Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Évora - 21 de Novembro de 2009 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 21 Novembro 2009 às 18:23 | IP Registado  

Terceira prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010.

Prova realizada no dia 21 de Novembro de 2009, pelas 10:00 , no Kartódromo de Évora.

Ponham aqui os vossos comentários.

Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 21 Novembro 2009 às 18:23 | IP Registado  

ASSUNTO: 3ª Prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010 – Resultados

Amigos e companheiros Kartistas,

Foi no passado dia 21 de Novembro no kartódromo de Évora que decorreu a terceira prova do X Campeonato ORMEI – 2009/2010.

Desta vez fui um dos primeiros a chegar, dentro da hora prevista, bem como a maioria dos pilotos, excepto um que apesar de estar perto, foi o último a chegar. Foi necessário andar à procura dos pilotos para efectuarem os pagamentos mas principalmente para efectuares as inscrições no kartódromo, aqueles que ainda as não tinham.

Devido a terem faltado 2 pilotos e ficarmos reduzidos a 25, como existia uma prova de seguida e para podermos correr todos juntos, optou-se por efectuar 2 corridas visto o kartódromo permitir e terem 29 karts disponíveis. Agora, posso referir que considero que foi um erro devido à diferença que existia em alguns dos karts e se tivessem sido retirados os 3 melhores e os 3 ou 4 piores, ficaríamos com uma frota mais equilibrada, situação que infelizmente não aconteceu como pretendíamos. Tivemos como vantagem a possibilidade de correr todos juntos e de utilizarmos os 2 sentidos, primeiro invertido e depois normal.

Após os pagamentos e pesagens, procedeu-se ao sorteio dos karts e levantamento dos respectivos pesos, briefing (duro mais uma vez) e a respectiva foto do grupo. Depois de estarmos sentados nos karts, estivemos bastante tempo à espera da possibilidade do inicio dos treinos cronometrados.

Nos treinos não consegui melhor que o 8º lugar, tendo os melhores tempos sido obtidos pelo João Raimundo, Luís Silva e Augusto Paulino

Na partida não notei incidentes de maior, mas no final da recta da meta na 1ª volta levo um ligeiro toque que me faz sair da pista, com a consequente perca de posições. Devido a não estar nas melhores condições físicas, não consegui dar o meu melhor e a ultrapassagem a um dos pilotos não foi conseguida levando a que perdesse uma série de lugares. Ainda consegui ir na cola de um piloto que me ultrapassou,  mas na dobra a outro piloto, o mesmo foi mais agressivo e eu não consegui seguir o andamento tendo posteriormente perdido ainda 2 ou 3 lugares. Resultado final, um 16º lugar, certamente um dos piores resultados que obtive em Évora, salvo por avaria. Lá para a frente, foi uma corrida interessante, tendo o Luís Silva levado de vencida o João Raimundo e o Augusto Paulino.

Após um breve descanso dos pilotos com a troca de karts e troca de pesos, com alguns pilotos a esquecerem-se da troca dos pesos, começa uma nova sessão de treinos não sem que tivéssemos de estar novamente à espera da ordenação dos karts. O kart era mais certo que o anterior, menos escorregadio, mas como fiz os treinos sozinhos não consegui ter uma ideia, resultando no 10º lugar da grelha. Devido à minha dor na coluna desta vez levei uma baquet, não senti dores mas ia mais alto o que não ajudava muito. Lá na frente ficou o António Baptista, Carlos Costa e Dário Garcia.

Nova partida, esta mais confusa do que a primeira mas tudo correu bem, tendo ganho 1 ou 2 lugares devido a umas saídas logo na primeira volta. Na segunda volta ainda consigo passar o António Baptista que estava virado na curva do portão e veio posteriormente a desistir. Rapidamente verifiquei que não tinha kart para subir posições e o ideal mesmo era tentar não as perder, pois ainda estive ao lado do Luís Mello devido a um erro, mas ele conseguiu manter a posição não tendo permitido mais veleidades. Até ao final ainda fui passado por um piloto ao qual tive de dar uma palavrinha no final, tendo terminado novamente no 10º, lugar em que comecei. De referir a 1ª vitória do Carlos Costa que beneficiando do kart que foi do vencedor da primeira manga, conseguiu levar de vencida o João Teixeira e o Raul Girão. Parabéns.

Quero desde já solicitar aos pilotos de que, quando pretenderem, por qualquer razão, abandonar a corrida, que o façam nas boxes, local onde deverão de deixar ficar os karts e poderem continuar a ver a corrida.

Após a corrida foi feita a respectiva foto de pódios mas infelizmente esquecida a foto do novo piloto convidado.

Relembro que o valor da próxima prova para os pilotos inscritos será de 50 Euros se o pagamento e confirmação forem feitos até ao próximo dia 11 de Dezembro, passando depois para 55 Euros. O valor da prova para convidados é de 65 Euros. Desta vez, deverão de confirmar se vão ou não almoçar bem como, se levarem convidados, o seu número. O valor do almoço para os convidados é de 12,50 Euros.

Informo que quis deixar esta crónica para o final (apesar de ainda faltar uma ou duas) de modo a verificar as opiniões dos pilotos quer face à frota quer face aos incidentes e pelos dois que considero mais importantes, os mesmos foram reconhecidos e feitos os respectivos pedidos de desculpas, que já tinham sido feitos no próprio kartódromo. Vou dar até domingo para publicarem as crónicas com pontuação, não sendo as restantes consideradas.

Cumprimentos

Rui Jaime Carneiro

91 7264757

ormei@hotmail.com

ormei@yahoo.com

www.ormei.com

Editada por Rui Carneiro na 04 Dezembro 2009 às 13:42
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

albaptista
Master
Master

Data de adesão: 09 Outubro 2007

Colocado: 23 Novembro 2009 às 10:35 | IP Registado  

Bom dia a todos,

Desta vez, vou fazer apenas um breve resumo de um pessimo fim de semana de Kart's em Evora. Assim, pelo menos com esta cronica, vou fazer seguramente mais pontos que nas duas provas de sabado.

Logo no principio dos treinos da primeira manga deu para perceber a falta de colaboração do kart que me calhou em sorte. No fim desse treinos veio a confirmação. 3º a contar do fim. Quanto a prova em si, foi mais do mesmo, uma luta desmotivante para não ser o ultimo. Fiquei em 21º.

Nos treinos da segunda manga, tudo mudou. O kart colaborava e, com a raiva que estava da primeira prova, foi fazer as voltas que tinha de faca nos dentes. O resultado foi fantastico pois consegui fazer o primeiro tempo.

A partida desta 2ª manga correu bem, deixei o Carlos Costa passar para a frente sem lhe dar grande luta pois sabia que com o correr do tempo tinha grandes possibilidades de o passar. Na segunda volta, um prematuro incidente de corrida deixou-me em 6º ou 7º pelo que decidi abandonar a prova para não vir a estragar a corrida a ninguem.

Esta prova correu mal, mas, outra virão onde ha-de correr melhor, pelo menos já sei quais os dois resultados para deitar fora.

Um abç

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 23 Novembro 2009 às 13:15 | IP Registado  

Évora... Évora !!!

Tenho sempre saúdades de ir a Évora, mas qdo venho de lá venho sempre com um estado de alma misto. Contínuo a adorar o circuito, mas o raio da frota está cada vez pior.

Deixo dois dados só para ilustrar o que digo acima: Na 1ª manga fiz a 21ª melhor volta, a 1,5seg. do 1º ; Na 2ª manga fiz o 2º melhor tempo, a 0,07seg do 1º !!!

Dito isto, chega para entender que as 2 mangas foram completamente diferentes.

Na 1ª manga parti de 22º, consegui escapar pelo lado certo a todas as confusões à minha frente e fui parar ao meio da tabela. Fui perdendo lugares, especialmente na subida até à Oliveira. Foi aí que percebi que o meu kart não tinha ponta nenhuma. Passei a acelerar com o calcanhar em cima do cabo do acelerador nas rectas longas e com isso perdia mto menos velocidade. Depois era complicado chegar às curvas, tirá-lo e pô-lo no sítio certo para conseguir dosear o acelerador -lo - perdia-se mto tempo com a manobra. Entre as muita ultrapassagens que fui sofrendo, levei um toque à entrada da curva do portão e fui passado. O piloto abrandou na subida, para me deixar retomar o lugar . Tentei no intervalo procurar o cavalheiro, para lhe agradecer, mas não tenho a certeza de ter agradecido ao piloto a quem devia.

Para a 2ª manga, tinha a certeza que só podia ser melhor. O kart que me calhou fizera o 6º lugar com o Pedro Rafael, pelo que não podia ser mau. A minha curiosidade era ver o que acontecia ao Zé Moore Vieira com o meu anterior nº78. Os treinos foram feitos quase todos com o João Seguro como lebre, até que ele me deixou passar. O 8º lugar não era mau. A minha surpresa foi ver o 78 logo a seguir a mim, em 9º - o que raio é que teriam feito ao acelerador para ele passar a andar . Na partida perdi vários lugares, mas houve uns 4 pilotos que saíram em grupo pela terra no início da descida e passei-os quase todos.

A partir daí foi uma corrida giríssima atrás do João Seguro, que era um niquinho mais lento que eu, mas mto certo. Tívemos vários momentos lado a lado, uma ultrapassagem em que ele retomou a posição, outra em que eu lhe dei um ligeiro toque e por isso o deixei retomar a posição, até que, finalmente, preparei mto bem as curvas a seguir à meta, obriguei-o a defender por dentro a parabólica interior e com a melhor saída passei-o na subida, com ele a aplaudir a minha manobra - nunca tinha tido uma luta tão correcta e tão longa no ORMEI, obrigado João . Depois da ultrapassagem o João não desistiu, mas acabei por me afastar. Pelo caminho tb sofri um bom ataque do Rui Carneiro, que chegou a estar à minha frente na 1ª curva da subida, mas eu mantive-me ao lado e passei totalmente por cima dos correctores do ss à direita e já acabei a curva da oliveira à frente (tb foi um momento mto giro, obrigado Rui ).

Com esta história o pelotão da frente ficou fora do meu alcance, mas valeu divertir-me à grande. Ficou provado que é possível fazer uma corrida divertidíssima, com respeito e correcção.

Abraços a todos, até Fátima,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Augusto Marques
Rookie
Rookie

Data de adesão: 25 Novembro 2008

Colocado: 23 Novembro 2009 às 23:56 | IP Registado  

Boa noite a todos.

Mais uma jornada do Ormei mas desta vez com um péssimo resultado nas duas corridas.

Estou de acordo ( acho que estamos todos) que o estado da frota deixa muito a desejar, levando a que houvesse uma discrepancia de andamentos muito maior do que na realidade deveria existir.

Acredito que com karts mais "iguais", as corridas em Évora teriam demonstrado o grande equilibrio que reina no pelotão, uma vez que o conhecimento desta pista é partilhado por todos (pelo menos no sentido habitual).

1ª corrida: Péssimo Kart, péssimo conhecimento da pista no sentido contrário que levou a um mau desempenho nos treinos, toque com pião na 2ª volta que me levou ao último lugar (fiquei parado no meio da pista e tive que deixar passar toda a gente para recomeçar. Felizmente não houve nenhum acidente porque vê-los passar de um lado e doutro a grande velocidade, virado ao contrário é assustador...)

Ainda recuperei alguns lugares mas nada de especial.

2ª corrida: Péssimo Kart, bom conhecimento da pista, treinos um bocadinho melhores e corrida engraçada com lutas giras no meio do pelotão.

Foi pena a falta de competitividade dos Karts que me saíram porque a pista de Évora é das mais giras e que eu mais gosto das que nós visitamos. Fica para a próxima!

Em Dezembro há mais, venham de lá os pontinhos extra porque na pista vai ser dificil...

Grande abraço a todos

Augusto Marques

mjudas
Rookie
Rookie

Data de adesão: 24 Outubro 2008

Colocado: 24 Novembro 2009 às 17:34 | IP Registado  

Lá voltei ao ORMEI - depois de duas faltas de comparência - e, confesso,
sem o entusiasmo de outros tempos. Culpa de outras experiências
motorizadas recentes... que amenizaram o gosto conduzir um veiculo
feito com tubos de canalização e propulsionado por um motor de rega.

E comecei logo com uma desilusão: ao contrário do previsto, não chovia!
É que estes engenhos agrícolas são bem mais desafiantes nessas
condições.

Bem, mas vamos ao assunto, depois da logística comum, pesa, sorteia,
etc. e tal... lá nos fizemos à pista, em sentido inverso ao habitual.

Os treinos foram levados na diversão, a pista é bem mais interessante
neste sentido, com os carros sempre a escorregar. Entretive-me com a
subviragem do carro e com o João Gomes Teixeira a brincar às corridas e
nem me preocupei em fazer uma volta limpa. Resultado: 14.º, com a
curiosidade de ter ficado certo de estar mais rápido que o João.

Na partida, o cenário do costume: uns quantos a passarem por mim logo
na grelha por conta do meu handicap natural de 8 kilinhos. Mas chegados
à direita antes do gancho do portão sai-me o bingo: eu, bem
comportado, que me tinha encaixado do lado da corda atrás da fila
indiana, sou presenteado com um turbo boost na traseira... lá passei por
uma boa parte da fila, sem ler nem escrever, e nem tão pouco tocar em
ninguém!
Saio do gancho colado ao Telmo Antunes... e o resto da corrida, foi em
modo “goza o prato”, atrás do grupo que se iniciou com o Pedro Rafael,
Rui Carneiro, João Carlos, João Teixeira, entre outros. Era ver o povo a
embrulhar-se... e esperar pela oportunidade:
O João Teixeira cedo avia o Rui Carneiro (tão bem que nunca mais o vi); o
Pedro Rafael vai distribuindo umas aviadelas sem grandes danos, o Telmo
umas entradas à cão... e outros artistas, números de igual valia
circense... De modo que, pensei logo que o melhor era mesmo estar
quietinho, caladinho e não levantar
ondas. No relax lá me diverti passando alguns deles, sendo passado por
outros... entre os últimos o mais notável foi o Raul Girão... que, pela
pressa com que passou e pensando eu que estaria lá para a frente, ainda
me fez acreditar que tinha levado uma volta. Perspectiva que,
curiosamente, na altura nem sequer me deprimiu, mas tão pouco se
verificou.
UFFF...
No final: 12.º, 1 toque recebido a apontar, 0 toques dados!

Segundos treinos, com sina lida rapidamente: o Kart parecia um carro de
drifting e passei o tempo a tentar aprender a manter a charrua a andar a
direito... Sem surpresas, saiu-me o 20.º lugar na grelha, com a
curiosidade de estar ao lado do Luís Silva, que não deve ter tido direito a
melhor montada.

Partida como a anterior, em modo tartaruga, primeira volta até à curva do
portão a correr às mil maravilhas, em que “limpo” um sem numero de
maganos.
Chegado à curva do portão... borro a pintura! (e só a pintura!) quando
sedento de limpar o amigo Miguel Freitas me penduro nos travões junto à
corda e a charrua resolve passar para a frente dos bois! ou do boi... vivi
então de frente a inesquecível experiência de ver a manada a passar
TODA por mim (pensavam que eu era o único bovino da estória não?)
A partir dai foi “maximum attack” até ao fim, tentando recuperar o que
era recuperável...
Felizmente, o povo entreteve-se com mais uns números artísticos em que
uns não resistiram ao apelo da lavoura... e ainda recuperei e lucrei com a
coisa.
Resultado: 20.º, (consegui voltar à posição da partida); 2 toques
recebidos a
apontar, e do
mesmo indígena (Pedro Rafael, ali não dava! uma coisa é chegar a trás,
outra passar; há que saber criar a oportunidade para o fazer); 1 toque
dado, no Duarte Vieira, SORRY! Mas era impossível contar com aquele teu
abrandamento em pleno apex da curva e, como se viu, mais impossível
de
evitar o contacto...

Bem, apesar do mau comportamento da manada, fiquei outra vez com
pica para as corridas com engenhos de lavoura...

Quando é a próxima?

abraços!

PS-Que tal um aditamento ao regulamento: Bandeira de advertência =
perda de metade dos pontos conquistados na corrida?

Editada por mjudas na 24 Novembro 2009 às 17:42
Voltar acima Ver mjudas's Perfil Procurar outras mensagens de mjudas Visita mjudas's Página pessoal

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 24 Novembro 2009 às 20:27 | IP Registado  

Lisboa, 2009.11.23

Olá Pilotos Ormei!

Mais uma jornada, mais uma crónica. Desta vez, Évora e com 2 mangas. Circuito invertido e circuito normal, 25 pilotos, bom tempo, sem chuva.

Nos primeiros treinos, ou não me adaptei bem ao kart, ou os pneus demoraram a aquecer, o que é certo é que tive a noção de não ter conseguido fazer 1 volta rápida de qualificação. E não por tráfego na pista, foi mesmo por aselhice. Até pensei que estava a perder o jeito. Claro, 16ºlugar. Ainda na 1ª volta levei 1 toque, passei para 23º. Que hei-de fazer, vai sendo habitual! No entanto, se tivermos 1 kart que dê para irmos à luta, fazer a corrida de trás para a frente dá um gozo… Recuperei até 10º. Não sem antes, embora nem me tenha apercebido, mas o Rui foi testemunha, ter ultrapassado um pouco à bruta o João Teixeira a quem peço desculpa e que aliás fez uma óptima 2ª corrida.

Nesta, quando recuperei até ficar logo atrás dele e do Carlos Costa, que tiveram um grande despique, tentei no meu melhor chegar-me a eles, mas como se sabe, com grandes andamentos, semelhantes e sem erros, uma coisa é juntarmo-nos, outra é ultrapassarmos. E também o fim da corrida estava próximo. Nesta 2ª corrida tive também e durante muito tempo, uma “carraça” chamada Dário que me deu que fazer. Mostrou-se no final muito admirado com a minha insistência… Ora, não comete erros, anda que se farta e com trajectórias muito certinhas, só posso ter uma condução agressiva, com que gozei à brava. Não nos tocámos uma única vez! Na negociação de algumas travagens, travei o mais tarde que consegui e assim foi possível ultrapassá-lo, mas como era forçado a alargar a trajectória no final das curvas, o Dário recuperava a posição logo de imediato. E a cena repetiu-se algumas vezes. Nalgumas das tentativas corri bastantes riscos, mas lá consegui agarrar o kart mesmo no limite, até que finalmente ganhei a posição!

Ainda fui confundido por ser o responsável de alguns despistes, mas confrontando as “pobres vítimas”, fui ilibado! Parti em 6º, terminei em 3º. E tive a volta mais rápida da corrida. Afinal não perdi (ainda) o jeito!

Abração!

Raul              

Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007

Colocado: 25 Novembro 2009 às 13:34 | IP Registado  

Bom dia a todos,

Em relação a Évora, já todos conhecem a minha predilecção por esta pista e mais uma vez não me saí mal nas duas mangas disputadas. Refira-se que os dois karts que me calharam não eram nenhumas carroças sem serem foguetes espaciais.
Nos treinos para a primeira manga (a pista em sentido contrário ainda é mais interessante) fiz o 4º tempo, mas na partida da corrida e nas disputas seguintes, perdi 2 lugares, conseguindo nas voltas seguintes recuparar o 5º lugar no qual fiquei, isolado, até ao fim, não sem ter, nas últimas voltas, tido de me aplicar, atendendo à aproximação de uma "matilha" ameaçadora.
Para a segunda manga apenas fiz o 9º tempo, admirado menos bom resultado após a introdução ao kart nº 78 feita pelo Luis Mello que me pareceu querer dizer que o kart era bom (afinal parece que era o contrário). Na partida consegui ganhar alguns lugares, ajudado pela veia lavradora de alguns dos caros amigos. A corrida foi um pouco mais animada, pois a luta entre o Dário e o Girão permitiu-me, intermitentemente, ameaçar o lugar de quer um, quer outro, mas logo tudo voltava à ordem natural e terminei novamente em 5º.
Perante os resultados e aos comentários já feitos à má condição dos karts, posso afirmar que foi uma afotunada colheita.
Bem por agora chega, e até Fátima com os narizes saltadores.
Abraços
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

João Gonçalves
Racer
Racer

Data de adesão: 29 Junho 2008

Colocado: 26 Novembro 2009 às 22:54 | IP Registado  

Caros companheiros ORMEI

Vou limitar esta crónica sobre a prova de Évora a três simples "estados de alma":

DÁ VONTADE DE RIR LOLLOLLOLquando os responsáveis dos kartódromos nos querem fazer acreditar no equilíbrio das frotas...Salvo honrosas excepções (que as há!), este não me parece ser o caso da pista de Évora. Já para não falar no meu caso, vejam-se por exemplo a disparidade nos tempos do Luís Siva ou do Zé Fortuna nos treinos da 1ª e da 2ª manga. Será que desaprendemos de andar durante o intervalo...??? 

DÁ VONTADE DE RECLAMARAngryAngryAngryquando, mesmo após tudo o que é dito nos briefings, continuamos a assistir e a sofrer os tais "pequenos toques cirúrgicos". Agora estão mais em voga, não tanto na travagem antes das curvas, mas antes quando se descrevem curvas rápidas, o que obriga a um alargar de trajectória que vai permitir ao pilotaço que nos segue ganhar uma posição numa ultrapassagem "limpa" por dentro...Como em tudo, há uns mais habitués neste tipo de manobras do que outros. Felizmente, são poucos!

DÁ VONTADE DE APLAUDIRClapClapClapquando o desportivismo se sobrepõe inequívocamente ao que atrás foi dito. Ainda há quem tenha consciência de um ou outro pequeno excesso e devolva a posição conseguida por métodos menos ortodoxos. Para que conste, e porque o pude testemunhar visualmente, foi o caso do Augusto Paulino que poucos metros antes da bandeirada final na segunda manga "tirou o pé", permitindo assim que o Francisco Pereira recuperasse a posição que tinha sido sua. São atitudes destas que definem o carácter dum piloto e nos fazem também querer continuar a disputar corridas ORMEI na expectativa de que o bom senso finalmente impere!

E segue-se Fátima, onde a frota parece cumprir os requisitos mínimos para uma prova bem disputada.

Até lá!

JG   

Voltar acima Ver João Gonçalves's Perfil Procurar outras mensagens de João Gonçalves

Luis Silva
Rookie
Rookie

Data de adesão: 14 Novembro 2007

Colocado: 27 Novembro 2009 às 19:12 | IP Registado  

Olá Caros colegas ...

Évora, uma boa pista, com karts em exclentes condições, mais uma vez propocionando uma boa corrida.

Apesar do frio, foi uma boa manha de duas provas. Nos primeiros treinos, houve uma luta entre os tres primeiros, estando eu nessa disputa e acabando os treinos no mesmo décimo.

Partindo de segundo na grelha, logo na primeira curva consegui passar primeiro, lugar que mantive até ao final da corrida.

Depois de um curto intervalo, retomamos os treinos, mas desta feita os karts inverteram-se ficando com o kart do último classificado, os treinos nao correram tao bem, tive azar desta vez no kart, ficando com um kart que não tinha o mesmo potencial que o primeiro e chasi era para esquecer , partindo assim de 19º.

Na corrida , o resultado foi positivo, conseguir alcançar o 9º, mas claro com sorte, porque houve bastante confusão no inicio da segunda corrida. Em suma, fui uma boa prova.

Cumprimentos

Voltar acima Ver Luis Silva's Perfil Procurar outras mensagens de Luis Silva

Página de 2 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum