Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Campera II- 7 de Fevereiro de 2009 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Pedro Rafael
Rookie
Rookie

Data de adesão: 03 Novembro 2008
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 13 Fevereiro 2009 às 10:45 | IP Registado  

A prova no Campera foi uma estreia , não contando com 2 treinos que tinha efectuado anteriormente ,a seguir à minha primeiríssima prova  em Évora.

Tinha tirado dali bons índices de cronometragem e sempre constantes , previa maiores facilidades desta vez... mas tudo se alterou ... na 1ª corrida obtive um desapontante 21º tempo, e pelo traçado técnico e de difíceis ultrapassagens adivinhava uma prova difícil devido à minha inexperiência em piso molhado ...

Procurei nesta prova do Campera assumir uma posição de condução cool ,sem erros e um melhor cálculo de ímpeto , assim como encontrar o melhor "engagement " !

Durante a 1ª corrida ,nas primeiras curvas benificiei duma embrulhada e ganhei algumas posições , mantive-me firme ,mas com alguns pilotos a morderem-me  o calcanhar
Tudo corria bem em todo o traçado , mas a minha desgraça estava na curva das canas ... não atinei com a trajectória e teimava em rodar de fora para dentro ... cada escorregadela em frente ... até que só nas 2 ou 3 últimas voltas experimentei rodar tudo por fora e claro daí maiores velocidades e estabilidade , o Carlos Costa rodou  atrás de mim e esfregava as mãos naquela curva , eu perdia imenso tempo e ele colava-se a mim na recta da meta até ás 1ªs curvas a seguir em que tivemos verdadeiros duelos , muito desportivos , gostei e penso que ele também ,ainda houve uma disputa entre mim , o João Teixeira e o Carlos Costa nas mesmas curvas lado a lado, em que nenhum de nós levantou o pé ! Devido à minha trajectória e posição tirei a melhor e mais tarde o João Teixeira conseguiu-me ultrapassar .
 A algumas voltas do fim consegui fazer uma tesoura no gancho anterior á curva das canas  ao piloto José Lopes após uma longa perseguição , ganhando aí uma preciosa posição , terminei num 17º lugar (7º no Grupo)e com a 2º melhor volta em corrida 00:55,780 ...  Foi o que mais me alegrou naquele dia sem falar do facto de me ter aguentado face aos ataques intensos do Carlos Costa

A 2ª corrida foi mais do mesmo , com o penúltimo tempo em treinos , arrancando bem para a corrida e ganhando algumas posições    fui sendo ultrapassado e perdi o que tinha ganho... terminei em penúltimo separado por décimas do piloto Duarte Vieira em que tivemos boas disputas até a que a 2 voltas do fim cometi um erro e bem aproveitado o Duarte Vieira conseguiu passar para a frente , fui atrás do prejuízo mas já era tarde , mais uma voltinha e talvez conseguisse...

Foi uma prova no geral positiva , muito divertida ,em que adquiri mais experiência , sendo esse o meu objectivo prioritário neste momento.

Aguardo agora a nossa  prova em Leiria com ansiedade pois gostei muito de lá correr , especialmente no 2º traçado

Desejo particularmente as melhoras ao Piloto José Eça para que possa participar desta vez em Leiria

Um abraço a todos

Pedro Rafael

Voltar acima Ver Pedro Rafael's Perfil Procurar outras mensagens de Pedro Rafael

Miguel Freitas
Master
Master

Data de adesão: 26 Setembro 2008

Colocado: 13 Fevereiro 2009 às 16:03 | IP Registado  

Chegámos ao Campera com a motivação habitual para mais uma ronda do ORMEI.

Cada vez me convenço mais que tenho um assunto a resolver com o Campera, pois é uma pista que ainda não me adaptei a 100%, nada que com mais umas corridas lá não seja resolvido.

Depois de todas as formalidades, em que tive a agradável surpresa de verificar que aumentei o meu peso para uns notáveis 61,4 Kg, o que não invalidou  que levasse os habituais 20 Kgs. de lastro, (mais uns gramitas e passarei a levar só 18 Kgs), iniciámos os treinos com o piso escorregadio e os dois grupos misturados para aferirmos os andamentos, resultado dos treinos 13º da geral e 5º do grupo, o que prometia uma corrida muito animada. Iniciada a corrida a animação de facto foi enorme, pois as primeiras curvas foram uma molhada impressionante, com todos a passarem mais ao menos bem, até que num dos ganchos para a direita, dois pilotos atravessam-se à minha frente, infantilmente dei um toque no travão com mais força e ainda por cima na zona mais molhada, resultado fiz o primeiro pião no campeonato e em grande, pois fiquei virado em sentido contrário, a ver todos os que vinham atrás a passar por mim, como diz o outro “porreiro pá”, iniciei então a segunda volta em ultimo lugar completamente desiludido, dai até ao fim da corrida foi tentar recuperar o máximo possivel, mas nesta pista e com andamentos tão iguais, só deu para chegar ao 20º lugar e ultimo do grupo.

Acabei a corrida cheio de vontade de iniciar a segunda manga o mais rápido possivel e esquecer aquele maldito pião.

Nos treinos para a segunda manga obtive o 14º tempo e 6º do grupo, dada a partida começou mais uma animada corrida com todos a darem o máximo, acho que até sai bem, mas antes da parabólica já a Rosário Sottomayor tinha passado por mim que nem uma bala, tentei apanhar boleia dela para passar outro piloto, que fechou a trajectória, o que levou a que nos tocássemos, prontamente lhe pedi desculpas, e iniciei a sua perseguição sem me ter apercebido quem era, durante muitas voltas persegui aquele fato azul, mas ultrapassar tá quieto, até que surgiu uma oportunidade quando o Miguel Judas e Rosário estavam em luta o fato azul abriu, e eu tentei ganhar-lhe a posição, resultado ele mais uma vez fechou bem e eu perdi duas posições para o António Matos e o João Raimundo, rapidamente consegui recuperar uma posição ao João Raimundo, e dai até final da corrida foi uma perseguição louca ao António Matos e ao homem do fato azul que só no fim da corrida percebi que era o Francisco Pereira.

Resultado final, 18º lugar e penultimo do grupo, o que quer dizer que apesar de toda a diversão os resultados foram desapontantes, agora espero em Leiria melhorar os resultados, o que com este equilibrio de andamentos não é tarefa fácil.

De referir a manga extra com todos a gozarem o máximo e a levarem um grande banho de condução do Frederico Viegas, foi uma bela forma de terminar a manhã de sábado. 

As melhoras dos lesionados em especial do josé Eça.

Até Leiria

Abraços a todos

Miguel Freitas

Voltar acima Ver Miguel Freitas's Perfil Procurar outras mensagens de Miguel Freitas

Augusto Paulino
Racer
Racer

Data de adesão: 13 Novembro 2007

Colocado: 13 Fevereiro 2009 às 20:07 | IP Registado  

Ora viva companheiros kartistas!

Ainda no rescaldo da participação na TIT 2008, onde o nosso troféu ORMEI foi muito bem representado (apesar de algum azar nas meias-finais!), reencontrámo-nos no passado dia 7 no Campera.

Ultrapassadas as primeiras dificuldades do dia, no acesso enlameado ao kartódromo, partimos para a 1ª manga com a pista ainda molhada. O resultado dos primeiros treinos foi uma verdadeira surpresa para mim, porque nunca tinha corrido no Campera com a pista molhada.

Mas, no arranque da 1ª manga perdi toda a vantagem que tinha ao partir da pole-position! No fim da 1ª volta já tinha perdido 4 ou 5 posições. Fiquei numa luta muito interessante com o Miguel Judas durante várias voltas, enquanto os três primeiros começavam a ganhar uma boa distância.

Apesar de sentir que estava um pouco mais rápido do que o Miguel, não tinha hipótese de ultrapassar porque ainda não dava para fazer trajectória interior nas curvas. O grupo constituído pelo António Baptista, pelo Miguel Judas e por mim só se desfez perto do fim da corrida, depois duma incursão do António pela relva à entrada da recta da meta. Depois consegui também passar o Miguel Judas. Os três da frente já não estavam ao alcance e terminei num excelente 4º lugar (na geral e no grupo 1).

Para a segunda corrida também larguei da 1ª linha, com o mesmo companheiro (Luís Silva), mas desta vez em 2º. Mais uma vez, a 1ª volta foi desastrosa e perdi 2 ou 3 posições. Lá consegui recuperar o 3º lugar e assim segui até ao fim, num esforço inglório para alcançar os 2 primeiros (Luís Silva e António Baptista), que foram sempre muito regulares. Entretanto senti a pressão do João Teixeira por diversas vezes, mas felizmente ele também estava satisfeito com o primeiro lugar no grupo 2 – e assim seguimos até ao fim. E confesso que as últimas voltas foram de algum sofrimento, porque já estava mesmo cansado!

E por isso não participei na 3ª manga (a brincar). Infelizmente, digo eu, porque a avaliar pelas crónicas deve ter sido bem engraçada!

Esperemos que o divertimento continue em Leiria!

Abraços,

Augusto Paulino

Nota: parabéns ao Luís Silva, está um verdadeiro campeão, muito regular! Depois do brilharete na TIT, voltou a dominar no Campera!
Voltar acima Ver Augusto Paulino's Perfil Procurar outras mensagens de Augusto Paulino

Luis Silva
Rookie
Rookie

Data de adesão: 14 Novembro 2007

Colocado: 13 Fevereiro 2009 às 22:40 | IP Registado  

Voltamos ao Campera para mais um dia com três
corridinhas para despertar bem o dia, três corridas que
para mim correram muito bem.
Os treinos ainda com a pista bastante escorregadia,
dificultando algumas trajectórias, mas ao longo dos
treinos fui me habituando, partindo assim de segundo ao
lado do Augusto. Já na corrida com o um bom arranque
passei para a liderança da corrida , mas poucas voltas
depois fui ultrapassado pelo o Dário, ele que até ao fim
da corrida liderou e liderou muito bem. Nos segundos
treinos ja com a pista bem seca, consegui obter a pole-
position. A segunda corrida foi bem disputa entre mim e
António Batista até ao fim.
Mas o mais giro do dia , foi a corrida de 10 minutos ,
ahah. Foi uma boa ideia, podia era ter sido mais tempo.

Abraços e até Leiria
Voltar acima Ver Luis Silva's Perfil Procurar outras mensagens de Luis Silva

Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007

Colocado: 16 Fevereiro 2009 às 11:10 | IP Registado  

Caros companheiros kartistas,
Começo por dizer que esta jornada foi bastante proveitosa pois voltei a engordar 2 Kg. Só estou frustrado porque após uma época de defeso a fazer dieta, tal como as estrelas da F1, tenho passado este ano a levar com um "KERS" de 4 ou 6 Kg, que ainda por cima não funciona!!!
Mas vamos às corridas. Chegados ao Campera, após desbravar através de montes e vales, chegamos à pista que, tal como era de esperar, estava toda molhada. Ainda bem que passei a semana anterior a mentalizar-me que gostava de correr à chuva... Isto de dizer muitas vezes uma mentira dá mesmo uma verdade... Nos treinos da primeira manga ainda andei a convencer-me disso o que resultou no 12º tempo geral, 4º do grupo. Já na corrida, depressa me apercebi que as trajectórias de seco davam resultado em maior parte das curvas pelo que me dediquei ao assunto com bons resultados, recuperando 4 posições, tendo chegado a apanhar o Miguel Judas. Mas esta estratégia teve consequências pois os que eu passava iam verificando a mesma coisa, além de que a pista começou a secar, e eis que, saído do nada, aparece o Raul Girão, que eu tinha passado no início, que sem cerimónia me rouba o lugar. Com a pista cada vez mais seca as minhas dificuldades começaram a aumentar e foi com agrado que vi a bandeira de xadrez, pois mais uma volta e era completamente engolido pela matilha que me estava a morder os calcanhares, sem ofensa para o António Matos e Rosário Sotto-Mayor, resultando no 9º lugar geral, 3º do grupo.
Nos treinos para a segunda manga, já com a pista completamente seca, constatei que o kart que me calhou até dava para fazer uma flores. 7º lugar na geral e 2º do grupo. Na partida fui passado pelo Telmo Antunes, mas com um pouco mais de garra consegui recuperar o lugar tendo-me juntado ao João Carlos e Francisco Ferreira, com os quais formei o grupo de perseguição aos quatro primeiros. Como aqui já foi referido, ultrapassar no Campera, com piso seco, só com um erro, calçadeira ou milagre, e foi na tentativa frustrada do João Carlos passar o Francisco Ferreira que o primeiro alargou a sua trajectória o que aproveitei de imediato, e assim ficamos até ao fim da corrida. Um 6º lugar à geral e 2º do grupo foi o resultado.
Da terceira manga, só me lembro que me diverti bastante, o resultado não foi mau e que um certo indivíduo andou a divertir-se com o pessoal, pregando sustos ao aparecer (ou impôr-se...) de rompante pelo interior das curvas, que concerteza andava a fugir da lei, pois vi que teve ordem de arrestação por diversas vezes o que, pura e simplesmente, ignorou. Além disso soube depois que andou a roubar voltas... Espero que o apanhem rapidamente.
Já chega e até Leiria.
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

albaptista
Master
Master

Data de adesão: 09 Outubro 2007

Colocado: 16 Fevereiro 2009 às 14:34 | IP Registado  

Boas,

Esta prova no campera, revestia-se de primordial importancia para mim, uma vez que por minha culpa, já tinha faltado a duas provas e os pontos começam a fazer falta.

Logo bem cedo segui para o Kartodromo, na companhia do organizador (Dá sempre jeito) e do meu filho mais novo.

Nos treinos da primeira prova as coisas correram francamente mal. A pista demasiado escorregadia para o meu gosto, apenas me permitiu fazer o 10º tempo para a grelha. A partida é que já foi diferente. Não sei bem porque, mas partindo de 10º, ao fim de duas curvas estava em 3º, a pressionar bastante os dois pilotos que estavam a minha frente. no entanto, a pista muito escorregadia, fazia-me perder imenso tempo e, passadas duas ou tres voltas fui passado pelo Rui Carneiro, que rapidamente se distanciou. O resto da prova, passei, a tentar descobrir novas trajectorias, mas como de costume, não evitei uma ligeira incursão pela relva, facto que foi aproveitado pelo Miguel Judas e pelo Augusto Paulino. Daí até ao final, ainda consegui recuperar uma posição ao Miguel Judas e, acabei em 5º da geral.

Na segunda manga e, com a pista mais seca lá consegui melhorar a minha posição na grelha, tendo feito o 2º tempo.

A partida correu bem e consegui manter a posição. Durante duas ou tres voltas andei a tentar passar o Luis Silva, mas apenas consegui estar a frente dele durante meia volta. Toda a prova foi passada colado ao Luis Silva e com o Augusto colado atras de mim. Foi uma luta impecavel, apesar de ter dado um toque ou dois (possivelmente 3) ao Luís Silva e não ter recebido nenhum. No final o segundo lugar, que para mim foi um resultado fantastico.

A terceira manga (no restaurante) permitiu-me garantir o lastro natural, que disponho para a proxima prova.

Um abraço a todos

TelmoAntunes
Rookie
Rookie

Data de adesão: 13 Outubro 2008

Colocado: 16 Fevereiro 2009 às 23:55 | IP Registado  

Esta nossa ida ao Carregado foi uma diversão. Para ajudar  a pista estava humida, um autentico divertimento para todos.

Nos treinos para a 1ªmanga as coisas não correram muito bem para mim pois o 17º lugar na geral e 6º do meu grupo a quase 2 segundos do primeiro do grupo não me augurava nada de bom para a prova.

Dada a partida a tradicional molhada e penso ter conseguido subir 3 ou 4 lugares na classificação. A prova em si pouco mais dava para fazer pois nesta pista é dificil ultrapassar e sem algum erro de quem vai á frente quase nunca da para as efectuar. Quanto á minha prova não sei o que aconteceu pois a meio desta corrida devo ter levado um toque e foi velos passarem por mim, pelo menos uns quatro foram. Pelo sucedido baixei para 14º tendo terminado em 5º do grupo.

Para a segunda corrida com a pista já a secar a coisa prometia. Fiquei um pouco triste por se manter o mesmo traçado pois o sentido invertido tambem me agrada, ouvi por alto que poderia haver problemas na primeira curva. Para mim nem que fosse com partida lançada tinha gostado mais de fazer a corrida nesse sentido. Tambem achava melhor que se tivesse feito um votação pois talvez mais alguem preferisse a pista invertida.

Com a pista a secar os tempos melhoraram e a coisa ficou muito competitiva pois quase todos os pilotos ficaram num espaço de 1 segundo. A mim calhou-me o 8º a 0.214 do 2º e a 0.408 do 1º.

A prova correu bem praticamente sem nada para contar mesmo assim perdi 3 posições tendo terminado em 11º mas em 3º do grupo, o que em termos de campeonato foi bom.

Os dois campeonatos estão muito renhidos e as provas seguintes vão continuar a trazer um bom divertimento a todos os que nelas participem.

Cumprimentos a todos:

Telmo Antunes

Editada por TelmoAntunes na 16 Fevereiro 2009 às 23:56
Voltar acima Ver TelmoAntunes's Perfil Procurar outras mensagens de TelmoAntunes

franciscojorge
Racer
Racer

Data de adesão: 11 Janeiro 2009

Colocado: 16 Fevereiro 2009 às 23:56 | IP Registado  

Ilustres,

Mesmo ao final do dia, cá vão os comentários à prova do Campera de 7 de Fevereiro. Na primeira corrida e após " grandes dificuldades de acesso ao kartódromo " - um verdadeiro bico de obra ! - lá fomos para a corrida, 10 mts de treino em piso molhado em escapatórias de lama, isto prometia. Tive pena de não ter conseguido uma volta melhor, mas sempre arranjei um top ten, 9º na geral e 2º do grupo, atrás do Judas. Comecei a corrida com muita cautela, lá no meio da molhada e dai até final, sem ninguém dar por isso, foi simples ... foi desligar dos outros e tratar da minha vidinha ! Perdi posições no inicio, e depois comecei a subir paulatinamente, até ao ponto em que fiquei a assistir à " esgrima " entre o Augusto Paulino, o António Baptista e o Judas. O Judas acabou por errar e perder o contacto com os 2 pilotos anteriormente referidos, e nesse erro aproveitei para passar sem hesitação, numa pista onde as hipóteses, mesmo com piso molhado, são escassas. Na última volta ataquei totalmente para tentar apanhar o António Baptista, tendo o Judas à perna, e foi um final porreiro, com o 5º, 6º e 7º separados por 5 décimos. Nada mau, primeiro da série convidados e 6º da geral.

Na segunda corrida percebi logo que tinha levado com um mau kart ainda estavamos em inicio de treino. Pelo caminho cedi 3 ultrapassagens para não prejudicar ninguém, e depois vem a agonia de ver toda a gente ser chamada ... menos eu ! De qualquer forma, e para terem ideia do nível competitivo, em 23 pilotos 21 fizeram segundo 49, tendo o 4º da geral / 1º convidado um 49,223 e eu, 19º da geral, com um 49,752 ! - são 5 décimos entre o 4º e o 19º da geral !!

No entanto, o que me interessa é divertir-me, e devo agradecer ao caro António Matos mais uma batalha titânica, depois da que travamos na Batalha há um mês. Meus senhores, que corrida, sendo o António mais rápido no miolo e eu na parte de " building up speed " que antecede a recta da meta. Na última volta errei ao ir defender na minha melhor zona - ali é que era para atacar, como fiz nas outras voltas todas - e o António passou-me antes das direitas que antecedem a recta da meta, que corrida, daqui lhe envio os meus parabéns por uma excelente corrida.

Só que infelizmente por uma anomalia na cronometragem da prova que anulou a contagem da última volta o António Matos aparece na classificação final como não me tendo ultrapassado, o que não é verdade. A verdade é que ele foi 6º e eu 7º, em vez dos resultados da classificação final, que lhe atribuem o 7º lugar, posição que ele ocupa à entrada da última volta, mas não no final, no final foi, digo mais uma vez , 6º classificado, pelo que gostava que me fossem retirados os pontos de sexto lugar final e atribuidos os de sétimo, sendo os do sexto para o António Matos.

Este é um pedido que faço ao Rui Carneiro / organização do ORMEI para repôr a verdade desportiva, ainda que a classificação dos  restantes diga respeito apenas ao número total de voltas menos uma.

Um abraço e parabéns pela excelente ultrapassagem, caro António.

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 17 Fevereiro 2009 às 01:28 | IP Registado  

Sendo a minha 4ª intervenção neste tópico sobre a prova do Campera, mais não pretendo do que dar por terminada a questão que levantei e que teve, na intervenção do Francisco,  o leit motif para passarmos para outra.
Mais do que o ponto em questão, satisfez-me o relato do Francisco cujo depoimento atesta da veracidade do meu e sempre nos dá uma victória moral ...
Francisco, um abraço e até Leiria !
António
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

João Teixeira
Rookie
Rookie

Data de adesão: 15 Outubro 2008

Colocado: 19 Fevereiro 2009 às 16:54 | IP Registado  

A partida de Lisboa foi mais tarde que o normal, graças à proximidade do Campera e com uma baixa de peso o Augusto Marques.

Tudo indicava que iria ser uma excelente manhã pois o piso estava molhado.

Depois de atravessarmos o lamaçal em que se encontra toda a envolvente da pista, deparámo-nos com um cenário idílico para os apaixonados da humidade, o que não é o meu caso.

A comprovar isso está a magnifica prestação dos primeiros treinos em que consegui ficar em 4º, a contar do fim.

Tenho que começar a fazer como rezam as lendas do grande mestre Ayrton, quando começar a chover vou para a pista.

A realidade é que nem o lastro me ajuda e tenho muito que aprender com o piso molhado.

Mas na primeira corrida as coisas lá foram melhorando e consegui com muito esforço chegar em 8º, a contar do fim.

Alguma frustração mas muito divertido, principalmente nas últimas voltas em que percebi que conforme a pista ia secando, estava a ficar muito mais rápido e só tive pena de não ter mais 5 minutos, pois terminei em cima do grupo que estava á minha frente.

Uma palavra de apreço para os dois pilotos do escalão principal que utilizaram a velha técnica da calçadeira para passarem a meio da 1ª corrida (estamos sempre a aprender).

O melhor estava para vir e se nos primeiros treinos as pernas tremiam com o piso molhado, nos segundos treinos a pista ficou como eu mais gosto de correr. Zonas secas e zonas molhadas tornando a condução numa alegria sempre imprevisível não se conseguindo fazer uma volta igual à outra.

Uma vez mais fiz o 4º tempo dos treinos mas desta vez a contar do início.

Foi uma corrida deliciosa em que apesar de não ter havido trocas de lugares, mantivemo-nos (os 4 primeiros) sempre do início ao fim à mesma distância uns dos outros, ou seja sempre juntos e à espera do erro dos pilotos da frente.

Não houve erros, mas um grande empenho que nos levou à exaustão, pelo menos a mim e ao Augusto Paulino pela conversa que tivemos no final. Mas este é um problema que me tem acompanhado ao longo deste campeonato (PDI).

A cereja em cima do bolo foi a ‘corrida dos campeões’ no final com a participação especial do Frederico Viegas, que como lhe estivemos a moer o juízo pelo estado do complexo e para nos fazer um preço especial para esta ultima corrida, resolveu humilhar os pretensos pilotos e mostrar como é tão fácil em 10 minutos ultrapassar todas aquelas ‘chicanes’ móveis que para ali andavam.

Fiquei com uma enorme vontade de voltar a correr e ainda temos que esperar até dia 7 de Março.

Até breve.

João Miguel Gomes Teixeira

<< Anterior Página de 3 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum