Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Campera -21 de Abril 2012 - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 24 Abril 2012 às 15:34 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Lá venho eu uma vez mais tentar defender a minha dama que dá pelo nome de inversão total da grelha na 2ª manga.

E venho fazê-lo sem me dar ao trabalho de reflexões exaustivas mas sim olhando apenas para os mapas distribuídos pelo kartódromo concomitantemente com o facto de ter arrancado da 6ª linha ( meio do pelotão ) permitindo-me viver bem por dentro um arranque.

Como sempre e em qualquer arranque com particular incidência no circuito do Campera, há os "chega-para-lá" cuja esquerda, que antecede a 1ª direita, potencia de sobremaneira.

No caso do passado sábado, fruto de alguns ímpetos mal calculados de alguns pilotos logo no início, consigo chegar à 6ª posição ( arranquei de 11º ) e chegar ao 5º lugar até à 23ª volta, altura em que me é estragada a corrida e sou, inapelavelmente, ultrapassado por uma catrefada de pilotos.

Quero com isto dizer que o Luís Fonseca, o Filipe Andrade e mais tarde a Maria e o Pedro Fonseca ( para só falar da juventude ) fizeram uma prova limpa e não estiveram na origem de qualquer confusão.

Deduzo, pois, que, afinal, a inversão da grelha não serve para justificar os caos que se podem ter visto ao longo da corrida pois os novos vencedores ( e vão-se habituando ! ) não foram tidos nem achados ! Limitaram-se a "limpar" a manga e o resto são balelas !!!

Dito isto, não queria dar a ninguém a hipótese de um dia, se houver um problema mais grave num determinado arranque de 2ª manga, esse alguém venha apelar à profetização do "eu bem avisei!", pelo que deposito nas mãos do pelotão a decisão imediata do sistema a implementar para o restante campeonato ( SIM ou NÃO à inversão ? ).

Abreijos,

António 

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

santini
Rookie
Rookie

Data de adesão: 15 Novembro 2010

Colocado: 25 Abril 2012 às 11:55 | IP Registado Citar santini

Bom dia a todos os pilotos,

Desta vez vou comecar pelas felicitações e a 1 vai para o Luis
Fonseca pela vitoria na manga 2! Grande corrida de dentes cerrados a
aguentar a velha guarda atras dele. Certo é que as incidências no meio
do pelotão ajudaram-no mas a verdade é que menteve sangue frio e
concentração durante toda a prova e teve por isso mesmo um justo
prémio.

Depois vem a Maria, cada vez mais competitiva e com um excelente 2
lugar geral. Fiz grande partidos treinos atras da Maria e apenas a
consegui passar porque a certa altura me deu passagem caso
contrario tinha sido muito mais difícil. Belas trajectórias, boa defesa de
posição muito muito bem!

Parabéns também ao Filipe Andrade pela sua prestação na manga 2!

Por ultimo o Pedro Fonseca mas aqui já nao é novidade por isso toma
lá uns parabéns pela vitoria na geral e pouco mais lollll.

Enfim belo pódio com os "putos" e o campeão! Bela foto! Já nao há
respeito Lolll.

Em relação à minha corrida nada de novo, o Campera nao é uma pista
onde historicamente tenha grandes resultados portanto o 8 lugar na
geral nem foi mau. O campeonato está ao rubro com uma diferença de
10 pontos entre o 2 classificado e o 8 que sou eu, portanto muita acção
e emoção estará ainda para vir!

Da prova quero apenas referir a bonita luta com o Nuno Moura na
manga 1 que durou miasse meia prova tendo terminado a prova a
poucos cm do Nuno.

Resumindo corrida em sentido descendente senão vejamos: 6 lugar
nos treinos, 7 na manga 1 e 8 na manga 2. Ainda bem que nao há
manga 3...

Abraços a todos e venha lá Evora
Enfim

Editada por santini na 25 Abril 2012 às 11:59

Jorge Fonseca
Racer
Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008

Colocado: 26 Abril 2012 às 16:36 | IP Registado Citar Jorge Fonseca

olá pessoal,

apresentei-me no Campera, no dia em que festejava o meu aniversário, sabendo-se que nada melhor que uma corrida de karts para o fazer.

No entanto, ironia do destino, calhou-me em sorte (azar) um dos karts mais lentos que já alguma vez me saíram na rifa e,na 1ª manga, limitei-me a ver toda a gente a fugir e levei com 2 voltas de avanço de quase meio pelotão. Estava convencido de que tinha um pneu furado ou coisa assim e, no intervalo, fui à box ver se havia lá alguma outra máquina para trocar. O Frederico Viegas ficou um bocado aborrecido, fazendo-me notar que todos os karts conseguiam andar no mesmo segundo. No entanto, como me conhece, também ficou um tanto surpreendido com o meu mau resultado... eu acho que o meu não andava no segundo dos outros.. Isto não quer dizer que haja críticas a fazer à frota do Campera. É verdade que todos os karts estavam competititvos e equilibrados. É apenas natural que haja algum que resolve ser excepção, por algum motivo imprevisto e, com o grupo de pilotos do nosso campeonato, esse fica logo para trás.

Enfim, como não havia mais kart nenhum, acabei por trocar para o kart que o José Abril, guiara na 1ª manga e do qual se quisera livrar por também ter razões de queixa. Eu sempre achei que era melhor arriscar e fiz bem. Apesar de ser instável e de ser preciso cuidado a curvar, este kart era bem mais "despachado" e permitiu-me acompanhar minimamente o andamento do resto do grupo e até deixar alguns pilotos para trás.

Mas, para compensar o meu azar, tive a alegria de ver o meu filho ganhar a 2ª manga e o meu sobrinho a ganhar na "geral". Parabéns aos rapazes e parabéns também à Maria e ao Filipe Andrade, pelo brilhante desempenho.

Assinalo também o regresso da Manuela, a andar bem depressa pelo que se viu; e a presença da Liliana, que participou na 3ª manga, que decorreu no restaurante "Saloio", em Arruda dos Vinhos.

Esta 3ª manga, em Arruda dos Vinhos,  foi a que me correu melhor e foi um excelente complemento para esta magnífica jornada e dando-me mais razões para um dia feliz.

Na próxima prova não poderei participar, mas em Junho estarei de regresso. Até lá, um abraço e boas provas. 

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 26 Abril 2012 às 20:23 | IP Registado Citar LSMello

Olá rapaziada... e 'raparigada' (convém não esquecer !), vamos lá à crónica tardia.

Ultimamente ando num dilema se quero provas à chuva ou não. Sempre as adorei, mas há tanto tempo que não corro assim, que me estou a tornar comodista. De qq forma, como é S.Pedro que decide, ele decidiu da forma que achou melhor... e pronto !

Beijadas as Sra.s, cumprimentados os Sr.s, parabenizados os ortopedistas, fomos às hostilidades.

Logo nos treinos pareceu-me que as coisas não estavam a correr bem da maneira que eu queria. A pista estava com uma aderência um bocadinho estranha, mas os tempos que via no cronómetro, mesmo assim pareciam altos. E eram ! 10º lugar na grelha (salvo erro).

Na primeira manga fui lutando o que podia, atrás do Pedro Santos e Pedro Rafael, mas só enquanto eles lutaram entre si. Depois não deu para os seguir e limitei-me a ir sendo alcançado e passado. O último foi o Zé Luís Fonseca, que me passou como uma bala, mas inesperadamente me cedeu a posição com a meta à vista: simpatia, escorregadela ?... fica a questão, mas agradeci. 10º lugar, 14º tempo, ult. no seg 47.

Face à má simbiose com o meu kart, tendo em conta a lotaria que são as mangas com a grelha invertida, preferi partir da box, com um kart com o qual eventualmente estivesse mais sintonizado e tentar divertir-me. Tive algum trabalho a explicar ao Frederico que não me estava a queixar do kart, só queria ver se me adaptava melhor e divertia mais na 2ª manga.

Meu dito, meu feito.

Após umas 1as voltas de criar bicho, como vem sendo apanágio, já com a pista um bocadinho mais livre, deu para ver que o meu entendimento com este kart era outro. Deixei para trás Pedros Santos e Rafael (este um osso duro de roer) e segui mais um Pedro (Fonseca, de sua graça) tabela acima. Beneficiado por uma carambolazita razoável entre 4 pilotos que resolveram fazer o 'ss' antes da meta lado-a-lado - não me peçam para dissertar sobre responsabilidades, só sei que eram 4, quem eram e que nenhum se cortou entrando com a confiança toda na 1ª curva. Claro que nenhum passou e o Pedro Fonseca e eu passámos incólumes e agradecemos - eu ainda levei vagamente um toque na traseira, não faço ideia se de um dos 4 ou de alguém que fosse atrás de mim.

Até ao final segui colado ao Pedro, sem grande hipótese de o atacar, com a Maria a morder-me os escapes com a força toda. Víamos o Rui Mealha a perseguir os líderes Filipe Andrade e Luís Fonseca e esperávamos que houvesse mais umas voltazinhas para chegarmos lá. Não houve. Realço pelo meio o cavalheirismo do mano Abril maior, que a 1ª vez que me mostrei deixou logo passar, sem ondas. No final da 1ª e 2ª manga só apanhei cavalheiros - será que estavam era com medo de mim ?...

Resultado final, um saboroso 5º lugar (saído das boxes, não esquecer), 2º mais rápido na manga, 0,35seg mais rápido que na 1ª. Curiosamente todos os pilotos pioraram o tempo da 1ª manga para a 2ª, excepto os 3 que mudámos de kart: eu, Jorge Fonseca e Zé Abril - sinal evidente que a adaptação foi mto melhor à 2ª montada. Diverti-me à grande nesta 2ª manga, depois da pachorrice da 1ª.

Claro que fiquei deliciado com a prova dos jovens lobos, com a vitória do Luís Fonseca e 2º do Filipe Andrade na 2ª Manga e o pódio da Maria na geral . Não digo o mesmo do Pedro Fonseca, que esse já é mais consagrado que eu .

No final da prova fiz uma das minhas fitas estúpidas por não ligar aos síntomas da hipoglicémia, mal eles se manifestam. Andei a fazer figura de franganote, salvo pela minha Noiva, quando, se tivesse comido logo algo, não tinham havido fitas nenhumas. Com isto, enquanto os restantes saboreavam uma lauta 3ª manga, eu basicamente limitei-me a olhar e a conversar. (Já agora, no que a olhar diz respeito, fiquei obviamente do lado errado da mesa .)

Acabada a crónica, já que o nosso organizador voltou a pôr à votação a questão das partidas invertidas, volto a dar a minha opinião sobre elas.

Gosto de ver pilotos novos na frente, é uma emoção ver o Antº Cartuxo resistir quase até ao fim e o Luís Fonseca e Filipe Andrade resistirem mesmo, mas continuo a dizer que não vale o risco.

Desportos motorizados têm riscos inerentes e ninguém pode dizer que não houve mto mais acidentes nas 2ªs mangas do que nas 1ªs, que não houve mais discussões, mais zangas, etc... A culpa não é das grelhas invertidas, é nossa, diz o António. Diz e diz mto bem, ainda não vi nenhuma grelha dar uma cacetada noutra grelha, o risco no chão do 11º lugar tentar ultrapassar à marrada o risco do 9º, a culpa é evidentemente nossa. Só que, nenhum de nós é infalível, todos cometemos erros, muitos temos 'vaipes', amúos, birras, distracções... ao inverter as grelhas o risco aumenta consideravelmente ao longo de toda a prova, na mesma medida em que aumentam as ultrapassagens entre pilotos com andamentos mto distintos, risco que nós falíveis mortais façamos asneira da grossa e haja cada vez mais toques.

Felizmente para mim as 2ªs mangas têm corrido sem incidentes de maior e com mto bons resultados (à excepção de Almeirim), mas tal como o António reforçou a sua opinião, eu reforcei a minha: o aumento do rsico não justifica o aumento do gozo de termos de nos esforçar mais em mais ultrapassagens, ou de ver o Luís Fonseca ganhar (desculpa Luís, é assim mesmo e, de qq forma, mais dia menos dia, vais vencer com uma grelha normal, tal como a Maria, o Filipe ...). Louvo, apesar disso, o esforço de tornar as nossas provas ainda mais interessantes.

Mantenho o voto Não às grelhas invertidas.

Peço a todos vós meus amigos e colegas de pista, que deixem a vossa opinião por escrito, para que deixem de ser apenas comentários no final das provas, ou observações nas crónicas. pf, digam todos Sim ou Não, sem excepções, como o António bem pede. Obrigado.

Abraços a todos, até Évora,

Luís.

Editada por LSMello na 26 Abril 2012 às 20:32
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

NAMo
=
=

Data de adesão: 14 Novembro 2011

Colocado: 26 Abril 2012 às 23:49 | IP Registado Citar NAMo

Claramente SIM á inversão total.

Nuno Moura

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 27 Abril 2012 às 09:38 | IP Registado Citar LSMello

Esqueci-me de uma parte importante na minha crónica. Agradecer às amigas e amigos que se digladiaram para me dar boleia - coisa rara ir de boleia para uma prova ! Obrigado a todos.

Tenho boas notícias para quem foi preterido desta vez: o meu carro dificilmente estará reparado até Évora. Será mais uma excelente oportunidade para desfrutarem da minha simpática companhia, sem terem de ir à minha velocidade de caracol. Uma oportunidade para retribuir uma simpática boleia recente para o mesmo kartódromo .

Muito obrigado desde já aos candidatos a chauffeur/chauffeuse,

Beijos e abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 27 Abril 2012 às 10:02 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Meu caro Luís Mello, dispenso-te os beijos e ao recordar os 2 anos em que partilhámos uma assoalhada nos escritórios da IBM Alvalade, diz-me a consciência que devia estar vacinado em ambientes fechados contigo a ouvir-te falar de karts e de karting, de curvas e das estatísticas de velocidades que desenhavam a fronteira entre o despiste e a trajectória perfeita, a ultrapassagem feita e a concedida, o kart que era uma bosta, aquele outro que demonstrou ser um avião, etc., etc., etc. ...

A idade, porém, não perdoa e cá estou eu a habilitar-me a nova tortura só que desta vez com companhia deliciosa e afável para que a viagem a Évora seja um marco indelével na minha vida ....

Perrogativa de velho centenário ( ainda que sem babar nem tremer o que me permite ainda meter as velocidades sem arrascanhar ) ofereci o passeio destressante pelo alentejo às nossas queridas compagnons de route inviabilizando-te o convite que lhes acabas de fazer com a suprema lata de ainda por cima as fazer de tuas chauféras !!!

Dito isto, e como a minha caleche é um for four, concedo-te o privilégio de ocupares um dos four assim as babes não se afugentem ao saber da tua presença !!!!

Só te peço um favor ; leva uma barrinha de chocolate para não te pôres a cair para o lado com as emoções !

Abraço para ti e um confortável xi-coração para as passageiras de eleição.

António

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Pedro Fonseca
Rookie
Rookie

Data de adesão: 23 Janeiro 2010

Colocado: 27 Abril 2012 às 11:28 | IP Registado Citar Pedro Fonseca

Campera, sempre foi a minha "casa" a pista onde corria melhor mas
onde acabava sempre mal: ou o kart parava nas ultimas voltas estando
eu à frente, ou ia para fora de pista...
Foi a vingança, kart bastante bom, grande 1º manga a perseguir o
João Seguro, a fazer um pião e a defender nas restante voltas a minha
posição da Maria (até meteu medo :) ). 
Da segunda manga não gostei tanto devido à inversão da grelha, muita
embrulhada e muitos toques (nada propositado), mas houve momentos
em que me ASSUSTEI a valer. Recuperei lugares quase sempre
devido a acidentes mas também não sou inocente pois acertei 2 ou 3
vezes, sem querer, no Filipe Nunes devido ao amontoado que estava à
nossa frente, mais uma vez peço-te desculpa!
Estou muito contente pela minha vitória geral e claro pelo desempenho
do Luís, do Filipe  e da Maria. 
Vou continuar a defender a minha opinião, NÃO à inversão total. 
Acabo a minha crónica, dizendo que estou oficialmente apurado para a
final do RedBull KartFighter, em Braga! :)
Abraço para todos
Pedro Fonseca
Voltar acima Ver Pedro Fonseca's Perfil Procurar outras mensagens de Pedro Fonseca

Janicas
Rookie
Rookie

Data de adesão: 08 Setembro 2009

Colocado: 27 Abril 2012 às 16:35 | IP Registado Citar Janicas

Só tenho a dizer que me vão habituar mal!

1. Começo o dia com o José Moore Vieira a ir buscar-me a
casa para me dar boleia

2. Passo uma hora em pista com amigos com quem não
partilhava a pista há mais de 6 meses (excepto os outros
"doentes" como eu que na semana anterior tinham estado
comigo em Évora), apesar de ainda andar a relembrar de
que lado fica o acelerador ;)

3. Tenho a honra de brindar ao Jorge Fonseca, que é uma
pessoa que eu adoro, por completar mais um aniversário

4. Volto para casa à boleia da minha piloto preferida, a
nossa querida Liliana

... que mais se pode pedir?