Colocado: 14 Maio 2006 às 05:32 | IP Registado
|
|
|
Vamos reflectir...
Certa vez disse ao meu pai " vou entrar em provas de karting " respodeu-me o meu sábio cota :
- Bom eu não vou ver as tuas provas mas nada tenho a opôr simplesmente tenho alguns alertas a deixar-te :
- Eu não querias que tu te chateasses ou ficasses magoado com algumas coisas que vais encontrar mas devo-te dizer que vais encontrar uma realidade com a qual podes não te dar muito bem, tu gostas das coisas organizadas, gostas de respeito e tens muita vez a qualidade que se transformou nos dias de hoje num defeito ( para mal de todos nós ) de por vezes abdicares do teu próprio interesse para não prejudicares outros, por isso se gostas vai mas no dia em que isso te começar a magoar acaba com isso.
Sábias palavras como muitas vezes as ouvi do meu velho e digo isto porquê ?
- Porque acho que chegou a altura de se definirem prioridades, é karting amador e não queremos vedar a entrada a ninguêm mas há um problema no meio disto tudo : é que a quantidade muita vez é inimiga da qualidade, por isso a questão é esta : devemos aceitar que qualquer um participe nas provas sem nunca ter andado ? eu acho que não e concretizo :
- Eu sou lento , sou o que os brasileiros chamam de " braço Duro " e nunca sairei do fim da fila, é bom reconhecer nas variáveis um aspecto comum e esse sempre foi : fracos resultados, não há que ter medo de enfrentar a realidade apesar de sabermos que no karting amador existem muitos fangios , aliás o karting amador é um karting com muitos reis mas sem rock...
- mas eu na minha infinita falta de talento tive a humildade de antes de entrar numa prova treinar horas e horas , dias e dias sozinho , muita vez em Almeirim, lembro-me de andar horas e horas sozinho no calor de Agosto para entrar num troféu que começava em Fevereiro...
- Quando entrei senti imenso o choque de andamento , foi precisamente em Almeirim, fiquei em antepenúltimo mas eu lembro-me de 2 coisas :
- nesse dia havia bandeiras azuis na pista
- Antes delas serem mostradas eu já tinha saido para o lado mais sujo da pista e dado indicação a pilotos como Paulo Cabaço , Miguel Gaudêncio e tantos outros que passavam por mim como se estivesse parado de que podiam passar só retomando a trajectória ideal quando percebia que esses pilotos mais rápidos tinham passado, no fim da prova vim triste pelo resultado mas vinha com a consciência de que tinha sido leal em pista e não tinha prejudicado o esforço de ninguêm.
- Digo isto porque mais uma vez o esforço de toda uma corrida para ganhar uns miseros 1 , 2 seg a alguêm que nos persegue é destruido pela idiotice de alguêm que :
- não tem a humildade de olhar para trás e~transforma-se num idiota em pista quando o faz...ele não era idiota quando se atravessava...mas passa a ser um idiota quando não tem a humildade de uma só vez olhar para trás e fazer esta simples pergunta a si mesmo : " eu sei o que estou a fazer em pista ? " muitos pensam que é só andar depressa mas saber estar em pista é muito mais do que isso.
- Por isso a rsposta quando um iniciante me perguntasse " posso entrar na prova ? " a resposta era : olha podes entrar mas antes vaisa fazer o esforço de alugar um kart de 200 e andar umas horitas , faz isso e depois entras nas nossas provas, por uma questão de segurança para ti , para os outros e essencialmente por isto :
- é que um organizador tem os seus pilotos, é claro que ninguêm anda neste mundo para perder dinheiro mas será que aceitando qualquer entrada a qualquer momento esse mesmo organizador não está a afastar os seus próprios pilotos que confiam que quem está em pista sabe o que está a fazer ?
Há aquela teoria de que a boa moeda afasta a má moeda ...é assim ? esperemos que neste caso a má moeda não afaste a boa moeda...
- porque são muitos casos, vão ver o tópico de uma das etapas de leiria em que eu pergunto pelas bandeiras azuis, vão lá ver isso, parece que caiu em saco roto , tenho pena que seja assim.
claro que o karting ainda para mais amador é uma diversão mas até as brincadeiras do meu sobrinho de 2 anos têm regras e tenho mágoa de dizer isto porque quem organiza as nossas provas poderá pensar que é visado mas não se trata disso : trata-se antes de reflectir em pontos que devem ser mudados, queremos melhorar ? então ouçamos os reparos de quem sente + que uma vez que anda uma prova toda a lutar para depois ver tudo destruido por causa de situações destas.
Querem correr ? ok , podem correr mas antes vão fazer umas horas num kart de 200 , eu fiz muitas e ainda faço e depois venham testar a vossa velocidade e pericia com outros que se sabem comportar durante uma corrida.
Entendam como quiserem mas eu começo a achar que as pessoas não respeitam muito o que digo " é polémico , nervoso , etc " mas podem querer que se a moda pega muitos pilotos que alinhariam nos troféus vão-se embora deles porque sentem que o seu esforço é inútil.
Esperemos que esteja enganado e que os pilotos " Ad Hoc " não afastem outros pilotos dos convivios mas se calhar é inevitável quando as pessoas sentem os seus esforços defraudados.
António Barbosa
|