|
Tópico: TIT 2009 ( Janeiro 2010)
|
|
Autor |
|
Alex Senna =
Data de adesão: 02 Dezembro 2006 Mensagens: 1
Estado:
|
Colocado: 02 Fevereiro 2010 às 23:22 | IP Registado
|
|
|
Infelizmente, não pude estar presente nesta edição da TIT, mas pelo que li e pelo que tive opurtunidade de ouvir aconteceram situações muito garves.
Quero felicitar os organizadores cujo trabalho quase sempre não é reconhecido, e falo por experiência própria, já que fiz parte da CO da 6ª edição.
Em relação ao animal Daniel Matos, tenho que RELEMBRAR, os mais esquecidos que já na 5ª edição ele levou bandeira PRETA durante uma das meias-finais, o que quer dizer bem o tipo de pseudo-piloto que ele é.
Por mim como organizador de um troféu, ele está proibido de participar na TIT, caso contrário todos corremos o risco de ele se meter com o piloto errado e a TIT terminar numa batalha. Embora também já tenha visto na 5ª ediçaõ em Baltar, o Miguel Ramada do BCP pontapear um outro piloto, quando este entrava na Box.
Gostava de ver os mais criticos a organizar a TIT........... criticar é fácil, fazer é que é dificil!!!!!!!
Em conjunto temos que tentar fazer uma verdadeira festa, nem que para isso alguns tenham que ser postos de lado.
abraço
Alexandre Gonçalves
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 03 Fevereiro 2010 às 10:18 | IP Registado
|
|
|
Caro Alexandre Gonçalves, Fui eu quem abriu este tópico e atirou a 1ª pedra ao que correu mal nesta 8ª edição da TIT. Faria exactamente a mesma coisa hoje, porventura com maior acutilância, tomando mão de mais alguns pormenores que o próprio Alexandre Gonçalves me deu - reincidência do faltoso. Depois de dar uma espreitadela aqui ao forum para ver as últimas opiniões, dou com o seu comentário. Permita-me que lhe diga que foi mais um contributo positivo na onda de indignação que o tal condutor provocou mas julgo que a frase gostava de ver os mais críticos a organizar a TIT se descontextualizou. Afinal de contas o Alexandre não fez menos do que os outros neste seu texto onde zurze forte e feio no tal condutor ! E ainda bem ! Eu aplaudo-o ! Genericamente, as críticas foram dirigidas a essa particular maneira de estar em pista ainda que, em consequência, arrastassem a coisa à organização apelando a mais-não-sei-o-quê na perspectiva da moralização deste tipo de situações. De maneira alguma se põe em causa ( é a minha leitura ) o esforçado e meritório trabalho da comissão organizadora, da direcção de prova e de todo o restante pessoal envolvido ! Tudo quanto não esteja nesta linha de raciocínio, é manifestamente ocasionador do acicatar de ânimos que não se deseja. Resta-me agradecer a sua abalizada opinião de elemento de uma ex-TIT. Um abraço, António Matos
|
Voltar acima |
|
|
Guto_Fox Organizador
Norte Karting Open
Data de adesão: 27 Novembro 2009 País: Portugal Mensagens: 2
Estado:
|
Colocado: 03 Fevereiro 2010 às 10:46 | IP Registado
|
|
|
Tendo participado (Norte Karting Open) na Taça Inter-Troféus de 2009, em Fátima, não posso deixar de referir a enorme diferença de comportamentos a que se assistiu. Dentro de pista. Talvez seja (talvez?) uma questão de «ferro», como adianta um outro kartista deste fórum. Concordo, também, com o Paulo Figueiredo quando este nos identifica a nós, pilotos, como os principais responsáveis «por aquilo que se passou». “Fomos” – a quem a carapuça servir, claro
Confesso que já assisti a muitas cenas lamentáveis em diversos campeonatos de karting, mas nunca nada tão gritante como o que vi nesta TIT Diria que… sem necessidade. Acreditem, sem necessidade. Mesmo que o crime compense, aqui e acolá. E pude assistir a essas situações de palanque, uma vez que me encontrava, em ambas (foram duas), na cauda do imenso pelotão. Felizmente, fui passando, incólume, pelas azeitadas alheias. Nunca fui o visado.
Embora perceba os comentários que aqui foram postados, bem como a ressalva feita por um dos responsáveis pelo KIP, no jantar, a propósito das penalizações, há atitudes que não podem ser «perdoadas», mais a mais numa prova como esta – a grande Prova. Doa a quem doer. Quem prevarica só pode ser penalizado. Eu próprio, co-organizador do NKO, já fui penalizado no meu campeonato, por ter sido incauto em duas provas consecutivas. É assim, ponto. Não se pode admitir que pilotos desta craveira e com tanta experiência não saibam interpretar tão básicas regras do automobilismo e se deixem levar pela ansiedade e pela fome indizível de vencer. O meu singelo conselho, neste ponto particular, vai para uma «mão» mais dura, em futuras edições da TIT. Mesmo percebendo a dificuldade de tal tarefa – muitas vezes, ver-se-iam obrigados, os comissários, a penalizar meio pelotão. Pois assim seja, se for caso disso. (Relembro que disseram, no briefing, que «na dúvida, penaliza». Não se aplicou este princípio.)
Em relação ao KIP, está de parabéns, pela simpatia e pela frota - excelente frota! Pelo empenho. Um local a revisitar.
Passando para outros detalhes, não posso deixar de fazer duas referências, para reflexão:
1 – entendo que é totalmente descabido deixar-se que pilotos treinem antes da prova. Quem quiser/puder, que o faça até à véspera. Agora, não pode haver uma razão que justifique que deixem treinar dezenas e dezenas de pilotos antes da prova. Para não falar nas eventuais demoras por isso provocadas...;
2 – sobre as mangas de repescagem: se nos dizem, no briefing, que estas servem para dar uma «segunda oportunidade» a quem possa ter sido prejudicado, ou tido azar, ou para quem tenha tido um kart menos bom, não podem, sob hipótese alguma, dar a um piloto o mesmo kart! Não podem. Não podem. Não podem. Ou queremos uma coisa, ou outra. Se assim for, não digam que é uma manga para uma “segunda oportunidade”. Digam apenas que é uma manga de repescagem! (por anedótico que isto possa parecer) Esta situação aconteceu a dois pilotos do NKO (e certamente a outros), que tiveram o mesmíssimo kart nas qualificações e nas repescagens (era notório que o 38 se perfilava como um kart bastante abaixo da média, que deveria ter sido retirado logo após as qualificações). Aplico este dado quer a pilotos com karts “menos bons”, quer a outros que tenham karts “melhores” do que a média. Portanto, é um raciocínio independente dos resultados de per si. Compre-se, a favor da TIT, um programa básico de «randomização» e resolva-se o problema pela raiz. Nem que seja necessário sortear de forma «condicionada» - uma regra básica e elementar da matemática.
Estes dois pontos que realcei, bem como a questão da intervenção dos comissários em situações de «ferro-com-ferro», são os únicos reparos que faço à organização e ao kartódromo (como parte da primeira).
De resto, e quezílias à parte, destaco o espírito de camaradagem e boa disposição que se viveu em Palmela. Entre todos. Esse é o grande objectivo da TIT, a meu ver. Estar, participar, aprender, apreciar. E fazer o melhor possível. Como aqui foi dito, não vale a pena deitar tudo a perder por uma taça maior.
Portanto, excluindo uma ou outra «ovelhita negra», e alguns comportamentos mais banhados a testosterona, a TIT só pode evoluir e crescer. Já é uma referência nacional!
Só lamento, na verdade, e veementemente!, a total ausência de pilotos do sexo feminino!
Abraços a todos.
Norte Karting Open
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 03 Fevereiro 2010 às 17:18 | IP Registado
|
|
|
Caros Foristas,
A grande vantagem deste fórums é realmente a possibilidade de recolher novas ideias. Se algumas são desejos de nós todos, mas dificilmente realizáveis (ex. mais treinos entre mangas, por razões de tempo e custo), ou queixas antigas, mas sem soluções fáceis (como sanções por comportamento anti-desportivo), outras são perfeitamente realizáveis.
Dentre as realizáveis encontram-se sugestões para alterações ao sorteio de karts, como a exposta acima pelo NKO, ou uma recebida dum piloto do Nacional Kart durante a prova. Pela minha parte irei dar seguimento dessas sugestões para quem quer que seja o responsável informático pela próxima edição.
Há tb alguns pontos, sobre os quais penso serem pertinentes esclarecimentos/informação adicional que permitam esclarecer comentários.
- Sobre as repescagens, gostaria de dizer que, não sendo o esquema perfeito, mesmo assim permitiu que 10% dos pilotos da Final B tenham vindo das repescagens. Vários outros conseguiram melhorar significativamente as sua pontuações nas meias-finais. Face a isto, acho que as repescagens serviram o seu propósito - não se espera que a maioria dos pilotos que vão à repescagem vão lá parar por azar - sendo bem vindas ideias para ainda as melhorar;
- Quanto ao kart 38, alvo de críticas, devo dizer que um kart que obteve um 2º lugar numa meia-final, uma melhor volta a 0,4seg. da melhor volta do dia, com a 14ª melhor média de prova, não se enquadra na categoria de Chaço - quem afirmar o contrário, de certeza que há muito tempo não passeia pelos kartódromos deste país, ou tem uma sorte indescritivel com os karts que lhe calham. A decisão de não o retirar foi tomada de forma consciente pela CO, após análise da sua prestação.
Abraços e continuem as sugestões, sff.
|
Voltar acima |
|
|
Guto_Fox Organizador
Norte Karting Open
Data de adesão: 27 Novembro 2009 País: Portugal Mensagens: 2
Estado:
|
Colocado: 03 Fevereiro 2010 às 18:08 | IP Registado
|
|
|
Concordo e subscrevo esta última exposição: o contributo para a melhoria da prova tem que ser dado por cada um de nós, participantes. Só assim haverá uma evolução positiva da TIT.
- Em relação às repescagens, sou totalmente a favor destas (qualifiquei-me para uma meia-final através de uma); são esseciais - apenas defendo que, obrigatoriamente, deverá sair um kart diferente a cada um dos pilotos (penso que, estatisticamente, é quase impossível que isto possa «não acontecer»), até por uma questão «mental»;
- O 38 não era nenhum chaço; era, sim, um kart que não oferecia a competitividade da restante frota; claro que, em certas mãos, acabou por ser um bom kart; contudo, nas mãos da maioria que o pilotou (incluindo pilotos com experiência no KIP), foi um kart que andou para trás - ou seja, era inferior e foi-o na grande maioria das vezes;
- Enalteço a qualidade e a homogeneidade da frota do KIP - conheço vários kartódromos do norte/centro do país e nunca tinha visto uma frota tão equilibrada.
Abraços a todos e CONTRIBUAM, como diz o LSMello.
|
Voltar acima |
|
|
António Fonseca Organizador
Racing Karts / Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 26 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 03 Fevereiro 2010 às 22:20 | IP Registado
|
|
|
Em primeiro lugar quero inaltecer o trabalho da CO, pois sem bem o que é organizar a TIT.
Lamento que com a qualidade de pilotos que vão à TIT não saibam comportar com karts com protecções, acho que são pilotos com responsabilidade e comportaram-se como pilotos iniciantes.
Daniel Matos nada, mas nada se admite tal comportamento.
Karts apesar de tudo...equilibrados.....acho dificil mais equilibrados.
Ideal ideal seria treinos sempre antes de cada manga, claro está que atrasaria o horario, mas a primeira corrida condiciona o dia todo pois os lugares da grelha sao fundamentais e quem nao conhece a pista ainda mais.
__________________ António Fonseca
www.cavaleirosdoasfalto.tk
|
Voltar acima |
|
|
cavaleiro01 Organizador
Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 16 Janeiro 2004 País: Angola Mensagens: 128
Estado:
|
Colocado: 04 Fevereiro 2010 às 16:55 | IP Registado
|
|
|
Há anos que não escrevo aqui....
Obrigado pelo acesso, PMF!
Antes de mais, queria parabenizar todos pelo entusiasmo que, cada vez mais, colocam na TIT, quer organizadores, quer participantes.
Gostaria que me enviassem uma cópia do regulamento, para ver o que alteraram de anos anteriores.
Numa primeira análise, nota-se o grau de orgulho e satisfação que os felizardos que participam, colocam no evento.
O outro lado da moeda é, inevitavelmente, o (mau) comportamento em pista, à custa disso mesmo.
Eu coloco-me no lugar de qualquer piloto: "Já cá cheguei, tenho mérito. Agora, vou mostrar a todos que tenho mesmo jeito para a coisa..."
E para alguns, é suficiente, está o caldo entornado!
Soluções como as dos "fusíveis" de Fátima, resolvem, mas, será que essa é a única maneira de domar os espíritos indomáveis que aparecem todos os anos na TIT? Pessoalmente, nunca experimentei esses tais fusíveis, mas será que são assim tão justos? Não haverá também fusíveis a saltar pelo motivo oposto (em vez de ser por dar um toque, saltar o bico por levar um toque)?
Julgo que a solução natural das coisas, sem entrar por penalizações a torto e a direito (e no meio de 29 karts em pista, esqueçam, muito vão passar impunes), poderá passar por uma alteração radical do figurino da prova.
Tenho umas ideias a propor-vos, que, mais à frente, tentarei desenvolver.
Para já, atendendo até ao crescente número de interessados em participar, acho que, para a próxima edição, devem ponderar um fim de semana, em vez de um dia único de corridas.
Muitos não podem? Temos pena! Se não podem, não participam, dão o lugar a quem tenha disponibilidade.
O horário do fim de semana seria algo do género:
6ª feira - 18 às 22 hrs, verificações administrativas
Sábado - Manhã - Treinos cronometrados para todos (15 minutos, no mínimo - parece um tema que foi de lamento geral, terem tido muito pouco tempo para treinarem; ponto a melhorar, para futuros eventos)
Sábado - Tarde - Mangas de qualificação, em sistema A+B+C+D+E (os que forem necessários), apuramentos para as finais e repescagens
Sábado - Noite - Jantar para todos os presentes, pilotos e convidados
Domingo - Manhã - Warm-up, Finais D, C e B
Domingo - Início da Tarde - Warm-up e grande Final A
Entrega das taças, lanche e fim de festa até às 17 hrs
Pensem em grande, meus amigos, pensem em grande!
Porque é que eu acho que as confusões diminuiriam? Porque, se um piloto tiver 2 chances (mais uma repescagem, para os menos dotados, ou menos afortunados), para se posicionar para uma das finais, há mais chances de se conseguir um escalonamento de "forças em presença", ao longo das mangas e finais.
Ora, se conseguirmos, ao longo do evento, "ordenar" os pilotos pela selecção natural dos mais fortes, para os mais fracos, tudo fica mais facilitado. Claro que, entre a teoria e a prática, pode ir uma grande distância, mas, salvo raras excepções, admitindo uma homogeniedade geral dos karts, será isso que acontece, mesmo.
__________________ Aquele abraço,
JDPaiva
Cavaleiros do Asfalto
Tlms: 00 351 932 350 047
E-mail: jd.paiva@gmail.com
Skype: cavaleirodoasfalto1
Messenger: joaopaiva@netcabo.pt
|
Voltar acima |
|
|
cavaleiro01 Organizador
Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 16 Janeiro 2004 País: Angola Mensagens: 128
Estado:
|
Colocado: 04 Fevereiro 2010 às 17:51 | IP Registado
|
|
|
Mudando de rumo, aonde posso ver fotos da TIT deste ano? Ainda só vi uma ou duas.
Fico agradecido a quem colocar fotos ou links de acesso a albuns de fotografias do evento.
Também não percebo os manos Silva! Uma final Nacional desta grandeza, importância e competência, à porta da casa deles e decidem antes rumarem ao Norte (longe pra car...), para irem tirar umas fotos a uma meia dúzia de "gatos pingados" que correm num Trofeu de Inverno a feijões...
Está mal!
Editada por João Diogo Paiv na 05 Fevereiro 2010 às 21:58
__________________ Aquele abraço,
JDPaiva
Cavaleiros do Asfalto
Tlms: 00 351 932 350 047
E-mail: jd.paiva@gmail.com
Skype: cavaleirodoasfalto1
Messenger: joaopaiva@netcabo.pt
|
Voltar acima |
|
|
nacionalkart Organizador activo
Nacional Kart
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 05 Fevereiro 2010 às 20:47 | IP Registado
|
|
|
Olá João, quando voltas? fazes cá falta.
Os manos (pelo menos estive com o Rui), estiveram lá.
Também gostava de deitar a mão às fotos.
|
Voltar acima |
|
|
cavaleiro01 Organizador
Cavaleiros do Asfalto
Data de adesão: 16 Janeiro 2004 País: Angola Mensagens: 128
Estado:
|
Colocado: 05 Fevereiro 2010 às 21:54 | IP Registado
|
|
|
Ahh, bom!
Então, apresento as minhas desculpas aos manos pela acusação injusta de que foram alvo pela minha pessoa...
Pelos vistos, ter-se-ão desdobrado...
Volto permanentemente, todos os 4 meses, Paulo!
Obrigado pelo elogio, fica bem.
Fico extremamente satisfeito por teres aderido à TIT, finalmente!
Para te ser honesto, pensei que a Nacional Kart já tinha participado no ano passado. Vê lá como ando distraído (ou desligado)!
Se bem te lembras, já tentei há uns anos atrás, infelizmente, sem sucesso.
Honra seja feita a quem teve mais sucesso do que eu (seja lá ele ou ela quem fôr)!
__________________ Aquele abraço,
JDPaiva
Cavaleiros do Asfalto
Tlms: 00 351 932 350 047
E-mail: jd.paiva@gmail.com
Skype: cavaleirodoasfalto1
Messenger: joaopaiva@netcabo.pt
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1543 segundos. |
|
|
|