|
Tópico: Évora - 14 de Maio de 2011 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 14 Maio 2011 às 17:57 | IP Registado
|
|
|
Nona prova do XI Campeonato ORMEI 2010/2011.
Prova realizada no dia 14 de Maio de 2011, pelas 10:00, no Kartódromo da Évora.
Ponham aqui os vossos comentários.
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 14 Maio 2011 às 17:57 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: 9ª Prova do XI Campeonato ORMEI 2010/2011 – Resultados
Amigos e companheiros Kartistas,
A nona e penúltima prova do XI Campeonato ORMEI – 2010/2011, aconteceu no passado dia 14 pelas 10:00, no Kartódromo de Évora.
Desta vez “só” contámos com 17 pilotos inscritos. Devido a vários factores foi a prova ORMEI com menos participações este ano (o mínimo tinham sido 23 e o máximo, a totalidade dos inscritos, 27). Como éramos poucos, optámos por efectuar duas corridas sendo a primeira no sentido invertido e a segunda no sentido normal.
Nos primeiros treinos obtive a 2ª posição atrás do Augusto Marques. Não sabia eu, que a diferença era superior a ½ segundo.
Na 1ª partida, face a um mau arranque do Augusto, consegui obter a liderança, mas não por muito tempo pois o karts do Augusto Marques era uma bomba. Consegui disputar com ele uma ou outra volta, quando cometia algum erro, mas face a um piloto de vermelho que teimava em aproximar-se, optei por “ajudar” o Augusto quando ele tinha uma saída um pouco pior. Foi uma luta impecável, com novas trocas de posições ao aproximar do final e da ultrapassagem a um piloto mais atrasado, mas depois de ter estado à frente e sido ultrapassado, quando ainda estava à espera de mais uma volta, cai a bandeira de xadrez. Logo atrás, terminou o José Vieira, tendo eu pensado que era o João Raimundo que afinal ficou em 5º separado pelo João Seguro. Parabéns ao Augusto Marques que conseguiu a primeira vitória numa prova “A” do ORMEI.
Nos segundos treinos, consegui a volta mais rápida com o João Seguro ao meu lado.
Tinha-lhe dito que era para irmos embora, mas a partida correu menos bem e desta vez fui eu que fiquei em 2º. Ainda na 1ª volta levo uns toques na traseira e não tentei passar o João Seguro que estava a fazer as curvas muito atravessadas, o que levava a que tivesse de tirar o pé. Já na 2ª volta e face a mais algumas atravessadelas, passo o João Seguro e “digo-lhe” para me seguir, o que conseguiu durante pouco tempo. Depois foi só gerir a vantagem até ao final. Já na parte final o João Seguro não aguentou a pressão ( e o físico não ajudou ), e foi passado pelo Gonçalo Pimpão.
A terceira corrida, que participei a meio do pelotão de 7 pilotos, foi impecável, na cafetaria/snack bar “Cantinho da Ti Bilete”, mãe de um colega kartista, o César, e que faz iguarias de chorar por mais. Será ponto de encontro a repetir e fica na Praça José Cinati, 2-r/ch Dto em Villas da Cartuxa, 7000 Évora. Quem quiser, julgo que pode ligar a marcar para o 266 041 194 ou 936 053 754.
Não se esqueçam de enviar/publicar as vossas crónicas até às 23:59:59 da próxima 3ª feira (amanhã) de modo a que possam pontuar.
Espero vê-los no próximo dia 18 de Junho, sábado, pelas 09:30, no Kartódromo de Abrantes em Rossio ao Sul do Tejo, para a prova final deste nosso XI Campeonato ORMEI 2010/2011. Não se esqueçam do respectivo almoço e entrega de prémios caso não possam comparecer à prova.
Relembro que a prova terá o formato de 10+60, para equipas de 2 pilotos, com turnos de 15 minutos, e o valor por equipa é de 70,00 Euros (35 Euros por piloto).
Entretanto vamos ter uma equipa nas 24 Horas da Batalha, a realizar nos próximos dias 2, 3 e 4 de Junho, onde estão previstas muita boas equipas, estando desde já convidados para assistirem On-line ou On-site a esta espectacular prova do panorama amador nacional.
Editada por Rui Carneiro na 23 Maio 2011 às 21:58
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Marques Rookie
Data de adesão: 25 Novembro 2008 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 17 Maio 2011 às 17:13 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos,
Esta jornada correu-me particularmente bem uma vez que consegui a primeira pole e vitória no Ormei!
Gostei imenso do sentido inverso de Evora e o Kart que me saiu era doutro planeta, o que permitiu uma performance muito acima do costume.
A corrida foi muito disputada, com o Rui Carneiro sempre a pressionar até me levar a cometer alguns erros, o que lhe permitiu ultrapassar-me por diversas vezes, mas como conseguia ser mais rápido em vários pontos da pista, recuperava a posição com alguma facilidade. Acabamos separados por 3 decimos após uma corrida inteira de luta intensa!
Para a segunda corrida ia-me calhar o kart do Miguel Judas, que me avisou logo que não era facil de conduzir... Realmente não tinha nada a ver com o 1º. Tambem tinha motor mas era dificilimo de inserir nas curvas e obrigava a uma luta permanente contra o kart para o manter nas trajectórias certas. Enquanto houve braços, ainda consegui ser rápido (3º tempo dos treinos) mas no decorrer da corrida as forças foram faltando e não consegui chegar mais à frente...
5º lugar final, depois de ter falhado completamente a partida, o que levou à perda de imensos lugares, sendo depois muito dificil de recuperar...
Ter conseguido um lugar no "Top Ten" final foi um resultado inesperado mas em parte devido às ausencias de muitos pilotos ainda com uma palavra a dizer para as contas do campeonato.
Não podia deixar de fazer referencia ao magnifico repasto, com diversas iguarias Alentejanas, com que nos debatemos para fim de festa.
Grande abraço a todos e até Abrantes
Augusto Marques
__________________ Augusto Marques
|
Voltar acima |
|
|
franciscojorge Racer
Data de adesão: 11 Janeiro 2009 País: Portugal Mensagens: 82
Estado:
|
Colocado: 20 Maio 2011 às 00:18 | IP Registado
|
|
|
Ilustres,
De volta ao ORMEI, após ter falhado a ronda de Leiria,
para duas boas corridas em Évora, a pista que menos gosto
do calendário. Apesar disso, acabei por ter o melhor
resultado conjunto deste ano, com um 7º e um 5º ( Ó
Augusto Marques, desculpa lá mas o 5º fui eu, tu foste o
6º )lugares finais.
1ª manga :
Treinos => saiu-me na rifa um kart com a direcção muito
desalinhada ( em linha recta tinha o volante às 20 para
as 2h, em vez de 1/4 para as 3h ! ) e comecei a marcar o
Judas, mas fiquei banzado com a facilidade e rapidez com
que o Augusto Marques chegou, achei melhor deixá-lo
passar para ver se aprendia alguma coisa, porque se
calhar estava a fazer tudo mal, mas logo vi que o erro
não era meu ... o homem estava noutra galáxia, voltei à
minha galáxia e tentei seguir o Judas, ele afastou-se
paulatinamente, depois aproximei-me, mas serviu para ver
às quantas andava e onde poderia melhorar ... 9º lugar
final e boa leitura de pista, sei onde errei e onde não
errei mas posso melhorar
corrida => arranque sem toques, mas ficou tudo na mesma
... vam'lá ... comecei a seguir o Freitas e percebi que
ia ser complicado passá-lo, tinha dois sítios mas ambos
arriscados, um deles muito. Resolvi esperar e de repente
veio a oportunidade no muito arriscado. Basicamente teria
que entrar por dentro na travagem do gancho ( neste
sentido, para a esquerda ), o que consegui " a esquadro e
régua " ... se bem se lembram, este gancho é antecedido
de uma direita fechada e com uma barreira de pneus que
não deixa ver o que se passa do outro lado. Gostei
meeeesmo desta ultrapassagem. De seguida aproximei-me do
Judas e aproveitei o facto de o conhecer bem nos treinos
para o passar também a " esquadro e régua " na travagem
da descida que antecede a esquerda do miolo da pista.
Acho que ele não estava mesmo à espera que eu entrasse
ali . Continuei e aproximei-me do Raimundo, que
consegui passar em velocidade por ter saído melhor do
gancho da direita no miolo, mas julgo que ele também não
pode dar tudo na saída porque estava colado ao Pimpão,
que o atrasou. A seguir tentei tudo para passar o Pimpão,
mas nada feito, ele defendia bem o gancho direito no
miolo, e estivemos várias vezes lado a lado na recta a
seguir ao gancho esquerdo, mas nunca tive numa posição
para passar. E como quem não passa é passado, de repente
o Raimundo entrou e nada a fazer, a lutar para o 5º cai
para 7º. Dai até ao final continuei a tentar atacar o
Pimpão, que foi passado pelo Raimundo, mas nada a fazer.
Fui 7º no final de uma boa corrida, plena de competição
2ª manga :
Treinos => Esgotei o tempo dos treinos procurando uma
volta full attack, cortando tudo o que era berma e sendo
muito agressivo, mas percebi que não era eficaz ... menos
agressividade, mais controlo ... deixei passar o Zé
Vieira ( sei que ele é muito rápido aqui e neste sentido
) e o João Teixeira, que seguiam coladinhos, e consegui
seguir junto ... depois resolvi marcar o Dário e a mesma
coisa, só que entretanto os treinos iam acabar, pelo que
" acordei " e ataquei a primeira verdadeira volta de
classificação já no fim dos treinos, sem agressividade, o
mais clean possível ... fui novamente 9º nos treinos, mas
psicologicamente muito motivado ... sei que tenho ainda
uma interessante margem de progressão em relação aos
treinos
corrida => Fiz o melhor arranque da época, e antes da
primeira curva já tinha passado o Judas, o Sabino e o
Augusto Marques, que ficou " estacionado " no arranque -
obrigado, Augusto - de 9º para 6º ... vam'lá ...
marcação cerrada novamente ao Freitas, tal como na
primeira manga, pelo que julguei que a coisa se ia compôr
como anteriormente, mas ... Qual quê ?! 10 minutos depois
já tinha visto tudo ... o Freitas passou o Zé Oliveira,
eu fiz o mesmo para me manter colado a ele, mas a verdade
é que os nossos karts foram os que trocamos de uma manga
para a outra, portanto ele agora estava com o Kart com o
qual ele o passei anteriormente ... 10 minutos depois eu
lutava para acompanhar, não para passar, e sabia que só
iria passar se ele erra-se. Entretanto colamos ao Pimpão,
que por sua vez aproveitou a quebra do Seguro no final
para ascender ao 2º lugar, tendo no final o Seguro,
Freitas e eu sido 3º, 4º e 5º's, respectivamente, e
cortado a meta coladinhos. Portanto, 9º nos treinos, 5º
no final, 4ª melhor volta, 2ª no segundo 55 ... bem bom,
boa corrida, grande competição
3ª manga :
Apesar do formato não ser o ABC houve lugar a uma 3ª
manga, na "pista" de um simpático tasco eborense onde os
convivas se entretiveram a provar vários petiscos ...
adorei este almoçito, mais um - bom sítio, boa comida,
cerveja geladinha e grupo muito entretido numa tertúlia
kartista de se lhe tirar o chapéu.
Venha de lá Abrantes, e um abraço a todos
__________________ Francisco Pereira
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 20 Maio 2011 às 22:38 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos,
Desta vez juntámo-nos em Évora, para a última prova “a valer” do nosso troféu.
Como tivemos muitas ausências fomos todos ao molho para a pista (prefiro assim!), só em 2 mangas.
A coisa não começou muito bem. O meu primeiro kart era mesmo muito mau, para além de não ter motor era impossível de conduzir – não me deixou outra alternativa senão arrancar da box. Quase 4 segundos de diferença para o melhor tempo!
Arranquei da box, na companhia do João Teixeira. Aproveitando alguma confusão das primeiras curvas consegui ganhar algumas posições. Para ai na 3ª volta fiquei atrás do Dário, mas a uma distância já considerável … e foi o resto da manga toda mais ou menos a essa distância até ao fim. 11º, bem bom para quem arrancou no fim do pelotão.
O 2º kart também não era muito melhor… mas quis o destino que trocasse outra vez de bomba, uma vez que se partiu o cabo do acelerador já no fim dos treinos.
Outra vez a arrancar da box, desta vez na companhia do Dário – como lhe tinha calhado o meu 1º kart teve, obviamente, que ir também trocá-lo!
Depois de umas primeiras voltas animadas em que consegui voltar a ganhar alguns lugares, fiquei atrás do Carlos Costa. O Carlos estava a ser tapado pelo Bruno Sabido que estava a tentar defender a posição. Numa manobra que acabou por acabar mal tentei passar o Carlos na curva do portão – deixei-lhe uma grande fruta! Deixei-o recuperar a posição, mas com a brincadeira perdemos os dois um lugar: desculpa lá outra vez Carlos.
Até ao fim tive uma luta engraçada com o José Vieira, e sempre atrás do Carlos. Foi giro!
A seguir às corridas, e depois de andarmos algum tempo perdidos atrás do José Vieira, lá chegámos ao restaurante… mas valeu a pena!
Para aqueles que não encontrar nas 24h da Batalha, até Abrantes.
Abraços,
Augusto
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 22 Maio 2011 às 23:37 | IP Registado
|
|
|
Olá
Calhou a ultima prova a valer ser em Évora, pista que aprecio bastante, e desta vez significou o meu melhor resultado de conjunto no campeonato deste ano, com um 8º e um 4º lugares nas duas mangas.
Para a primeira manga no sentido invertido calhou-me um Kart que não tinha travões, mesmo assim consegui um 8º lugar.
Mal foi dada a partida tentei passar por entre o Gonçalo Pimpão e o José Vieira, mas fui obrigado a levantar o pé na primeira esquerda para não comprometer a minha corrida e a do José Vieira, estabilizadas as posições tive uma luta engraçada com o Dário Garçia, quando me desembaraçei dele apareceu o Miguel Judas a dar-me luta, ia conseguindo mantê-lo atrás de mim, até que sem saber de onde apareceu, sou surpreendido pelo Francisco Pereira no gancho do portão que mergulhou para o interior da curva não me dando nenhuma hipótese de defesa, Chico grande ultrapassagem, mas ao contrário de ti como deves calcular não gostei mesmo nada, ainda por cima porque o Miguel Judas aproveitou e na recta seguinte veio a ultrapassar-me também, voltei ao ataque e aproveitando um pequeno deslize do Judas consegui recuperar a posição, dai até ao fim foi tentar apanhar o Francisco sempre com o Judas colado a mim, acabei em 8º. &nb sp;
Para a segunda manga troquei de Kart com o Francisco Pereira, e logo constatei que a travagem era bem melhor que a do Kart anterior, mas a direcção estava desalinhada com uma tendência enorme de virar para a esquerda, o que agora a correr no sentido normal, complicava as coisas bastante na parabólica à direita, pois tinha de compensar no braço essa vontade do Kart curvar para fora da pista, fiz o 7º tempo nos treinos.
A partida correu-me muito bem, o Augusto Marques estava dois lugares à minha frente falhou o arranque, o Gonçalo Pimpão, eu e o Francisco Pereira que estavamos logo atrás dele aproveitámos e fomos todos pelo lado esquerdo ganhando logo algumas posições, passei no fim da primeira volta em 5º, atrás do José Oliveira, passadas 2 ou 3 voltas consigo passar o José Oliveira e chego ao 4º lugar, sempre com o Gonçalo Pimpão e o José Seguro à vista, daqui até ao fim da corrida, foi um autêntico sprint sempre com o Francisco Pereira na cola. Apesar de não ter trocado de posição com mais ninguém até ao fim, adorei esta prova, pois mantive um ritmo muito forte e constante, sem cometer erros, fiz todas as voltas da corrida no segundo 55, e a diferença da minha melhor volta para a pior foi de 0,636 s.
Parabéns ao Augusto Marques e ao Rui Carneiro pelas vitórias.
Abraços e até Abrantes
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
mjudas Rookie
Data de adesão: 24 Outubro 2008 Mensagens: 27
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2011 às 14:04 | IP Registado
|
|
|
Ultima jornada “a doer” do Ormei, mais uma etapa onde, para mim, a
diversão superou claramente os resultados.
Depois do susto na balança: 89 Kgs! (que embora exagerados, UFF!!! Mas
que ainda assim lá me puseram 9 kg acima do pagode). Arranquei para os
primeiros treinos atrás do Augusto Marques, para rapidamente perceber
três coisas: o meu carro não era fácil, tinha motor mas fugia muito de
frente (particularmente nas curvas à esquerda); apesar disso, “aguentava-
me” face ao pelotão; finalmente, e dado o contexto, que o carro do
Augusto Marques era muito bom.
. A “coisa” até não correu mal: 5.º à partida.
A partida também não correu mal de todo, ainda assim perdi logo um ou
dois lugares até à curva do portão.
A partir dai a dificuldade que tinha em inserir o kart na esquerda da
oliveira e a não adopção de uma actitude defensiva vez o resto... fui
sendo passado à média de um compadre por volta até ser passado pelo
Miguel Freitas. Acho que ainda o (re)passei uma vez, mas ele repôs a
vantagem... na esquerda da oliveira! Até ao fim, dei o litro para o passar.
Mas não deu para mais. Nono lugar no final.
No intervalo da corrida o Augusto Marques, reiterou as minhas esperanças
no bólide que ia herdar dele. A mim coube-me dar-lhe noticias não tão
boas. A comparação visual que fizemos entre os pneus dianteiros dos
dois karts esclareceu a diferença: o primeiro com pneus dianteiros novos,
o outro com eles “nas lonas”.
Parti para os treinos com natural expectativa, para descobrir que a
vantagem fulgurante da primeira manga se tinha esfumado. Se o Kart
parecia ser tão bom de motor como o anterior, era muito melhor
(excelente!) a curvar. Todavia, porventura quer o sentido normal da pista,
menos escorregadio, quer a minha “cintura” e mau jeito, terão anulado a
diferença para os outros. No final dos treinos o sexto lugar na grelha não
foi uma surpresa.
Assim que me apercebi da minha posição na grelha, antecipei sarilhos à
partida. Em Évora, no sentido normal, partir do lado direito nas primeiras
filas é meio caminho para o desastre! Já que se faz a esquerda por fora e
o “carinho” de quem nos segue tende a empurrar-nos para fora antes de
chegar à direita subsequente, ou deixar-nos embrulhados na corda da
ultima.
E assim foi, no arranque fui cercado por uns quantos pesos pluma e fiz a
primeira curva até à corda da direita “de empurrão”, sem controlo sobre o
processo. A partir dai a coisa pacificou e entretive-me com umas lutas
engraçadas. Primeiro, com o João Gomes Teixeira, que se apresentou com
muita pressa, com pouco sentido táctico mas com todo o seu repertório
artístico.
Pós-se logo a jeito no gancho interior, apresentando-se por fora a
disputar a travagem, apliquei-lhe o tratamento “Jorge Perestrello”, ou
“onde é que vais ó meu?”: Fiz uma travagem “para lá de Bagdade”, o que
inevitavelmente o fez perder a corda e o tempo necessário para ficar
entretido com os perseguidores. Mas lá voltou ele passado um tempo.
Desta feita, limpou-me “no motor”. Mantive-me colado em “pressão alta”
e... bingo! Virou o boneco (mais rigorosamente: meio boneco) na curva do
portão, o pertinente desvio por fora fez-me perder uma posição, salvo
erro para o João Raimundo. Lá fomos nós... Mas insistiu, reapareceu mais
tarde... táctica igual, mas resultado ainda mais conseguido: João GT saca
magnifica “pionassa” na curva do portão!
Mas, entretanto, o meu entretenimento passou a ser com o resto da
maralha, encabeçada pelo João Raimundo e pelo Dário.
Com o ultimo troquei duas ultrapassagens absolutamente “no arame” na
curva do portão. Tendo ele ficado em vantagem. A partir dai segui-mos
colados no João Raimundo.
O Raimundo tinha uma abordagem bastante diversa da nossa na curva do
portão, (nós usava-mos o cimento) e perdia com frequência a traseira do
carro. O Dário aproveitou uma primeira vez, o João reconquistou a
posição. Na segunda vez, pelos vistos deu-se o “caso do jogo” (digo pelos
vistos, porque lá dentro não dei importância, só depois de alguns
comentários no fim da prova, lhe descobri alguma): No mesmo local, o
Dário aproveitou mais uma “abébia” e eu fui “na boleia”. Na abordagem
da esquerda depois do gancho senti um toque no kart, que se atravessou
ligeiramente e me levou a acabar a curva pela escapatória, momento em
que ao olhar para a esquerda para retomar a pista, me apercebi que o
João Raimundo tinha entretanto sido passado por fora pelo Carlos Costa,
que de resto passou também para a minha frente. Sinceramente, continuo
sem perceber onde terei eu cometido qualquer “ilícito”. Mas, ainda assim,
“desculpem-nos qualquer coisinha”.
Até ao final, ainda perdi uma posição para o Augusto Paulino. Acabando
em 11.º.
“The car didn´t had enough poke” - como dizem os ingleses - assim o
que à partida era impensável não deixou de ser absolutamente normal.
Abraços e... até Abrantes!
Editada por mjudas na 24 Maio 2011 às 16:02
|
Voltar acima |
|
|
Moore Vieira Racer
Data de adesão: 16 Janeiro 2007 País: Portugal Mensagens: 91
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2011 às 19:42 | IP Registado
|
|
|
Sendo esta a última corrida a contar para o troféu não podia deixar de estar presente, ainda por cima em Évora, que é a minha pista favorita.
Havendo apenas duas manga houve a possibilidade de correr no sentido inverso o que ainda me agradou mais. Aquelas duas curvas a fechar, a obrigar a travar em apoio são do melhor!!!
E foi com este espírito que entrei para a pista tendo conseguido o 6º tempo nos treinos o que não estava mal.
Após a partida consegui conquistar lugares, não sem antes ter tido uma disputa animada com o João Raimundo, tendo terminado em 3º.
Para a segunda manga calhou-me um kart que me parecia francamente melhor a travar do que o primeiro. Enquanto estes último travava só mesmo com 1.000 Kg no pedal e blocava logo as rodas, o da segunda manga era progressivo podendo pendurar-me em cima do pedal sem blocar as rodas. Engano, afinal ele chegava era mais devagar às curvas... Resultado 12º nos treinos.
Na corrida, após uma partida desastrosa em que fui parar a último, acho, comecei a recuparar lugares até chegar ao grupo onde iam o Dário, o Miguel Judas, o Carlos Costa e o João Raimundo. Até que, no gancho do portão, se desentenderam, e ao tentar passar o João Raimundo, dei-lhe um toque lateral e a seguir, numa travagem dele mais cedo do que eu previa, dei-lhe um segundo toque, ao qual ele reagiu mais intempestivamente quase parando para eu passar. Não o quis passar e na troca de "passa, não, passa tu" o João Teixeira agradeceu e passou-nos aos dois. Com isto o restante grupo afastou-se, e depois de ter passado o João Teixeira este retribuiu com uma calçadeira à "Campeão Português". Acabei em 13º o que foi pena pois podia ter acabado mais à frente e o resultado no troféu podia ser outro. Mas também é bem feito porque também me fizeram falta os 5 pontos da crónica que não escrevi.
Bom, não vou estar presente na corrida de Abrantes mas não vou faltar à grelhada mista do Rui.
Abraços.
P.S. - Já me esquecia, para a terceira manga, fiz questão de a caminho do Restaurante mostrar a maravilhosa (...) obra do arquitecto mais conceituado da nossa praça, a urbanização da Malagueira do Siza Vieira, e não andei perdido...
Editada por Moore Vieira na 24 Maio 2011 às 19:45
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2011 às 21:07 | IP Registado
|
|
|
Boa Tarde,
Mais uma prova e mais uma festarola. Fomos até Évora, uma pista mítica para mim, foi lá que iniciei a minha as minhas lides nos karts, e há muitos anos que não ia lá. A pica e a sede de lá voltar era tanta que fui dos primeiros a chegar, na altura ainda só tinha chegado o Carlos Costa. Depois de tratar do cartão da casa e de uma vistoria a pista, mais uma fotografia menos outra, tudo para a pista.
1ª Prova- Que kart da treta, não tinha frente, os dois ganchos eram feitos com uma dificuldade tremenda, eu bem que tentava aponta-la para o interior da curva mas era mentira
Fiz um 7º muito muito rebuscado, foi uma luta grande.
Na prova fiz uma boa partida, a luta com o kart continuava e com o resto dos pilotos também, consegui andar durante algum tempo no 5º lugar, atrasar os meus colegas de trás, para na ultima volta ser passado e acabar em 6º. É impressão minha ou ninguém viu a placa a dizer "ultima volta"?? No fundo foi uma boa prova.
2º prova- Antes do ínicio da 2º prova, e ainda nas discussões da primeira, o João Teixeira, avisou-me, e bem, que o Kart que me ia calhar para esta segunda prova era mauzinho. No fundo, lá bom não era, mas curvava bem melhor que o meu anterior e travava de igual modo melhor. Fiz os treinos meio desconfiado e sempre a tentar perceber como estava em relação aos restantes pilotos. Desta vez fiz um 5º lugar, ainda bem que não fui trocá-lo a boxe.
A prova resumiu-se ao arranque, muito bom, uma vez que o Augusto Marques ficou preso na partida e eu cheguei ao final da recta em 3º. Depois foi acompanhar o João Seguro e o Rui Carneiro.
A meio da corrida, estavamos os 3 separados, o Rui destacado, até que percebi que o João estava a ficar desconcentrado, fiz um último pressing e consegui ultrapassa-lo. Soube depois, que o João realmente estava estafado e já não estava a conseguir manter a concentração.
Em suma, fiz um 6º e um 2º, foi um bom resultado embora gostasse de fazer melhor. Parabéns aos vencedores e até a próxima.
Abraço
Gonçalo Pimpão
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2011 às 23:51 | IP Registado
|
|
|
Prova marcada para Évora com a promessa de algumas ausências que me podiam abrir caminho na classificação. Não que eu
goste de facilidades mas aparentemente vou cumprir o meu muito ambicioso objectivo que estabeleci no início do
campeonato: ficar no 10 primeiros. Foi à rasquinha, com resultados atípicos à chuva e com ausências de quem claramente
tem muito para me ensinar, mas fica para a história (para a minha... )
A prova foi marcada por muito calor, quase insuportável dentro do kart. Começámos os treinos para a primeira corrida em
sentido inverso e o sentimento que tive foi estranho. Andei quase sempre sozinho ou a abrir a porta sem hipótese de me
colar a seguir. Da única vez que tinha experimentado o sentido inverso em Évora tinha gostado bastante mas desta vez o
feeling do kart era mau. Acabam os treinos e calha-me o 11º lugar na grelha a quase 1,5 segundos do Augusto Marques.
Na corrida a coisa não mudou muito. Muito tempo sozinho sem conseguir acompanhar os da frente. Senti conforto físico o
que não é normal em Évora... Obviamente estava em sub-rendimento. Acabei em 12º numa corrida pouco gratificante.
Para a segunda corrida tinha falado com o José Vieira sobre a fraca qualidade de travões dos nossos karts (que é habitual
neste kartodromo, se bem me lembro... parece que nos querem lembrar que o pedal a castigar é o direito). Honestamente
gostei mais do segundo travão... dou-me melhor a controlar a traseira bloqueada do que a inventar trajectórias para
travar. O resultado dos treinos foram piores do que na corrida anterior mas pelo menos curti a condução.
O arranque foi estranhíssimo com as dificuldades do Augusto Marques em descolar os pneus do alcatrão. Penso que ganhei
algumas posições mas foi sol de pouca dura. Imediatamente estive envolvido numa luta com o Bruno Sabido em que trocámos
algumas vezes de posição. Depois de me passar fiquei com a sensação que eu estava mais rápido e tive que resolver
rapidamente o dilema: ou ataco rapidamente e consigo ganhar vantagem ou aposto na contenção para não perder tempo para os
perseguidores, adiando a luta mais umas voltas. Felizmente consegui a ultrapassagem, abri um espacinho e descansei umas
voltas. A partir daqui tenho a noção que cometi muitos erros. A sensação que tenho é que os pneus perderam eficácia dos
treinos para a corrida porque não estava a conseguir agarrar a traseira nas curvas mais rápidas do circuito (informação
confirmada pelo José Vieira no final da corrida). Depois disto o grande momento na minha corrida foi quando me comecei a
aproximar do grupo João Raimundo, Miguel Judas e Dário Garcia. Percebi que estava a ganhar tempo apenas porque estavam em
trocas de posições. Comecei a fazer contas de cabeça e a pensar no cenário ingrato, mas provável, de ficar bloqueado
atrás do grupo enquanto os meus perseguidores aproveitavam a minha falta de "foçanisse" (permitam-me o espiríto
inventivo) passando por mim e pelo molho da frente. Felizmente para mim... infelizmente para os envolvidos, depois do
gancho do portão, o Miguel Judas e João Raimundo saíram da minha frente como se de um efeito de magia se tratasse...
Até ao final mantive a taxa elevada de erros e por algumas vezes quase me custou a posição para o Augusto Paulino,
montado numa lenta mula. Quase desesperei de frustração.
No final desta corrida o balanço era positivo. Foi uma corrida com emoção e luta com os grandes artistas do grupo. Vai-se
a ver e fiquei em 9º. Menos mal que na primeira corrida mas com a consciência que tinha kart para fazer melhor. Cometi
mais erros do que é normal.
Para fechar o campeonato a pontuar nada melhor que um belo repasto alentejano acompanhado de cerveja fresca para repor os
níveis de hidratação. Maravilha! Este ano não perdemos pontos nas apostas gastronómicas.
Um grande abraço a todos e até Abrantes!
Carlos Costa
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,3279 segundos. |
|
|
|