Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: 10ª prova - Batalha II Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 27 Outubro 2008 às 13:24 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Caro Pedro,
Apelando uma vez mais à minha ignorância sobre o assunto ainda que tenha alicerçado o raciocínio no mais puro empirismo, estou 100% disponível para umas correcção de rota.
Tal como disse na primeira intervenção que fiz a esta sua ideia, julgo podermos dinamizar a introdução do sistema em 2009.
Vou lançar um tópico específico neste forum para "apalpar" sensibilidades.
Um abraço,
António
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

pedrosantosslb
Rookie
Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007

Colocado: 27 Outubro 2008 às 13:39 | IP Registado Citar pedrosantosslb

Combinado

Um abraço!

Voltar acima Ver pedrosantosslb's Perfil Procurar outras mensagens de pedrosantosslb

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004

Colocado: 27 Outubro 2008 às 15:49 | IP Registado Citar Rui Carneiro

Caros amigos,

Não querendo ser detentor da verdade, a ideia que foi transmitida sempre pelo Sr. Pragosa, é que como a pista é a subir, em sentido invertido, as partidas são sempre efectuadas lançadas para não danificar "ainda mais" as embraiagens, que custam algum (muito) dinheiro.

Não quero dizer que em questões de segurança seja mais ou menos seguro, mas que é diferente é, e que se chega muito mais rápido à primeira curva também é verdade, pelo que supostamente será mais perigoso se a partida for lançada.

Não estou a dizer que não se devam fazer partidas lançadas mas que na realidade são diferentes, são, e que existem algumas manhas, também é verdade, mas se nunca se fizerem, de certeza que os pilotos nunca saberão fazer, tal como quem tira a carta de condução, se não conduzir "frequentemente", não conseguirá "nunca" conduzir correctamente (e quantos casos nós conhecemos), passando-se o mesmo para a condução dos karts e respectivas partidas.

Já vai longo o testamento, mas aqui fica mais uma opinião, que talvez devesse estar no outro tópico criado mas que ainda não li.

www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 27 Outubro 2008 às 18:00 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Rui, obrigado pela tua opinião que contribuirá concerteza para a discussão que se pretende.
Eu também acho que a experiência é uma das bases fundamentais do conhecimento e, como tal, as partidas lançadas são necessárias tal como as derrapagens o são para saber como evitá-las, etc.
Só que tudo tem que ser ensinado, apendido e treinado para depois entrarem em uso.
Já agora alguém me sabe dizer porque é que a Formula 1 não usa o sistema ?
Mera curiosidade
Abraços,
António
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 27 Outubro 2008 às 22:38 | IP Registado Citar LSMello

Não concordo totalmente com a opinião do Rui, pelas razões já ditas. O Pragosa tem uma grelha pintada para o sentido invertido, num local distinto da pista. Se fosse só pelas embraiagens usava-a, em vez de usar as partidas lançadas.

Pela experiência que já levo de partidas lançadas, sei mais duas coisas:

1ª que me correm sempre mal. Deixo espaço demais para o kart da frente e acelero tarde.

2ª que é necessário uma recta ou uma curva suave antes da partida para funcionar o alinhamento, de outra forma fica o pelotão todo desordenado.

Em resposta ao António, a F1 usa partidas lançadas com frequência, em situações de má aderência e visibilidade (chuva). Creio que não as utiliza essencialmente por em termos de mktg serem identificadas com as provas nos EUA.

O WTCC adoptou a postura curiosa de a 1ª prova ter partida lançada e a 2ª partida parada. Teoricamente para compensar as características mais favoráveis dos carros de tracção atrás, que os tornam melhores nas partidas paradas.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 28 Outubro 2008 às 00:46 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Luis Mello, nos últimos 2 anos não vi uma única corrida de fórmula 1 devido à passagem dos direitos de transmissão para canais pagos que não possuo mas devo dizer-te que era fanático por esses espectáculos e nunca vi uma partida lançada nessa disciplina.
Admito que, com a frequência que dizes elas acontecerem, eu pudesse andar estupidamente distraído mas a verdade é que nunca vi ( salvaguardando as que se seguiam à intervenção do safety car ).
Quanto à razão de ser dessas partidas, devem-se ao Ayrton Senna na defesa duma situação que tinha a ver com a perca sistemática da posição dos pilotos que arrancavam da 2ª posição da grelha mas que eram sistematicamente "mamados" pelos que vinham atraz. Isto devido ao lado sujo da pista.
A ideia de que era uma questão de marketing foi uma invenção tua !
Fico-me por aqui para manter a ideia de cada um expôr a sua teoria sem influenciar a dos outros. Depois falamos mais, ok ?
Um abraço,
António

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 28 Outubro 2008 às 08:58 | IP Registado Citar LSMello

António,

Eu disse: 'a F1 usa partidas lançadas com frequência, em situações de má aderência e visibilidade (chuva)'. Apenas nessas condições e com frequência o que não é a mesma coisa sempre - é mto diferente. Nurburgring e SPA sempre foram os principais candidatos a partidas lançadas atrás de Safety Car devido a chuva. Creio que Fuji no ano passado tb foi assim (mas não vi a corrida).

Este meu contribudo não se destina a convencer ninguém a usar partidas lançadas. Eu pessoalmente não gosto delas. (Donde nunca me passaria pela cabeça usar um argumento para convencer que quer que fosse - mto menos um argumento falacioso !). Só votarei a favor em sítios onde tragam vantagens.

Nesse caso fica a Batalha invertida, em que adoro o circuito. Talvez o Campera invertido tb tivesse a ganhar com partida lançada. Mais nada. E pronto, já votei por antecipação.

Abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

<< Anterior Página de 2
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum