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Tópico: 9ª edição da Taça Inter Troféus - Braga
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Autor |
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Paulo Figueired Organizador
VIRUS Kart
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 241
Estado:
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Colocado: 30 Janeiro 2011 às 19:17 | IP Registado
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Mais uma edição com história na história da Grande Festa do Karting Amador Nacional. Desta vez, infelizmente, a história deixada deve servir (de resto, como sempre) para "limar" pormenores para edições futuras. O atraso em relação ao horário previsto foi... enorme!
De modo algum será uma edição para esquecer, pois os problemas servem sempre para melhorar o que menos bem foi executado. Para os Organizadores presentes, mais uma vez vos digo que a Taça Inter Troféus tem uma Comissão Organizadora, mas que no dia do evento o contributo de todos vocês é importante e necessário. Salvo algumas (poucas) voluntariações, a maioria dos Organizadores presentes manteve uma passividade enorme.
A ausência no jantar de confraternização, mesmo com o atraso verificado, demonstra um grande desrespeito aos que trabalharam para a realização de mais uma edição da Grande Festa do Karting Amador Nacional. Retiro deste meu parágrafo, os grupos que cordialmente apresentaram pedidos de desculpa pela ausência e que a justificaram perante algum membro da Comissão Organizadora.
Na minha opinião, a atribuir culpas, elas serão de todos, mesmo todos não ilibando ninguém.
Posso começar pelo atraso na chegada ao kartódromo por parte de alguns pilotos. Decerto não terão sido alertados convenientemente pelos seus Organizadores. Este atraso, nas verificações administrativas, provocou de imediato o consequente atraso no briefing programado transportando o início da primeira corrida para cerca das 12 horas ao invés das 11 horas programadas. Ainda assim, e por experiência em edições anteriores, não era um atraso impossível de anular se... os restantes passos fossem sucedendo a um ritmo normal. Tal não aconteceu.
A Cronometragem teve alguns erros. Alguns provocados pela ânsia da "oficina" em "satisfazer" todos pequenos problemas que "alguns"pilotos "amadores" têm em adaptar a sua condução a karts de "aluguer" e que de modo algum podem estar ajustados a fisionomias ou competências particulares.
A Direcção de Prova limitou-se a pouco mais do que dar início e fim das diversas corridas do programa.
A Comissão Organizadora não fez (todo) o "trabalho de casa" na agilização de processos para que o programa fosse acontecendo de um modo fluído.
E por fim eu não consegui "pôr ordem" na casa.
Lamento profundamente todas as contrariedades com que todos nos deparamos, e para as quais não tivemos resposta certa.
Em final de comentário, quero deixar uma sugestão a todos os que possam escrever neste tópico. Escrevam de uma forma positiva e objectiva. Manifestem a vossa opinião ou visão dos problemas, mas cientes de que tudo foi feito para que o dia não cerresse desta forma. Só quem já organizou ou fez parte da Comissão Organizadora saberá dar o real valor aos sucessos e dissabores relacionados com a NOSSA Taça Inter Troféus, a Grande Festa do Karting Amador Nacional!
Em prol do karting amador Pela Taça Inter Troféus
__________________ Paulo Figueiredo
Troféus VIRUS Kart
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cavaleiro01 Organizador
Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 16 Janeiro 2004 País: Angola Mensagens: 128
Estado:
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Colocado: 31 Janeiro 2011 às 00:21 | IP Registado
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Em primeiro lugar: Paulo, vê lá se consegues saber há quantos anos eu não escrevia aqui? Praí há meia-dúzia, não?
Amigos, não há ninguém que tenha acompanhado de perto a TIT deste ano, a tão grande distância!!!
O certo é que um atraso dessa natureza é, simplesmente, inadmissível, não venham cá com paninhos quentes.
Primeira sugestão: daqui para a frente, pensem num fim de semana de corridas e não num dia.
Sábado - Verificações, apuramentos e repescagens, se as houver + jantar.
Domingo - Meias-finais e finais + entrega de prémios
Fui co-organizador da 1ª TIT e da TIT efectuada na Batalha (3ª, 4ª)? Tenho ainda uma muito ténue ideia (já são muitos anos fora das corridas e consequentemente, da TIT) que também fui co-organizador da 2ª.
Tomando como exemplo a da Batalha, terminámos a final A às 20:30, muito aceitável, comparando com os horários deste Sábado, mas, em minha opinião, já para além do razoável.
Se passarem a fazerem o programa num fim de semana, podem até fazer mais corridas, se necessário, passa a ser menos stressante para todos, sobretudo, para os organizadores e no dia das finais, vão-se todos embora por volta das 4 ou 5 da tarde, o que é um horário muito decente!
Não sei, mas desconfio que quem cuida da frota dos Birel, não tinha capacidade para fazer face a tantos problemas, inesperados, ou não. Vejam a Batalha: nesse ano, corremos com 2 frotas de karts, com uma excelente assistência (todos conhecem a equipa da Batalha) e mesmo assim, foram 12 horas seguidas no Kartódromo.
Outros temas: na Batalha, tal como, este ano, a IHSV fez, a Just4Fun também abandonou a TIT em protesto com alguns toques. Pode-se discutir, pode-se reclamar, pode-se não aceitar, mas não se pode impedir uma equipa de o fazer. Quando muito, como não é bonito irem-se embora a meio, tendo, ou não, razão para o fazer, sugiro o pagamento, no acto de inscrição na TIT, de uma caução (ou passar um cheque-caução), por parte do Organizador de cada Grupo, a qual não será devolvida, se TODOS (MENOS UM), os respectivos pilotos não se mantiverem até ao final do evento. Pode-se discutir se uma equipa deve ou não ser obrigada a ficar até ao fim, se os seus pilotos forem sendo eliminados, mas, aí acho que têm de ser um pouco tolerantes, apesar de , naturalmente, ser desejável que todos ficassem até ao fim do evento, sem excepção. O MENOS UM é para casos extremos, tipo acidente grave, ou morte de um parente, durante o dia e por aí fora. Admito q isso não suceda a 2 pilotos da mesma equipa em simultaneo...
Quanto á situação do Paulo Figueiredo e da Just4Fun....!?!?!?!?!
Porque é que não foram, se se inscreveram?
Ponto 1) Inscritos, devem pagar a inscrição, como todos os outros. Se não forem, paciência! Aqui, aceitar-se-iam razões de força maior, tipo a equipa ir toda num carro e ter um acidente, ou algo assim (menos grave, espero...).
Ponto 2) O regulamento devia dizer algo do género: "A uma equipa que não tenha, pelo menos, 4 dos seus 6 pilotos no início do evento, não lhe será permitida a sua participação na TIT, mesmo que a situação da sua inscrição já esteja regularizada, nomeadamente, do pagamento da mesma".
Ponto 3) Mas enlouqueceram todos, nesse Sábado? O PMF, por ter proposto o que propos a todos os restantes, por não se terem oposto. Paulo, podes agradecer ao Sócrates eu continuar por cá, porque, amigo, se eu aí estivesse, votava contra tu correres, por muito amigo meu que sejas, pelos motivos já acima indicados...
A palavra a quem, efectivamente, lá esteve...
Editada por João Diogo Paiv na 31 Janeiro 2011 às 00:25
__________________ Aquele abraço,
JDPaiva
Cavaleiros do Asfalto
Tlms: 00 351 932 350 047
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Paulo Figueired Organizador
VIRUS Kart
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 241
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Colocado: 31 Janeiro 2011 às 00:57 | IP Registado
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Provavelmente, não escrevias aqui desde a última vez. (Talvez não estejas muito errado na data.)
Bastava que estivesses por cá para eu não participar. Aliás, nem eras preciso. Bastava que alguém se manifestasse. Mas, pergunto eu, qual a razão de não permitir um grupo participar com os pilotos classificados "disponíveis"? Eu não tomei o lugar de ninguém! A questão financeira foi resolvida com a CO. Qual o problema? Só vejo um. A falta de pessoas para enfrentar situações dinâmicas que necessitam de resposta imediata!
Sobre a frota, pode não ser a "melhor do mundo" mas ninguém a pode considerar má! Nem dizer que foi por causa da frota que não obtiveram melhor classificação! Nem tão pouco atribuir a culpa do atraso à frota! O que eu escrevi foi: "A Cronometragem teve alguns erros. Alguns provocados pela ânsia da "oficina" em "satisfazer" todos pequenos problemas que "alguns"pilotos "amadores" têm em adaptar a sua condução a karts de "aluguer" e que de modo algum podem estar ajustados a fisionomias ou competências particulares." A frota e quem cuida dela esteve à altura do evento. Um motor que falhava, um ou dois karts que tinha "um travar" diferente (ou pouco potente). Outro que "fugía" para a esquerda ou ainda outro que "fugía" para a direita, não se pode dizer que seja uma frota má! Há quantos anos não organizas provas de karting amador? Olha que as coisas em termos de frotas e exigências dos pilotos estão um pouco diferentes do que conheceste.
__________________ Paulo Figueiredo
Troféus VIRUS Kart
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cavaleiro01 Organizador
Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 16 Janeiro 2004 País: Angola Mensagens: 128
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Colocado: 31 Janeiro 2011 às 01:12 | IP Registado
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Organizo provas, trofeus e torneios todos os anos, Paulo, isso não mudou...
Karting, automobilismo, squash, ténis, idas à praia, you name it!
As exigências tendem a aumentar. Quem não espera, ou aceita isso, está fora do contexto e longe da realidade. É assim com quase tudo e não me parece mal, parece-me lógico.
Não sei como foi com outros, mas dos 6 Cavaleiros q correram, recebi a informação que pelo menos dois ficaram pelo caminho, devido a avarias dos karts, em plena corrida, naturalmente. Seja para quem for, seja em que situação for, é uma pena ficar pelo caminho por avarias, mais ainda, na TIT. E pelo que sei, em frotas de karts dos Kartódromos, as avarias acontecem, inevitavelmente, mas são muito pouco frequentes. Claro que num dia com 13 corridas, para uma mesma frota, não há milagres... Daí que a hipótese de 2 dias para a TIT também beneficia o espectáculo e os pilotos, que ficarão menos propensos a desistências por avarias de karts.
Terminando por onde começaste, acho que é simples de justificar o princípio. A TIT é uma prova em que participam grupos de organizadores de provas de Karting, os quais são representados por n pilotos, normalmente, 6. Ora, se um grupo aparece representado por um só piloto (ou, como escrevi, menos que 4), isso, para mim, representa uma falta de quorum (e de respeito, até, eventualmente, mas não teus e sim dos restantes...), para poder participar no evento, não concordas? Dessa forma, por muito boa pessoa que sejas, não me parece aceitável dizer que representaste a Just4Fun. Foi mais o Paulo Figueiredo a representar-se a si próprio...
Ora, numa TIT, o espírito não é esse... ou mudou tudo, de há uns anos para cá, desde o tempo em que eu corria convosco?
Já agora, porque é q o resto do pessoal bacano da Just4Fun não apareceu? Braga fica demasiado longe da mouraria?
Editada por João Diogo Paiv na 31 Janeiro 2011 às 01:19
__________________ Aquele abraço,
JDPaiva
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Paulo Figueired Organizador
VIRUS Kart
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 241
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Colocado: 31 Janeiro 2011 às 01:42 | IP Registado
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Edita a cor do texto, s.f.f. que até estou com os olhos em bico. Até podes mudar para vermelho Ferrari que não me importo... hehehe. Mas que seja de mais fácil leitura.
Sobre o Just4fun, como muitos outros, estão (actualmente) com alguma dificuldade em ter representatividade numa próxima TIT. No entanto, o 10º Campeonato Just4fun teve vários participantes dos quais 12 tinham os mínimos para particpar na TIT (mais de 60% de provas), no entanto, por motivos diversos, apenas 4 (incluindo eu) estavam "disponíveis". Á última da hora, mesmo os outros 3, apresentaram razões que os impediam de participar (bem me esforcei a incentivá-los a participar).
O Campeonato dos Just4fun que dava acesso a esta TIT era o de 2009/2010 que terminou a 22 de Maio de 2010. Muita coisa se alterou desde então, percebes? Nomeadamente, a actual falta de quorum.
E não, nunca pensei em participar na TIT como Paulo Figueiredo (obviamente) e sempre pensei em representar o Just4fun assim como representei na 8ª edição por ter obtido melhor classificação que no meu próprio troféu.
Apesar de não se ter chegado ao extremo de representar um troféu com apenas um piloto (como agora) já em edições anteriores tivemos participações sem a totalidade dos pilotos (mais do que as 4 que indicas, é certo).
__________________ Paulo Figueiredo
Troféus VIRUS Kart
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cavaleiro01 Organizador
Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 16 Janeiro 2004 País: Angola Mensagens: 128
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Colocado: 31 Janeiro 2011 às 08:46 | IP Registado
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Certo, mas foram situações também verificadas em cima da hora, não foram?
Mantendo um princípio de equidade e de justiça (ou seja, de que quem vai, "tira" o lugar a outro piloto, ou a outro grupo, porque há sempre quem os substituta), podem ponderar a possibilidade de penalizações pecuniárias, ou outras, para situações futuras, para os faltosos...
A côr é a dos Cavaleiros, mas, está bem, passo para a outra côr dos Cavaleiros, a negra...
__________________ Aquele abraço,
JDPaiva
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Paulo Figueired Organizador
VIRUS Kart
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 241
Estado:
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Colocado: 31 Janeiro 2011 às 09:37 | IP Registado
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Não foi esta (Just4fun) a única situação em cima da hora. Outros grupos "faltaram" em cima da hora, porque tudo tentaram para estar presentes. Também é certo que a própria CO permitiu até ao último momento possível a participação desses grupos. Ainda assim, um grupo que nada fazia prever, avisou a CO na quinta-feira anterior que não dispunha de condições para participar.
Este ano, apesar de a TIT estar preparada logísticamente para 19 grupos (poderíamos ter chegado aos 20/21 sem dificuldade), apenas 17 se fizeram representar.
Em termos de participações, o caso mais grave que tivemos foi o de Fátima. Em que um grupo "avisou" a CO na noite de sexta-feira, e, aí sim, ficou um grupo de fora porque as participações estavam limitadas aos 20 grupos. Foi muito desagradável para a CO dessa edição, ter de recusar a participação de um grupo, e mais desagradável, quando um grupo "falta" em cima da hora.
A cor dos Cavaleiros também me agrada, mas tenta outra de mais fácil leitura. Obrigado.
__________________ Paulo Figueiredo
Troféus VIRUS Kart
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
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Colocado: 31 Janeiro 2011 às 23:56 | IP Registado
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Já agora, o IHSV esteve em pista até ao ponto em que conseguiu (3ª meia-final)... apesar de haver informação em contrário noutro local.
Para que fique claro, os 4 últ. elementos a abandonar o kartódromo foram 2 pilotos da RedLine Cup, 1 do Just4Fun e 1 do IHSV.
Isto são os factos. O resto são palavras.
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cavaleiro01 Organizador
Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 16 Janeiro 2004 País: Angola Mensagens: 128
Estado:
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Colocado: 01 Fevereiro 2011 às 00:19 | IP Registado
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E a que horas foi isso, Luís?
__________________ Aquele abraço,
JDPaiva
Cavaleiros do Asfalto
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Nozito Organizador activo
RedLine Cup
Data de adesão: 06 Dezembro 2009 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
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Colocado: 01 Fevereiro 2011 às 11:07 | IP Registado
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Boas pessoal, sou um piloto da Red line cup, Fernando Ribeiro.
É realmente de lamentar o enorme atraso que houve nesta edição. Foi uma imensa pena que assim tenha acontecido, ainda por cima eu estava com gripe e a rapar aquele frio!!
A meu ver penso que o principal problema dos sucessivos atrasos teve que ver com a cronometragem e a Direcção de Prova. Foi um trabalho de um completo amadorismo.
Penso que a frota esteve muito bem, teve algumas falhas, é verdade, mas no geral estiveram bem. Sei que a pista do KIB é bastante técnica, e quem "não apanhar a pista", dificilmente consegue bons tempos, o que leva a que se culpe os karts.
Concordo que se deva alterar de alguma maneira o formato da prova. Pois se um piloto tem algum tipo de azar (como tive eu e o Rui Alves, na 1ª volta, nos primeiros lugares, e atiraram-nos para fora!!! - já sabem o resto - recuperação até ao máximo que conseguimos, 12º) nas 1ªs mangas de qualificação, muito dificilmente, esse piloto, terá lugar na final A, e se a tiver nunca será um bom lugar na grelha de partida. Por isso digo, desde que participo, há 3 anos, que nas meias finais teria de haver treinos cronometrados para salvaguardar eventuais "azares".
Quero finalizar enaltecendo o esforço e dedicação de todos os elementos da CO da TIT, para que tivesse decorrido tudo muito melhor. Um abraço ao Nuno, pois não foi referido, noutro post, como não interventivo, o que penso o contrário, pois deve ter feito quilómetros a pé a tentar resolver os problemas que iam aparecendo.
Cumprimentos Fernando Ribeiro Red Line Cup
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