Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Campera - 16 de Outubro de 2009 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 27 Outubro 2009 às 10:18 | IP Registado  

Bom dia,

Cá vai a minha primeira crónica do ano, arrancada a ferros pois a vontade é pouca.

Decididamente, deve haver qualquer coisa com os kartódromos da família holandesa (Campera e Évora) que me faz andar mais depressa. Resumidamente, a noite de 6ª feira saldou-se com um resultado positivo com um 6º lugar na primeira manga e um 3º na segunda, a que corresponde ao 7º lugar no troféu, nada mau.

O entusiasmo de retomar a actividade competitiva era grande, tal como a espectativa de verificar como os quilinhos a mais iriam influenciar a minha prestação. Neste ano decidi inscrever o meu filho no troféu, que apesar de uma pequena contrariedade na segunda manga..., se portou melhor do que eu estava à espera. Agora tem de ganhar calo e garra!

Em relação às corridas, apesar de o formato ABC não ser muito do meu agrado por não possibilitar uma corrida em cada sentido, penso que é a melhor solução para pôr todos os pilotos Ormei num mesmo troféu, sem haver os efectivos por um lado e os renegados, desculpem, convidados, por outro.

Nos treinos para a primeira manga consegui ficar no 5º lugar na grelha, sendo de registar o grande equilibrio entre todos os participantes, o que reflete uma frota de karts bem preparada e um conjunto de pilotos muito equiparados, pelo que se a minha volta fosse mais lenta em 5 centésimos de segundo cairia para nono. Na corrida, após uma partida regular em que perdi duas posições, vi-me em luta para o 5º lugar com mais dois pilotos, mas uma escaramuça à minha frente, na qual me vi, involutariamente, envolvido, fez-me cair para 8º, passado pelo João Miguel (Teixeira), mas no final devido à desistência do José Oliveira e à desclassificação do Luis Silva fiquei com o 6º lugar.

Nos treinos para a segunda manga em que participei, consegui a pole, mas na partida para a corrida fui passado pelo Alexandre Vale, tendo conseguido nas primeiras voltas manter-me junto a ele, mas a pressão constante do Dário, que estava pior que uma melga, fez-me perder o contacto. A meio da corrida consegui afastar-me um pouco do Dário, mas o Alexandre já estava inacessível, até que verifico que ele estava com algumas dificuldades em ultrapassar um piloto atrasado (em termos da corrida) pelo que consegui aproximar-me um pouco, tal como os que seguiam atrás de mim. Eis que verifico que o dito piloto era o meu descendente, e com os cuidados paternais, hesito um pouco, o que o Dário não deixou de aproveitar, logo seguido da tentativa do Girão, mas acabou-se rapidamente a veia familiar e consegui defender a 3ª posição, com que terminei a corrida.

Só uma ultima nota para a dificuldade de ultrapassar nesta pista o que leva, por vezes a algumas situações mais delicadas provocadas por pilotos mais fogosos, mas estas situações devem ser resolvidas pela direcção da prova e/ou em conversa civilizada no fim da corrida, e não com retaliações dentro de pista por parte dos lesados.

E mais não digo.

Até Évora, que continue a ser a minha pista favorita em todos os aspectos.

Editada por Moore Vieira na 27 Outubro 2009 às 10:27
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

José Oliveira
Rookie
Rookie

Data de adesão: 12 Outubro 2008

Colocado: 27 Outubro 2009 às 18:00 | IP Registado  

Caros Companheiros do asfalto,

Pensei bastante se devia ou não  escrever esta crónica pois tinha dúvidas sobre o “estilo literário” a adoptar. E isto porquê? Porque sendo esta a minha 4ª época no Ormei  foi a primeira vez que senti ao extremo, “a tal pressão”, a negativa e a positiva, e pior que isso (senti-la) foi a forma como lidei com ela.

Tudo começou no final dos treinos, quando depois de três colegas avançarem para a constituição da grelha, vejo apontarem na minha direcção a mandarem avançar. Claro que não me movi nem um milimetro ( em 4º ?, impossível!!!). Insistência, um olhar para trás, alguém devia estar distraído, pensei, até perceber que era mesmo comigo. Primeira situação de “pressão” positiva.

Largada, arranquei bem ( pensei  eu), pelo menos em relação a quem estava  na linha da frente, mas como quase sempre, vindos  de trás “movidos a nitro” já dois concorrentes  estavam a meu lado, e isto em menos de dez metros (fantastique!!) e outro já estava pendurado na minha traseira com aqueles “suaves” toques de aviso, tipo, vê lá se andas, pois isto aqui está a ficar preto, com esta malta  toda atrás de mim e com a “ faca nos dentes”. Primeira situação de “pressão” negativa.

Vou saltar para a vigésima volta, apenas para dizer que  finalmente cedi “à pressão” (indo calmamente para a box).Não querendo fazer  qualquer comentário sobre o que foi relevante ou não neste percurso, com uma excepção apenas, para referir que fiz pela 1ª vez uma manobra que eu próprio condeno ( se bem que estou cansado de as ver fazer...e eu mesmo as sofrer), atitude essa que até a mim me surpreendeu, tendo por isso mesmo e não só, procurado o concorrente em causa, para lhe pedir desculpas pelo sucedido, o que foi alcançado.

Como parei mais cedo, tive tempo para reflectir e tomar a decisão de como abordar a 2ª prova.Treinos calmos, um lugar cá atrás (aliás é ao que estou habituado) e na corrida “curtir” a condução, sem “pressões” ,sempre com a cauda do pelotão à vista. Objectivo fácil de alcançar, logo missão cumprida.

Moral da história.

Todos estamos sujeitos a errar, mas há errar e errar. O erro intencional, como parte de uma estratégia da qual se pretende tirar vantagem é  condenável e devemos lutar para o erradicar, muito mais num cenário de grupo restrito onde se pretende respeito, lealdade e fairplay. Eu por mim tenho tentado ser um praticante convicto destes valores e agora mais que nunca. Estou aqui para me divertir, libertar-me do stress do dia a dia e acelerar rente ao chão sem dramas ou frustrações, mesmo que seja na cauda do pelotão.

Até Évora.

José Oliveira

Voltar acima Ver José Oliveira's Perfil Procurar outras mensagens de José Oliveira

Dário Garcia
Rookie
Rookie

Data de adesão: 12 Dezembro 2006

Colocado: 27 Outubro 2009 às 20:56 | IP Registado  

Caros Amigos Kartistas

Após um interregno de 1 ano nas crónicas estou de volta contra vontade, mas com a certeza de que este ano bem como no ano passado se não escrever nada não consigo uma boa classificação. Por isso cá estou.

Depois de ler as crónicas já publicadas e depois de ler as do ano passado mantenho a minha opinião que em certas matérias as crónicas acabam por ser prejudiciais no relacionamento de todo o grupo apesar de ter o lado positivo de no tempo que medeia entre corridas os Ormei podem ir lendo o que cada um escreve mantendo uma certa união.

No entanto prezo-me de observar que de um modo geral, este ano, pelo menos até agora, as pessoas estão mais contidas e mais diplomáticas na forma de abordarem certas matérias.

Já agora e para que conste vou-me atrever a dar a minha opinião em relacção aos toques. Nos poucos anos de Ormei nunca a dei e só neste momento me decidi a dizer algo sobre o assunto.

Participo noutros troféus, em corridas de resistência, em corridas de equipas e já participei até à minha lesão em corridas com Karts particulares e de forma alguma acho o troféu Ormei com mais toques ou menos toques que outro qualquer. É obvio do meu ponto de vista que quanto mais for competitivo o troféu mais casos vão surgir. Mas isso faz parte das corridas. O que tem de ser salvaguardado é que se os excessos ultrapassarem o razoável a direcção da prova pode tomar as decisões que entender.

Esta minha opinião ainda mais saiu reforçada depois de ver no motors tv as corridas de Rotax. Aquilo sim em certas alturas parecia uma selva mas a nenhum piloto foi mostrada uma única bandeira. E não tinham ferros nos karts.

Para finalizar só quero acrescentar que não sou nem mais nem menos que os outros pilotos. No troféu Ormei já me atiraram para fora da pista, já me deram toques menos maldosos ou maldosos e até posso acrescentar o que poucas pessoas sabem que o culminar da minha lesão no ombro foi precisamente no Campera quando alguém resolveu entrar por dentro numa curva e varrer quantos lá estavam, e se calhar numa ou noutra altura também já cometi erros.

Provávelmente se não existisse o forum todas as situaçoes passavam mais ao largo.

E aqui voltei eu ao forum. Como não vou voltar a falar noutras crónicas sobre o forum só quero acabar este assunto com uma chamada de atenção. Qual é a justiça de se atribuirem tantos pontos quando ao olhar para a classificação do ano passado só os pilotos da 1ªmetade da tabela é que têm crónicas com fartura. Realmente não me parece nada justo para pilotos mais lentos ou rookies.

Da corrida pouco tenho a dizer a não ser que correu bem. Não dei toques nem levei, dei uma porrada de curvas para a direita e poucas curvas para a esquerda (não houve inversão de pista), fiz umas quantas rectas e infelizmente sempre colado a alguém.

Saí extremamente cansado não sei porquê, mas no sábado já estava pronto para o troféu Funkart que diga-se de passagem também não correu mal

Boas corridas a todos e até Évora.

Voltar acima Ver Dário Garcia's Perfil Procurar outras mensagens de Dário Garcia

TelmoAntunes
Rookie
Rookie

Data de adesão: 13 Outubro 2008

Colocado: 28 Outubro 2009 às 02:14 | IP Registado  

Então lá nos juntamos no Campera.

Desta vez não trago boas recordações desta prova pois no meu primeiro treino

A coisa não correu muito bem tendo feito só o 17º tempo 1 segundo do 1º

Logo numa pista onde os karts estão com um nível de andamento muito equilibrado.

A corrida não correu muito melhor tendo terminado em 16º.

Nos segundos treinos a coisa correu aparentemente melhor tendo ficado em 6º.

A partida correu menos mal apesar de ter sido relegado  para o meio do pelotão.

Depois enfim lá fui parar aos últimos lugares não sem antes levar uns chega para lá em pontos estratégicos do circuito.

Agora vamos para Évora onde espero que as coisas me corram um pouco melhor.

Abraço.

Voltar acima Ver TelmoAntunes's Perfil Procurar outras mensagens de TelmoAntunes

Pedro Rafael
Rookie
Rookie

Data de adesão: 03 Novembro 2008

Colocado: 01 Novembro 2009 às 16:12 | IP Registado  

Olá a todos ,

Primeira prova do Campeonato a valer pontos ,  a expectativa e a ansiedade do momento era grande !
Cheguei ao Campera na companhia da minha mulher Alexandra e do Rui Carneiro .
Logo que chegámos ao grupo já  presente ,a boa disposição habitual reinava.

Após a pesagem verifiquei que este ano já não estou a precisar de pesos e que estou nos redondos 80kg !:)

E lá vou eu para o primeiro treino em que como habitual tento gerir o conhecimento com o kart rapidamente , seguir num bom ritmo e ser constante até ao fim . Aquando da chamada para a grelha da 1ªcorrida a espera foi longa e o meu lugar estava reservado para 15º , confesso que desapontante mas nem por isso me desmotivou na largada para a corrida .
Arranquei bem e logo nas primeiras curvas consigo ultrapassagens importantes , durante quase toda a corrida tive na minha cola o sempre dificil Miguel Freitas que ainda por diversas vezes esboçou a tentativa de ultrapassagem sem sucesso ...mas sempre correcto ! Á minha frente já corria o Alexandre Valle e foi a minha lebre até ao fim , tendo coseguido terminar em 11º.

Nos 2ºs treinos BC apesar de ter um kart bastante desiquilibrado e dificil de controlar às saidas das curvas , com uma tendência subviradora ,lá consegui melhorar o tempo e parti para a grelha em 9º lugar , tendo melhorado 1s em relação aos primeiros treinos .
Na largada e após a  primeiras curvas consegui manter a mesma posição de largada , mas algum   tempo depois estava a ser perseguido por um piloto e com muita insistência teimava em dar uns toques na minha traseira , nada de mais pensei eu ... mas a insistência continuava até ter exagerado, e na entrada para a primeira curva depois da recta faz uma calçadeira colocando-me com o kart quase em pião , aí não aguentei e levantei a mão a protestar com aquela atitude  , foi certo que levantou o pé desistiu por ali a ultrapassagem. Ainda nesta perseguição acérrima lá me conseguiu ultrapassar e bem  na parabólica de acesso á recta da meta . Daí para a frente fiquei sem ningém á frente, e para o fim a concentração ,motivação e consistência já deixavam antever um ataque á minha posição . E foi mesmo isso que veio a acontecer, a 1 volta do fim quando cometo um erro ao sair com o kart ao exterior da pista antes da parabólica de acesso á recta ,não consigo fechar pelos separadores de dentro ,deixando 1/2 kart para o João Teixeira aproveitar e fazer a ultrapassagem , mas sem antes  encostar o kart dele , pondo o meu kart com ar de "descontrolado " ,bem sei que por parte do João Teixeira era dificil resistir á vontade de me ultrapassar:) depois de um erro meu grande e ainda por cima não estava a defender bem ...:) , logo a seguir ao João Teixeira vinha o Rui Carneiro que assim como se fosse o toque de Midas "equilibrou-me" o kart em frente podendo assim terminar mesmo assim colado á traseira do Rui e do João Teixeira em no 11º lugar.

Parabéns ao João Carlos pelo 1º lugar provisório ,pode ser que seja este ano !:)

Esta não é provavelmente a pista que obtenho os melhores resultados mas é aquela em que mais treino . Sendo muito técnica o bom uso dos pedais é imperativo . Enquanto a maioria levanta o pé eu além disso tenho de levantar os joelhos sem bater no volante :) Cansativo !! Confesso que após cada prova fico com a mesma sensação de quando andava em pequeno no meu kart a pedais ,e que depois tive de o deixar porque ao pedalar já batia com os joelhos no volante lol
 Porque é que não existem nos 270cc um banco regulável como nos 390cc  de Fátima ? Ainda assim os karts de Vila Nova de Paiva devido á altura dos volantes que equipam os karts estarem colocados mais acima torna-se para mim mais confortável ( não fossem aqueles motores serem tão castrados seria provavelmente o melhor kart 270cc )

Muito tenho de melhorar neste Campeonato que ainda agora começou.
O  ano passado como debutante foi muito animador , tendo aprendido e progredido bastante   , mas estou á espera este ano ,como rookie que a evolução seja mais regular tentando consolidar o k já aprendi e melhorar em muitas outras coisas como nos treinos e largadas (primeiras voltas em corrida ) , consistência competitividade .

Como sempre aguardo já com ansiedade a próxima prova em Évora.

Um abraço a todos

Voltar acima Ver Pedro Rafael's Perfil Procurar outras mensagens de Pedro Rafael

João Teixeira
Rookie
Rookie

Data de adesão: 15 Outubro 2008

Colocado: 02 Novembro 2009 às 11:16 | IP Registado  

Em 1º lugar uma palavra de apreço para o Rui Carneiro, pelo seu empenho e dedicação que se traduz numas horas de bem estar para todos nós.

Depois de muito reclamar com o dia e hora da prova consegui organizar a minha vida profissional e ser o terceiro a chegar ao Campera a tempo e horas (os atrasados deviam ter sido penalizados).

Aproveito para manifestar o meu desagrado em relação a este formato ABC. No meu caso, para inicio de época e com a minha idade já não aguento duas seguidas numa sexta-feira à noite.

A corrida prometia pois fui afortunado no sorteio dos Karts, tendo-me saído um carro que me deixou bem impressionado logo no primeiro contacto.

Lá fui eu com o lastro do costume para os treinos (mas há quem continue a levar os classicos  4 garrafões).

Na partida tentei combater a habitual inercia e evitar ser passado como é frequente pela malta que vem atrás. 

A corrida correu-me bem, percebi que tinha andamento para os mais rápidos mas quando cheguei atrás do Luis Silva percebi que me ía ficar por ali. Quinto lugar tendo em conta a feroz concorrencia deixou-me satisfeito.

Confesso que não fui muito entusiasmado para a 2ª manga, pois o cansaço era suficiente para me deixar apreensivo.

Mas lá fomos para os treinos onde me aguentei a fundo até ao fim sem me ressentir ou ter de recorrer a voltas em marcha lenta para poupar o físico.

Deu-se a partida e uma vez mais voltei a fazer um mau começo, no entanto as voltas foram-se sucedendo e apercebi-me que estava suficientemente rápido para acompanhar os que estavam à minha frente e tentar a minha sorte. Esta efectivamente chegou quando o Pedro Rafael teve uma pequena saida nas curvas que antecedem a recta da meta e consegui meter pelo buraco da agulha trazendo na cola o Rui Carneiro. Depois foi aguentar até ao fim cometendo erros atrás de erros, mas lá consegui manter a possição. 

Em conclusão, o balanço só podia ser positivo e confesso que até gostei de ter o fim-de-semana todo só para a familia.

Cumprimentos

João Gomes Teixeira

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004

Colocado: 03 Novembro 2009 às 16:43 | IP Registado  

Caros amigos e companheiros kartistas.

Chegou a data limite para a colocação de crónicas de modo a poderem pontuar.

Podem continuar a colocar as vossas crónicas mas as mesmas não serão pontuadas.

Obrigado.

www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta.
Este tópico está bloqueado.

<< Anterior Página de 2
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum