|
Tópico: Évora- 5 de Maio 2012 - crónicas
|

|
| Autor |
|
Jorge Fonseca Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008 País: Portugal Mensagens: 62
Estado:
|
| Colocado: 10 Maio 2012 às 18:38 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos,
desta vez sou mesmo eu que estou a escrever e não o Luís, que escreveu a respectiva crónica com o meu nome... Mas, como eu nem sequer estive presente em Évora era fácil dar pelo lapso...
Venho só apresentar-vos os meus cumprimentos, demonstrando que mesmo quando não estou presente fisicamente, acompanho as vossas aventuras e peripécias. Pelos vistos tiveram uma excelente corrida,e fiquei com pena de não estar lá.
Estou a preparar-me (relativamente) para regressar no próximo evento e espero que nessa altura toda a gente esteja em boa forma e possa comparecer também.
Um abraço do Jorge Fonseca
__________________ Jorge Fonseca
|
| Voltar acima |
|
| |
Ze Abril =

Data de adesão: 04 Maio 2011 País: Portugal Mensagens: 8
Estado:
|
| Colocado: 11 Maio 2012 às 15:12 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos.
Quase me esquecia deste pontito que aos pobres faz muita falta.
Gostei de voltar a Evora onde não rodava há mais de 10 anos. Não choveu mas aquela areia na esquerda ao lado da meta podia ter sido varrida, que era uma bela armadilha.
Depois de andar a aprender a pista nos treinos saí do penultimo lugar e lá fui no pelotão durante algum tempo. Comecei depois uma luta muito gira com o Mano Carlos, o Luis, e o Pedro Rafael e a coisa estava quente. Perto do meio da manga lá apareceu o tal erro da ordem e ala para trás. Na direita ao cimo do circuito deixei escorregar o kart e o Pedro que vinha colado a mim não teve hipótese de fugir. Atravessei e lá foram eles. Recomecei e estava a ganhar um metrinho de cada vez que media cada vez que saia da curva lá em cima para onde seguiam o Pedro, o Luis e o Carlos lá em baixo. De repente vejo o Luis atravessado e passei como pude. Estava á espera que ele me apanhasse outra vez mas nada, resolveu descansar para a 2ª manga ( Bem pensado ).
Na 2ª Manga saí ao lado do Luis e avisei-o de onde travava na curva da "areia"para não nos embrulharmos, mas ele esqueceu-se do acelerador e eu esqueci-me de dizer o mesmo ao Carlos. Resultado, eu travava e ele batia, curva após curva. O que vale é que como ele está gordo ( Joke que o Gordo era eu ), lá fui descolando a pouco e pouco. Logo a seguir levo outra e pensei que era ele outra vez mas afinal era o Cartucho que aproveitou e passou juntamente com mais um ( desculpa que não fixei quem era ). Juntei-me a eles e andámos aí 10 voltas os três com os lobos atrás de nós. Ás tantas, novo toque seguido de escorregadela no mesmo sítio, e quando dei por ela passaram mais de 15 de uma só vez. Fiquei mesmo desmoralizado, mas depois pensei que já tinha sido bom para experiência. A partir daí fiz o que pude e pelo menos a distância para o pelotão manteve-se.
Só no fim é que soube que tinha havido desistências e por isso lá subi uns lugares.
A coisa está a melhorar devagar mas um dia destes vou aguentar na frente mais tempo e pontuar a sério.
Agora para Fátima ao contrário, pode ser que os Gordos percam muito no arranque e dê para fazer alguma coisa, que no sentido normal não consegui atinar com a pista no anos passado.
Até lá
__________________ Zé Abril
|
| Voltar acima |
|
| |
Janicas Rookie

Data de adesão: 08 Setembro 2009 País: Portugal Mensagens: 34
Estado:
|
| Colocado: 11 Maio 2012 às 19:28 | IP Registado
|
|
|
Olá! Vamos lá fazer a crónica para ganhar o pontinho e
para destacar alguns factos.
1º Agradecer ao Jose Luís Fonseca a boleia “cravada” à
última da hora
2º Dar os parabéns à Lili pela pole. Pena o kart não ter
ajudado senão, meus meninos, bem podiam preocupar-se ;)
3º Parabéns a mim pela VMR e deixar a nota que me
diverti à grande na luta com o Luís Mealha na 1ª manga
4º Ainda para o José Luís, desculpa o tempo que te fiz
perder na curva do portão no início da 2ª manga, mas como
deves imaginar, não era minha intensão atravessar o kart,
nem prejudicar qualquer outro piloto. Até porque para a
frente é que é o caminho e eu não fazia ideia de quem
eram os pilotos que vinham atrás de mim. De qualquer
forma tenho de agradecer o facto de, ao embateres com o
teu kart no meu, teres evitado que o meu estrago fosse
maior. Os meus agradecimentos e o pedido de desculpa.
5º Tenho também de felicitar o José Palmeirim. Durante a
2ª manga fiquei na dúvida se era como o muro de Berlim ou
como a muralha da China… impossível de ultrapassar, sem
erros nem cedência a pressões. Absolutamente fantástico!
6º Deixar aquele beijinho especial à Ti Bilete e ao César
pelo carinho com que sempre nos recebem.
E por fim, realçar o bom espírito que se vive neste
grupo.
Não vou poder estar presente na prova de Fátima, por
isso… até à seguinte, que não me recordo onde será ;)
PS: Acho alguma piada à inversão total da grelha. E como
já alguém comentou aqui, os toques não devem condicionar
as nossas decisões, as nossas decisões é que devem
condicionar os comportamentos.
beijinho a todos/as
|
| Voltar acima |
|
| |
ruimealha Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
| Colocado: 11 Maio 2012 às 21:02 | IP Registado
|
|
|
Companheiros!
Em Évora, emergiu a minha faceta de vidente de elevado gabarito.
Assim:
Esperava ver no pelotão o António Matos, o Jorge e o Pedro Fonseca e não apareceram.
Esperava um dilúvio e não choveu.
Nos treinos senti que tinha um bom kart, esperava um lugar nas 2 primeiras filas e fiquei na 4ª ou 5ª.
Na 1ª manga, fruto de uns treinos fraquinhos, esperava acabar em 9ª ou 10º lugar e fiquei em 1º.
Assim, feliz com o resultado e infeliz com a vidência, não esperei nada para a 2ª M e depois de umas grandes lutas cheguei em 6º, o que deu um saboroso 1º lugar final. Felizmente desta vez a cronometragem não gripou.
Ficaram-me na memória uns belos despiques na 1ªM com o Luís S Mello, Pedro Santos e Zé Miguel.
Um grande abraço e até Fátima
|
| Voltar acima |
|
| |
Rui Ribeiro Rookie

Data de adesão: 27 Abril 2009 País: Portugal Mensagens: 12
Estado:
|
| Colocado: 11 Maio 2012 às 22:12 | IP Registado
|
|
|
Caras(os) Amigas(os), mais uma jornada em Évora. Enquanto tomava café na estação de serviço recebi a noticia - desagradavel - que o António não se poderia juntar a nós espero que recuperes rapidamente e que possas acompanhar a próxima etapa!
Bom, a nossa prova: Prometia chuva, portanto lá me vesti a rigor com "fato de noite" (aliás com a maior parte do pelotão), não fosse o S.Pedro abrir as torneiras...Nos treinos, depois das primeiras voltas a "reconhecer" o terreno, lá tentei andar o mais rápido possivel. No final dos treinos, duas surpresas: a Lili tinha a pole position  ... e eu tinha o 5ºlugar! Durante os primeiros 15/20 minutos da manga, enquanto houve "fisico" e concentração, mantive-me colado ao grupo do João Gonçalves, Lili, e Maria - que entretanto vinda lá de trás me tinha passado . Meus amigos, que grande luta entre estes três pilotaços!! E sempre limpa e correcta! A partir dos 20 minutos, descolei um pouco deste grupo, e tive que me defender "com unhas e dentes" dos ataques da Manuela e do Filipe Andrade  , que consegui manter atrás de mim até ao final da manga. Para a 2ªmanga, já não havia nem força nem concentração, portanto, partindo cá detrás, decidi não me envolver em grandes disputas e fazer a 2ªmanga a um ritmo "confortável". Na minha posição cá atrás, pude testemunhar os incidentes já aqui relatados. Felizmente ninguém se magoou a sério. Mas deste tema já falo mais a seguir...Parabéns aos vencedores, aos elementos femininos do nosso pelotão - Grandes corridas - e ao jovem Filipe Andrade, a crescer de corrida para corrida.
Pediu-nos o António que manifestassemos a nossa posição sobre o tema da inversão da grelha, considerando o hipotético aumento do nivel de risco que esta inversão poderá acarretar. Não tendo no abstracto nenhuma posição de principio absolutamente a favor de um formato, ou contra o outro, no caso concreto do nosso grupo, PREFIRO a inversão APENAS DOS 10 PRIMEIROS. Parece-me que é a melhor forma de defender a "verdade desportiva", e os principios de condução limpa e isenta de toques que têm sido principios fundamentais e indiscutiveis deste grupo. A linha que separa a agressividade competitiva saudável e correcta do excesso de optimismo que conduz a ultrapassagens forçadas para lá dos limites do aceitável é muito estreita, e parece-me que a inversão total da grelha vem premiar aqueles mais dados a excessos de optimismos...Por outro lado, é minha opinião que todos temos a consciência que existe entre nós um conjunto de pilotos que são candidatos naturais ao titulo, e um outro conjunto (no qual eu me insiro) que é apenas candidato ao melhor resultado possivel. Entre estes grupos há aqueles pilotos que estão em transição - ascendente ou descendente. A inversão total da grelha vem "baralhar" e "misturar" estas duas realidades. Que dá mais animação à corrida? Parece-me indiscutivel! Não estou é certo que se lhe possa chamar competitividade!
Tendo dito isto, também me parece que a haver lugar a alguma reavaliação da inversão da grelha, o eventual novo modelo a considerar só deverá ser implementado no próximo ano, no próximo campeonato! Sou totalmente contra a alteração de regras a meio do jogo, e este jogo já começou em Janeiro!!
Finalmente, sobre o risco: Parece-me que o risco não é uma função da inversão da grelha, é antes uma função da atitude de cada um de nós em pista. A inversão de grelha está apenas a funcionar como lupa, aumentando a visibilidade dos "excessos". Parece-me que o que tem vindo gradualmente a acontecer é uma aceitação tácita de um critério mais largo em relação a esses "excessos", e é este critério que cada um de nós de reavaliar em cada momento da corrida - ao ultrapassar, ao ser ultrapassado, ao defender, ao atacar. Com este critério mais apertado, talvez não tivessem acontecido os dois incidentes fortes - felizmente sem consequências - a que eu pude assistir de bancada em Évora!!
Já escrevi demais :)
Beijinhos e Abraços
Até Fátima!
|
| Voltar acima |
|
| |
Maria Buzaglo =

Data de adesão: 22 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 9
Estado:
|
| Colocado: 12 Maio 2012 às 12:08 | IP Registado
|
|
|
Faltou na minha crónica a questão da inversão total da
grelha. Na minha opinião acho que a inversão dos primeiros
10 seria mais adequada.
Beijinhos
|
| Voltar acima |
|
| |
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 13 Maio 2012 às 15:31 | IP Registado
|
|
|
A escassas horas de dar por encerrado este tópico para efeitos de pontuação, venho agradecer a todos os que participaram com as suas opiniões quanto à questão "inversão total da grelha", sendo que o "referendo" não foi conclusivo.
Houve opiniões frontalmente SIM e outras frontalmente NÃO; houve quem preferisse a inversão dos 10 primeiros e houve quem se tivesse frontalmente borrifando para esta discussão.
Contudo, trespassa a ideia de que se privilegia o consentimento para com os excessos cometidos nos arranques das 2ª mangas justificando-os com a "natural objectividade" que um piloto manifeste de modo a chegar aos lugares cimeiros custe o que custar .
Não é este o meu modo de pensar pelo que aqui fica, uma vez mais, o meu protesto.
O argumento pelo qual se põe em causa a verdade desportiva não colhe as minhas simpatias pois em vez alguma se disse que esse era o objectivo !
A finalidade era exacta e objectivamente, dificultar a vida aos chamados mais rápidos ( hoje um conceito ultrapassado ) à semelhança do que sempre se fêz neste troféu com a sobrecarga de peso aos 3 primeiros classificados no ranking, depois com a inversão de posições na grelha para eles e mais tarde com a inversão dos 10 primeiros e assim tornar o campeonato mais disputado, mais partilhado e com novos intervenientes nos podiuns.
Quanto à verdade desportiva, esta sempre esteve em questão desde o momento em que o vencedor da 1ª manga passou a ser penalizado fosse qual fosse a medida da "punição" que lhe dificultaria o sucesso da 2ª manga o que me faz concluir estarmos na presença dum falso problema .
Dito isto, concordo em absoluto com o parecer do Rui Ribeiro ao se opôr à alteração de regras no meio do campeonato e deixo para o futuro a discussão do regulamento para 2013.
Por simples curiosidade e revendo os mapas elaborados até ao presente, verifico que quem se classificou em 1º na 1ª manga ainda não conseguiu melhor do que um 6º na 2ª manga mas houve 2º na 1ª manga que chegou a 2º na 2ª, 4º na 1ª e 4º na 2ª, 5º na 1ª e 6º na segunda o que demonstra que a tripla piloto, kart e a sorte necessária, conseguem bons resultados sem incidentes.
Também houve quem fizesse 8º na 1ª manga ( partindo da 15ª posição para a 2ª manga ) e ganhou !
Abraços,
António
Editada por Garcia de Matos na 13 Maio 2012 às 15:37
|
| Voltar acima |
|
| |
Moore Vieira Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007 País: Portugal Mensagens: 91
Estado:
|
| Colocado: 14 Maio 2012 às 00:00 | IP Registado
|
|
|
Cá vai crónica, enquanto é tempo e porque a coisa está apertada e cada pontinho dá jeito.
Com a ameaça de chuva vesti o fato que tinha estreado em Almeirim e assim parti para a sauna. Senti que tinha um bom kart mas apenas com a chamada para a grelha confirmei o facto. E foi em bela companhia, na 1ª linha, da Liliana que partimos para a primeira manga. Penso que foi na 2ª volta que consegui passar para 1º com uma pequena vantagem sobre os que me presseguiam. Com o andar das voltas fui apanhado, passando ao modo moderado de protecção da posição. Quando o Rui me passou, passei para o modo de rolha de champanhe com arame. tendo conseguido manter a 2ª posição mas que nos fez perder imenso terreno para o Rui.
Na 2ª manga, tendo partido do fim da grelha, arranquei cautelosamente esperando que as caldeiradas se dessem todas e que os animos se acalmassem. Depois desta fase comecei a tentar ganhar posições até que de repente, na direita para a subida da curva da Oliveira dou com o Carlos Abril a tomar uma posição do contra ou seja de frente para mim. PUM!!! Castanhada da grande, mas após verificar que os ossos estavam todos no mesmo sítio lá continuei. Mais tarde após algumas (poucas) voltas atrás do Nuno Moura, decidi atacar na primeira esquerda após a meta, mas ele não me viu e fez a trajectória normal, ainda tentei desviar-me mas o toque foi inivitável e ele foi para as couves. Ainda quis devolver-lhe a posição mas ele não consegui prosseguir de imediato. Mais uma vez as minhas sinceras desculpas! Com o 10º lugar final consegui o 2º lugar no conjunto das duas mangas. Não foi mau.
Da 3ª manga escuso de dizer o que quer que seja, já que sou um freguês incondicional do Cantinho da Ti Bilete.
Quanto à inversão da grelha, penso que será assunto a tratar para 2013. De qualquer maneira acho que o ideal será a inversão dos 10 primeiros, atendendo sobretudo a Fátima.
Adeus que já é meia noite.
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,8242 segundos. |
|
 |
|