|
Tópico: Évora - 6 de Março de 2010 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 05 Março 2010 às 21:16 | IP Registado
|
|
|
Sétima prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010.
Prova realizada no dia 6 de Março de 2010, pelas 10:00, no Kartódromo de Évora.
Ponham aqui os vossos comentários.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 05 Março 2010 às 21:17 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos e companheiros kartistas,
O Raul Girão fez uma crónica muito precisa dos acontecimentos.
Pela minha parte só tenho a acrescer o ter feito o melhor tempo nos treinos com mais de 2 segundos de vantagem para o segundo que foi o Dário Garcia.
Depois da prova ainda fomos ao almoço em Évora. O Restaurante estava fechado pelo que tivémos de arranjar uma alternativa.
Com a barriga cheia, eu o Telmo e o Pedro Rafael, tinhamos um outra corrida em Évora pelo que aconpanhados pelo Rui Lages e pelo Antonio Moisés e filho Nuno lá fomos de novo para a pista, depois de ser novamente limpa com rodos ...
Os meus tempos foram impecaveis tendo obtido novamente a mehor volta, só que na primeira volta da corrida, parece uma sina minha, um pião vez com que passasse logo para um 10º lugar, mais ou menos. Depois foi dar tudo, pelo que ainda consegui chegar ao 2º lugar, sendo o primeiro não acessivel face à distância perdida.
Na segunda corrida, partindo de nono, consegui logo na partida atingir o 6º lugar para ir subindo devagarinho. Era uma corrida de 20 minutos, pelo que fui mantendo o ritmo elevado e subindo lugar a lugar. O 1º estava a andar muito bem pelo que demorei muito a chegar a ele, que estava sempre a controlar, mas devido a uma dificuldade em duas ultrapassagens consegui aproximar-me dele. Na curva do portão eu fazia por fora e ele por dentro, pelo que quando cheguei a ele, numa tentativa de evitar a ultrapassagem, travou mais tarde e fez um pião, pelo que a partir desse momento foi tentar controlar, não perdendo muito tempo. Mau mesmo foi a ultima volta, estava a ver o director com a bandeira na mão, só que fui "obrigado" a dar mais uma volta e parecia que nunca mais acabava e que ainda ia cometer um erro que me levava a perder a corrida, mas tal não aconteceu. No final das duas mangas, deu para vencer igualmente a corrida.
Quanto ao campeonato ORMEI, a prova ficou adiada para dias 13 de Março, no mesmo kartódromo, mas só vamos poder fazer 2 mangas devido a já estar a pista com corridas para as 10 e para as 12:30, pelo que vamos tentar correr entre as 10:30 e as 12:00, caso consigam antecipar a primeira prova cerca de 30 minutos.
Espero pois vê-los dia 13 em Évora.
PS. Considero que os pilotos que estiveram presentes deveriam de ser premiados, pelo que proponho que esta corrida possa ter duas crónicas, uma por cada das corridas, com pontuações a contar para quem esteve presente. Aceitam-se outras sugestões.
Editada por Rui Carneiro na 07 Março 2010 às 22:32
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Raul Rookie
Data de adesão: 10 Março 2008 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 06 Março 2010 às 22:00 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2010.03.06
Olá Amigos Ormei!
Esta foi de facto uma ida a Évora muito atípica.
Já ando nas corridas de kart desde 1996, nunca tinha presenciado nada parecido. De facto com as intempéries e fenómenos naturais lamentáveis um pouco por todo o mundo, tem chovido em Portugal como não há registos, e esta noite deve ter sido exemplo disso mesmo! Assim, ao chegar ao Kartódromo, demos com a recta da meta completamente inundada, mas com água cerca dum palmo de profundidade. Logo cedinho, o Staff do Kartódromo acomodou-se e não tomou de imediato a iniciativa que posteriormente decidiu levar a efeito: ligar a bomba, e empurrar a água para uma sarjeta, com a ajuda de vários pilotos.
Lá para as 11.30 criaram-se condições para iniciar a corrida. Ainda nos treinos recomeçou a chover, não quis correr riscos, não fiz nenhum peão, e tive o 13º tempo. Durante a corrida caiu uma valente carga de água, quase não se via a pista e por questões de segurança, tem de ser sempre o critério mais importante, a direcção da corrida decidiu interrompê-la com bandeira vermelha! Oh, que pena, parti muito bem, tinha apanhado o jeito, já recuperado imensos lugares, e estava a chegar-me ao grupinho da frente!
Enfim, como estava com muita pressa, meti-me no carro rapidamente e não fiquei para saber as últimas novidades. Nem sei se chegou a haver algum registo fotográfico do evento!
Abração!
Raul
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 07 Março 2010 às 22:10 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos de aventura (ou será desventura ?),
Saí da cama quentinha na manhã de sábado, na esperança repetir a boa prestação do sábado anterior, na pista alagada de Palmela.
Chegado a Évora, a pista não estava tão alagada como eu gostaria, mas tinha-se concentrado toda a água na grelha de partida, o que practicamente inviabilizava a prova. Alguns pilotos, entre os quais me incluí, resolveram dar uma demonstração da sua determinação e lançar as mãos a varrer a água de um dos lados da pista, enquanto um bomba sugava do outro. Seco o lado esquerdo, tardou muito a decisão em mudar a bomba de lado. Este facto veio-se a revelar determinante, pois quando finalmente estávamos em condições de arrancar, abriram-se os céus e lá se foi a nossa prova.
Os treinos começaram-me a correr da maneira que eu esperava, pois ultrapassei quase todos os pilotos em pista, apesar de ser o último a ter saído das boxes. Orgulhoso da minha prestação, sofri um enorme golpe no meu ego, qdo vi o Rui Carneiro passar por mim que nem um foguete, fazendo uso dos correctores interiores - eu só estava a utilizar os exteriores. Uma volta atrás dele foi o suficiente para melhorar bastante as minhas prestações, mas nem deu para me aproximar. O 4º posto na grelha soube-me a pouco, pois sabia que o Rui ficaria na minha frente e o outro piloto que eu não passara fora o Dário, pelo que contava com o 2º/3º lugar. Só que o Augusto Marques fez uma última volta mto boa e 'roubou-me' uma posição.
O arranque tardou de novo séculos, sem que se percebesse porquê. Quando arrancámos, o Dário partiu mal, dando hipótese ao Augusto de atacar a posição dele. Infelizmente para o Dário, felizmente para mim, os karts deles tocaram-se e eu, que estava mesmo a ver a cena, consegui evitá-los e saltar para o 2º lugar.
O Augusto deu-me luta e não desistiu, mas no início da descida após a oliveira eu estava na trajectória correcta e ele por dentro, pelo que deveria consolidar o meu lugar... deveria ! Embora travando no lugar habitual, o kart saíu-me em frente e descrevi a trajectória pela terra, com os pneus direitos quase quase no asfalto. Perdi o lugar, mas não desisti. Os cerca de 7 min. de prova que restaram foram todos utilizados a tentar reaproximar-me. Não faço ideia se consegui, pq a certa altura nem a frente do meu kart conseguia ver. É indiferente, pq a prova foi mesmo interrompida e o 3º lugar não me serviu para nada - acho que o comissário que interrompeu a prova tinha espírito de toureiro, pois mostrar a bandeira vermelha no meio da pista, sob aquelas condições, poderia ter sido interpretado como: marrem aqui se forem capazes... eu falhei por pouco.
Terminada a prova, posso dizer que corri em situações mto piores a semana passada em Palmela, pois além do dilúvio, havia um vento infernal. Infelizmente o sistema de drenagem de Évora não será tão eficiente como o de Palmela.
Vamos ver se para a semana as condições se mantêm mais ou menos na mesma, que eu preciso de recuperar uns pontinhos no campeonato.
Abraços a todos, enchuguem-se bem e não se esqueçam das galochas,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 07 Março 2010 às 22:49 | IP Registado
|
|
|
Pois é......., levanta-se uma pessoa da cama ás 7.00h da manhã para chegar a Évora e dar de caras com uma pista completamente alagada a que se juntou, uma inercia inusitada, mas propria da região, por parte do Kartodromo, para tentar secar um pouco a pista de forma a podermos fazer a nossa prova.
Para quem lá esteve, valeu o passeio a pé para tomar o cafezinho da ordem na bomba de gasolina, a boa disposição dos presentes e, um salutar convivio, próprio de uma madrugada chuvosa do bonito Alentejo.
Um abraço a todos
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Marques Rookie
Data de adesão: 25 Novembro 2008 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 08 Março 2010 às 13:54 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos.
É com alguma frustração que escrevo esta crónica.
Quando me dirigia para o kartódromo já adivinhava uma corrida gira porque gosto imenso de correr com piso molhado. No entanto nunca tinha visto uma pista tão molhada! Aliás, não queria acreditar quando o "pessoal" do kartódromo achou normal a quantidade de água na recta da meta (um palmo seguramente) e "era só esperar um bocadinho porque ia dar sem problema". Como é óbvio só quando colocaram a bomba a "ajudar" a drenagem é que se viu alguma possibilidade de se correr...
Calculo que se tivessem colocado a bomba logo quando chegaram, provavelmente teriamos feito a nossa corrida ou eventualmente as duas...
De qualquer forma lá fomos para a pista mesmo com a intempérie à espreita!
3º tempo dos treinos, nada mau e poderia ter melhorado ainda mais se tivesse tido a sorte de apanhar o Rui para me ensinar as trajectórias "maradas" que fazia. Só na corrida é que percebi como é que se anda mais rápido fora da pista!
Quanto à corrida, soube a pouco e quando estava a aprender e a chegar-me ao Rui ( o Kart dele começou a falhar e o meu não) , eis que surge a bandeira vermelha e acaba o gozo!
Infelizmente não vou poder estar presente no próximo fim-de-semana pelo que desejo boa corrida a todos ( se fosse Domingo dava...)
Grande abraço
A. Marques.
__________________ Augusto Marques
|
Voltar acima |
|
|
José Oliveira Rookie
Data de adesão: 12 Outubro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 08 Março 2010 às 17:13 | IP Registado
|
|
|
Caros Kartistas
Ir a Évora é sempre uma satisfação, se bem que desta vez saí um pouco apreensivo como que a adivinhar o que se ía passar. Durante a viagem fui percebendo que no Alentejo a chuva não iria dar tréguas e assim foi. No entanto, os responsáveis do kartódromo demonstraram uma falta de profissionalismo inconcebível, pois o que resolveram fazer mais tarde poderiam e deveriam tê-lo feito no mínimo uma hora e meia antes.
Quanto à parte desportiva em si, resta-me dizer que nos treinos nunca me adaptei ás condições do piso e que por isso mesmo parti bem cá para trás. No pouco tempo de corrida, acabei por fazer o que podia, sempre na cauda do pelotão, até que o S.Pedro decidiu abrir a torneira e de repente quase não conseguia ver o que se passava à minha frente, para além de começar a estar encharcado até aos ossos. Felizmente, para mim, resolveram interromper a corrida, tendo sido o primeiro a chegar aos balneários.
Espero vê-los no próximo fim de semana no mesmo sítio e de preferência com piso seco.
Um abraço
José Oliveira
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 08 Março 2010 às 17:35 | IP Registado
|
|
|
Pois é!,...parece que a intempérie e a decisão de adiar a prova para o próximo Sábado se encarregaram de inviabilizar (para mim, que não vou poder estar presente) a discussão dos lugares cimeiros no Campeonato. E isto leva-me inevitávelmente à questão dos "ses":
- Se não fosse a inoperância dos responsáveis do kartódromo, e se os mesmos tivessem dado início à drenagem da água na recta da meta às 9 horas e não às 10, teríamos com toda a certeza iniciado as corridas às 10.30 e claro que teria sido possível concluí-las em tempo útil, tanto mais que pouca precipitação caiu durante esse período...
- Se o kartódromo não tivesse a próxima data de 13 disponível, como seria? A prova seria ou não anulada em termos de Campeonato?
- Se tivessemos reiniciado a prova 10 minutos após a neutralização, não existiriam já condições para a concluir normalmente?
Este domínio dos "ses" vale o que vale, mas no entanto penso que este tipo de situações deveria ser acautelado e, talvez, constar do regulamento do Campeonato para sabermos com o que poderemos contar em idênticas situações no futuro...
Ainda assim a prova valeu pelo sexto lugar nos treinos e um 4º lugar (a pouca distância do Luís Mello) até à volta anterior aquela em que foi mostrada a bandeira vermelha, já que o kart começou a falhar , chegando mesmo a calar o motor por alguns segundos. Pelo meio ficaram ainda algumas engraçadas trocas de posição com o José Vieira e com o Pedro Rafael.
E até Fátima,...de preferência sem adiamentos!!!
Abraços
JGonçalves
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 08 Março 2010 às 20:11 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos,
Pois é, os vinte corajosos que foram até Évora no passado Sábado apanharam um bom banho!
Desta vez fui eu que me atrasei a sair de Lisboa, e fui o caminho todo a acelerar (dentro dos possíveis, dado o mau tempo) para não ficarem à minha espera para o início das corridas.
Quando cheguei ao kartódromo, ainda todo acelerado, vejo o aglomerado de pilotos nas boxes e pensei: já estão no briefing! Mas depressa o Raúl Girão me avisou que a recta da meta estava intransitável!
Por volta das 10h00 é que o pessoal do kartódromo decidiu fazer alguma coisa para tentar resolver o problema, ligando um motor a puxar a água da pista. Só depois de quase duas horas de espera (quase três para os que chegaram a horas!) conseguimos ir para a pista.
Os treinos começaram muito bem! Na volta de entrada o kart começou a falhar e no meio da primeira volta cronometrada parou mesmo… foi o primeiro a afogar-se!!! Espectáculo! Foi a terceira avaria neste campeonato, mas desta vez sem consequências em termos de classificação porque a prova foi anulada.
Depois passei a maior parte do tempo do treino à espera, até me levarem um kart novo. Resumindo: na primeira volta completa fiz um pião (que me atirou para a casa do minuto e 25) e na única volta limpa, que foi a última, fiz 1:21.181.
Tendo em conta o sucedido nos treinos, isto é, uma única volta limpa, já estava a pensar largar do fim da grelha. Mas tive uma boa surpresa, quando me chamaram para o 10º lugar à partida.
O arranque até correu bem, segui o José Vieira pelo lado de fora na primeira esquerda no fim da recta, mas quando nos aproximámos da direita vinha um comboio de pilotos a cortar a curva e um bocado descontrolados por estarem na zona mais molhada … o José Vieira ainda conseguiu escapar, mas eu tive mesmo que abrandar. Recuperei algumas posições nas duas ou três primeiras voltas, e depois andei numa animada discussão de posição com o Carlos Costa. Mas depois começou o grande sofrimento: já não via nada, terra nos olhos depois de ter que abrir a viseira, o carro começou a falhar, …
Depois lá consegui ver o José Vieira a levantar o braço e só aí percebi que a corrida estava cancelada por falta de condições (eu fui um daqueles que esteve quase a “marrar” no homem da bandeira vermelha). Por pouco não conseguia chegar à box, acho que o meu kart não fazia mais uma volta!
Valeu o banho de água quente do balneário e depois o almoço! Para o próximo Sábado acho que vamos trocar a corrida de barcos por karts (pelo menos a acreditar no weather.com).
Abraços,
|
Voltar acima |
|
|
João Teixeira Rookie
Data de adesão: 15 Outubro 2008 Mensagens: 25
Estado:
|
Colocado: 09 Março 2010 às 17:30 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos
Mais uma viagem, perspectivando-se uma manhã bem passada, mas desta vez repleta de surpresas...
A pista estava alagada e mais uma vez percebi como ainda sou maçarico, quando comecei a observar o material especifico para a ocasião que começou a sair das bagageiras dos diversos pilotos presentes... ele é galochas, botas de Windsurf, macacões, fatos secos, desembaciadores, meias de pesca, mantas térmicas, fatos integrais, corta vento, etc....
Depois da rápida e expedita intervenção recorrendo à mais alta tecnologia para retirar a água da pista, o sorriso com que acordei rapidamente me saiu da cara...
Mais precisamente quando me sentei no carro e ao fim de poucas voltas o banco em forma de concha transformou-se no habitat natural do meu girino...
Nunca tinha andado com as condições adversas do passado sábado, mas depois de me habituar a ter o abono de familia de molho, pois mais parecia um banho Checo, comecei a aprender a saborear o momento e digo-vos, que se não foi das vezes que me deu mais gozo andar de kart, deve estar lá perto.
No fim dos treino trouxeram-me outro kart porque o meu ia a baixo cada vez que parava e lá fui para a corrida todo entusiasmado.
Foram umas voltas impecáveis em que me apercebi que há malta com muito andamento e experiência com aquelas condições, como o Rui e o Dário que depois de se atrasar passou por nós de forma quase provocatória...
Até a corrida ser interrompida andei atrás do Francisco e do Judas com algumas curvas deliciosas que mais parecia natação sincronizada.
Na ultima volta foi vê-los a começarem a afogar e eu cheio de pena por não continuar...
Venham mais dias assim, mas eu pelo sim pelo não, vou adquirir mais algumas peças para o meu guarda roupa.
Abraço e até sábado.
JM
__________________ João Gomes Teixeira
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1758 segundos. |
|
|
|