|
Tópico: Évora II - 8 de Março de 2008 ( Tópico bloqueado)
|

|
Autor |
|
Paulo Figueired Organizador

VIRUS Kart
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 241
Estado:
|
Colocado: 17 Março 2008 às 10:10 | IP Registado
|
|
|
Para começar, deves-me um rebuçado!
Para continuar, chego à conclusão que além de não estar preparado para corridas individuaís, também não sei escrever!
Gonçalo, relê se faz favor "Não me estou a referir a ti Gonçalo! Mas também não te estou a desculpar! Estou a falar/escrever de um modo geral."
Se te ofendi ao expôr o teu nome num dos exemplos, peço desde já desculpa, pois não foi essa a intenção. Também como tu, gosto de tentar ajudar e, mesmo em competição, tento ser didáctico. Podes confirmar no meu texto alguns exemplos disso.
Pela tua crónica, entendo que te provoquei um tal sentimento de culpa, que te alterou. Espero que tenhas descarregado tudo no texto e que para a próxima vez que no KIP, vejas uma Scenic de frente, no minimo tentes perceber quem lá está dentro, e acenes! Bem, quem acenes de forma diferente, porque realmente acenas-te, com um movimento de mão da esquerda para a direita como quem diz, saí da frente óh tótó!
__________________ Paulo Figueiredo
Troféus VIRUS Kart
|
Voltar acima |
|
|
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
Colocado: 17 Março 2008 às 13:44 | IP Registado
|
|
|
TAMBÉM QUERO UM REBUÇADO !!!!!   
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 17 Março 2008 às 18:20 | IP Registado
|
|
|
Pois é, após uma intervenção ao rim, que deixa o meu humor e o meu físico a milhas do seu melhor venho aqui botar a minha crónica da praxe, não pelos pontos, que de pouco me valem, mas pelo prazer de escrever e contar a minha experiência... venho é uma forma de dizer... se calhar o mais adequado era dizer vinha pelo prazer... Mas passemos ao que interessa.
Tá visto que com o actual plantel do ORMEI, posso nos melhore dias e com sorte no kart contentar-me com a parte da frente do meio do pelotão. Nos piores, com a parte de trás dessa mesma molhada. É uma realidade a que tenho de me adaptar e gozá-la como posso.
Évora parecia poder ser do melhores dias, pq acho que estava com um bom feeling, não totalmente acompanhado pelo kart, mas tenho a noção que não estava a andar mal de todo.
Na 1ª manga arranquei em 10º e em 10º cheguei, depois de algumas lutas acesas, em especial com o João Raimundo. No final o João mostrou o seu descontentamento pela forma como o fechei na curva do pneus na descida e devo admitir que é capaz de ter alguma razão - poderei tê-lo fechado com alguma força mas garanto-lhe que sem a noção disso. Peço-lhe as minhas desculpas.
Na 2ª manga a coisa apresentava-se diferente, pois saiu-me um kart com aquilo que mais detesto: total ausência de travões !!! 
Para minha enorme surpresa e contentamento, consegui adaptar-me e fiquei em 8º a pouco mais de 0,2s da pole do inesperado António Baptista (parabéns a ele). No arranque houve um piloto à minha frente que se atrasou e fui engolido pelo pelotão. Se consegui andar depressa com o meu kart sem travões sozinho, a verdade é que era impossível fazê-lo no meio do pelotão, pois tinha que estar sempre a tentar evitar alguém e a tirar o pé mto cedo para fazer as curvas com o embalo. Isto valeu-me várias ultrapassagens e bordoadas por trás - Mas não toquei num único piloto, que era o meu principal fito .
Quando finalmente levei a bordoada do Paulo Figueiredo, achei que estava na altura de abandonar a prova. Se nem o Paulo, super eficaz e correcto, me conseguia evitar, era pq o melhor que eu tinha a fazer era ir para casa antes que algo de pior acontecesse. No final dirigi-me ao Paulo dizendo que não lhe levava a mal o toque e que eram coisas que aconteciam, o problema era meu que não conseguia evitar levantar o pé tão cedo.
Neste ponto impõe-se um esclarecimento, pq confesso que não esperava a crítica na crónica do Paulo e não gostei - nada - do comentário. Em 1º lugar, se fiquei a apenas 0,01s do Paulo nos treinos e se a minha melhor volta até à altura dos toques era melhor que a dele, era sinal que me estava a adaptar bem à necessidades do kart; em 2º lugar, a nenhum dos outros - vários - pilotos que me bateu por trás lhe passou pela cabeça criticar a minha condução; finalmente, para que não restem qq dúvidas, esclareço melhor em parágrafo à parte o que se passou no acidente com o Paulo.
Para que não fiquem qq dúvidas, a pancada que levei não foi no meio, nem de lado, nem de esquina... foi totalmente por trás. Quanto à mudança de lado, ela tem uma explicação simples, eu seguia já há algumas voltas atrás do José Vieira que era mais lento que eu, mas como tinha medo de ele travar cedo e eu me enfaixar nele, seguia por dentro, para ter tempo de reagir a uma travagem mais cedo. Quando chegava à altura de eu abrandar (que travar era impossível), ainda ele ia normalmente a fundo. Eu retomava a minha trajectória, por fora, levantava o pé e agarrava-o de novo no final da curva, colocando-me lado a lado. Fois isso, apenas isso, que aconteceu na curva do portão qdo levei com o Paulo Figueiredo por trás. Foi a minha prudência que me levou a levar mais uma porrada. Foi a minha prudência que me levou a a abandonar e preparar-me para a prova do AutoSport, sem azedumes, sem amarguras.
Se alguém conhece uma forma melhor de lidar com a situação, pf avise-me, pq eu realmente não sei fazer melhor.
Já agora, avisado o kartódromo, o Peter Peters foi experimentar o kart antes da prova do AS Challenge e retirou-o da frota.
Esta é minha última nota sobre o assunto pq considero o Paulo Figueiredo do gajos mais porreiros e decentes que andam pelos karts - lamento ter reagido por escrito, mas não ofereço rebuçados a ninguém.
Eh pá, tive de reabrir o post que me esquci do mais importante: Parabens ao grande vencedor surpresa da 2ª manga João Raimundo   , cuja grande prova vi das boxes. Tb ele tinha um bom kart que não travava, mas do qual tirou o melhor partido. Muito bem a resistir aos lobos Rui e André. Espero que desta vez especial venha cá escrever a sua crónica.
A prova do AS Challenge que se seguiu serviu para me massajar o ego. Um 4º e um 3º, sendo que o 3º foi na 2ª manga, com a grelha totalmente invertida e troca de karts. Se alguém acha as nossas provas duras, devia ver o que foi a 2ª manga. Antes da 1ª curva já me tinham posto fora de pista, o que acabou por ser uma sorte, pois na 2ª curva espetou-se toda a gente e eu passei uns 7 ou 8. A partir daí foi ir esperando que fizessem asneiras à minha frente e ultrapassar os anjinhos que se punham a fazer trajectórias defensivas à minha frente - que bom ser o lobo no meio dos cordeirinhos . No final, como o mesmo kart com que o André fez a 2ª manga do ORMEI, fiquei a cerca de 0,3s da sua melhor volta, o que dá uma boa noção daquilo que realmente ando e não é humilhante.
Abraços a todos,
Luís.
(PS. Paulo e Rui, confirmei que a minha melhor volta de sempre em Évora com estes karts lastrados foi 53,83s, o que não tenho a certeza é se iam lastrados a 75kg ou 80kg)
Editada por LSMello na 17 Março 2008 às 18:30
|
Voltar acima |
|
|

VIRUS Kart
Estado:
|
Colocado: 17 Março 2008 às 19:02 | IP Registado
|
|
|
Devo fazer um "PS" antes do texto, para não dar azo a outras leituras, e tentem ler pela positiva.
Ok, aprendi a lição!
Para as próximas crónicas, nada de nomes!
Agora vamos aos "ses".
Luis, se estavas mais rápido que eu, como explicas que me tenha aproximado ao ponto de te dar um toque. No minímo devias "fugir-me". Se te dei um toque "totalmente por trás" como fazes um "pião"? Por norma, as pancadas por trás (pelo menos a mim) até agradeço! Agradeço porque quem dá perde tempo. Agradeço porque e determinadas situações (se não for na curva do portão) até ajuda.
O problema são mesmo os toques a 3/4 como foi o caso do que eu te dei. E como escrevi na minha crónica, não fiquei contente com o que provoquei (o teu pião).
E olha que no meio disto tudo, o Gonçalo é mais simpático que tu, que ainda oferece uns rebuçados.
Troféus VIRUS Kart
|
Voltar acima |
|
|
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
Colocado: 17 Março 2008 às 19:56 | IP Registado
|
|
|
Eu acho que o Luis Melo não percebeu...
O pessoal todo a ajudar a ver se te safavam do dreno e a pedra saltava e tu ainda reclamas !!!
Ai se estivesse lá eu... ia decidido a fazer-te saltar as pedras todas !!!!    
Não fosse o estafermo da mangueira errada e ias ver !!! 
Abraços
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 17 Março 2008 às 20:30 | IP Registado
|
|
|
Paulo,
Tinha dito que não pretendia voltar a abordar o tema, mas não vou esquivar-me a responder às perguntas.
1º O que digo é que tanto nos treinos como na minha volta mais rápida até aí estava a andar ao teu nível. Eu disse na volta mais rápida, não no conjunto das voltas (podes comprovar no volta-a-volta). Mas já agora, se é para ser picuínhas, se eu parti atrás de ti e estive à tua frente até desistir, era sinal que estava a ser mais rápido - portanto, nada mal adaptado ao kart estranho que me calhara. (E já perdera bte tempo antes em situações semelhantes anteriores.)
2º Não fiz um pião na curva do portão qdo me bateste, perdi o ponto de travagem (no meu caso, de 'abrandagem') e saí largo - tão largo que só fiz a curva depois depois de teres passado tu e mais outro (não me lembro quem), pois como não tinha travões não consegui agarrar o kart depois do toque.
Mas mais importante que isso tudo, não critico ninguém neste caso específico, muito menos a ti. Era dificílimo evitarem-me no meio da molhada com o tipo de condução a que eu estava forçado. O que não estava de todo no meu horizonte era ser eu criticado por me desviar para a esquerda. Isso é que não esperava e não gostei. Das raríssimas vezes que bati forte num piloto pot trás dirigi-me a ele de corda ao pescoço qual Egas Moniz (salvo ao António Baptista ). Eu criticar alguém e duvidar da sua capacidade de condução por lhe bater por trás é que nunca.
Mas fiquemos por aqui. Não te critico de todo, sei que era difícil evitar-me. Só te peço que pf não me critiques tu tb.
Leva de cá não um rebuçado, mas um enorme abraço, 
Luís.
|
Voltar acima |
|
|

VIRUS Kart
Estado:
|
Colocado: 17 Março 2008 às 23:13 | IP Registado
|
|
|
Luis, como é óbvio, abraço aceite (mas ficas a dever-me um rebuçado).
E não estou a criticar. As criticas que fiz, e usei mal os nomes, foram apenas na crónica, e sempre com objectivos positivos. Foram mal interpretadas ou mal explanadas. Daí as minhas desculpas.
Os fóruns, para além de alguns organizadores tentarem movimentá-los com crónicas de provas, servem também para dialogar, trocar pontos de vista, degladiar ideias, etc. Podes ficar (tu e todos) que não faço criticas pela negativa a ninguém, simplesmente porque ninguém as merece, muito menos da minha parte. Quando estiver mal, mudo-me! Tão simples quanto isto!
E agora desculpa voltar ao nosso episódio. Mas eu continuo a insistir que te dei o toque, já em curva, e se te lembrares, foste parar aos pneus do lado esquerdo, já próximo da curva seguinte. Foi feio, admito. Mas é como tu dizes (e também aconteceu o mesmo ao Gonçalo), não consegui evitar. Também estavas (muito) à minha frente, devido ao toque que levei do Gonçalo e tive de deixar passar todo o pelotão.
Quem me conhece, sabe que sempre defendi corridas sem toques, mas também reconheço ser dificil de acontecer. O que não concordo é que aconteça por sistema.
Vamos mantendo a conversa, que é para isso que servem os fóruns, desde que mantida em bom nível, como é o caso e sem segundas intenções.
Troféus VIRUS Kart
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo

Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 18 Março 2008 às 12:15 | IP Registado
|
|
|
Ora bem, lá se passou mais um Sábado engraçado, as voltas na pista de Évora.
Como de costume lá nos encontramos Sábado de madrugada, por baixo do muito afamado, viaduto do Campo Grande para seguir viagem até Évora.
A viagem até Évora correu lindamente, na companhia do animado Paulo Figueiredo e com a condução sempre segura e prudente do Luís Mello. Chegados ao kartodromo, a primeira má noticia: O café estava fechado. Felizmente o Gonçalo Magalhães sofre do mesmo mal que eu conseguiu arranjar maneira de irmos tomar um café com o André a uma bomba de gasolina (bem frequentada por sinal).
Café tomado, voltamos para a pista ainda a tempo de ouvirmos o habitual briefing sobre condução segura e preventiva dada por um dos responsáveis do Kartodromo.
Os treinos da primeira prova correram da maneira habitual com toda a gente a tentar fazer os melhores tempos para a grelha. Estes treinos, que por vezes mais pareciam uma prova, correram-me relativamente bem, tendo feito o 11º tempo (acho eu) sinal que já vou conhecendo a pista e conseguindo uns tempos mais engraçados.
A partida para esta prova foi feita sem grandes toques nem confusões (uma verdadeira raridade), tendo eu conseguido ganhar algumas posições e ficado a rolar no 8 posto. Lá a frente seguia uma animadissima luta pelo 1º lugar que incluía 7 pilotos. Garanto que foi das provas mais engraçadas em que pude assistir pois como não conseguia lá chegar nem era atacado por ninguém, deu verdadeiramente para desfrutar do que estava a ver. Assim se passou toda a prova, até a ultima ou ante penúltima volta, nessa altura, começaram-se todos a atacar uns aos outros, tendo havido um inevitável toque entre dois pilotos, o que me permitiu ganhar dois lugares e terminar em 6º. No entanto, quero dar os parabéns a esses pilotos que fizeram uma prova verdadeiramente fantástica.
Os treinos da segunda manga é que já são um caso a parte, o Kart que me tocou era bastante bom e, por já conhecer a pista, consegui fazer o primeiro lugar (?????) um espanto, coisa antes nunca vista. No entanto ainda tive um sobressalto, pois quando me dirigia para a grelha o celebre Magalhães Sénior, fez-me um sinal a dizer que era engano, mas afinal não era (pode ser que um dia ainda as pagues).
A partida é que já não correu tão bem, logo na partida fiquei em terceiro e ao fim de poucas voltas já estava em 7 ou 8º lugar. Reconheço que foi falta de experiência em andar lá mais para a frente, mas paciência, fazer o que? há que ir aprendendo. Andava eu a passear pela pista quando surge o sempre audaz e destemido Gonçalo Magalhães que ficou a brincar comigo até ao fim da prova. Umas teimosias para um lado, outras para o outro e pronto, acho que ambos chegamos a conclusão que existem algumas curvas em Évora que não se conseguem fazer lado a lado, a fundo e de olhos fechados, mas que é giro tentar, lá isso é. Resultado 9º lugar final depois de ter partido a frente e ter feito a melhor volta da prova.
Mais uns anos e vou lá
Melhores cumprimentos António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer

Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 19 Março 2008 às 13:46 | IP Registado
|
|
|
Sábado, 8/03/2008
Por volta das 7h00 toca o despertador … depois de fazer malas até às tantas ainda faltava “empacotar” tudo no carro.
Por volta das 8h00 lá estávamos de partida – destino: Andorra! Mas não sem antes passar pelo Kartódromo de Évora.
Esta introdução é só para ver se ainda consigo encontrar alguma desculpa para a asneirada que fiz na primeira corrida … de facto, desta vez não me posso desculpar com falta de carro, nem com toques dos adversários, etc.
Depois de conseguir a primeira pole no troféu fiz um mau arranque e o Dário ficou logo na frente na primeira curva. Ainda voltei à primeira posição mas por pouco tempo, uma vez que fui surpreendido pelo André (acho que ainda durante a 1ª volta). A partir daqui tentei seguir o André e, por vezes, pressioná-lo, tentando aproveitar a boa ponta do meu kart. Voltas e voltas sempre colado ao André e ele a defender-se muito bem. Ía alternando fases de tréguas que nos permitiam ganhar alguma folga para o Dário, com alguns ataques quando via oportunidade.
Numa das vezes em que o Dário se aproximou conseguiu mesmo passar-me e ainda fizemos uma ou duas voltas em que trocámos posições numa disputa engraçada.
Depois de voltar ao contacto com o André e quando a corrida já caminhava para o fim, a volta 18 revelou-se negra! Uma tentativa de ultrapassagem “optimista” ao André na 17ª volta tinha permitido que o Dário voltasse ao 2º lugar. Depois do primeiro grande erro, e quando já tinha decidido que o 3º lugar era excelente, decidi “cortar” uma curva e embati num pneu … caldo entornado – tive que deixar passar o pelotão para regressar à pista e, ainda por cima, os pneus sujos (boa desculpa!) resultaram numa “atravessadela” na curva seguinte e fui abalroado por outro companheiro.
Enfim, perdi uma excelente oportunidade de repetir o pódio de Leiria!
Na segunda manga arranquei da 9ª posição, que acabou por ser a mesma em que terminei a corrida. Ganhei algumas posições no arranque, mas acabei por ser ultrapassado ao longo da prova. Pelo meio, alguns momentos de disputa interessante com o António Batista e com o Gonçalo Magalhães … só consegui acompanhá-los porque estiveram algumas voltas em discussão acesa de posição.
O 5º lugar no troféu (ex- equo com o Raul Girão) continua a ser muito bom. Vamos ver como corre o desempate na Batalha. Até lá!
Augusto
|
Voltar acima |
|
|
Jose Carlos Mag Racer

Troféu Manobras Paralelas - AEGA
Data de adesão: 27 Dezembro 2004 País: Portugal Mensagens: 89
Estado:
|
Colocado: 21 Março 2008 às 23:00 | IP Registado
|
|
|
Atenção meninos, que pelo facto de colocarem vários testamentos, não têm direito a pontos extra
Abraços a todos
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,0938 segundos. |
|
 |
|