|
Tópico: Palmela, 13 Fevereiro - crónicas
|

|
Autor |
|
ruimealha Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
Colocado: 17 Fevereiro 2010 às 00:46 | IP Registado
|
|
|
Um dia muito luminoso raiado por um belo sol de inverno no meio da escura, interminável e deprimente chuva foi uma dádiva já esperada pelo meu fantástico e famoso barómetro . O frio (agora quando faz frio diz-se polar) também era previsível mas fazia doer os ossos...
Os avisos do director da prova prevenindo atitudes menos desportivas explicavam-se pelos (muito) maus comportamentos de pilotos representantes de outros troféus no recente TIT, mas aquela dos correctores pareceu-me um pouco exagerada ...
Os treinos correram-me bem; achei o kart equilibrado e o 5º lugar dava-me esperança de recuperação na corrida.
Engano total! Logo no arranque percebi que não tinha saída e perdi logo várias posições (3?4?). Tentei a recuperação e cheguei a 6º com muito esforço depois de superar o meu irmão nas voltas finais. No meio houve vários contactos com o alegado vencedor da prova, que depois e vários toques e ter tentado ultrapassar-me em várias zonas sem sucesso, na direita ao fim da recta da meta dá-me uma cacetada empurrando-me para o exterior da curva e consumando assim a ultrapassagem(?). Incrédulo, ainda esperei que logo a seguir abrisse e me devolvesse a posição mas qual quê!!! Incrível. No final da 1ª manga questionei-o e não se retratou, argumentou que eu tinha fechado a trajectória. Estava à espera que abrisse para sua exª passar? INACREDITÁVEL!!!
A 2ª manga não correu melhor. Fruto da falta de saída do meu kart relativamente à concorrencia voltei a perder N posições; com muito esforço consegui recuperar alguns lugares, mas as ultrapassagens eram complicadas pelo muito bom andamento da malta e porque sem velocidade na recta, nesta pista em particular as coisas ficam muito difíceis. No meio ultrapassei o Luís S. Mello, mas ao meter por dentro no gancho da direita antes das boxes, ele veio para dentro, houve uma batida que o fez ir para fora; tendo-o ultrapassado numa situação discutível abri para que ele recuperasse a sua posição. Depois consegui recuperar sem contacto. Já perto do fim quando tentava ultrapassar o meu irmão na mesma curva, ele por fora não me em viu e deu-me um toque que quem viu estrelas fui eu; também me vi fazer um "téte" por causa disso e assim perdi 4 ou 5 lugares . Foi assim que o João Gonçalves me viu de repente à sua frente, ainda meio zonzo e a pensar onde teria deixado o bastão para aconchegar o pelo do meu mano ... O 8º lugar foi muito espremido. Não havia kart nem inspiração para mais.
Como conclusões:
1 - O grupo está muito homogéneo, com andamentos muito próximos.
2 - A nova frota já demonstra grandes variações de andamento. Com queixas semelhantes às minhas havia o António Matos,Pedro Fonseca e mais.
3 - Parabéns ao meu colega Tiago Judas que se estreou corajosamente connosco na sua 2ª prova.
4 - Lamento o comportamento inqualificável do pretenso vencedor, primando pela absoluta ausencia de desportivismo. Lamento que a sua actuação tivesse passado em claro aos comissários que me fizeram lembrar o fiscal de linha do Braga-Marítimo, que não viu a bola 1m para fora da linha no lance antes do golo. Aí a batota também resultou. Lembro que não sou o único a reclamar contra a atitude desse senhor. Há mais...
5 - Parabéns aos vencedores: João Gonçálves pela pole, Rodrigo Almeida pela 1ª manga e João Pereira pela 2ª.
Até à próxima.
Abraços,
Rui Mealha
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Pinheiro =

Data de adesão: 21 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 4
Estado:
|
Colocado: 17 Fevereiro 2010 às 12:50 | IP Registado
|
|
|
Boa Tarde a todos os pilotos,
Foi mais uma prova cheia de emoção (e frio) a que nos levou ao belo kartódromo de Palmela.
Antes de mais quero saudar os vencedores das mangas, muito em especial o meu amigo João Pereira, que não deu qq hipótese à concorrência! A somar a isto, a família a ver a sua brilhante prestação...!! Grande dia.
Em relação à minha prova, foi provavelmente a mais "monocórdica" de sempre, pois andei sempre em luta pelos mesmos lugares (17...20) e com os mesmos pilotos (clã Fonseca, excepto o Pedro). Foram lutas interessantes, sempre com o respeito e comportamento em pista desejáveis, ao qual logicamente se somam um ou outro toque normais e explicados! De facto não dava para mais e os nossos karts seriam "gemeos" tal era o seu comportamento. Apenas nos ultrapassamos (eu e o Luuis Fonseca) qd um de nós cometia um erro (felizmente raros). Na 2ª manga, foi uma luta engraçada como Jorge Fonseca, a quem nunca consegui ultrapassar, apesar de ter estado mt perto por 2 vezes. NO CHANCE!
Corrida sem casos (pelo menos que me tivesse apercebido).
Até Oiã"!
ABraço
Pedro Pinheiro
|
Voltar acima |
|
|
João Pereira =

Data de adesão: 18 Fevereiro 2010 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 18 Fevereiro 2010 às 22:36 | IP Registado
|
|
|
Caros pilotos
Para iniciar-me nestas andanças, aqui vai escrita : sempre dá mais 1 pontito, e, em 8º lugar( quem diria ...) sempre pode fazer jeito!
Os meus agradecimentos para: - o ASTRO-REI, que me deu pista seca; o nº 13, que seria um verdadeiro PSP ( puro sangue português ); e para os meus colegas kartistas que me "permitiram" acabar a 1ª manga em 10º, e assim partir em 1º para a 2ª manga. BEM HAJAM!!!
Mas, quero manifestar o meu apreço pelo CAVALHEIRISMO e HONESTIDADE DESPORTIVA que o nosso Pedro Fonseca demonstrou na 2ª manga, apesar da idade ( que tanto invejo...!!!). GRANDE HOMEM!!!
E também o meu obrigado a esta equipa RIAcinco, da qual tanto me orgulho pertencer, que não se cansa de me elogiar e enaltecer neste grande feito que foi a 2ª manga. Até me faz sentir mais novo, e confirma que numca é tarde...
E, claro, a todos quantos, aviso que estamos a treinar no duro para OIÃ. ESTEJAM ATENTOS!
Um abraço a todos, e o meu obrigado.
|
Voltar acima |
|
|
César Valente =

Data de adesão: 24 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 18 Fevereiro 2010 às 23:53 | IP Registado
|
|
|
Karos KKK (Kolegas Korredores de Kart):
Quero partilhar com todos os meus adversários de pista a
felicidade que tive com a realização da prova de Palmela.
Em simultâneo com a 2ª corrida ISHV decorreu na pista
júnior a estreia internacional de três jovens pilotos (os
meus dois filhos e o filho mais novo do João Pereira)e
pasme-se; segundo a assistência, andaram sempre picados
sem toques entre os karts e sem que no final tenham
tirado satisfações uns dos outros !!
Ao olhar para as fotos, vejo que saíram os três dos
respectivos capacetes com uns sorrisos rasgados de quem
descobriu que afinal a Play Station não lhes dava emoções
assim!!!
Ah!, a nossa corrida; pois bem, foi mais ou menos assim:
Nos treinos fiz um tempo canhão (pelo menos assim
pensava)e só por lapso do director de prova ou avaria
técnica do sistema de cronometragem fui relegado para uma
das últimas filas da grelha de partida.
Estava eu a acenar aos putos, esperançado que eles
pensassem que a grelha era sorteada e por isso eu estava
lá tão atrás quando vejo toda a gente a começar a andar.
Desatei aos pulos no banco para ver se o Porsche andava e
lá me fui aguentando com umas lutas interessantes até
final sem conseguir nada de relevo.
Na segunda manga mais do mesmo sem hipóteses de me chegar
a ninguém, apenas com a satisfação de observar que havia
karts ainda mais lentos do que o meu(ou do que eu, vá-se
lá saber!).
Fui pensando na desculpa que daria aos miúdos para andar
tão devagar, quando me lembrei de uma que nunca ninguém
havia utilizado: "Vou-lhes dizer que o meu Kart não anda
nada, que é uma questão de sorte com o Kart que nos
calha, que umas vezes calha um bom a uns outras vezes a
outros, etc, etc".
Estava convencido de que eles iriam perceber, mas no
final optei por nada dizer e não agravar mais a situação
depois de ver uma gravação que a minha filha fez de uma
minha passagem na recta da meta e em que ela se ouve a
dizer: "mãe, olha, o pai vai quase em último,
coitado...".
É claro que neste contexto o meu amigo João Pereira podia
ter escolhido outra prova qualquer para brilhar, mas não,
foi escolher logo esta para ganhar uma manga, enfim, é
assim que se descobrem os amigos que temos!
E lá me obrigou a mais não sei quantas teorias e
palestras com os putos sobre o saber perder, que o
importante é divertir-nos, etc etc.
Agora a sério, apesar dos meus resultados medíocres, foi
grande a satisfação de ver o João ganhar a 2ª manga e
confirmar pela análise das crónicas anteriores que a sua
corrida foi limpinha.
Parabéns também ao Rodrigo Almeida pela 1ª manga e ao
António Matos pelo constante esforço e competência na
condução do campeonato(e do teclado tb).
Até Oiã.
|
Voltar acima |
|
|
miguel amorim Rookie

Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 20 Fevereiro 2010 às 18:45 | IP Registado
|
|
|
boas a todos e parabens aos vencedores. fAcabei de chegar e ja estou a ler as cronicas. ist ja parece doença. com muita pena minha nao pude ir a palmela correr com os meus amigos, fui com outros correr para andorra, e pelo caminho a ohar para o relogio, ja estava a passar madrid e a pensar na pista de palmela, e lá ia eu fazendo as curvas e a vislumbrar karts nos carros a minha volta na auto estrada, e o meu amigo a vir atras de mim e depois a dizer, pq aceleras tanto nas curvas, e eu rio-me para ele e digo que é mesmo assim. bem espero ao menos ganhar um pontito e aproveitar para conhecer oiã e tentar fazer alguma coisa de jeito. abrços a todos
__________________ Miguel Amorim
|
Voltar acima |
|
|
RodAl Racer

Data de adesão: 17 Dezembro 2007 Mensagens: 46
Estado:
|
Colocado: 21 Fevereiro 2010 às 16:06 | IP Registado
|
|
|
Olha, olha, o imitador... tou a ver que a minha crónica
virou um caso Bosman.
Bem, sobre Palmela, não sei se ainda vou tempo, mas cá
fica.
Decidido a ganhar pontos após a ausência de Fátima, cedo
me começo a arreliar com mais 2kg por causa de 100g a
menos. Mas a sorte que acompanha justos compensou-me com
um kart que não sendo o mais rápido era bastante bom.
Uma primeira manga bastante gira com lutas acesas na
frente e a recuperar a 1a posição perto do fim numa
ultrapassagem que já é um clássico (eu próprio não
esperava a oportunidade) na direita a seguir ao poste (o
jgoncalves dirá que a manobra tem o nome dele, enfim...).
Com o joão, único caso mais cinzento, na curva do poste,
com ele a travar bastante tarde para ganhar posição
(talvez até menos que o necessário :) e eu vejo-o apenas
a tempo de não fechar completamente e sem vontade de lhe
a abrir a avenida, claro. O choque fez perder tempo de
igual forma a ambos, julgo.
A 2a manga mais embrulhada, e não só para mim, de maneira
que ainda subi algumas posições por confusões que não
cheguei a ver.
Venha oiã, pista nova para mim.
Abraços
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 21 Fevereiro 2010 às 18:31 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Indiferente a se esta crónica ainda vale pontos ou não, que o que eu gosto mesmo é de escrever, aqui vai uma crónica bem distinta da da maioria:
- Em 1º lugar, não considero que o argumento kart tenha qq validade nesta prova. Com a minha mania das estatísticas, sei vos dizer que a diferença por volta entre o melhor kart e o pior kart na TIT foi de 0,68 seg.! Não acredito que em 2 semanas se tenham estragado - pelo menos não a nível de motor. No meu entender, o que acontece é que em Palmela, mais que qq outro circuito, é fundamental uma trajectória limpíssima para se conseguir obter a velocidade máxima nas rectas ou zonas rápidas à saída das curvas. Quem opta por trajectórias diferentes pode conseguir ser extremamente rápido nos pontos lentos, mas paga-o de seguida. O resultado final, até pode ser bom qdo se anda em grupo, mas em treinos, apenas contra o cronómetro, não é de certeza.
- O outro ponto em que discordo em absoluto da maioria quase unânime, foi do comportamento em pista. Em Palmela vi, sofri e fiz das manobras menos correctas que tenho assistido no IHSV. As características do circuito, aliadas ao equilíbrio da frota, levam a que se tenham de correr riscos enormes para ganhar uma posição. Os riscos aqui não se resumem a uma travagem a queimar, ou uma calçadeira, aqui podem ter de ser 3 curvas a 'levar' o adversário para a parte da pista que mais nos convém. Vi muita coisa lá na frente, muita coisa da qual gostei muito pouco, da parte de gente que na sua maioria tem um comportamento irrepreensível. Acredito que uma grande parte do que vi nem tenha sido totalmente premeditado, mas resultou MUITO MAL ! Espanta-me que mto pouca gente se refira a este facto, pois não é possível que todos os que elogiam o comportamento em pista não tenha visto, sofrido ou causado algumas destas situações. Quanto ao meu próprio comportamento, para além das duas situações já referidas pelo João Gonçalves, considero que ainda dei um toque bastante forte, numa defesa inadvertida de lugar, em que deveria ter cedido a posição ao piloto que o sofreu - só que este abrandou de tal forma que o tornou inviável - como é óbvio apresentei-lhe as minhas desculpa no final. No caso do João, acredito que cada um tem razão uma vez, não interessa discutir os detalhes, interessa que volte ao normal a ambos.
No que diz respeito a resultados, parti de 6º para a 1º prova, com um tempo que me fazia pensar que ficaria lá mais para trás, mas que de certeza se deveu ao frio. Fui subindo lugares à custa das disputas à minha frente, até atingir o 2º lugar. Depois, com o ceder o lugar ao João Gonçalves, caí para 6º, recuperando 1 lugar.
Para a 2ª prova parti de novo no mesmo lugar. O Pedro Fonseca e o João Pereira arrancaram mto bem, enquanto um grupo de apressados (no qual me incluía) lutava entre si para os ir tentar agarrar. Com as nossas lutas fomos perdendo tempo, facilitando a vida a quem já ía mto bem lá à frente. Foi nesta prova que deixei de me limitar a ver as lutas pouco claras à minha frente e passei a sofrer com elas. Fui caindo na classificação, acabando em 10º, com alguma vontade de ir para Andorra mais cedo.
Resumindo e concluindo: Não gostei nem um pouco da prova de Palmela. A prova para Andorra já me correu bem melhor, pois com o carro a dividir por 3 pilotos, chegámos ao apartamento à 2 da manhã, a tempo de estar a esquiar domingo à mesma hora do 'Baldas' do Miguel Amorim.
Espero agora ansiosamente pela prova de Oiã.
Abraços a todos,
Luís.
Editada por LSMello na 21 Fevereiro 2010 às 23:21
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2070 segundos. |
|
 |
|