|
Tópico: Fátima - 19 de Dezembro de 2009 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 19 Dezembro 2009 às 18:40 | IP Registado
|
|
|
Quarta prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010.
Prova realizada no dia 19 de Dezembro de 2009, pelas 10:00 , no Kartódromo de Fátima.
Ponham aqui os vossos comentários.
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 19 Dezembro 2009 às 18:40 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: 4ª Prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010 – Resultados
Amigos e companheiros Kartistas,
Espero que tenham tido um Bom Natal e que este novo ano vos traga coisa bem melhores que em 2009. Vou tentar não me alongar muito nas crónicas deste novo ano.
Foi no passado dia 19 de Dezembro no kartódromo de Évora que decorreu a quarta prova do X Campeonato ORMEI – 2009/2010.
Possivelmente devido à época natalícia nesta prova ficámos reduzidos a 21 pilotos, tendo optado pelo formato ABC, como 3 corridas de 14 pilotos cada.
Após alguma confusão inicial na atribuição dos karts que não coincidiam com os da cronometragem, lá começaram o 1º treino com a pista ainda bastante molhada e com algum gelo na recta superior, tendo conseguido o 3º lugar, pois apesar de ter andado ao molho durante 2 voltas, consegui posteriormente uma volta limpa, tendo os melhores tempos sido obtidos pelo José Vieira e Mário Mateus.
Na partida, tendo saído do lado molhado, mas que já estava a começar a secar, sigo por dentro, quando de repente noto que outro piloto tenta vir igualmente para dentro, eu travei ligeiramente e foi o inicio de um slide que não consegui controlar e só terminou com meio pião e a ver quase toda a frota a tentar desviar-se, o que felizmente conseguiram, pelo menos de mim. Ainda tive de entrar nas boxes para dar a volta. Depois disso foi de faca nos dentes a tentar recuperar as posições perdidas, mas só consegui chegar ao 5º lugar. Nesta corrida o vencedor foi o António Baptista que ao ter partido de 4º conseguir muito bem levar de vencida o José Vieira. De referir o primeiro pódio do campeonato para o João Seguro, piloto que começou este ano a participação no nosso campeonato. Parabéns.
Após um breve descanso dos pilotos com a troca de karts e troca de pesos fiquei com o kart que era do Luís Mello e que tinha aberto a direcção (veio ele dizer-me), mas como não se pode trocar de karts, tive de correr com ele tendo o kartódromo efectuado os respectivos acertos. Desta vez nos treinos feitos sozinho, obtive a 4ª posição e partia do lado de fora, com a pista já quase seca do lado de dentro, tendo as primeiras posições sido obtidas pelo Augusto Paulino, João Raimundo e Luís Silva.
Nova partida, sendo o Augusto Paulino surpreendido pelo João Raimundo e Luís Silva, tendo o João Raimundo obtido alguma distância inicial, mas que logo de seguida foi apanhado pelo Luís Silva e restantes seguidores com a consequente ultrapassagem por parte do Luís Silva. Quem me passa é o Raul Girão, alto conhecedor da pista e que na TIT do ano passado efectuou várias boas recuperações. Passado um bocado, devido a um ligeiro despiste do João Raimundo, leva a que exista um contacto com o Augusto Paulino, pendendo ambos alguns lugares. Até ao final foi uma corrida bastante disputada mas não existindo qualquer alteração de posições nos lugares do pódio. Luís Silva, Raul Girão e Rui Carneiro.
Após um breve descanso dos pilotos desta vez ficava a ver a corrida de fora. Durante os treinos, aconteceu um dos mais graves acidentes deste troféu, com o nosso campeão em título Luís Silva, em que na zona dos esses, subiu demasiado o corrector, tocou num dos pneus e capotou, tendo ficado com algumas escoriações nas costas e arranhões no capacete, felizmente sem consequências de maior.
Nesta corrida, já com o piso totalmente seco, o vencedor foi o Luís Silva que apesar do acidente arranjou forças para mais uma vitória. Parabéns. Seguiu-se o Augusto Paulino e Dário Garcia, não tendo o António Baptista resistido apesar da distância que obteve nas primeiras voltas devido aos ligeiros incidentes logo na partida.
Após a corrida foi concretizado o nosso almoço de Natal, com mais de 25 pessoal, incluindo pilotos e familiares.
Relembro que a próxima prova vai ser no dia 9 de Janeiro no kartódromo de Leiria e o valor para os pilotos inscritos é de 45 Euros se o pagamento e confirmação forem feitos até ao 3 de Janeiro, passando depois para 50 Euros. O valor da prova para convidados é de 60 Euros.
Quem ainda não efectuou a crónica, tem até amanhã para publicar a mesma sob pena de não receber os respectivos pontos.
Relembro que no próximo dia 30 de Janeiro vai ser disputada a 8ª Edição da Taça Inter Troféu, a realizar no kartódromo de Palmela e em que mais de 20 grupos de 6 pilotos irão estar presentes, estando desde já convidados os 6 melhores classificados do IX Campeonato ORMEI para representar o grupo na pista, bem como todos os restantes amigos para assistirem ao mesmo.
Obrigado a todos, até sábado em Leiria e continuação de um Feliz 2010.
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
Editada por Rui Carneiro na 03 Janeiro 2010 às 11:24
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 20 Dezembro 2009 às 15:53 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2009.12.20
Olá Pilotos Ormei!
Corrida dupla habitual, do nosso troféu, foi a vez da pista de Fátima, nos 390 cc! Gosto muito deste Kartódromo e estes karts, acho-os fabulosos! Levei um amigo como convidado, que pensa no futuro, organizar umas corridinhas. Além de tomar contacto com um grupo homogéneo e que anda bué, viu por dentro o grande profissionalismo do Rui na organização do mesmo.
Há uns dias vi na net, a previsão meteorológica. Como não confirmei na véspera, só no caminho é que constatei que não iria ser corrida debaixo de chuva forte, como já estava mentalizado. No entanto, algumas zonas da pista estavam muito escorregadias devido à geada nocturna.
Calhou-me corridas 1 e 2.
Na 1ª, parti em 7º acabei em 10º. Após semáforo verde, na 1ª curva houve grande confusão à minha frente, tive de esperar que a pista ficasse desimpedida para retomar a corrida. Se o kart tivesse marcha-atrás, ter-me-ia dado muito jeito. Mais uma corrida de trás para a frente. Tive ainda outra contrariedade: numa passagem normal por um corrector, o malandro do spoiler frontal saltou, com inerente vinda às boxes para colocar outro. As boas notícias: não fiquei em último como inicialmente pensei, e fiz a volta mais rápida.
Na 2ª corrida parti em 5º, cortei a meta em 2º. Beneficiei de um incidente que me fez subir 2 lugares.
Na 3ª manga, em que não participei, durante os treinos, o Luis Silva apanhou (e pregou-nos!) um grande susto! Tudo acabou em bem, aliás, o Luis Silva até veio a ganhar a corrida. É desporto motorizado, com alguns riscos inerentes, mas de facto, é um desporto seguro!
O almoço foi muito giro, com grande convívio entre nós.
Fiquei contente com a possibilidade de poder representar o nosso Troféu na Taça Inter Troféus, como foi anunciado pelo Rui.
Boas festas, atenção à ingestão calórica muito aumentada, depois o kart arrasta-se pela pista!
Abração
Raul
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 21 Dezembro 2009 às 12:45 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
No passado fim de semana decorreu mais uma prova do nosso campeonato, na gelada pista de Fatima (1º grau).
Desta vez ao contrario de outras provas, tudo me saiu bem. Nos treinos da 1ª manga fiz o 4 tempo apesar da pista ainda se encontrar bastante molhada. Na saída houve alguma confusão a minha frente, tendo o Rui Carneiro ficado sem a famosa frente, pelo que, consegui passar sem qualquer dano na 3ª posição. Na 2 ou 3ª volta vejo o piloto que estava a minha frente entrar em plena recta, pela traseira do José Vieira e mais um bico a saltar. Boa, 2º lugar. Nestas andanças ia-me conseguindo aproximar do José Vieira e numa das curvas interiores, meti por dentro e consegui passa-lo. Depois, foi apenas controlar a pressão até ao fim, para garantir o 1º lugar.
Na minha 2ª prova, 3ª do dia, houve grande susto nos treinos. O Luís Silva despistou-se, o Kart capotou mas, felizmente nada de grave lhe aconteceu. De qualquer forma, grande, grande susto.
Da minha parte apesar de ter um kart muito escorregadio consegui o 4º tempo.
Na partida, nova confusão a minha frente, mas consegui uma vez mais ficar com o 3º posto. Da partida até ao fim estive a defender-me como pude do Dario Garcia, que volta após volta me ganhava tempo. Sabia que estava a fazer de tampão para ele, mas ia conseguindo mante-lo atras de mim. No entanto a duas voltas do fim alarguei um pouco a trajectoria e ele, passou-me limpinho. No final o 4º lugar, o que tendo em conta as condições da prova, foi bastante bom.
Seguio-se depois a 4ª prova em mesa redonda, onde tivemos o prazer de ouvir o sempre emocionante, discurso de natal do organizador, que se despediu com um "Para o ano há mais".
Da minha parte aproveito tambem esta ocasião para desejar um excelente Natal a todos. Um abraço
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 21 Dezembro 2009 às 14:18 | IP Registado
|
|
|
António,
Só uma rectificação à tua crónica: Eu não fiquei sem bico como referes, o que aconteceu foi que um piloto que se encontrava à esquerda atirou-se para a minha frente, eu travei ligeiramente e foi o inicio de um slide que não consegui controlar e só terminou com meio pião e a ver quase toda a frota a tentar desviar-se, o que felizmente conseguiram, pelo menos de mim. Depois foi perseguir o prejuizo e ainda consegui chegar ao 5º lugar final depois de ter ficado em último.
Devo dizer que foi uma das provas mais interessantes que fiz nos ultimos tempos, conseguindo recuperar mais de 10 lugares, pena que não consegui chegar pelo menos ao lugar dos treinos, 3º.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 21 Dezembro 2009 às 16:11 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos
No passado sábado bem cedo e pela fresquinha…lá fomos em peregrinação até Fátima ao santuário dos PCR 390 cc.
Desta vez tínhamos o aliciante de ir até ao Funkart, pista que gosto bastante e ainda por cima para andar nos 390 cc. (pena não podermos fazer mais provas com eles), calhou-me ficar de fora na primeira corrida, pelo que foi com bastante interesse que assisti à luta entre o António Batista e o José Vieira e à secagem da pista.
Para a minha 1ª corrida saiu-me o Kart nº 15 que escorregava mais que nem a própria pista, nas 3 primeiras curvas dos treinos fiz mais piões que em todas as outras provas já disputas, resultado nunca tive confiança suficiente com o Kart o que se traduziu no penúltimo lugar dos treinos, para a corrida a táctica era tentar beneficiar dos bicos saltadores, ou seja não perder o meu e tentar ganhar algumas posições com o azar dos outros, logo na partida beneficiei de alguns toques à minha frente para ganhar algumas posições, uma delas ao Francisco Pereira que não descansou até recuperar a posição, durante algumas voltas ainda o consegui aguentar, mas a partir do momento em que me ultrapassou, nunca mais o vi e fiz o resto da corrida sozinho desfrutando da condução do PCR algumas vezes mais ao estilo do Colin McRae, com grandes slies na parabólica, diverti-me, o resultado em pista foi o 10º lugar.
Para a segunda corrida calhou-me o Kart com que o António tinha ganho a 1ª corrida, e que diferença fazia do outro, a nível de motor até nem era superior, mas o chassis era muito equilibrado, o que permitia atacar as curvas como gosto, obtive o 7º tempo nos treinos que foram interrompidos com o assustador capotanço do Luis Silva, felizmente sem consequências de maior além de umas escoriações, pois como ele fez questão de demonstrar depois de ganhar a primeira corrida veio a ganhar também a segunda e com este precalço pelo meio, enfim…, quanto à minha corrida, logo no arranque consegui ganhar duas posições beneficiando mais uma vez de alguns toques à minha frente, pelo que passei na 1ª volta em 5º lugar muito perto do António Batista e do Dário Garçia, durante algumas voltas ainda consegui ir no ritmo deles, mas rapidamente me tive de preocupar mais com o João Carlos e o João Seguro que não me deixavam em paz, durante bastantes voltas ainda consegui manter a posição, mas quando estávamos a dobrar o Duarte Vieira hesitei por uns breves miléssimos, o que foi suficiente para o João Carlos se colocar ao meu lado e me ultrapassar, duas voltas depois alarguei muito a trajectória na parabólica e quando estava a lutar com o Kart para o manter em pista, pude ver o João Seguro a passar pelo interior, provavelmente a agradecer-me a gentileza, dai até ao fim foi ver os dois a afastarem-se pois a verdade é que estavam mais rápidos, terminei no 7º lugar.
FELIZ NATAL para todos e respectivas famílias e um BOM ANO de 2010 cheio de corridas.
Até Leiria
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 21 Dezembro 2009 às 18:11 | IP Registado
|
|
|
Se não era o "bico" do teu kart era outro qualquer, pois passou um perto da minha cabeça. Quanto a qualidade das provas, estou de acordo contigo, esta pista é fantastica, têm uma instalações muito boas e uma frota simpatica, pelo que qualquer prova que aqui se faça é sempre boa. Um abç
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 22 Dezembro 2009 às 00:33 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
A minha passagem por Fátima no passado dia 19, pode resumir-se com um máxima popular: Uma desgraça nunca vem só ! Último (ou quase) na 1ª corrida, último (ou quase) na 3ª corrida.
O dia até nem começou mal de todo, pois apesar de me ter ficado pelo 8º lugar dos treinos, sabia que estava razoavelmente competitivo com aquele kart.
Na partida da 1ª manga aconteceu tudo aquilo que a organização nos pede encarecidamente para evitar: traulitada da grossa. Apercebi-me que o pessoal estava todo a apontar para o corredor seco dentro da curva, por isso resolvi apontar para o outro corredor seco do lado de fora. A confusão aconteceu efectivamente do lado de dentro, só que o Fortuna veio de marcha atrás colocar-se à minha frente e levou uma bordoada tal que ainda hoje não percebi como não me saltou o bico. Seja como for, fiquei parado, sem ter para onde ir, até que uma alma caridosa se meteu por baixo do meu kart e me empurrou para fora da confusão.
Fui o 1º piloto que bateu na partida a livrar-se da confusão, o que me valia o 5º lugar (brevemente 4º), mas a milhas dos 1ºs. Fui-me aproximando paulatinamente do João Teixeira, mas qdo estava mesmo a alcançá-lo fui ultrapassado pelo Fortuna, em plena recta da parte superior do circuito - ao andar depois atrás do Fortuna apercebi-me que ele era mestre a entrar nessa recta e passei a imitá-lo. O Fortuna ficou agarrado atrás do João Teixeira e eu não conseguia passar os 2 de uma vez. Com o tempo perdido fui agarrado pelo Rui Carneiro e pelo Francisco Pereira. Continuava mais rápido que o João (e creio que mais rápido que o Francisco tb), pelo que não desisti de os ultrapassar. Na última volta o Francisco atravessou-se à minha frente, desviei-me por trás, mas ele foi comendo pista e vi-me obrigado a ir para a gravilha, acertei nos pneus e ainda levei com o Dário em cima. Qdo saí do kart para o retirar, percebi que tinha a direcção aberta, pelo que nem valia a pena esforçar-me muito. Cortei a meta pelas boxes.
Gostei francamente de ver a 2ª corrida da bancada - o formato ABC tem essa vantagem. Apostei no João Raimundo qdo o vi partir à frente, mas o 'sacana' fez-me perder o dinheiro da aposta. O Luís Silva aproveitou magistralmente o único ponto do circuito onde era mais rápido que o João (a parabólica superior) e não lhe deu hipóteses. Depois ainda houve algumas embrulhadas, pelo que a ordem final acabou por ainda ser bastante alterada.
Os treinos para a 3ª corrida não me correram bem, apesar de ter um bom kart, mas acima de tudo não acabaram bem para o Luís Silva, felizmente sem problemas físicos de monta.
Na partida para a 3ª manga houve de novo confusão da grande. Fiquei enfiado no João Raimundo logo na 1ª curva. Ao contrário da 1ª manga retomei no final do pelotão. 3 curvas mais à frente foi o Duarte Vieira que fez um pião, não o consegui evitar e o meu kart não ficou em grande estado. Ainda tentei resistir ao João Raimundo, mas qdo percebi que mal aguentava o kart deixei-o passar. Fui tentando continuar em pista, mas o kart estava mesmo muito difícil de conduzir, saindo totalmente de traseira. Fui à box para ver o que se passava, reviram-me a pressão dos pneus, mas o kart continuava inguiável, pelo que voltei à box para desistir. Insistiram que levasse outro kart, mas com os pneus frios, as duas voltas que faltavam para o final nem deram para aquecer.
E assim foi que fiquei com mais 2 pontuações para deitar fora (já vou em 3) e dei um bocado de trabalho aos mecânicos de Fátima.
Venham agora o Natal e Ano Novo, excelentes para todos... mas ainda melhor para mim, no que diz respeito a resultados desportivos ;-)
Abraços,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 23 Dezembro 2009 às 01:56 | IP Registado
|
|
|
Viva kartistas,
Apesar da séria ameaça da constipação em não me deixar sair da cama, o vício falou mais alto e lá parti a caminho de Fátima. À chegada ao Funpark a temperatura também não estava nada amigável para quem estava todo “entupido” … enfim, à noite é que sofri as consequências!
Depois de algum tempo de espera, lá soaram os motores dos PCR 390!!! Na primeira manga fiquei de fora, só a apreciar a técnica dos companheiros dos grupos A e B em domar as feras e evitar os piões, numa altura em que a pista ainda estava bastante escorregadia.
Depois dos treinos, assisti ao arranque da primeira corrida. Apesar do 360º do Rui Carneiro no fim da recta da meta, o que gerou bastante confusão entre todos os que seguiam atrás, parece-me que a abordagem às primeiras curvas foi bem mais prudente do que noutras ocasiões, e não houve travagens nos karts da frente. Aliás, penso que o mesmo se veio a verificar nos arranques para a 2ª e 3ª mangas. O facto dos karts não terem protecções e de saltar o bico é positivo neste aspecto.
Os 3 primeiros ganharam rapidamente uma boa folga para os restantes, e houve uma boa disputa entre o José Vieira e o António Baptista, logrando este último a vitória final. Também o João Seguro fez uma corrida muito regular no 3º lugar.
Chegada a minha vez, parti para os treinos a tentar recordar-me da pista. Tinha estado em Fátima há cerca de um ano por ocasião da TIT, mas tenho pouca experiência nesta pista. A pole-position foi, por isso, algo surpreendente.
Devo-me ter esquecido de arrancar, porque fui imediatamente ultrapassado pelo Luis Silva e pelo João Raimundo … outros se seguiriam se não chegasse a primeira curva. Depois dos primeiros metros de pesadelo lá tentei ganhar algum ritmo e manter a distância para os 2 primeiros. A aproximação ao João Raimundo estava a correr bem e começava a pensar que tinha hipóteses de conseguir recuperar um lugar. Na chegada aos S’s o João escorregou demasiado para fora na esquerda e perdeu velocidade. Quando tentou recuperar a trajectória e reequilibrar o kart eu não tinha espaço nem para travar nem para lhe deixar mais pista … apesar dos esforços o toque foi inevitável – acidente normal de corrida. O problema é que os karts gostaram e ficaram presos um no outro!!! Saímos os dois do kart e o João lá levantou o dele para o desprender. Retomámos a corrida com 4 ou 5 posições perdidas. Até ao fim dei o máximo, mas isso não se traduziu em recuperação de lugares. 7º lugar final, mas o consolo da volta mais rápida.
Alguns minutos de descanso, troca de karts e lá seguimos para os treinos da 3ª manga. Pião na primeira curva! Os pneus estavam frios e este kart tinha mais tendência a fugir de traseira, mas antes assim do que o contrário! Depois do susto com o Luis Silva (como se veio a comprovar durante a corrida, felizmente, foi mesmo só um susto), outra pole position???
No arranque tentei não cometer o mesmo erro da corrida anterior. A custo, mas consegui manter o 1º lugar. Liderei a corrida durante 3 ou 4 voltas, período durante o qual eu e o meu temível perseguidor (o Luis) ganhámos uma boa margem para os restantes pilotos. Ao 2º erro consecutivo na curva de entrada para a recta da meta (abri muito na aproximação) o Luis não perdoou e passou para a liderança. Tentei manter o contacto e ainda assumi por breves momentos o primeiro lugar, depois do Luis perder algum tempo com a dobragem de um colega que seguia mais atrasado.
Até ao fim dei o máximo para tentar chegar ao Luis, mas ele também foi muito consistente. Mantive o 2º lugar e, mais uma vez, a volta mais rápida.
Foram duas corridas em que me diverti bastante. Estes PCR 390 são muito engraçados de conduzir e as condições da pista são do melhor. A visita a Fátima acho que foi uma aposta ganha e, na minha opinião, a manter (ou reforçar!) em próximas edições do Troféu.
Festas felizes e boas entradas em 2010! Reencontramo-nos nas pistas no próximo dia 16 de Janeiro em Leiria. Até lá!
Abraços,
Augusto
|
Voltar acima |
|
|
José Oliveira Rookie
Data de adesão: 12 Outubro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 23 Dezembro 2009 às 19:36 | IP Registado
|
|
|
Caros Kartistas
Esta vai ser uma crónica breve, porque as duas mangas para mim foram más de mais .Era a primeira vez neste Kartódromo, com estes Karts e ainda por cima com o traçado escorregadio como manteiga, pelo menos para mim, logo um fiasco.
Mas nem tudo foi mau, como não atinei em andar “ direitinho” fiz toda a prova, como se estivesse em rally o que me deu um grande gozo e péssimos tempos no cronómetro.
Um outro facto marcante foi o espectacular acidente do Luis, que me provocou um susto enorme pois circulava logo atrás dele. Felizmente tudo bem para ele.
Um bom Natal para todos e boas entradas em 2010.
Até Leiria.
José Oliveira
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1406 segundos. |
|
|
|