|
Tópico: Batalha I- 10 de Janeiro de 2009 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2009 às 17:07 | IP Registado
|
|
|
Quarta prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009.
Provas realizadas no dia 10 de Janeiro de 2009 no kartódromo Euroindy, na Batalha.
Ponham aqui os vossos comentários.
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2009 às 17:08 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: 4ª Prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009 – Resultados
Caros companheiros Kartistas,
No passado dia 10 de Janeiro pelas 10:00 no kartódromo Euroindy na Batalha, efectuámos a 4ª prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009.
Devido a uma falha de comunicação (pensavam que a prova era no Domingo) cinco dos pilotos extras não compareceram pelo que ficámos reduzidos a 2, a acrescer aos 14 inscritos no campeonato dos convidados. De realçar, novamente, a não comparência do Miguel Brito e a inscrição no campeonato do Francisco Pereira que logo na primeira prova obteve uma vitória e um terceiro lugar.
Mais uma vez no ponto de encontro em Lisboa encontraram-se o Rui Carneiro, Francisco Ferreira, Manuel Catarino e António Baptista, tendo sido a viagem na viatura deste último e utilizada a A1 e a EN1 após Aveiras, tendo encontrado pelo caminho o João Carlos, além de alguns “fotógrafos” da BT, mas como a velocidade era moderada, não houve qualquer problema. Desta vez, devido a um engano ao colocar o despertador, o Luís Mello seguiu sozinho.
A chegada ao kartódromo pelas 09:30 mostra um manto branco na estrada, na pista, em alguns pontos do circuito a cor mantém-se Devido às condições da pista, optou-se com o acordo dos responsáveis do kartódromo em atrasar a prova 30 minutos. Devido ao frio, a balança habitual resolveu fazer “greve”, mesmo com pilhas novas, pelo que tivemos de optar pela balança do kartódromo para efectuar a pesagem de todos os pilotos, após o qual foi efectuado um ligeiro briefing. Foto de grupo na recta da meta debaixo do agradável sol que se fazia sentir e estávamos prontos para mais uma prova em condições inéditas, mas cuja experiência dos 11 primeiros pilotos fez com que não houvessem incidentes.
Nos primeiros treinos os tempos obtidos não foram muito bons devido às condições da pista ficando entre os 53,864 e os 56,168 para os pilotos do campeonato, tendo melhorado para os 53,360 para os pilotos convidados obt ido pelo Miguel Judas. Nos segundos treinos, no circuito invertido, rodou-se entre os 49:005 e os 50:355, com o melhor tempo dos convidados de 48,899 para o António Matos. Ambas as pole-position nos pilotos inscritos foram alcançadas pelo Rui Carneiro.
Tendo partido no primeiro lugar, na primeira corrida, não consegui segurar o Luis Silva e logo de seguida passa o João Carlos, mas passada uma volta consigo recuperar a posição, tendo existido uma perseguição durante muitas das voltas ao Luis Silva tendo conseguido distanciar-se na fase final. Logo atrás ficou o Raul Girão que conseguiu ultrapassar o João Carlos no mesmo sítio que eu o ultrapassei igualmente devido a uma escorregadela não prevista. Até ao final foi sempre a perseguição ao Luís Silva, sendo só de relevante a má prestação nesta prova do Francisco Ferreira que levou uma volta de diferença para os primeiros.
A segunda corrida encontrava-se melhor composta em termos de pilotos pois eram 16 e a nossa piloto feminina, extra, sentiu algumas dificuldades em adaptar-se à pista. Apesar do Miguel Judas ter feito o melhor tempo nos treinos só conseguiu obter a 5ª posição antecedido pelo António Matos. Partindo da 12ª posição quem veio a vencer foi o novo inscrito nos convidados, Francisco Pereira que esteve em luta com o Augusto Marques e Carlos, tendo levado a melhor, tendo terminado este trio separado por pouco mais de 1 segundo. Após as pesagens, veio-se a verificar que o Francisco Pereira só tinha levado lastro para os 75 Kg por leitura errada do que estava definido na folha de pesos, bem como informações erradas de outros pilotos. Devido a ser a primeira prova, a não ter pontuado nas 3 primeiras provas e não beneficiar nenhum outro piloto, decidi que não deveria de ser penalizado, mantendo-se a posição e os respectivos pontos, tendo o peso sido rectificado para a manga seguinte.
Na terceira corrida, tendo obtido novamente a primeira posição, apesar das posições erradas mostradas no placard electrónico, consegui efectuar uma boa partida lançada ao lado do António Baptista e mantendo o Luís Silva atrás. Passado uma ou duas voltas, o António Baptista conseguiu a ultrapassagem tendo o Luis Silva ainda ficado ao meu lado, mas devido ao traçado da pista consegui ficar com a segunda posição. Ainda passou-me pela cabeça que o António Baptista poderia vencer a primeira corrida do campeonato ORMEI, mas devido a estar a fazer uma condução muito bruta na curva do final da recta da meta, foi só esperar por um erro e efectuar a ultrapassagem não sem que tenha ficado na dúvida se não iríamos ficar ambos por ali pois apesar de ter dado espaço para entrar em pista ainda houve um ligeiro toque lateral. Quem igualmente aproveitou a situação foi o Luis Silva que ainda passou algumas voltas a tentar obter novamente a primeira posição, mas face a uma corrida sem cometer erros, consegui obter a primeira vitória deste campeonato. O azar bateu mais uma vez ao kart do Augusto Paulino que devido a um problema num pneu teve de vir às boxes terminando em último.
Na quarta e última corrida, apesar de algumas trocas de posição, o vencedor e o autor da melhor volta nos treinos foi o mesmo, o António Matos que após um interregno de duas provas regressou na sua melhor forma tendo obtido a primeira vitória no campeonato ORMEI. Esteve em luta com o Francisco Pereira que terminou em terceiro e com o Miguel Judas que terminou em segundo a escassas décimas de segundos do vencedor. De realçar o Pedro Rafael, que sendo a sua terceira prova conseguiu o quarto lugar dos treinos mas devido à sua pouca “experiência” e fogosidade, subiu pelo kart do José Eça, tendo este ficado magoado nas costelas e desistido logo na segunda volta. Após o término da corrida e encontrando-se o Eça sem problemas mais graves um pedido de desculpas resolveu esta situação. São situações de corrida a que estamos todos sujeitos, devendo sempre de tentar evitar situações que possas comprometer a integridade dos pilotos e, karts sem protecções, sendo muito mais agradáveis de conduzir, proporcionam situações mais perigosas.
Devido ao adiantado da hora e a compromissos inadiáveis, os nossos condutores habituais tiveram de vir mais cedo embora, tendo o António Matos sido o condutor de serviço. Obrigado mais uma vez.
Relembro a prova da TIT que vai ser realizada em Fátima no dia 31 de Janeiro de 2009. Neste momento os pilotos confirmados são: Rui Carneiro, Raul Girão, José Vieira, Augusto Paulino e Dário Garcia, encontrando-se como suplentes o Luís Silva e o António Baptista pois o João Carlos vai participar pelo IHSV.
Espero vê-los o mais tardar no próximo no dia 7 de Fevereiro de 2009 no kartódromo do Campera.
Não se esqueçam de enviar ou publicar no fórum as vossas crónicas de modo a poderem receber os respectivos pontos, mas despachem-se pois a data limite é já na próxima segunda-feira dia 19 de Janeiro.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
PS. Encontra-se no nosso site www.ormei.com, devidamente actualizado, os ficheiros em EXCEL com os tempos e resultados, bem como a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.
Editada por Rui Carneiro na 18 Janeiro 2009 às 21:47
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 11 Janeiro 2009 às 11:46 | IP Registado
|
|
|
Ainda antes de tirar o fato mas já em casa, acabadinho de
chegar da Batalha, e ávido por pontos que as anteriores faltas me não deram,
aqui venho na expectativa que a 1ª
crónica possa valer a dobrar …
Falemos de coisas sérias …
A deslocação à Batalha prometia ser em snowboard nesta manhã
super gelada mas a autoestrada ajudou a minorar os problemas.
Ainda fiz um slidezito sem consequências e eis-me no
Euroindy !
Fui o primeiro a chegar a cumprir escrupulosamente o horário
das 09h15 pedido pela organização.
Pergunto : isto não dá também pontos extra ?
Uma primeira olhadela aos pontos negros da pista deu para
perceber que aquilo ia ser falado e o ideal seria ser apurado para a 2ª manga
pois assim, os da 1ª sempre se entretinham a limpar qualquer coisinha.
Deu resultado e os números não deixam mentir .
O melhor tempo da 1ª manga foi de 52,176 seg e o meu, na 2ª
manga, e tendo ficado em 4º lugar, foi de 50,911 seg !
Foi uma prova excelente e de grande correcção ( pelo menos
aquela que se passou nos quartos dianteiros onde eu estava ) e disputei com o
Judas excelentes momentos de pilotagem.
Depois foi a 2ª série de mangas, desta feita no sentido
invertido e com partida lançada.
Foram duas estreias para mim.
Hoje estava muito confiante e o facto de estar neste
campeonato ( ORMEI ) para ver se aprendo alguma coisa para levar depois para o
meu, deu-me uma grande tranquilidade ( não sou do Sporting !!) o que me
possibilitou uma condução rápida, segura e pelo puro prazer.
A pista já permitia alguma euforia e os treinos serviram
para verificar as particularidades daquele sentido.
O kart estava bem equilibrado ( o 1º também ) e respondia
muito razoavelmente às minhas solicitações.
Bandeirada verde dada e o receio da 1ª curva aconselhou-me a
ceder a posição ao Judas que aproveitou bem tendo tomado conta da prova durante
bastantes voltas.
Depois fui ultrapassado por um outro piloto ( não sei o nome
mas daqui a minha chapelada - Francisco Pereira ?) que se libertou de mim com bastante galhardia.
Notei, porém, que consegui suportar o embate daqueles dois
“atrevidos” e aos poucos comecei a perceber que estava em condições de lhes dar
luta.
Tendo sempre em atenção que a pista não permitiria
veleidades à papo-seco, mantive a postura da condução cool que se mostrou
particularmente eficaz.
Recuperada a posição cimeira, tive no Judas um verdadeiro
perseguidor do “Cristo” até ao Calvário
da meta ! O melhor tempo desta série ( 48,316 seg ) e a vitória da manga, encheram-me de boa disposição !
Um abraço ( e não aquele beijo denunciador das Escrituras ) ao Judas e a todos os outros participantes que me
deram a hipótese de trazer mais uns ensinamentos sempre muito úteis.
Até Campera a 7 de Fevereiro ! António Matos
Editada por Garcia de Matos na 11 Janeiro 2009 às 12:01
|
Voltar acima |
|
|
mjudas Rookie
Data de adesão: 24 Outubro 2008 Mensagens: 27
Estado:
|
Colocado: 12 Janeiro 2009 às 00:30 | IP Registado
|
|
|
Depois de ter queimado 5 pontos para o campeonato por me ter
esquecido de enviar a crónica a tempo... Esta vai já enquanto está tudo
fresquinho. E fresco foi o que não faltou no Sábado! Acho mesmo que a
coisa só aqueceu no caminho, quanto o José Vieira se perdeu e tememos
ver o caso mal parado...
Mas também é daquelas crónicas que dá gozo escrever porque, quanto a
mim, esta etapa do Ormei foi fantástica.
Depois da paragem das festas parti para a Batalha com expectativas
contraditórias: por um lado era um circuito onde tinha corrido uma só
vez, sem grandes recordações... por outro o chão molhado à saída de
casa e a previsão meteorológica para a área da Batalha prometiam uma
jornada especial... (sou obviamente, dos que gosta de piso escorregadio).
Na primeira manga, 2.ª do dia, a pista continuava bastante molhada
apesar do trabalho já feito pelos consagrados, mas senti-me desde logo
como peixe na água. Na água de um congelador a descongelar, bem
entendido. Levei os treinos em postura “ZEN”: a gozar (e a adorar!) o
desafio do piso e a deixar-me ir suavemente até onde a pista deixava...
No final, bingo! Pole! O que foi uma completa surpresa.
A corrida foi bastante divertida, ainda que nas primeiras voltas, com os
pneus gelados, tenha tido bastantes dificuldades em aguentar o meu
carro na pista e os demais no lugar devido: atrás de mim! A coisa até
correu bastante bem, dadas as dificuldades que senti nas voltas iniciais,
com a falta de aderência e o ritmo do pelotão. Adoptei o velho ditado da
cautela e dos caldos de galinha e deixei fugir os três primeiros: o
Francisco Ferreira, o Augusto Marques e o Carlos Costa; e fui aguentando
o António Matos.
Até que resolvi inventar na curva antes da meta e lhe escancarei a porta à
saída. Até ao fim, fui-me agarrando ao Matos como podia... e atacando
quando dava. Mas o homem parece o Prost: as voltas sucedem-se uma
após outra, sem invenções, sem sobressaltos e ainda menos erros! Eu
muito que puxei pela imaginação, mas mesmo quando esta funcionava
faltou sempre o suficiente para tudo ficar na mesma. Acabei extasiado
com a diversão e nada preocupado com o resultado: 5.º. Nada mau,
porque à frente nem um dos que me precediam no campeonato.
Depois da pista “virada ao contrário”, parti para os treinos com
entusiasmo redobrado e a expectativa de ver o que conseguia fazer
depois da pole da primeira corrida. Os treinos foram solitários e mais
uma vez um excelente resultado: 2.º! Atrás do António Matos.
Na corrida, apesar há muito tempo não fazer uma partida lançada, a
coisa correu bem e logo no inicio, já que o António deu-me uma “abébia”
- coisa rarissima! - que fiz questão de aproveitar, passei para primeiro.
Nas voltas seguintes os
pneus foram aquecendo e forcei o suficiente para não ter ninguém muito
por perto e tentar aguentar o primeiro lugar. Já que me parecia que atrás
de mim andavam “entretidos”. A coisa ficou assim até aos 10 minutos de
prova, quando o bom do Matos se voltou a colar. Fui conseguindo
aguenta-lo até que fiz um erro igual e no mesmo local que ele, no
gancho que estava mais molhado, provando o meu próprio veneno de
seguida. Curiosamente numa zona da pista onde, como até ao fim da
corrida pude constatar, era significativamente mais rápido que ele.
Acabamos tal qual havia-mos começado, o que deixou com um 2.º lugar
e, mais uma vez, à frente dos que tinham mais pontos que eu no
campeonato.
Acabo com duas notas:
_A primeira, relativas aos carros, que me pareceram excelentes (vivam os
travões hidráulicos e a ausência de safety-guard!), e equilibrados
(por exemplo, na segunda manga, metade dos pilotos fizeram a sua
melhor volta no mesmo segundo e
com a diferença máxima de 7 décimas);
_A segunda, que dedico à correcção absolutamente impecável das
disputas que mantive em pista;
E um reparo:
As quatro mangas dão-nos a hipótese de assistir às corridas dos
“consagrados”, e tenho chamar a atenção aos mesmos que, em contraste
com a minha segunda nota, na vossa segunda corrida houve quem,
quanto a mim, forçasse demasiado a barra. A ideia de “ultrapassar” com
um carro é passar por um dos lados, não passar por cima! Como dizia o
outro: “não havia necessidade!”
Abraços!
Já falta menos de um mês para o Campera!
Bem, quanto a isto nem tudo "são rosas": quer dizer que tenho pouco
tempo para me
livrar dos 6 Kilos e meio que me libertam do problemas dos pesos e
pesagens... porque parece que vêm ai mais uns que não dizem respeito à
minha massa muscular.
Editada por mjudas na 14 Janeiro 2009 às 21:50
|
Voltar acima |
|
|
franciscojorge Racer
Data de adesão: 11 Janeiro 2009 País: Portugal Mensagens: 82
Estado:
|
Colocado: 12 Janeiro 2009 às 15:00 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos,
Após as magnificas corridas deste fim de semana, apresso-me a fazer o balanço do que se passou, na minha modesta perspectiva. Infelizmente só agora é que me registei no troféu Ormei, pelo que já perdi as 3 primeiras rondas, tendo por isso começado a minha participação este fim de semana, numa pista na qual confesso nunca me senti particularmente forte.
A verdade é que sempre achei que aquela 1ª esquerda / direita depois da zona rápida por dar inicio a uma secção de " building up speed " é onde devemos estar muito atentos para não " sujar " nada - há outras ! - mas nunca acertei ali, ou travo cedo ou entro forte demais, " sujando a saida ". No entanto ...
Maravilha ! O piso está molhado, vamos a isso, gosto deste tipo de piso ! Treinos com postura cool, não a perceber a pista, mas o grip, nomeadamente nos pontos importantes, mas nunca consegui uma volta limpa nesses 10 minutos - sim, também há voltas limpas com o piso naquelas condições, mas nada mau, 5º nos treinos, mas depois passaram-me para o lado oposto, 6ª lugar portanto.
Arranque e ai vamos nós, sempre achei espectacular grandes molhadas, e a vista da travagem para a primeira esquerda é fenomenal, estou em 7ª do lado de dentro e chega tudo muito depressa a uma curva " amanteigada ", mas nunca vi nada assim, meus senhores, que correção, ninguém lá queria ficar e toda a gente a respeitar a posição em que está, sem abusos
A seguir foi seguir as minhas linhas de piso molhado sem invenções e ir subindo até 3º, quando tenho à minha frente os valentes Augusto e o Carlos, mas eu conseguia acompanha-los e fui " estudando o assunto " e, pasme-se, percebi que a curva que sempre me lixou, a tal esquerda, desta vez era onde eu me ia safar.
Erro do Carlos nessa curva a abrir demais e ooops eis-me em segundo, e depois comecei uma batalha titânica com o Augusto. Roubei-lhe o primeiro lugar no gancho " gelado " da direita - erro dele, abriu muito - ele devolve-me a gracinha na direita de acesso à meta - erro meu, escorreguei para fora, volto a ultrapassá-lo à saida do 1ª esse e dai para a frente concentração total para não cometer qualquer erro usando linhas perfeitas para aquele piso e controlando nalguns pontos e ... já está, 1ª corrida do ORMEI e logo com vitória, grande luta com o Augusto e o Carlos, correctissima e empolgante, venham mais assim !
Na segunda manga estreia de um novo traçado, com outro kart e partida lançada, é tudo diferente da primeira, fixe.
Volta canhão com um pequenino erro e 3º tempo, com o meu já velho conhecido Miguel Judas e o António Matos, que não conheço, à minha frente ... hum, isto promete, onde é que andam o Augusto e o Carlos da primeira manga, esta corrida vai ser a doer, há aqui malta rápida, 4 ou 5 que vão andar à molhada, vamos com calma.
Qual calma, foi a fundo do principio ao fim. O António não arriscou no final da recta e deixou o Judas liderar, eu colei-me sem forçar à espera que eles " conversassem " - sobra sempre algum lugar para quem assiste, e desta feita não houve excepção ! O António entre os ganchos esquerda / direita mais lentos estava do lado esquerdo e o Judas do lado direito, quando o António quis entrar para o apex ... sorry, mas eu já lá estava, limpo, fair and square.
A seguir, banzai, ataque ao Judas, descolando um pouco do António, tentei, tentei, perdia na saida do gancho esquerdo gelado e ganhava em velocidade para a recta da meta, mas nem me conseguia mostrar, quanto mais entrar por dentro no final da recta, até porque ali chega-se depressa e é preciso cuidadinho !
E o tempo vai passando e não sabia o que fazer e de repente, out of the blue, " O que é que este está aqui a fazer ?! O António passa-me por dentro da saida do primeiro gancho para a direita - daqui te devolvo a chapelada que me enviaste, caro amigo - fair and square, grande ultrapassagem.
A seguir tentei novamente a táctica inicial - esperar que ele lutasse com o Judas, mas nada a fazer ao minuto 16 entreguei a toalha, vou segurar o terceiro lugar que ali hoje, não dá. Ainda assisti de cadeirão ao ataque do António ao Judas, tudo muito correcto, e daqui envio o meu abraço a estes dois senhores destas andanças, grande corrida. Quanto a mim, segunda corrida e segundo pódio, um 1º e um 3º nesta ronda do ORMEI, nada mau, gostei, venha o Campera, pois então !
__________________ Francisco Pereira
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2009 às 09:52 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
Como de costume, encontrei-me de madrugada, com o Rui Carneiro na zona do sempre bem frequentado "viaduto do Campo Grande" para seguirmos viagem até a Batalha. O tempo seco e gelado, não augurava nada de bom para os Kart's, mas tinha a certeza que seria igual para todos.
Chegados a Batalha, por caminhos nunca dantes navegados (que raio de caminho este Sr. Rui Carneiro), pude efectivamente constatar que a pista se encontrava perto do seu ponto de congelação. O meu primeiro podium deste fim de semana verificou-se na balança, onde obtive o 2º lugar, com cerca de 8 Kg a mais que todos os outros atras de mim, é o chamado lastro natural, como se tivesse até hoje, ganho todas as provas do campeonato.
Os treinos da primeira manga correram bastante mal, nunca atinei com uma serie de curvas, mas foi culpa minha, devia ter-me deixado ir atras de alguem mais credenciado para ver as trajectorias e tentar aprender a pista naquelas condições, como não o fiz, obtive o 11º lugar em 12 pilotos, paciencia.
Na partida, como de costume, tudo foi diferente, no fim da primeira curva era 5 ou 6º. Ainda não percebi como é que isto acontece, mas na partida ganho sempre alguns lugares. No entanto, depois disso, fui sendo ultrapassado paulatinamente, pelos pilotos que seguiam atras de mim, até ficar apenas com o Luis Mello e mais dois pilotos a alguma distancia. O Luis Mello decidiu aventurar-se na minha perseguição e a 3 voltas do fim ultrapassa-me "sem espinhas", começando a ganhar alguma distancia. Como achei que isto era demais, começei a estudar as trajectorias dele e decidi atirar-me no seu encalço. Fui ganhando terreno, até conseguir passa-lo no gancho anterior a parabolica da recta da meta, na ultima volta. Yesss ( Grande Luis Melllo, isto é para aprenderes a não te meter comigo).
Nos treinos da 2ª manga tudo foi diferente, o Kart decidiu ajudar, a pista estava mais seca e claro, 2º lugar nos treinos.
Na partida fui mais cauteloso, e deixei-me ficar, colado atras do Rui Carneiro, sempre com a pressão do Luís Silva, até que no gancho antes da ponte, o Luís tenta passar-me, o Rui alarga a trajectoria e consegui ficar no primeiro lugar, passando pelo meio dos dois. Daqui, quase até ao fim, segui na frente, mas sempre com o Rui e o Luís colados a mim, numa pressão e perseguição quase pornografica, até que, evidentemente, errei na parabolica do fim da recta, e fiz uma passagem pela relva, tendo sido passado por eles a tres voltas do fim. Desespero total, pela ingenuidade de me ter deixado pressionar em demasia, mas enfim, a experiencia deles é um posto e só tenho de ir aprendendo mais com isso.
No final fiquei num razoavel 3º lugar, perdendo, mais uma vez a oportunidade de ganhar uma prova no Ormei, mas fica para a proxima.
Um abraço a todos
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2009 às 16:17 | IP Registado
|
|
|
Boas,
Ao contrário das últimas corridas saí do kartodromo satisfeito :) ... Não que a jornada tenha sido extremamente favorável porque perdi uma posição no campeonato (5º empatado com o João Teixeira e 2-1 para ele em primeiros lugares), mas o grupo ficou todo mais próximo... estou mais perto do 1º lugar agora.
Antes da primeira corrida ainda tive o prazer de assistir a uns tipos simpáticos a limpar a pista para eu correr... malta 5 estrelas que sabe que sou um zarolho com piso molhado (ok, mais zarolho ainda ).
Tive o privilégio de ficar com o kart vencedor da 1ª corrida o que é sempre bom sinal... o Luís Silva confirmou que tava bom mas a frente fugia um bocado... Os treinos serviram para sentir a pista e onde já podia confiar nos pneus. No final ainda consegui fazer umas voltinhas bem rápidas. Paro o kart no final dos treinos e sou imediatamente chamado. SOU O MAIOR!!!!! (pensei eu)..... mas afinal era engano... o maior era o Miguel Judas e eu fiquei em 2º.
Começa a corrida e eu saio para a frente. Foi sol de pouca dura... pouco tempo depois já tinha o Augusto Marques a pressionar. Uma ou duas voltas depois, na entrada da meta ele arranjou espaço e passou. Não desisti.... fui atrás!! Sempre colado! Chegada a hora das dobragens a coisa correu-me mal... O Augusto safou-se, eu acabei por dar um toque (à minha irmã... ) e o Francisco Pereira não facilitou. Nice! Agora eram dois... O restante tempo da corrida estive na cola deles a tentar inventar pista seca para ultrapassar. Tentei várias vezes atacar no gancho fechando a trajectória mais cedo e à saída da curva fazia grandes razias à traseira do kart da frente... com o pormenor de que ele andava para a frente e eu andava de lado . Noutra dobragem voltou a correr-me mal e perdi mais tempo. Ainda assim acabei a corrida a atacar novamente e ainda quebrei a barreira dos 50 segundos. Nada mau! Melhor só mesmo se ficasse à frente do Augusto por causa do campeonato... não tem sido fácil.
A seguir foi tempo para descomprimir um bocadinho e assitir à 3ª manga... que foi disputadíssima e cheia de acção. Valeu a pena ver, para variar!
Para a última corrida o piso estava praticamente seco... só no gancho era preciso ter mais cuidado. Fiz os treinos atrás do João Teixeira e pareceu-me que estava mais rápido que ele. Foi com alguma tristeza que fiquei paradinho enquanto chamavam o pelotão inteiro para a grelha e eu fiquei para trás... Afinal tinha havido engano na formação da grelha outra vez. Levaram-me mais para a frente, depois mais para trás... que confusão!!! 9º lugar... e lá vamos nós todos bem comportados até à bandeira verde... quer dizer.... eu não vi bandeira nenhuma. Só acordei quando o kart de trás me começou a ajudar na aceleração. Nas primeiras curvas foi o salve-se quem puder... Quando acalmou a poeira lá comecei a tentar recuperar terreno, tarefa que não era fácil com um kart menos cooperante. As minhas curvas favoritas não estavam a catapultar-me para a frente. Como história desta corrida apenas a disputa que tive com o Diogo Eça, que estava claramente mais rápido que eu. No primeiro ataque que me desferiu, no final da recta da meta, ainda o consegui segurar (literalmente.... no final da corrida ele disse-me que o meu kart enganchou na protecção de plástico da frente do dele e ele só se conseguiu soltar no fim da curva... nem olhei para trás... só estranhei ter que fazer a curva toda a corrigir a trajectória por causas dos toques sucessivos que pensava que estava a sofrer do Diogo..... estranho..... de um piloto tão correcto!... era mesmo mal entendido). Com a confusão ganhei algumas voltas de paz mas tinha noção que ainda ia ser atacado novamente... e pensava com algum sentimento de culpa.... "na próxima vou facilitar... ele está mais rápido". Nem precisei facilitar.... passou-me com uma limpeza exemplar. Quando pensei que o duelo estava resolvido encontrei-o atravessado na pista. Que sorte!!!!! Já faltava pouco tempo para o final e soube que o 8º lugar era meu...
Apenas mais uma pequena nota... aqueles karts são bem mais confortáveis que noutros kartodromos... e nota-se no corpo... estou muito menos dorido do que é habitual.
Um abraço e até ao Campera...
Carlos Costa
Editada por charlieback na 13 Janeiro 2009 às 16:27
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2009 às 17:07 | IP Registado
|
|
|
Chegámos à Batalha já perto das 10h, mas ainda a tempo de ir passar uma excelente manhã de corridas.
Depois das pesagens e do sorteio dos Kart`s, iniciei os treinos a redescobrir a pista, e mais importante as condições em que esta se encontrava, obtive o 8º tempo o que me colocava a meio da tabela de tempos.
Estava na grelha à espera que a luz verde permitisse que iniciássemos a diversão, até que quando dou por mim já tinha Kart´s por todo o lado, tinha falhado mais um arranque e ainda na descida já tinha perdido a posição para o José Vieira, o Diogo Eça e o José Eça, mas antes da 1ª esquerda que mais parecia uma pista de gelo, consegui recuperar essas posições, de referir a correção com que todos abordámos essa esquerda, só que na direita seguinte entrei mal o que veio condicionar a velocidade na recta seguinte, resultado voltei a ser ultrapassado por uma série de pilotos, penso que devo ter feito a primeira passagem pela meta pelo 11º ou 12º lugar, a partir dai cerrei dentes e parti ao ataque, pois senti que tinha condições de recuperar algumas posições, confesso que me diverti à Grande pois a pista estava com as condições de aderência a alterarem-se de volta para volta, o que torna a condução um desafio deveras aliciante, até ao fim da prova efectuei algumas ultrapassagens, entre as quais quero destacar a simpatia do José Eça, pois percebendo que eu estava mais rápido facilitou-me a passagem. Já perto do fim apanhei o João Teixeira e o Diogo Eça, ainda tentei passar o João apanhando a boleia do Diogo, na travagem da direita gelada, mas e depois de fazermos a curva lado a lado com os Kart`s a escorregar, o João saiu melhor e manteve a posição, resultado 8º lugar na corrida, a mesma posição dos treinos, fiquei com a sensação que poderia ter feito um pouco melhor.
Para a segunda ronda, tive a sorte de iniciar os treinos atrás do António Matos, pelo que pensei desde logo “ se o conseguir acompanhar vou ter uma aula grátis”, assim foi e obtive o 5º lugar nos treinos.
Para a corrida que teve partida lançada, fui mais uma vez um anjinho e quando reagi já tinha o Augusto Marques à minha frente, na 1ª volta ainda recuperei a posição ao Augusto, só que perdi posições para o José Vieira e o José Eça, cai para o 7º lugar. Na segunda volta o Pedro Rafael e o José Eça embrulharam-se, fiquei de novo em 5º entre o José Vieira e o Augusto Marques. Começou aqui então a minha perseguição ao José Vieira, estava tão entretido com o trabalho que tinha pela frente, quando no fim da recta da meta, fui ultrapassado com uma limpeza irrepreensivel pelo Augusto Marques - Parabéns grande ultrapassagem - , rapidamente o Augusto desapareceu deixando-me de novo entretido com o José Vieira e tendo logo atrás o Telmo Antunes, as voltas começaram a passar e não via maneira de passar o José Vieira, mal tentava inventar uma manobra, logo aparecia a frente do Kart do Telmo Antunes do meu lado esquerdo ou direito, a coisa estava dificil mas o gozo era imenso. A ultima vez que vi o contador de tempo foi aos 12 min de corrida, a partir dai concentrei-me a 100% em ultrapassar o José Vieira e esqueci quem vinha atrás, muitas vezes fiz a recta da meta encostado ao Kart do José Vieira, mas faltava sempre aquele bocadinho, até que a 3 voltas do fim saí bem do miolo antes da recta da meta e colei-me logo ao José, ele defendeu a posição sempre do lado esquerdo da recta, comigo colado, até que quando chegou à travagem foi para o lado direito e me abriu a porta, aproveitei de imediato, travei por dentro e finalmente ultrapasseio-o....durou 3 curvas, pois negociei mal o miolo interior e o José Vieira recuperou a posição. Muitos impropérios me passaram pela cabeça, tanto trabalho para ficar tudo na mesma, não desisti e voltei à carga, já na ultima volta, sai melhor da esquerda que ainda estava molhada e fiquei lado a lado com o José Vieira, assim ficámos até à curva seguinte, na qual tinha vantagem por estar no interior, finalmente estava concretizada a ultrapassagem, 5º lugar final.
Conclusões: nunca é de mais referir a correção de todos os pilotos com que estive envolvido em lutas, especialmente com o José Vieira; os Kart`s, talvez os melhores das provas que já fizemos; mudei a opinião que tinha da pista, voltava já lá amanhã; o formato com os dois grupos, desta vez permitiu-nos assistir a duas boas corridas de fora e outras tantas do lado de dentro.
Não quero terminar sem saudar o regresso ao nosso campeonato do António Matos e a inscrição do Francisco Perreira, pois são sem duvida alguma uma Mais Valia para o nosso plantel
Um abraço a todos
Até ao Campera
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2009 às 17:16 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2009.01.11
Olá Amigos Ormei!
Bom ano, muita saúde, sorte e sucesso!! E se possível muitas corridas. Oferecidas, então?! Bem sei do que falo, vai não vai, lá me convidam para uma corridinha ou outra e em tempo de crise é óptimo!
De facto gosto muito da pista da Batalha. Do traçado e da frota de karts. Será do chassi? Não sei ao certo o porquê. mas estes 270 são muito agradáveis. Basta comparar com karts semelhantes doutras pistas.
Muito frio, muita geada, pista muito escorregadia em zonas onde o sol não chegava, e foram 2 mangas fabulosas. Nessas zonas, trajectórias de chuva/molhado, tinha de ser, apesar de uma ou outra vez ter arriscado uma abordagem de seco. E não dava. Vá lá que acabou por correr bem e não deitei tudo a perder.
Na 1ª manga o Luís Silva, o Rui Carneiro e o João Carlos (que grande partida!) andámos juntos muito tempo, era vê-los (e eu também), naquelas zonas de maior exigência de condução a controlar o kart com muita habilidade. Todos coladinhos. Foi muito giro.
A minha satisfação estendeu-se à 2ª manga, mas não consegui ficar tão perto dos primeiros. Houve uma fase que estava a ganhar terreno ao Dário, mas ele apercebeu-se e tratou de me informar que talvez fosse melhor eu manter-me manso. Sabia também que tinha de me defender de alguém que não estava a dar-me sossego. Fi-lo enquanto pude. E o João Carlos acabou por me passar lindamente!
No final do mês vou representar o Ormei na Taça Inter Toféus em Fátima. “Vamos a eles que nem uns Tarzões”!
Corri com os meus novos óculos progressivos da Tag Heuer. Só depois de os escolher é que reparei que é o Raikkonen que faz a publicidade. Tudo a condizer!
Grande abraço!
Raul Girão
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2009 às 14:59 | IP Registado
|
|
|
Pensei em começar esta crónica com uma dissertação, assim a modos que filosófica, sobre as razões que nos levam a deixar de madrugada o aconchego da caminha e a percorrer largas dezenas de kms sob temperaturas quase negativas, para finalmente nos sentarmos naquelas pequenas máquinas barulhentas. Mas o "levantar ao Sábado com as galinhas" (como referia alguém que continua a fazer falta a este Campeonato...) já terá sido exaustivamente dissecado em ocasiões anteriores, pelo que deixemos este pequeno interlúdio e passemos ao que realmente interessa: a prova!
Quinto tempo dos treinos numa pista aguada e gelada, mas alguém teria que anfitriar os exmos. convidados, ou por outras palavras, iniciar a secagem da mesma para a prova seguinte!
Na partida ganhei uma posição ao Raúl Girão, que estava distraído com o cronógrafo quando o semáforo passou a verde, e nas 2 primeiras voltas passei 2 pilotos ( Rui Carneiro e Augusto Paulino, se não estou em erro) exactamente no mesmo sítio: a direita que fecha o "S" que antecede a recta da ponte. A melhor opção parecia ser a trajectória pelo exterior, mas escolhi fazê-la das 2 vezes por dentro, conseguindo que a poça de água que lá existia "transitasse" inteiramente por baixo do chassis sem se aproximar dos pneus. E a coisa prometia, pois seguia agora em 2º no encalço do Luís Silva...Puro engano! Algum "engraçadinho" do pelotão decidiu espalhar a água da dita poça e, ao tentar usar a mesma trajectória nas voltas seguintes, perdi 2 lugares para o Rui e para o Raúl. Apenas o isolamento acústico oferecido pelo capacete terá impedido que os "raios e coriscos" proferidos fossem audíveis na zona das boxes!!! E o resto da corrida foi passado na esteira destes dois, uma vez que o Luís se tinha distanciado um pouco, e à espera de algum deslize da parte deles que nunca se chegou a verificar. Nas últimas voltas rubriquei ainda o 2º melhor crono da corrida e esbocei uma tentativa de ultrapassagem que se veio a revelar infrutífera. Quarto lugar final, portanto...
Os treinos para a 2ª manga revelaram uma diferença maior para a Pole do Rui, com a consequente descida na grelha (7º). O circuito inverso com partida lançada é sempre um "Must" muito apetecível na Batalha, e após as primeiras voltas encontro-me em 6º, novamente atrás do Raúl com quem me entreti até ao final, conseguindo desalojá-lo da 5ª posição no gancho anterior à recta da ponte. Após a consumação da ultrapassagem (e ainda nessa volta) fui surpreendido pela amostragem da bandeira preta e branca ao Raúl por condução anti-desportiva, numa atitude que me pareceu de excesso de zelo, pois que ele se limitava a defender a posição e nunca o fazendo de forma abusiva (nunca nos tocámos, sequer...). No final da manga ambos fizemos sentir isso mesmo ao director de prova, que se justificou com algumas trajectórias pouco ortodoxas praticadas pelo Raúl, as quais considerou "demasiado defensivas"(!?). Na corrida dos convidados tive oportunidade de observar pelo menos duas situações com toques (uma delas com ganho da posição!), essas sim merecedoras de advertência, mas que passaram impunes. Enfim, critérios...
E agora é só esperar pela próxima, no Campera. Antes ainda marcaremos presença na TIT, mas desta vez em representação dum Campeonato adversário do ORMEI. A ver vamos..
Até lá!
João Gonçalves
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1406 segundos. |
|
|
|