| Colocado: 26 Abril 2012 às 20:23 | IP Registado
|
|
|
Olá rapaziada... e 'raparigada' (convém não esquecer !), vamos lá à crónica tardia.
Ultimamente ando num dilema se quero provas à chuva ou não. Sempre as adorei, mas há tanto tempo que não corro assim, que me estou a tornar comodista. De qq forma, como é S.Pedro que decide, ele decidiu da forma que achou melhor... e pronto !
Beijadas as Sra.s, cumprimentados os Sr.s, parabenizados os ortopedistas, fomos às hostilidades.
Logo nos treinos pareceu-me que as coisas não estavam a correr bem da maneira que eu queria. A pista estava com uma aderência um bocadinho estranha, mas os tempos que via no cronómetro, mesmo assim pareciam altos. E eram ! 10º lugar na grelha (salvo erro).
Na primeira manga fui lutando o que podia, atrás do Pedro Santos e Pedro Rafael, mas só enquanto eles lutaram entre si. Depois não deu para os seguir e limitei-me a ir sendo alcançado e passado. O último foi o Zé Luís Fonseca, que me passou como uma bala, mas inesperadamente me cedeu a posição com a meta à vista: simpatia, escorregadela ?... fica a questão, mas agradeci. 10º lugar, 14º tempo, ult. no seg 47.
Face à má simbiose com o meu kart, tendo em conta a lotaria que são as mangas com a grelha invertida, preferi partir da box, com um kart com o qual eventualmente estivesse mais sintonizado e tentar divertir-me. Tive algum trabalho a explicar ao Frederico que não me estava a queixar do kart, só queria ver se me adaptava melhor e divertia mais na 2ª manga.
Meu dito, meu feito.
Após umas 1as voltas de criar bicho, como vem sendo apanágio, já com a pista um bocadinho mais livre, deu para ver que o meu entendimento com este kart era outro. Deixei para trás Pedros Santos e Rafael (este um osso duro de roer) e segui mais um Pedro (Fonseca, de sua graça) tabela acima. Beneficiado por uma carambolazita razoável entre 4 pilotos que resolveram fazer o 'ss' antes da meta lado-a-lado - não me peçam para dissertar sobre responsabilidades, só sei que eram 4, quem eram e que nenhum se cortou entrando com a confiança toda na 1ª curva. Claro que nenhum passou e o Pedro Fonseca e eu passámos incólumes e agradecemos - eu ainda levei vagamente um toque na traseira, não faço ideia se de um dos 4 ou de alguém que fosse atrás de mim.
Até ao final segui colado ao Pedro, sem grande hipótese de o atacar, com a Maria a morder-me os escapes com a força toda. Víamos o Rui Mealha a perseguir os líderes Filipe Andrade e Luís Fonseca e esperávamos que houvesse mais umas voltazinhas para chegarmos lá. Não houve. Realço pelo meio o cavalheirismo do mano Abril maior, que a 1ª vez que me mostrei deixou logo passar, sem ondas. No final da 1ª e 2ª manga só apanhei cavalheiros - será que estavam era com medo de mim ?...
Resultado final, um saboroso 5º lugar (saído das boxes, não esquecer), 2º mais rápido na manga, 0,35seg mais rápido que na 1ª. Curiosamente todos os pilotos pioraram o tempo da 1ª manga para a 2ª, excepto os 3 que mudámos de kart: eu, Jorge Fonseca e Zé Abril - sinal evidente que a adaptação foi mto melhor à 2ª montada. Diverti-me à grande nesta 2ª manga, depois da pachorrice da 1ª.
Claro que fiquei deliciado com a prova dos jovens lobos, com a vitória do Luís Fonseca e 2º do Filipe Andrade na 2ª Manga e o pódio da Maria na geral . Não digo o mesmo do Pedro Fonseca, que esse já é mais consagrado que eu .
No final da prova fiz uma das minhas fitas estúpidas por não ligar aos síntomas da hipoglicémia, mal eles se manifestam. Andei a fazer figura de franganote, salvo pela minha Noiva, quando, se tivesse comido logo algo, não tinham havido fitas nenhumas. Com isto, enquanto os restantes saboreavam uma lauta 3ª manga, eu basicamente limitei-me a olhar e a conversar. (Já agora, no que a olhar diz respeito, fiquei obviamente do lado errado da mesa .)
Acabada a crónica, já que o nosso organizador voltou a pôr à votação a questão das partidas invertidas, volto a dar a minha opinião sobre elas.
Gosto de ver pilotos novos na frente, é uma emoção ver o Antº Cartuxo resistir quase até ao fim e o Luís Fonseca e Filipe Andrade resistirem mesmo, mas continuo a dizer que não vale o risco.
Desportos motorizados têm riscos inerentes e ninguém pode dizer que não houve mto mais acidentes nas 2ªs mangas do que nas 1ªs, que não houve mais discussões, mais zangas, etc... A culpa não é das grelhas invertidas, é nossa, diz o António. Diz e diz mto bem, ainda não vi nenhuma grelha dar uma cacetada noutra grelha, o risco no chão do 11º lugar tentar ultrapassar à marrada o risco do 9º, a culpa é evidentemente nossa. Só que, nenhum de nós é infalível, todos cometemos erros, muitos temos 'vaipes', amúos, birras, distracções... ao inverter as grelhas o risco aumenta consideravelmente ao longo de toda a prova, na mesma medida em que aumentam as ultrapassagens entre pilotos com andamentos mto distintos, risco que nós falíveis mortais façamos asneira da grossa e haja cada vez mais toques.
Felizmente para mim as 2ªs mangas têm corrido sem incidentes de maior e com mto bons resultados (à excepção de Almeirim), mas tal como o António reforçou a sua opinião, eu reforcei a minha: o aumento do rsico não justifica o aumento do gozo de termos de nos esforçar mais em mais ultrapassagens, ou de ver o Luís Fonseca ganhar (desculpa Luís, é assim mesmo e, de qq forma, mais dia menos dia, vais vencer com uma grelha normal, tal como a Maria, o Filipe ...). Louvo, apesar disso, o esforço de tornar as nossas provas ainda mais interessantes.
Mantenho o voto Não às grelhas invertidas.
Peço a todos vós meus amigos e colegas de pista, que deixem a vossa opinião por escrito, para que deixem de ser apenas comentários no final das provas, ou observações nas crónicas. pf, digam todos Sim ou Não, sem excepções, como o António bem pede. Obrigado.
Abraços a todos, até Évora,
Luís.
Editada por LSMello na 26 Abril 2012 às 20:32
|