Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Évora I- 25 de Outubro de 2008 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 04 Novembro 2008 às 00:57 | IP Registado  

Caros Amigos,

Confesso que estava ansioso para voltar ao esquema ABC, que era frequentemente aplicado no CÁGADO, há uns 10 anos atrás, quando a sua popularidade era grande.

O formato ABC tem a graça de nos permitir correr com os mais variados pilotos, nas mais variadas condições e ainda ver uma corrida inteiramente à borla

Foi assim que comecei: A ver uma corrida à borla. Nos treinos deu logo para perceber que o Dário e o João Raimundo estavam numa corrida à parte. Calhou a vitória ao Dário, que foi mais lesto a desembaraçar-se de um atrasado. Mas o João não lhe largou os calcanhares. Soberba a prestação do 'puto' Eça, que aliou à sua rapidez esporádica uma mto maior consistência que o habitual. Palmas para todos

Outra coisa que este esquema dá é para ver alguns casos, que normalmente só os interessados conhecem. Vi um que me gelou o sangue. O Comissário da "Porta da Ravessa" ia sendo morto em pleno sono !!!  Na aproximação à curva, o kart 53 apresentava-se por fora e o 64 por dentro (não sei quem eram os pilotos e, se soubesse tb não dizia ). Aconteceu aquilo que infelizmente acontece com alguma frequência: só nos preocupamos a defender e olhar para o interior e esquecemo-nos que pode estar alguém ao nosso lado, do lado de fora. O degraçado do piloto do 53 não teve tempo de fazer nada, foi empurrado para fora da pista, direito ao comissário que dormia , aos saltos e sem conseguir travar na terra. Vá lá que conseguiu voltar à pista antes da cadeira do dito comissário, sem acertar em ninguém. Foi muito, mas mesmo muito perigoso. Temos todos de ter mais cuidado com o lado de fora.

Na 2ª manga eu ia já entrar em acção. Aqui tenho que fazer um protesto à organização (não me leves mto a sério Rui). Há que aprimorar o esquema de mangas, nem que seja irmos rodando pelos vários grupos. O que aconteceu foi que, com a rodagem que já levavam, os pilotos do Grupo A dominaram completamente a grelha da maga AC (só o Rui conseguiu meter-se no meio deles, na 5ª posição, o resto foi tudo gente do Grupo A). Há que achar uma solução, e não sei qual ...

O meu kart era bte bom (tinha acabado de ganhar a 1ª manga... acho eu), por isso estava esperançado em recuperar na corrida. Recuperar recuperei, mas 1º ainda andei mto para trás. A partida foi tipo aquelas entradas em espectáculos, que a gente tira os pés do chão e é levado pela multidão. Eu fui para onde fui sendo levado e perdi 4 lugares. Depois foi recuperar, com umas quantas ultrapassagens e uns qto abandonos. Cheguei ao fim sem saber a minha posição à geral, qto mais entre o meu grupo.

Na 2ª manga apanhei um kart estranho, devia ser tipo jumento de nora, pois curvava sempre no mesmo sentido - neste caso para a esquerda. Adaptei-me razoavelmente a ele, que até nem andava mal. Parti lá da frente, depois de ter feito notar ao comissário e ao Alexandre Valle que não podiam estar certos os tempos, pois os 4 primeiros lugares eramos exactamente os mesmos que entraramos para a pista e terminaramos os treinos. Disseram-me que estava a ser verificado e ficou td na mesma (sorte minha).

Nova partida, nova bordoada. Um só lugar perdido só que o 'bordoador' auto-bordoou-se no gancho interior e devolveu-me a posição - 'seguramente em auto penitência' . Agarrei-me ao João Carlos, pois era ligeiramente mais rápido que ele, enquanto Girão e Telmo se iam embora. Da 1ª vez que ameacei o João Carlos, vi o 'bordoador' anterior passar desenfreado por nós os 2 e espetar-se com o João Carlos à saída da Porta da Ravessa. Great  pensei eu, enquanto assumia o 3º lugar... para de imediato levar com ele no retorno à pista e ir pastar nos secos campos alentejanos .

Com isto fui passado pelo Diogo - já não há respeito pelos meus cabelos - digo barba - brancos.

O grupo seguiu animado, embora um pouco musculado demais para meu gosto entre o João Carlos e o seu oponente. Só uma vez estive para recuperar o lugar ao Diogo, mas não quis forçar. Entretanto fui passado limpinho pelo Rui Carneiro, que de seguida passou o Diogo (tb limpinho) e mesmo no fim aproveitou mais uma bordoada (entre os outros dois) para chegar ao 3º lugar.

Só mais tarde soube que tinha tido um 4º e um 5º lugares (o que até seria bom se não tivesse toda gente tido lugares desse tipo, fruto do ABC). Mas tive como coroa de glória estar 1,73seg no 3º lugar - o mais perto que estive do pódio nos últimos 3 anos.

Enfim, foi francamente divertido.  (mas fizeram falta os vários ausentes...)

Abraços a todos,

Luís.

Editada por LSMello na 04 Novembro 2008 às 09:10
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007

Colocado: 04 Novembro 2008 às 15:38 | IP Registado  

Caros amigos do Ormei,

Esta minha crónica vai pecar por escassa atendendo a que a memória já não é o que era e as estatísticas fornecidas pelo kartódromo de Évora pouco ajudaram.

Mas comecemos pela confusão das actividades que precederam a entrada em pista, que provam que as modernices às vezes só servem para complicar, a passar pelo ridículo de ser ter de entregar um papelinho antes de arrancar para cada um dos treinos, olha a minha (nossa) sorte de não ter perdido o dito para a segunda manga, nas voltas da primeira.
Mas passando à parte desportiva propriamente dita, mal entrei em pista com o primeiro kart que me calhou (o nº 62) logo verifiquei que a analogia com uma arrastadeira misturada com uma mula que não queria curvar, era mais que evidente, o que teve como resultado o 12º lugar na grelha correspondente ao penúltimo entre os pilotos inscritos (efectivos e convidados, isto de chamar convidados aos que pagam como os efectivos tem de acabar...). A corrida saldou-se por um 10º lugar geral, correspondendo ao antepenúltimo lugar no citado conjunto, salvando-se pelas lutas travadas com o Miguel Judas e o Francisco Ferreira.
Para a segunda manga, calhou-me o kart nº 53, sobre o qual perguntei ao Carlos Costa (que o tinha pilotado na primeira) o seu estado competitivo, que me respondeu que era porreiro. Qual porreiro qual carapuça, aquilo era como os crocodilos que voam baixinho, um autêntico fogetão. Resultado, pole, volta mais rápida e vitória absoluta. Porra, estava a ver que não!!! (Desculpem a linguagem). Só teve a desvantagem de ter passado a corrida sem estar em luta directa com ninguém, exceptuando a primeira volta onde tive de recuperar o comando depois de ter perdido dois lugares após a partida.

Bom parece que o que disse no primeiro parágrafo foi às urtigas, mas também faz parte da idade.

Um abraço e até Leiria e que não chova (Luís Mello, esta é para ti).
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004

Colocado: 07 Novembro 2008 às 19:49 | IP Registado  

Começo por dizer que Évora não é a minha pista… por ser das mais distantes à volta de Lisboa (nas corridas esporádicas de amigos acabávamos por ir a Almeirim, Bombarral) e porque participei em campeonatos que não iam lá. Quando saio de Évora lembro-me de que sentia exactamente o mesmo cada vez que corria em Fátima… parece que não há uma que corra bem. Com Fátima a coisa resolveu-se com um ano inteiro de corridas só em Fátima. A minha esperança é que quando andar o equivalente a um ano inteiro de corridas em Évora tenha assimilado os truques todos. Daqui a uns 10 anos começo a render ….. LOL

Passando à crónica dos eventos….

Durante os treinos da 1ª corrida o único indicador que tive sobre o meu desempenho foi que consegui andar 1 volta perto do Dário (mais perto no inicio do que no fim J). O resultado foi um 10º lugar na grelha, mais ou menos a meio da tabela. Na partida saí bem e meti por dentro… não faço ideia de quantas posições ganhei ou perdi… sei que me safei. Os pormenores que me lembro foi de ficar espantado por ter andamento para discutir posição com o João Carlos e por ter passado o Francisco, o meu rival de sempre, com relativa facilidade. Ainda não tinha essa noção, mas tinha-me calhado o kart do dia… o foguete 53 (como lhe chamou o José Vieira). Tinha tudo, disparo, velocidade de ponta e uma benção rara naquele kartódromo…. travões. Com tanta coisa que tinha só faltou uma coisa, mãozinhas. Acho importante neste momento fazer aqui uma confissão:

EU SOU O LABREGO QUE NÃO GANHOU COM O KART 53!! L

Desviando os pilotos do campeonato principal, acabei por ficar em 4º… não é mau resultado para mim em Évora, como podem perceber pelo próximo parágrafo.

Na segunda corrida o kart já não era o mesmo…. Oh saudade!!! Se já é difícil atinar nos ganchos com travões, sem travões foi um pesadelo. Quase tinha que começar a travar na descida para conseguir fazer a curva do portão. Como desta vez não fazia ideia de como tinha corrida o treino fiquei na expectativa a ver o que me calhava… e esperei… esperei… esperei L… esperei. Fiquei quase em último. Assim que parei na grelha queixei-me: "Esta $#%#£ não trava!". O senhor foi muito simpático e disse que me dava outro. O Rui Carneiro disse imediatamente que podia trocar mas tinha que sair das boxes… Não demorei muito a decidir porque assim como assim, já estava praticamente em último. No final da primeira volta estava contente, porque houve muita confusão nas primeiras curvas e ficaram bastantes pilotos para trás. Além disso, estava de novo num kart com travões. Agora faltava-me a turbina e as mãozinhas novamente. E essa falta foi-se notando ao longo da corrida, com a malta que tinha ficado para trás a chegar-se, a dar a palmadinha nas costas "amigo, com licença"… a passar na curva seguinte, e a deixar-me para trás a espernear em desespero. Não fiquei em último porque houve quem desistisse…

Portanto, parafraseando o Augusto Paulino, ainda que à minha humilde escala, há dias em que mais vale não sair de casa.

O que me vale é que só vamos a Évora 2 vezes…. Ufa!

Até Leiria!!!

Carlos Costa

Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Francisco
Rookie
Rookie

Data de adesão: 28 Janeiro 2008

Colocado: 08 Novembro 2008 às 00:51 | IP Registado  

Boas a todos...

Peço desculpa por estar a escrever esta crónica novamente muitos dias depois do evento, pois perde um pouco o interesse,

Mas aqui fica o meu testemunho do evento, bem como das sensações e experiências ganhas....

Évora, circuito bonito que gosto especialmente, mas que nem por isso favorece os meus tempos . Principalmente com um grupo tão ‘ pró ’ sempre a rodar muito rápido e pronto a aproveitar qualquer deslize...

Mesmo assim consegui um fabuloso 5 e 6 lugar, devido claro, ao efeito da separação dos pilotos no grupo A e B, senão teria ficado mais para trás até porque os pilotos do Grupo B são também muito fortes.

Além disso, sabemos todos que o troféu tem tido algumas ausências de peso, que espero possam começar a aparecer, pois fazem falta ao evento.

O grupo foi chegando aos poucos, mas a tempo e horas de se dar inicio a mais uma prova do troféu. No entanto as novas tecnologias introduzidas no Kartódromo fizeram atrasar o início da mesma, comprometendo desde logo um possível almoço com calma do grupo. Assim se veio a verificar, pois o adiantar da hora no fim da prova originou o apressar do regresso do grupo a casa.

Como o grupo era mais reduzido, foi possível testar o famoso ABC... que, sendo diferente e tendo algumas vantagens relativamente ao sistema anterior, acabou por ser uma experiência agradável e de bem vinda repetição.

Gostei especialmente da oportunidade de correr com os pilotos do GrupoB onde tenho amigos e a possibilidade de correr com todos os pilotos do troféu numa mesma prova.

No entanto esta modalidade também tem algumas desvantagens, algumas já referidas por pilotos anteriores. Por exemplo, quando um piloto entra na segunda manga ( sua primeira corrida), irá correr com um piloto que já fez a primeira manga e terá portanto grande vantagem quer na qualificação, quer na corrida. A não ser que da primeira para a segunda manga, se troque o sentido da corrida, mas aí teremos novamente o mesmo problema na terceira... Ou então que o circuito permita fazer 3 variações do circuito para ser sempre diferente, mas nunca será o suficientemente diferente e alguns pilotos terão vantagem sobre outros...

Uma das desvantagens que considero mais importante é mesmo a impossibilidade de correr no circuito inverso, que vejo como muito interessante pois é como que se fosse um novo circuito. Assim acabamos por correr duas vezes num mesmo circuito, perdendo assim alguma piada.

Quanto à corrida propriamente dita, tive uma primeira manga muito tranquila mas com pouca emoção. Senti que ganhei algumas posições logo no início e em situações em que os pilotos ficaram para trás. Foi pouco emotiva porque não me revi com a afinação do Kart e não conseguia atacar nem fazer a minha condução, a única coisa a fazer foi tentar não perder muitas posições e errar o menos possível até ao final, pois o kart queria sempre escorregar nas curvas... Acabei por ser ultrapassado já não última volta pelo José Vieira, depois de muitas voltas a sentir a sua aproximação.

Quanto à segunda manga, senti o seu início demasiado ‘ musculado ‘, confirmando as palavras do Luís Mello   e que me fez perder várias posições logo na primeira volta, mas que fui recuperando ao longo da corrida pois tive a sorte de ter um Kart que gostei de conduzir.

Já na viagem para casa deu-me uma quebra imensa até pela noite anterior mal dormida, o que me fez dormir todo o regresso... Agradeço desde já ao condutor que não fez movimentos bruscos

Abraço e até Leiria...

Francisco Ferreira

Voltar acima Ver Francisco's Perfil Procurar outras mensagens de Francisco

Pedro Rafael
Rookie
Rookie

Data de adesão: 03 Novembro 2008

Colocado: 09 Novembro 2008 às 11:20 | IP Registado  

Olá a todos os Kartistas Ormei ,

Desde o dia 25 em Évora em que participei como convidado do Piloto Augusto Marques que não tenho pensado noutra coisa !
Devo dizer que foi a minha 1ªexperiência em Kart

O meu primeiro contacto com o Kart confesso que não foi difícil , tendo conseguido na 1ªmanga o 2ºposto do grupo de convidados , na 2ª manga , não me tendo apercebido que ia correr imediatamente a seguir ... e ajudado por um piloto que me disse que já devia estar a fazer as voltas de treino , saltei para o primeiro Kart que estava na box  e arranquei sem tempos da última posição para a prova . Acontece que na primeira volta depois de umas quantas travagens fora do limite levei uma pancada que me atirou literalmente para o alcatrão , uns joelhos e cotovelos esfolados Mas devo dizer que o piloto causador que não me recordo quem foi me pediu de imediato desculpas e eu rapidamente montei no Kart e fiz a prova até ao fim, com um um inevitável último lugar .
Sei que tenho um longo caminho a percorrer até rodar aos vossos tempos mas já estou a treinar Ontem fui até ao Campera para conhecer a pista e rodar mais no Kart e até tive a agradável surpresa de ter conseguido o 4ºmelhor tempo do dia em 47,773 . Só foi pena ter corrido sozinho o que poderia talvez ter melhorado os meus tempos .
Estarei presente dia 22 em Leiria para mais uma prova e espero aprender ainda mais com voçês
Estarei aberto  a sugestões , dicas , conselhos o que for para melhor evoluir
Até lá um abraço

Pedro Rafael
Voltar acima Ver Pedro Rafael's Perfil Procurar outras mensagens de Pedro Rafael

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 09 Novembro 2008 às 19:10 | IP Registado  

Pedro Rafael, eu fui um debutante na 1ª prova do campeonato ORMEI e faltei à prova de Évora. Mantenho, portanto, o estatuto de rookie durante a presente temporada.
No entanto, vou vendo as crónicas que vão saltando para a ribalta e ao ler a sua, não posso deixar de o cumprimentar e augurar-lhe as melhores classificações pois tendo tido a sua 1ª experiência em karting nessa corrida de Évora e depois ter ido ao Campera e arrancar um 47,7 .... é obra !!!!! Parabéns !
Vamo-nos encontrar concerteza em Leiria e então aí falaremos mais em pormenor, ok ?
Um abraço,
António Matos
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Pedro Rafael
Rookie
Rookie

Data de adesão: 03 Novembro 2008

Colocado: 09 Novembro 2008 às 23:32 | IP Registado  

António Matos , confesso  que estou a adorar a experiência , pois durante anos joguei em simuladores de F1 , WRC , Megane Trophy , DTM etc  mas nada se compara com uma prova real em que se sente o chassi , pneus ,travões e direcção 
É dai que retiro alguma "experiência" em condução desportiva ,  e Évora foi a concretização de um sonho que era de competir .
Acho que dificilmente no Desporto Automóvel se consiga ter tanto feeling de condução como no Kart !
Obrigado pelo seu elogioso comentário e até Leiria
Voltar acima Ver Pedro Rafael's Perfil Procurar outras mensagens de Pedro Rafael

Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta.
Este tópico está bloqueado.

<< Anterior Página de 2
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum