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Tópico: Crónicas 1ª prova IHSV 2014 - Évora I
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Autor |
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Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
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Colocado: 18 Janeiro 2014 às 15:57 | IP Registado
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Sr. Organizador Luís Soares de Mello,
Mais uma vez, não existindo ainda o tópico, tomei a liberdade de o criar.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
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Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
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Colocado: 18 Janeiro 2014 às 15:57 | IP Registado
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Ora viva caros amigos e companheiros Kartistas,
Começamos "bem" mais um campeonato IHSV, com um pouco de tudo à mistura:
Alterações ao Regulamento, Duas corridas com treinos independentes, Inversão do sentido para cada uma das corridas e, acima de tudo, troca de karts, leram bem, troca de karts entre a 1ª e a 2ª corrida, algo que não tinha anteriormente obtido a maioria das opiniões positivas. Além disso, novas caras, caras antigas e pelo menos uma cara bonita. lol
Nesta prova também tivemos vários tipos de condições atmosféricas com pista húmida, quase seca, molhada, a secar e novamente quase seca, parecia as 4 estações do ano.
Quanto aos vencedores, eu não consegui ser nas mangas, mas a soma das posições das duas mangas deu um empate com o Pedro Fonseca, no entanto obtive a melhor volta (no desempate) pelo que consegui inverter o resultado de Palmela e obter o 1º pódio de uma prova IHSV.
Quanto às corridas em si, obtive a segunda volta mais rápida dos treinos na 1ª corrida mas a volta mais rápida da corrida, tendo ficado em 2º atrás do Pedro Fonseca.
Primeira corrida em sentido invertido e partida sem incidentes mas perdi logo a primeira posição para o Dário Garcia que conseguiu um melhor arranque. Ainda na primeira volta o Pedro Fonseca passou-me na recta interior. No final da primeira volta e na tentativa de não perder muito tempo para os primeiros, o Pedro fez mal a curva do portão e eu para não lhe bater, cometi um erro que provocou uma atravessadela. Apesar de ter a mão no ar por estar parado, houve 2 pilotos que de deram uma "ajuda" a endireitar a minha frente e consegui retomar a corrida perdendo uns 7 ou 8 lugares. Depois disto foi "faca nos dentes" e tentar obter o melhor resultado possível, só que a minha vida foi sendo facilitada pelos próprios adversários pois vários deles lembraram-se de ir "pastar" ou lavrar os terrenos anexos à pista. Três foi logo na volta seguinte na curva do portão, tendo os três últimos sido o Pedro Santos, Carlos Mansinho e o Dário Garcia, o que me permitiu atingir a 2ª posição final a alguma distância do Pedro Fonseca.
No inicio dos segundos treinos começou a chover pelo os mesmos foram efetuados em pista molhada em que conseguia uma boa volta em que passava o Luís Mello e o Dário Garcia mas logo de seguida fazia pião ou saía de pista e voltava a ter de os ultrapassar, isto por duas vezes. Resultado 2º lugar tendo a volta mais rápida sido obtida pelo Filipe Andrade.
A segunda corrida foi em sentido normal e o Filipe Andrade efetuou um boa partida bem como o Pedro Santos que se encontravam na frente logo na primeira volta para nunca mais os ver. Mais uma vez na tentativa de os não perder, e numa curva mais "molhada" faço novo pião em que sou passado pela Manuela Janicas e pelo Pedro Fonseca, que rapidamente ganham alguma distância. Tendo como referência os pilotos que me tinham passado comecei a fazer algumas trajetórias mais de acordo com o secar da pista e consegui passar a Manuela e mais tarde o Pedro, tendo beneficiado de ter conseguido passar o Palmeirim rapidamente o que não terá acontecido ao Pedro, pelo que foi chegar ao final na 3ª posição. Pedro Santos foi o vencedor seguido do Filipe Andrade.
Desta vez não consegui ir à 3ª manga mas espero tenham correspondido na pista da Ti Bilete ao mesmo andamento conseguido na pista do kartódromo.
Até Palmela para alguns ou até à Batalha para ou outros.
Editada por Rui Carneiro na 18 Janeiro 2014 às 18:08
__________________ Rui Carneiro
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Carlos Abril Rookie
Data de adesão: 01 Agosto 2008 Mensagens: 11
Estado:
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Colocado: 18 Janeiro 2014 às 18:28 | IP Registado
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Boa tarde,
Dada a obrigatoriedade das crónicas, aqui vai !!!
Aprovadas as alterações ao regulamento. Sou de opinião que com
duas corridas distintas e sem qualquer interligação não deveria haver
só um podium no final.
De resto, passei as duas provas a ver a maior parte dos pilotos a
"apanhar bonés" com piões e atravessadelas, o que me permitiu ir
aproveitando os erros dos outros para me manter no meio da tabela.
Dois decimos tempos nas duas grelhas e um honroso decimo primeiro
no final deram para disfarçar o excesso de peso.
Veremos como corre a próxima prova.
Um abraço,
Carlos Abril
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
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Colocado: 18 Janeiro 2014 às 20:24 | IP Registado
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Não fiz a prova pois valores mais altos se levantaram
mas, claro, cá venho para vos ler ...
Pois Rui Carneiro, até tu verificaste que o IHSV se está
a descaracterizar ....
Quanto à cara bonita no pelotão, espero, não te
estivesses a referir a ti !!!
Pega lá um abraço pelas tuas provas ( ainda só conheço
também as do Carlos Abril ) e um abraçoo também a todos
os outros !
Carlos Abril, então o meu amigo só aparece quando eu me
ausento ?
Próxima,na Batalha, é a doer !
Abreijos
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Carlos Abril Rookie
Data de adesão: 01 Agosto 2008 Mensagens: 11
Estado:
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Colocado: 18 Janeiro 2014 às 22:17 | IP Registado
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António, este ano vou tentar ser mais assíduo, aliás já tinha feito essa
promessa ao LSM.
Não acompanho a opinião de que o IHSV esteja descaracterizado,
está diferente.
Não mencionei na crónica mas gostei do novo modelo de mudança de
direcção entre mangas , da troca de kart por sorteio e de a grelha da
segunda manga ser feita com base em segundo treino.
Provavelmente será uma solução que não é do agrado de todos mas
permitiu aqui ao "saloio" andar no meio da malta.
Com inversão de grelha como no passado eu não tinha gozado nada
na segunda manga.
Um abraço,
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
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Colocado: 19 Janeiro 2014 às 01:20 | IP Registado
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Cara Amiga, Caros Amigos,
Cá começámos o nosso IHSV 2014, com várias diferenças, de regulamento, aos participantes - boas vindas aos novos -, à meteorologia, mas com uma curiosidade em comum: o nº de pilotos do campeonato era exactamente o mesmo da 1ª prova do ano passado em Évora, 17.
No chove, não chove, decidi a tempo pôr o incómodo fato (como a maioria), que me veio a poupar uma bela molha.
Nos treinos, vi que podia ser uma boa corrida, pois pareceu-me que estava a andar bem - nunca pensei é que viesse a estar tão pouco tempo lá pela frente. Parti em 3º lugar, com todo o cuidado. Passadas as primeiras curvas achava que... mas não... em plena recta levei um toque ligeirissimo, mas o suficiente para me mandar para fora da pista, bem para o meio da relva. A partir daí foi a faca nos dentes - e algumas asneiras à mistura - ver onde conseguia chegar. Os exageros valeram 3 semi piões, uma passagem pela relva, o 9º lugar e a consolação da volta mais rápida da corrida.
Nos 2ºs treinos tb achei que não estava a andar mal, mas com as piruetas do Rui Carneiro, com a sua forma diferente de guiar à chuva, ziguezagueando entre mim e o Dário, os referenciais estavam errados, não passei do 8º lugar.
Na corrida, com a pista a secar, as coias até não estavam a correr mal: cheguei ao 6º lugar, o que não era mau de todo, após alguma confusão inicial. Mas, fiquei a rodar sozinho, sem referência. Comecei a fazer a maioria das curvas com trajectória de seco, com excepção da esquerda interior, que estava mto suja na corda... pois é, erro meu ! Fui sendo apanhado pela malta que vinha atrás de mim, sem perceber mto bem onde perdia tempo. O João Gonçalves acabou por se pôr ao meu lado nessa curva e então percebi onde estava a perder tempo. Tentei dar-lhe passagem, sem travar, mas um pequeno desentendimento nas trajectórias, levou-me a fazer 1 pião e perder 2 lugares escusados. Na volta seguinte já fiz tudo 'à seco' e tirei 2 seg. ao meu tempo anterior. Tarde demais, novo 9º lugar, sem qq consolo.
A 3ª corrida foi pacata, sem incidentes, na ti Bilete, que, não sei porquê, hoje me soube particularmente bem. Pena sermos poucos.
Espero ver-vos todos no próximo sábado em Palmela, a correr ou torcer pelo IHSV (ou por outra equipa da vossa eleição), mas pf vão cedo, que somos capazes de acabar a vossa prova bem cedinho, frente à 'crême de la crême' ;-)
Abreijos.
Luís.
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
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Colocado: 19 Janeiro 2014 às 02:13 | IP Registado
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Uso este fórum tb para fazer um comentário como organizador, o que normalmente não faço.
Creio que para a vida do campeonato, é muito importante que nos sintamos 'Um Grupo'. Eu gosto particularmente de saber das provas de cada um de vós, das pequenas aventuras desconhecidas que quem lá está no meio não consegue ver. Ler as crónicas dá-me enorme gozo. Creio que não é só a mim, acho que a maioria gosta de ler... pena que, se calhar, tb a maioria não goste de escrever ;-)
Daí ter posto um modelo novo: dou-lhe mais valor, mas variam as formas, o que interessa é a partilha, desde que tenham conteúdo, aqui ou no facebook. Acho que vai enriquecer a nossa vida de Grupo. Se estiver errado, pois reconhecê-lo-ei e tê-lo-ei em conta em regulamentos futuros.
Acho que a obrigatoriedade tb não é o caminho. A forma como aumentei o valor, parece-me adequada, pois oferece um bom 'colchão' de pontos, para quem tenha várias provas azaradas, mas não é decisivo para quem seja regular. Tentei oferecer um incentivo a quem as faça, sem ser um castigo a quem não faça. Ninguém perderá 30 pontos por não as fazer - usando os reultados do ano passado, a média perdida seria por não fazer seriam 13 pontos.
Já agora, as crónicas são tb um forma de estimular a assiduidade, de forma indirecta, só é possível fazer uma crónica se se tiver estado presente e, o que eu gostava MESMO, era que todos os 22 pilotos inscritos estivessem presentes em TODAS as provas - com crónica, de preferência, mas isso já é seria um detalhe.
Dito isto, espero ler muitas e boas crónicas, ver muitas e boas fotos e vídeos, que enriqueçam os meus dias pós corrida.
Mais abreijos,
Luís.
Editada por LSMello na 19 Janeiro 2014 às 13:13
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
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Colocado: 19 Janeiro 2014 às 12:07 | IP Registado
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Vou esclarecer a minha opinião àcerca da
descaracterização do IHSV.
Sou 100% apologista e aplaudo, qualquer alteração que
possa dinamizar o campeonato daí que, considere muito bom
que se façam alterações ao modelo.
Essas alterações, porém, mesmo que apoiadas pela maioria
dos participantes, podem não salvaguardar a "imagem de
marca" que caracterizam a diferenciação entre
campeonatos.
Já no passado se realizaram provas com uma manga num
sentido e outra no outro o que, posteriormente, deu
origem a uma corrida ( 2 mangas ) para um lado e, na 2ª
visita ao circuito, para o outro.
Também tivemos as diversas opções de inversão de grelha.
O que sempre preservámos com o apoio maioritário dos
pilotos foi a não-troca de karts entre mangas.
Claro que hoje, os pilotos podem manifestar-se a favor
desta mudança mas isso traz o campeonato IHSV para a mera
imitação dos demais campeonatos isto é, em nada se
diferencia deles a não ser nas pessoas.
Dito isto e por consideração, respeito, reconhecimento e
amizade ao organizador Luís Mello, me "vi obrigado" a dar
este testemunho.
Pelos relatos ( poucos ) que já li sobre a 1ª etapa (
Évora ), a coisa funcionou a contento o que me apraz
registar.
Abreijos.
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
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Colocado: 19 Janeiro 2014 às 13:48 | IP Registado
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Várias coisas têm vindo a mudar o IHSV ao longo dos tempos. Das primeiras - que eu não apoiei -, foi o requisito de inscrição para pontuar - antes disso, qq piloto pontuava e aparecia na classificação final, mesmo que só fizesse 1 prova. Mudou-se, assim está... quem sabe um dia muda de novo.
Como actual organizador (substituto), entendo que o meu principal 'dever' é manter o campeonato atractivo e ac€$$ív€l para o maior nº possível dos seus particpantes de longa data e enriquecê-lo com tudo o que possa, nomeadamente alterações regulamentares e novos pilotos. Ponho à votação todas as alterações que considere que se afastam demasiado do modelo instituido, que possam ser consideradas uma 'manipulação genética'. Assim foi com as alterações significativas deste ano, que acolheram um apoio maioritário, muito significativo - sem o que não teriam sido levadas avante, pois, para este tipo de alterações, não me bastavam os 50%. Se provarem no terreno, continuarão, enquanto eu continuar a a ser organizador (substituto). Se não provarem, pois no próximo regulamento serão alteradas.
Discordo do nosso organizador (em período de merecido descanso) quando refere que termos regras iguais a outros nos pode tornar iguais a outros. Aquilo que nos torna diferentes é a forma como particpamos. Ainda que os pilotos sejam os mesmos, as regras sejam as mesmas, tudo seja igual, se no IHSV estivermos em pista de forma diferente, convivermos de forma diferente, soubermos manter uma identidade própria, então seremos diferentes. O nosso organizador (em período de merecido descanso), sabe muito bem disso. Em tempos organizou dois campeonatos, com as mesmas regras com 2/3 dos pilotos comuns e, no entanto, esses campeonatos eram bem diferentes - como o tentámos provar à saciedade junto da 'bendita Presidência da TIT' - refiro-me, claro, ao IHSV e ao F390 Flying Noses.
Enquanto eu for organizador (substituto), enquanto tiver o vosso apoio (nas opiniões, nos mails e na participação nas provas) e, já agora, enquanto tiver força para isto (que já não tenho a idade do António) continuarei a seguir exactamenente o mesmo caminho.
Abreijos (para não fugir à tradição que nos torna diferentes),
Luís.
PS - Já agora, já no próximo sábado, temos mais uma excelente oportunidade de mostrar que somos diferentes, vamos para a TIT, lutar com os 'cromos dos cromos' (como dizia ontem a dona de Palmela), representados por uma equipa de pilotos classificados entre o 6º e o 12º lugar - enquanto os outro levam mesmo os seus 1ºs classificados - representar o IHSV, sem vergonha, sem pejo de que os nossos resultados possam ser fraquitos, vamos, porque somos um grupo e como grupo queremos estar representados, de forma diferente, entre 14 grupos - todos diferentes.
Editada por LSMello na 19 Janeiro 2014 às 17:43
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cman Rookie
Karting Prazer de Conviver
Data de adesão: 15 Setembro 2004 País: Portugal Mensagens: 16
Estado:
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Colocado: 20 Janeiro 2014 às 21:11 | IP Registado
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Muito boa noite, já fiz a minha cronica no Facebook conforme me foi pelo LSM como sendo valida.
Ao longo de alguns anos tenho de uma forma ou outra estado ligado a este grupo.
Assim depois de ler estas crónicas e troca de mensagens dizer o seguinte:
1- O campeonato tem um regulamento publicado e aceite por quem se inscreveu e aceitou participar segundo essas regras.
2- Acho a forma gira e nada repetitiva comparada com outros grupos.
3- Discordo de algumas regras mas como disse no ponto 1, aceitei participar.
4 - Não acho que os regulamentos devem ser fechados e imutáveis mas deve-se pensar bem antes de alterar.
Queria também deixar uma opinião de quem também já organizou um trofeu durante 5 anos, manter um grupo assim onde existe competição e convívio e muito complicado pois mais tarde ou mais cedo vai surgir esta ou aquela situação que vai colocar a prova estas regras e de que forma estão a ser impostas. Para evitar alguma situação menos boa pedia ao Luís um pouco mais de ênfase em algumas situações, Ex: controlo dos pesos.
Vamos de certeza chegar ao fim e vamos todos conviver num magnifico jantar. Um abraço que isto já vai longo.
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