de 2012 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 08:42 | IP Registado
|
|
|
Ricardo,
Atenção quando falas do meu Sporting , aquilo não esta bom,
mas.... não esta assim tão mau como dizes e, aquilo ainda
vai dar a volta...
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
FranciscoReis =
Data de adesão: 20 Outubro 2011 País: Portugal Mensagens: 9
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 10:58 | IP Registado
|
|
|
Caros companheiros,
Fátima não me trazia grandes recordações da época passada pois a sorte nunca me acompanhou nesta pista e acabava sempre frustrado com os resultados.
Como diz o ditado, á 3ª é de vez e assim foi com duas mangas bem conseguidas e mais importante que isso... diverti-me á brava!
Fiquei no grupo da 2ª e a 3ª manga que me permitiu observar o estado da pista e as trajectorias dos pilotos mais rapidos que correram primeiro e calhou-me o kart do "chefe" que tinha liderado com grande margem a primeira manga o que me dava boas indicações para conseguir um bom resultado no primeiro desafio.
As primeiras voltas foram de reconhecimento para depois começar a aumentar o ritmo. Estava bastante a vontade com a chuva e estava com um bom andamento mas tinha um piloto a frente que estava ligeiramente mais lento que eu e não querendo forçar a ultrapassagem fui forçado a seguir atras o que me penalizou as ultimas voltas de qualificação pois o meu capacete embaciava e com ele aberto nas rectas ás vezes até ia de olhos fechados pois levava com o repuxo do kart dele. Para meu espanto 4º lugar e começava acreditar que era possivel!
No arranque da corrida sai com calma perdendo logo uma posição mas safei-me dos toques e consegui seguir no pelotão da frente que era o mais importante. Infelizmente e devido á crença que tinha no kart apos duas ou tres voltas arrisquei uma ultrapassagem na recta da meta que me fez travar mais tarde e...tarde de mais..pois sai do corrector e lá fui para a relva..Tantos nomes que me chamei a mim próprio...ainda por cima o kart ficou encalhado na relva e para o tirar caiu-me o nariz!só me apetecia desatar ao pontapé ao kart. Enfim, com isto calculo que devo ter ido para ultimo ou lá perto e a partir dai consegui não cometer nenhum erro e manter um bom andamento recuperando até ao 7º lugar. Sai do kart a pensar: Não me interessa o resultado porque diverti-me á brava!!
Na segunda manga o kart já era mais dificil de controlar mas andava bem na mesma. Fiz uma boa qualificação acabando em 2º lugar. Segui a mesma estratégia e perdi logo uma posição no arranque mas safei-me ao maranhal e esta corrida foi em constante luta com o Ricardo Araujo acabando atrás e consequente 3º lugar. Bom despique!
Bom natal a todos e até janeiro!
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 13:25 | IP Registado
|
|
|
Crónica Fátima Paulo Manso.
Boa tarde amigos Kartistas.
Quarta prova do Campeonato Ormei, agora em Fátima sobre um autêntico diluvio de S. Pedro.
À chegada, a constatação (do obvio) da pista completamente encharcada, com zonas de poças com 5cm de água não anunciavam um trabalho fácil. Começando pelo facto de ainda não ter fato de inverno (...) as coisas pareciam complicadas para mim.
Sendo o formato desta corrida A,B e C, foi-me atribuido a 2ª e 3ª manga. De fora vi o Rui Carneiro a ganhar a 1ª corrida tranquilamente, gerindo a sua corrida com cautela e muita calma.
2ª Manga.
Qualificação. Não me estava a "atinar" com tanta agua. Desde deixar de ver, a ficar completamente encharcado, a ter 5cm de agua na minha baquet, parecia mais uma aventura numa caravela do Séc. XV a passar o Cabo das Tormentas... A qualificação foi uma experiência lenta (!), ensopada e derrapante. O lugar na grelha de partida era lá para trás...
Corrida. Já a borrifar para a chuva e para o facto de estar completamente ensopado, fui concentrado, e com calma fui subindo lugares, a evitar a pancadaria das primeiras curvas. Cheguei a certa altura que com despistes à minha frente, estava já num 8º ou 7º lugar. A minha filosofia nesta altura da corrida era não entrar em disputas, não fazer disparates e manter um andamento certo, constante e apenas deixar que os da frente, cometessem erros. Mais à frente, o Pedro Rafael ultrapassa-me pelo interior, e eu não desarmei a minha táctica. Apenas me pareceu arriscado o que ele acabara de fazer. Dito e feito. Mal tirou a roda do corretor fez pião mesmo à minha frente que não consegui evitar de bater e consequentemente perder o "bico de pato"... Para agravar ainda ficamos emaranhados com as rodas... Isto mais a paragem na box, estava ditada a minha sorte. 14 lugar...
3ª Manga.
Qualificação. Mal entro para a qualificação era já notório que este kart desenvolvia muito bem(!), uma pena não estarmos a correr em seco... Ora o que desenvolvia de bem, virar e permanecer estável já não era nada bem! Talvez em seco este kart fosse uma grande máquina. Por exemplo, a recta do slalom para o topo da pista era feita com meio pé e em completo drift!! Com toques de acelerador para que chegasse ao slalom com a frente virada para lá! Bem, foi uma prova de Drift mesmo à japonês! 8 lugar na grelha de partida.
Corrida. Começo outra vez bem, a evitar as confusões do inicio, com o kart a desenvolver bem à saída de cada curva, a tentar ganhar posições. Mas à medida que mais andava, mais instável o kart se tornava. As zonas de travagem eram agora autênticos bailaricos, com a traseira toda solta a baloiçar de um lado para o outro! Agora sim, autêntico "japuna" do drift! O problema é que esta prova é para fazer tempos e não bailaricos... Com algumas saídas à mistura e com a mítica volta com o bico de pato ao colo ( video que o prova), não fui para além do 15º. Fátima não foi de fé para mim. Mas vem aí outra batalha!
Até lá.
Abraços.
Paulo Manso
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 14:17 | IP Registado
|
|
|
Oopsssss....cá vai a crónica já na data limite!
Regresso desejado a Fátima, seja com sol ou chuva é sempre um "must"! A chuva acompanhou-nos nesta tirada, obrigando a mãozinhas (e pézinhos) de veludo para manter os bólides dentro da pista...
Na 1ª manga o 7º (?) tempo dos treinos não foi minimamente aproveitado, já que um arranque desastroso fez com que perdesse diversas posições. E como um mal nunca vem só, 5 segundos depois...mega crash!!! O João Raimundo não evitou uma atravessadela na primeira curva e o embate foi inevitável. Resultado: manga de eixo partida e mais de uma volta para a troca de kart, transponder, aquecer o motor (que se recusava também a pegar...), etc. Enfim, em termos de classificação esta manga tinha terminado, por isso o restante tempo foi dedicado à memorização dos pontos quentes da pista com vista à segunda manga. Ainda assim deu para travar alguns duelos em que a principal dificuldade era entender se lutávamos pela posição ou pela desdobragem...
Da 2ª manga retenho que foi francamente mais produtiva, além de muito mais divertida. Posição 2 na grelha, ao lado de D. António Batista, uma autêntica lapa no piso molhado. Ele arrancou melhor e eu iniciei logo ali uma defesa cerrada da 2ª posição frente ao Francisco Reis que se iria prolongar ao longo de toda a manga. Penso que ainda na 1ª volta trocámos de posição por duas vezes e depois mantivémos o despique (sempre comigo na frente) até ao final. No comando "mestre" Batista não dava confiança a ninguém, chegando a dar-se ao luxo de fazer um pião e mesmo assim manter a liderança!
E o ano Ormei 2012 terminava com o habitual almoço de convívio. Que venha agora 2013, com as hostilidades a iniciarem-se na Batalha.
Até lá!
JG
|
Voltar acima |
|
|
Dário Garcia Rookie
Data de adesão: 12 Dezembro 2006 Mensagens: 20
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 15:50 | IP Registado
|
|
|
Caros companheiros Kartistas
Chegamos a Fátima com chuva. Eu adoro chuva ou adorava mas nao com estes 360. Que desperdicio.
Vamos para os treinos da 1ªmanga e chego à conclusao que desaprendi totalmente de andar à chuva. Belas recordacoes do troféu de 2010 com inumeras corridas à chuva. Em 2011 nao houve chuva e pura e simplesmente esqueci-me de como se deve andar.
Depois de muitas asneiras acabei no meio da tabela. Partida e sem saber como vejo-me em 3ºlugar. A partir daí foi asneira atrás de asneira. Só à frente do Melo fiz 4 pioes. Incrivel. Nao tinha andamento nem maos para andar com os da frente. Resultado 6ºlugar.
2ªmanga vista de fora foi sensacional. Nao me lembro de rir tanto numa corrida.
3ªmanga. Vou para a pista a refilar comigo proprio e acabo a fazer novamente asneira com um 8ºlugar na grelha. Para a corrida só me concentrei numa coisa. Jurei que nao ia fazedr um unico piao. E assim foi. Corri devagar com calma sem pioes sem pressoes. Acabei em 5ºlugar. Pessima prestaçao à chuva para quem tem uma adoraçao por correr com piso molhado apesar de quando chove muito o uso de oculos que ou se embaciam ou começam a ficar todos molhados nao é o ideal. Já passei por muitas situaçoes criticas de perto do fim dos turnos com muita chuva praticamente nao ver nada.
Bem a unica coisa que desejo é que a habilidade de guiar à chuva regresse com 2013.
Boas corridas. Boas festas. Comam muito para eu depois vos ultrapassar
Até Janeiro na Batalha.
|
Voltar acima |
|
|
José Oliveira Rookie
Data de adesão: 12 Outubro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 17:20 | IP Registado
|
|
|
Karos Kartistas
Mais uma etapa com chuva e ainda por cima em Fátima o que para mim é duplamente lamentável, primeiro porque detesto correr com chuva e depois porque com aqueles Karts é uma pena não poder por a potencia no chão.
Mas, a vida é mesmo assim, lá cheguei ao Kartodromo com poucas expectativas e mais preocupado fiquei quando constatei que em alguns locais da pista havia pequenas lagoas que não auguravam nada de bom. Calhou-me em má sorte fazer a 1ª e 3ª corrida ( má sorte porque assistir á 2ª corrida com os pezinhos totalmente encharcados e gelados, foi um martírio) e na primeira saída para a pista percebi logo que ia ser um dia em cheio, de azelhices claro está. Chamada para a grelha e lugarzinho na cauda do pelotão como seria de esperar. Até arranquei menos mal e ganhei alguns lugares, mas foi sol de pouca dura, depois foi um série de asneiras e com três mudanças de bico, terminei pensando que estava destacado em último mas afinal houve alguém que conseguiu fazer pior!!!
Assisti á segunda corrida com interesse pois “torci” pelo Bruno Sabido, questões de solidariedade de quem tambem anda pelo meio da tabela normalmente, mas quando parecia tudo decidido o Bruno começou “a tremer” e como não está habituado a estas coisas lá deixou fugir o que merecia.
Terceira manga, onde depois do desastre total da 1ª me permiti encarar a mesma com calma, pois tudo o que fizesse seria concerteza melhor .E assim foi, mais identificado com a pista e as condições adversas da mesma consegui um 8º ou 9º lugar na grelha. Parti bem, penso que ganhei dois lugares, até fazer um pião que me atirou novamente para o meio do pelotão, voltei a ganhar duas ou três posições e depois foi rodar calmamente até terminar num honroso 9º lugar.
Para terminar, dizer que na 4ª ronda bati-me sempre pelos lugares da frente e que foi muito agradável e bem disputada como sempre.
Parabens aos vencedores e aos homens do podium e o meu obrigado a todos pois foi bem divertido assistir bem como participar neste evento em cenário invernoso.
Um Feliz Natal, caso não encontremos até lá, e até á próxima “batalha” na Batalha.
Um abraço
José Oliveira
|
Voltar acima |
|
|
Moore Vieira Racer
Data de adesão: 16 Janeiro 2007 País: Portugal Mensagens: 91
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 19:07 | IP Registado
|
|
|
Não gosto de chuva, não gosto de ser guiado por um kart à chuva, não gosto de me molhar, detesto ficar com os t****tes de molho, muito menos gosto de fazer uma crónica sobre uma corrida toda à chuva!!!!!!!!!!!!!!!
Passem bem.
|
Voltar acima |
|
|
Moore Vieira Racer
Data de adesão: 16 Janeiro 2007 País: Portugal Mensagens: 91
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 19:29 | IP Registado
|
|
|
Acho que o nosso organizador não me vai considerar a crónica que acabei de fazer para os cinco pontinhos, por isso aqui vai.
Participei na 1ª e 3ª manga (que bom...). Na primeira, mal sai das boxes, pião, primeira curva, pião, segunda curva, pião, enésima curva, pião fora da pista, sem bico, rumei às boxes. Parei o kart, fui mudar a água às azeitonas, sentei-me no kart, puxei o banco para trás e aqui vou eu para as últimas posições da grelha. A corrida não me estava a correr assim tão mal, mas nas últimas duas voltas resolvi compôr as coisas e perder três lugares. Resultado, 9º. Na segunda, estou como o Augusto Paulino, nem me lembro em que lugar fiquei na grelha, e da corrida só me lembro que só fiz m**da pelo que fiquei em 11º, nem sei como.
Espero que chegue, mais uma vez, passem bem, bom Natal, boas entradas e até para o ano!
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 20:47 | IP Registado
|
|
|
Olá pessoal,
Esta viagem a Fátima foi feita com a certeza absoluta que íamos ter corrida alagada. Vou-me repetir dizendo o que toda a gente disse... São Pedro não
gosta de nós... Too much power, no way to control all of it.
Dizem as memórias de campeonatos passados que se chove, a coisa não me corre mal de todo. Tanto é assim que, tirando uma solitária e estapafúrdia vitória
que alcancei montado num foguete... as minhas melhores classificações de sempre na "primeira liga" do ORMEI foram obtidas à chuva. Foram dois 4ºs lugares
(Campera e Batalha salvo erro) num campeonato que só deu chuva.
O segredo do meu "sucesso" é simples: juizinho e nada de fazer javardice! Se bem que não consigo manter um andamento muito rápido, se mantiver o kart a
rolar constantemente, alguns lugares ganho com o infortúnio dos outros. Também é verdade que, reduzindo o meu caso à escala das brilhantes classificações
que obtenho, acho que a minha postura de corrida tem a ver com a do nosso sábio organizador... "É importante ser defensivo". Eu continuo a acreditar que
um dia vou conseguir ganhar a consistência de andamento que me leve aos lugares cimeiros tal como ele. Por este andar, é quando tiver 120 anos.
Nesta jornada fiz a segunda e terceira manga. A história resume-se facilmente. Em ambas as mangas andei a fazer exprimentações nos treinos.
Exprimentações é o eufemismo para dizer que andei a pastar como toda a gente... :)
O andamento foi sempre melhorando, dos treinos para a corrida, da primeira corrida para a segunda... De resto, o que aconteceu foi que fiz dois arranques
com pés de lã... a forçar zero!!!!!... e na corrida andei sempre com cautelas.
O resultado foi um 13º na primeira manga com a desculpa que o kart se engasgou umas 10 vezes... fui aguentando o barco para não parar na boxe, mas perdi
algum tempo.... quanto não sei.
Na segunda corrida a colheita foi bem melhor... saí da grelha por volta do 10º lugar e ganhei 4 posições sem saber como... só me lembro de ver o Pedro
Rafael virado ao contrário em pista. Importantíssimo em Fátima... manter o bico afastado de karts, correctores, pneus, desníveis de alcatrão. Só os
narizes intactos pontuam alguma coisa de jeito! :) No meu caso cheguei ao 6º lugar no final da corrida... 15 pontos que valeram bem a molha. :)
Não posso deixar de dar os parabéns ao Bruno pela sua brilhante performance nesta corrida. Definitivamente, revelou-se um caso sério à chuva!!! :) Força
aí Bruno!!!!
Ficamos agora à espera da próxima etapa, de preferência a seco... mesmo que não pontue nada de jeito. :P
Abraço a todos, votos de um santo Natal e excelentes entradas em 2013.
Carlos
|
Voltar acima |
|
|
Manelkas Rookie
Data de adesão: 04 Dezembro 2011 País: Portugal Mensagens: 13
Estado:
|
Colocado: 04 Dezembro 2012 às 23:53 | IP Registado
|
|
|
Olá amigos,
Entre a pista que enfrentámos e o frio
que, actualmente, se faz sentir, confesso que já me parece estar a
escrever uma crónica sobre uma participação no troféu Andros em
vez do Ormei.
Enfim, e no que à matéria de facto
diz respeito, devo começar por dizer que o sentimento que mais me
preencheu, podemos mesmo dizer, inundou, foi o de gozo!!! E não numa
perspectiva peniana da coisa!!!
Em rigor, com um piso tão escorregadio
como aquele que se nos deparou, é fundamental um cuidado extremo no
dosear do acelerador, bem como nos toques de travão, o que nem
sempre foi conseguido pela maioria de nós, como ficou demonstrado à
saciedade nos vídeos carregados no Youtube. Ainda assim, acho que nos divertimos todos à grande.
Pela minha parte, logo nos treinos da
primeira manga, dei por mim diversas vezes a experimentar as variadas
escapatórias de Fátima. Assim, validei o conceito das escapatórias
com pedra, óptimas para lastrar alguns de vós, ou, em alternativa,
as outras com a terra convertida em lama, magníficas para a
iniciação no drift!!!
De qualquer forma, no final destes
treinos, constatei que muitos outros andarem em maiores apuros do que
eu, já que parti do sexto lugar. Nada mau.
Dada a partida, logo na terceira curva,
o Augusto Marques e o Pimpão, numa inequívoca demonstração das
amizades desenvolvidas ao longo do tempo neste troféu, agarraram-se
um ao outro e deixaram o pelotão passar por eles. Simpático. Mais à
frente, o Dário, que tinha entretanto passado para a minha frente, e
ainda no âmbito daquele ambiente de amizade generalizada, deixa-me
novamente recuperar a posição, pelo que, durante um largo número
de voltas, colocado na terceira posição, tentei aproximar-me do
segundo classificado. Chegados a este ponto do relato, é importante
referir que, contrariamente à expectativa de alguns dos espectadores
desta manga, e numa demonstração clara da forma elevada como os
participantes deste troféu genéricamente o abordam, nunca fui
assaltado pela vontade de empurrar borda fora o concorrente que me
antecedia. É certo que só soube que o mesmo era o Raul Girão já
no almoço, mas estou certo que ninguém duvidará da minha palavra
em como o conhecimento desse facto em nada alteraria a minha
abordagem à prova!!! Dito isto, a meio da dita, na subida para a
chicane, ocorreu simplesmente que a pista chegou ao seu fim – eh
lááááá - mais depressa que nas voltas anteriores e...
catrapimba, acertei em cheio na porcaria de uns pneus que ainda
ninguém me conseguiu explicar o que faziam ali. Nariz abandonado à
sua sorte, dirigi-me à boxe, na certeza de ter estragado a prova. Até ao final desta manga ainda tive a oportunidade de testar uma
outra abordagem às boxes, já que nos tinha sido indicado que a
entrada se faria pelo final das mesmas, e, após uma travagem tardia
menos conseguida no final da recta da meta, fiz um lindíssimo pião
encarpado à rectaguarda, com arranque de nariz e escavagem de
cogumelos, seguido de entrada imediata nas boxes. Não fosse a má
iluminação, e estou certo que dariam umas imagens dignas de serem
apresentadas na próxima exposição da World Press Photo!!!
Resultado final, mesmo com esta merda
toda pelo meio: 11º lugar!!!
Na minha segunda manga, fruto de ter
ido trocar de kart, não fiz nenhum tempo efectivo e parti do último
lugar da grelha. Era um lugar frio, inóspito, sujo e mal
iluminado!!! Nunca mais quero de lá partir!!!
Dito isto, pensei de mim para mim – é
verdade, no tal lugar inóspito da grelha de partida, tendemos a
promover uma abordagem mais filosófica das provas de kart – que o
melhor seria deixar as manobras arriscadas de lado e
conservadoramente tentar ganhar lugares por via dos azares alheios.
Acrescia o facto de o kart que me deram ter uma gritante incapacidade
de fazer as mãozinhas da frente funcionar. Não, não eram as
minhas, Eram mesmo as da viatura, Vulgo as rodas. Assim, fruto da
estratégia atrás explicada, logo na primeira volta ganhei cinco
lugares, tendo acabado a manga no sétimo lugar. Estivesse eu a dar
uma queca numa qualquer moçoila vinda das terras de Vera Cruz e
teria dito: "Supimpa!!!"
Para acabar esta crónica que já vai
longa, não quero deixar de manifestar a minha singela opinião no
sentido de, para o próximo ano, celebrarmos o jantar de Natal do
grupo noutro sítio que não o restaurante do kartódromo de Fátima.
É que as batatas fritas vinham geladas!!! Isto não se faz!!!
NOTA FINAL: Uma vez que tenho um bisavô
açoriano, se publicasse a crónica à meia noite e trinta do
continente, onze e trinta dos Açores, não era penalizado, pois não
Rui???
A todos um Santo e Feliz Natal na
companhia dos vossos!!!
Até para o ano!!!
__________________ Abraço a todos,
Manuel Castanheira
NOTA: O autor deste texto opta, conscientemente, pela não utilização do novo acordo ortográfico!!!
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2734 segundos. |
|
|
|