Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Campera I- 4 de Outubro de 2008 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Gonçalo Magalhã
Rookie
Rookie

Data de adesão: 03 Novembro 2007
País: Guatamala

Estado: Desligado
Colocado: 07 Outubro 2008 às 23:50 | IP Registado  

Depois de pensado e reflectido sobre a maneira mais conveniente de fazer a minha crónica, optei pelo mais simples e relatarei o que se sucedeu no passado sábado da mesma forma que o fiz no passado.

assim sendo, aqui vai.

Primeira corrida do campeonato ORMEI. Depois do 3º lugar final do campeonato transacto, as expectativas eram enormes. Tinha uma imagem a defender e a vontade de começar um campeonato de igual para igual com os outros imensa, não só pelo facto de me sentir mais competitivo, facto demonstrado pelos excelentes resultados nas últimas corridas, mas também por me sentir mais à vontade nos karts de aluguer e em campeonatos amadores.
Ainda assim, nao abdicaria do mesmo espírito com que iniciara a minha participação no ORMEI: divertir-me ao mesmo tempo que recuperava e mantinha a forma física.
E foi neste spírito que cheguei ao Campera. ncontrei boa disposiçao, sono (António, obrigado pelo café =D) e caras que passado o Verão, deixaram saudades.

Cumpridas as formalidades que um novo campeonato exigem, lá me sentei no kart 12, esperançado de um bom resultado nos treinos, numa pista que domino relativamente bem. Puro engano, quase 1s de diferença para o João Carlos (PARABÉNS pela Pole e vitória merecidas) e um frustrante 11º lugar tendo ainda que agradecer ao Dário por ter servido de lebre.
Aliado aos 4kgs de lastro, o resultado na corrida so podia ser desastroso, conforme se veio a verificar. uma corrida sem história nem argumentos para lutar por algum lugar... o que vale é que o director do Campera dizia no inicio do briefing que os karts apenas tinham 0,5s de diferença entre eles...

Segunda corrida, os mesmos 4 kgs, um kart diferente e uma pista divertidissima!
6º melhor tempo a escassoss 3 décimos de segundo da Pole que o Augusto arrancou. A corrida prometia ser interessante, até porque os tempos estavam muito semelhantes.
Um pequeno parênteses: Sr Viegas, para quando um sistema de arranque luminoso? é que o baixar duma bandeira é bastante subjectivo quando se dá o sinal de arranque...
Voltando: banmdeira baixa, início das hostilidades. Com um bom arranque, ascendi ao 4º lugar da corrida uma volta mais tarde ao 3º. Com um inicio algo conflituoso, em que os toques se sucedram, pensava que as coisas arrefeciam. Mais uma vez me enganei. à 3ª volta comecei a ver que era muito complicado seguir os dois primeiros. Nessa volta senti um toque forte por trás do Luis Vaz. Levantei o braço como sinal de repúdio e chamar atençao ao comissário. Um pouco mais à frente, nova batida violenta do Luis, novo levantar de braços. Na curva seguinte, o Luis finalmente consegue o seu propósito: com um toque de lado afasta-me da melhor trajectoria e perco 3 lugares. à passagem na recta da meta fiz sinal ao DP que nada fez, para espanto meu, uma vez que dada a sua experiencia automobilistica o sr. Viegas deveria ter punido semelhante atitude. Destarte, via-me arredado dos primeiros lugares mas nao desisti pois sabia que estava bastante rápido e que era possivel recuperar um ou outro lugar. Com efeito, rapidamente me cheguei ao Luiz Vaz. Numa curva do miolo saí mais rápido e na contra-curva cheguei-me à frente e nao dei espaço para que o Luis conseguisse fazer a seguinte, a nao ser que ele travasse. Foi uma atitude criticável pois fez com que ele tivesse que ir um pouco à areia, perdendo apenas o lugar para mim. Nao fiquei muito preocupado, pois ele apenas tinha provado um pouco do veneno dele. Recebi a bandeira de conduçao anti-desportiva (a primeira na minha carreira) com normalidade e achei por bem repor os niveis de concentraçao e tomar uma dose de calma. Só assim me consegui chegar à traseira do kart do Rui Carneiro. Quando começava a planear a estratégia de ultrapassagem deu-se aquilo que toda a gente pôde assisitr.
Numa atitude de desrespeito pela vida de terceiro, o Luis Vaz cometeu aquilo que em Direito Penal se chama de Ofensa à Integridade Física, punida com pena efectiva de prisão. Passo a explicar o que vi e senti de dentro do meu kart. No final da recta da meta fui abalroado pelo Luis, vindo nao sei de onde. Ainda nao refeito da surpresa do que se estava a passar consegui aguentar o kart dentro de pista. Ora o Luis nao se fez de rogado. A intençao era mesmo por-me fora da corrida e se me conseguisse magoar melhor ainda. Caso contrário, nao tinha feito a segunda investida. De facto, saí violentamnete de pista. Já com o Kart imobilizado, senti que tambem a minhha perna nao se encontrrava na melhor das condiçoes. Tenho aqui que agradecer a pronta ajuda do dr. José Rodrigues, a quem ainda nao tive a possibilidade de agradecer pessoalmente. A si, peço desculpa por este facto mas nao me lembrei de o fazer apos a corrida. Assustei-me pois pensava que tinha partido a perna, ja que as dores eram grandes. Ainda assim, nao desisti. Esse senhor podia me ter compremetido a corrida e mesmo a saúde mas nao lhe ia dar o gozo de nao acabar a corrida. Voltei a por o kart na pista e concluí a corrida em penultimo lugar.
Desde logo me apercebi do que se passara: o Luis, numa atitude selvática, animal, irracional e condenável ate às ultimas intancias, decidiu vingar se, esperando entao 3 voltas, em marcha lenta para me abalroar!
Pergunto agora: mas ninguem cá fora se apercebeui da barbaridade que o Luis ia cometere?! o DP nao tem experiencia suficiente para saber exactamente o que ele ia fazer, ao andar 3, repito 3 voltas, em marcha muito lenta?! IRRESPONSABILIDADE TOTAL do DP que o deveria ter feito entrar nas boxes para prevenir o que se passou a seguir.
Resultado do incidente: passei o resto do dia no hospital, saí de muletas e com a certeza de que seria impossivel marcar presença na penúltima corrida do Troféu Honda, no qual foram investidos centenas e centenas de euros pelos patrocinadores que como é obvio nao irão pedir contas ao energúmeno que atentou contra a minha vida...
O que se passou na zona do muro de boxes foi de facto lamentável! Fui pedir esclarecimentos ao Luis, pois tinha uma grande estima por ele. como é obvio nao fui simpatico, mas tambem nao fui ofensivo. em tom agressivo disse lhe que aquilo nao era correcto, que tinha posto em causa a minha integridade fisica, que a minha atitude tambem nao fôra a correcta mas acontecera como consequencia dos toques dele. A sua reacçao continuou a demonstrar a mesma ignorancia, falta de respeito, carácter e personalidade ao começar-se a rir na minha cara. Só nao levou com o capacete na cabeça porque alguem conseguiu ter o discernimento e pôr fim ao que se estava a passar, segurando-me no braço no exacto momento em que iria cometer um acto do qual muito provavelmente me viria a arrepender, argumentando que nao queria expor os filhos a actos de violencia. tenho muito a agradecer-lhe e peço publicamente desculpas por me ter comportado de forma menos digna defronte dos seus filhos. a agradecer tenho tambem ao sempre impecável José Vieira e ao sr. Garcia de Matos, que, fruto do seu conhecimento de vida talvez, me fez ver que aquelas reacçoes inflamadas nao eram as mais correctas, acalmando-me.

Para finalizar, apelo a uma interiorizaçao e a uma consciencializaçao do que se passou no sábado. aquilo foi grave, e ainda que só me tenha feito uma luxaçao, podia ter acontecido bem pior, talvez algo irreparavel. Nao voltarei a uma pista com este grupo, que sempre considerei de amigos, sem ter a certeza e a garantia de que nao se voltará a repetir, nem comigo nem com nenhum outro membro do grupo. Por isso Rui Carneiro aconselho a que sejas mais exigente e rigoroso com os DPs dos Kartódromos, mas acima de tudo, apelo ao maior bom senso que possam ter!

um abraço a todos, e ate Evora!

Editada por Gonçalo Magalhã na 08 Outubro 2008 às 00:06
Voltar acima Ver Gonçalo Magalhã's Perfil Procurar outras mensagens de Gonçalo Magalhã

Gonçalo Magalhã
Rookie
Rookie

Colocado: 08 Outubro 2008 às 00:07 | IP Registado  

ah! e de saudar o regresso às pistas do Dário, que segundo ele nao sentiu qualquer dor no ombro. Parabéns e espero que tudo corra bem no futuro!
Voltar acima Ver Gonçalo Magalhã's Perfil Procurar outras mensagens de Gonçalo Magalhã

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal

Colocado: 08 Outubro 2008 às 15:26 | IP Registado  

Boa Tarde companheiros kartistas,

Tendo recebido um email do Luis Vaz no dia domingo pelas 15:24, achei que não o devia de publicar antes de ter recebido a "versão" do outros piloto envolvido no assunto, pelo que só agora o vou publicar.

Agradeço aos restantes pilotos que efectuem uma reflexão ao sucedido e evitem situações que possam vir a ser complicadas quer para os pilotos em si, quer para o organizador e kartódromo em si.

Re: 1ª Prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009 – Localização
De: Luis Vaz
Enviada: domingo, 5 de Outubro de 2008 15:24:12

Na sequência da forma como me comportei na 2ª manga da prova realizada no Campera e que marcou o início de mais um campeonato Ormei não me resta qualquer alternativa senão apresentar as minhas desculpas a todos os participantes, bem como ao Rui Carneiro não só enquanto organizador mas essencialmente como amigo de há longa data e ao Frederico Viegas, enquanto director de prova e piloto que muito admiro.
Tratou-se de uma atitude inqualificável e perfeitamente indesculpável, motivo pelo qual, após alguma reflexão, decidi colocar um ponto final na minha participação neste campeonato.
Participo neste campeonato desde o seu início e jamais tive um comportamento semelhante.
Não vou, contudo, entrar em explicações ou detalhes quanto ao que se passou (toques, circunstâncias dos mesmos, ...). Com efeito, quem viu, viu, e pessoalmente tenho a perfeita noção do que fiz.
Nesse sentido, por coerência e em consciência não sinto que me reste outra opção senão abandonar este campeonato por considerar que deixei de ser merecedor de nele participar.
Espero que a minha saída ajude a devolver ao campeonato a boa disposição, correcção e cordialidade que sempre o caracterizaram.
Reitero as minhas desculpas a todos, designadamente aos inúmeros amigos a quem sei ter desiludido profundamente.
Luis Vaz
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 08 Outubro 2008 às 19:15 | IP Registado  

Caros Gonçalo Magalhães e Luis Vaz
Começo por manifestar a minha total satisfação pelo critério que o Rui Carneiro seguiu na gestão da informação deste assunto pois cumpriu liminarmente as boas práticas da ética. Não esperava outra coisa do Rui mas é sempre bom manifestarmos as nossas opiniões.
Em segundo lugar quero dirigir-me aos dois amigos na berlinda até porque não me coibi de os criticar pelas atitudes que ambos tomaram no dia da prova.
Não se trata nem de paternalismo nem tão pouco de protagonismo apenas de um dever moral que igualmente só podia ser expresso se e quando ambos se manifestassem neste forum.
Posto isto, e porque privei muito pouco com qualquer um de vocês, não posso apelar  a porreirismos individuais pela simples razão de não vos conhecer.
No entanto, e na dúvida, opto por esse estatuto, até prova em contrário.
Como disse a abrir este tópico, não gostei do que vi naquela tarde e para ser sincero, preferi o mea culpa do Luis pela dignidade com que assumiu a sua quota parte de culpas neste triste episódio.
Estou em crer que a vossa jovialidade e inteligência vai permitir, a seu tempo, que se sentem cara a cara, e venham a fazer uma reflexão conjunta dos acontecimentos e que das conclusões, ambos sairão mais enriquecidos e mais humanos.
Até lá, concordo que devem fazer uma travessia no deserto emocional para que a poeira assente e o bom senso se recupere.
Gostava de vos ver ( esporadicamente que fosse ), nas corridas do ORMEI mesmo que enquanto espectadores e fossem interventivos em crónicas dessas provas a que assistissem. Com esta atitude exorcizavam as vossas culpas e ajudavam-se a ultrapassar este mau momento.
Um abraço a ambos,
António Matos

Editada por Garcia de Matos na 09 Outubro 2008 às 09:12
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007

Colocado: 09 Outubro 2008 às 11:43 | IP Registado  

Caros companheiros kartistas,

Antes das minhas considerações sobre as corridas, quero esclarecer que a minha passagem para o grupo dos chamados convidados, que neste ano são algo mais que isso já que têm direito a classificação e o privilégio de efectuar estas estimadas crónicas, não se deve a nenhuma animosidade ou receio de confrontos imediatos, mais ou menos físicos, com os restantes participantes que transitaram do ano anterior, mas sim ao facto de neste ano se terem inscrito vários amigos meus, com os quais desde há muitos anos tenho o prazer de competir, tanto em disputa entre nós, como constituindo equipa em provas de resistência. Espero que a estranheza se dissipe com este esclarecimento e isto não significa que não me divirta nas corridas com os restantes elementos do Ormei.

Agora no respeitante às corridas, começo, como é óbvio, pela primeira manga, para a qual me calhou um kart que ainda estava a dormir, não foi utilizado na primeira manga do outro grupo, e passou os treinos a espreguiçar-se e a deitar ramelas. Resultado, 15º lugar... Durante a corrida pareceu que finalmente o efeito das sacudidelas deu algum resultado e lá consegui chegar ao 11º lugar, não sem antes ter passado ao fim da primeira volta num fantástico último lugar.
Para a segunda manga o meu entusiasmo subiu em flecha quando verifiquei que o kart que me calhou era o mesmo com que o António Batista teve uma animada disputa pelo primeiro lugar na sua 2º manga. Resultado, 2º lugar na grelha o que abria boas perspectivas para a corrida. Dada a partida, após uma boa primeira curva consegui meter o kart do lado de dentro da segunda curva, um pouco nos limites da calçadeira, e passei para a frente, mas duas curvas à frente errei, saí largo e além do primeiro perdi também o segundo lugar, que nunca mais consegui alcançar, tanto por falta de andamento, como por estar mais concentrado a defender o terceiro lugar das investidas (sem qualquer duplo sentido) do Ricardo Tasso que me acompanhou durante toda a corrida, com excepção das ultimas voltas, por, pelo que me disse, se ter posto a inventar para ver se conseguia ultrapassar esta rolha que se assina.

Em relação aos tristes acontecimentos da segunda manga do primeiro grupo, não me vou pronunciar sobre os mesmos, porque o que tinha de dizer, o fiz no local. Apenas quero registar com agrado, que a cabeça fria veio dar outra perspectiva aos intervenientes directos, fazendo votos que nunca mais tenha que presenciar acontecimentos destes, que aliás nunca tinha visto, e que em Évora nos encontremos todos para, dentro do espírito que sempre acompanhou este grupo e que me tem mantido nas suas fileiras, nos divertir-mos, mesmo que seja com aqueles debates de fim de corrida "é pá se eu não estivesse lá tu não fazias a curva...".

Um abraço e até Évora.
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

albaptista
Master
Master

Data de adesão: 09 Outubro 2007

Colocado: 09 Outubro 2008 às 12:57 | IP Registado  

Boa tarde a todos,

Após ler todas as cronicas, decidi hoje, enviar um mail particular ao Rui Carneiro para que ele o distribui-se ao Luís Vaz e ao Gonçalo Maglhães de forma a que ambos reflectissem nas suas tomadas de posição. No entanto, após falar com o Rui decidi tornar o mesmo publico, para que todos, o possam, não só analisar, como tirar as devidas ilações.

"Li atentamente aquilo que foi escrito pelo Luís Vaz e pelo Gonçalo Magalhães. Como não tenho o endereço de mail de nenhum, envio-te a minha opinião sobre as tomadas de posição de ambos para que, caso possas, reencaminhes a mensagem.
É evidente que, não minha opinião, a razão e a falta dela, assenta a ambos na perfeição. Foi um momento irreflectido de parte a parte, disso não tenho duvidas, mas..... será que aquilo que aconteceu justifica o abandono do "nosso" campeonato convívio???
É apenas nesta questão que gostaria de me centrar pois sobre o resto já tudo foi dito e presenciado.
Todos somos Homens adultos, todos temos pessoas com que nos sentimos mais a vontade de que com outras, todos temos as nossas preferências mas temos também uma capacidade de analise dos mais variados acontecimentos que nos rodeiam e nos permitem, em todas as situações optar por uma solução pacificadora, aglomeradora e geradora de concensos. Quantos de nós, não tiveram já, situações na vida, de chegar a vias de facto com alguém (sobretudo na nossa tenra juventude) e, poucos dias depois estarmos sentados a mesma mesa numa amena cavaqueira, sem sequer nos recordarmos daquilo que sucedeu...???
Não sei ao certo qual é a tua opinião sobre o assunto, mas pela minha parte acho um perfeito disparate o abandono de ambos do campeonato. Seremos todos assim tão orgulhosos que não tenhamos a capacidade de resolver as questões com um simples aperto de mão e um pedido de desculpas mutuo??? Como disse alguém que viveu há muitos anos "A nossa gloria não esta em jamais cair, mas em levantar-mo-nos a cada queda", pelo que seguindo a mesma corrente de opinião, será que, não podemos todos, tirar as devidas ilações do que aconteceu, passar uma esponja sobre o assunto e tomar as necessárias prudências para que aquelas historias apenas façam parte do passado.
Pela minha parte e como, defensor de soluções moderadas e pacificas, apelo ao bom senso dos intervenientes, para que resolvam amigavelmente as questões que os envolvem e, sobretudo, não tomem decisões radicais que para além de não resolverem qualquer conflito me privam (pelo menos a mim) do vosso muito apreciado convívio."

Um abraço

Luis Silva
Rookie
Rookie

Data de adesão: 14 Novembro 2007

Colocado: 09 Outubro 2008 às 18:55 | IP Registado  

Boa tarde caros companheiros do ORNEI.

Início de nova temporada do Troféu ORMEI, felizmente pude rever várias caras de amigos.

Como sempre pontual, cheguei e cumprimentei os meus companheiros do ORMEI e metemos a conversa em dia. Fiquei muito contente por haver muitos pilotos presentes, levando a isto a realização de dois grupos. Falando do que interessa, a corrida.

Fiquei contente por saber que os treinos passaram a ter a duração de 10 minutos, o que leva a uma melhor adaptação ao Kart e as condições de pista. Os treinos não foram maus, nem bons, obtendo a oitava posição na grelha de partida. A primeira corrida foi bem disputada, ultrapassando o Luis Mello no arranque e duas voltas aseguir ultrapassei o Raul Girão e começei logo a presseguição aos dois pilotos que estavam a minha frente. Mas ficou só mesmo pela presseguição, pois não consegui melhor do que já estava. Desta feita a minha posição final foi um sexto lugar.

Depois de um merecido descanso chegou a hora dos seus treinos , o kart não ajudou em nada o meu esforço ficando com um dos últimos lugares da grelha. A corrida " de faca na boca " para tentar recuperar alguns lugares na classificação, tarefa muito complicada. Depois de algumas ultrapassagens recuperei para o meio da tabela de classificação. Sai de lá completamente exausto. Mas nada que não impossibilitasse a corrida da tarde .

Queria deixar publicamente o meu pedido de desculpas ao João Gonçalves pelo que sucedeu e um obrigado e um grande abraço para ele.

Quanto a polémica a única coisa que posso falar , pois foi a única que assisti foi a atitude lamentavel do Sr. Luís Vaz que independentemente de que o Gonçalo tenha feito, que não vi, nunca se deve fazer pois vai por em causa a integridade física de ambos e de outros, que não têm nada a ver com o assunto.

Um grande abraço a todos e até Évora.

PS: Sr. Gracia de Matos que decisões foram essas tomadas pelo o Rui Carneiro? Pelo que eu já percebi, já foram decisões tomadas mas eu não tive conhecimento das mesmas, como membro do troféu gostaria que as decisões tomadas fossem anunciadas a todos os membros do troféu ao mesmo tempo e não ter conhecimento de algum decisão tomada por outro participante e não pelo organizador, mas afinal que decisão foi essa ?

Luís Silva.

Voltar acima Ver Luis Silva's Perfil Procurar outras mensagens de Luis Silva

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 09 Outubro 2008 às 19:31 | IP Registado  

Luís,

O António Garcia de Matos não é mais nem menos detentor de informação do que eu ou tu. Lendo o post, é para mim claro que a decisão do Rui a que o António se refere é a decisão de tentar postar as crónicas do Luís Vaz e do Gonçalo Magalhães o mais possível ao mesmo tempo, para que os restantes foristas disposessem das duas visões e não de uma só.

Abraços do teu homónimo.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Gonçalo Magalhã
Rookie
Rookie

Colocado: 09 Outubro 2008 às 20:01 | IP Registado  

nao posso deixar de discordar com a opçao do rui em aguardar que eu colocasse o meu post mas tudo bem.

parece é que nao fui claro nas minhas palavras: nao tenho tençao de abandonar o grupo. o que disse no final do post é que se nao houver uma reflexao, se nao se repudiar o que aconteceu no passado sábado, dificilmente entrarei em pista, como alias acho eu, deve ser a posiçao de todos!

ah! recebi uma mensagem privada de um membo do grupo, acusando-me de ter colocado fora o luis vaz no final da recta! ora, calculo que esse membro tenha visto mal pois isso nunca aconteceu. o meu mau comportamento, que desde logo me penitenciei perante o luis vaz, deu se no miolo da pista.

para que fique esclarecido a toda a gente e para que se possa por um ponto final no assunto, nao vou hostilizar ninguem nem mudar a minha postura dentro de pista. por isso, o luis se quiser reflectir e voltar ao grupo por mim é na boa.

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 09 Outubro 2008 às 20:45 | IP Registado  

Meus caros,

A mensagem privada a que o Gonçalo se refere é minha. Não o acuso de pôr o Luís Vaz fora no final da recta. Relato o que vi, sem qq acusação. Se mandei a mensagem como privada, não foi de certeza para a ver espelhada aqui no fórum, foi uma tentativa quiçá ingénua de contribuir para a solução de um problema.

*** 2 linhas retiradas por mim, por desadequadas ao cerne da questão ***

Cumprimentos,

Luís.

Editada por LSMello na 10 Outubro 2008 às 01:03
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

<< Anterior Página de 5 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum