|
Tópico: Palmela II - 7 de Fevereiro de 2015 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 12 Fevereiro 2015 às 18:13 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos!
Mais uma prova do nosso campeonato, desta vez com dois bons resultados e um médio. Mais uma vez se comprova que a sorte com a atribuição dos karts e conseguir aproveitá-los nuns bons treinos, é meio caminho andado para se conseguir "somar mais uns pontos".
Neste caso tive sorte com os dois primeiros karts e o terceiro era médio...
Na primeira corrida, após as primeiras voltas, consigo chegar a terceiro lugar muito próximo dos primeiros com andamento para discutir esses lugares. O Kart tinha uma ponta fantástica o que permitia chegar ao "esse" do final da recta muito rápido e com capacidade de pressionar os da frente e aproveitar algum eventual erro.
De facto, consegui passar o António Baptista sem forçar porque este alargou a trajectória e passei limpinho. Já com o Sr. Arquitecto foi um pouco diferente... O Zé também alargou a trajectória mas não tanto e quando retoma a linha já eu lá estou e o contacto foi inevitável... Como o grupo estava muito coeso, quem sai da trajectória ideal arrisca-se a ser ultrapassado por 2 ou 3... Também já me aconteceu... Enfim, corridas de 15 min. não dá para desperdiçar qualquer oportunidade e os erros pagam-se muito caros.
Na segunda corrida também parto dos lugares da frente e chego a terceiro na primeira volta. Depois foi uma luta girissima com o Seguro e o Baptista, com trocas de posição constantes até à ultima volta. Retenho uma "tesourada" ao Baptista na penúltima volta e, na mesma curva, a ultrapassagem que o António me fez na última volta, em que eu travo muito para além dos limites e tenho que ir para fora da trajectória para não ficarmos lá os dois... Felizmente o seguro não estava tão próximo que nos conseguisse ultrapassar e mantivemos o 1º e 2º lugares.
A terceira corrida não teve história para mim, do lugar que parti devo ter ficado sensivelmente na mesma à chegada. O kart tinha motor mas não tinha estabilidade em curva o que me levava a perder muito tempo nessas zonas, sem possibilidade de discutir lugares.
Os dois bons resultados das primeiras corridas compensaram este resultado menos bom.
Infelizmente não consegui ficar para a 4ª manga, o que espero compensar em Évora.
Grande abraço a todos!
A. Marques
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 12 Fevereiro 2015 às 18:30 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos,
Voltámos a Palmela para mais uma jornada do campeonato.
A expectativa nesta pista é de encontrar muita animação graças ao equilíbrio dos karts e pilotos.
Prefiro mil vezes o sentido inverso da pista mas estava determinado em tentar a minha sorte e alcançar
classificações mais
relevantes.
Na primeira manga a pista estava ainda com zonas escorregadias e fazia com que os tempos melhorassem a
cada volta. Como me vim
a aperceber mais tarde, estava com um bom kart nas mãos, e estava a chegar-me à traseira dos pilotos da
frente
sistematicamente... o que não é bom em treinos. Resolvi abrir uma margem suficiente depois da curva do
candeeiro e comecei
então a atacar para tentar uma volta limpa e rápida na volta seguinte. A esperança caiu por terra
quando entrei na recta da
meta e vejo a bandeira de xadrez... estraguei a última volta a ganhar espaço. Fui o único piloto que
não fez a volta da grelha
na última volta. Pelas contas de merceeiro que fiz, caí de 7º para 14º na última volta dos treinos (sem
contar que estava a ser
condicionado nos tempos por ter pilotos à frente).
Comecei então a corrida de forma promissora, subindo 3 ou 4 posições na primeira sequência de curvas.
Na parabólica da esquerda
sofri um encosto e ao fazer a curva mais por fora, perdi duas posições e recuperei uma de seguida.
No final da primeira volta estava colado ao grupo da frente (cerca de 10).
O comboio seguiu estável durante algumas voltas até que houve alguma compressão à minha frente. Eu
pensei que podia lucrar, mas
de repente passam por mim o José Oliveira e o Francisco Pereira. Isso custou-me uma boa meia dúzia de
voltas a fazer contas de
cabeça sobre como iria ultrapassar o Francisco. Bem que tentei mas não conseguia encontrar um sítio
para passar limpo. Tanta
concentração... e eis que surge o João Raimundo e me passa também.
O João até foi amigo, porque quando tentou atacar o Francisco deu-lhe um toque e, para reparar o dano,
levantou o pé. Deixou o
Francisco passar e eu aproveitei a boleia para recuperar a posição.
Voltei a ter o Francisco à minha frente, mas desta vez, consegui a ultrapassagem logo na primeira vez
que me aproximei.
Daí para a frente comecei a recuperar terreno rapidamente ao Filipe Santos. Estava já colado a ele
quando recebemos a indicação
da última volta. Foi a altura de descomprimir, porque já tinha a classificação assegurada. Ainda assim,
como estava mais rápido
que ele, ainda consegui ultrapassar. Acabei a corrida em 11º, o que foi um bom resultado, mas aquém do
potencial do kart. Fiz a
2ª melhor volta da corrida.
Na segunda corrida fiz os treinos sem referências e o resultado foi brilhante: 16º lugar.
O arranque correu bem, e a primeira volta foi animadíssima. Só na recta da meta da segunda volta é que
se formou uma fila
única. À minha frente: o distinto Francisco Pereira. Foi uma bela motivação para tentar defender os "2
pontinhos" que tínhamos
de diferença antes de Palmela. Ao cabo de um par de voltas conseguir ultrapassar na entrada da
parabólica interior esquerda.
Com um kart menos colaborante, comecei então a fechar a distância para o próximo piloto - o José
Oliveira. Foi bem mais difícil
que na corrida anterior. Demorou um terço da corrida até o conseguir. Como ele estava tapado pelo
Filipe Santos foi rápido até
conseguir ultrapassá-lo. Quase que consegui ultrapassar os dois de enfiada, mas o Filipe defendeu-se.
Tive de lutar mais
algumas voltas para finalmente o ultrapassar.
Faltavam ainda 5 minutos e fiquei com um fosso enorme à minha frente até ao próximo grupo. Continuei a
atacar e fui encurtando
essa distância, mas a um ritmo muito lento. No final da corrida tinha ainda 1 segundo de diferença.
Neste período final, o
único facto relevante foi ter sofrido 2 ou 3 ataques do João Carlos, que terminou a corrida colado a
mim.
Na terceira manga, voltei a fazer o 16º lugar na grelha.
A partida correu bem até o Bruno virar o kart ao contrário e gerar a confusão. Eu ia numa posição
privilegiada para filmar o
acidente, e com os slow motions que analisei, não consigo perceber o que aconteceu.
O pelotão ficou fracturado. Eu escapei ileso da molhada. Saí atrás do João Mora e ultrapassei-o ao cabo
de 2 voltas. Depois
disso, fiquei sozinho, a tentar alcançar o grupo em que seguia o João Raimundo, Jean Pierre e Augusto
Marques.
Consegui alcançar o grupo, mas penso que foi por estarem a lutar entre si. Estive perto de ultrapassar
o João Raimundo por duas
vezes, mas não consegui ganhar vantagem na curva. Entretanto a luta estabilizou e as distâncias
aumentaram. Tentei até final
chegar-me à frente, mas a única coisa que consegui foi ser ultrapassado pelo Miguel Freitas. Ameaçou na
penúltima volta e
ultrapassou-me magistralmente na última volta. Deixou-me de boca aberta a tentar perceber de onde
vinha.
Fiquei em 16º, embora tenha pontuado como um 15º.
O resultado desta jornada não foi brilhante. Em relação ao meus adversários acabei por ganhar alguma
vantagem para o Francisco
mas perdi uma posição para o Luis Mello. Espero que as próximas corridas sejam mais proveitosas.
Terminadas as corridas, fui de seguida para a quarta manga, como habitual. Estava óptimo como sempre!!
Venha então a Ti Bilete!
Abraço,
Carlos Costa
P.S.: Vídeos das minhas corridas
Corrida 1: http://youtu.be/dOSTCdaCzXU
Corrida 2: http://youtu.be/AXD2WmXBn_E
Corrida 3: http://youtu.be/x7NZTamFifw
Editada por charlieback na 12 Fevereiro 2015 às 18:40
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 12 Fevereiro 2015 às 19:30 | IP Registado
|
|
|
Ailo Pessoal, ora aí vai uma cronicazinha á pressa!!
Chegada a Palmela pelas 9,30 e um frio de rachar!!!
Q1 a apalpar terreno e só na ultima volta de qualificação é que consegui fazer uma volta "sozinho"!!
Arranque no meio da grelha!
Eu gostava de perguntar quem foi o infeliz maluquinho que se lembrou de fazer uma pista onde o arranque se faz a subir??!!
Fonix, em palmela só me apetece dar 3 tiros nos pés...tal é a frustração de arrancar e ser ultrapassado por 4 ou 5 pilotos!!!
RUI, a partir de agora, em Palmela e no sentido normal, vou fazer os arranques em pé, ao lado do kart e a empurrá-lo!!! quando ele embalar salto para cima dele ok??!!!
Falando da corrida, muita porridinha, alguma a forçar o escandaloso!! A meio da corrida fui "fecundado" pelo Mellito que literalmente me mandou pastar tendo perdido 3 lugares o que lhe valeu um "cartão amarelo" do comissário!!!
Gostava de saber para que servem aquelas placas de advertência se eles não perdem o lugar que ganharam á porrada??!! O Mellito levou a placa mas seguiu a vidinha dele e eu perdi 3 lugares né??!! olha que lindo!!!
Consegui recuperar os lugares e na ultima volta o João Raimundo foi com metade do kart á relva, o Mellito levantou o pé e eu passei os 2!!!
Mellito, incha, cá se fazem cá se pagam eh eh eh!!!
Q2 qualificação atribulada
Corrida sempre atrás do Raimundo no fim de uma serpente de 10 ou mais karts!! Limitei-me a seguir a serpente porque não tinha bólide para mais e sempre ia fugindo aos que me seguiam atrás!!
Q3 Qualificação normal
Corrida:
BEM, vou resumir o que aconteceu na carambola mas sem referir nomes!!!
Eu sou daqueles que respeita as linhas exteriores dos meus colegas de asfalto!!! E se respeito as linhas exteriores ainda mais respeito as linhas interiores!!
Ora, depois de levar a porrada comum desde o arranque, chego á 1ª direita pelo exterior mas quando cheguei á 1ª esquerda eu estava no interior certo??!!
Quando cheguei á curva esquerda e no INTERIOR, os pilotos que iam na linha exterior dessa curva fecharam-me e forçaram-me a curvar em cima do corretor interior!!!! Logo, curvar e travar em cima de um corrector com o kart todo desiquilibrado só poderia dar em pião e consequentemente levar bordoada de quase todos aqueles que vinham atrás de mim!!!
ENFIM!!!!!
Isto foi na 1ª volta......já podem imaginar a alegria que foi fazer o resto da corrida com a direção aberta e o eixo traseiro empenado que me rebentou as costas!!!!
Francisco, como sabes, se te bati foi totalmente sem querer visto que ia em pião!!!
Venha Évora mas espero que os entesoados respeitem os outros e que compreendam que a beleza dos Karts está em ultrapassar ou lutar por posições sem bordoadas, calçadeiras, forçar linhas exteriores a despistarem e etc!!!
Qualquer dia deixa de ser campeonato de karts e passa a ser naskart, stockart, kartinhos de choque ou algo do género
Abraços e cumprmentos aos vencedores
Bruno Sabido
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 13 Fevereiro 2015 às 01:47 | IP Registado
|
|
|
Brunito,
Já expliquei ao meu amigo que na 1ª manga só tenho uma situação que me pesa na consciência e não foi com V.Exa.. O nosso toque, infelizmente, foi inevitável e ambos perdemos tempo com ele. Deixaste-me só a parte húmida da pista e eu não consegui travar nem virar - mesmo depois de te bater segui em frente. Podes ver-me de volante totalmente virado e pata no travão e o kart sem fazer nada, aos 3:30 do vídeo da 1ª manga https://www.youtube.com/watch?v=dtgIa6llQIg Lugares perdemos ambos um para o João Raimundo - são coisas que acontecem, mais ainda qdo a pista está húmida. Passaste o resto da corrida a dar-me toques por trás nessa curva e qdo eu tirei o pé para o João Raimundo, sabia mto bem que estavas lá de faca nos dentes, mas antes ser passado que acertar num colega desgovernado. Já agora, qdo eu escolho um gajo para bater, escolho um mais levezinho, que tu és mto duro e custas a tirar do sítio ;-)
Desculpa qq coisinha, mas juro que não era evitável - pelo menos eu não tive hailidade para tal.
Abraço,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 13 Fevereiro 2015 às 20:31 | IP Registado
|
|
|
Mellito
Já Tou a perceber tudo!!! tens noção que na 1ª manga deste uma bordoada que te pesa na consciência mas não foi a minha!!!! mas foi na minha bordoada que levaste a placa!!!!!Tal foi o mocadão!!!!! quer-se dizer, as bordoadas que me dás já não te pesam na consciência???? Granda Amigo pahhhhhh
Deixei-t a parte humida...mas deixei-te!!!na 3ª manga houve quem não me deixasse espaço!!! tu como PILOT experimentado, ja deverias saber que a aderência nesse tipo de piso é mt menor e consequentemente tens que travar mais cedo né???!!!! mas vieste travar em cima de mim!!! e bem o disseste na crónica que nessa travagem foste quase até ao limite da pista, ou seja,se tu foste até ao limite e eu estava ao teu lado, já podes imaginar que eu ultrapassei o limite da pista e quase fiquei com relva nos dentes!!!!! Obrigadinho oh amigo eh eh eh
Ta-se bem...no problema!!!!
Em Évora nao te admires se levares um porradão!!!! nem q eu leve uma volta de avanço só para ficar atrás de ti e dar-t uma bordoada eh eh eh
Já agora, como sabes que sou mto duro???? eh eh
Oh baptista....BIBA o Sporting pahhhhhh!!!! ia-mos sendo encavados mas empatámos memo no fim só pa t chatear eh eh eh
Abraços
Bruno Sabido
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1738 segundos. |
|
|
|