Crónica Prova Leiria.
Olá boa tarde!
Corrida de Leiria, marcada pelo tempo seco, solareiro, e temperatura de 4º... Fim de semana fresquinho.
Ora como é de meu apanágio, participo logo na 1ª manga (nem uma manga de tolerância tenho para ver os outros pilotos fazerem-se às curvas). Mais um kartodromo novo para mim. Assim que, na qualificação andei a fazer o reconhecimento à pista. Andei no minuto e dois segundos, ficando com o 12º lugar na grelha de partida.
Na 1ª partida, na confusão da largada deixei-me ir com calma. Como fiquei do lado de fora da grelha, na primeira curva perdi uma posição. Fiz a gestão da minha corrida e com despistes de terceiros mais umas ultrapassagens acabei em 11º lugar.
Gostei da pista, estava com espectativas para a 3ª manga e ia aproveitar a 2ª, para de fora, dar uma olhadela aos outros pilotos a fazer as curvas.
Nesta 1ª manga, desconhecia os problemas que se estavam a verificar nos karts. Na 2ª manga, observei de fora estes problemas. Sabia que o meu kart para a 3ª manga era o 14 e desde cedo percebi pelo Pedro Rafael, que este 14 tinha problemas... O Pedro já na corrida, entrou na boxe e trocou o 14. Aproveitei e troquei umas palavras com o Sr. do kartodromo que ficou a diagnosticar o 14. Disse-lhe que este seria o meu kart para a 3ª manga. Ele disse que ia então proceder ao seu arranjo. Deixo aqui também uma nota ao Gonçalo Pimpão e ao Augusto Paulino que fizeram uma brilhante 2ª manga!
Classificação 3ª manga. Começei por dar espaço aos meus colegas de manga e fiquei com espaço livre para fazer uma qualificação limpa. Sempre atento ao meu kart (14), noto que era mais lento que o meu anterior, mas não era dramático.
Fiz a qualificação mais lenta que na 1ª manga...
14º lugar na grelha de partida. Verde! Bora! Acelera, recta, curva, acelera, recta, curva. Aguento a pressão inicial! Muitos despistes à minha volta, e eu a ganhar posições. Estava a correr lindamente. 3ª volta, curva da oficina, acelera e nada! Engasga-se, não anda! Passam por mim 3 pilotos... Acelero, acelero, vá responde! Lá responde. Proxima curva, engasga... Recta das boxes, aos soluços. Boxe! Passo para o 17. Saio da boxe já com um atraso gigante dos outros todos e com uma volta a menos... Tinha acabado a 3ª manga para mim. Fiz o resto das voltas com zero de travões no kart. Pressão grande no pedal, atravessar e meter o bico na curva. Este 17 era um caracol! Acabei a fazer tempos de 1.02.396, mais 1segundo que na 1ª manga...
Pena que existisse tanta diferença de kart para kart.
Proxima prova, Fátima. De volta aos 390cc! Até lá!
Abraço,
Paulo Manso.