Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Fátima - 15 de Outubro de 2016 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 19 Outubro 2016 às 12:05 | IP Registado  

Ainda que não estreante, participei pela primeira vez como concorrente numa prova do campeonato ORMEI. Uma estreia cheia de novidades. Foi a primeira vez que participei numa prova com kart´s 390cc, a primeira vez que participei numa prova no kartódromo de Fátima e a primeira vez que participei numa prova com este formato de 5 mangas. Considerando todas as novidades, a prova acabou por não decepcionar. Nos primeiros treinos, beneficiando do facto de cair uma “chuvinha milagrosa”, acabei por conseguir o sétimo tempo da grelha (até eu fiquei estupefacto) na frente de muito boa gente habitualmente mais rápida. Infelizmente, foi “chuva de pouca dura”, assim que o piso secou e foi dada a partida para a 1ª manga fui sendo ultrapassado até terminar a manga com um palmo de língua de fora e o 13º lugar no bucho. As mangas restantes não tiveram grande história, treinos pouco conseguidos e corridas a condizer. Apesar de me poder queixar do kart que me calhou na segunda manga, a verdade é que o meu nível competitivo no piso seco necessita de um “improvement”.
Em jeito de balanço, posso dizer que a condução dos 390cc é divertida, embora não substancialmente impressionante em relação aos 270cc., a pista de Fátima tem um traçado interessante com zonas técnicas e zonas muito rápidas e o sistema de “salto” das carenagens frontais é excelente pois evita os exageros e os “toques” premeditados que se verificam noutros kartódromos.
Lamentavelmente, nesta prova não me foi possível permanecer para a última e tão ou mais importante fase do convívio que dá pelo nome de ALMOÇO. Fico a aguardar com expectativa a próxima prova (almoço incluído).
Um abraço e até Évora

Carlos Borralho
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

RubenDurao
Rookie
Rookie

Data de adesão: 05 Fevereiro 2013

Colocado: 19 Outubro 2016 às 13:06 | IP Registado  

Boas pessoal,

Aqui vai a minha crónica desta primeira prova do
campeonato.

Manga 1
Com a pista já molhada, nos treinos não tive tempo de
me adaptar ao Kart e à pista nos 5 minutos.
Parti de 14º na corrida com o objectivo de melhorar ao
longo da manga. No arranque tive algum cuidado e
escolhi a parte de fora da pista e com isso ganhei
algumas posições.
Depois fui ultrapassado pelo Carlos Costa e pelo Nuno
Pais. Consegui no entanto apanhar o Luis Mello o que
resultou no 8º lugar.
O Kart não era perfeito mas ainda assim o melhor dos 3
que corri.

Manga 3
Treinos 10º mas percebi que não tinha muito Kart.
No arranque da corrida, decidi arriscar um pouco para
ganhar mais algumas posições, mas na curva depois da
parabólica houve confusão e não tive forma de travar a
tempo perdi o bico.
Depois foi mudar o bico e tentar ganhar as posições
possíveis. Resultado 15º.

Manga 4
Este sim o pior Kart (No.1) dos 3, praticamente sem
direcção nenhuma, o Ricardo Araújo queixou-se do
mesmo.
Treinos 10º, mas na corrida foi uma luta entre mim e o
volante do Kart que ainda deu para o 9º lugar final.

Obrigado a todos por mais uma prova bem disputada e
com muitos pilotos!

Até à próxima!

Abraços,
Ruben Durão.
Voltar acima Ver RubenDurao's Perfil Procurar outras mensagens de RubenDurao Visita RubenDurao's Página pessoal

Nuno Paço
=
=

Data de adesão: 17 Outubro 2016

Colocado: 19 Outubro 2016 às 16:08 | IP Registado  

Olá a todos,

Aqui vão os meus comentários às mangas em que
participei.

1ª Manga:
Esta 1ª manga acabou por ser desastrosa. Como
principiante nestas andanças do mundo dos Karts, foi o
meu 1º contacto com a pista de Fátima e foi a 2ª vez
que conduzi em piso molhado, pelo que rodei nas 1ªas
voltas num ritmo muito lento. À medida que o piso ia
secando, ia-me sentindo mais confortável e comecei a
arriscar mais… Fui melhorando volta após volta e ainda
consegui rodar no segundo 59, terminando a manga no
16º lugar.

3ª Manga:
Teoricamente não deveria ter participado nesta manga.
Por ser novato, cometi um erro ao não verificar a
tabela com a constituição das mangas e não alinhei na
2ª manga. Após ter falado com o Rui e com a direção da
prova, foi possível ter corrido nesta manga, apesar de
ter sido penalizado com a desqualificação na mesma…
Mesmo a “brincar” os Erros pagam-se caros…
Independentemente de tudo acabou por ser a manga onde
me senti mais à vontade. O kart pareceu-me bastante
razoável, e consegui fazer o 13º tempo na
qualificação. Quando estava a rodar no meio de alguns
karts, e ao tentar uma ultrapassagem à entrada para a
4ª volta, antes da curva da reta da meta subi o
corretor do lado direito e a correia soltou-se. Fiz a
reta toda em relantim até chegar à Box… Volta e manga
estragada… Ainda assim consegui não acabar em último e
acabei por fazer o melhor tempo pessoal, 58.554”…
Gostava de aproveitar para deixar aqui as minhas
desculpas por, nas últimas voltas não ter aberto logo
a trajetória aos pilotos que rodavam nos 1º e 2º
lugares, e assim acabei por os prejudicar.

4ª Manga:
Esta manga tem pouca história. Apanhei um kart que
fugia imenso nas curvas e que, nas últimas voltas,
sempre que carregava no acelerador o carro
“engasgava”. Em resumo, nunca consegui rodar abaixo do
segundo 1:01.000 e acabei no penúltimo lugar.

Espero que em Évora corra bem melhor!!!
Abraço a todos…
Nuno Paço

Editada por Nuno Paço na 20 Outubro 2016 às 19:59
Voltar acima Ver Nuno Paço's Perfil Procurar outras mensagens de Nuno Paço

João Côrte-Real
Rookie
Rookie

Data de adesão: 19 Outubro 2016

Colocado: 19 Outubro 2016 às 21:55 | IP Registado  

Boa noite a todos,
Deixo aqui umas breves impressões sobre a minha
participação nesta primeira prova a contar para o XVII
Campeonato ORMEI 2016/2017.

O resultado das três mangas não correu muito bem, um
pouco porque os karts não ajudaram, mas também pelo
nível elevado dos pilotos presentes.
Competi com os karts 19, 12 e 5. Para mim só o 12 me
deu algum gozo, levando-me a ficar na 11ª posição, o
meu melhor resultado neste dia. Nem quero falar no
kart 5, cujas curvas para a direita eram para
esquecer! Mesmo assim consegui classificar-me em 27º
na geral, em 32 classificados.
Da minha parte, gostei bastante e aguardo com
expectativa as próximas provas.
Abraço a todos e encontramo-nos em Évora.

Editada por João Côrte-Real na 19 Outubro 2016 às 21:56
Voltar acima Ver João Côrte-Real's Perfil Procurar outras mensagens de João Côrte-Real

charlieback
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Abril 2008

Colocado: 20 Outubro 2016 às 01:13 | IP Registado  

Boas!

Voltou mais um campeonato e já era tempo. Antes da crónica propriamente dita gostava de salientar dois pontos muito positivos do dia:

1º A adesão de muitos novos pilotos. Bem hajam!! É sempre bom ter uma pista cheia!

2º A melhoria da resistência da frota em relação à última visita. Antes da prova trocava opiniões com alguns pilotos e dizia que estavam reunidos muito ingredientes para a coisa correr mal. Temos que dar a mão à
palmatória... tirando os tempos mortos na formação das grelhas (alguns justificados por avarias de karts... outros nem tanto) o evento até decorreu dentro da normalidade.

Normalidade... é verdade que a "normalidade" também depende dos karts que nos calham em sorte. Tenho noção de que quando nos sai um canhão, é normal... quando nos calha um chaço, dizemos mal da vida e tivemos foi
azar. Desta vez tenho que reconhecer que os karts que me saíram não comprometiam. O factor "canhão" não esteve sempre lá mas tinham um comportamento muito aceitável.
Corri na primeira manga do dia e não fiquei muito satisfeito com o 17º lugar na grelha. Não me adaptei bem ao piso molhado nas primeiras voltas e depois a meio da sessão piorou a aderência.
Arranquei para a corrida já quase sem conseguir ver o semáforo. Nas primeiras voltas não me apercebi que a pista estava a secar e fui fazendo trajectórias conservadoras. Ainda assim foram voltas bastante animadas em
que troquei de posição algumas vezes com o Rui Azevedo. Foram algumas tesouras bem divertidas. Por volta da 4ª volta comecei então o que me parece ter sido a mais épica recuperação em corrida que já fiz. O kart era
uma máquina mesmo... e a passar pelos pilotos da cauda do pelotão (alguns até bem ilustres...) parecia que estavam parados. Fiz ultrapassagens em sítios que não imaginava possíveis, nomeadamente na pequenita recta
antes da chicane... várias vezes. Terminei a corrida em 6º, mas na iminência de passar para 4º. Era mais uma voltinha... :)
Como nota final, parece que fiz a melhor volta da corrida... e a segunda também... eheh... foi pena a chuvinha nos treinos porque este kart prometia.

Na segunda corrida o kart que me calhou não era tão bom, mas ainda assim consegui fazer o 4º tempo dos treinos. Na partida perdi posição para o Dário, mas como a discussão da primeira curva com o Manuel Castanheira
lhe correu mal, recuperei o 4º lugar de imediato. Seguia no encalço do Manelkas quando à segunda volta o João Raimundo me passou sem dar hipótese. Passei por um momento de desconcentração e perdi mais uma posição
para o Dário e ainda estive em risco de perder mais uma (no vídeo dá para ver um ataque mas não consigo perceber quem era). Estava portanto em 6º. A partir daí comecei a atinar e fui recuperando muito lentamente a
desvantagem para o Dário. À entrada do último terço (obviamente uma referência religiosa derivada do local geográfico) consegui colar-me e passar o Dário. Daí ao final ainda passei alguns pilotos mas estavam a ser
dobrados. Terminei em 5º lugar.

Na minha terceira corrida (4ª manga) calhou-me o pior kart do dia. A velocidade de ponta não era brilhante e tinha alguma dificuldade em inserir as rodas da frente, principalmente na parabólica. Fiz o 9º lugar nos
treinos. Arranquei sem alterações de posição mas logo nas primeiras voltas ganhei 2 posições por perda de bico. Andei algum tempo atrás do Nuno Pais e numa das passagens pela chicane ele sai pior. No final da recta
grande teve uma atitude notável de fair play ao abrir a passagem. A seguir tive um período em que não conseguia roubar tempo aos da frente. Estive em 6º (acho eu) durante bastante tempo até que um precalço mecânico
me arruinou a corrida. Na entrada da meta, com o ressalto do corretor, a corrente saíu e fiquei a acelerar em seco. Do mal o menos, com o embalo ainda consegui levar o kart até à boxe e pude continuar a corrida.
Escusado será dizer caí drasticamente na classificação, tendo terminado em 15º.

O saldo desta corrida foi bastante positivo, e apenas tenho pena que na última corrida não pudesse ter ficado melhor classificado. Teriam sido 3 top 6, o que é coisa que raramente consigo. Assim terminei a jornada
em 14º lugar no campeonato. Com mais 9 pontos subia ao tão desejado (por mim) top 10.

Sobre o formato das 5 mangas, tenho que reconhecer que terá tendência a alongar-se no tempo, mas agrada-me bastante. Acho que compensa pagar esse preço para ter um dia em cheio de corridas.

Já estou ansioso por Évora. Espero que me divirta tanto como em Fátima!

Abraço,
Carlos Costa

Vídeos Youtube:
Manga 1 https://youtu.be/J_YB3vZYXvs
Manga 2 https://youtu.be/Xs0Ny2hUEB4
Manga 4 https://youtu.be/sOAf1ydXBg8

Voltar acima Ver charlieback's Perfil Procurar outras mensagens de charlieback

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 20 Outubro 2016 às 09:33 | IP Registado  

Bom dia a todos

Para início da crônica o meu obrigado a todos pelo convívio.

Em relação à minha participação na primeira corrida deste magnifico troféu deixo em baixo em resumo a minha prestação e opinião.

Nos 5 minutos de treinos da primeira manga em qual não corri esperava se e deu a entender que iríamos ter uma
Manhã de chuva mas tal não aconteceu ;)

Enquanto via a primeira manga do lado de fora consegui perceber que o Kart que me ia calhar na minha estreia ( 2 manga do dia ) era muito bom á chuva porém a seco era incontrolável sabendo e conhecendo que o piloto que estava a conduzi lo conseguiria leva lo bem mais para a frente.

Posto isto ainda temos fé de que connosco corra melhor como sempre, tal não aconteceu pois era impossível devido às condições do Kart, por respeito às regras ditadas no Briefing em que foram claros em relação às idas a oficina que apenas seriam caso o motor parasse ou as correntes saltassem nada disso foi respeitado porém em torno dessa imposição fiz a minha primeira corrida com um Kart que não virava de todo para a direita tendo com isso jogado com o corpo para ajudar e lutar contra o carro até a bandeira de xadrez ainda tive um piloto atrasado que ou lhe saltou a corrente ou algo no Kart aconteceu pois em plena reta deixou de acelerar tendo com isso feito que lhe batesse na traseira dele e que o meu Kart perdesse o bico. 1 manga desastrosa ;(

Na 3 manga em que não corri o piloto que levou o dito kart da minha primeira manga deu 2 voltas e foi direto á oficina, as mangas de eixo estavam completamente tortas e foi arranjado o Kart, nada tenho contra o mesmo e disse lhe pessoalmente mas o justo seria toda agente correr com o Kart assim as mangas todas.

Na minha segunda manga ( 4 do dia ) apanhei o que pelos tempos dos outros pensei ser o melhor Kart dos 3 que me haviam calhado pois até não era dos piores não tendo motor pelo menos virava bem para os 2 lados, não sai de uma posição boa na grelha pois em 5 minutos de treinos fui 2 vezes a oficina primeiro o carro falhava deixava de ter motor completamente e depois a corrente em plena reta saltou fora.

No arranque dessa mesma manga fiquei completamente parado pois com acelerador a fundo o carro não saia do relantin, e assim fui até a oficina direto da grelha ao relantin cheguei a oficina desligaram o carro e ligaram ficou bom ( supostamente ) fiz 2 voltas e diverti me mas as restantes o carro nas retas falhava e bem.

Na terceira e última manga do dia apanhei outro carro que já tinha ouvido dos outros pilotos ser o pior dos 3 em relação ao motor e o qual na segunda manga já tinha saltado a corrente e ido a oficina apenas colocando a corrente no sítio a mão e mandaram o piloto para pista com isto nos treinos saltou me a corrente fui lá pedi para apertarem mesmo para não saltar tão facilmente e não o fizeram.
Depois com esse mesmo problema da corrente que ao mínimo poderia saltar fui para pista e dei o meu melhor logo por azar na minha volta rápida no s antes da direita para a meta o piloto Ricardo que fez primeiro nessa manga vinha muito mais rápido que eu mostrou a frente do carro mas a curva a seguir era para o meu lado não me tinha passado metade do Kart ainda mas entendeu que faria a curva a direita antes de mim obviamente eu não ia travar a fundo e perder a minha volta rápida para ele poder fazer a trajetória dele a vontade do freguês bastava ele aguentar e na curva da meta passava pois eu não tinha mesmo motor para ele com isso perdemos os 2 garantidamente a volta que levávamos por orgulho de a seguir ninguém tirar pé.
Fui ter com o Ricardo quando estávamos à espera para ser chamados para a grelha e de muitas trocas de palavras que tivemos o Ricardo disse me uma verdade ( Não tens experiência nenhuma desta merda )
Ricardo os meus parabéns és muito experiente amigo continua assim mas não te esqueças que havemos de estar mais vezes em pista juntos e espero vir a aprender com a tua experiência porque começando este ano a andar de Kart como comecei quero aprender com os mais experientes, conto contigo.
Em relação à corrida como era de esperar e mesmo com aquele Kart até ia bem classificado até saltar a corrente na curva da meta por encosto noutro Kart a corrente saltou logo fui a oficina e pedi para apenas colocarem a corrente para não perder a vantagem que tinha, pois só aí em plena corrida e que o rapaz da oficina entendeu que tinha que levantar o carro desapertar o motor chegar o motor para a frente colocar a corrente apertar o motor e então deixar me ir a minha vida.
Ou seja? Corrida pufffff

Bem não dizendo só mal adorei a pista nas voltas em que os karts deixaram diverti me bastante mas acho que aqueles karts deixam um bocado a desejar é a minha opinião e pela opinião de quem já lá foi muitas vezes está vez até correu bem???? Não quero imaginar as outras...

Em relação a tudo o que me ( queixei ) pode ser confirmado pelos pilotos Diogo Topa e Salvador Rato pois são 2 dos pilotos que apanharam os mesmos karts.

Agradecer desde já o apoio do nosso amigo David Muller que foi connosco ver as corridas.

Obrigado a todos e até Évora espero que corra melhor só em relação aos karts porque de resto organização pessoal etc tudo top.

Cláudio Mota
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 20 Outubro 2016 às 16:09 | IP Registado  

Boas,
Aqui envio à minha crónica,

Ao fim de uns bons anos voltei a andar de karts. Já não conhecia a sensação mas como dantes voltei a adorar a estar ao volante de um kart.

1ª manga: sendo estreante em corridas à chuva, conduzi a um ritmo bastante lento de maneira a ambientar ao piso molhado e à pista. Após algumas voltas melhorei, apesar de relativamente pouco.

2ª manga: fiz o aquecimento, melhorei bastante a condução, mas no final soube que tinha entrado num kart que não era o meu. Devido a este lapso acabei por não pontuar.

4ª manga: esta manga voltou a não correr como esperado, tendo provocado um acidente.

Espero que estes erros não se voltem a repetir e que as próximas corridas corram bem melhor.
Foi um prazer conhecer o pessoal todo.

Um abraço e até Évora

João Borrega

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 20 Outubro 2016 às 21:51 | IP Registado  

Boa noite Ormei, como estão ?

Ora aqui vai a minha primeira cronica do Campeonato. Desta vez calhou-me a Manga 1 , Manga 3 e Manga 4

1 Corrida - Após os primeiros 5 minutos de preservativo posto ( calor do caraças ) consegui a pole. Confesso que o piso estava esquisito , um mix de alcatrão molhado e seco ,bastante chato para guiar. Apos o semáforo verde consegui ganhar alguma vantagem relativamente ao segundo piloto. Vantagem essa perdida rapidamente para o Rui Miranda que vinha feito míssil deste lá de trás ( creio que arrancou de 10 ). Acabei por ficar em 2 lugar com uma vantagem mínima de 0,1 s para o Nuno Pais que ficou em 3 lugar.

2 Corrida - Deste vez com o piso já totalmente seco consegui o 6 lugar da grelha. Entretanto após o início da corrida , logo na primeira curva houve alguém ( não sei o nome ) que pensou que o Kart tinha asas , então passou por cima de mim tendo com isso levado o meu bico. Nem desculpa nem nada, limitou-se a olhar para mim como se eu é que fosse o culpado. Vocês sabiam que o do lado esquerdo existe uma coisa chamada travao ? Enfim. Acabei como é lógico por ir a boxe e perder uma data de lugares. Fim das contas fiquei em 13 lugar.

3 Corrida - Parti de 3 lugar. A minha frente creio que tinha o Pedro Soares e o Dario. Conseguimos ir embora os 3 logo no início e fiquei simplesmente a assistir a luta do Dario pelo primeiro Lugar. Fruto de um azar devido a um piloto mais atrasado que por sua vez era meu convidado, este acabou por bater no Pedro o que fez com que o bico saltasse. Quem aproveitou a situação foi o Dario com um primeiro lugar e eu com um segundo.

Um abraço é até Évora

João Seguro

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 20 Outubro 2016 às 23:50 | IP Registado  

Boa noite kartistas

Com a sorte de ser avisado a ultima da hora aqui estou a colocar algumas palavras sobre a corrida de Fátima.

Vou ter de me esforçar para não me esquecer de fazer a crónica já que com a entrada de novos pilotos mais os que já ca andavam este ano vai ser duro de roer lutar por um lugar no podium.

Para alem disso começo a achar que a motivação já não é a mesma de épocas passadas.

Mas passemos à corrida.

Chegada a Fátima e total espanto. Julgava que estavam a oferecer qq coisa grátis. Já há uns bons anos que não via tanta gente para um trofeu.

Excelente Sr. Rui. Muito bom mesmo.

E a corrida? Chove não chove vamos para a pista.

Primeira manga foi uma desgraça total. Não me lembro de ficar tao mal numa grelha, perto do fim. Corrida também para esquecer. Decimo qualquer coisa. Espero que seja pontuação para deitar fora.

Segunda manga. Bem melhor. Arranque bom mas ao longo da corrida perdi duas posições. Nenhuma luta de especial.

Terceira manga. Excelente posição na grelha e segui em segundo lugar quase até ao fim. Não me podia distrair já que a distancia para o terceiro não era grande. Até que inesperadamente a duas voltas do fim o Pedro que ia à minha frente na dobragem de um atrasado toca nele e perde o bico. Lá vai ele para a boxe.

E assim me vi no primeiro lugar sem ler nem escrever. Mas que soube bem soube.

Sádico com o mal dos outros mas foi um bom primeiro lugar para atenuar os outros resultados.

E assim foi mais uma prova ORMEI.

Adorei pelo numero de participantes e pela competitividade que se avizinha nesta época.

Boas corridas e até à próxima

Dário Garcia

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 21 Outubro 2016 às 00:12 | IP Registado  

Boa noite,

1ª manga:
Saiu-me o kart nº 6, na qualificação o motor desligou-se e já só tive tempo de ter uma volta +ou- limpa...
Parti cá de trás para a corrida e até estava a recuperar posições, quando já estava colado ao Dário Garcia, dei-lhe um pequeno toque e saltou o "bico" corrida estragada......"mea culpa"!

2ª manga:
Kart nº22, não "entrava" nem para a esquerda, nem para a direita....não tinha frente nenhuma....foi para esquecer.

3ª manga:
Foi com o kart 13 e também na qualificação saltou-me a corrente, mais uma vez fiquei parado. Fiz o 13º tempo,
para a corrida, arranquei bem e ganhei uns 4 lugares, quando faltava uma volta para o fim, "abri" a porta e perdi 3 ou 4 posições.

Gostei da desta prova do ORMEI, com muitos pilotos de grande andamento! Mais parecia uma TIT !

Vemo-nos em Évora.

Rui Azevedo.

Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta.
Este tópico está bloqueado.

<< Anterior Página de 3
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum