Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Fátima - 26 de Novembro de 2011 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 03 Dezembro 2011 às 01:54 | IP Registado  

Olá Caros Amigos,

A pedido do nosso Organizador, vou fazer a crónica contando a história toda desde o início. Há exactamente 6 anos atrás, ia-me eu aproximando de Fátima, no carro com o meu amigo Fernando Azevedo Mendes, conjecturando sobre as condições em que se iria desenrolar o GP de Fátima, quando, pairando sobre a longa recta, surgiu uma senhora de branco, envolta numa intensa aura…

Calma, não se assustem, foi só uma brincadeira (*). Segue a crónica a sério.

Fui para Fátima bastante descontraído, depois das atribuladas idas a Palmela com ORMEI e IHSV, tudo o que queria era divertir-me, sem preocupações com o resultado.

Comecei por me divertir à brava com a saída para a pista da 1ª manga. Como alguém já aqui disse, nunca vi tanta gente, a fazer tanto pião, em tão pouco tempo e espaço. Do mais consagrado ao mais maçarico. Hilariante. (Pelo menos para quem está de fora.)

A 1ª manga foi mto gira, com a luta entre os ‘Joões’, impondo-se mais uma vez o Seguro – que lhe está a tomar o gosto. É curioso que o João Raimundo, que é um piloto que pouco erra, anda sempre mto bem em Fátima, mas tem alguma tendência para ter pequenos deslizes aqui que não tem em mais lado nenhum, pelo que ficou o João “regressado” Carlos em 2º.

Antes da 2ª manga (a minha 1ª) tivemos uma demonstração cabal do desgaste (natural) da frota: Um membro do staff a explicar-nos o que fazer em caso de falha nos travões, como quem se refere a uma ocorrência vulgar. Se não é vulgar, pelo menos calhou-me a mim. O meu kart não travava – sim, eu sei que digo sempre isso, mas não travava mesmo ! Uma breve ida à box para tentar dar-lhes um toque e continuou tudo na mesma. Optei por guiar sem sequer tocar nos travões, limitando-me a atravessar o kart para abrandar – logo eu !...

Ao chamarem-me para a grelha, o 9º lugar foi uma enorme surpresa, pensava estar lá mesmo atrás.

Se essa foi uma surpresa, o que aconteceu na corrida foi ainda mais. A partida foi absolutamente caótica e eu safei-me sem tocar em ninguém – o João Carlos disse que me acertou por trás, mas nem dei por isso, tal era a confusão. Ganhei uns qtos lugares. Ainda consegui surpreender o Pimpão e o Moore Vieira em 2 ligeiros alargar de trajectória. Depois segui a minha luta contra o kart, sempre à espera de ser engolido por todo o pelotão, mas só o Pimpão me retomou a posição, sem qq tentativa de defesa. Qdo finalmente – ufff – a prova chegou ao fim, não fui para as boxes para não me espetar nos karts à minha frente e usei a técnica de travagem transmitida antes da prova. Depois veio a surpresa das surpresas: 4º lugar !!! Não fazia a mínima ideia que tinha passado gde parte da prova em 3º (depois do azar do Miguel Freitas). Se soubesse, se calhar tinha tentado resistir.

Se há dias de sorte, aquele estava a ser um. Mas ainda veio a ser mais: o kart que me saiu na rifa para a 3ª manga era uma bomba difícil de igualar. Fantástico !!!

Nos treinos passei o Pimpão, Paulino e Raimundo, pelo que me convenci que estaria na pole ou quase. 4º lugar, com os 2 últimos e o Manuel Castanheira à minha frente.

Dada a partida arranquei mto bem, desviei-me para dentro pq o João Raimundo não tinha arrancado bem e, para minha surpresa, já lá surgia o Pimpão, pelo que eu ele e o Paulino íamos ficando engalfinhados. Com isso os 2 da frente acabaram por se livrar da nossa pressão e fazer as 1ª curvas à vontade. O João à frente do Manuel. Após algumas voltas, o João escorregou ligeiramente na parabólica superior, o Manuel meteu-se e eu tb aproveitei. Não nos afastámos mto, mas não estávamos sob pressão, pelo que deu para estudar o Manuel. Percebi que ele frequentemente tb se atravessava um nadinha na parabólica, se eu chegasse lá mto perto talvez desse para aproveitar. Foi o que acabou por acontecer, mas ele resistiu tenazmente e só o facto de eu estar melhor posicionado para a saída me permitiu ultrapassar.

Estava em 1º !!! Havia ainda mta corrida pela frente, mas lá estava. O Manuel manteve-me sempre sob pressão, mas sem atacar. Fartei-me de olhar para trás - o que raramente faço. Finalmente, na penúltima volta atacou, no 1º gancho à direita. Defendi, mas deixei-lhe espaço. Fizemos essa curva e a seguinte lado-a-lado, mas desta vez era ele que tinha melhor saída e lá se foi o 1º lugar. Não pensei ter hipótese de o retomar, pois a corrida estava mesmo a acabar. Só que, nessa mesma volta, chegados à parabólica o Manuel deu nova ligeira atravessadela, mais cedo que o normal e desta vez não teve hipótese de resistir.

A última volta foi feita em trajectórias defensivas – eu sabia que era a última, não sei se ele sabia. Cortei a meta em 1º, com o Manuel 0,1seg atrás de mim. Foi uma prova espectacular, uma luta giríssima, com um grande CAVALHEIRO. Absolutamente fantástico. Foi a minha 1ª vitória em seco numa manga do ORMEI.

Como diziam a brincar no final da manga, só ganhei porque tive o melhor kart. É verdade, o meu kart era absolutamente fantástico - provavelmente deveria ter ganho mais à vontade. Num campeonato como o ORMEI, um piloto do meu nível só consegue ganhar mesmo se se reunirem todas as condições: guiar rápido, evitar erros, ter um kart excelente… e ter a sorte de não ser envolvido em acidentes. Essa foi a razão pq me custou tanto perder a 3ª manga de Leiria do ano passado: tive todas as condições, menos a última e achava que seria muito difícil voltar a tê-las. Afinal esperei apenas 4 provas.

Abraços a todos e, aos que não verei dia 17, um bom Natal e boa entradas.

Luís.

* Referência à crónica que mais gozo me deu fazer, exactamente há 6 anos, após um autêntico naufrágio em Fátima, sob chuva média, de que apenas os mais veteranos se lembrarão.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

charlieback
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Abril 2008

Colocado: 04 Dezembro 2011 às 22:25 | IP Registado  

Eis que chegámos ao ponto alto da temporada. Não será a pista preferida de todos mas os karts são consensuais. Por mim vou lá com a garantia que,
independentemente do resultado, vou adorar a experiência. Assim foi o ano passado, quando a chuva nos condicionou a impetuosidade do pedal direito, mas
que mesmo assim deu para forçar a barra no final, à medida que a pista secava. Assim foi este ano, com uma primeira manga em que no final me questionava
se estava mesmo em "casa"... e com uma segunda manga em que me saiu uma bomba que me permitiu estabelecer um dos melhores tempos da corrida.

Iniciadas as hostilidades, a primeira sensação que tive foi má... pois não havia maneira de os pneus começarem a agarrar. Percebi que não era o único com
dificuldades. A falta de aderência ainda me valeu uma passagem pela gravilha na parabólica, mais a consequente passagem pelas boxes para repor o nariz, e
mais umas curvas com os pneus frios. Confesso que estava confuso porque não me lembrava de ter tido esta sensação no ano passado. A verdade é que no ano
passado a aderência foi aparecendo mais gradualmente com o secar da pista. Está visto que os treinos não correram muito bem e tive que me contentar com
"do meio para trás".
A corrida seguiu no mesmo tom, tendo feito a totalidade do percurso sem capacidade de lutar por posição. Saí da pista com um amargo de boca e inseguro
sobre o valor que têm os muitos quilómetros que fiz nesta pista. A minha melhor volta nesta manga ficou a mais que um segundo do melhor... Convenhamos...
é muito mau!! Em conversas entre mangas perguntaram-me se seria falta de consistência, mas isso ia contra o que me define enquanto piloto, porque sou
mais regular que rápido, ainda mais numa pista em que sinto que conheço os truques. Ouvia as observações do Francisco Pereira sobre as trajectórias do
João Seguro e, humildemente, identificava-me na descrição que o João fazia da abordagem aos pontos chave da pista. Estava desolado.

Nova distribuição de karts e somos de novo lançados para dentro de pista. Não tive muita noção do que tinha nas mãos e estranhei que estivesse com um
andamento próximo do António Baptista... Pensava eu que era ele que estava mal servido de kart, mas afinal era mesmo o meu que andava bem.
Chamam-me para a grelha para o quarto lugar e enquanto esperava pelo início da corrida ia-me mentalizando que era desta que tinha que fazer uma corrida
limpa para aproveitar a oferta da padroeira da terra. Parece que estava a adivinhar... O sonho durou 2 curvas. No arranque acompanhei o Ricardo Araújo,
que saiu directo para primeiro e fiz a primeira curva ao lado do Rui Carneiro, que tinha arrancado pior. Quando chegamos ao gancho, como ele estava por
dentro, dei-lhe a curva e entrei a seguir. Já com a curva feita foi então que senti o encosto do António Baptista na traseira fazendo-me deslizar e
perdendo o nariz nem sei bem como... Depois da corrida ainda troquei umas ideias com o António sobre o incidente. Ia convencido que estava completamente
inocente, porque honestamente, foi tudo muito rápido, agi instintivamente, e se fechei a porta foi porque não tinha o kart do António no meu campo
visual. Não costumo fechar a porta mesmo quando isso significa uma ultrapassagem e naquele caso em particular eu tinha duas curvas seguidas para o meu
lado que muito provavelmente me manteriam no 3º lugar. Contra mim, aceito o argumento usado pelo António, dizendo que à segunda curva era provável que
ainda estivesse alguém "lá dentro". Teria sido prudente dar meio metro de margem para evitar o contacto. Resumindo, acho que fomos os dois um pouco
ambiciosos... eu pensando que a curva já estava "limpa" e o António, confiando que ia ter o espaço que eu não lhe dei. Responsabilidades à parte, ficámos
os dois igualmente entalados com a aventura.
Quando saí da boxe já com o nariz, vi que o grupo não estava longe, e como sabia a bomba que me carregava, resolvi dar tudo por tudo para recuperar. Pus
a agressividade no máximo e comecei a coleccionar correctores... Estava visto que não ia dar bom resultado. Ainda não tinha feito 5 voltas e já estava de
volta na boxe por ter perdido o nariz num corrector. Corrida arrumada... não vale a pena. Sem ambições, o melhor é mesmo fingir que o inimigo é o relógio
e usufruir do prazer de andar muito, muito depressa. No final ainda consegui trepar até ao 11º lugar (com duas paragens) e por averbar um dos melhores
tempos da corrida.

Na terceira manga fiquei de fora, a roer-me de inveja porque a viagem a Fátima soube-me a pouco. De qualquer das formas, dá gosto ver uma corrida ORMEI.
Seguiu-se o tradicional almoço que antecede a pausa de Natal e Ano Novo e os votos que repito aqui de que seja uma época feliz para todos e que todos se
excedam na comida para deixarem de usar lastro. :)

Bom Natal, óptimas entradas e até à Batalha!!!
Carlos Costa

Voltar acima Ver charlieback's Perfil Procurar outras mensagens de charlieback

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004

Colocado: 05 Dezembro 2011 às 08:17 | IP Registado  

Boa noite Ormei

Parece que o tempo esteve novamente do meu lado (e de alguns pilotos), excepto algum frio que me pregou uma grande constipação durante 3 dias.

Após algum atraso por parte do Kartódromo, entrei na pista para fazer a primeira manga. Tinha um kart que era um autêntico “Ferrari”, fora os travões (que mais pareciam de um Fiat Punto…), mas mesmo assim consegui a pole. Semáforo verde, e concentrei-me ao máximo para fugir do João Gonçalves, que durante toda a corrida esteve sempre a aproximar-se do meu “Ferrari”. No final da corrida, e em grande esforço, consegui manter a minha posição, e com isso, obter a vitória.

Na terceira manga calhou-me um kart que era um autêntico “charuto”, não desenvolvia. No fim dos treinos obtive a 7ª posição na grelha, lugar este que mantive durante toda a corrida, ameaçado pelo meu amigo José Vieira, que aos poucos e poucos se aproximava cada vez mais.

Por fim, fico “contente” por não haver corridas em Dezembro, pois como alguns sabem, vou ser submetido a uma pequena cirurgia aos olhos, que me manterá afastado das pistas pelo menos até Janeiro.

Um abraço a todos, um óptimo Natal e boas festas!

João Seguro

Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007

Colocado: 05 Dezembro 2011 às 09:24 | IP Registado  

Boas,

Há dias que por mais que esteja um sol radioso parece que a vontade e a dedicação estão mais cinzentas que as nuvens de tempestade. Não sei se é mau feitio ou imbirração, mas decididamente não gosto de karts que escorreguem.
Depois de ter assistido, na primeira manga, ao bailinho de fátima com karts a fazer mais piruetas que a "Ginger às Rodas" e por outro lado verificar que os dois karts que me iriam calhar estavam nas duas primeiras posições na grelha, pensei estou "f...". Vou ficar, ao que parece, com dois excelentes karts e não vou conseguir dar conta deles... Depois de uns treinos onde nunca consegui dar conta do recado com tanta escorregadela, foi com surpresa que fui chamado, para o que julgo ter sido o 7º lugar na grelha (ó Rui, desculpa, mas porque porra não colocas onde quer que seja os resultados dos treinos e já agora os tempos volta a volta, é que eu bem espero uma semana mas não há meio, e já agora, onde estão as fotografias que tanto gostamos de tirar??!!!). Na corrida depois de uma boa partida onde tive de levantar o pé para não perder o nariz no kart do Miguel Freitas que não reagiu logo ao desejo suicida do director de prova de ficar debaixo de um kart (acho que era algém na sala de controle que se queria ver livre dele), já não sei o que aconteceu mas lá para o fim comecei a aproximar-me do Luís Parabéns de Mello (ah, isto é só na última manga, mas já aqui fica) mas sempre com a melga do Dário a morder-me os calcanhares e assim acabamos a manga no 4º, 5º e 6º lugares. Não foi mau de todo.
Para a segunda manga fiquei com o Ferrari do João Seguro na 1ª do dia, mas andava muito mais do que eu e nunca tive unhas para agarrar tanta fogosidade. Fiquei, sei lá (Rui, dá lá uma ajudinha...) em 15º? 18º? 13º? Não interessa, depois de mais uma partida sem incidentes, comigo claro..., mas onde perdi uma, duas ou três posições (a idade não perdoa) lá consegui fazer uma ultrapassagem para ganhar uma posição ao Telmo (sim porque durante todas as corridas foi a única que fiz), o que juntando aos azares de alguns que iam à minha frente lá consegui chegar ao 8º lugar.
Bom, para finalizar, o resultado é que perdi pontos para metade do pelotão mas ainda assim não me vou livrar de 4 Kg suplementares para a corrida da Batalha.
Um santo Natal para todos e um bom ano de 2012, que pelo menos não seja tão negro como se afigura.
Abraços

Editada por Moore Vieira na 05 Dezembro 2011 às 09:25
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

franciscojorge
Racer
Racer

Data de adesão: 11 Janeiro 2009

Colocado: 05 Dezembro 2011 às 11:56 | IP Registado  

Ilustres,

Esta crónica é das que me chateia fazer. Com efeito, depois de Fátima devo confessar que estou bastante aborrecido ( não é desiludido, é aborrecido mesmo, para não dizer pior ) com o decorrer desta época. Senão vejamos :

Resultados das corridas " sem intervenção exterior " : Évora ( 4º e 9º ), Fátima ( 7º )

Resultados das corridas " com intervenção exterior " :

Palmela - abalroado por trás ( não tive nenhuma culpa ) na curva 2 da 1ª corrida, queda imediata para 28º lugar, fui 16º no final + intervenção negativa do Deus dos Karts, que me brindou com um kart mesmo, mesmo mau na 2ª manga, que me deu apenas o penúltimo lugar dos treinos ( pior só o Pimpão, último da grelha !!! ), fui 21º no final

Fátima ( 2ª corrida ) -abalroado por trás ( não tive nenhuma culpa ) na curva 1 de Fátima, fiquei preso na " gravel trap ", foram precisos 2 comissários para tirar de lá o kart, mas levaram uma eternidade, ao fâze-lo arrancaram o bico ( e só aí, após a saída o bico estava no sítio ), tiveram que o colocar de novo, arranco para constatar que tenho quase uma volta de atraso num kart que era uma bosta, fui 17º no final

Com tudo isto em 6 provas já tenho 3 resultados para deitar fora, dos quais não tive culpa nenhuma - eu sei que todos tem azares, mas ... porra !!! Desculpem lá o desabafo, no outro dia foi o Paulino, hoje sou eu ... É Pá, "não batam mais no ceguinho " :)

Feito o desabafo, segue-se o breve resumo das corridas de Fátima :

- 1ª corrida / 2ª do dia : recebi o kart que foi 12º na manga anterior, início da corrida, arranco, escapo das duas molhadas na curva 1 e 2, espero que a "serpente" se consolide, e estou em 7º atrás do Dário. Bonita corrida daí para a frente, era mais rápido na saída da parabólica e nas 2 esquerdas seguintes, mas depois o Dário repunha a distância no resto da pista, tentei manter sempre a pressão à espera de um eventual erro dele ( hahaha, isso dificilmente ou nunca acontece ;) mas quem cometeu um pequeno erro fui eu, que abri um pouco na parabólica e fiquei admirado de ver o João Carlos a tentar logo surpreender-me. Defendi de forma correcta e bem a minha posição e daí para a frente, mais do que tentar apanhar o Dário ( tarefa arriscada, tinha-se afastado ligeiramente com o meu erro e tinhamos andamentos semelhantes, ao fazê-lo era mais certo eu errar do que a distância diminuir, e ainda que o fizesse, depois passar seria outra conversa, que eu até já conhecia das voltas anteriores ) , preocupei-me em afastar-me do João e consolidar o 7º. Dito e feito, apesar de ainda ter tido um ligeiro erro na saída da primeira esquerda. 7º lugar, nada mau, este kart foi 12 e 13º nas outras corridas.

2ª corrida / 3ª do dia : está tudo dito um pouco mais acima. Após ser abalroado, pela primeira vez estive para desistir ( o atraso era gigantesco, e o kart uma bosta ) e ir fumar um cigarrito para as boxes...desanimado, porque o mesmo já tinha acontecido em Palmela ( para quem como eu que tem sempre calma e tira o pé no início estes aci/incidentes deixam-me pior que uma barata ). Não fosse lembrar-me das sábias palavras  do Mello noutra ocasião " sei por experiência própria que nunca se deve desitir de uma manga do ORMEI " e os karts serem de 390 e tinha-o feito. Por estas razões, resolvo continuar, mas a passear, sem " levar porrada", abrindo para toda a gente passar, e sobretudo atrasando-me para permitir a dobragem de pilotos que não conheço, para os "conhecer" melhor ...... yep, 'tá-se bem ;)

Espero que a Batalha me traga mais sorte. Apesar de tudo, na classificação final provisória estou em 12º a 5 pontos do Top Ten, bem melhor que o 17º da geral. Se tivesse mais 15 pontos colhidos nessas 3 malfadadas provas ( dá apenas mais 5 por prova, e não estou nada a exagerar ) estaria em torno de 80 pontos, o que seria bem mais justo. Pode ser que o Pai Natal me deixe alguma sorte no sapatinho, porque quanto à Virgem de Fátima ... estamos conversados ! :)

Boas festas a todos, e até à Batalha ... para mais batalhas !

FranciscoReis
=
=

Data de adesão: 20 Outubro 2011

Colocado: 05 Dezembro 2011 às 12:30 | IP Registado  

Boas,

Fátima vai ficar para sempre na minha memória como a pior prova que alguma vez corri não pelo traçado mas pela clara fraca prestação e alguma falta de sorte a mistura.

A correr pela primeira vez nesta pista e nestes karts (390) tive logo azar em me calhar a 1ª e 2ª manga não podendo ficar de fora para analisar o traçado e assentar algumas dicas dos mais experientes.

Nos treinos da 1ª manga, comecei logo por estranhar o piso escorregadio e levei umas belas voltas para me habituar, acabando por ficar nos lugares de trás no arranque. Prevendo já uma enorme confusão nas primeiras curvas não arriscar e tentar passar a tempestade sem contratempos e até consegui...até a segunda curva em que alguem fez um pião e o piloto que ia a minha frente travou e eu não consegui evitarum beijinho que me tirou logo o bico! Pensei logo para mim que a corrida estava perdida e que seria o treino para a segund amanga. O que acontece é que o meu kart era fraquinho e a certa altura não deixava de ver bandeiras azuis....As minhas desculpas ao João Seguro por ter demorado mais tempo a sair da frente mas como até então não sabia o que significava a bandeira azul não me apercebi que vinha o pelotão atras de mim. Bem..foi rezar para que a corrida terminasse porque já não conseguia ver mais karts a passarem por mim.

Na segunda manga, o kart já era mais jeitoso e senti que estava a melhorar volta atrás de volta. Partida...despistes a minha frente....e...vamos para relva para não ficar sem bico outra vez! Bem....nada me corria bem e acabei num modesto 14 ou 15 lugar...

Para o ano há mais e espero ter melhores dias!

Como já não nos vemos entrento, um bom natal e bom ano para todos!

Grande abraço

Francisco Reis
Voltar acima Ver FranciscoReis's Perfil Procurar outras mensagens de FranciscoReis

Manelkas
Rookie
Rookie

Data de adesão: 04 Dezembro 2011

Colocado: 05 Dezembro 2011 às 16:37 | IP Registado  

Olá amigos,

Tal como já foi muitas outras vezes dito – confesso que não me recordo por quem – há sempre uma primeira vez. Assim sendo, aqui estou eu com a minha primeira crónica!!!!

Começando pelo princípio, aproveito para juntar a minha voz à de todos os outros que ficaram de fora na primeira manga, e digo-vos já que foi com inusitado prazer que assisti à saída da rapaziada para os primeiros treinos… lindo, absolutamente magnífico, diria mesmo mais, foi apoteótico, o bailado com que nos presentearam!!!!! Não sei bem porquê, mas fez-me lembrar o Bambi quando chegou ao lago gelado pela primeira vez!!!! Bom… aqueles que têm filhos pequenos, sabem do que é que eu estou a falar, os outros não se preocupem que, mais adiante, presentear-vos-ei com outras lindíssimas figuras de estilo. Esclarecido que está este ponto, e sendo de opinião que não vale a pena bater mais no ceguinho – ou ceguinhos – passemos à crónica da minha prova propriamente dita.

Tendo visto a rapaziada a andar em grande estilo na primeira manga, arranquei para os meus primeiros treinos com grande expectativa, defraudada, desde logo, porque, para grande espanto meu, parecia não ser capaz de fazer uma curva que fosse, sem que a porcaria do kart escorregasse loucamente. E isto depois de ter já decorrido uma manga, razão pela qual assumi estarem os pneus já minimamente aquecidos. Assim sendo, considerando que éramos 22 concorrentes, estar no 11º ou 12º lugar da grelha (não estou seguro qual foi) até me animou um bocadito. Dada a partida, e tendo reagido em tempo útil ao inexistente sinal da mesma, cheguei à primeira curva mesmo em cima do piloto que ia à minha frente (assumo já que não faço ideia quem era), o qual, provavelmente reagindo a algum sinal previamente combinado com a direcção artística da prova, entra em pião a poucos centímetros do meu rico bico. Amarelo, lindo de morrer!!!! Claro que, eu, que sou um gajo bastante solidário, entendi de imediato a manobra e associei-me à mesma, e de tal forma o fiz em perfeita sintonia, que pareceu-me termos mesmo criado um novo elemento de acrobacia, perfeitamente digno de passar a figurar nos manuais de uma qualquer esquadrilha aérea. Mas apenas daquelas dignas da denominação de acrobática. Adiante. Acabada esta primeira figura artística, foi com grande espanto que percebi ter a coreografia tido seguimento na curva dois. Só que, uma vez que não me convidaram para a mesma, passei olimpicamente à frente. No decorrer deste verdadeiro drama, um pouco mais adiante, estando eu em processo de ultrapassagem de adversários – a coisa, afinal, até estava a correr bem – constatei estar a aproximar-me rapidamente do meu companheiro de viagem, Francisco Pereira de seu nome, e do seu colega de drama, Dário. Ora como é bem de ver, uma vez que este relato que aqui vos trago, é o de um verdadeiro drama, quando me encontrava a poucos metros dos actores atrás referidos, a porra (pode-se dizer isto, não pode???) do kart, decide começar a fazer um ruído mais parecido com uma ventoinha de três pás do que com um Honda 390. Tá-se mesmo a ver que, após mais alguns prrrr’s, paprrr’s, e rrrprr’ssss, a porcaria do motor entregou a alma ao criador, e, mesmo estando perto do Santuário, não houve milagre que lhe valesse. Moral da história, como fui mais rápido a correr até às boxes do que o Miguel Freitas, igualmente bafejado com a pouca credibilidade do seu kart, ainda consegui evitar a última posição. Começamos bem, pensei eu. Mas, o melhor ainda estava reservado para quando cheguei às boxes e constatei ter o quinto melhor tempo em prova!!! Ora porra (já perguntei se se pode dizer isto, não já???). Melhores dias virão!!!

E não é que vieram mesmo???? Começados os treinos para a minha segunda manga – terceira da prova – achei um bocadito estranho os restantes colegas ainda não terem começado a acelerar para fazer um bom tempo, ainda para mais num troféu onde qualquer demora em reagir resulta, regra geral, num atraso do camano para a restante rapaziada. Ok. Eles lá saberão com que linhas se cosem. E foi assim, com algum espanto, e bastante mais orgulho, que me chamaram para a pole-position desta manga. Só lá faltou mesmo a minha mãezinha, a gritar o seu orgulho daquela varanda altaneira, para quem a quisesse ouvir!!!! Dito isto, no arranque, o João Raimundo, que estava ao meu lado na grelha, arranca um bocadito melhor, e, esclarecido que me encontrava quanto ao facto de não haver pontos extra por nota artística derivada de manobra acrobática, achei melhor passarmos os dois em comunhão de espírito, a caminho de gloriosa jornada. Uma voltita depois, tendo-me sido segredado ao ouvido pelo espírito de Fátima que deveria passar o João, cumpri com o meu destino e assumi a primeira posição, num momento em que, certamente por falta de fé, o João deixou escorregar o kart em meu favor. Mal sabia eu que, tal como diz o povo: “Quem com ferro mata, com ferro morre!!!”. Só que, nesta altura, eu até já ouvia triunfantes trombetas a celebrar aquela que seria certamente a mais improvável das vitórias que o troféu Ormei alguma vez vira, de modo que nem me apercebi dos sinais que o destino já me tinha lançado. Sim, que isto de ser herege paga-se caro. Tão caro que, passado pouco tempo, me apercebo de um fariseu que se aproximava de mim. Onde é que isto já se viu???? Eu, que estava certamente fadado a ganhar esta prova, a deixar-me apanhar!!! Ah, não, isto não pode estar a acontecer!!!!

Mas era verdade. Lenta e seguramente o Luís Mello caçou-me, e não mais me largou. E, de tal maneira o fez, que eu deixei de lado as parábolas bíblicas e comecei a fazer asneiras. Quer isto dizer que, na parabólica, onde umas vezes entrava depressa demais, e outras fora da trajectória correcta, fui cravado com o mesmo ferro – salvo seja – que tinha cravado no João. Corações ao alto, meus irmãos, que isto ainda não acaba aqui!!!! Numa época como esta, em que tudo devemos partilhar com os outros, entendi devolver ao Luís a amabilidade que este me tinha concedido. Dito e feito. Depois de me aperceber das zonas em que era mais rápido do que ele, preparei a coisa o mais dissimuladamente possível, e… zás!!! Eis que recupero a primeira posição!!!

Só que, quem ri por último, ri melhor. E como eu não estava em estado de graça, o Luís, mais uma vez, me ultrapassa, e segue em desfilada até à gargalhada final!!!

Assim, para terminar, aqui deixo o meu louvor ao Luís Mello, Grande Cavaleiro da Ordem de Fátima, com quem tive a oportunidade de disputar uma das minhas melhoras e mais gloriosas provas de kart!!! Obrigado, meu amigo!!!

A todos os outros, benfiquistas ou não, aqui deixo o meu obrigado por um dia bem passado nas pistas, bem como pelo agradável e salutar convívio à mesa!!!

A todos desejo um Bom e Santo Natal e um Feliz Ano Novo!!!

Vemo-nos na Batalha, onde reinam os duendes da floresta. Pode ser que me bafejem com mais alguma alegria!!!!

P.S. - O facto de estar a publicar a minha primeira crónica nada tem a ver com o facto de ter constatado haver alguns moicanos a ultrapassarem-me na classificação geral à conta destes pontos extra. Apenas me pareceu que ficaria mal apresentar-me ao trabalho com a minha veia literária a latejar no pescoço. Ia dar mau aspecto, percebem?

A propósito, caso haja quem me queira secundar, estou disponível para apresentar uma moção à Direcção do troféu, no sentido de dar pontos em função do número de linhas nas crónicas, acabando assim com crónicas telegráficas e insípidas!!!

NOTA: O autor deste texto opta, conscientemente, pela não utilização do novo acordo ortográfico!!!
Voltar acima Ver Manelkas's Perfil Procurar outras mensagens de Manelkas

albaptista
Master
Master

Data de adesão: 09 Outubro 2007

Colocado: 06 Dezembro 2011 às 10:30 | IP Registado  

Sendo este, um campeonato de Kart's, não me parece muito
bem valorizar as cronicas pelo seu conteúdo literário (eu
por ex: não tenho jeito nenhum), mas que gostei de ler esta
do Manuel Castanheira.... gostei, afinal ainda há quem
tenha jeito para estas coisas.
Um abç

Pimpas
Rookie
Rookie

Data de adesão: 12 Outubro 2010

Colocado: 06 Dezembro 2011 às 13:20 | IP Registado  

Boas malta,

Segunda ida a Fátima e mais uma manhã de diversão pura
nos 390cc. Como cheguei a falar com o Dario, só faltou
uma coisa para ter sido ainda mais divertido, a CHUVA!
Impressionante, fora a prova do campera, ainda não
tivemos uma única prova nestas condições, e estamos com
pena, é que no final de contas, estamos no Inverno, e
chuvinha que faz bem, nada!

Posto isto, e infeliz com as condições climatéricas toca
de ver o pessoal a dançar na primeira manga. E que belo
espectáculo que foi, uns com mais jeito que outros, mas
foi muito bom de ver as piruetas e os saltos que a malta
dava.

Falando da minha prova.
Eu corri na segunda e terceira manga.

1ª corrida- Treinos médios, fiquei sem noção de como
estava a andar. Tinha o Rui Carneiro a minha frente, e
não fugiu muito, portanto pensei não ter ficado muito
mal. 6ª posição na grelha.
Partida, largada e corrida, não vi os sinais, a única
coisa que vi foi malta a passar por mim que nem um
foguete. Toca a carregar no acelerador. Com muita sorte,
passei totalmente impune nas duas primeiras curvas, não
sei bem como, mas resultado disso foi estar em 4º lugar à
saida da segunda curva. Depois foi ter calma e passar o
Luis Mello, que de um modo muito gentil me abriu a porta
para passar sem termos que andar ali a luta. Obrigado.
Depois disto foi tentar apanhar o Rui Carneiro que ia em
segundo. Já não fui a tempo. 3º lugar final.

2ª corrida- Um kart teimosamente pior que o da primeira
manga, a parabólica era feita com um esforço enorme, no
entanto o mesmo lugar que na primeira prova.6º da grelha.
Partida, largada e desta vez fugida, sai muito bem, de
tal maneira que antes da primeira curva fui ensanduichado
pelo Luis Mello e Augusto Paulino, ainda agradeço o facto
do bico ter ficado preso. Nessa altura perdi uns lugares
preciosos. Fiquei em 7º atrás do Dario. Depois foi correr
atrás do prejuízo. A principio o grupo da frente afastou-
se um bocadinho, depois fui-me chegando a eles.
Beneficiei do acidente do Augusto Paulino para chegar a
sexta posição, depois a 2 voltas do fim, ultrapassei o
Dario e na ultima curva da corrida, na luta entre Antonio
Baptista e o João Raimundo ascendi ao 4º lugar, cruzando
a linha de meta ao lado do António Baptista.

Acabei assim o fds com um 3º e 4º lugar.

Bem, para finalizar desejo umas boas festas a todos.

Abraço
Gonçalo Pimpão
Voltar acima Ver Pimpas's Perfil Procurar outras mensagens de Pimpas

José Oliveira
Rookie
Rookie

Data de adesão: 12 Outubro 2008

Colocado: 06 Dezembro 2011 às 15:06 | IP Registado  

Caros Kartistas

Desta vez Fátima com sol, mais tempo para treinos e para a prova, aparentemente estavam reunidas todas as condições para finalmente acabar com a “malapata” que para mim tem sido este kartódromo.

Puro engano. Primeira sessão de treinos, um kart pouco colaborante e porque não dizê-lo uma certa falta de adaptação a este traçado. Resultado, um frustrante mas esperado 19º lugar na grelha. Partida e um Deus nos acuda logo na primeira curva, com tantas piruetas na minha frente que nem sei como passei, mas o que é facto é que ganhei alguns lugares, tendo daí para a frente feito uma corrida solitária, até que pisando um corrector fui direitinho à gravilha tendo que esperar uma eternidade por ajuda no que resultou um 18º lugar.

Assisti de camarote á segunda corrida, dominada desde o início por um estreante no Ormei, o Ricardo Araujo que eu já defrontrara no Funkart, ficando a saber que temos mais um concorrente de peso para as próximas corridas.

Terceira corrida, treinos e outra vez uma posição na segunda metade da grelha. Parti mal, perdi alguns lugares nos primeiros 20m e recuprei outros logo a seguir na embrulhada do costume, ficando no entanto sem qualquer noção da posição que passei a ocupar. Consegui passar ainda dois concorrentes, tendo no entanto perdido um lugar na última volta, cortando a meta sem qualquer puto de ideia da classificação alcançada. Fiquei depois a saber que era o 13º.

Resumindo, estou a chegar á conclusão que Fátima não é “ a minha praia” o que é pena, pois os karts apesar de alguma ferrujem ainda são os que dão mais gozo no campeonato.

Na última corrida do dia, a “do combíbio, carago” as coisas correm bem melhor.

Parabéns aos vencedores, feliz Natal e Boas Entradas para todos e até á Batalha em 2012.

Um abraço

José Oliveira

Voltar acima Ver José Oliveira's Perfil Procurar outras mensagens de José Oliveira

<< Anterior Página de 3 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum