|
Tópico: Batalha I- 10 de Janeiro de 2009 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Pedro Rafael Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2008 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 16 Janeiro 2009 às 11:08 | IP Registado
|
|
|
Boas ,
Parti de Lisboa numa manhã gelada em que após percorrer alguns km de
caminho me apercebi que deveria ter saído de casa ainda mais cedo ,
pois as condições não perdoariam qualquer falta de cuidado e prova
disso foram alguns acidentes com que me deparei pelo caminho ,
perdi-me e chegar a horas não foi possível...
Estava ansioso por conhecer a pista da Batalha ,pois em Leiria quase
todos ansiavam por esta prova e seria a primeira vez que iria lá
correr.
Na primeira manga -2ªcorrida , as coisas não correram nada bem ,
demorei a acostumar-me aos pneus frios e á pista gelada ... a malfadada
curva gelada foi um ringue de patinagem no meu caso , tentei de todas
as maneiras mas não conseguia deixar de perder imenso tempo , prova
disso foi o tempo dos treinos 15º e no final da prova o mesmo
resultado. Confesso que me passou pela cabeça que tinha perdido o jeito
e que a minha condução estava pior do que eu pensava ... "tenho de
treinar bastante" pensei ... pois a diferença para os convidados
estava a ser até ao momento desoladora . No final da prova ainda pedi
nas boxes que observassem o Kart pois tinha a sensação de que algo não
estivesse bem , a minha falta de experiência não me deixava
diagnosticar o que se estava a passar no Kart ... Verificaram a pressão
nos pneus e disseram que estava tudo bem...Este Kart nº13 calhou na 4ª
corrida ao João Teixeira que infelizmente também lhe deixou uma má
experiência.
Na 4ª corrida tudo mudou , depois de arrancar nos treinos atrás do
António Matos e do Miguel Freitas fiquei completamente surpreendido com
o 4º melhor tempo e iria arrancar pela primeira vez da 2º grelha de
partida !
Parafraseando o Miguel Freitas na sua crónica "tive lição de Kart de
borla", pois o António Matos efectua uma condução de se tirar o chapéu
... quem sabe ,sabe ! e acabei por ter conseguido ler bem os pontos de
travagem e lucrei muito com isso , obrigado António !
O início de corrida também foi para mim novidade pois nunca tinha saído
em largada , aumentando um pouco o nervosismo, pois estava numa posição
que iria ser muito discutida .
Logo na 4ª curva a seguir á recta da meta pressionado pelos pilotos
atrás de mim desviei a minha trajectória para o interior quando deveria
ter ido por fora... sendo esta a única trajectória que permitiria fazer
o gancho... já ia com velocidade a mais em direcção ao miolo da curva e
abalroei o José Eça infelizmente , um erro de pilotagem que felizmente
não causou danos físicos ao José Eça mas que o inviabilizou de
prosseguir na prova o que me deixou um pouco abatido com a situação
confesso ( foi um pouco á Takuma Sato:)). A partir desse incidente ,
corri em busca do prejuízo e efectuei voltas rápidas umas atrás das
outras com um Kart que nada tinha a ver com o primeiro que tinha
corrido na 2ª corrida, este Kart nº7 estava perfeito e a pista com as
condições bastante mais favoráveis em que já se podia falar em
aderência , e um motor que quando era solicitado em aceleração
respondia e bem...
Já na recta da meta consegui ultrapassar o João Teixeira á unha ... :) Não fosse o João ter saido com kart nº13 !
Consultando os resultados finais verifiquei que obtive o 5º melhor
tempo em prova que me deixou com a sensação de que se tivesse tido mais
calma poderia ter obtido um resultado bastante melhor ...
Saí da Batalha com a sensação de ter feito o melhor e o pior , aprendi muito !
Aguardo agora a prova no Campera , numa pista em que já corri em
treinos mas que nunca lá efectuei qualquer prova até á data , esperando
que desta vez goze da mais valia de conhecer a pista .
Um abraço a todos ,e um em especial ao José Eça
|
Voltar acima |
|
|
APValle Master
Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
Colocado: 16 Janeiro 2009 às 14:45 | IP Registado
|
|
|
Depois de ler o "post" do João Carlos, podia-mos propor ao Sr. Organizador, uma alteração nos regulamentos.
Passaria a ser proibido alterar a dimensão e o formato nas poças de água durante as provas !
Abraços...e.....até breve....
|
Voltar acima |
|
|
Luis Silva Rookie
Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 13
Estado:
|
Colocado: 16 Janeiro 2009 às 21:52 | IP Registado
|
|
|
Boa noite caros amigos !
Mais um dia para acordar cedinho para ir para o
katodromo da Batalha para mais umas corridinhas. Um dia
muito frio o que dificultou um pouco nas primeiras
voltas.
Os primeiros treinos correram bem, consegui partir de 2º
na grelha de partida ao lado do Rui. Com um bom e limpo
arranque consegui passar para primeiro e assim foi até
ao fim da corrida.
Depois de um intervalo bom para descansar e preparar
para ir para pista, desta vez no circuito ao contrario,
que é um circuito que gosto muito. Os treinos voltaram a
correr bem, desta vez parti de 4º
A Segunda e última corrida , foi uma corrida brutal.
Acabei em segundo mas com uma grande disputa pelo o
primeiro lugar.
Bem ... até breve ... até ao campera!
Abraços
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2009 às 15:43 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Estas crónicas são cada vez mais penosas para mim, mas 5 pontinhos são 5 pontinhos, mais do que consigo na maioria das corridas , portanto aqui vai:
Primeiro, gostaria de fazer referência ao facto da 1ª manga não ter sido disputada no kartódromo mas na A8. Atrasei-me um bocado a sair e tive que ir a uma velocidade estonteante, a que não estou habituado: cheguei várias vezes aos 140 Km/h !!! . O que com um carro em rodagem e com aquele piso gelado tinha os seus riscos. Numa das pontes geladas, tenho a certeza que o ASC entrou em funcionamento, e provavelmente a tracção às 4 rodas, tal o gelo no piso.
O kartódromo não diferia mto da A8, o que tornava a condução mto difícil. Fiquei no 8º lugar, mas sabia que estava mto mais lento que os da frente, pois deixei passar o Luís Silva nos treinos e ele desapareceu num instante.
Arranquei bem, mas não tive por onde enfiar o kart, pois o Antº Baptista pôs-se do meu lado esquerdo e do lado direito tinha o João Raimundo. Não me restou outra solução senão 'ajudar' o Dário a arrancar mais depressa.
No gancho da ponte descobri nos treinos que havia uma parte no meio que estava seca, era mto mais curta que por fora, mas saía-se mais devagar. Quando lá chegámos ia no meio do pelotão e segui exactamente essa trajectória, passando momentâneamente vários pilotos. Já na acelaração o Dário tocou-me ligeirissimamente com a roda da frente na lateral, mas foi o suficiente para eu fazer meio pião, esperar que passasse toda a gente e seguir.
Tal como era mto mais lento que os 1ºs, era bastante mais rápido que os três pilotos à minha frente e fui-os passando, sempre da forma referida acima.
Quando passei o Antº Baptista, o desgraçado do gajo percebeu onde é que eu ganhava tempo, foi atrás de mim e passou-me na penúltima curva da manga.
Pouco moralizante mas foi giro .
Na 2ª manga fiz o pior tempo dos treinos, o que constituiu uma desagradável surpresa.
Havia que recuperar e fui recuperando. No início estava mais rápido que o João Carlos, o João Raimundo, o Francisco Ferreira e o José Oliveira. Cheguei a passar os 3 últimos, mas o João Raimundo foi rato e deixou-me por dentro, no molhado, para o gancho antes da ponte e, como resultado, fiquei de novo em último.
Mais 2 vezes passei o José Oliveira e o Franciso, mas sempre que os passava, havia confusão à nossa frente (penso que devido a algum problema de estabilidade do Augusto Paulino) e na confusão era sempre eu que ia parar a último de novo. Até que finalmente me libertei e tentei ir atrás do João Raimundo, mas ela já tinha fugido e estava a andar mto mais rápido que no início. Assim conformei-me com o meu lugar e fui numa toada calma alheio à pressão do Francisco e Zé até ao fim. Foi uma manga confusa demais para meu gosto.
Mas o pior estava para vir ! Quando cheguei a casa, depois de despachar o meu filho com o colégio para Andorra, fui ao site da Batalha ver os tempos. Na 1ª manga fiquei a 1,6seg do melhor tempo na 2ª manga a 1seg . Não acho que os meus karts fossem maus, por isso o problema está mesmo entre o volante e o assento.
Tenho que ir procurar um campeonato para gajos da minha idade... mas nem pela idade vou lá, basta ver o recital que meu avôzinho António Matos andou a dar na última manga, num circuito que ele desconhecia de todo .
Só um comentário sobre o acidente entre o Zé Eça e o Pedro Rafael, tb na última manga. Foi um acidente muito feio e o Eça ficou mesmo com sequelas nas costelas. Para mim da total responsabilidade do Pedro. Já vi de dentro e de fora várias provas do Pedro Rafael. A ideia que tenho é que é rápido demais para a experiência que tem. Isso leva-o a cometer alguns erros, que podem ter consequências para 3ºs, como no caso. Por isso vai daqui um conselho: tenta moderar um pouco o teu impeto, vai ser melhor para ti e para os outros (isto que não seja intrepretado como qq acusação, pois não vejo mesmo maldade nos erros e toques em que o tenho visto envolvido).
Abraços a todos, boa TIT,
Luís Barrichello.
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2009 às 23:03 | IP Registado
|
|
|
Boas!
Eis a primeira corrida de 2009.
As dificuldades começaram logo na deslocação para a Batalha … a A8 não foi, definitivamente, a melhor opção. Ainda assim, e depois de ultrapassada a chuva e o gelo, fui um dos primeiros a chegar ao kartódromo.
Tudo a postos para as corridas, desta vez, na versão de 4 mangas. Apenas 11 participantes no Grupo 1.
Os treinos correram bem, largando de um excelente 4º lugar.
Na largada acho que perdi logo uma posição. E, logo a seguir, fui também passado pelo João Carlos, que adoptou uma trajectória alternativa na direita de entrada na recta da ponte.
Passado algumas voltas recuperei as posições no mesmo sítio (desta vez não tinha corrido tão bem a passagem pela zona mais molhada aos pilotos da frente).
Segui no grupo dos 4 primeiros durante diversas voltas. Não houve trocas de posição, limitámo-nos todos a seguir o piloto da frente, evitando erros ou deslizes que pudessem pôr em causa a disputa dos primeiros lugares. Assim seguimos até à volta 16, altura em que seguia muito próximo do Raul Girão e ele teve uma ligeira atravessadela. Para evitar embater de frente com ele, tentei desviar-me … esforço inglório porque, além de lhe ter batido, acabei por fazer um pião que me custou muito tempo.
Em resultado do incidente fui ultrapassado pelo João Carlos e o João Raimundo aproximou-se bastante. Até ao fim da corrida o João Raimundo foi mais forte e, apesar de termos trocado de posição algumas vezes, acabou por cortar a meta à minha frente … mas por escassos 0.091!
Para a 3ª manga consegui de novo um bom lugar no arranque – 5º. Voltei a perder posições no arranque e depois não consegui evitar a carambola do gancho interior …
Passadas duas ou três voltas comecei a sentir dificuldades em virar à esquerda … depois de algumas voltas a tentar perceber o que se passava e depois de perder diversas posições confirmou-se … o pneu direito da frente tinha perdido o pipo e estava completamente vazio!
Depois da avaria de Évora na 2ª volta, voltei a ter azar, mas desta vez ao menos terminei a corrida … com uma volta de atraso dos primeiros.
Para a próxima corre melhor. Até lá!
Abraços,
Augusto Paulino
|
Voltar acima |
|
|
João Teixeira Rookie
Data de adesão: 15 Outubro 2008 Mensagens: 25
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2009 às 14:57 | IP Registado
|
|
|
A partida de Lisboa foi de madrugada e dos ensonados, José Miguel, Miguel Judas, Miguel Freitas, Augusto Marques e eu próprio, ninguém chegou atrasado, o problema foi a adaptação do piloto ao carro de aluguer que se traduziu numa viagem pelos caminhos de Portugal e num pequeno atraso.
Recomposto da viagem, aguardava com enorme expectativa a 1ª prova do ano, ainda para mais, numa pista para mim desconhecida.
Foi com grande entusiasmo e prevendo muito gozo que pude constatar que a pista estava molhada ou mesmo gelada, apesar do sol que teimava em aquecer aquele dia frio de Janeiro.
Muitos participantes, alguns novos (não estava à espera de outra prestação do Francisco Pereira) outros regressados (é sempre um prazer correr com pilotos como o António Matos), fez com que voltássemos ao modelo das quatro mangas e logo me apercebi que iria faltar a um almoço de família…
A pista estava muito divertida e um pouco mais segura quando nós (2º grupo) entrámos.
Na partida para a primeira corrida o piloto que estava à minha frente partiu mal e contra todas as expectativas (uma vez que o meu forte não são as partidas) lá fui eu até ao terceiro lugar, mas não deu nem para aquecer, uma vez que no primeiro gancho para a esquerda, onde levei uma valente cacetada, servi de guia/apoio aos pilotos que vinham atrás, perdendo mais alguns lugares em relação ao da partida.
Percebi em poucas voltas que não tinha andamento para os mais rápidos, no entanto consegui não os perder de vista e disputar algumas interessantes lutas com os pilotos mais próximos.
A 2ª corrida trouxe mais uma novidade a partida lançada, que poderia trazer alguma vantagem face ao péssimo lugar na grelha de partida, mas não, fui ficando sozinho volta após volta e a cereja no cimo do bolo foi quando na última volta o Pedro Rafael me passou na subida para a meta em aceleração. Que grandes máquinas nós tínhamos…
Uma última palavra para o Miguel Judas que teve uma excelente prestação e para a pista em si que é muito técnica e divertida.
Até breve.
João Miguel Gomes Teixeira
__________________ João Gomes Teixeira
|
Voltar acima |
|
|
TelmoAntunes Rookie
Data de adesão: 13 Outubro 2008 País: Portugal Mensagens: 19
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2009 às 23:24 | IP Registado
|
|
|
Então fomos todos para a Batalha.
Nesse dia e seguindo as previsões mais pessimistas, que previam inclusive queda de neve para a zona de Leiria e arredores, fui para a corrida da Batalha munido de uma caixa de pregos caso fosse necessário, para colocar nos pneus do kart.
Fiquei satisfeito por ter conseguido chegar ao local da prova pois pelo caminho passei por pelo menos 3 controlos de passagem (radares BT) sem desta vez ter sido controlado em nenhum.
Em relação á prova penso não me ter adaptado muito bem ao piso molhado. Apesar de ter conseguido o 5º tempo nos treinos vim a terminar em 11º. A coisa não correu bem tendo até um encontro imediato com o José Eça depois de este se ter atravessado á minha frente.
Para a segunda manga os treinos não correram bem 10º na grelha. Na prova um 7º lugar mais por acontecimentos á minha frente do que por mérito próprio. Estava esperançado em conseguir um melhor resultado nesta jornada dupla mas penso que o facto de levar 6kg de lastro e o piso molhado não me facilitaram as coisas.
Na próxima prova no Carregado, agora sem lastro devido á classificação talvez as coisas me corram melhor.
Quero aqui deixar uma palavra de apreço pela prova efectuada pelos 3 primeiros da corrida 3 pela diversão que proporcionaram a quem esteve a assistir, com uma luta renhida até ao fim, sempre no maior respeito por quem estava perto. Um exemplo a seguir por nós todos.
Abraços para todos.
Telmo
|
Voltar acima |
|
|
Moore Vieira Racer
Data de adesão: 16 Janeiro 2007 País: Portugal Mensagens: 91
Estado:
|
Colocado: 20 Janeiro 2009 às 10:40 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
Apesar de não ter tido de esperar pelo Miguel Brito, que desta vez avisou atempadamente que não iria, consegui arranjar maneira de chegar novamente atrazado, pois com os excelentes 4 navegadores que levava na minha nave espacial, aquilo não pode ter outro nome, vicissitudes de andar com um carro alugado em substituição do meu que estava na oficina a ser reparado da cacetada que levou, conseguimos errar no caminho e fazer um passeio turístico.
Chegados à Sibéria, digo Euro-Indy, ainda fui buscar as correntes para as rodas mas não me deixaram colocá-las, preparei-me para enfrentar outra pista molhada, ou melhor gelada. Mas não houve hipótese, não sei se foi da cada vez mais falta de jeito para aquelas condições de pista, dos 6 Kg extra ou do kart, o resultado pautou-se por ficar nos treinos atrás de todos os meus directos adversários do troféu. Consequência, a corrida teve o mesmo resultado, com excepção do Telmo Antunes, ou seja 10º nos treinos e 9º nas corrida.
Para a segunda manga lá consegui ficar no 7º lugar nos treinos, só com a certeza de que a mundança não foi no peso, talvez tenha sido do kart ou da pista mais seca. A corrida foi mais interessante, já que logo no início aproveitei as embrulhadas alheias que se produziram à minha frente, tendo conseguido no decorrer da corrida manter atrás de mim alguns dos pilotos que passei naquelas condições e que estavam mais rápidos do que eu, com excepção do Miguel Freitas que, como bom caçador esperou por um deslize da presa (eu) para a uma volta do fim desferir o golpe fatal. Ao analisar as condições em que este desfecho se deu, verifiquei que piorei os tempos nas últimas voltas, cá está, cedi com a pressão, pensei, mas numa leitura mais cuidada verifiquei que a grande maioria dos pilotos, incluindo o Miguel Freitas, pioraram os seus tempos por volta na mesma altura... Mistério. Resultados 7º lugar nos treinos e 6º na corrida.
Não quero deixar de saudar a chegada a este troféu do meu caro amigo Francisco Pereira, que não deixou o seu crédito por mãos alheias, do regresso do António Matos, ambos brilhantes na sua prestação, mas agora já chega..., e as provas do Miguel Judas que saltou para o 1º lugar, conseguindo o prémio de 6 Kg a juntar aos seus para o Campera...
Pelos resultados, para esta próxima prova ainda vou levar 4 Kg (não sei por que é que tenho feito tanto esforço para emagrecer), mas espero que não chova nem que a pista esteja molhada ou gelada, mas se for este o caso, desta vez ponho as correntes ou uso os pregos do Telmo Antunes.
Um abraço e até ao Campera ou a Fátima, conforme os casos.
José Moore Vieira
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 26 Janeiro 2009 às 12:08 | IP Registado
|
|
|
Boa noite, Antes de mais peço desculpa por estar a usar esta via para escrever a minha crónica, mas não consigo entrar no forum do Ormei ( falta de habilidade concerteza...) Como esta é a minha estreia nas crónicas aproveito para felicitar o organizador pelo belissimo grupo que conseguiu reunir, o que permite passar uns excelentes momentos nos vários kartódromos que visitamos. Embora ainda agora tenha chegado ao convivio com este grupo permito-me fazer as seguintes sugestões: -Não seria interessante criar 2 escalões, tipo campeonato de futebol, em que do primeiro grupo ( os mais experientes e mais rápidos) desceriam de divisão, no final do campeonato, 6 pilotos por exemplo e do 2º grupo subiriam outros 6? Assim havia um estimulo adicional para termos boas classificações, por um lado a manutenção no escalão principal, por outro os da 2ª liga aspirariam a subir à primeira divisão! -Se o ano tem 12 meses porque é que o campeonato só tem 8 provas? Deviamos aproveitar melhor os meses de inverno e fazer umas corriditas à chuva que eu pessoalmente aprecio imenso. Poderiamos tambem correr em kartódromos mais próximos de Lisboa (Palmela, Bombarral...) Relativamente à última prova da Batalha, foi extremamente interessante por vários motivos. O piso húmido é sempre uma caixa de surpresas uma vez que as condições de aderencia mudam de volta para volta. Foi precisamente por isso que não consegui ganhar a primeira corrida porque muito embora tenha liderado quase toda a prova, a poucas voltas do fim o Francisco Pereira ultrapassou-me numa curva em que já era possível ser mais rápido por dentro e eu só me apercebi disso tarde de mais e já não consegui recuperar a posição. Foi uma luta girissima e mesmo com o piso dificil houve uma correcção exemplar, o que torna ainda mais aliciante a participação nestas provas. Por outro lado os Karts eram girissimos de guiar, muito equilibrados e o peso a menos das protecções fazem-se notar na facilidade com que saem das curvas mais lentas e penso que até a agilidade em curva se deve tambem a uma menor rigidez do chassis que permite que o kart dobre um pouco mais... enfim tambem tive sorte com os motores que me saíram que me permitiram ter um ritmo bastante elevado, ao contrário do que me aconteceu na 2ª corrida de Leiria em que fiquei em último lugar por manifesta falta de potencia do motor. Concordo com o organizador em não penalizar o Francisco pela falta de peso porque foi manifestamente involuntária e fruto de um mal-entendido. Tambem não tinha graça nenhuma ganhar na secretaria!... Na 2ª corrida fui vitima da fogosidade do Pedro Rafael que pela sua falta de experiencia ainda não percebeu que não se ganham as corridas na primeira volta! Infelizmente não consegui chegar mais à frente porque perdi imenso tempo numa incursão pela relva onde perdi imensos lugares que fui recuperando até ao 4º lugar final. Uma palavra de desculpa para a piloto que integrou o nosso grupo, uma vez que tivemos um encontro imediato com alguma intensidade, mas foi de todo impossível evitar porque o padrão de trajectórias por ela utilizado não era regular e quando pensei que ia abrir a trajectória para a dobragem, fez precisamente o contrário e o toque foi inevitável. Acho que devia haver um cuidado especial no briefing com pilotos que antecipadamente sabem ser manifestamente mais lentos que o resto do pelotão para segurança de todos. Até para o mês que vem, para mais uma jornada do Ormei.
Augusto Marques
|
Voltar acima |
|
|
Francisco Rookie
Data de adesão: 28 Janeiro 2008 País: Portugal Mensagens: 6
Estado:
|
Colocado: 26 Janeiro 2009 às 18:53 | IP Registado
|
|
|
Pois é....
Esta prova correu-me mesmo muito mal... Há muito que não fazia uma manga tão má e desinteressante...
Eu já sabia que tinha de aproveitar um dia chuvoso para pegar num Kart e treinar bastante a condução em molhado... mas com gelo ainda conseguiu ser pior...
Não tenho mesmo a noção de como conduzir nestas condições...
Segunda manga, já se conseguia fazer as trajectórias normais, o asfalto já deixava os pneus em esforço fazer as curvinhas e lá consegui andar junto do pelotão...
Sendo a Batalha um circuito que gosto e onde até consigo fazer bons tempos, pensei que poderia recuperar um pouco psicologicamente da tareia que levei na manga anterior por todos os pilotos... Mas não sei se o Kart não ajudou ou se não estava mesmo inspirado nesse dia, o que é certo é que voltei a ficar em último....
Nada mais dizer.... a não ser que gostei de algumas “lutas” saudáveis em pista na segunda manga com o Luís Mello e o José Oliveira... Que claro, levaram a melhor...
Abraço e até ao Campera.
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1797 segundos. |
|
|
|