Colocado: 06 Janeiro 2009 às 15:23 | IP Registado
|
|
|
Leiria 1
Lá fomos nós à terceira etapa do circo ORMEI... (atenção que aqui o circo é por analogia ao outro, do automobilismo, não aos que aterram por ai em época natalícia).
Primeiro “Round”, e aqui aplica-se bem o termo boxe, porque pelos vistos foi muita a traulitada... mas já lá vamos.
Nos treinos, descubro um carro com solas na roda da frente, literalmente sola, novinha, daquela que não agarra! Sem duvidas, coisa do natal que se aproxima...
Resultado: nas curvas mais rápidas, particularmente antes da meta eu dizia “vira” e ele respondia “vira tu!” Mas me lá me fui habituando e - inacreditávelmente! - sai-me o 5.º tempo!
Na corrida... arranco “no tranco”, como dizem os brasileiros, com um providencial empurrão... zinho! Porque parecia que a “sola” tinha ficado pregada ao chão... mas só perco um lugar na primeira volta. De resto o primeiro terço da corrida correu bastante bem, tento inclusivamente cegado ao quarto lugar depois de “desaguisado”, leia-se curva mal guisada, entre o Alexandre Valle e o João Raimundo.
A partir dai entrei em modo “resistência”, não de duração, mas de defesa da posição da posição e a coisa até começou com normalidade... mas foi aquecendo... por que o carro foi colaborando cada vez menos e eu fui levando progressivamente mais toques nas costas: “posso passar? A que eu ia respondendo como responde quem não quer dar tabaco: ”é pá não dá, só tenho este...” Diga-se que os pedidos foram muitos e uns mais simpáticos que os outros...
Lá cedi dois, o que me deixou em sexto boa parte do tempo... a aguentar a manada! O que só percebi no final - pela palestra, pela conversa e depois disso pela “telemetria do circuito”...
A manada foi ficando atrás de mim até perto do fim quando com o carro a colaborar cada vez menos, ou eu já eu “aquecido” de sentir tanto pedido e de ver outros, a colaborar menos com ele, lá me passou o João Teixeira em cima da meta. Na logo curva a seguir alguém me arromba a porta: passa de toque a empurrão, e eu de 6.º para 10.º numa volta! mas até ao fim ainda desço a 13.º!
Bem, para encerrar este “round”, devo:
_pedir desculpas ao Rui Carneiro pela ultrapassagem no limite que só deu em traulitada (sinceramente, achei que dava...); e pela recepção calorosa que lhe reservei no fim da corrida (que ainda por cima, nada tinha a haver com ele).
_pedir a todos que não se esqueçam que o automobilismo não é um desporto de contacto e que são as vitórias nas disputas leais que nos ficam na memória. Não os resultados finais... ou as taças de plástico!
A 2.ª Manga, depois da passagem pelo congelador a que o Rui nos sujeitou, foi impecável...
Nos treinos, se o carro me parecia claramente melhor, muito mais equilibrado e eficiente a curvar, mas o resultado foi ligeiramente pior: 7.º! Com a nota humorística de na primeira volta, eu, o Carlos Costa e mais uns quantos nos termos esquecido do circuito depois da curva do barracão e termo ido dar uma volta ao bilhar grande.
Já corrida, começou da mesma forma, com o carro pregado ao chão! Salvo com o empurrão providencial, e sempre agradecido, ao companheiro de trás.
De resto, foi como a corrida anterior, em modo de “resistência”. Porque pelos vistos eu e o carro não dava-mos para mais! E fomos - impecavelmente! - passados por quem ia melhorando a sua performam-se nos treinos... E com engenho e arte encontrava o buraco da agulha! E se desta feita não houve “pedidos”, certo é que mesmo assim e enquanto pude, fui respondendo a todos como anteriormente: ”é pá não dá, só tenho este...”
Bem, não fosse o registo da cronometragem esclarecer que rodei sempre entre o 56,1 e 56,5 segundos, o que com disputas à mistura até é notável. Ponderava começar a fumar!
A todos, um bom Natal, um excelente 2009 e cuidado com o lastro que a época têm o habito de nos oferecer!
abraço,
Miguel Judas
|