|
Tópico: Fátima II - 9 de Abril de 2016 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 10 Abril 2016 às 12:38 | IP Registado
|
|
|
Oitava prova do XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.
Prova realizada no dia 9 de Abril de 2016, pelas 10:00, no Kartódromo de Fátima.
Ponham aqui os vossos comentários.
Visite a nossa página no facebook: www.facebook.com/groups/ormei
Evento em: https://www.facebook.com/events/464378893751047/
Editada por Rui Carneiro na 10 Abril 2016 às 12:39
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 10 Abril 2016 às 12:39 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: 8ª Prova do XVI Campeonato ORMEI 2015/2016 – Resultados
Amigos e companheiros Kartistas,
A oitava prova do XVI Campeonato ORMEI – 2015/2016, aconteceu no passado dia 9 de Abril pelas 10:00, no Funkart em Boleiros - Fátima.
Tendo aparecido 2 pilotos há ultima hora, tivemos presente 18 pilotos dos quais 16 inscritos e 2convidados, correndo todos juntos.
Apesar da previsão de chuva para este dia, tivemos o tempo nebulado com a pista seca, tendo caído durante as corridas alguma chuva, que apesar de ligeira fez com que os tempos aumentassem. Utilizámos o sentido normal por maioria de votação dos pilotos.
Nos primeiros treinos coube-me o kart 10, partindo no final do grupo devido a ter que trocar de kart pois ao ser ligado, o kart começou a ditar fumo pelo respiradouro da tampa do óleo. Obtive a 3ª posição a menos de uma décima do 2 mas a quase 8 décimas do primeiro que foi o Ruben Durão seguido pelo António Baptista.
Depois dos “testes” de partida das últimas corridas, optou-se por maioria/unanimidade que as partidas fossem paradas no formato espinha, o que vai passar a ser utilizado nas restantes provas do campeonato.
Na partida consegui passar o António Baptista mas ele passou-me na curva seguinte, tendo o João Raimundo feito um arranque canhão e fica da 2ª posição atrás do Ruben Durão. O Rui Miranda passou-me no início da segunda volta para depois fazer de imediato uma condução defensiva. Até ao final foi só continuar no mesmo andamento sem cometer erros, controlando o Francisco Pereira que se aproximava lentamente. O vencedor foi o Ruben Durão seguido pelo António Baptista e João Raimundo. A volta mais rápida foi do Ruben Durão com 0:56,703
Novos treinos, desta vez com o kart 11. Logo na primeira volta verifiquei que o kart era uma bailarina, sem qualquer possibilidade de controlo do mesmo ao fazer um pião logo na primeira curva. No final dos treinos ainda fui ajustar a pressão dos pneus, mas sem qualquer resultado prático. Vim posteriormente a saber que o Luís Mello já tinha acertado a pressão na corrida anterior. 14ª posição a mais de 2 segundos do mais rápido nestes treinos, o convidado Luís Proença, seguido pelo Manuel Castanheira e Luís Mello.
Partindo quase de último, sou passado pelo João Raimundo, Nuno Coelho (que foi “obrigado” a trocar de kart partindo de último) e António Santos. Terminei em 11º, não fruto de qualquer ultrapassagem que tenha feito, mas sim do azar dos restantes pilotos devido a avarias ou perca de bicos. A vitória foi do convidado Luís Proença, seguido pelo Rui Miranda, António Baptista e Luís Mello. A volta mais rápida foi do Luís Proença com 0:56,854
Treinos desta vez com o kart 12 que anteriormente fora do Luís Mello e obteve a 3ª posição. Obtenho a 6ª posição a quase meio segundo do 1º que foi o Rui Miranda, seguido pelo António Baptista e Ruben Durão.
Nova partida, sem ganhar nem perder posições. O kart era espectacular, mas apesar de ter uma ponta excepcional, mas na segunda curva após recta interior falhava e toda a distância que tinha ganho, perco-a novamente. Ao longo da corrida consegui passar o Ruben Durão depois deste ter sido passado pelo João Seguro e João Carlos, tendo terminado na 5ª posição. A vitória foi para o Rui Miranda, seguindo-se o António Baptista e João Seguro. A volta mais rápida foi do António Baptista com 0:57,190
Fazendo a estatística “by Francisco Pereira”:
O Kart 10 com que terminei em 5º na primeira manga, avariou com o Nuno Coelho e foi substituído.
O Kart 11 com que terminei em 11º na segunda manga, tinha sido substituído na 1ª pelo Luís Mello. Terminou em 13º com o Nuno Coelho na 3ª manga.
O Kart 12 com que terminei em 5º na terceira manga, terminou em 8º na 1ª com o Nuno Coelho e em 4º na 2º com o Luís Mello.
Se não for antes, espero vê-los no próximo dia 14 de Maio, sábado, pelas 09:15, no EuroIndy na Batalha, para mais uma corrida deste nosso XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.
Não se esqueçam de enviar/publicar as vossas crónicas até às 23:59:59 da próxima 5ª feira (dia 14) de modo a que possam pontuar.
PS: Infelizmente, desta vez houve bastantes problemas com os karts, pelo que terá de ser ponderada a continuação de se realizar 2 provas neste kartódromo. A frota é neste momento a mais agradável de condução no nosso panorama nacional de aluguer, mas infelizmente necessita de manutenção periódica e, mesmo com os nossos avisos, a mesma parece não ser efectuada. Segundo indicações do responsável, está a ser considerada uma nova frota para o final do ano, mas esta será com protecções e motores 270cc, o que irá tirar bastante do prazer de conduzir nesta excelente pista, uma das melhores e com melhores condições do karting nacional.
Um abraço.
Editada por Rui Carneiro na 12 Abril 2016 às 23:42
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 10 Abril 2016 às 15:10 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos,
Após mais uma prova tripla, desta vez em Fátima,
gostava, antes da cronica, de deixar a minha
impressão pessoal sobre o estado da frota e do
Kartodromo.
É com enorme pena que assisto ao degradar total de um
dos melhores kartodromos do País. Em termos de frota é
absolutamente inaceitável o estado a que a mesma
chegou. Tudo na vida envelhece mas o estado da frota
não é devido a idade mas sim ao total abandono da mais
elementar manutenção. Os karts são fabulosos, optimos
de conduzir, mas como não têm qualquer manutenção
estão sujeitos a montes de avarias que levam ao
verdadeiro desespero qualquer piloto.
Por mim, Fátima... acabou
Sobre as provas em si, pouco há a dizer.
Na primeira manga consegui o segundo tempo nos
treinos, tendo obtido a mesma classificação no final
da prova, atras do Ruben "roket" Durão.
Na segunda manga, sexto tempo na grelha, para acabar a
prova novamente em segundo, depois de um meio pião com
direito a saída de pista me ter estragado a corrida
(pura burrice minha).
Terceira manga, novamente o segundo lugar na grelha
para acabar uma vez mais em segundo. A particularidade
desta manga foi ter andado 13 minutos a lutar com o
kart para que o mesmo não morresse.
Olhando para os resultados até podia pensar que tinham
sido bons... mas não, o Rui Miranda conseguiu melhor,
2 primeiros e um quarto lugar. Apenas ganhei para o
Dario que, fruto do excelente estado da frota não
acabou prova nenhuma.
Agora resta esperar pela prova da Batalha, onde se vai
decidir o campeonato.
Gostava ainda de acrescentar que este campeonato tem
sido brutal e discutido ponto a ponto entre o Dario, o
Ricardo, o Rui e eu. Nesta ultima prova o Ricardo não
pode ir e o Dario colecionou 3 abandonos pelo que em
principio já não conseguem lá chegar, mas tem sido uma
luta enorme prova a prova. Foram até agora, 21 provas
para estarmos os dois separados por dois magros
pontos. Ganhe quem ganhar, sinceros parabéns a todos.
Até a Batalha
Editada por albaptista na 10 Abril 2016 às 15:12
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 10 Abril 2016 às 15:54 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Há mais de um ano que não ia a Fátima, pelo que ia com alguma curiosidade sobre este regresso. Infelizmente a 1ª constatação é que em 1 ano a frota ainda conseguiu piorar mais, tendo atingido um nível absolutamente inaceitável de performance e de fiabilidade - é uma frota que não está minimamente ao nível do nosso campeonato.
Antes ainda das provas, tb o meu fato mostrou que já tinha tinho melhores dias e o fecho éclair entregou a alma ao criador. Aproveitei a loja e comprei um fatinho novo - que foi criticado por ser mto pouco colorido.
Nos 1ºs treinos demorei um bocado a adaptar-me às exigências do traçado e dos karts, o que resultou no 8º lugar. Ganhei um lugar na partida e vinha com um bom andamento, tendo conseguido tb ultrapassar o Carlos Costa e vinha-me a aproximar do Rui Carneiro. Foi nessa altura que o meu kart deixou de andar, sendo passado por vários pilotos, antes de rumar às boxes, onde o kart morreu de vez. Nas boxes passei por um incidente ridículo e doloroso, ao ser atropelado pelo kart onde ia entrar, quando este foi abalroado pelo kart do Miguel Freitas, que acabara de entrar nas boxes. O kart substituto era simplesmente inguiável, pelo que me limitei a tentar terminar a prova a velocidade de caracol.
Para a 2ª manga saiu-me um kart com uma ponta fantástica, mas que se engasgava qdo se tirava o pé do acelerador, o que obrigava a um condução difícil, tentando nunca desacelerar. Fiz o 3º tempo. Parti mal, pois o motor engasgou-se, mas não perdi nenhum lugar. Segui em 3º, atrás do Manuel Castanheira, fazendo-me lembrar uma saudável luta com ele neste mesmo circuito, há uns 5 anos. O kart do Manel veio a entregar a alma ao criado e herdei o 1º lugar entre os pilotos do campeonato. Foi então que começou a aparecer a chuva, levando a mtos cuidados na condução. Fui ultrapassado pelo António Baptista, mas recuperei a posição qdo ele fez meio pião. Foi então a vez do Rui Miranda tb me passar - ainda tentei devolver, mas achei melhor tirar um bocadinho o pé do que ficar sem bico. Já perto do fim o António voltou-me a passar, com uma condução de seco, arriscadissíma naquele piso misto. O 3º lugar entre os pilotos do campeonato soube-me bem - foi só o meu 2º pódio do ano.
Na 3ª manga apanhei um kart que não desenvolvia, sendo facilmente passado em recta nos treinos. Fiz o 9º tempo. Ainda ganhei algumas posições na partida, mas depois voltei a andar para trás. Qdo fui repassado pelo Dário, o João Raimundo tb aproveitou para tentar passar e tivemos uma luta giríssima, pois fizemos meio circuito lado a lado, entre a parte baixa e a curva de entrada na recta grande - foi a única coisa que se aproveitou nesta manga. Acabei em 8º, graças a dois atrasos de outros pilotos. Fiz a corrida toda com o depósito a verter gasolina sobre a minha perna direita, tendo acabado com o fatinho novo ensopado, saindo a correr para o vestiário.
Aqui ficam os meus videos da prova:
1ª manga - https://youtu.be/m_UCKvGPGNA (mais dos incidentes que da prova ;-) )
2ª manga - https://youtu.be/B3FNpSR9LY8
'Para variar' a bateria não chegou para a 3ª manga - mas tb não se perde grande coisa.
E assim se passou mais uma jornada, sem grande vontade de voltar a Fátima.
Abraços a todo, até à Batalha,
Luís.
Editada por LSMello na 10 Abril 2016 às 20:31
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 11 Abril 2016 às 17:40 | IP Registado
|
|
|
Há dias em que realmente as coisas nos correm bem, sem termos feito nada de especial para que isso acontecesse!
Foi o que sucedeu comigo em Fátima nesta 8º prova do campeonato.
Na primeira corrida fiz uns treinos razoáveis, mas com a sensação que o Kart tinha pouca frente. Ainda consegui recuperar uma posição ou duas durante a corrida, mas não fui além do 4º lugar. O lugar acabou por não ser mau de todo, pois o Batista não ganhou e o Dário desistiu com avaria do kart.
Na segunda corrida parti de nono, com o Kart em que o Batista tinha terminado em 2º… Foi aí que percebi que o problema não seria do kart! Tinha recuperado apenas duas ou três posições, até que o começo da chuva me permitiu tornar mais competitivo. Pelo meio o Batista comete dois erros em duas curvas, e quando percebo estou em 2º lugar. Melhor ainda foi quando me disseram que o 2º lugar afinal contaria como 1º, pois o vencedor não pontuava para o campeonato.
Na última corrida levo o melhor dos 3 karts (aquele que avariou com o Dário…), e consigo uma pole. Durante a corrida senti a pressão do Batista sempre próximo, mas consegui manter a posição. Verifiquei depois, pelos tempos, que rodei muito lento (claramente o mais lento dos 3 vencedores).
Terei que estar em melhor forma para a Batalha!
Abraço a todos.
Rui Miranda
|
Voltar acima |
|
|
franciscojorge Racer
Data de adesão: 11 Janeiro 2009 País: Portugal Mensagens: 82
Estado:
|
Colocado: 12 Abril 2016 às 20:27 | IP Registado
|
|
|
Ora viva, Ormei
Mais uma jornada do nosso campeonato, desta feita em
Fátima, pista que adoro, karts 390cm3 que também adoro
... mas não estes !
O olho negro do bonequinho da linha anterior aplica-se
ao estado da frota - bem sovada, por sinal - e a
alguns colegas destas andanças, que saíram de Fátima
com um novo look, look com olho à Belenenses, tal foi
a tareia que levaram das respectivas montadas ... nem
a Nossa Senhora de Fátima os ajudou ... E eu ? Bem, em
bom rigor, no deve e no tem a haver, acho que não me
posso queixar
1ª manga :
treinos => tinha um bom kart e nos treinos fiquei
frustrado por ter apanhado nas melhores voltas de
qualificação que planeei fazer - a penúltima e a
última - pessoal que estava mais lento, precisamente
no pior sítio possível, no final da penúltima volta
... essa volta foi para o galheiro e a última também,
qualifiquei-me em 9º e podia ter feito bem melhor,
razão pela qual estava um pouco zangado no final do
treino e aos murros no volante ... mas era de
frustração, não era convosco, Manel e Rafael, OK ? De
qualquer maneira, foram só duas pancaditas no volante,
nada de mais
corrida => estivemos tanto tempo à espera da partida
que os pneus arrefeceram, de tal maneira que ficaram
sem nenhum grip. No arranque o piloto à minha frente
foi muito lento a reagir e foi ultrapassado por mim e
pelo Nuno Coelho, cada um pelo seu lado, estando por
isso lado a lado para a primeira curva. Eu estava por
dentro, travei para manter a corda e quando dou por
mim fui completamente "de patins" em frente -
subviragem brutal, sem grip nenhum, sabia que os pneus
estariam frios, mas nunca pensei que fosse tanto - em
direcção ao Nuno, que em boa hora abriu espaço para
nós os dois ... de outra feita tinha quase de certeza
perdido o meu bico e ele tinha feito um pião. A
corrida foi muito simples, formada a serpente, fiquei
atrás do piloto que ultrapassei no arranque e a quem
tentava passar o mais depressa possível, pois estava
mais rápido do que ele e a ver os Ruis a afastarem-se
mais à frente. No final da recta grande, creio que na
segunda ou terceira volta lá o passei e daí em diante
fui embora de quem estava atrás de mim e aproximei-me
o mais que pude dos Ruis, que seguiam colados, com o
Miranda à frente. Consegui recuperar quase toda a
recta grande, mas não o suficiente para ultrapassar
alguém e ascender a mais do que o 6º lugar final que
obtive.
2ª manga :
A definição que kart incontrolável encontrou um novo
significado nesta "pérola" que tinha por número o 9
.... Minha Nossa Senhora !
treinos => saí da box, curva um ... pião ! Assim que
girei o volante um nadinha para a direita a traseira
sacudiu bruta e repentinamente e ganhou vontade
própria, procurando girar e ultrapassar a parte da
frente. Meia volta, acelero para a segunda curva e ...
pião ! Minha Nossa senhora, mas como é que se conduz
uma coisa destas, que ao mínimo input na direcção,
para qualquer um dos lados, provoca o "descolar" da
traseira até onde bem lhe apetece ?! Este kart era um
verdadeiro bronco do Faroeste, ou então o bronco era
eu ! Decidi concentrar-me e esquecer a corrida, dali
em diante o objectivo era domesticar a "fera", " a
corrida que se lixe, tenho que conseguir rodar com
este kart , bastante ... hummm... desafiante, to say
the least ". Quando terminei o treino olhei para o
Rafael na pré-formação da grelha e disse-lhe logo ali,
sem ainda terem chamado ninguém, que eu ia ser o
último dos treinos. Afinal fui penúltimo, porque o
Nuno Coelho teve que partir de cá de trás, porque
também tinha uma "pérola"
corrida => sem qualquer aspiração a não ser divertir-
me na medida do possível e terminar. Ambos os
objectivos foram no final cumpridos, mas levei uma
volta de avanço de vários pilotos - de quem saí
rapidamente da frente nas dobragens - em 15 minutos, o
que atesta bem a qualidade do animal. Se nos treinos
era um verdadeiro bronco selvagem, em corrida era uma
verdadeira ... pileca . Mesmo assim ainda
ficaram 4 pilotos atrás de mim, fruto dos vários
azares mecânicos que sofreram.
3º manga :
treinos => fui sétimo num kart que gostei, feliz e
contente pela chuva que apareceu a meio da segunda
manga ter desaparecido de vez.
corrida => arranque e disputa da primeira curva com o
Dário, estou por dentro e desta feita não subvirei,
tendo aguentado a posição. Formada a serpente, tenho à
minha frente o Rui Carneiro, o João Carlos e o João
Seguro, e o Dário atrás. Não consegui acompanhar o
pessoal da frente e prossegui na corrida com o Dário
colado. A partir de uma certa altura, aproximo-me dos
da frente, o Rui e o João, porque o Rúben os estava a
travar - o Seguro já tinha passado o Rúben e foi
embora. Todos passaram o Rúben, mas eu levei bastante
tempo - faltava sempre um nadinha de velocidade ou de
travão - mas acabei por passá-lo no primeiro gancho da
penúltima volta, quando ele alargou a trajectória à
saída da curva 1. Infelizmente e sem qualquer culpa
dos dois, na ultrapassagem o Rúben perdeu o bico, mas
falamos acerca disso e nenhum dos dois ficou
stressado, foi mesmo a típica cena de corridas ...
that's racing !. Mas se o Rúben desapareceu da frente
na penúltima volta, que dizer do Dário, que
desapareceu de trás na última ?! Estava a controlar a
posição dele na entrada da recta grande, ele " esteve
lá sempre " durante toda a corrida e na última volta,
quando olho ... " Hué, onde é que está o Dário ? Bem,
olha, levanta o pé e leva isto até ao final sem
sobressaltos, que consegues outro 6º lugar " ... ao
que parece e tanto quanto sei, o pobre do Dário partiu
o cabo do acelerador ao entrar na última volta
4ª manga - Meus amigos, eu, o Castanheira, o Carlos
Costa e o Paulo Santos - conviva amigo do Luís Mello
que se estreou no Ormei e juntou-se a nós para a 4ª
manga - descobrimos um restaurante típico alentejano,
a poucos quilómetros do kartódromo e que é de comer e
de chorar por mais, com uma excelente relação
qualidade-preço. O restaurante é alentejano e - I kid
you not - chama-se ... " O Alentejano ". Era tal o
calibre das iguarias que, pela primeira vez, não
consegui terminar o prato que tinha à frente - mas
faltou pouco - coisa que todos os presentes
conseguiram. Definitivamente, deixei de fumar e é só
perder qualidades
Até à Batalha, para a mãe de todas as Batalhas, onde
se vai resolver o campeonato ... tenho que ir buscar o
Costa e o Castanheira
Abraços ... fui !
__________________ Francisco Pereira
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 12 Abril 2016 às 23:25 | IP Registado
|
|
|
Caros Companheiros
Do estado da frota acho que nem vale a pena
acrescentar mais do que já foi dito e se falou no
Kartódromo, a não ser dizer que de facto é uma pena.
Logo nos treinos da 1ª manga apanhei o Kart nº 9
(ainda não era o 9 que o Francisco se refere), na 1ª
volta lançada o Kart começou a falhar pelo que fui á
box ver qual era o problema, disseram que estava tudo
bem e lá voltei para fazer mais uma volta, safei-me do
ultimo lugar só porque o Bruno não conseguiu fazer
nenhuma volta, já na grelha disse ao Bruno que ou
muito me enganava ou aquele motor não ia durar muito.
Pois e assim foi, primeira passagem pela linha de meta
e o motor calou-se, o comissário lá conseguiu por o
kart a trabalhar e fui a arrastar-me até ás boxes,
onde já estavam a preparar “novo kart” este sim o nº 9
que Francisco tanto “gostou” e digo-vos uma coisa se o
Kart não ia com um atrelado aquela traseira tinha vida
própria, 1ª curva a traseira passou para a frente, 4ª
curva de novo, parabólica em grande drift, entrei
direto nas boxes para verificar a pressão dos pneus,
foi nesta entrada que se deu o incidente com o Luís
Mello, parei o kart atrás do do Luís e quando ia a
sair do kart inadvertidamente pisei o cabo do
acelerador, tendo o kart arrancado sozinho contra o
dele que por sua vez o atropelou!!!!!, sorry again
Luigi, mas aquele kart estava possuído. Bem...,
verificámos e corrigimos a pressão dos pneus que
estava elevada, e lá arranquei na esperança de fazer
algumas voltas como deve ser, pois a esperança
terminou logo ali na 1ª curva pois a traseira ainda
estava viva, fiz 7 voltas e terminei em ultimo.
Para a segunda manga corri com o kart nº7 (“o melhor”
dos 3 que me saíram em sorte), fiz o 7º tempo nos
treinos, no fim dos treinos ainda passei pelas boxes
para soldarem o fundo plano pois estava solto.
Arranquei mal e perdi 3 posições, a corrida não teve
qualquer história, terminei em 9.
Na ultima manga fiz o 13º tempo nos treinos e na
corrida andei a arrastar-me tendo terminado em 10º.
Parabéns aos Vencedores
Abraços e até Batalha
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
Manelkas II Rookie
Data de adesão: 13 Novembro 2014 País: Portugal Mensagens: 20
Estado:
|
Colocado: 13 Abril 2016 às 22:46 | IP Registado
|
|
|
Olá amigos,
Venho, em cumprimento do ponto III, nº 4), do Regulamento do XVI Campeonato de Karts ORMEI-2015/2016, efectuar a minha crónica da prova do passado dia 9 de Abril, decorrida no kartódromo de Fátima.
De acordo com aquele, esta deverá demonstrar o espírito, camaradagem, disputas, conselhos, etc, relacionados com a prova disputada.
Assim sendo:
Espírito
Dada a proximidade do Santuário de Fátima, suponho que neste aspecto (ia escrever “ponto”, mas achei melhor não) estaremos a falar do Espírito Santo, o qual, como os mais próximos de mim bem sabem, não perfilho. Por outro lado, dado trabalhar no sector bancário, poderia ser levado a discorrer sobre o Banco Espírito Santo, no entanto, sendo a minha entidade patronal a CGD, também não me parece adequado, razão pela qual entendi trazer à conversa a expressão popular: “…espírito santo de orelha.”
Ainda que de origem desconhecida, entende-se esta como “pessoa que procura intrigar outrem junto dos superiores”, ou por “ter conhecimento de algo que se obtém por se ter ouvido dizer” de acordo com o Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves. Dito isto, deixo ao vosso critério qual o sentido mais adequado a tal expressão. Sempre a considerar.
Camaradagem
Vou-vos ser franco, este é um aspecto (decidi, novamente, não escrever “ponto”) que gostaria de explicitar através de um exemplo.
Nos idos de 1988, era eu, portanto, um jovem imberbe, durante o cumprimento do meu tempo de serviço militar obrigatório, tive necessidade de em plena Serra da Carregueira fazer um turno de duas horas seguidas de vigia ao acampamento. Entre a uma e as três da manhã!!! Como é bom de ver, aquela hora não se registava uma temperatura muito agradável, ao que acrescia o facto do fardamento disponibilizado aos nobres cadetes do serviço de intendência – segunda incorporação de 1988 – não possuir adequadas características a um cenário que estava mais próximo daquele vivido pelos nazis na campanha de inverno, em plena batalha de Estalinegrado, do que eu alguma vez imaginei possível.
E é neste momentos, em que vemos a vida passar-nos à frente dos olhos em desfilada, que se vêm os grandes camaradas!!! Com "C" grande!!! (sim, eu sei que agora era fácil fazermos um trocadilho com outro substantivo começado com "C" e associado à virilidade masculina, mas não estamos aqui para fazer as coisas fáceis, não senhor). Adiante.
Voltando ao exemplo de camaradagem, não é que o camarada que eu substituo no posto de vigia (era a porra de uma simples tenda de pano que nem chão tinha, de maneira que, para melhor vigiarmos, tínhamos de nos deitar na terra. Isto das vigias é muito cansativo!!!) entendeu prescindir de duas horas de sono e ficou comigo a ajudar-me a "mandar" abaixo uma garrafita de medronho!
Se calhar também ajudou o facto do referido camarada ter manifestas dificuldades em levantar-se do chão!!!
De qualquer modo, chegada a hora de vir um outro camarada, uma vez que a garrafita já estava vazia, fomos tentar dormir um bocado, até porque já tínhamos gasto a camaradagem toda!!!
Disputas
Bom, no que a este aspecto (estive prestes a escrever “ponto”…, outra vez…, mas decidi, mais uma vez, substituir por aspecto) respeita, tive algumas disputas, sim senhor.
Na primeira manga, logo nas primeiras voltas, disputei lugares com o meu amigo Chico e com um dos convidados. Suponho que era o Luís Proença. Na continuação da mesma manga, andei em animada disputa com o Nuno Coelho.
Nas segunda e terceira mangas andei em disputa com cerca de 4 (pelo menos) diferentes karts. Não ganhei nenhuma destas!
Desde segunda-feira, 11 de Abril às 17h17, ando em disputa com o Mui Digno e Excelentíssimo Organizador, Sr. Rui Carneiro. Neste momento também esta disputa me está a ser desfavorável. Aqui é mesmo por causa dos pontos e não dos aspectos.
Conselhos
Sobre este considerando (hoje estou com enormes dificuldades em escrever “ponto” ou “pontos”) devo ser honesto comigo e convosco e evitar emitir quaisquer uns. Isto porque, segundo me foi dito, “estou chateado”, e, como todos bem sabem, esse é um estado de espírito (olha, podia ter aproveitado esta frase para a anterior questão do espírito e poupava no texto) pouco propício à produção de conselhos equilibrados e ponderados.
Assim, com as minhas sinceras desculpas, neste aspecto ficarei em falta para convosco.
A não ser que queiram conselhos sobre bares e restaurantes.
Se sim, por favor não hesitem e contactem-me.
Etc
Aqui, com vossa permissão, vou realizar um pequeno exercício dramatúrgico, quase à laia de uma peça de teatro de Gil Vicente. Com as devidas ressalvas, naturalmente!
Para vos enquadrar nesta peça, refira-se que a nossa personagem, o grande Zé Manel, pretende entrar na classificação de uma prova, decisão essa dependente do comum acordo entre um anjo e o diabo.
A cena dá-se no espaço cibernético e começa num qualquer dia.
O autor alerta, desde já, que quaisquer semelhanças com eventos reais são mera coincidência.
Zé Manel – Olá meus caros amigos. Venho aqui solicitar a vossa graça, para que me deixeis passar e me autorizes a classificar num honroso último lugar de uma corridita que acabei de fazer lá em baixo na Terra, somando os parcos pontos da tal classificação. (A personagem contorce-se expectante da resposta)
Diabo – Ó meu amigo…, dizei-me, porque achais vós que tendes direito aos tais pontos se não desteis tantas voltas quantas as necessárias??? (Esta personagem, enquanto fala, exala um fedor pútrido da boca, acompanhado de baba viscosa que escorre abundante dos cantos da mesma)
Zé Manel – Ó amigo Diabo - se permitirdes que vos trate assim - a culpa não foi minha, mas daqueles teus assalariados, pois que eram diabólicos no trato que davam aos karts, que me impediram de cumprir com minhas funções e respeitosamente percorrer o traçado tantas vezes quantas as necessárias! (A personagem volta a contorcer-se)
Anjo – Pois, meu caro Diabo, eu, daqui do alto, também presenciei a desamparada vontade deste bom homem em cumprir o que desejava, impossibilitado, porém, pela incapacidade das tuas vis criaturas em lhe disponibilizarem uma barca em tempo útil! (Esta personagem irradia luz em todo o seu redor)
Zé Manel – Com vossa licença, meu bom anjo, não são barcas, mas sim karts. Eu sei que muitas vezes é tanta a água que alguns de nós metemos que poderia sugerir serem barcas. Mas, não, não são. (Neste momento a personagem descontrai um pouco e recorrendo à unha do dedo mindinho retira um pouco de cera do ouvido)
Diabo – Pois é, meus amigos! Mas isso pouco me importa, que o que está escrito é que tínheis de dar um maior número de voltas! Logo…, não há pontos!!! Fodeu, mané!!! Ah, ah, ah, ah, ah, ah!!! (O Diabo, tonitruante, vocifera esta frase com tal violência, que quase leva as outras personagens a levantar os pés do chão e caírem)
Zé Manel – Ó Diabo, que isto está tramado! (Sussurra a nosso incauta personagem)
Diabo – Que dissesteis vós…??? Quereis, porventura, que vos coza em lume brando, obrigando-vos simultaneamente a ouvirdes todos os discursos desse meu grande protegido, Bruno de Carvalho, e as palestras do outro, também meu filho dilecto, que só é pena não saber dizer peanuts????!! (Neste momento já os olhos do Diabo estavam prestes a explodir e saltar das órbitas)
Zé Manel – Desculpai-me, senhor das trevas, mas era uma mera interlocução e não uma referência directa a Vós!!! (Acabada esta fala o nosso singelo herói borra as calças)
Anjo – Meu caro amigo Diabo, olha que o rapaz tem alguma razão! Então não o deixam fazer muitas voltas e, portanto, perde lugares na classificação da manga, e para cúmulo ainda lhe tiras os parcos pontos a que teria direito…?!?!? Tu és mesmo diabólico!!! (As asas do anjo murcham de brancas para cinza e descaem ao longo das suas alvas costas)
Diabo – Vede a vossa conversa …??!?! Mas, porventura, julgais vós que sois os primeiros a rogar os favores de Belzebú???? Já outros, melhores do que vós, aqui estiveram antes, meus amigos, e agora, depois dos tratos a que os sujeitei, nem para borbulhas pustulentas viventes nos testículos de um qualquer cão sarnento servem. Portanto, cuidado, meus amigos, muito cuidado!!!! É que eu é que sou o Presidente da Junta!!! (Neste momento é já manifesto o desatino do Diabo)
Zé Manel – A propósito de Junta, já que os escritos levam para cima de uns milhares de anos, não seria talvez melhor, digo eu, ajuntar-lhe novas possibilidades, meu diabólico senhor?!?!?!?! (Nesta fase o nosso herói decide assumir, também ele, um ar algo demoníaco afiando as orelhas, pintando-se de vermelho e deixando crescer uma barbicha, por alguns definida como abichanada)
Diabo – Olha-me este, a tentar a bajulice!!!! Sim senhor, sinto-me honrado. No entanto, ainda que sendo uma abordagem diabólica, digna de um bom aprendiz de Mefistófeles, não conteis com qualquer favor deste vosso Senhor, que ainda te falta muito para chegardes sequer à beira de minhas amareladas unhas!!! As injustiças estão na ordem do dia, meu amigo. Vede como o Sporting Clube de Portugal, ainda que jogando melhor do que qualquer outra equipa do mundo, Desportivo de Jacarepaguá incluído, não se consegue alcandorar ao primeiro lugar, ou como os depositantes daquelas instituições bancárias que lhes prometiam taxas cinco vezes maiores do que a média do mercado, e das quais eles candidamente não desconfiaram, continuam à espera de serem reembolsados!!! Ide-vos queixar a outra banda, meu amigo. Ide, que daqui não levais nada!!! (Aqui é o enfado que toma o seu lugar no espírito de Belzebú)
Anjo – Pois é, meu caro Zé Manel, parece-me que vossa demanda terá de aguardar por algum outro precedente que possa, esse sim, permitir a reescrita daquilo que está escrito! Os méritos desta demanda não chegaram para convencer Lúcifer! (O anjo deposita o seu braço sobre os ombros do nosso injustiçado herói)
Zé Manel – Mas, meu caro anjo, eu não queria que a emenda desta situação se reflectisse somente sobre mim!!! E, a mim, parece-me que seria da mais elementar justiça que o esforço de todos fosse respeitado independentemente daquilo que são circunstâncias alheias à sua vontade!!!!!! Mas, enfim, os mais pequenos vivem braços dados com o mexilhão!!! E enquanto o mar vai e volta… (O nosso herói, já liberto da cera dos ouvidos, avança decidido para a tasca mais próxima onde, iluminado por ditos imemoriais espelhados em azulejaria tradicional portuguesa, irá afogar as suas mágoas)
THE END.
Antes de terminar, deixar a minha opinião sobre a frota. UMA MERDA!!!
Na expectativa de que esta crónica tenha cumprido os parâmetros mínimos (vide parágrafo 3, ponto 4 do Artigo III, do Regulamento do XVI Campeonato de Karts ORMEI-2015/2016) despeço-me até à próxima…, ou talvez não!
__________________ Grande abraço do,
Manel
|
Voltar acima |
|
|
Nuno Coelho =
Data de adesão: 11 Outubro 2015 País: Portugal Mensagens: 4
Estado:
|
Colocado: 14 Abril 2016 às 04:39 | IP Registado
|
|
|
Boa Noite ORMEI
O 12, 10 e o 11
Bom esta não vai ser uma crónica sobre a classificação da corrida , os lugares não foram o mais importante .
Como quase já todos exprimiram, gosto desta pista, gosto de Karts 390 sem ferros, mas a fiabilidade é de bradar aos céus.
1ª Manga 12, o kart do bloco de esquerda
Prova interessante com um bom arranque e uma saída de pista na 1º curva para evitar o Francisco depois disto recuperei e tive uma luta interessante com o Manel e o Francisco e outro piloto, infelizmente devido a uma escolha ideológica o sacana do kart cada vez que curvava para a direita falhava e perdia toda a vantagem que tinha ganho. mas a manga foi animada e no fim é isto que se pede.
2ª Manga 10, o substituto
Após os treinos o kart calou-se e perdeu o ralenti , fui para o engarrafamento da oficina ( mais 3 karts a ser reparados )entregaram me o kart reparado e durou meia volta até parar de novo, troca por outro kart e ultimo lugar na grelha. Este novo kart era muito certinho em curva e rapidamente recuperei alguns lugares e tive uma luta interessante com o Bruno , mas infelizmente dei um pequeno toque lateral noutro piloto e perdi o bico, a partir daí foi tentar recuperar o que foi possível , não acabei a manga em ultimo, já não foi mau.
O 11 Manga ´chuva
Sem historia saí de penúltimo e sinceramente acho que só chovia para o meu kart, tal era a instabilidade em curva .
Abraços e até á batalha
|
Voltar acima |
|
|
RubenDurao Rookie
Data de adesão: 05 Fevereiro 2013 País: Portugal Mensagens: 14
Estado:
|
Colocado: 14 Abril 2016 às 13:29 | IP Registado
|
|
|
Bom dia todos,
Então aqui fica a minha crónica:
1ª Manga
Penso que me calhou o único Kart bom da frota, consegui o melhor tempo dos treinos e um 1º lugar na corrida em que só tive de controlar a distância para o Baptista.
2ª Manga
Aqui começou também a minha luta com os Karts. Este tinha uma instabilidade em pista como eu nunca tinha visto. Fiz um péssimo tempo, partindo de trás e na corrida saí fora da pista na primeira curva de tão mau que o Kart era a curvar. Terminei a prova ficando apenas à frente dos que desistiram (penso eu).
3ª Manga
Este Kart nos treinos não parecia tão mau. Parti de 3º, com o decorrer da corrida vi os da frente (António e Rui) afastarem-se e os de trás a aproximarem-se. Quando chegava à reta do fundo da pista, percebi que não tinha velocidade para segurar quem vinha atrás. Penso que o Kart perdeu potência no decorrer da manga. Fui perdendo posições até que o Francisco que também vinha mais rápido ao ultrapassar acaba por me levar a frente, sem stress porque como lhe disse ele não teve culpa :) . Acabei por desistir tal era a insatisfação com estes Karts.
Acho que com esta frota não vale a pena...
Abraço pessoal e até a próxima.
Ruben Durão.
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1563 segundos. |
|
|
|