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Tópico: Fátima, 5 de Fevereiro - crónicas
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Autor |
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
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Colocado: 12 Fevereiro 2011 às 19:24 | IP Registado
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À laia de organizador que vê e justifica a existência deste forum não só como uma extensão ao gozo nas pistas agora com as "lutas" de bastidores e as extraordinárias crónicas que nos são dadas a disfrutar, também acho que o deveremos aproveitar para pormos toda a nossa pedagogia ao serviço de quem nos ler muito em particular do nosso grupo. O incidente com o José Fonseca, ainda que mereça uma reflexão séria, não pode nem deve provocar da nossa parte a manutenção dum clima de suspeição sobre quem provocou o quê nem culpabilizar os karts pelos excessos dos pilotos. Será sempre bom recordarmos que não vai assim há tanto tempo todos aplaudíamos a configuração destes karts rasgando-lhes os melhores elogios na medida em que evitavam que os mais afoitos se "atirassem" literalmente para cima do adversário com a "coragem" que os "ferros" nos dão. Acontece que houve uma melhoria imensa na perfomance de todo o grupo o que nos remete para disputas ao milímetro e apenas dentro dos limites mínimos de exequibilidade das manobras. Perfeitos pilotos, direi eu. Quando se chega a este estádio, o acidente / incidente está muito mais próximo do que antigamente e, longe de podermos culpabilizar as estruturas, teremos que ponderar se queremos ou não continuar a disputar provas neste kartódromo e com estes karts. Estando eu a levantar a questão, direi já que, pela minha parte estou, pois não considero estes acidentes senão à luz dos imponderáveis de corridas. Perguntar-se-à ( como o Zé Luís fez ) se perante estas imponderabilidades a solução passa por o kartódromo alterar as máquinas com protecções adicionais que evitem o voo. É por demais evidente que eu não quero voar nem ser pista de aterragem dos que levantam voo mas uma vez mais a questão resolve-se ( ou minora-se ) com a consciencialização dos pilotos e não com as alterações referidas. Salvaguardando as diferenças e os exageros, era como se exigissem um hard top nos fórmulas 1 para que num capotanço não ocasionasse partidelas de cabeça e que nos rallys fosse decretada o "sem capota" para os pilotos não sofrerem tanto com o calor .... Sei que estarei a ser, talvez, arrogante mas não me parece que o kartódromo faça sse tipo de investimentos. Assim eles façam a necessária ( e desejada ) manutenção e já me darei por satisfeito pois não gostaria de perder toda aquela estrutura ( pista, karts, pessoas, etc. ) . Acho que poderíamos complementar as nossas regras com mais penalizações ( sempre difíceis de aferir ) mas à semelhança do que fazemos com as partidas das boxes seja qual fôr o motivo que implique uma troca de karts. Assim, podemos estabelecer uma penalização complementar à ida à box com pontos negativos ou outra coisa qualquer que desmoralize completamente o piloto que perder o nariz. Seja por que motivo fôr ! Perdeu ? Penalizou ! Haverá, com certeza dezenas de outras medidas mas gostava que se ponderasse no sentido de manter o circuito nas nossas provas . Suficientemente polémico, proponho , então, se pronunciem, a frio, sobre o tema. Abraços, António
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Filipe Nunes Rookie
Data de adesão: 17 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 17
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Colocado: 12 Fevereiro 2011 às 21:34 | IP Registado
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Por mim...Fátima forever!!!
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Pedro Rafael Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2008 País: Portugal Mensagens: 35
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Colocado: 12 Fevereiro 2011 às 22:51 | IP Registado
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Olá a todos ,
Voltei a Fátima depois de um susto valente que apanhei aquando de uma prova disputada pelo Troféu Ormei , o que motivou uma onda de reflexão acerca das protecções corporais que deveríamos usar nas provas .Do que me lembro imediatamente após o acidente foi de alertar para a importância que o colar cervical teve no meu caso, e o alerta e conselho para que todos o usassem . Aqui no IHSV foi tomada a decisão no meu entender acertada da obrigatoriedade do seu uso e hoje foi decidido no Ormei que também será obrigatório ( até agora era facultativo , pese embora o esforço do organizador em tornar obrigatório), compreendo que a obrigatoriedade possa levar a algumas controvérsias pois nem todos os pilotos se habituam ao seu uso , mas a seu tempo acredito que irão acreditar nas suas vantagens , pela distribuição do peso do capacete , pelo alívio ,aquando dos pequenos mas sempre incómodos toques na traseira ,a menor tendência a olhar para trás que só faz com que percamos tempo ,por não falar de grandes embates que possam levar a uma translocação violenta do capacete. Como dizem na Proteste é a escolha acertada.
Na minha opinião os karts de Fátima são os mais aliciantes em todo o Campeonato ,assim como a pista em si . Todos transportamos para lá uma certa ansiedade de pilotar aquelas máquinas , não só pelo facto da maioria das provas do campeonato ser disputada por karts menos potentes , o que poderá levar no meu entender a um excesso de confiança e a atitudes em pista menos comedidas e até de certo modo exageradas podendo levar a acidentes mais ou menos graves como foi o caso último do José Fonseca . Felizmente não passou de umas mazelas mas pelo descrever do embate por parte do José a coisa podia ter sido grave. Na minha opinião a questão do nariz saltador já devia ser o suficiente como efeito dissuador , pois na minha opinião se fossem cercados por ferro os exageros seriam muito maiores á semelhança do que se passa nos restantes kartodromos , excecção na Batalha .Quanto ás penalizações eu acho que deveria ser exclusivamente da responsabilidade das direcções de prova e comissários . Quando foi a última vez que viram ser mostrada uma bandeira preta e branca ? E pilotos a serem penalizados ? Apesar do apelo insistente dos organizadores aquando dos briefings , tal facto muito raramente se verifica . Porquê ? Em defesa da verdade desportiva e da segurança dos pilotos esta é a questão essencial no meu entender , mas mais importante ainda é a atitude que cada piloto leva para a pista .
Agora quanto á prova disputada , o resultado dos treinos foi para mim surpreendente , pois senti o kart demasiado subvirador e não raras as vezes que sentia mais o kart a deslizar do que agarrado ao asfalto. O 2º lugar soube-me bem devo dizer :)
Parti bem na primeira manga , consegui agarrar a minha posição mas nas primeiras curvas perdi logo o contacto com o Filipe Nunes ... impressionante a vantagem que ele conseguia curva após curva . Daí para a frente foi gerir o meu andamento sem cometer erros e conseguir chegar até ao fim com consistência e concentração. Na 2ª corrida com a inversão das posições e a arrancar mais atrás, a minha preocupação era aguentar a pressão e evitar a todo o custo qualquer toque que me fizesse ir á box reposicionar o bico , nas primeiras curvas todos os pilotos que me acompanhavam passaram com distinção e a corrida foi muito engraçada com algumas ultrapassagens de tirar o chapéu , mais uma vez por parte do Filipe Nunes ,que desde o início arriscou e petiscou bastantes posições que assisti bem de perto ,. Para o fim consegui chegar até ao Luis Mello , que me obrigou a cálculos e mais cálculos para o conseguir ultrapassar , travava demasiado cedo para as curvas e fechava a trajectória impossibilitando qualquer tentativa , com isto ia-me atrasando, possibilitando com qualquer erro a aproximação e quicá ultrapasagem do António Matos que já estava mesmo colado a mim ,terminámos a prova colados na recta da meta. No acumular das duas mangas terminei em 3º lugar e subi pela 1ª vez ao podium do IHSV como piloto inscrito.
Queria deixar mais uma vez os parabéns ao Filipe Nunes pela excelente prestação em todos os parâmetros em prova e a desejar que o José Fonseca esteja completamnete recuperado do susto .
Um abraço a todos e até Almeirim
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
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Colocado: 13 Fevereiro 2011 às 12:04 | IP Registado
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Faço minhas as palavras do Pedro Rafael quanto a penalizações, temos de exigir direcções de prova mais activas, é difícil para nós julgar e aplicar sanções. Não é o salto de um bico que diz que o piloto em causa deve ser penalizado, pois há situações em que isso é totalmente fortuito: há os toques nos correctores; na última prova do ano passado em Fátima, saltou-me o bico nos SSs antes da meta, sem que eu tivesse tocado em nada - o Rui Mealha descreve o mesmo na prova dele; há ainda situações em que o piloto de trás, mesmo batendo, limita-se a ser surpreendido por uma travagem mto cedo de quem o precede - sei que pelo menos o João Gonçalves já perdeu um bico em mim nessa situação.
Já agora, por falar em Rui Mealha, fiquei perplexo com a sua crónica. Era óbvio que a prova dele tinha tido problemas, mas nunca me ocorreu que pudem-se ter sido tantos. Está mesmo a começar o campeonato em maré de azar. Só posso enaltecer mesmo assim conseguir escrever um crónica bem humorada. Votos que o azar passe depressa.
Abraços,
Luís.
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
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Colocado: 13 Fevereiro 2011 às 14:54 | IP Registado
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Sem grande entusiasmo em escrever estas linhas pelo simples facto de já o ter feito e desgraçadamente ter feito "delete" em vez de "send", aqui volto para, de maneira mais sumarizada, deixar as ideias então expressas. Regozijo-me com o facto de começarem a aparecer ideias para resolver ( ou pelo menos minorar ) os problemas com que nos confrontamos nas provas, principalmente quando os mesmos descambam em acidente. Desde logo para apoiar a opção "bandeiradas" desde que sejam para ser utilizadas. E digo isto de modo a salvaguardar que o nacional porreirismo não venha a imperar e a justificar tudo e todos sem qualquer ganho para os interessados - pilotos. Vejo dificuldades graves numa implementação a sério por parte dos kartódromos pese embora o direito que nos assiste em nos fazermos ressarcir dos prejuízos que acumulamos ao não nos ser disponibilizado o serviço que contratámos. Por outro lado, não nos devemos esquecer que o amadorismo também nos leva a achar normal que os kartódromos não nos venham pedir responsabilidades quando, por via de acidentes, deixamos 1 ou 2 chassis todos torcidos .... Do ponto de vista dos resultados práticos, num kartódromo tipo Fátima, serão exigidos, no mínimo, 4 comissários de pista para além do director de prova mas deles temos que esperar bem mais do que meras bandeiras amarelas para assinalar a presença de obstáculos ! Os comissários de pista devem ter uma função bem mais interventiva e preventiva e não se satisfazerem em levantar o cu da cadeira quando um de nós foi de ventas para as couves ! Alguém acha que os assalariados que os kartódromos contratam têm a mínima capacidade para desempenhar essa acção ? Para além, portanto, da dificuldade assinalada, estaremos todos prontos a aceitar a bandeira preta com fairplay de modo a não entrarmos na imitação da realidade futebolística onde o árbitro não é respeitado ? É certo que já temos 2 câmaras de filmar nas nossas provas mas os cameramen ainda não acertaram consistentemente o objecto a filmar de modo a tirarmos as dúvidas nas situações periclitantes ....
Uma segunda reflexão, e que nada tem a ver com o ponto anterior, são os lugares comuns de que tomamos mão para nos reportarmos a quem perde e a quem ganha as provas. Os primeiros não perdem tempo em reclamar dos travões que não travavam, dos motores que tinham saída mas não tinham ponta, dos que sobreviravam, dos que subviravam, etc., etc., etc... Referindo-se ao que ganha, têm geralmente o argumento de que aquilo ficou a dever-se à verdadeira bomba que ele levava ... Mas o mais curioso é que o próprio vencedor já vem humildemente admitir que a sua victória se ficou a dever à tal bomba, desprezando aquilo a que o João Gonçalves bem intitulou de Kit de Unhas, do dia "sim" em que se encontrava, numa palavra que tinha sido o melhor ! Deixemo-nos de falsas modéstias e laureemos os vencedores ! Não advogo presunção e água benta mas, c'os diabos, gozemos plenamente as victórias e com o aplauso desportivo de todos !
Posto isto, e dando eco às crónicas já postas neste tópico, aqui fica, então, o pedido expresso quer ao José Luís Fonseca quer ao Rodrigo para que contem a versão de cada um do acidente ocorrido para melhor nos apercebermos do que realmente se passou. Do muito pouco que consegui apanhar aquando das reacções ( a quente ) no kartódromo fica-me a dúvida se, neste caso, a existência de bandeiras tinha alguma interferência no "evento" mas vocês o dirão.
Abraços, António
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santini Rookie
Data de adesão: 15 Novembro 2010 País: Portugal Mensagens: 35
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Colocado: 14 Fevereiro 2011 às 10:52 | IP Registado
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Embora com algum atraso aqui vai a minha crónica de Fátima.
Dia solarengo (coisa rara nos últimos tempos) próprio para mais uma corrida (a 3ª em 3 semanas) e logo à chegada o LSM diz-me que a minha melhor volta na TIT tinha sido o 26º melhor dos quase 100 pilotos presentes em Braga.
Claro que fiquei com a moral logo no cimo do Everest..e ainda por cima ia estrear o meu novo colete à prova de bala…tudo apontava para uma boa prova!
7º lugar nos treinos (pensava que estava a fazer boas voltas…até ver o tempo do Filipe Nunes) não foi mau de todo tendo em conta que a traseira do meu kart teimava em armar-se em bailarina…
Partida para a 1ª manga e posição perdida posição ganha lá me consigo aguentar entre o 7º e p 8º lugar. Foi difícil controlar o Kart e a traseira teimava em querer ultrapassar a frente do mesmo, já não tinha braços para tanta teimosia! Acabo em 8º!
Para a 2ª manga parti de 3º fruto da inversão de grelha, logo atrás da Maria e do Rui Ribeiro, e ainda cheguei a liderar umas (poucas) voltas mas não tinha mesmo andamento para aguentar aquela posição e até final da prova foi perder posições até terminar num 7º lugar.
Não foi mau de todo mas que podia ter sido melhor lá isso podia…
Parabéns a todos mas em especial e de forma totalmente merecida ao F(16)ilipe Nunes…que soube aproveitar muito bem o jacto que lhe calhou em sorte. O conjunto bólide/kit de unhas funcionou de forma perfeita…prova disso é o tempo canhão da 1ª manga...quase 1 segundo mais rápido que o restante pelotão…é obra!
Até Almeirim!
__________________ Abraços
Pedro Costa Santos
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