Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Fafe, 16 de Julho - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Pedro Rafael
Rookie
Rookie

Data de adesão: 03 Novembro 2008
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 23 Julho 2011 às 10:24 | IP Registado Citar Pedro Rafael

Olá a todos ,

Faz hoje uma semana que viajei no vaivém C8 juntamente com mais 6 pilotos  a terras de Fafe . Um viagem fantástica e em excelente companhia !

Grande expectativa em relação ao Kartodromo e ao seu traçado que ao longo da semana já se reservavam para "estudo", vídeos no Youtube ou até mesmo fotografias aéreas:) As expectativas não sairam goradas pois pelo reconhecimento pedonal fui assistindo a um dos mais, senão dos melhores traçados que alguma vez assisti , simplesmente fabuloso o encadeamento das curvas e aqueles ganchos a afundar em esquerda direita .... meu deus uma perfeita loucura de prazer :) Adorei e quero voltar !

Os treinos para a 1ª manga correram bem e obtive o 3ª melhor tempo ,acho que não poderia ter corrido melhor . Na largada para a 1ª manga criou-se alguma confusão atrás de mim com o meu kart a ter vontade própria mas depois tudo acalmou , no final da 1ª volta no final da descida em preparação para a curva á direita e com um pouco de impetuasidade e apara não acertar em cheio no António Matos galgo o separador e encosto lateralmente o meu kart ao António Matos , situação desagradável mas penso que não passou disso mesmo , tivemos o cuidado de esmiuçar o sucedido no intervalo :) com esta manobra não lucrei com a ultrapassagem mas não foi preciso muito para depois o passar sem dificuldades pois o seu kart não colaborava em nada  , nas subidas simplesmente arrastava-se ... durante o resto da prova avistava o Nuno  Moura com uma pilotagem irrepreensivel e nunca lhe cheguei a morder os calcanhares ... ainda me precebi de um pião dele no gancho a subir e ainda pensei me aproximar dele , masnada ... o Nuno estava a andar que nem um louco e nunca me consegui aporoximar , parabéns pela sua excelente prova ! Termino num excelente 3 º lugar.

Na 2ª manga arranco de 7 ª lugar e aos  poucos vou ganhando algumas posições , beneficiei de alguns toques e piões  e lá fui subindo na tabela , até que ao perseguir o Luis Moura e  ao ser literalmente pressionado queimo a travagem na entrada para o gancho a descer á esquerda e  o meu kart descreve meio pião só porque acertei no Luis Moura... , porque senão era um pião completo ... Ainda esperei pelo Luis Moura para lhe devolver a posição face ao prejuízo mas já uma serpente de pilotos passava por ele sem dó nem piedade , peço mais uma vez desculpa por lhe ter estragado a prova pois estava a fazer uma prova impecável . Dai para a frente consegui colocar-me atrás do Pedro Fonseca e mais á frente O filipe Nunes e O Rui Mealha  , dificilmente consegui aproximar-me do Pedro e já no fim beneficiei do acidente entre o Filipe e o Rui Mealha  e subi mais uma posição , terminei num bom 4º lugar .

Almoçei uma vitela deliciosa e regressei a Lisboa no Vaivém C8 com o excelente piloto Jorge Fonseca ,que pese embora me tenha tido como co-piloto e em certas alturas o tenha abandonado ... ( a minha cabeça já ia a picar milho :) ) pilotou até ao destino com uma sempre boa disposição , enquanto ia ouvindo as histórias da F1 com muitos pormenores por parte do José Vieira ,João Gonçalves , Jorge Fonseca ( A Manuela ia a dormir encostada ao vidro num pós- optimus alive em alta rotação :)

Abreijos a todos como é costume , umas boas férias a até Setembro !

Voltar acima Ver Pedro Rafael's Perfil Procurar outras mensagens de Pedro Rafael

Filipe Nunes
Rookie
Rookie

Data de adesão: 17 Janeiro 2010

Colocado: 24 Julho 2011 às 23:45 | IP Registado Citar Filipe Nunes

Regressado de um periodo de férias só agora me foi possivel escrever a minha crónica sobre a prova de Fafe.

Foi muito positiva a minha participação principalmente porque, como a maioria dos pilotos, não conhecia o traçado e à 1º vista me parecia muito técnico e de dificil adaptação e vai daí vamos a uma volta a pé para conhecer melhor a pista e as suas subidas e descidas...

Treinos: 12º lugar o que pareceu mau porque fiquei com a sensação que o kart tinha potencial para mais.

Boa partida onde ganhei lugares ficando encostado ao pelotão da frente. BOA...e a cada volta contribuia para conhecer e adaptar á pista, beneficiei também do toque entre o Luis Melo e o António Matos para ficar atrás do Pedro Rafael sem conseguir alcançá-lo apesar do esforço até final. Deu 4º lugar no final.

Na 2º manga e beneficiando da inversão dos 10 primeiros saio de 7º e com um bom arranque ganho mais uns lugares conseguindo uma boa performance ao longo da prova, até que e após ultrapassar os Pedros ( Santos e Fonseca) fico atrás do Rui Mealha. Eu apesaar de mais rápido não conseguia consumar a ultrapassagem pois o Rui defendia-se bem...até que a poucas voltas do fim e numa manobra que se veio a provar errada por parte do Rui pois muda repentinamente de trajectória vindo da direita para a esquerda no fim da recta da meta embatendo com a sua roda traseira do lado direito no meu kart e consequentemente empurrando-me quase para fora de pista, foi uma manobra que provocou um pião seguido de despiste com prejuízo para o Rui Mealha. Eu ia já a travar a fundo o que me retirou qualquer margem de manobra e onde tentei apenas não ir contra os pneus e estragar a minha prova.

No fim da prova o Rui veio (muito nervoso) pedir-me explicações argumentando que eu provoquei o acidente tendo eu oportunidade de lhe dizer que não tive qualquer responsabilidade pois é o Rui quem muda de trajectória (estava a meio da pista) e vem embater em mim. Se tivesse responsabilidade seria o 1º a admitir e pedir desculpa mas não foi isso que sucedeu, tenho plena consciência que a haver um culpado esse não fui eu por isso não tenho desculpas a pedir a ninguém. Espero que este incidente não se traduza em qualquer tipo de mal estar entre nós pois por mim o que "acontece em Fafe, fica em Fafe".

Quanto ao resto só coisas agradáveis incluindo o alojamento, comida, convivio, kartódromo, karts...e uma palavra para o António Matos que mais uma vez esteve impecável na organização desta "excursão" a Guimarães.

Até setembro em Almeirim

Filipe Nunes

Voltar acima Ver Filipe Nunes's Perfil Procurar outras mensagens de Filipe Nunes

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 24 Julho 2011 às 23:59 | IP Registado Citar ruimealha

Caros:

Agradeço ao António Matos a habitual excelência organizativa, desta vez abrangendo a logística hoteleira (que muito apreciei) e o convívio gastronómico (lamento não ter podido comparecer). A todos, agradeço a companhia e o convívio por terras minhotas.

Relativamente à pista: não faz o meu género, curvas lentas e ganchos a dar com pau, escassos pontos de ultrapassagem. Não gostei. Gosto muito mais da pista de Almancil. São gostos.

Do pessoal do staff do kartódromo, nada a dizer, porque não havia staff. Vi dois funcionários que asseguraram o funcionamento do complexo, mas não houve briefing inicial, apelando à segurança, como é habitual nos kartódromos, não houve chamada de atenção para as zonas mais perigosas de uma pista que era desconhecida para a maioria dos pilotos (tarefa desempenhada pelo António Matos, felizmente), não houve cerimónia do pódio com a chamada dos pilotos por ordem invertida de classificação, e, a cereja no cimo do bolo, quando os indaguei sobre a posição da direcção da corrida relativamente ao acidente em que estive envolvido, retorquiram-me que a direcção da corrida era o senhor Matos! Sem comentários…

Calhou-me um kart razoável numa pista em com a qual nunca atinei. Fiz  o 9º lugar nos treinos e o 8º na 1ª manga, arrancando em 3º para a 2ª manga, conseguindo andar algumas voltas em 1º, até ser ultrapassado pela bomba-Hernani (a quem agradeço as dicas), mantendo o 2º lugar até perto do final, muito pressionado pelo Filipe Nunes (FN) num kart bem mais rápido, recebendo dele vários toques nesse período, até que se deu o caso a duas voltas do final.

Sabendo da proximidade do FN a partir de 5 ou 6 voltas antes do final, e da sua maior rapidez na recta, após a entrada na da meta, optava eu por uma estratégia defensiva, ocupando a metade direita da pista, retomando a metade esquerda antes da travagem, preparando assim o ataque ao gancho à direita. Tudo correu normalmente até à antepenúltima volta, altura em que quando tinha naturalmente tomado a esquerda da pista, recebo uma violenta pancada na traseira do kart, com perda imediata do controlo do mesmo, tendo sido violentamente projectado para a limitação esquerda da pista, chocando, provavelmente muito perto da velocidade máxima (90 km/h?) contra os pneus. Felizmente estavam lá os referidos pneus que amorteceram o violentíssimo embate, pois em caso contrário não deveria estar aqui a escrever a crónica. Com isto caí de 2º, para 8º, ficando o piloto que me precedia em 2º. Não me apercebi que ao regressar à pista fiz a Manuela Janicas perder várias posições. Ficam aqui os  meus desculpa à Manuela.

No final da prova, confrontei o FN (com o estado de espírito adequado à situação pela qual tinha passado minutos antes) com o acidente e fiquei estupefacto por me ter atribuído a culpa! Não foi ele, que seguia atrás de mim que me bateu, mas sim eu, que ia à frente, que o empurrei para o muro!... Surrealista, no mínimo…Como pode o piloto que vai à frente, sem espelhos, saber a posição do perseguidor quando prepara uma curva daquelas? Eu sabia-o atrás de mim, mas desconhecia se era ao meio, à esquerda ou à direita. Era impossível saber, uma vez que não estava no meu campo visual. E escolhi a minha trajectória, perfeitamente igual às anteriores. Deste modo, é o piloto que segue atrás que pode observar a trajectória do da frente, ver os pontos de travagem, onde pode ou não ultrapassar e evitar toques/acidentes o que não aconteceu! Para, como foi defendido pelo FN, eu ter provocado o acidente, das duas, uma: ou eu sou doido varrido (um autentico kamikaze, que além de querer estragar a própria prova e as alheias, também deseja despedaçar-se contra o muro), ou sou o diabo em forma de gente, tamanha é a maldade… Entendo a frustração de quem tem um kart bem mais rápido e não consegue ultrapassar de forma limpa um mais lento que o precede, mas nada justifica o que aconteceu; pensei muito em todas as possibilidades mas nada faz sentido; quereria ele tomar a esquerda, sabendo que essa seria a minha opção? Terá cometido um erro de cálculo? Bastava admitir: todos erramos. Estranhei muito a manobra em pista do Filipe e a sua argumentação(?) no final; na realidade poderia ter-me aleijado a sério e nem houve um méa culpa, nem uma preocupação com a minha condição física. Zero. Ainda mais, tendo eu um relacionamento pacífico com o FN, que considero uma pessoa calma e ponderada.

Ando há muito tempo nos karts, actividade lúdica a que me dedico por prazer da camaradagem  e gosto pelas corridas: sou um piloto duro, mas leal. Não aceito outro tipo de manobras, que além de estragar provas, podem colocar a integridade dos colegas em questão. Não é para isto que ando nos karts e neste momento pergunto a mim próprio se valerá  a pena continuar.

Parabéns aos vencedores.

Desejo a todos umas boas férias e um bom campeonato.

Rui Mealha

Editada por Garcia de Matos na 25 Julho 2011 às 08:57
Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Filipe Nunes
Rookie
Rookie

Data de adesão: 17 Janeiro 2010

Colocado: 25 Julho 2011 às 00:45 | IP Registado Citar Filipe Nunes

Rui não querendo entrar em mais polémicas reafirmo de consciência tranquila que nada fiz para provocar o embate.

Vi o video do Pedro Fonseca e apesar de não ser em 3D dá para perceber que a dada altura me desvio para fora da pista (quando se dá o toque LATERAL...) levantando pó e passando muito perto dos pneus. Quanto a ter batido na traseira só tenho a dizer que LAMENTO PROFUNDAMENTE essa afirmação pois o choque não foi assim, como o RM disse e bem, na sua tentativa de retomar a esquerda vindo do meio da pista o que acontece é que eu já lá estava e daí o choque, acredito que se fosse choque na traseira o Rui Mealha nunca teria feito um pião e embatido nos pneus mas talvez (digo eu) saido em frente. Quanto a ver o que se passava atrás concordo que fosse dificil mas talvez daí venha a confiança para efectuar a manobra que efectuou...apesar de olhar muitas vezes para trás ao longo da prova. Quanto ás trajectórias assumidas elas foram se alterando ao longo da prova, por ambas as partes.

Não julgo o RM nem kamikaze nem doido varrido, nem acho que fique bem fazer qualquer tipo de consideração pessoal sobre quem quer que seja. Não quero é que fique a minima dúvida sobre a intencionalidade do incidente. Acredito que ambos nos batemos de modo duro mas leal, pois ganhar a todo o custo não é o lema do troféu IHSV nem dos seus participantes.

Lamento o incidente e espero que não se repita para o bem de todos e é óbvio que deveria ter-me preocupado em aferir do estado de saúde do RM mas não tive oportunidade com o estado de espirito próprio da situação. Mea culpa pois não se ganha nada com este tipo de incidentes.

Voltar acima Ver Filipe Nunes's Perfil Procurar outras mensagens de Filipe Nunes

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 25 Julho 2011 às 12:17 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Caríssimas(os) pilotos IHSV,
Une-me a todos vós dum modo geral e a cada um muito em particular, um sentimento que transcende o mero intuito competitivo que pomos em prática mensalmente há mais de uma década !
Ao longo desse período de tempo fui angariando orgulhosamente, hoje um, amanhã mais dois e assim sucessivamente, um conjunto de amigos que me têm proporcionado momentos inesquecíveis pela positiva e outros menos agradáveis pela evidência com que a idade nos vai "brindando" e, displiscentemente, nos vai relegando para o meio da tabela em oposição clara ao que já conseguimos noutros tempos .... ( oh tempo, NÃO voltes pr'a trás !... )....
Pois é esta visão da vida que me faz agora dirigir algumas palavras, não aos pilotos, mas aos meus amigos.
Caras(os) amigas(os),
O leque é variado, desde os meus contemporâneos até aos que podiam ser os meus filhos mais novos ; desde os que encetaram conjuntamente comigo estes anos todos desde o início ( Luis Mello, Rui Mealha, Palmeirim ) até aos mais recentes ( Manuela Janicas, Pedro Rafael ) ; homens e mulheres ; mais afoitos e menos afoitos ; todos altamente competitivos atingindo hoje um patamar de perfomance digno de destaque em qualquer escaparate o que permite que as nossas provas sejam disputadas com um pelotão dentro do mesmo segundo e onde as excepções se ficam a dever essencialmente à incapacidade pontual dos karts em colaborarem com a garra que tais pilotos exigiriam.
Pois bem, é a esses amigos que dirijo esta "crónica" motivado pelas últimas opiniões que, quer o Filipe Nunes quer o Rui Mealha postaram aqui no nosso sítio público para que constem.
Será com toda a frontalidade que julgo ter habituado todos vós que uma vez mais aqui venho ao forum para fechar o que comecei por abrir.
Pela enésima vez fui rever as imagens do filme ( para mim absolutamente esclarecedor ) que por sorte temos disponível porquanto o Pedro Fonseca que seguia na peugada do Filipe Nunes e do Rui Mealha captou o que, sem subterfúgios ou favoritismos, pode ser a prova provada dos "quês" e "porquês" do acidente FN / RM .
Perdoar-me-ão os intervenientes em apelar também à minha experiência para vos confrontar com uma evidência nem sempre bem equacionada : a visão dos acontecimentos quando nos envolvemos em acidentes é, em corrida, demasiado distorcida da realidade o que nos faz interpretar menos bem as causas próximas dos mesmos. Daí a julgarmos injustamente o outro é um ápice. E a bola de neve começa a girar e num instante está do tamanho duma montanha que ( quantas vezes !! ) se esboroa parindo um rato quando nos dispomos, com calma, a reflectir tão desapaixonadamente quanto possível .
Quero com isto felicitar o Filipe e o Rui porque ao virem abordar o assunto e ainda que com posições diametralmente opostas, abriram a hipótese de tudo se resolver com a colaboração dos que quiserem colaborar.
Pela minha parte continuo a não dar razão a nenhum de vocês porque desde logo não vejo o Rui a mudar intempestivamente de direcção como o Filipe menciona tal como não vejo qualquer toque do Filipe como o Rui diz.
Já o disse e volto a dizer : aquilo foi um acidente próprio de corridas onde andamos nos limites ( se assim não fosse não eram corridas, eram passeios ) e um erro de cálculo, uma manobra menos bem sucedida ou qualquer outro argumento que possamos dirimir é razão suficiente para que aconteça.
Provavelmente já todos terão visto o filme a que me refiro e que agradeço ao Pedro Fonseca mo tenha disponibilizado para emitir a minha opinião desde logo, mas se por acaso ainda o não viram, vou de imediato enviá-lo por email para saberem do que estou a falar.
Resta-me fazer minhas as palavras do Filipe ao dizer que os problemas de Fafe ficaram em Fafe.
Ainda que num contexto diferente e que nada tem a ver com o acidente, claro, não deixo de aceitar todas as anomalias apontadas pelo Rui ao kartódromo sendo que o critério do director de prova seja completamente anacrónico embora já tivesse ouvido falar que é assim lá por aqueles lados.
Resumindo : iniciámos um período longo de pausa no nosso campeonato e faço votos para que sirva para nos dar a lucidez suficiente para analisarmos as imagens e as palavras que cada um usou para explicar a sua versão e que em Setembro o IHSV faça a sua rentrée em força e com o renovado espírito de camaradagem e desportivismo que nos diferencia.
Vivam as diferenças entre nós !
Abreijos,
António

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Janicas
Rookie
Rookie

Data de adesão: 08 Setembro 2009

Colocado: 26 Julho 2011 às 14:13 | IP Registado Citar Janicas

Rui, desculpas aceites
No momento estava um bocadinho chateada por ter caído 7
posições a 2 voltas do final, mas já passou.
Até Setembro!
Voltar acima Ver Janicas's Perfil Procurar outras mensagens de Janicas

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 26 Julho 2011 às 19:01 | IP Registado Citar LSMello

Caros,

Não sou Dr. de coisa nenhuma, mto menos de comportamento em pista - em particular depois do disparate que cometi com o António em Fafe. Mesmo assim, vou também aqui mandar bitaites sobre o
acidente entre o Rui Mealha e o Filipe Nunes, documentado no video do Pedro Fonseca.

Para quem viu o acidente entre o Nick Heidfeld e o Sebastian Buémi na Alemanha, verá uma enorme semelhança entre os dois: Um piloto que vai à frente num trajectória semi-defensiva e que retoma o lado exterior da pista para fazer a curva seguinte (o Buemi); Outro que vem de trás, mto mais rápido e que tenta passar por fora (Heidfeld); O piloto que vai à frente não se apercebe que já tem o outro ligeiramente a seu lado e continua a manobra já iniciada; O piloto que vai atrás chega-se o mais possível para o exterior da pista; Devido à diferença de velocidade, o piloto que vem por trás acaba por bater na lateral traseira do outro, não por trás, mas de lado.

http://www.youtube.com/watch?v=O8hQan4thzQ

A semelhança entre os dois é extraordinária -
a diferença foi que o prejudicado foi o piloto que vinha de trás, no caso Buemi / Heidfeld. Na minha opinião foi um acidente de corrida sema mais nada: Um arriscou demais (Heidfeld); o outro não se apercebeu bem da manobra (Buemi), resultado Buuuuuum !!! Os comissários desportivos entenderam de forma diferente e resolveram penalizar o Buémi em 5 lugares na grelha na próxima prova. O argumento é que o Buémi deveria ter-se apercebido do Heidfeld a seu lado e dado espaço - nas publicações especializadas diz-se no gozo que ele só tinha um espelho.

A aplicar-se a comparação, a culpa seria do Rui Mealha na situação de Fafe. Só que, se o Buémi, só tinha um espelho, o Rui não tinha nenhum, Rui não devia saber onde estava o Filipe, até lhe tocar. Ou seja, não há argumento acusatório, o Rui é ilibado e trata-se meramente de um acidente de corrida. Desagradável, violento, frustrante, mas penso que não há lugar a apontar de dedos... sh*t happens !

É a minha opinião.

Abraços,

Luís.
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

<< Anterior Página de 3
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum