Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Almeirim, 21 Janeiro - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Jorge Fonseca
Racer
Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 27 Janeiro 2012 às 11:31 | IP Registado Citar Jorge Fonseca

Olá,

aqui vai uma breve crónica, porque o tempo tem sido pouco.

Já todos falaram sobre as generalidades do estado da frota, da pista, etc. A mim calhou-me um kart razoável, mas tinha um pneu traseiro furado, nos treinos. Como estava coberto pelo guarda-lamas não me apercebi do que se passava. Fiquei foi com o último lugar da grelha...

Depois de substituído o pneu, fui para a 1º manga mais à vontade, mas com o kart um pouco instável. A 1º manga não teve grande história. Ganhei 5 lugares e beneficiei da "inversão" da grelha.

Na 2ª manga estava com razões para ser optimista e, no final da 2ª volta estava em 2º, atrás do Cartucho, que se ia afastando sempre de mim (fez uma grande prova). Foi a 1ª vez na História que dois ortopedistas lideraram uma grande prova motorizada!

Mas depois vieram todos os azares. Fui ultrapassado por três concorrentes , como seria de esperar,; mas, devido à tal instabilidade no kart, fiz um pião desastroso, que me fez perder muitos lugares.

Ainda para mais, algumas voltas depois, o pelotão em que passei a rodar, foi abalroado em conjunto não sei por que piloto entusiasta que vinha lá mais atrás e, no meio da confusão, perdi mais 2 ou 3 lugarzitos.

Ainda assim não fiquei muito mal... Mas para quem estava no pelotão da frente...

Agora um comentário final para o Filipe Nunes, que acabo de reparar que utilizou como símbolo para fazer a crónica o mesmo pinguim que eu uso há anos! Francamente! Apropriar-se assim do meu pinguim!

Bem, assim ficamos com duas crónicas de pinguins seguidas. Mais vale isso do que nenhuma.

Até à próxima.

Jorge Fonseca

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 27 Janeiro 2012 às 23:03 | IP Registado Citar ruimealha

CAPÍTULO I – Bararalhar e dar de novo

1. Nada como começar o campeonato com um bom kart e bom resultado. No entanto nos treinos logo entendi que o resultado seria mau, tal era a diferença de andamento para os meus competidores habituais. Não que o kart fosse mau, longe disso; 2º os funcionários eram todos iguais e muito bons, pelo que a culpa do kart deslizar à grande em todas as curvas e de ter um poço de cerca de 1,5 s à saída de quase todas as curvas só poderia ser minha. E andando nos limites fiz N asneiras, tètes, saídas dentro da poça do 1º gancho, etc. Dado que dessa forma lutaria somente pelos últimos lugares, resolvi trocar de kart e arranquei as boxes com o Pedro Santos. Deu para ver nos 1ºs metros que, sendo o kart igualzinho ao outro (e a todos, claro), o podia “entender” melhor, e sem deslizes nas curvas nem poço, recuperei do 22º (e último) até ao 13º. Mas isso não impediu que o rosário de asneiradas abrandasse, sendo a pior de todas no gancho ao fim da recta da meta, em que íamos vários pilotos na mesma volta, eu concentradíssimo a ultrapassar o Zé Luís Fonseca vejo um comissário a agitar uma bandeira  amarela e penso: “que raio está a fazer ali a bandeira amarela?” Pensamento de um estúpido porque me esqueci momentaneamente da travagem e quando dou por mim já tinha perdido o ponto, travo a fundo, entro em derrapagem, varro tudo à minha volta e acerto em cheio com a traseira no Zé Luís, que levou desgraçadamente com esta besta deslargada, perdendo ambos vários lugares. Quando o apanhei mais à frente, assim que me viu afastou-se o mais possível para não levar nova cacetada. Como culpado absoluto ofereço-me para ser açoitado em público na próxima prova pelo Zé Luís, ritual que proponho desde já passe a ser obrigatório sempre que alguém estragar a corrida a outro, como foi o caso.

Na partida da 2ª manga arranquei em 10º, beneficiando das novas regras. Perdi alguns lugares nas 1ªs curvas face a uma atitude mais conservadora. Depois, uma vez que teoricamente teria maioritariamente à minha frente pilotos que tinham sido mais lentos do que eu até à altura, lá fui recuperando até ao 3º final, atrás do António Cartucho e do Filipe Nunes, depois  de uma luta gira com a Maria, que fez uma grande prova. Dei e levei algumas trolitadas e uma mais forte recebida na traseira fez com que a “baquet” se soltasse da posição ideal e se fixasse na posição mais recuada, o que me levou a que travasse uma luta danada para chegar aos pedais com as pontas dos pés, fazendo a 2ª manga completamente deitado… Quero dar os parabéns a todos, em particular aos vencedores, Zé Vieira, Filipe Nunes e companhia; um abraço especial ao António Cartucho que poderá agora soltar-se depois da grande 2ª manga e à Maria que esteve fantástica. Um lamento para todos (os muitos) que costumam lutar pelas 1ªas posições e que, como eu, não tiveram karts facilmente interpretáveis, ao Zé Luís e ao Luís Moura. Também dou os parabéns ao Nuno Moura pelo aniversário e pela grande prova.

1. Relativamente à inversão da 2ª manga, acho que se deve dar o benefício da dúvida, sendo que não correu mal em Almeirim; como alternativas futuras pode pensar-se em usar o esquema do TIT, em que para o arranque de todas as mangas contam sempre os tempos realizados nos treinos.

1. Não assisti a comportamentos menos desportivos da parte de  convidados, mas aceito a opinião dos pilotos do grupo que conheço bem e se queixaram na altura e nas crónicas. Recentemente também fui brindado com um número largo de toques na traseira. Se alguém queixa é porque terá razão.

1. Lamento as ausências, por motivos de saúde do António Matos, Carlos Abril (?) Janica e Liliana. Desejo a todos uma rápida recuperação.

1. Fico a pensar (momentaneamente sem ironia) nas gritantes diferenças   de andamento dos karts em Almeirm. O estado geral da frota degradou-se brutalmente desde a última vez e imagino como estará daqui a alguns meses. A crise não ajudará à realização de uma assistência mínima, e sem o brio e saber do Frederico Viegas a compensar, não acredito que a frota esteja em condições dentro de pouco tempo. Se calhar deveria pensar-se em alternativas. Temo também que este problema se alastre a outros kartódromos e não tenha a certeza de que não se encerrem algumas portas. É que, dizem, o pior ainda está para vir…

1. Acabo com a partilha da dor de não poder representar o IHSV no TIT deste ano. É sempre com grande orgulho que defendo as nossas cores e lamento muito não poder comparecer desta vez. Tenho no entanto a certeza de que o grupo estará muitíssimo nem representado pelos bravos que alinharão no dia 28. A todos eles um grande abraço! Boa sorte!

Até breve,

Rui Mealha

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 31 Janeiro 2012 às 00:37 | IP Registado Citar LSMello

Muito para além do prazo que me dá direito ao pontinho extra, não quero deixar de mandar os meus bitaites sobre a prova de Almeirim.

A prova de Almeirim para mim resume-se em 3 palavras: Maria, Maria, Maria.

O que levo para casa desta prova foi realmente o ataque espectacular que a Maria me moveu em grande parte da 1ª manga. A nossa caçula esteve absolutamente espectacular, na determinação, na persistência, na segurança, no respeito e tb na imaginação, pois tentou tudo, de diferentes formas para me passar. Foi uma Maria do outro mundo que tive de enfrentar. Cheguei à frente dela, mas, qq que seja a ordem de chegada, a Maria foi a grande vencedora. Muitos e muitos parabéns.

Recuando um bocadinho, a verdade é que me vi nesta situação de ter de resistir aos ataques por exclusiva burrice minha. Iniciei a Manga a ver o Zé Moore a fugir, enquanto eu tentava passar o Augusto Marques, tanto como a Maria tentou passar-me a mim. Só que eu fiz o que ela não fez: um grande erro, ao falhar uma trajectória qdo ia colado ao Augusto em mais um ataque, que me levou a lavrar a entrada das boxes e reajustado os pneus que a delimitam.

Já agora, um pormenor engraçado dos treinos: os pesos que levava nos pés acertavam nos tirantes da direcção e impediam-me de virar o volante todo nos ganchos. Fazia-os bem redondinhos, alargando a trajectória e estava sempre a ver qdo ia visitar a berma. Não fui. No fim dos treinos tirei os pesos dos pés e pu-los atrás das costas - mais um trambolho atrás das costas. Tudo isto pq a solução que arranjei no dia 17 de Dezembro não se concretizou em Almeirim, para minha tristeza . Talvez em Fátima,

Para a 2ª manga a minha postura estava traçada: evitar saladas. Como ainda por cima  tinha atrás de mim o Nuno Moura, com quem estava em dívida desde a última ida a Almeirim, disse-lhe que lhe deixaria o lado interior aberto e ele que me passasse. Assim fez. Mesmo assim, cheguei à 1ª curva mto mais metido na molhada do que gostaria.

Fiz a manga nas calmas, normalmente acompanhado pelo Nuno ou pelo Augusto Marques. Não me aconteceu nada de mto especial, salvo uma travagem falhada por um piloto, que me abalroou mas não me afectou mto e me deixou imediatamente continuar, com um pedido de desculpas. Quem se entreter a ver as classificações verá que fui o piloto que ficou mais lugares atrás na 2ª manga relativamente à 1ª - 9 lugares - o que atesta a prudência com que encarei a manga.

Pondo de lado a minha prova e passando ao esquema de inversão total da grelha. Claro que gostei de ver o ar de felicidade do António Cartucho pela oportunidade que soube aproveitar tão bem. Fico feliz com a alegria do Zé Abril. Mas acho que o nível de discussão nas boxes subiu mto de tom relativamente a uma prova normal e, se desta vez acalmou para as crónicas, com uma excepção, nada me garante que continue a acalmar nas próximas.

Faço totalmente minhas as palavras do Augusto Marques. O problema da inversão não se cinge à primeira curva - mto menos à primeira recta, como se tentou demonstrar fotograficamente. O problema prolonga-se por toda a prova. Formam-se grupos de pilotos com diferenças entre si de mto poucos décimos, que prolongam a luta por toda a manga. Qdo esses pilotos vão sendo alcançados aos poucos pelos mais rápidos, forma-se uma situação explosiva: é normal que um grupo de por exemplo 3 pilotos ser alcançado por outros 2 ou 3. Nenhum destes pilotos vai ceder passagem e, quem vem de trás, tem de arriscar ultrapassar não um, mas vários pilotos de uma vez, com situações cujo controle lhe pode escapar. É um pouco como entrar numa auto-estrada e ultrapassar logo o tipo que vai à nossa frente: imaginem a asneira que pode dar se tb ele sair para ultrapassar o que está à frente dele e resistir à nossa ultrapassagem. Eu prefiro não imaginar.

O acidente que o Jorge Fonseca relata foi um caso típico que ilustra estas situações explosivas. O Jorge ia em luta com o seu filho, o Rui Ribeiro e mais outro piloto, que não me recordo. Eu acabara de ultrapassar o Augusto Marques e aproximávamo-nos a bom ritmo. No gancho da recta pequena, apercebi-me que ia haver confusão no grupo à frente e, simultaneamente, que o Augusto estava a tentar recuperar-me o lugar. Travei mto mais cedo que o habitual e fiz sinal ao Augusto para ir para o interior. O Augusto não se apercebeu da possível confusão à frente, nem da minha cedência, atrasou a travagem e acertou em cheio no Jorge. Eu, como tinha ido com mta calma, consegui dar a volta por trás, mas ficaram vários pilotos pendurados nessa curva. Um acidente que não aconteceria com a ordem normal de partida.

É apenas um exemplo, mas um exemplo típico do que pode acontecer com as inversões de mangas. Pode ser que todos aprendamos a lidar com esta realidade, mas eu não acredito. Acho que caminhamos para situações potencialmente mto perigosas, como vi em todos os troféus que tiveram este esquema e o abandonaram. Sou por isso contra a inversão de grelhas.

Ainda propus ao António duas soluções que podem ajudar a refrear um bocado os ânimos e diminuir a pressão:
- Aumentar a duração da 2ª manga para 30min. (diminuindo a 1ª para 20), reduzindo assim um bocado a pressa de recuperar posições;
- Diminuir os pontos atribuidos à 2ª manga, com a mesma intenção de refrear ânimos.
São apenas paleativos, que poderiam manter o aspecto de diversão da inversão da manga, dimimuindo a pressão e os riscos. Seja como for, sou contra a inversão total da grelha. Seria um bocado menos com uma destas medidas, mas apenas como um paleativo.

Se continuar esta modalidade de inversão total, espero que o futuro prove que estou errado, mas não irei abandonar a postura totalmente prudente - 'acagaçada' - até prova em contrário.

Até à próxima, abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 31 Janeiro 2012 às 11:21 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Não sei muito bem como começar esta intervenção mas talvez que, com o desenrolar da prosa, consiga expôr o ponto de vista pessoal face aos comentários expressos nas crónicas antecedentes.
Refiro-me, tão só, à questão "Inversão total da grelha".
Quem ouvisse os comentários no calor da refrega teria ficado com a noção de que estaríamos na presença dum caso polémico.
As crónicas, porém, reflectem o oposto uma vez que dos 12 pilotos que as escreveram, 2 não se pronunciaram ( Maria e Jorge ), 2 são contra ( Pedro Fonseca e Luís Mello ) e 8 são favoráveis ou, pelo menos, com uma visão não negativa.
Destes 8 subdivido-os em :
4 sim's declarados ( Antº Matos, Filipe Nunes, José Abril e Nuno Moura );
2 com benefício da dúvida ( João Gonçalves e Rui Mealha )
1 - "até nem foi mau" ... ( Pedro Santos )
1 - "vai haver molhadas mas o que é preciso é prego a fundo e fé em Deus" ( José Fonseca ).
Com estes dados em cima da mesa, não me coíbo de tecer mais alguns considerandos em defesa da "dama no banco dos réus".
Voltando à génese da medida, recordo que a finalidade primeira foi e é, dificultar a vida aos ganhadores em benefício dos menos usuais na cerimónia dos podiuns e dos sub-grupos top five, top ten, top fifteen, and so on ....
Daí os longíquos pesos extra que os 1º, 2º e 3º classificados levavam em cima de todo e qualquer lastro que a balança impusesse ;
Daí a inversão de grelha dos 3 primeiros concomitantemente com os pesos referidos no ponto anterior;
Daí a inversão da grelha dos 10 primeiros.
Recordo também que a inversão total da grelha só não foi posta em prática há 2 anos atrás porque aí sim, havia diferenças consideráveis de andamentos entre os pilotos, coisa que se atenuou comprovadamente com a evolução de uns e a regressão de outros outrora mais rápidos.
Eu falei em "dificultar" e não em "prejudicar" os ganhadores e ainda que a fronteira semântica possa ser passível de falta de algum consenso, a verdade é que, para mim, é muito clara pela falta de intensão malévola em benefício de outras lutas, de outros egos massajados, quiçá de mais gente a vir ao site fazer as suas crónicas e contar como foi a sua prova.
Dito isto, permitam-me entrar agora um pouco no contraditório que acho saudável para que no final, a autoridade da maioria possa fazer valer as suas ideias perante as opiniões da minoria ainda que com total respeito pelos respectivos pontos de vista.
Notem que ao anúncio da inversão total da grelha se seguiu um conjunto de dúvidas sobre a 1ª curva !
Ia ser sarrafada de criar bicho e as consequências seriam desastrosas com sangue a correr pela pista com os da frente esmagados pelos galifões que vinham lá detrás !
Afinal nada disso se passou !
Foi serena, com tantos encostos quanto em qualquer outra partida e a prová-lo, os primeiros a irem-se embora com consideráveis avanços.
Chegou-se ao fim e afinal o problema deixou de ser a 1ª curva para ser toda a corrida !
A pergunta que faço é : preferem uma corrida com despiques, ultrapassagens ( conseguidas e não conseguidas ), novas lutas ( há quem as dê - Maria, Cartucho, etc. ), suarem as estopilhas para ganharem, envolverem-se com 23 outros pilotos ou preferem arrancarem, irem para a frente e entreterem-se entre 2 ou 3 fazendo uma corrida que nada tenha a ver com o restante pelotão ?
Claro que não gosto de viver com agoiros à espera de que aconteça um azar para depois virem de lá as vozes : "eu não avisei ? ..."
Não, não aceito avisos deste género !
Eu é que aviso : temos que ser mais cuidadosos ! mais desportistas ! mais SENHORES ! menos agressivos ! mais punitivos face a abusos ! e se tiver que acontecer um azar temos que estar preparados para ele pois este desporto também tem riscos.
Não os querem correr ? Então não podem disputar corridas !
É por demais evidente que os riscos que assumimos correr podem e devem ser pesados mas a partir do momento que os corremos não podemos andar a subverter as regras do figurino do campeonato para "legislar na presença do crime" .
Não concordo em alterar os tempos de duração das mangas nem as pontuações da 2ª manga pois considero que isso mais não é do que "facilitar" a vida aos ganhadores o que vem desfazer a intenção de a dificultar.
Mais depressa abdicava da aquisição de qualquer troféu de fim de festa como acção desmotivadora de querelas ...
Fátima será, em Fevereiro, a 2ª prova do campeonato com a grelha invertida.
Teremos todos a oportunidade para demonstrar que afinal somos civilizados, excelentes pilotos, que não vamos entrar de pés juntos, que não gesticulamos quando nos ultrapassam ou quando ganhamos uma posição, que respeitamos a posição a quem pusemos fora de pista por qualquer que seja o motivo, que nos conseguimos rir dos infortúnios que nos couberam na rifa, enfim, que conseguimos mesmo fazer uma festa nestes sábados que dedicamos ao karting.

( Enquanto escrevo este post desconheço se, entretanto, entraram outras crónicas mas considerá-las-ei se tal aconteceu e se os resultados acima referidos se subverterem.)

Abreijos,
António

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo

Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 00:02 | IP Registado Citar LSMello

Vou-me atrever a responder à pergunta do António acima:
Garcia de Matos escreveu:
A pergunta que faço é : preferem uma corrida com despiques, ultrapassagens ( conseguidas e não conseguidas ), novas lutas ( há quem as dê - Maria, Cartucho, etc. ), suarem as estopilhas para ganharem, envolverem-se com 23 outros pilotos ou preferem arrancarem, irem para a frente e entreterem-se entre 2 ou 3 fazendo uma corrida que nada tenha a ver com o restante pelotão ?

da mesma maneira que sempre faço, suportado com números, em vez de percepções mais ou menos fundadas. Sim, quero ter provas animadas, com disputas de lugares, com incerteza, com correcção, sem riscos desnecessários. Foi exactamente isso que tivemos no ano passado - e em equipa que ganha não se mexe !
Para quem ainda ficou com dúvidas sobre a competitividade do nosso campeonato no ano passado, após o meu discurso de 17 de Dezembro - o 1º discurso, não o 2º  - acrescento mais uns dados que pensei levar na altura e que mostram bem que as corridas não são um passeio, são disputas, com mtas lutas por posição, ultrapassagens, lugares ganhos e perdidos.
Aqui ficam as estatísticas das posições ganhas por cada piloto das grelhas para a bandeira de xadrez (é claro que as posições perdidas por outrem serão equivalentes):

Piloto Ultrapassagens (Posições Ganhas entre Grelha e Final)
1ªManga 2ªManga Total Média 1ªManga Média 2ªManga Média Total
Filipe Nunes 13 32 45 1,63 3,56 5,00
Pedro Rafael 1 50 51 0,10 4,55 4,64
João Gonçalves 4 32 36 0,50 3,56 4,00
Luís Mello 15 28 43 1,50 2,55 3,91
António Matos 15 22 37 1,67 2,20 3,70
Rui Mealha 19 21 40 1,90 1,91 3,64
Pedro Fonseca 8 21 29 0,89 2,10 2,90
Maria Buzaglo 11 17 28 1,22 1,70 2,80
Luís Moura 4 21 25 0,50 2,33 2,78
António Cartucho 4 7 11 1,33 1,75 2,75
Rui Ribeiro 5 17 22 0,63 1,89 2,44
José Moore 11 12 23 1,22 1,20 2,30
Nuno Moura 3 15 18 0,38 1,67 2,00
José Fonseca 8 6 14 1,14 0,75 1,75
Manuela Janicas 3 11 14 0,43 1,38 1,75
Filipe Neves 2 6 8 0,50 1,20 1,60
José Palmeirim 5 11 16 0,56 1,10 1,60
Jorge Fonseca 3 6 9 0,60 1,00 1,50
Pedro Santos 2 13 15 0,20 1,18 1,36
Carlos Abril 1 8 9 0,13 0,89 1,00
Rodrigo Almeida 2 6 8 0,25 0,67 0,89
Luís Fonseca 2 3 5 0,40 0,50 0,83
Grand Total 152 365 517 0,88 1,88 2,66

Ora temos então a bonita soma de 517 ganhos de posição, a que correspondem pelo menos 517 ultrapassagens - pois mtas foram as trocas de posição para conquistar uma posição (só pensando na última prova, tive 5 com o António, para lhe ganhar uma posição). Cerca de 25 ultrapassagens por dia. A mim parece-me mto pouco monótono. Diria mesmo bastante interessante. 
Note-se que não se resume aos pilotos da frente. Por exemplo, o amigo Cartucho não precisou de artifícios, pois mesmo tendo disputado mto poucas provas, teve uma média de 2,75 ultrapassagens por GP. O recorde foi um piloto que ganhou 14 posições numa 1ª manga. Nada mau !

Portanto, voltando à vaca fria: sim, quero corridas animadas; sim, quero ultrapassagens... exactamente como tive em 2011.

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 09:40 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Sabe quem me conhece ( serão com certeza muitos neste forum ) que não deixaria o Luís Mello a falar sozinho e com as suas estatísticas ...
Tenho para mim que os números representam exactamente aquilo que nós queremos que eles representem e isso é bem patente na política onde a oposição reclama 85% de sucesso numa determinada manifestação e, espante-se, o governo, na apreciação do mesmíssimo evento, refuta que não senhor, ele é que conseguiu uns confortáveis 89% !
No final, cada qual fica com a sua percentagem e a vida continua como se não tivesse havido manifestação alguma ....
Portanto, meu caríssimo Luís, quando apresentas as tuas estatísticas relativamente ao campeonato IHSV do ano passado ( 2011 ) no que toca a ultrapassagens, puxas com toda a tua mestria pelos números ( ninguém os contesta pois ninguém os sabe tratar nessa tão douta disciplina ) e fazes-me(nos) claudicar, de boca aberta, com requintes de malvadez ao splitares entre a 1ª e a 2ª manga em que tal aconteceu !!
Porém, e relembrando-me da tua recente incursão na vida política, fico apreensivo quando negas utilizar uma regra fundamental nos tempos modernos - a gestão das percepções !
Tal como nos tentam dizer ( mais uma vez os políticos ) que os sacrifícios vão valer a pena bla, bla, bla, eu cá tenho a percepção que vamos de vento em popa em direcção ao abismo pesem embora algumas "ultrapassagens" bem sucedidas em campos tipo científico mas que só vão dar efeito lá para o tempo dos teus netos !!!
Aliás, e de acordo com o teu mapa, por exemplo, eu tenho uma média de ultrapassagens de 3,70 ; seja ! Mas a minha percepção é que, por exemplo, o João Gonçalves ( olá João, não me estou a meter consigo ! estou a meter-me com o Luís ! ) devia ter muito menos percentagem pois ele andava sempre lá à frente e poucos eram os que ele tinha que ultrapassar !
Então o Pedro Rafael só tem 1 ultrapassagem numa 1ª manga ?
Ou isto é mais uma habilidade política para cá o Zé Pagode ficar baralhado ?
Fica-te com esta : borrifa-te nas estatísticas para não caíres naquela célebre do gajo que morre de fome quando, na presença dum amigo, este come a sandes inteira justificando que, estatisticamente, o outro teria comido metade !!!
Voltando à minha dissertação abonatória do novo modelo de inversão de grelhas, repara que eu falo em ultrapassagens conseguidas e não conseguidas isto é, luta, muita luta cuja minha percepção é que haverá muita mais do que actualmente.
Fica bem e obrigado por me relembrares que és também um às nestas tuas loucuras numéricas e talvez por isso a TIT não tenha descambado tanto quanto as percepções dos relatos ( muito poucos ainda !!! ) dão a entender ....
Parafraseando-te o final, sim quero um 2012 com muitas ultrapassagens e/ou tentativas de ultrapassagens, muito mais dificuldade para as conseguir, muito mais incerteza nos rankings, muito mais fairplay, enfim, um campeonato onde o factor surpresa nos resultados seja muito maior e tudo isto na certeza que, mesmo assim, tu pontues consistentemente nos lugares da frente .
Toma lá um abraço e mantém-te atento às ................... percepções !
António

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo

Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 13:41 | IP Registado Citar LSMello

Sabe quem me conhece ( serão com certeza muitos neste forum ) que não deixaria o António Matos sem resposta às dúvidas que coloca sobre as estatísticas... (o que ainda vai dar pano para mangas )

Em 1º lugar, gostava de dizer que não publiquei o tópico para o António especificamente, mas para todos que possam achar graça ler o que os números dizem. Espero que haja que tire gozo deste pequeno trabalho (que, como todos os que faço, tem limitações e aproximações, que desde logo enunciei).

Vamos então às questões levantadas, ou deixadas no ar:

- Porquê a separação dos ganhos de posição entre a 1ª e a 2ª manga ? Óbvio, estou com isto a mostrar que são mto mais as ultrapassagens na 2ª manga, ie, estou a dizer que realmente com a inversão de todo ou parte da grelha se conseguem mais ultrapassagens. Se quisesse de alguma forma manipular as estatísticas, punha apenas o total;

- Porquê pôr por piloto ? Mais uma vez óbvio, já que assim é impossível aplicar afirmações 'se eu comi uma sandes e tu nenhuma, comemos os dois em média meio sandes'. Está preto no branco quem fez o quê, com que distribuição, não sujeito a interpretações dúbias;

- Porque é que o João Gonçalves tem uma média de ultrassagens superior à do António Matos ? Estou-me a tornar repetitivo, mas é mais uma vez óbvio, fácil de ler no quadro. A média de 4 e 3,7 é a média total, olhando para a 1ª manga, o António tem mto mais ultrapassagens que o João (como seria de esperar), olhando para a 2ª manga, é precisamente o contrário, aí o João tem mto mais ultrapassagens (média de 3,56 contra 2,2), fruto da inversão dos 10 1ºs e da sua 'necessidade' de recuperar;

- O Pedro Rafael só ganhou uma posição numa 1ª manga ? Sim, por estranho que pareça, é isso mesmo que dizem os dados - já agora, essa posição foi ganha a mim, na 1ª manga de Almeirim I, em que ele arrancou em 2º e eu em 1º e ele passou-me logo no arranque. Pode ter feito mto mais ultrapassagens, mas posições entre a grelha e o final, terá ganho só uma. Em média o Pedro acabou as 1ªs mangas pior do que a sua posição na grelha. Nas 2ªs foi exactamente o oposto, com 50 - 50 !!! - posições ganhas (aqui, como disse no início, só conto as posições ganhas, as ultrapassagens, não as perdidas).

Já agora acrescento as estatísticas dos ganhos de posição da 1ª prova em Almeirim: a 1ª Manga ficou nas 0,8 por piloto IHSV, em linha com o ano passado; a 2ª, com a grelha completamente invertida, aumentou 80%, para 3,26. Deste ponto de vista, são dados que confirmam o sucesso da inversão total da grelha.

Por isso, caro António, faço habilidades sim, mas com os karts e com a produção de estatísticas, não com a sua interpretação. Essa tento que seja o mais objectiva possível e forneço todos os elementos para que cada um faça a sua própria interpretação.

Seja qual for a interpretação, um coisa é certa: a frase 'arrancarem, irem para a frente e entreterem-se entre 2 ou 3 fazendo uma corrida que nada tenha a ver com o restante pelotão' não tem qq semelhança com o que se passou no IHSV o ano passado. Estou convicto que essa é percepção da maioria dos pilotos que lá andaram, é tb o que dizem os nºs. A tua frase sim, 'é mais uma habilidade política para cá o Zé Pagode ficar baralhado' .

Agradeço os votos de que 'pontues consistentemente nos lugares da frente' e retribuo - mas essa não é de todo uma preocupação minha.

E venha a resposta, que estou ansioso.

Editada por LSMello na 01 Fevereiro 2012 às 13:54

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 19:41 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Ainda que o tivesses pedido, não consegui satisfazer a tua ansiedade em tempo mais breve pois outros valores se levantaram ...

Li a réplica que me deste e saliento o facto de teres tido uma trabalheira a dar explicações sobre as tuas tabelas mas pareceu-me excesso de zelo.

Digo isto porque, embora lhes tenha achado graça ( objectivo que superaste ao tê-lo estabelecido ) não me dei ao trabalho de tirar a prova dos nove quanto à sua validade. Se tu o dizes, eu acredito !

Resta congratular-me com o facto de não teres seguido a carreira política pois tenho a percepção que se perdiam o piloto, o estatístico e, quiçá, o próprio político que não atende às percepções dos outros contrapondo-lhes números e mais números ....

Agora vou dar-te uma notícia que se traduzirá em menos trabalho para ti do ponto de vista estatístico ; não farei a prova de Fátima e o curto / médio prazo está comprometido. Sempre é menos uma linha no teu mapa .....

Um abraço

LSMello
Organizador activo
Organizador activo

Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 23:09 | IP Registado Citar LSMello

António,

Como não percebo nada de vertebras, não há estatísticas que possa fazer que retratem a situação ou sirvam de base a um prognóstico. Fico-me então pela percepção.

Fico mto triste com as tuas notícias qto a Fátima, pois não posso desejar outra coisa senão ver-te recomposto das tuas maleitas e a fazeres aquilo que tanto gozo sempre te deu. Espero apenas que a tua indisponibilidade do curto/médio prazo signifique um longo prazo mais risonho, para o que faço os melhores votos.

Dois abraços (estatisticamente é o dobro de um... mas talvez tenhas dúvidas),

Luís.

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 23:12 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Ok, Luís, um abração !

António

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

<< Anterior Página de 3
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum