|
Tópico: Fátima - 2 de Junho 2012 - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 03 Junho 2012 às 20:26 | IP Registado
|
|
|
Resumidamente :
1º - Tempo e estado da pista excelentes ;
2º - 6ª etapa do campeonato com as 2 mangas disputadas em sentido inverso com partidas lançadas sem acidentes nem incidentes e do agrado generalizado ;
3º - 7º lugar na 1ª manga a premiar o esforço que uma condução sem qualquer pisadela de correctores implica, foi motivador;
4º - 2ª manga desmotivadora por o kart ter alguma anomalia que o levava a atravessar-se em toda e qualquer curva mas que a dúvida de estar perante uma pixotice pessoal me fêz insistir tempo demasiado, esgotou-me e levou-me em passo lento para as boxes. vindo a saber mais tarde pelo chefe dos mecânicos ( sr Alcides ) que, de facto, o empeno do sistema dianteiro ( direcção ) impossibilitava a sua condução;
5º - Excesso de voluntarismo levou-me a alinhar à partida da prova da tarde na ânsia de minorar os efeitos negativos das várias ausências neste campeonato mas o resultado foi demolidor. A vantagem conseguida foi a demonstração de ter chegado a hora de ponderar seriamente a continuidade no troféu ;
6º - Confortàvelmente posicionado no padock, observei a 2ª manga. Foram 25 minutos excelentes de uma corrida que tendo tido outros protagonistas, desde cedo me chamou a atenção por uma luta entre o Rui Mealha e o Filipe Nunes. O Rui, arrancando da pole, foi demolidor. Chegou mesmo a ter mais de uma recta da meta de avanço para o 2º. Porém, a excelência da condução que o Filipe praticou, aliada a um fabuloso kart para o qual teve unhas ( na 2ª curva tinha ultrapassado já 9 pilotos !! ) fêz com que a sua aproximação ao Rui fosse evidente volta-a-volta. Aos 11 minutos de prova e em conversa amena com o Palmeirim ( que abandonou por incidente durante as voltas de formação da grelha ) chamei-lhe a atenção para a prova do Filipe que começou a mostrar que dominava o puro-sangue que tinha em mãos e foi um gosto acompanhar o resto da prova. Duas ou três voltas antes do final, o Filipe cheirava os escapes do Rui e por 2 ou 3 vezes chegou a mostrar-se no final da recta de acesso à parabólica. Claro que chegar ao Rui pode ser fácil mas ultrapassá-lo não é a mesma coisa ! Conduções correctíssimas que tiveram igualmente uma réplica à altura por parte do Pedro Oliveira explicaram-me porque é que gostamos tanto do karting !
Parabéns, parabéns, parabéns !
7º - A próxima prova, em Fafe, será, para mim, a prova dos nove e para a qual vou tentar deslocar-me por razões afectivas que me ligam também àquele kartódromo sentindo-me responsável por ter incluído este circuito no pragrama do IHSV e que tanto sucesso tem tido.
8º - Como resultados finais das provas do dia direi :
a) PROVA DA MANHÃ
1º - José Moore ; 2º - Rodrigo Almeida ; 3º - Pedro Rafael
b) PROVA DA TARDE
1º - Filipe Nunes ; 2º - Pedro Fonseca ; 3º - Pedro Oliveira
Se se atender ao facto de só 1 destes 6 pilotos ter feito uma das provas ( a da tarde ) e todos os outros pertencerem ao troféu, é de registar não haver repetições nos pódiuns o que atesta da competitividade do mesmo.
Parabéns a todos e até Fafe !
Abraços
|
| Voltar acima |
|
| |
Janicas Rookie

Data de adesão: 08 Setembro 2009 País: Portugal Mensagens: 34
Estado:
|
| Colocado: 04 Junho 2012 às 10:02 | IP Registado
|
|
|
Com imensa pena, faltei à prova de Fátima para estar nas
24h da Batalha.
Mas como lá apareceram alguns ilustres pilotos que tinham
estado em Fátima até posso fazer uma mini crónica do que lá
se passou... dá direito a ponto?
|
| Voltar acima |
|
| |
Maria Buzaglo =

Data de adesão: 22 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 9
Estado:
|
| Colocado: 04 Junho 2012 às 17:04 | IP Registado
|
|
|
Também com muita pena minha não pode estar presente nas
corridas de Fátima mas espero que tenha corrido bem a todos
e que se tenham divertido muito!:)
Até a próxima corrida!
Beijinhos,
Maria
|
| Voltar acima |
|
| |
NAMo =

Data de adesão: 14 Novembro 2011 País: Portugal Mensagens: 9
Estado:
|
| Colocado: 04 Junho 2012 às 22:56 | IP Registado
|
|
|
Excelente prova e a continuação do infortunio é como classifico esta etapa.
1º - Não sei se é concensual, mas os Karts pareceram-me bem melhores desde a ultima prova que aqui tivemos mas tambem fruto da utilização de uns pneus a inspirar mais confiança. 
2º - Pista feita em sentido contrario ao habitual é um espetaculo. Muito mais tecnica com encadeadas a merecer toda a concentração e jogo de cintura. 
3º - Partida lançada a acrescentar mais "pimenta" a um traçado virgem para a grande maioria e que correu na perfeição.  
4º - Duas mangas que se resumem a duas perdas de nariz na 1ª volta sem que tenha contribuido para qualquer delas. 
5º - Grandes recuperações de ultimo lugar, para 8º na 1ª manga e 9º na segunda.
No final ficou o sabor amargo da certeza de ter podido estar uns quantos lugares acima, não fôra o infortunio.
Abraço a todos.
__________________ IHSV
|
| Voltar acima |
|
| |
Ze Abril =

Data de adesão: 04 Maio 2011 País: Portugal Mensagens: 8
Estado:
|
| Colocado: 05 Junho 2012 às 12:05 | IP Registado
|
|
|
Caríssimos,
Cá vai então a minha visão da coisa.
Só fiz a prova de manhã porque tinha faltado á outra e o cabedal não aguenta duas corridas no mesmo dia ( e a carteira também não ).
Levei algum tempo até me habituar á pista o que em Fátima não é surpresa, mas gosto mais neste sentido.
Para minha surpresa quando chamaram para a grelha tinha muita gente atrás de mim ???
A partida lançada foi uma inovação que funcionou bastante bem, pois se a malta já vai toda com a faca nos dentes, também é certo que vão ter que travar para fazer a curva ou dá embrulho, e como tal lá nos encaixámos todos sem problemas de maior.
Lá parti e fui aguentando e foi uma 1ª manga muito gira. Primeiro andava entalado entre o Jorge Fonseca e o Zé Luis, mas fiz uma azelhice e o Zé Luis passou por mim sem dificuldade. Lá me concentrei de novo e fui recuperando terreno até encostar de novo nele e nessa guerra vejo o Pedro a entrar vindo das boxes, e já sabia que mais tarde ou mais cedo nos apanhava.
Na recta superior, mostrei o nariz ao Zé Luis e qual não é o meu espanto, quando ia travar para me pôr outra vez atrás dele, faz-me sinal para passar ( disse-me depois que pensava que era o Pedro ). Depois foi aguentar até ao fim porque já não dava para ir buscar ninguém.
Foi pena o Zé Luis não fazer a 2ª manga porque a luta estava a dar gozo.
Para a 2ª manga parti bem e fiquei em 4º depois de passar o Jorge Fonseca com alguma sorte. De repente os 2 que iam á minha frente embrulharam-se e lá fiquei sózinho a ver o Mealha a ir embora lá na frente. Durante 2 voltas nem virei a cabeça para não me assustar, mas depois resolvi espreitar na recta e vejo que o pelotão ainda estava a sair da parabólica e eu já travava. Na sequência seguinte percebi que vinham todos juntos e que o Jorge estava a travá-los ( Obrigado Jorge, mais uma vez ). De vez em quando havia um que se soltava vinha atrás de mim mas como era um de cada vez, optei por não dificultar para não me espalhar. Mais vale perder um lugar do que deixar encostar o pelotão e passarem 10 duma vez. Estava a ver que os braços não aguentavam até ao fim mas lá consegui terminar, pela primeira vez no Top Ten, num 6º lugar que fica bem.
A ver se nas próximas corridas a coisa corre tão bem como nesta.
Abraços
__________________ Zé Abril
|
| Voltar acima |
|
| |
João Gonçalves Racer

Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
| Colocado: 06 Junho 2012 às 19:27 | IP Registado
|
|
|
Olá PetrolHeads!
Na 1ª corrida calhou-me um bom kart e com boa ponta.Ainda durante os treinos fiz uma visita forçada às boxes para reapertar o bujão do depósito, pois a gasolina já se espalhava perto daquela zona sensível que prezamos muito...Ainda assim deu para fazer a pole. Partida dada e pressão sempre intensa do Zé Miguel, que se acentuou quando me desconcentrei porque o tubo ladrão do depósito resolveu sair do lugar e me fez recordar o episódio dos treinos. Afinal nada de mais aconteceu e consegui manter o 1ª lugar até ao final. Na 2º, e fazendo companhia ao Luís Mello na última linha da grelha, beneficiei dos embrulhanços das primeiras voltas até estabilizar em luta com o Moura, o Pedro Santos e o Rodrigo. Várias trocas de posição, em particular com o Pedro Santos (óptima ponta tinha o kart dele; passou-me várias vezes no topo da recta grande feita a subir!), iam causando toques fortuitos sem consequências de maior até que o inevitável aconteceu e o aileron frontal decidiu abandonar-me forçando uma ida às boxes. A partir daí o objectivo passou a ser o de efectuar a melhor volta, o que acabou por acontecer já no final da manga. Para a 2ª corrida do dia o kart era nítidamente inferior ao primeiro. Curiosamente desta última ronda as memórias não ficaram tão vivas, excepto que choveu no final da 1ª manga (o que quase me permitiu ganhar a posição ao Pedro Fonseca), e com as condições de pista a serem alteradas substancialmente deu para verificar que alguns pilotos acabaram a corrida na gravilha. Na 2ª manga andei imenso tempo sózinho, fruto talvez de alguns incidentes de corrida nas voltas iniciais. Não fixei o lugar em que terminei.
E agora que venha Fafe, para mais diversão e convívio!
Abraços JG
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 07 Junho 2012 às 00:26 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Os últimos tempos têm sido para mim uma autêntica roda viva, entre profissão, família, amigos(as) e, claro, karts, karts, karts, karts... (com mais uma nota triste, a oportunidade de prestar apoio a um amigo num momento de intensa dor).
Mas o fds foi de karts, karts, karts... não sei o que me passou pela cabeça de participar em 3 eventos distintos, um deles de 24horas.
Para dosear o esforço, resolvi fazer 'apenas' 2 do IHSV, uma de manhã (a 2ª), outra à tarde (a 1ª).
A manga da manhã, que aqui relato, teve mto pouca história. Era dos poucos pilotos que conhecia o traçado em que íamos correr - mas conheci-o à noite e debaixo de chuva, pelo que o 'conhecimento' servia-me de mto pouco. Dei umas 5 voltas apenas para conhecer o kart e relembrar as curvas... e vi logo que a coisa ia correr ainda pior que as minhas fracas expectativas.
Partindo para a corrida da última posição - ou quase, que o Rui Lages fez questão de partir atrás de mim - ia aproveitar as 1ªs voltas, para com calminha esperar que alguém fosse ficando pelo caminho, enquanto eu ia conhecendo a pista.
Ao fim das primeiras 24 voltas, acho que comecei a saber para que lado eram as curvas, mas ia-as fazendo mto devagarinho, para as conhecer mto bem, mesmo mto bem.
Bom, serve isto para dizer, que não acertei de todo com o circuito e o resultado foi lisonjeiro, graças apenas a alguns abandonos. Andei mesmo mal, raios !!!
Muitos parabéns a todos os colegas que conseguiram aprender o que eu não aprendi, em especial para os rapazes do pódio.
E fica por aqui a minha crónica, que eu sou um gajo metódico e a da tarde vai para a tarde.
|
| Voltar acima |
|
| |
ruimealha Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
| Colocado: 07 Junho 2012 às 00:57 | IP Registado
|
|
|
COMO UMA CRÓNICA PODE VALER DOIS PONTOS
É mesmo assim: optimizando os recursos, ganham-se dois pontos com uma só crónica. Sinais da crise?
I . Corrida matinal
Pela 1ª em muitas provas notava-se a ausência feminina ... Treinos para conhecer a pista ao contrário, kart razoável, pouca inspiração, 9º lugar. 1ªM a ganhar ritmo até que perto do 15º mn o motor começa a falhar, perco vários lugares nas rectas, quase páro ,  chego às boxes, novo kart, pneus frios, banco puxado para a frente, apesar de tudo máquina superior ao anterior e lá chego em 17º (ou parecido); na 2ªM arranco ao lado do Jorge Fonseca que sai melhor, consigo travar mais tarde na recta a seguir à parabólica, sigo em 1º, sabendo que teria que ganhar o maior terreno possível nas 1ªs voltas para não se apanhado pelos mais rápidos e chego em 1º, com o Pedro Rafael já bem próximo. Tive a sorte de ter um kart um pouco melhor e voltei a beneficiar da partida invertida .
II .Corrida vespertina
O kart desejado (a bomba de Fevereiro) não me voltou a sair , mas em contrapartida a inspiração continuou a sair a jorros; a posição (tal como o JG, também memorizei pior a 2ª corrida) foi semelhante à da 1º prova, mas o pior foi que ao tentar ultrapassar o José Palmeirim já no final dos treinos, toquei-lhe roda com roda, levanto vôo ao mesmo tempo que faço um pião (a voar bem alto...) e por azar (e estupidez absoluta da minha parte) aterro em cima da perna do Palmeirim e fico virado ao contrário, a acelerar feito estúpido sem o kart se mexer 1 mm e só então me apercebo que o eixo traseiro do meu kart estava assente no aileron do Palmeirm que tinha sido arrancado pela minha imbecil manobra...) . Os meus pedidos de desculpa públicos ao Palmeirim, que ficou magoado na perna e sem kart.... Na 1ªM voltei a ficar a meio sem motor (!!!), perco novamente N lugares numa volta até me arrastar até às boxes ,novo kart igualmente "nem bom nem mau"; quando começa a chover a sério, em pleno dia de Sta. Estupidez, despisto-me violentamente no final da recta da meta, dou com os cornos nos pneus, salta-me a tromba e fico um tempo infinito de cú para o ar para tirar o kart da gravilha... Fiquei em 2º (a contar do fim), se não me engano... Na 2ª M, repito a estratégia da 1ª e,ganhei bastante tempo de início, mas fui depois perdendo a olhos-vistos, e no fim acabo bem acossado por um super Filipe Nunes, que inteligentemente não quis arriscar a ultrapassagem para chegar ao 1º lugar que seria inteiramente merecido para ele. Voltei a beneficiar da inversão, mas nem por isso deixarei de ser HETERO!!! .
Parabéns aos grandes vencedores e uma rápida recuperação do JM Palmeirim.

Abraços.
Rui Mealha
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 07 Junho 2012 às 00:59 | IP Registado
|
|
|
Para a prova da tarde, no dizer do Luís Moura, calhou-me em sorte uma bomba, de nº14, com espectacular comportamento de manhã. Lá bomba era, só que com um rastilho mto curto !!! Passo a explicar.
Saí para os treinos e logo na 1ª vez que passei no Curvão da parte alta do circuito, achei que algo de errrado se passava com o kart. Mais umas voltas e umas curvas à direita e tinha a certeza, algo de MUITO ERRADO se passava com a roda traseira esquerda. Fui à box, para ver o nosso amigo Alcides levar as mãos à cabeça e exclamar 'mesmo a tempo !' - tinha a jante toda desapertada, quase a despedir-se do eixo. Corrigido esse problema, voltei à pista e o kart tinha mesmo uma ponta incrível, só que já não tive tempo para fazer uma grande volta.
Na corrida comecei mto bem e ganhei logo umas quantas posições. Só que foi sol de mto pouca dura. Aí à 4ª volta, no final do Curvão, qdo começa a ligeira esquerda, o kart achou que não lhe apetecia continuar a curvar e saiu em frente, atravessou relva, gravilha e relva de novo, sem que eu conseguisse fazer nada e, de repente, vi-me 3 curvas à frente de todo o pelotão, mas apontado em sentido oposto, com o Pedro Santos a dirigir-se ameaçadoramente para mim.
A minha conclusão foi óbvia: a jante voltara a desapertar-se. Fiz meia volta, fui mto lentamente para as boxes, com o coração a querer sair do peito, do macacão e do colete, tal o susto. Novamente o nosso amigo Alcides foi verificar a roda, mas desta vez não havia nada, a roda estava no sítio e basicamente com a pressão certa. O veredicto tinha de ser outro: ou uma dose assustadora de nabice, ou alguma zona já ligeiramente molhada pela chuva que começara a cair. Estou ansioso para ler a crónica do Rodrigo (salvo erro), que seguia colado a mim e terá assistido ao espectáculo ímpar.
Estragada a corrida, pus-me a caminho dos meus outros compromissos kartistas, já mto atrasado, que a prova começou mto depois do que devia ter começado.
Vistos os resultados a posteriori, aqui vão os meus parabéns ao Pedro Santos por finalmente ter quebrado o enguiço (não lhe tomes o gosto), ao Filipe Nunes por mais uma prova como as que sempre faz em Fátima e ao Rui Mealha e Pedro Fonseca, que mesmo assim não se sairam mto mal com a repetição da prova.
Já agora, deixo duas notas sobre as 24h da Batalha:
1ª Um excelente 6º lugar conseguido pela equipa ORMEI, que foi a 1ª dos 100% amadores. Eu não contribui lá mto para esse resultado, que continuei a guiar mal, mas fiquei contentíssimo com o resultado obtido;
2ª Mais um incidente kartista, completamente ridículo, daqueles que só me acontecem a mim. No meu 2º turno, ia isolado, sem nenhum kart à vista e, de repente, fui atingido violentamente no capacete por um objecto desconhecido. Fiquei completamente azamboadao - mas menos que o Massa na Hungria. Tinha sido o íntercomunicador que saltara da bolsa onde o levava e me atingiu em cheio. Mais um susto do caraças !... No final da prova fui procurá-lo. Estava várias curvas depois do acidente, bastante partido, mas ainda com forma de intercomunicador.
Com o fim das 24h, chegou ao fim a minha maratona kartista, mas não a maratona do fds. Dormi 2 horitas e toca a ir com o meu filhote para o Rock in Rio ver James e 'the Boss', num dos fins de semana mais desgastantes da minha vida.
Bom, venha daí agora Fafe, com um fim de semana um pouco mais normal, sff.
Abraços,
Luís.
Editada por LSMello na 07 Junho 2012 às 01:05
|
| Voltar acima |
|
| |
santini Rookie

Data de adesão: 15 Novembro 2010 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
| Colocado: 07 Junho 2012 às 11:25 | IP Registado
|
|
|
Caros pilotos antes das minhas crónicas queria deixar um abraco ao
Nuno Moura e um pedido de desculpas por logo no inicio da 1 manga
da corrida da manha ter, sem me ter apercebido, tocado no famoso
flying nose e lhe ter estragado a corrida. Foi um excesso tenho agora
plena noção disso mas o meu kart tinha uma ponta impressionante e
chegava ao final da recta a subir com muito mais velocidade que os
restantes. Na travagem meto por dentro em slide e a traseira do meu
kart arrancou o nariz do kart do Nuno.
Por isso mesmo fiquei claramente irritado até porque, nao sendo mais
do que ninguém, tenho plena noção de ser um piloto que evita estas
ocorrências e com uma atitude correcta e cuidadosa em pista para
com todos os restantes. Mais uma vez as minhas desculpas ao Nuno e
um forte abraco.
Em relação às corridas, e de uma forma global, o resultado é muito
positivo. Tive a sorte de ter em mãos duas bombas, sendo que a da
parte da manha era mesmo muito rápida nas rectas e a da tarde um
mimo em termos de equilíbrio.
A corrida da manha em sentido inverso foi mesmo muito gira, a pista é
muito mais técnica e exigente em termos físicos mas muito mais
inspiradora para os pilotos. Nos treinos julgo que consigo um 5 lugar e
faço uma boa 1 manga com a 4 melhor volta que só nao foi a 1 por
clara "nabice" da minha parte e por nao me ter adaptado da melhor
forma aquela zona interior do pescoço n sei de quem que mais parecia
uma cobra...
Na 2 manga, partida lá de trás fruto da inversão mas com alguns
toques entre os pilotos da frente consigo chegar a 8 tendo nas ultimas
voltas rodado atras do Luis Moura que defendeu muito bem a sua
posição. Ainda tentei mais de uma vez a ultrapassagem no topo da
recta a subir mas ia repetindo o erro cometido com o Nuno e achei que
era melhor estar quieto antecede estragar a corrida ao clã Moura. A
verdade é que com este kart chegava ao topo da referida recta mutio
mas muito mais rapido que os restantes pilotos (tal como referido pelo
Joao Goncalves ) e tendencialmente queria aproveitar a travagem para
meter por dentro para consumar a ultrapassagem.
O Nuno vinha logo atras e éramos mais rápidos do que o Luis mas
este ultimo com muita experiência e mestria defendeu muito bem a sua
posição.
Na corrida da tarde, e como referido pelo LSM consegui finalmente
quebrar o enguiço...pole position...liderança do inicio ao fim da prova
apenas com 2 curtas perdas de posição...volta mais rápida...
Partida para a 1 manga e perco logo a posição para o José Moore que
arranca mais forte mas logo de seguida consigo recuperar a 1 posição
conseguindo desde logo ganhar alguma distancia face aos restantes.
O kart era de facto muito bom e equilibrado e respondia de forma
afirmativa e eficaz a tudo o que lhe pedia.
Com o desenrolar da prova o Filipe (um guru nesta pista de Fatima)
começa a ganhar terreno e fica colado ao meu escape
quando...começa a chover...bonito penso eu...lá vou perder uma prova
outra vez nas ultimas voltas...
O Filipe ainda tenta a ultrapassagem mas com o piso molhado sai
largo e logo recupero a 1 posição...a ultima volta foi de loucos com o
ritmo cardíaco em altas e com as ultima curvas, já em piso totalmente
molhado, a serem feitas com extremo cuidado até à bandeira de
xadrez!
Nao participei na 2 manga mas tenho plena noção de que poderia lutar
pela vitoria, mas o rock in rio esperava-me e nao podia correr o risco
de chegar atrasado em Lisboa...a Maria já estava a ficar nervosa...lol
Parabéns a todos e até Fafe. Rápidas melhoras ao Palmeirim.
Abraços
__________________ Abraços
Pedro Costa Santos
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1875 segundos. |
|
 |
|