Taça Inter Trofeus
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Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Bombarral - 11 de Dezembro de 2010 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
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Colocado: 11 Dezembro 2010 às 20:51 | IP Registado  

Quarta prova do XI Campeonato ORMEI 2010/2011.

Prova realizada no dia11 de Dezembro de 2010, pelas 10:00, no Kiro - Kartódromo do Bombarral.

Ponham aqui os vossos comentários.


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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
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Estado: Desligado
Colocado: 11 Dezembro 2010 às 20:55 | IP Registado  

Relativamente ao acidente o Luis Mello, ele está bem, não se tendo detectado nenhum problema de maior. No entanto, por uma questão de precaução foi transferido para o Hospital de Santa Maria onde chegou pelas 19:30, encontrando-se em observação.

Rápidas melhoras Luis.

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Alta do Luis Mello.

Venho-vos sossegar e informar que o nosso amigo Luis Mello já teve alta pelas 21:00.
 
Brevemente teremos o piloto pronto para outra corridinha ....

Continuação das melhoras.

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ASSUNTO: 4ª Prova do XI Campeonato ORMEI 2010/2011 – Resultados

 

Amigos e companheiros Kartistas,

 

A quarta prova do XI Campeonato ORMEI – 2010/2011, aconteceu no passado dia 11 pelas 10:00, no Kiro – Kartódromo do Bombarral.

 

Devido aos acidentes acontecidos mais uma vez, e por ser época natalícia, irei ser muito breve na crónica desejando desde já um Feliz Natal e que 2011 seja melhor, e que nos leve para longe os incidentes e acidentes. Desta vez contámos com contando com 28 pilotos dos quais 25 inscritos e 3 convidados.

 

Na primeira corrida, tal como a maioria dos pilotos, em vez dos 10 minutos que daria 9 voltas só se fizeram cerca de 6, o que levou a que, pelo desconhecimentos da pista e pelo estado do kart que me calhou em sorte não tenha conseguido melhor que o 14º tempo.

 

Logo na 1ª partida, o piloto que saiu das boxes chega quase em primeiro lugar à 2ª curva. Alguns incidentes permitiram-me recuperar algumas posições, mas infelizmente nas primeiras voltas um maior embate ao Luís Mello fez com que tivesse de parar a corrida pois a localização em que se encontrava o piloto deitado era muito perigosa. Nova partida, pela ordem dos treinos, desta vez sem incidentes de maior. Por volta de meio da corrida, um embate mais forte coloca o Luís Mello, mais uma vez de fora. Consegui passar alguns pilotos mas logo de seguida um pião na entrada da recta da meta, leva-me a perder os lugares ganhos e um pouco mais tarde, devido a uma atravessadela de outro(s) piloto(s), levou-me a perder mais uns lugares, tendo terminado na 13ª posição. Parabéns ao Luís Silva pela vitória, e ao José Vieira e Gonçalo Pimpão por terem completado o pódio.

 

Nos segundos treinos não consegui atingir os objectivos tendo ficado pelo 10º lugar.

 

Pelo pouco que me lembro, apesar de alguma luta inicial com ultrapassagens ao António Baptista e João Carlos, depois foi vê-los passar e irem indo embora. Passado um bocado, o Dário que “optou” por corridas de trás para a frente passou-me a maior e também seguiu a sua demanda. 12ª posição e um sabor a derrota muito grande. Desta vez foi o Gonçalo Pimpão que venceu a corrida (parabéns pela 1ª vitória após 5 corridas)  tendo sido seguido pelo João Raimundo, Nuno Silva (convidado) e Augusto Paulino.

 

Na 3ª corrida, parte 1, estava tudo a correr bem até que ocorreu o acidente do Luís Mello que chocou violentamente com o António Baptista que tinha feito um pião e estava no meio da pista. Quem viu de longe, parecia que o piloto estava morto tal a maneira com seguia “arrastado” pelo kart e de cabeça ao lado. Felizmente não houve danos de maior como se veio a saber mais tarde, mas não ganhámos para o susto. Por uma questão de segurança e com a ajuda do Dr. Manuel Marques que prestou toda a ajuda e que desde já agradecemos mais uma vez, foi chamada uma ambulância que chegou rapidamente e transportou o Luís Mello ao hospital para efectuar vários exames face às dores que tinha. Foi feita uma votação para saber se se continuava a corrida ou se terminava com o tempo já decorrido, tendo saído vencedora a proposta de continuar a corrida com os 13 minutos que faltavam.

 

Nova partida com a ordem da corrida anterior, tendo saído vitorioso, novamente, o Luís Silva, seguido pelo João Teixeira e João Carlos. Após esta corrida, foi tirada a foto de grupo e dos respectivos pódios, seguindo-se o almoço de Natal que decorreu muito bem e a falar principalmente do acidente ocorrido e das medidas de segurança que são muito importantes.

 

Não se esqueçam de enviar/publicar as vossa crónicas até às 23:59:59 da próxima 3ª feira de modo a que possam pontuar.

 

Espero vê-los no próximo dia 15 de Janeiro, sábado, pelas 09:15, em princípio no kartódromo de Palmela, para mais uma corrida deste nosso XI Campeonato ORMEI 2010/2011.

 

Relembro que o valor da prova para os pilotos inscritos será de 50 Euros se o pagamento por depósito/transferência for feito até ao próximo dia 7 de Janeiro, passando depois para 55 Euros. O valor da prova para convidados é de 65 Euros.

 

Cumprimentos



Editada por Rui Carneiro na 20 Dezembro 2010 às 00:37


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Rui Carneiro
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Garcia de Matos
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Colocado: 12 Dezembro 2010 às 14:35 | IP Registado  

Calculo que seja um abuso intervir neste forum dedicado às crónicas do vosso campeonato mas na qualidade de espectador da jornada de ontem, sábado, 11 de Janeiro,e na particularidade dos acidentes protagonizados pelo Luís Mello quer na manga "A" quer na "C", não poderei perder a oportunidade para manifestar a minha solidariedade.
Relativamente aos percalços vividos por ele acho que a 2ª bordoada foi uma certa compensação à 1ª pois se nesta ele virou a espinha literalmente para trás, na última porradona virou-a positivamente toda para a frente o que no final se deve ter cifrado na reorganização estrutural das ossadas dando-lhe novamente uma posição normal ... tanto quanto possível ....
Calculo que hoje tenha aquele lombo cheio de nódoas negras mas como no sábado terá mais uma prova do troféu IHSV, se para tanto fôr necessário, pode ser que alguém lhe acerte mais de lado para começar a guiar direito em vez de ir todo inclinado como de costume ....
Passada a brincadeira ( possível porque tudo teve um fim feliz ) fica a chamada de atenção para todos nós, kartistas amadores, que este é também um desporto onde o acidente deve ser encarado como hipótese verosímil se bem que o freio no entusiasmo e o devido equipamento protector devam ser encarados como uma obrigatoriedade que cada um deve impôr a si mesmo.
A título de curiosidade, e na qualidade de organizador de troféus, vou impôr como motivo penalizante o não uso do protector de pescoço nas minhas corridas tal como o capacete não só o é como, inclusivamente, não permite a participação na prova.
Aliás pergunto : estamos à espera de quê?
Um abraço e continuação de bom troféu.
António Matos 
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Rui Carneiro
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Ormei

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Colocado: 12 Dezembro 2010 às 20:06 | IP Registado  

Caro amigo António Matos,

Quero desde já agradecer todo o apoio dado ao nosso piloto "comum", Luis Mello.

Relativamente ao Protector Cervical, já tinha sido "recomendado" o seu uso devido ao anterior acidente do Pedro Rafael.

Estava à espera que passassem as provas do Bombarral e de Palmela, onde existem lojas que vendem os referidos protectores para mais uma vez sensibilizar os pilotos para este acessório de segurança.

Mais uma vez se viu a importância do mesmo, pelo que, caso seja efectuado o próximo campeonato ORMEI, XII Campeonato ORMEI 2011/2012, a começar em Setembro de 2011, o protector será obrigatório para todos os pilotos inscritos no campeonato, bem como o restante material de segurança. Até lá, irei recomendar o respectivo uso.

Obrigado mais uma vez e até breve num kartódromo próximo.

PS. Está sempre convidado a participar no nosso Forum, tendo como limitação a não atribuição dos 5 pontos das crónicas ...



Editada por Rui Carneiro na 12 Dezembro 2010 às 20:09


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LSMello
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Data de adesão: 15 Novembro 2004
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Colocado: 13 Dezembro 2010 às 00:40 | IP Registado  

Ele há dias que um gajo não deve sair de casa !...

Tenho a certeza que os meus amigos não terão dificuldade em concordar comigo que esta frase poucas vezes se deverá aplicar melhor do que se aplicou a mim neste sábado. 2 mangas, 3 porradões, visitas a dois hospitais, um kart feito em pedacinhos...

Começando pelo mais importante: Estou bastante dorido, mas estou bem. Diria a sabedoria popular: 'pronto para outra'. Digo eu: porra, nem pensar, já chega !!! Em 2010 já levo 2 karts mandados para a sucata e duas tardes passadas no hospital, depois de 14 anos de karts, sem quase uma escoriação. Chega !!!!!

A odisseia começou logo na 1ª volta da 1ª manga, na 1ª curva a 180º. Um pião à minha frente, que evitei cuidadosamente; um primeiro toque na frente, que me fez ficar parado mesmo na corda; uma bordoada por trás, que me fez saltar da bacquet, directo para fora da pista, junto com o meu kart. O jeito que dei na região lombar foi mto forte. O colarinho protegeu-me o pescoço. Vi-me à nora para sair do kart, o que só consegui com ajuda, para me deitar na relva. Não pensei mto bem no que estava a fazer. Claro que o local era perigoso, o que levou à interrupção da corrida.

Os campeonatos anteriores ensinaram-me que devo tentar acabar as corridas sempre que consiga, pois pode sempre vir lá um resultado ainda pior. Assim, com a ajuda da bacquet super macia do João Raimundo, apresentei-me de novo à partida.

Abordei a prova com todo o cuidado mas subi rapidamente ao 6º lugar, fruto de piões à minha frente. Com a bordoada, o escape do meu kart tinha aberto e ele estava com uma velocidade de ponta que me permitia aguentar-me nas rectas e fazer as curvas devagarinho, para não forçar as costas. Deixei passar o Dário, mas fui aguentando o Francisco Pereira, numa luta calma - creio que exasperante para ele, que fazia td para me passar e via-me fugir nas rectas. Até que... 2ª bordoada do dia !!!

O Girão falhou a travagem do final da meta e apanhou-me de lado, já ia eu na saída da curva. A pancada foi tão forte, que me saltaram os 12 quilos de lastro a voar. Com o tempo perdido e a dor, o melhor foi parar e ir descansar para o meu carro, a ver se estava em condições para a 3ª manga.

Ao fim de uns 45 min., sentia-me já menos do dorido e a bacquet do João Raimundo é mesmo formidável, pelo que lá resolvi arriscar. Com a bacquet, mesmo com o banco todo puxado atrás, parecia o Pedro Rafael no kart - sobravam pernas por todo o lado. O kart não tinha travões, como me avisara o Rui Carneiro. Estes dois factores podem ter tido influência no que se seguiu.

Após as confusões da 1ª volta, voltei a ver-me numa boa posição (5º, salvo erro). O João Raimundo deu-me muita luta e passou-me. Ambos estávamos mais certos que os 2 pilotos à nossa frente (um deles o AntºBaptista), mas não arriscámos mto a passagem, mesmo nas atravessadelas que iam dando. Os dois alternávamos a posição e ía-mo-los pressionando - estava a ser uma corrida giríssima. Até que veio a maior cacetada do dia.

Na saída da curva a 180º à direita da parte baixa do circuito, sem saber como, vi um kart virado de frente para mim, qdo estava a menos de 1m dele. Acho que nem abrandei, a pancada foi em cheio, de bico.

Dei por mim caído de lado no kart, com o pé preso no acelerador, tombado sobre o lado direito do corpo, o capacete apoiado no motor, torto demais e tonto demais para conseguir fazer fosse o que fosse... e o kart seguia a fundo ! Não sei como ou quem o parou, mas eu não fui de certeza, que não me conseguia mexer.

Já com bastante gente à minha volta, lá me fui conseguindo endireitar. Nem me passava pela cabeça era mexer o pé direito, que continuava preso e meio torto, a doer mto - estava plenamente convencido que o tinha partido. As costas tb doíam bastante. O peito não doía nada. O aparato do acidente só aumentava qdo vi a protecção exterior partida, o volante partido, o chassis ligeiramente recuado, o chão do kart arrancado. Que grande porrada !!! Mas, com a ajuda do Manuel Marques - mto obrigado pelo apoio - percebi que não devia ter mesmo nada de grave.

Não sabia em quem tinha batido. Disse-me então o Antº Baptista que tinha sido nele. Como ele estava em pé junto a mim, fiquei descansado, pq estava com medo que o piloto em quem bati tb pudesse estar bte magoado.

A viagem para as Caldas foi mto calma, com o pessoal dos bombeiros mto atencioso. No hospital das Caldas o pessoal não médico tb foi mto atencioso - já dos médicos não digo bem a mesma coisa. Fui 'fotografado' a tudo. As dores foram passando, ajudadas pelo que quer que fossem injectando para as fazer passar. Qdo me decidiram mandar para Sta.Maria fiquei pela 1ª vez preocupado. Em Sta.Maria percebi que não tinha sido mais que uma manobra burocrática. Lá os médicos foram muito atenciosos, ao que terá ajudado a palavra amiga do seu e nosso colega do IHSV Dr.Antº Cartuxo, avisado pelo AntºMatos - a eles tb o meu obrigado.

Recebi ordem de soltura. Qdo saí da maca, ao fim de quase 8h, percebi que a parte do corpo que me doía mais era o pé esquerdo - por ironia, a única parte que ficou por radiografar.

Com já disse, hoje sinto-me fisicamente bem. Continua a doer-me o pé esquerdo, o pescoço está mto dorido, o resto está benzinho. Já psicologicamente estou um bocado abalado - pela 1ª vez penso se não será melhor deixar-me destas brincadeiras, antes que a minha sorte acabe e me magoe mesmo. Sei que os meus amigos se andaram a divertir em maquinões no kartódromo, depois da prova e, curiosamente, não sinto inveja. Acho que estou com medo.

Vou amanhã para Londres e regresso directamente para a última prova do IHSV, onde estou ainda a discutir o 2º lugar no campeonato. Vamos lá ver se me dá para correr ou não e, se sim, com que garra.

Tiro duas conclusões em termos de segurança que queria partilhar convosco:

- A 1ª é óbvia, é mais uma vez a importância que a coleira cervical tem. Se mesmo assim me dói muito o pescoço, o que seria sem ela.

- A 2ª é menos óbvia. Tenho pensado como foi possível eu não ver o meio pião do AntºBaptista e perceber mais cedo que ele estava parado no meio da pista. Da mesma forma, como é que o Duarte Vieira entrou por mim a dentro, provavelmente sem se aperceber que eu estava praticamente parado. Não sei como foi possível, mas se calhar sei como ajudar a evitar. Acho que devíamos todos pensar em sinalizar a nossa posição agitando os braços, qdo ficamos parados numa posição de risco na pista. Se calhar vale a pena pensar nisto.

Abraços a todos, muito suaves, que tenham umas boas festas e entrem da melhor maneira possível em 2011.

Luís.



Editada por LSMello na 13 Dezembro 2010 às 00:48
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mjudas
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Data de adesão: 24 Outubro 2008
Mensagens: 27

Estado: Desligado
Colocado: 13 Dezembro 2010 às 10:44 | IP Registado  

Luís,

As melhoras!
Mas, o melhor é, assim que puderes, meteres-te num kart!
Para não "encucares"...
Ou pede para, além de Hirodoide, porem na receita Prozac.
começas logo a rir do assunto.

Os acidentes acontecem, são combinações de circunstâncias.
Nas corridas, elas combinam-se facilmente.

O que temos de fazer é procurar reduzir a hipótese de tal acontecer:
passivamente, usando protecções; activamente, fazendo uso da nossa
inteligência para fazer a escolha certa, quando a coisa tende a
"complicar".
Ou melhor, escolhendo "não complicar" as corridas com manobras com
mais risco que hipótese de sucesso.

Um abraço!

Boas festas para todos!
Em 2011 lá estarei.


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Augusto Marques
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Data de adesão: 25 Novembro 2008
Mensagens: 36

Estado: Desligado
Colocado: 13 Dezembro 2010 às 14:19 | IP Registado  

Bom dia a todos,

Mais uma jornada do Ormei e mais do mesmo. Aquilo que parecia ser um desporto seguro afinal não é bem assim. Quero crêr que foi uma série daquelas que só acontecem de 10 em 10 anos e portanto estamos protegidos por mais um tempo.

Ainda bem que tudo não passou de um susto mas no entanto serve para reflectirmos que as questões de segurança são para serem levadas a sério! Por mais incómodo que seja vou comprar um colar cervical...

Uma das razões que me levam a participar neste campeonato é a sua competividade. Por outro lado essa mesma competividade leva a excessos que poderiam muito bem ser evitados para bem de todos.

A gestão do tempo de corrida é fundamental e uma condução defensiva traz muito mais vezes o sucesso do que uma condução "sempre ao ataque". Disputar qualquer volta como se fosse a última só com muita sorte e muito saber pode dar frutos!

Este tipo de condução que se pratica no "nosso" campeonato só é permitido porque por um lado não há " vigilancia" pelos comissários (quais?) de pista, por outro lado as protecções dos karts propiciam os toques. Se houvessem reais penalizações para este tipo de conduta, provavelmente o pessoal " tirava o pé" e evitava os toques "cirurgicos" que possibilitam a ultrapassagem...

Estas situações só se tornam complicadas se se verifiquem em zonas rápidas ( sim, as nossas tartarugas atingem para cima de 70 Kms/ hora) e se se bater em qualquer coisa parada a desaceleração é enorme e sujeita o corpo a alguma mossa...

Quanto às corridas, para esquecer, duas tartarugas que não permitiram fazer nada de jeito. Para compensar demos umas voltas nuns aviões que estavam no kartódromo e fizeram esquecer a desgraça da manhã.

As melhoras do Luis e tudo em forma para a próxima!

Grande abraço

Augusto Marques

 

 



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Augusto Marques
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Raul
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Data de adesão: 10 Março 2008
País: Portugal
Mensagens: 30

Estado: Desligado
Colocado: 14 Dezembro 2010 às 00:32 | IP Registado  

Lisboa, 2010.12.13

Bons Amigos Ormei!

Ui! Inesperadamente e dum momento para o outro, não sendo nada habitual, passámos a apanhar sustos frequentes com a ocorrência de alguns acidentes em pista! Vá lá que todos sem sequelas! Bem sei que o nosso amigo Luis Melo é muito rijo, mas que bom foi ver os emails do Rui a confirmar as boas notícias! Neste dia, de facto o Luis devia ter ido à bruxa!

Acerca da corrida do Bombarral, participei nas mangas 1 e 2. Respectivamente, 11º e 5º lugares. Durante a 1ª corrida falhei uma travagem no final da recta da meta e provoquei uma boa confusão. Não achei o kart mau de todo, até experimentar o kart da 2ª. Sem querer desculpar-me do meu incidente, (a culpa é sempre minha!) apercebi-me pois da quase total ausência de travagem do kart que me calhou no inicio, pela comparação com o outro. Com um kart bem ao meu jeito, na 2ª manga, andei quase sempre em 2º lugar. Um erro, já no final, fez-me passar para 5º. Foi pena não ter aproveitado melhor este kart para subir na classificação.

O almocinho foi óptimo. Boa sugestão do Rui ter escolhido o próprio kartódromo. Fiquei na mesa dos meus amigos Fernando Almeida e Manuel Marques. Fartámo-nos de falar de Lotus, Ferraris, Porsches, Lancias, Alfa Romeos e Trackdays! E ainda um pouquinho de Formula Renault! O Manel sabe imenso sobre carros: como melhorar o seu comportamento, desde a mecânica à electrónica, e também pneus e suspensões. E onde e como adquirir o material que quer! Todo ele é estilo dum verdadeiro Gentleman Driver, quer na classe do seu trato do dia-a-dia quer no comportamento irrepreensível em pista.

Não posso deixar de referir, esta frase foi dita no Bombarral: “Se a vida me correr bem, para o ano troco o 430 pelo 458”!... Esmaga qualquer amante de automóveis!!

Grande abraço

Raul

  



Editada por Raul na 21 Dezembro 2010 às 16:06
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Raul
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Data de adesão: 10 Março 2008
País: Portugal
Mensagens: 30

Estado: Desligado
Colocado: 14 Dezembro 2010 às 14:22 | IP Registado  

Lisboa, 2010.12.14

Ainda a crónica do Bombarral (2ª parte)

Bons amigos!

Então é assim: nunca leio nenhuma crónica, antes de escrever a minha. E ontem à noitinha depois de a colocar no Forum (com a minha nova password, obrigado Rui!) vi o que já lá havia publicado.

A expressão rir até às lágrimas não é de facto uma frase feita! Ri-me, ri-me, mas ri-me à séria. Ia lendo e ria, ria mais ainda, as lágrimas caíam-me, continuava a ler e ria sem parar já com dificuldade em respirar! Já não havia mais para ler, mas continuava a rir. A rir muito! Com as crónicas do António Matos e do próprio Luis Melo. Foi muito engraçado. A Helga que estava noutra sala, veio ver o que se passava, mas só consegui explicar-lhe bastante tempo depois. O riso era tanto que não conseguia articular palavra,

A maneira cómica, cheia de humor como o António e o Luis relatam as coisas e tendo nós todos estado presentes, sabemos do que falam… Muito giro!!

Por outro lado, que bom foi poder rir desta maneira. E no próprio dia! (no meu caso, no seguinte)

Muito obrigado.

Raul



Editada por Raul na 21 Dezembro 2010 às 16:07
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João Gonçalves
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Data de adesão: 29 Junho 2008
Mensagens: 69

Estado: Desligado
Colocado: 16 Dezembro 2010 às 08:06 | IP Registado  

 

 Pois é..., talvez o ORMEI necessite duma visitinha à bruxa para espantar o mau-olhado! Dois acidentes complicados nas duas últimas provas após 10 anos sem manifestações do género, dão que pensar...Apesar de tudo penso que é de realçar que ambos os acidentes não foram fruto de qualquer excesso ou sintoma de agressividade exacerbada em pista, o que é sempre de louvar! Muito pouco poderá ser feito para os evitar, talvez apenas o insistirmos no reforço da (nossa) segurança passiva. A obrigatoriedade do uso do colar cervical será definitivamente uma medida a adoptar para evitar males maiores, e já o provou nos casos do Pedro e do Luís. Mas enfim, todos sabemos que este tipo de actividades comportam alguns riscos, mas também podemos cair do banco lá de casa e magoarmo-nos do mesmo modo (não é, Luís?...).

 Com toda esta agitação do passado Sábado (acidentes, mangas interrompidas, etc, etc.) as memórias da parte desportiva terão passado um pouco para 2º plano, mas ainda assim recordo-me duma discussão de posição engraçada na primeira manga com o Rui Carneiro e com o António Baptista. Levei a melhor sobre o primeiro mas não consegui desfeitear o segundo. Penso que terei feito um 9º ou 10º lugar, já que perdi ainda uma posição para o Dário nas últimas voltas.

 Na segunda manga fiz o 2º tempo dos treinos e consegui arrancar melhor que o Luís Silva, mas mantê-lo atrás de mim foi algo que durou pouco. Passou-me poucas voltas depois e ganhou uma pequena margem, idêntica à que eu detinha para o João Teixeira que seguia em terceiro quando a corrida foi neutralizada devido ao acidente do Luís. No recomeço voltei a repetir a gracinha de arrancar na frente do Luís, mas mais uma vez tive que ceder e desta houve quem lhe aproveitasse a boleia (João Teixeira e João Seguro). A luta que se seguiu com o João Seguro permitiu que os dois primeiros se afastassem um pouco e só consegui recolar quando ambos iniciaram a discussão pelo 1º lugar. Os décimos que foram perdendo fizeram com que terminasse a manga quase "em cima deles"...De qualquer modo a terceira posição foi óptima para compensar um pouco o semi-desaire da primeira manga. 

 E até Palmela, onde parece-me que vou continuar a acartar com peso extra (mas pode ser que chova...).

 Abraços!

 P.S. Já que estamos em época natalícia, e para contrabalançar um pouco esse peso extra, podiam deixar-me correr em Palmela com um dos SA250 que tivemos o prazer de experimentar no Bombarral. Imaginem só 10 a 12 segundos a menos por volta (relativamente aos 270) e quase 40Cv debaixo do pé direito. Simplesmente alucinante!!!         ;

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