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Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Palmela I - 10 de Novembro de 2012 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 16 Novembro 2012 às 16:47 | IP Registado  

Boa noite Ormei

Após alguns pedidos, parece que finalmente o S. Pedro escutou os meus pedidos e decidiu enviar alguma chuva para as nossas provas. Não foi muita mas foi o suficiente para animar a 1ª manga.

Após os primeiros treinos, fiquei surpreendido por ter ficado mais ou menos a meio do pelotão. Estava convencido que tinha feito um bom tempo, facto que ate comentei com o Pimpão antes da partida, que estávamos com um bom andamento… engano!

Depois de reflectir durante alguns segundos, cheguei à conclusão que estaria a fazer as trajectórias todas de chuva, enquanto a pista já se encontrava seca em muitos pontos.

Semáforo verde, faço um arranque bastante bom (apesar dos quilos a mais de penalização) e rapidamente ascendo aos primeiros lugares, ficando perto do Gonçalo e do Francisco Reis. Foi uma corrida bastante animada, do início ao fim, com várias trocas de posição e alguns toques “normais” de uma corrida bastante “acesa”. A duas voltas do fim, o Gonçalo deixou o kart escorregar ligeiramente logo depois da curva do poste e aproveitei essa situação para passar para a frente, tendo terminado a corrida com uma diferença mínima dentre os dois.

Na segunda manga as coisas foram bem diferentes. Não sei se era do kart, se era aselhice aqui do piloto… mas a verdade é que fiquei quase nos últimos lugares da grelha. Desta corrida não tenho grande coisa a comentar. O arranque foi péssimo, o kart cheira-me que não tinha grande ponta e o resultado final não teve nada a ver com o da primeira manga.

Gostaria apenas de comentar uma situação que aconteceu comigo e com um piloto convidado na última volta. Na minha opinião, visto que me encontrava bastante cá para trás do pelotão, qual é a diferença em querer subir ou descer um lugar? Pergunto isto porque se fosse um elemento do campeonato eu até entendia perfeitamente, pois 1 ponto poderá fazer alguma diferença no final do campeonato, agora um piloto convidado, penso que não se justifica mandar um “senhor chega para lá” para querer ascender mais um lugar…

Resumindo, grande manhã em Palmela, boas corridas e grande animação como sempre. Parabéns ao Francisco Reis pelos excelentes resultados e venha daí Fátima com os famosos 390cc!

Tive pena que alguns elementos não tenham ido à 4ª manga no Restaurante D. Isilda. Desta vez os vencedores foram Augusto Marques e a sua senhora, Pedro Rafael, Rui Carneiro, Rui Lajes e aqui o Jones…

Um abraço a todos
João Seguro

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Augusto Marques
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Data de adesão: 25 Novembro 2008
Mensagens: 36

Estado: Desligado
Colocado: 16 Novembro 2012 às 21:50 | IP Registado  

Boa noite a todos

Mais uma etapa do nosso campeonato e desta vez com alguns aliciantes: Chuva, que eu aprecio particularmente, possibilidade de sentido inverso, que eu tambem aprecio,  muito mais que o sentido normal nesta pista e o pelotão todo ao mesmo tempo em pista! o que torna mais mais exigente o nosso empenho para conseguir um bom resultado.

Nos treinos para a primeira corrida senti-me como "peixe na água". Pista molhada sem chuva! Tal como eu gosto. Consegui o 2º tempo, logo atrás do António Baptista. Já começa a ser um hábito encontrar o António em pista!

O arranque até não correu mal, ao contrário do que é habitual em que perco sempre alguns lugares e mantive a 2ª posição. As primeiras voltas foram feitas com muita cautela, "lendo" as trajectórias do António e surpreendentemente conseguia acompanhá-lo com facilidade e até me sentia mais rápido. Assim que achei seguro tentei a ultrapassagem e passei para a frente, rodando nesta posição durante imensas voltas.

Quase no final, acho que a 3 voltas do fim, sou surpreendido pela ultrapassagem de 3 pilotos, João seguro, Gonçalo Pimpão e Francisco Reis! Pois é! Apercebi-me tarde de mais que algumas trajectórias de seco já davam para fazer... Quando ainda tentei ir atrás do prejuizo, já não consegui "legalmente" fazer a ultrapassagem ao Francisco e "forcei" um bocadinho... Devolvi a posição...

4º lugar final, mesmo assim muito bom.

Vamos à segunda corrida!

Os treinos correram muito bem, fiz a maior parte das voltas "limpas" e senti-me muito rápido. Pois é, na "chamada" prá grelha, nunca mais chegava a minha vez!Fiquei mais ou menos a meio da tabela... Em seco, com as "feras" todas em pista é muito mais dificil! Os tempos conseguidos são muito parecidos e pequenos detalhes fazem toda a diferença.

No arranque consegui passar ao lado das confusões e fui subindo uns lugares ao longo da corrida, até encontrar... O António Baptista! Tivemos uma luta gira, ultrapassámo-nos por várias vezes até encontrarmos o Luis Mello que foi muito dificil de ultrapassar. Tanto eu como o António perdemos bastante tempo o que permitiu que os pilotos que vinham atrás de nós se conseguissem "colar". Retenho uma passagem em que 5(!) pilotos me ultrapassam, dois pela direita e três pela esquerda, só por ter perdido um pouco de "balanço" na saida de uma curva...

Ainda consegui recuperar até ao 7º ou 8º lugar, o que foi óptimo.

O nivel do Ormei está muito interessante, disputadissimo, as diferenças nos tempos por volta são infimas e as condições dos karts são a principal razão para haver diferenças acentuadas.

Diverti-me imenso ( a alegria que me dá um bocadinho de chuva...) e o resultado final acabou por ser muito bom.

A terceira manga na D. Isilda não desiludiu e foi a "cereja em cima do bolo" de um dia muito bem passado.

Próxima ronda nos "aviões" de fátima. Espero divertir-me porque em termos de resultados não espero nada de especial. Nunca consegui atinar com aquele conjunto, não sei se tenho tido azar ou se não me consigo mesmo adaptar aquela condução ou pista...

Grande abraço a todos e até para a semana!

Augusto Marques

 



__________________
Augusto Marques
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franciscojorge
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Data de adesão: 11 Janeiro 2009
País: Portugal
Mensagens: 82

Estado: Desligado
Colocado: 18 Novembro 2012 às 22:04 | IP Registado  

Olá, Ormei

Nova prova do campeonato, desta feita em Palmela. O
formato e grip produziram na mesma manhã duas corridas
completamente diferentes no mesmo circuito, sentido
normal molhado e sentido invertido seco. Sei bem por
experiência própria que é nestas de quase 30 pilotos que
não podemos mesmo errar, pelo que não facilitei nadinha.

Treinos 1ª corrida : consegui o 8º tempo, confirmando
mais uma vez que adooooro conduzir em piso molhado. Mais
toques de volante, concentração ao máximo, mas menos
desgastante do ponto de vista físico que no piso seco.
Gosto mesmo

1ª corrida : segui certinho, escapando a grandes frutas
apesar de estar sempre do lado de fora, e lá consegui ir
fazendo uma boa leitura do piso e das suas constantes
alterações de grip e trajectórias. Foi uma bela corrida
com o Augusto Paulino. Liderei, depois ele passou, segui
colado, depois apareceu o Dário, que percebeu que na
direita a seguir ao gancho do candeeiro o interior nos
cuspia para fora, adiantando-se assim ao Augusto, eu colo
no Paulino, lá fomos os 3 até encontrarmos o António
Baptista, que tardou em perceber que as linhas de seco já
estavam à nossa disposição, e foi passado por todos. Fui
7º no final, colado ao Augusto... bela corridita, gostei.
Note-se que fiz a 15a volta, pelo que este 7º foi o
resultado da boa leitura e da regularidade em piso
molhado. Não pus o pé em ramo verde

Treinos 2ª corrida : Sai para os treinos à frente de todo
o pelotão, seguido pelo José Vieira. Assim que saímos das
boxes, logo após o gancho da direita, o José passou-me (
eu ainda naquela de aquecer pneus, 'tão a ver ? ) e
decidi segui-lo, porque tem mais Kms do que eu naquele
sentido e é sempre um bom reboque. Segui-lo ? ´Tá bem tá,
mal tive tempo, porque o homem entrou logo em modo " pata
a fundo antes que chova ", até eu acordar já ele levava
uns décimos de avanço, e percebi logo na segunda curva
que ele entrou logo em qualificação à séria. Meti na
cabeça ir buscá-lo e rodei completamente a fundo, mas a
diferença manteve-se sempre. Pelo meio apareceu o Dário,
que me passou e ainda foi buscar o José. Fiquei com a
impressão que a PP ia para o Dário e que eu e o José não
iriamos andar muito longe. Dito e feito, Dário na PP,
Vieira em 4º e eu a 2 décimas do Vieira fiquei com o 8º,
mas logo ali sabia que não tinha hipótese nenhuma com
esta rapaziada. É que andei a fundo para não me atrasar
mais, não foi para aproximar.

2ª corrida : O nível competitivo lá na frente é terrível,
ainda mais num traçado em que o mais pequeno erro se
paga, como disse o Augusto Marques, com várias posições.
Batalha correcta com o José Oliveira - passei e ele
devolveu-me a gracinha, andamento muito igual, era uma
questão de quem mais quisesse. Depois aparecem em trio o
Pimpão, Manso e Reis ou Alexandre ( era um de amarelo, eu
baralho sempre estes dois em pista ), que passaram sem
apelo nem agrado. A questão é que está tudo tão colado,
que por vezes deixamos espaço para um entrar e ao querer
retomar a linha o espaço está ocupado por um gajo que vem
a reboque a 1mm do kart da frente. Pouca colaboração
entre os 5 para ir buscar o Mello, Baptista e Augusto,
que estavam mesmo ali, mas lá acabamos por colar. Retenho   
a travagem para o gancho à esquerda que neste sentido
antecede o gancho do candeeiro, em que vi 5 gajos lado a
lado ... daaaa-se. No final estava completamente esgotado
e a "ferver" de calor - não tirei o fato de chuva - e as
2 últimas voltas foram um suplício, com um erro grosseiro
à saída do candeeiro que permitiu que o Ricardo Araújo me
atacasse na última volta. Defendi com linhas defensivas
em tudo o que fosse sítio para possível ultrapassagem, e
lá segurei o 10º, obtido na última volta ao passar o
Pimpão e o José Oliveira, que se desentenderam. A
competitividade deste campeonato é demais, melhorei em 3
décimos o meu 8º tempo de qualificação, e isso só me deu
a 20ª melhor volta !!!!

Desta feita não fui à D. Isilda, mas oportunidades não
vão faltar. Venha de lá Fátima, de preferência com piso
molhado e sentido normal.

Abraço a todos,

__________________
Francisco Pereira
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 19 Novembro 2012 às 08:48 | IP Registado  

Caros companheiros!
Este ano é o meu 3º troféu ormei mas pela 1ª vez vou escrever a minha
crónica. Na época transacta, sensivelmente a meio da época, verifiquei
que estaria 7 lugares mais á frente se tivesse feito as crónicas
todas! enfim!!
Em relação á prova de palmela, 1º manga com piso molhado, algo que
desconhecia completamente, andei os 10 minutos a tentar atinar com
trajetorias! Resultado, parti dos ultimos lugares da grelha! No
arranque, no meio de tanta confusão, levei vários toques e
consequentemente dei toques em vários pilotos, mas após atinar com
trajetorias, lutei o que pude e consegui recuperar até 16º lugar!!
Nada mau tendo em conta que havia cerca de 30 pilotos em pista e que
peso 90kg!!.
Na 2ª manga, após partir de 15º lugar, andei metade da corrida em luta
com o Ricardo Araujo, João Seguro e Pedro Rafael, numa luta que
considero limpa e de respeito mútuo!. No entanto, quase no final da
corrida, um convidado aviou-me uma fruta completamente desnecessária e
mais á frente o mesmo convidado deu outra fruta no João Seguro!!!
Grande artista!!! 2 frutas aviadas desnecessariamente de alguem que
NÃO pontua no campeonato e deveria respeitar quem pontua!!!! Esta
fruta fez-me perder 3 posições para o Vieira, Mello e outro piloto. Em
desespero para voltar a conquistar os lugares perdidos, fui demasiado
optimista numa ultrapassagem ao Vieira ao qual lhe pedi pessoalmente
as minhas desculpas.Enfim, 15º lugar no final e não foi mauzinho!!!!
Venha fátima!!!!

Ricardo, vi o teu video a conduzir GT3 e parecias....uma MENINA!!! EH
EH EH, tou a reinar contigo! Mas o que se passou com aquela cx de
velocidades?? Tinha Areia??? estavas a reduzir cedo demais com as
rotações demasiado altas???Patinhas!!!!

até Fatima. abraço para todos
Bruno Sabido
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Augusto Paulino
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Data de adesão: 13 Novembro 2007
País: Portugal
Mensagens: 71

Estado: Desligado
Colocado: 19 Novembro 2012 às 10:00 | IP Registado  

Crónica de uma grande dor de cotovelo…

Grande dor de cotovelo em Palmela! Face aos meus resultados, poderiam pensar que me refiro a “inveja” dos primeiros classificados, mas não. É, literalmente, dor naquela parte do corpo. Foi basicamente o que levei da nossa última prova… e que ainda sinto ao encostar o braço na secretária para escrever esta crónica.

Primeiros treinos de grande diversão. Tudo a testar a pista. Acho que não atrapalhei ninguém, e também ninguém se meteu comigo. Tive a sensação que estava em bom ritmo, mas podia ser só ilusão que resultava do facto de estar a ultrapassar vários companheiros de lide. Meia ilusão, sexto classificado na qualificação, mas a 2 segundos da pole! Penso que fui um pouco prejudicado por ter sido o primeiro a cortar a meta de fim dos treinos (a malta estava a ganhar 2 ou 3 segundos em cada volta), mas isto é mesmo assim.

Fiz uma abordagem prudente ao arranque da prova e tive a respetiva paga (se é que me entendem!). Na primeira direita segui por cima do corretor de dentro e livrei-me da confusão e quando abordava a curva seguinte fui completamente abalroado. Para além de perder várias posições, fiquei lesionado no cotovelo (eis a explicação da tal dor) porque o embate que sofri provocou uma porrada forte do meu braço esquerdo nos lastros que levava no kart.

Até ao fim tentei fazer o melhor que conseguia para recuperar algumas posições. Lamento o empurrão por trás ao Ricardo Araújo, mas foi totalmente involuntário. Com um erro perto do fim, quando estava a testar trajetórias, perdi o 5º lugar para o Dário. Classificação final 6º, bastante positivo tendo em conta o arranque problemático e a dor no cotovelo.

Os treinos da segunda manga foram uma verdadeira desgraça, 25º! Penso que era dos poucos que não conhecia o traçado inverso porque falhei a prova de convívio de abertura do campeonato. Só fiz disparates, incluindo cacetada no Antonio Baptista e empurrão ao convidado.

Arranque do fim da grelha, adivinhava-se corrida muito combativa. E assim foi, com várias “batalhas” e alguma disputas engraçadas. Mas os empurrões levaram a melhor várias vezes… e a condição física também já não ajudava. No fim acabei por beneficiar de vários incidentes à minha frente, que me permitiram chegar ao 13º lugar… nada mau, tendo em conta o arranque da 25ª posição.

Desta vez falhei a 3ª manga, fica agendada para Fátima.

Abraço e até là.

Augusto
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Moore Vieira
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Data de adesão: 16 Janeiro 2007
País: Portugal
Mensagens: 91

Estado: Desligado
Colocado: 19 Novembro 2012 às 11:03 | IP Registado  

Como seria normal, a sorte que tive no ano passado, de não termos apanhado chuva ou pista francamente molhada, não voltaria a acontecer neste ano. E assim foi, apesar de ter sido em versão soft, foi para me ir ambientando, já que a dose quase completa já me calhou neste último sábado, na Batalha, para o IHSV... Voltando ao Ormei, antes que o nosso ilustre engenheiro, doutor, presidente organizador me chamar à atenção, os primeiros treinos foram com a pista molhada e o resultado não foi surpresa para mim ficando num distinto 21º lugar. Na corrida, com a pista a secar lá fui recuperando alguns lugares, e a perder alguns por excesso de optimismo, a recuperar mais uma vez e a perder outros desta vez com a colaboração do Bruno (Bruno, sem problema, mas foi na 1ª manga...). Resultado, 16º para deitar fora (espero) no fim da época...
Para os segundos treinos, foi como o Francisco já referiu. Pista seca e com ameaça de chuva, foi faca nos dentes logo à saída das boxes, tendo optido o 4º tempo.
Na partida, e atendendo à companhia na grelha, arraquei com precaução e numa atitude de "deixa ver o que isto vai dar e deixa-os poisar". Sábio pensamento. Trolha que ferve, porrada para aqui e para ali, e eu pela surra lá fui passando até chegar a 2º com o Dário a cerca de 20-30 metros. Comecei a ver que lhe estava a ganhar terreno, primeiro devagar e depois com mais rapidez, e foi faca nos dentes outra vez até conseguir colar-me a ele na penultima volta. Mas na ultima volta, na curva do candeeiro, entrei mais rápido e para não lhe bater atalhei pelo corrector interior e preguei um porradão no buraco da sarjeta que por milagre não arrancou a roda, o que me fez perder 2 metros que não consegui recuperar até à bandeirada.
Considerações finais: a segunda manga compensou a m**da da primeira, não gosto e não sei andar com piso molhado, mas fiquei menos triste com esta minha prestação, pois pelos vistos o mal não foi só da minha falta de unhas, atendendo a que o Pimpão com o mesmo kart (nº 10) não fez melhor do que o 19º lugar na segunda manga, o kart só pode ser mesmo mau...
Bom agora vamos a Fátima e pelo que já vi vai ser mais uma à chuva, que desperdício para aqueles karts... Talvez com a insistência aprenda alguma coisa.
Abraços.
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LSMello
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In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 482

Estado: Desligado
Colocado: 19 Novembro 2012 às 16:08 | IP Registado  

Caros companheiros, fica aqui a crónica de uma das minhas provas mais frustrantes no ORMEI. Na 1ª manga faltaram-me as unhas e tive um bocadinho de cabeça; na 2ª tive um bocadinho de unhas, mas faltou-me totalmente a cabeça. Os resultados ficaram à altura.

Não atino com pistas a secar, por isso os treinos da 1ª manga foram uma miséria: 19º.

A 1ª volta foi o que todos sabem, nunca dei, levei, vi, ouvi, tanta cacetada numa volta só !!! Tomei a postura de me manter o mais que pudesse no meio da pista. O gajo que vinha por dentro dava-me uma porrada e eu ia fazer ricochete no gajo que vinha do lado de fora. Por 3 vezes fui completamente ensanduichado. Doeu comó carças, mas com o esforço mantive-me em pista e acabei por subir 1 ou 2 lugares. Mantive sempre a calma, mesmo das várias vezes que fui ultrapassado (não fiz nenhuma ultrapassagem) e acabei por ganhar uns lugarzinhos no final, à conta das desgraças alheias. (Já agora, Augusto Paulino, compreendo perfeitamente a tua dor, aconteceu-me o mesmo no ano passado e desde aí recuso pilotar com os pesos altos, ponho mais lastro em mim e põe-me 10Kg em pesos de 2,5Kg, se necessário, que fiquei com o cotovelo completamente roxo. As melhoras.)

Para a 2ª manga, a expectativa era grande, pq adoro o circuito invertido: tem curvas de grande precisão e pontos de ultrapassagem. Entro genericamente mto tarde nas curvas, preparando mto bem a saída. É provavelmente o traçado que actualmente mais goosto.

Os treinos correram bem, com o 3º lugar. Com a curiosidade de ter feito a minha melhor volta na últ. volta de treinos - sendo que tive de ultrapassar 2 pilotos nessa volta !!!

A partida correu bem. A intenção era ver se o Dário e o Francisco Reis se desentendiam e eu ficava a ganhar com o assunto. Demorou só uma volta e 5 curvas a tocarem-se e passei para 1º. Assim me mantive 2 voltas, até o Dário me apanhar de surpresa, após uma ligeirísima escorregadela, num ponto em que nem pensei que desse para passar. Deu :-(

Mantive-me completamente colado ao Dário e era mais rápido do que ele (fui o 1º piloto a entrar no 1:05). Ao fim de 3 voltas tentei a ultrapassagem. Tive de recuar e, com o tempo perdido, fiquei à mercê do Francisco Reis. A luta pelo 2º lugar durou quase uma volta e foi aí que começou a minha estupidez: dei um toque no Franciso, que o fez desequilibrar-se, 'mea culpa'. Tirei o pé a ver se ele recuperava, mas não deu e fomos ambos passados por outro piloto. Fiquei à espera do momento oportuno e abri para deixar o Francisco passar. Só que, ao abrir para um, lá houve outro piloto que aproveitou.

Infelizmente, minha culpa ou não, vi-me envolvido em mais alguns toques e, de cada vez que cedia o lugar, lá vinha mais um piloto a reboque e, em vez de um lugar, perdia 2. Qdo dei por isso estava em 12º.

Sendo dos pilotos mais rápidos no início da prova, só pura estupidez pode justificar esta perda de posições. Ainda recuperei 3 posições, mas foi mau demais para o andamento que tinha. Claramente a cabeça não acompanhou as mãos.

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A crónica que eu teria escrito na 2ª feira passada, ficava por aqui, assumindo integralmente a minha estupidez e suas consequências. Em uma semana pensei um bocadinho e a coisa não é assim tão simples.

Como pelo menos 11 pilotos viram, entro muitissimo tarde na 1ª curva, o que me faz chegar ao poste, vária curvas depois, mto mais depressa que a maioria. Esta foi a condução que fiz nos treinos, mas tb na prova inaugural.

Qual a grande diferença da prova inaugural para agora ? Se por acaso alguém me atacava na 1ª curva por dentro, eu conseguia fazê-la por fora e estar por dentro na direita seguinte, defendendo a posição, pq acabava por sair melhor - aconteceu várias vezes. Nesta prova, atacavam-me por dentro e atiravam-se imediatamente para fora, para o interior da direita seguinte, sem me dar espaço, levando ao toque. Cada vez que acontecia 1 toque, lá cedia eu o lugar e perdia 2 posições. Ou seja, a agrassividade em pista foi completamente diferente nesta prova do que foi na prova inaugural e eu devia ter adaptado o meu estilo, ou não dar as posições de volta - exclui-se o toque ao Francisco e um outro, em que a culpa foi sem dúvida minha, em que tive de ceder posição e pedir desculpas.

Vivendo e aprendendo. Da próxima vez que faça Palmela neste sentido, já ninguém me apanha em prova a entrar nas curvas tão por fora. Tenho tb de ter mais cuidado a evitar toques, mas qdo acontecerem vou passar a avaliar melhor se a culpa é mesmo minha e não ceder automaticamente a posição.

Abraços a todos, até Fátima,

Luís.

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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 19 Novembro 2012 às 19:45 | IP Registado  

Crónica Palmela - Paulo Manso
Boa tarde companheiros kartistas.

Chegados a Palmela, já com consciência de que esta prova iria ser disputada com chuva, a questão seria com que precipitação...? À medida que o clima melhorava, ora piorava, foi um folclore de vestir e despir oleados. Ninguém se atinava. Ora levo, ora agora não levo... 
Já na hora de briefing, o sol aparecia, já se sentia até calor (muitos já sem sacos de plástico), foi então decidido que a 1ª manga seria no sentido normal da pista e a 2ª no sentido inverso.

1ª Manga.
Qualificação.
Entrada na pista, com alcatrão molhado e bastante escorregadio, a adopção de trajectórias de chuva era evidente. Os interiores das curvas estavam "manteiga"! O que originava a quem se metia por lá, um deslize de patinagem no gelo até ao corretor do exterior e muitas vezes até fora de pista. Ora, foi exactamente isso que muitos colegas optaram por fazer nas primeiras voltas de corrida, confiando que o deslize ia ser travado por alguém que viesse por fora (com direito a "fruta" monumental)... A este assunto já lá chego... 
Comecei por fazer voltas de reconhecimento ao piso, onde eram as zonas mais secas e menos secas. Sabendo à partida que seria na ultima ou penúltima volta que os melhores tempos iam acontecer, fui correndo com calma, à espera que o alcatrão fosse secando... Ultimas voltas e era tempo de arriscar, de dar tudo! O problema é que o meu kart tinha a frente solta, na parabólica esquerda interior teimava a ir para a relva caso eu não o contrariasse com o tirar de pé do acelerador. No final sabia que não tinha feito um bom tempo, muito por causa dessa curva e também pela falta de frente. Vigésimo qualquer coisa na grelha da meta. Bastante desiludido com esta qualificação...

Corrida.
Ainda com o alcatrão húmido, estas primeiras voltas seriam determinantes! A confusão iria-se instalar! Calma, era a palavra de ordem! Pois assim foi, fui subindo lugares nas primeiras 3 voltas até ao 15º, 14º lugar. E agora volto ao assunto que deixei de desenvolver atrás. Pois alguém que se julga mais esperto (não digo nomes porque não sei de facto quem foi...), faz a trajectória interior completamente em patinagem até que outro o trave do lado de fora. Ora, pois esse outro fui eu...... Que com esta pancada, aleijei-me e fiz peão! E FIQUEI EM ULTIMO! Um obrigado a esse companheiro! Infelizmente não havia comissários na pista. 
O desenvolver da corrida foi recuperar lugares... À medida que a pista ia secando, as trajectórias iam ficando fechadas. Foi uma prova à Sec. XV! De descobertas! "Esta trajectória já está seca!" "Uiiiii, esta não! Acabei a prova em 20º. 

2ª Manga.
Qualificação.
Já com a pista seca (mas a ameaça de chuva era uma constante) e agora em sentido inverso, era o tudo ou nada. Agora com um bom kart, era altura de fazer bons tempos. Durante os treinos, o que aconteceu foi que se juntaram muitos karts no meu grupo. Perdendo todos nós tempo precioso. Abrandei, deixei passar alguns e quando houve um buraquito, segui a qualificação. De inicio, não me estava a dar muito bem nesta configuração inversa. Não estava a ganhar tempo para os seguiam à frente. Com algumas correcções e ajustes fui melhorando. Esperava um bom lugar na grelha de partida. Pois isso não se verificou... 14º lugar.

Corrida.
Partida a correr bem, a conseguir esquivar-me das confusões e a ganhar posições.
Volta a volta, ia fazendo melhores tempos com o kart a aguentar-se e a responder muito bem. Subindo posições alcancei 10º lugar. Daqui até ao final da corrida foi uma guerra ganhar lugares. O pessoal já a defender bem os lugares, foi com paciência a ascensão na tabela, demorando várias voltas para conseguir ultrapassar. Cheguei ao 6º lugar a duas voltas do fim e na ultima ainda fiz a ultrapassagem na esquerda a seguir á meta, mas o António Batista segurou a direita seguinte e acabou na frente. 6º lugar, nada mau. Venha a próxima.

Abraços, até Fátima.
Paulo Manso
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Manelkas
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Data de adesão: 04 Dezembro 2011
País: Portugal
Mensagens: 13

Estado: Desligado
Colocado: 20 Novembro 2012 às 12:19 | IP Registado  

Olá amigos,

Hoje, infelizmente, a minha crónica é muito sucinta, versando apenas um incidente e não a totalidade da prova propriamente dita.

A título de introdução para o aludido incidente, quero chamar a vossa atenção para o facto que, de acordo com o princípio de incerteza de Heisenberg, é impossível determinar com precisão, para o mesmo instante, a velocidade e a posição de uma qualquer partícula. Ainda deste princípio decorre que, a qualquer instante, é liminarmente impossível que duas partículas distintas ocupem a mesma posição. Extrapolando para o universo macro dos karts de aluguer, é, novamente, impossível que dois destes ocupem a mesma posição no mesmo instante.

Após este pequeno introito, justificável apenas como enquadramento da coisa física, passo a descrever:

Local: Palmela, 10 de Novembro de 2012
Evento: 2ª manga do troféu Ormei 2012/13, sentido inverso, sensivelmente a meio de uma volta ao traçado (fig. 1).



Identificação:
Kart amarelo – Manuel Castanheira
Kart verde – Raul Girão

Estamos na última volta, onde, a meio da mesma, e fruto de uma melhor abordagem da direita a meio do circuito (fig. 2), o Sr. Raul Girão se coloca, à saída, ao meu lado, pela minha direita, situação em que abordamos a ligeira esquerda, na subida, imediatamente a seguir.



Cumprida esta, e ainda lado a lado (fig. 3), abordamos a curva seguinte, à direita.



Após a abordagem desta, à entrada da qual eu tive o cuidado – percebi mais tarde, infundado – de deixar espaço suficiente ao Sr. Raul Girão para que a pudesse igualmente descrever sem que fosse forçado a abandonar o asfalto, saímos, ainda e sempre, lado a lado (fig. 4).



Feita aquela, e quando nos preparávamos para iniciar a abordagem à curva seguinte, à esquerda, fui surpreendido por uma manobra que eu julgava reservada apenas aos filmes e séries de categoria B!!! Neste instante, sem que nada o fizesse prever, fui pura e simplesmente atirado – atenção que eu friso, veementemente, que não fui empurrado, fui ATIRADO – para a esquerda, de tal modo que não me limitei a ir com as rodas do lado esquerdo à terra, mas aterrei literalmente no meio da terra e erva (fig. 5).



É neste momento que me atrevo a trazer, novamente, à discussão a introdução relativa ao facto de duas viaturas, dois karts, duas pessoas, duas partículas, o que vocês quiserem, não poderem ocupar o mesmo espaço no mesmo instante!!!!!
Caro Raul Girão, caso ainda não tenha percebido, uma vez que aquilo que se atreveu a denominar como a sua trajectória já estava preenchido com o meu kart, o que fez apenas se pode qualificar como uma manobra de alguém que, das duas uma, ou não vê, pura e simplesmente, nada do que se passa à sua volta, o que é grave, ou, caso veja, opta por entender ser do seu direito empurrar, bater e atirar os outros concorrentes a seu bel-prazer para onde melhor lhe aprouver. O que, quanto a mim, é ainda mais grave!!!

Chegados a este ponto, e caso ainda esteja interessado na minha opinião, imagine, apenas por um instante, este cenário.
Está a participar numa prova com o seu novo kart, comprado há poucos dias, por um valor superior a 5.000 € e sem qualquer protecção à volta. Certo? Está a imaginar? Assim sendo, será que abordava a entrada da curva daquela mesma forma?????
Não me parece!!!

De qualquer forma, como é óbvio, esta é apenas a minha visão do incidente, o que não invalida ter sido abordado, já nas boxes, por um dos novos concorrentes, a quem, desde já, agradeço publicamente, ainda que não me recorde do seu nome, e que me diz simplesmente o seguinte:
“Eu estava atrás de vocês e posso-lhe dizer que, o que ele fez, é, no mínimo, merecedor de desqualificação imediata!!!”
NOTA FINAL: Caro Raul Girão, não quero, de qualquer forma, deixar de apresentar as minhas públicas desculpas pelos impropérios com que o presenteei aquando da chegada às boxes.
Essas palavras foram indevidamente verbalizadas e, pelas mesmas, lhe peço desculpa.

Sem mais, me despeço, até Fátima!!!

Editada por Manelkas na 20 Novembro 2012 às 23:51


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   Abraço a todos,
   Manuel Castanheira


NOTA: O autor deste texto opta, conscientemente, pela não utilização do novo acordo ortográfico!!!
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Manelkas
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Colocado: 20 Novembro 2012 às 12:22 | IP Registado  

ACTUALIZAÇÃO DA ANTERIOR MENSAGEM

Imagens já introduzidas.

A todos, o meu obrigado.



Editada por Manelkas na 20 Novembro 2012 às 23:53


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   Abraço a todos,
   Manuel Castanheira


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