|
Tópico: Fátima 16 Janeiro ( à tarde ) - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 16 Janeiro 2010 às 22:19 | IP Registado
|
|
|
Após um mês no defeso e com grande expectativa, arrancou a 1ª etapa deste novo troféu. Apenas uma desistência de última hora e lá nos concentrámos, 21 pilotos, para completarmos um dia em grande do ponto de vista kartista - IHSV de manhã e F390 Flying Noses à tarde. Tínhamos novidades : Raúl Girão com todo o seu palmarés de kartista temido, entrou fulgurante a distribuir simpatia no seu super reluzente fato de competição e os seus gadgets FERRARI ! Já cá tínhamos um agora junta-se-lhe o Raúl ! António Magalhães, jovem que se atreveu, e bem, a tirocinar neste grupo pela mão do seu amigo Rui Ribeiro. Maria Buzaglo, não sendo uma desconhecida, promete já vir a dar que falar durante a época. Carlos Mansinho, calado, observador, veio com o discurso que chuva não é com ele mas aguentou-se bem à bronca num piso molhado mas já sem chuva. Hernani Leite, portista dos 4 costados, homem batido nestas andanças dos karts, veio da Invicta e logo se posicionou nos lugares cimeiros. Filipe Nunes, já com estatuto de velha raposa no IHSV aí está a demonstrar que não desaprendeu nada. Após pesagem e um divertido breifing ( obrigado Miguel Amorim pela boa e contagiante disposição !) lá partimos para a sessão de treinos. A diferença do meu kart para o da manhã era, ( agora já com um termo de comparação ) verdadeiramente notória. ( olá Girão, que tal aquele nrº 3 ? ) Boa saída, bons travões e bom equilíbrio geral. Resultado, 6º nos treinos. Arranque para a 1ª manga e o "bicho" até parecia que queria fazer cavalinho !!! Só que, chegados à curva, aí vem a primeira pessegada ! O trânsito entre as duas curvas era mais caótico do que em Nápoles ( já lá conduziram ? ) ! Havia os que seguiam uma rota Norte-Sul, outros numa Este-Oeste, e outros ainda no sentido Sul-Norte ! A pista não era suficientemente larga para tanta confusão ! Pimba, pimba, pimba, e lá entro eu também no túnel da contenda em acrobático pião mandando o Hernani pela borda fora ( só me apercebi no final quando ele me contou ) . Não saltou o nariz e retomei o azimute pretendido em bom ritmo. Bela corrida sem grandes histórias mas ainda assim com piões suficientes para cortar a monotonia duma tarde cinzentona ... Acabo em 5º lugar o que me satisfez plenamente pois éramos os únicos a acabar na mesma volta do vencedor. Rearranjada a grelha para a 2ª manga, consigo um excelente arranque mas a estaferma da 1ª curva impõe muito respeito para quem quer manter o nariz em su sitio. E aí vou eu, agora com a consciência de querer vender caro qualquer tentativa dos adversários. E assim foi durante 2/3 da prova. O dia não me estava favorável e eis que numa altura em que tudo indicava dever atacar a 3ª posição, o cabo do acelarador encomendou a alma ao Criador ! Confesso que blasfemei dentro do capacete ... Com recurso à acelaração manual, arrastei-me até às boxes depois duma paragem infinita na pista ! Uma vez na box, troco de kart mas, claro, sabem o que isso representa, não sabem ? Exactamente, pneus super frios, adaptação às suas características e pretensão de querer continuar no ritmo anterior. Resultado : um esforço inglório para acabar na 16ª posição !!! Foi contudo uma corrida que me deu grande gozo ( quer a 1ª quer a 2ª mangas ) pela reconquista do orgulho ferido durante a manhã. No cômputo geral verifica-se que os pilotos vencedores nas mangas saltearam de 1º para 6º, de 2º para 9º, de 3º para 7º o que os coloca ( e aos restantes ) merecedores de aplausos gerais. Fica a referência que o imparável João Gonçalves conseguiu a proeza de vencer a etapa mesmo com um 6º lugar na 2ª manga o que demonstra a dança que houve nos lugares ao longo das duas provas. Aos novos amigos o desejo de boas provas ( desde que sempre piores do que as minhas ) e sejam bem vindos ! A próxima prova será no dia 20 de Março. Até lá ! António Matos
Editada por Garcia de Matos na 17 Janeiro 2010 às 09:59
|
Voltar acima |
|
|
cman Rookie
Karting Prazer de Conviver
Data de adesão: 15 Setembro 2004 País: Portugal Mensagens: 16
Estado:
|
Colocado: 17 Janeiro 2010 às 13:03 | IP Registado
|
|
|
Aqui vou eu para a minha 1ª crónica, chegado ao kartódromo deparo-me com os meus adversários a tentar secar o mais possível de uma manha que deve ter sido mais um festival a chuva do que uma corrida de kart.
Depois de ter sido presenteado com um T-shirt e um emblema para colocar no fato, pensei para comigo isto não vai correr nada bem, os “meninos” e a menina tem mais de 1:00 de corrida em cima que serviu de treino e a pista não estava molhada estava mesmo encharcada.
Vestido as 10 camadas de roupa e feita a pesagem partimos para os treinos, 10 minutos, penso que não consegui fazer 1 volta de jeito, 5 minutos foram passados em sentido contrario ou na gravilha, vitima da minha enorme incapacidade de conduzir a chuva e também de um excesso de optimismo de um colega que só parou no meu kart.
Quanto ao kart não sei se era bom ou mau porque só a meio da 1º manga consegui entender o que estava ali a fazer para tentar andar minimamente rápido. O Resultado não foi nada de jeito mas foi o que se pode arranjar.
Na 2ª manga tudo foi muito melhor e tirando uma travagem falhada no final da recta e o resultado podia ter sido um pouco melhor.
Resta esperar por Março e por um tempo melhor para tentar melhorar.
Até lá um abraço a todos.
Carlos Mansinho
|
Voltar acima |
|
|
António M. =
Data de adesão: 17 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 2
Estado:
|
Colocado: 17 Janeiro 2010 às 16:55 | IP Registado
|
|
|
Olá, sou o António,
como já sabem, vim para este troféu através do meu amigo Rui Ribeiro.
Ontem foi dificil. Pouca experiência, mau tempo e desconhecimento da pista fizeram com que o meu resultado fosse o último. Já estava á espera.
Tenho muito que aprender, para a próxima é melhor.
Obrigado pelo apoio de todos.
António Magalhães
|
Voltar acima |
|
|
pedrosantosslb Rookie
Data de adesão: 16 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 17 Janeiro 2010 às 19:20 | IP Registado
|
|
|
Ora pois que esta não era a crónica que estava à espera de "postar" após a manha automobilística que vivi!
Após 1 hora de muito trabalho de braços e muita muita água, de 1 retemperador banho quente...1 bifana 1 mini e 1 cafe...lá fomos para mais 1 hora de desporto náutico na pista Fátima.
Depois da excelente prova da parte da manhã a verdade é que tinha a moral no topo e já nem me preocupava com a chuva que teimava em não dar descanso.
A qualificação até nem correu mal, mas nada...mesmo nada me fez pensar que a minha tarde ia meter mais água que os céus Fatimenses...
Logo na 1 volta tudo descambou...e na 2ª curva lá se foi o flying nose (mal sabia eu que era apenas o início da corrida mais azarada que já tive) e lá vamos nós para às boxes.
De regresso à pista tenho ainda de levar os pneus à temperatura ideal quando todos já rodavam em ritmo acelerado...e eis senão quando em plena recta da meta e com o acelerador a fundo algo de muito estranho acontece na traseira do meu kart...que pura e simplesmente começa aos saltos.
Tenho apenas tempo para duas curvas e "estacionar" na relva quando verifico que tinha apenas 3 rodas...o eixo ou semi-eixo ou lá o que é estava partido! Bonito...penso eu...o comissário fica a olhar para aquela linda proeza...eu disse logo "eu não fiz nada (risos)".
Lá vou eu para as boxes a pé para trocar de kart e tudo começa de novo...aquecer pneus ganhar ritmo...quando sem qualquer aviso prévio lá se vai o nariz e nova ida às boxes (3 em menos de meia da corrida).
Kart parado nas boxes e...há nariz para montar...mais uma volta mais uma viagem e 4ª paragem nas boxes.
Por esta altura já só pensava em divertir-me ao máximo e passei o resto da corrida em slides e trajectórias pouco eficazes mas de muito gozo...não sem antes perder mais uma vez o nose...este de facto fez juz ao nome de "flying"!!!
Na 2ª manga consegui melhorar substancialmente o meu desempenho mas na verdade era tarde demais para compensar a péssima 1ª manga...
Após consulta dos tempos verifico que os meus foram praticamente identicos aos da prova da manhã...mas os pilotos da frente estavam 2 segundos mais rápidos...
Enfim...1º resultado para o lixo...ou melhor levado pela enxurrada lá bem para baixo!!!
Parabés ao...ahhhhh pois...João Gonçalves!!! ao Rui Mealha pelos seus 2 segundos lugares, ao Filipe Nunes que demonstrou ter mantido todo o ritmo competitivo e mais uma vez o seu valor na pista de Fátima com estas condições, ao Pedro Fonseca pelo excelente resultado e a registar mais uma melhor volta (já nem sei quantas foram) e de uma forma geral a todos!
Abraços e até Março para mais uns airlerons frontais voadores (isto até parece aquelas traduções manhosas que se fazem na TV).
Pedro Costa Santos
Editada por pedrosantosslb na 17 Janeiro 2010 às 19:22
|
Voltar acima |
|
|
Raul Rookie
Data de adesão: 10 Março 2008 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2010 às 21:21 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2010.01.18
Amigos Flying390:
Que grande iniciativa, juntar num só campeonato, a pista de Fátima e o seu simpático e competente staff, os fabulosos 390, um optimo grupo de pilotos e a organização António Matos!
Fiquei muito contente quando soube, há já algum tempo atrás, da existência deste Troféu e que ainda havia possibilidade de me inscrever.
Costumo ser muito competitivo nesta pista, cujo traçado é muito ao meu gosto. Não corria à chuva há muito tempo, e de facto os treinos e a 1ª manga não correram nada bem. 13º na grelha, o 14º no final da corrida é que foi uma agradável surpresa, tendo em conta 2 spoilers dianteiros e peões sem conta, cortei a meta convencidíssimo do último lugar.
Esta 1ª manga acabou por me servir de treino para a 2ª, que embora longe do andamento de alguns verdadeiros “Schumachers”, já fiquei mais animado. Parti de 14º, terminei em 8º, com o mesmo spoiler frontal e só com 1 peão. Estava mais rápido atrás dum piloto há já bastantes voltas sem conseguir passá-lo, com a noção de que me estava a atrasar, resolvi sair da trajectória correcta (burrice!), para tentar a ultrapassagem e não consegui agarrar o kart que fugiu de traseira.
Um pouquinho de luta psicológica: a seco vou dar-vos mais que fazer!
Muito obrigado a todos!
Grande abração
Raul
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2010 às 22:28 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos (as) outra vez!
Cá vai nova crónica sobre nova desgraça!
Bem na verdade à tarde, com um Kart melhorzinho as coisas já foram um bocadito mais friendly. Diferença das minhas voltas mais rápidas de manhã para a tarde: 9 segundos. Pois...mas como os outros todos também melhoraram, lá fiquei eu lá para trás outra vez.
Treinos: E pá este Kart é muit'a melhor. Boa, já consigo curvar muito mais depressa, cá vai disto...aí,ai,ai tão depressa também não, ai ..toma que já almoçaste! Fora de pista,empurra o Kart e passa pela casa da partida para pôr nariz!
Corrida: Vamos com juízo , chega de asneiras. Mas...lá vai o Carlos Abril, na broa. Agora é Filipe Nunes. Olha a Maria, como passa por mim.Ai é ...Pé na tábua e fé em Deus que eu ainda na escola com o Vatanen.
Derrapagens e mais derrapagens, piãozito aqui, atravessadela ali. Isto até é giro. Só é pena é que os outros andam todos mais depressa. Ali comigo a darem-me luta.mais 2 Fonsecas : O Jorge (por acidente) e o Luís (por prudência).
Felizmente estava lá o Pedro para salvar o nome os Fonsecas, com um jeitoso 2º lugar (na 2ª manga), no meio dos suspeitos do costume: Gonçalves, Mealha, Abril, Nunes (sem o treino da manhã , nem nada), Palmeirim, Hernani, Mello, Matos e Ribeiro.
Vi também os azarados Amorim e Pedro Santos. E acho que houve mais! Mas não me peçam muita justiça na apreciação. Vistos de trás e a fazer splash ficam todos iguais.
Tá feita a crónica. Venham de lá os pontos que pelo menos aqui niguém me ganha avanço
Um abraço,
José Luís
|
Voltar acima |
|
|
miguel amorim Rookie
Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2010 às 00:36 | IP Registado
|
|
|
Bem asim sendo aqui vai a minha crónica. Após a excelente corrida de natação da manha, perdão corrida de kart de manha fui entusiasmado para a segunda corrida e primeira do novo campeonato flying bicos,perdão, flying aileron frontal, perdão mais uma vez, flying noses, afinal existem muitas formas de dizer o mesmo, a lingua de camões é brilhante. Bem, mas vamos ao que interessa, novo sorteio de karts e eis que arranco para a pista convicto de que os karts são todos quase iguais em Fatima e de que com uma pista encharcada não têm grande importância, eis que descubro que tal não corresponde minimamente á verdade. Então cá vai. O primeiro kart que usei nesta prova tinha a corrente tão larga, que cada vez que eu saiu de uma curva parece que levo 3 pontapés nas costas devido ao facto de que a corrente salta da cremalheira, entro nas boxes e dizem-me que o melhor é trocar de kart, visto levar bastante tempo a reparação, assim fiz sabendo que tal facto me leva a arrancar das boxes, mas com a apista assim, sem problema. o pior estava para vir, este 2 kart virava para a dreita de uma forma que até parecia que a pista estava seca, o unio senão é que o mesmo quando era para a esquerda o mesmo ia em frente e ão para a esquerda, nova entrada nas boxes e nova pressão dos pneus, pois é amigos nem deu para experimentar visto os trinos já terem terminado. Saida das boxes e faço toda a corrida com um kart que só vira para a direita o que faz com que em cada volta eu dê basicamente 1 pião. Terminada a hecatombe, nova troca de kart e este sim era uma maquina....pensava eu. Arranco mais uma vez das boxes e começo logo a ganhar posições, claro que com bastantes erros á mistura, viso ainda não conhecer bem este 3 kart que me saiu em sorte,mas estava com bom andamento, passo vários pilotaços até que apanho o Rui Ribeiro a proteger a jovem Maria. Facilmente passo o Rui, que estava distraido a apreciar os dotes de condução da sua herdeira, e faço uma série de voltas atrás da Maria (que é bastante dificil de ulttrapassar) , passei por ela penso que uma ou duas vezes sempre em grande esforço o que levava a Maria a recuperar a sua posição, estudo o melhor local para a estocada final, que seria na curva de entrada da recta da meta na saida dos esses onde eu estava nitidamente mais rápido e cá vai disto.........ó céus a Maria faz um pião mesmo á minha frente e eu que tinha ficado para trás para ganhar balanço acerto em cheio no Kart da Maria partindo assim a direcção...uma roda para cada lado......só deu para mandar o kart para a relva e assim não prejudicar a corrida de nimguem, Vieram ter comigo um dos comissarios a dizer que eu podia ir buscar outro kart, mas para mim já chegava, fiquei com dores no pescoço e pé, tudo já passou e decido ir tomar um bom banho quente que de água fria para mim já chegava. fica o consolo de que mesmo assim não estou em último mas penso que até merecia tal lugar. Bem pessoal assim sendo até Março para a 2 ronda.Aproveito para pedir desculpa a Maria que jáo tinha feito no Kartodromo bem como ao Rui, que vinha logo atrás e viu tudo.... e Pai é Pai e não deve de ser fácil de assistir, mesmo vendo que foi um acidente onde não houve qualquer tipo de má fé.
Abraços a todos
Miguel Amorim
__________________ Miguel Amorim
|
Voltar acima |
|
|
Carlos Abril Rookie
Data de adesão: 01 Agosto 2008 Mensagens: 11
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2010 às 16:07 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde,
Contra o que é habitual em Fátima o dia correu-me em grande.
Da parte da manhã tinha sido a minha melhor classificação de sempre e portanto os treinos para o Flying Noses foram encarados com optimismo.
O kart que me calhou no sorteio estava em perfeitas condições (já de manhã tinha dado boas provas com o Pedro Pinheiro) e consegui um bom tempo. Confesso que me admirou o facto de grande parte dos pilotos que normalmente vejo pelas costas terem ficado atrás na grelha de partida.
Na primeira corrida consegui partir bem e, fruto de uma estratégia muito pessoal, dei comigo após a segunda curva em 5º. Lá me consegui aguentar sem grandes asneiras mas ainda assim fazendo dois ou três piões. Andei toda a prova á espera de ser ultrapassado pelos do costume mas eles não apareciam com honrosas excepções. Como o Pedro Fonseca se despistou depois de andar várias voltas á minha frente, acabei a prova em 7º e ao que parece com a segunda melhor volta.
Na segunda corrida, agarrei-me á canela do Pedro Fonseca que partiu em primeiro e, embora o A.Matos me tenha ultrapassado logo na primeira curva (espalhou-se logo na segunda) ainda consegui chegar ao 2ºlugar. Depois de andar algumas voltas e ter feito algumas asneiras e piões lá me consegui colocar no 4º lugar atrás do A.Matos. Foi nessa altura que o kart dele decidiu colaborar comigo partindo o cabo do acelarador, pelo que me safei acabando em 3º.
Vamos ver o que acontece na próxima prova !!!
Ganhos os dois pontinhos, despeço-me com um abraço,
Carlos Abril
|
Voltar acima |
|
|
Luis Moura =
Data de adesão: 17 Julho 2008 Mensagens: 4
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2010 às 19:22 | IP Registado
|
|
|
Passado o mini almoço (não tinham imperiais), lá fui vestir de novo o meu fatinho de competição todinho molhadinho e friinho, mas que arrepio... foi o primeiro da tarde, logo me atribuiram o KART feito num OITO, fui para a pista e não conseguia fazer uma curva nem recta direito.... mas que arrepio ... o segundo da tarde, resultado nos treinos para trás do 15º...beneficiei de varias carambolas e saídas de pista para acabar em 11º num sprint final com o Mansinho a cortar a meta ao lado e a 1 centimetro de mim, resultado já não consegui parar no fim da recta e ia atropelando o pessoal do Kartoromo entrando pelas boxes (por onde se sai). Segunda manga repetição da manhã à 2ª volta já estava sem nariz e em ultimo...... mercê de mais umas contribuições involuntarias de folgosos pilotos ... que até o nariz me arrancaram .... SÒ VISTO
__________________ Luis Moura
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2010 às 20:03 | IP Registado
|
|
|
Estreia muito auspiciosa do recém-nascido F390 FLYING NOSES, em jornada dupla com o INHOC!!! Mais uma vez o António Matos está de parabéns ao conseguir proporcionar-nos várias horas de excelente convívio dentro e fora da pista!
O dorminhoco do Luís Mello "acordou" nos treinos e decidiu secundar-me na 1ª linha da grelha. Fizemos ambos um bom arranque e conseguimos descrever a primeira curva lado a lado (ele mais por dentro e eu por fora), mas a "coisa" acabou por ali...O resto da corrida teve pouco que contar, já que as peripécias no pelotão (inerentes ao piso molhado) proporcionaram o dilatar substancial do meu avanço.
Já a segunda corrida foi uma história completamente diferente!
A chuva que entretanto tinha deixado de cair levou-me a arriscar um pouco mais para tentar recuperar do 10º lugar da grelha relativo à vitória na corrida anterior. Só que, como em quase tudo na vida, as coisas não correm exactamente como as planeamos...Mas ainda bem que assim é! É nessas alturas que aprendemos sempre algo, e eu aprendi imenso. Senão, vejamos:
- Aprendi...que tentar ultrapassar no molhado nos mesmos locais que resultam bem em seco é um erro crasso. O Rui Ribeiro foi prejudicado por uma tentativa demasiado optimista da minha parte em que acabámos ambos fora da pista, ainda que sem nos tocármos...
- Aprendi...a não tentar passar o Carlos Abril no molhado, porque acabo sempre nas escapatórias (aconteceu 2 vezes!). E isto sem qualquer intervenção da parte dele, entenda-se...
- Aprendi...que os pneus no final da recta da meta, junto à saída das boxes, são óptimos para acertar a trajectória. Também pelo menos por 2 vezes lá fui recuperar a compostura! Penso que nem os pilotos filandeses o fariam melhor nos muros de neve que ladeiam os troços dos rallyes nórdicos...
- Aprendi...que quando fazemos alguns 360s e (ou) incursões fora da pista que se traduzam na perda de posições, o melhor a fazer é mesmo parar na box para indagar em que lugar ficámos. Isto porque a algumas voltas do final quando tentei passar o Rui Mealha (tentativa falhada, que desta vez acabou com o kart atascado na gravilha e sem bico!) pensava que estaria a recuperar o 5º ou 6º lugar... e afinal ele era o comandante da prova!!!
- Aprendi...que um bailado a dois pode ser extremamente interessante, ainda que a companhia não seja forçosamente a de uma dama. Na última volta e meia o José Palmeirim foi meu partenaire na discussão pelo 6º lugar, num despique de antologia, com curvas descritas lado-a-lado e trocas constantes de posição, e tudo isto sem o mínimo toque!
Resumindo: diverti-me que nem um doido com os drifts infindáveis permitidos pela potência e chassis fabulosos dos karts de Fátima! E o dia 20 de Março que ainda está tão distante...
Abraços
JGonçalves
P.S.: Na próxima prova vou pedir que o Pedro Fonseca me confesse onde "atalhou" para conseguir aquela volta canhão, e prometo não contar nada a ninguém (eheheh)...
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1016 segundos. |
|
|
|