Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Campera I- 4 de Outubro de 2008 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 04 Outubro 2008 às 18:12 | IP Registado  

Primeira prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009.

Provas realizada no dia 4 de Outubro de 2008 no Campera.

Ponham aqui os vossos comentários.



__________________
Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 04 Outubro 2008 às 18:12 | IP Registado  

ASSUNTO: 1ª Prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009 – Resultados

 

Caros companheiros Kartistas,

 

Após o interregno de Verão e mais uma prova de 24 Horas neste mesmo kartódromo, lá começámos o IX Campeonato ORMEI 2008/2009 no passado dia 4 de Outubro pelas 10:00 no kartódromo do Campera.

 

Devido a termos muitas inscrições, principalmente de pilotos que o ano passado correram como convidados, de só haver a desistência do Ricardo Matos por motivos pessoais, tivemos de dividir o grupo em dois campeonatos distintos, o dos pilotos até ao 20º lugar do ano passado e os restantes pilotos inscritos no ano passado, convidados e novos elementos, sempre com alguma referência a pilotos já inscritos. Assim sendo o grupo de inscritos do ano passado ficou com 18 elementos pois o José Vieira solicitou a passagem para o grupo dos “convidados inscritos” devido a ter antigos amigos de corrida neste segundo grupo, juntando-se com o Victor Conceição e o Miguel Brito, inscritos do ano passado, a mais 9 convidados do ano passado e ao Telmo Antunes único elemento novo ao grupo. Neste momento ainda existe a possibilidade de se inscreverem no grupo dos convidados 7 pilotos ou então de participarem como convidados, sendo no entanto retirados da classificação do campeonato. De referir não existir qualquer diferenciação de tratamento entre os pilotos inscritos em cada um dos grupos, sendo só necessária esta divisão devido ao elevado número de pilotos e às frotas existentes terem um número limitado de karts. Sempre que possível e se assim o considerarmos, poderemos correr no formato ABC, mantendo-se as classificações independentes. No próximo campeonato, caso exista e o número de pilotos assim o justifique, iremos tentar por consenso que alguns pilotos subam e outros tantos desçam de modo a equilibrar os andamentos.

 

Os elementos do grupo começaram a chegar cedo pois havia o trabalho da confirmação das inscrições, actualização de dados e dos pagamentos, situação que na próxima prova não deverá de acontecer pois os pagamento deverão de ser efectuados por transferência bancária antecipadamente, excepto para “novos” pilotos convidados. Pelas 9:40 estavam todas as tarefas praticamente terminadas, faltando chegar 2 pilotos e efectuar o briefing. Como pilotos convidados estavam 4 presenças novas no campeonato, um piloto já participante como convidado há 2 anos (José Rodrigues) e outro que já tinha participado em edições anteriores (Luis Raimundo).

 

Ainda pensei em efectuar o formato ABC, juntando os dois grupos, mas devido à maior afluência de pilotos convidados, resolvi em coordenação com o kartódromo efectuar 4 corridas distintas.

 

Antes das 10 horas começamos o briefing com relevo para as principais alterações efectuadas ao regulamento para este campeonato, tendo o Director de prova posteriormente proferido algumas palavras aos pilotos, todos já experientes.

 

Devido a este ano serem pesados os pilotos inscritos que terminem a prova até à 3ª posição e mais algum aleatoriamente, optou-se por efectuar uma pesagem individual com fotografia conjunta, o que nos fez demorar cerca de 15 minutos tendo com a pressa sido esquecida a habitual foto em grupo após o briefing.

 

Faltaram à primeira chamada o André Magalhães e o Alexandre Valle por se encontrarem nos treinos em Fátima para o campeonato ROTAX, o Paulo Figueiredo por ter ido levar a filha ao kartódromo da Batalha para uns treinos “oficiais” e a Rosário Sottomayor por questões de saúde (rápidas melhoras), pelo que começámos os treinos cronometrados para a 1ª corrida com 14 pilotos, em que os tempos variaram entre os 46,379 para o João Carlos e os 47,335 para os 12 primeiros pilotos. De referir que os treinos passaram a ser de 10 minutos em vez dos anteriores 5. Na corrida os tempos baixaram para todos os pilotos tendo a melhor volta sido novamente do João Carlos com 46,171. De referir que este é um excelente tempo pois os pilotos estão todos lastrados a 80kg.

 

Da minha parte consegui o 5º lugar nos treinos e durante a corrida consegui ganhar uma posição ao Francisco Ferreira que estava ligeiramente mais lento na recta da meta e devido a uma escorregadela consegui efectuar a passagem, não sem que ele continuasse na peugada. Quanto à corrida foi monótona tendo o João Carlos assumido logo a liderança seguido por um grupo perseguidor constituído pelo Luis Vaz e João Raimundo que ainda chegaram a trocar de posição algumas vezes mas quando já tinham uma distância razoável de mim. Para traz acho que houve algumas lutas mas não consegui aperceber-me tendo o Francisco Ferreira ficado em 5º, seguindo-se o Luis Silva, Luis Mello, Raul Girão, Dário Garcia e Augusto Paulino a terminar o TOP10. Após a corrida, foram pesados os 3 primeiros classificados e tirada a foto do pódium.

 

Logo de seguida começaram os 2º treinos com os pilotos convidados em que obtiveram tempos entre os 46,874 e os 47,917 para os primeiros 18 pilotos. De realçar o melhor tempo para o José Rodrigues. Durante a prova houve 3 pilotos que não conseguiram melhorar os tempos mas os restantes pilotos melhoraram significativamente e o melhor tempo passou para os 46,664 obtido pelo Ricardo Tasso.

 

Durante a corrida houve lutas muito bem disputadas, mas o José Rodrigues conseguiu levar a melhor e obteve a vitória nesta corrida. De referir igualmente o Miguel Boucinha e o Ricardo Tasso que completaram o pódium dos convidados. Como inscritos e em que obtiveram as 3 posições seguintes ficaram o João Teixeira, António Matos e Diogo Eça. Seguiram-se o Telmo Antunes, Augusto Marques, Miguel Judas e Carlos Costa que finalizou o TOP 10. Mais uma vez como vai ser hábito após a corrida, foram pesados os 3 primeiros classificados e como eram todos pilotos convidados não inscritos, pesaram-se os 3 seguintes tendo sido tiradas duas fotos do pódium.

 

Devido às pesagens dos convidados e respectivas fotos de pódium, não sabia qual era o meu kart pelo que só tive tempo de colocar o capacete, as luvas e procurar o único kart que não tinha piloto, e que era o numero 2. Pelo caminho ainda respondi às dúvidas do Gonçalo Magalhães que pensava que já não tinha de levar os 2 kg de lastro adicional (a penalização dos 3 primeiros lugares aplica-se às duas provas do dias, só podendo vir a ser alterada após a próxima classificação ser publicada) e do Luís Silva que perguntou se tinha de correr com um kart que fazia mais de 1 segundo dos restantes em que tive de referir não havia trocas de karts e que os tempos dos karts podiam dever-se não só ao estado do kart mas também do piloto que com ele andou.

 

Os tempos dos terceiros treinos, estes já com a pista invertida como é habitual no campeonato, variaram entre os 47,300 para o Augusto Paulino e os 48,198 para os 12 primeiros pilotos. Na corrida os tempos baixaram para quase todos os pilotos tendo a melhor volta sido do António Baptista com 47,179.

 

Desta vez só consegui o 9º lugar nos treinos pelo que não iria ser tão fácil subir. Na partida arranquei mal e na parabólica vou por dentro, lado de onde parti, quando na curva a seguir do lado direito está o Francisco Ferreira a começar a ser “atravessado” pelo que como estava por fora consegui passar e devo de ter ganho algumas posições. Na volta seguinte no final da recta da meta o João Raimundo atravessa-se ligeiramente na travagem e eu por dentro consigo passá-lo. Acho que nessa mesma volta passo outro piloto (Raul Girão e/ou Luís Vaz), mas só me recordo de ter passado o Gonçalo Magalhães na 3ª ou 4ª volta, ficando muito perto do Dário que rodava em 3º lugar. Mais uma volta e estou muito perto do Dário, quando ele comete um erro antes da entrada da recta da meta e eu no inicio da curva consigo meter-me ao lado dele, fazendo a recta da meta toda lado a lado. Ao chegar à curva, eu vou por dentro e ele por fora, sem qualquer toque, e deixo-lhe a direita, mas quando estou já a curvar sou empurrado literalmente para fora pelo Raul Girão com um “chega para lá”. Vou à terra e ao regressar já tinha sido passado pelo Luís Vaz, Gonçalo Magalhães (não sei se por esta ordem) e João Raimundo. Na volta seguinte volto a passar o João Raimundo (não sem que o director de prova, na recta da meta, tivesse mandado acalmar os vários pilotos que se encontravam perto de mim) para na outra volta, devido ao Luís Vaz e ao Gonçalo Magalhães, em plena recta interior estarem a empurrar-se um para fora e outro para dentro (levando a que fossem mais lentos), aproveito e passo ambos antes da curva. Lá para a frente estava o Augusto Paulino e o António Baptista destacadíssimos seguindo-se o Dário Garcia e o Raul Girão, já a alguma distância, tendo todos terminado nestas posições não sem que tenha havido algumas lutas entre eles. Na volta a seguir vejo uma bandeira de advertência ser mostrada logo após eu ter passado mas não sabia quem era o piloto que estava atrás de mim. Passadas 3 voltas, vejo o Luís Vaz em andamento mais lento na recta e passo por ele. Na volta seguinte verifico que o Gonçalo Magalhães e o Luís Vaz estão fora da pista com o director de prova de volta deles e com uma bandeira (preta) na mão. Até ao final fui tentando controlar o andamento e não pensar muito no que se tinha passado para não me desconcentrar pois entretanto os pilotos saíram do sítio onde estavam pelo que deveria de estar tudo bem com eles. Consegui terminar em 5º, seguindo-se o Luís Silva, João Raimundo, Francisco Ferreira, João Carlos e José Oliveira a terminar o TOP10.

 

Após a corrida, fui falar com o director de prova para saber o que se tinha passado e de seguida fui pesar os 4 primeiros classificados e tirar a foto do pódium. Não me apercebi que o Luís Vaz ainda estava no kartódromo pois não o vi à saída do kart nem presenciei o que se passou entre o Gonçalo Magalhães e o Luís Vaz dentro e fora da pista (excepto a minha ultrapassagem aos dois por se estarem a “travar”). Depois de ter tido conhecimento do que se passou, fiquei um bocado surpreendido. Não deixo de lamentar que estas situações se tenham passado e que possam pôr em causa o espírito de grupo que sempre tentámos que existisse, principalmente fora de pista. Teremos todos de repensar a nossa posição em pista e dentro do grupo a que pertencemos, tanto mais que agora estando o grupo separado em 2, iremos ter sempre mais espectadores, devendo dar bons e não maus exemplos.

 

Preparados os pilotos e abastecidos os karts, começaram os últimos treinos com os pilotos convidados que obtiveram tempos entre os 47,484 e os 48,512 para os primeiros 15 pilotos. De realçar o melhor tempo para o Carlos Costa. Durante a prova todos os pilotos conseguiram melhorar, tendo a melhor volta sido do António Matos com 47,340.

 

Mais uma vez durante a corrida houve lutas muito bem disputadas, tendo o Miguel Boucinha conseguindo levar a melhor e obteve a vitória nesta corrida, seguindo-se o Carlos Costa, José Vieira, Ricardo Tasso e Augusto Marques. António Matos, depois de ter ficado quase em último devido a uma saída de pista, conseguiu recuperar até ao 6º lugar, seguindo-se o José Rodrigues, Telmo Antunes, João Teixeira e Miguel Judas que finalizou o TOP 10. Desta vez, foram pesados os 5 primeiros classificados dos quais 2 eram pilotos não inscritos, e os restantes 3 pilotos inscritos, tendo sido tirada uma foto com os 5 pilotos. De referir que só contam para a classificação deste campeonato de convidados, os pilotos que se inscreveram, sendo os restantes retirados da classificação. Caso exista algum piloto que participou como extra e pretenda entrar no campeonato, para as classificações dessa prova poderem contar, terá de pagar a inscrição antes da prova seguinte.

 

Espero vê-los no próximo dia 25 de Outubro de 2008 em Évora, pelas 9:15 e cuja confirmação e pagamento deverá de ser efectuado até ao próximo dia 20.

 

Não se esqueçam de enviar ou publicar no fórum as vossas crónicas de modo a poderem receber os respectivos pontos, mas despachem-se pois a data limite é já na próxima segunda-feira dia 13 de Outubro. Este aviso é principalmente um alerta para os pilotos convidados que não leram ainda o regulamento.

 

Cumprimentos

 

Rui Jaime Carneiro

91 7264757

ormei@hotmail.com

ormei@yahoo.com

www.ormei.com

 

PS. Encontra-se no nosso site www.ormei.com, devidamente actualizado, os ficheiros em EXCEL com os tempos e resultados, bem como a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.



Editada por Rui Carneiro na 10 Outubro 2008 às 22:49
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 777

Estado: Desligado
Colocado: 04 Outubro 2008 às 19:47 | IP Registado  

Tinha eu acabado de escrever uma crónica farta, e eis senão quando tudo foi pela sarjeta abaixo quando preparava as despedidas cordiais .....
Agora vou resumir pois constou-me que a desfaçatez de colocar uma crónica antes do organizador dava direito a mais pontos e a isso, eu não me posso escusar...
Bom, com um tempo verdadeiramente excelente, lá começou o dia de trabalho não sem que o organizador tomasse a palavra para as boas vindas ao novo campeonato e esclarecesse meia dúzia de pontos com uma boa ênfase ao desportivismo pois claro 
Agrupados em dois conjuntos, deu-se início ao campeonato A entre os antigos elementos ORMEIstas.
A supremacia do João Gonçalves foi tal que não me deixou outro elemento de reportagem digno de grandes parangonas.
Uma recta da meta de avanço para o 2ª classificado e com a melhor volta nos 46,1 seg. dizem o resto.
Parabéns João !
Na 2ª rodada, o grupo B.
Eu fazia parte dele.
Os treinos correram de feição e o 2ª lugar na grelha serviu de massagem ao ego.
Durante a 1ª metade da corrida a coisa não correu mal de todo.
Consegui segurar a 2ª posição até que, na 1ª direita, ao fundo da recta da meta, sou ultrapassado por um jovem logo seguido dum outro parceiro que aproveitou, e bem, a boleia, tendo-me criado a normal situação de palpos-de-aranha, criando-se de imediato um fosso que se tornou impossível recuperar.
A par disso, os bracinhos ( ou melhor, a falta deles ) não ajudaram.
Acabada a prova, e achados os noves-fora-nada ( pilotos que não estavam a participar no campeonato ) coube-me o 2º lugar do podium ! Fantástico !!

2ª dose de treinos para o grupo A.
A posterior formação de grelha já denotava as consequências das trocas de karts.
O João Gonçalves bem se esforçou mas o meu kart 11 não lhe deu qualquer hipótese ! 10º ( acho ) na grelha de partida !!
Não me propunha assistir em pormenor a esta manga ( tinha que espevitar os braços para a minha próxima intervenção ) pelo que não acompanhei os mimos que se iam trocando em pista ( disseram-me depois ) entre o Magalhães e o Luis Vaz.
Desses mimos, aconteceu o despiste do Luis que vindimou tudo quanto era pneu e encheu de pó todos aqueles que tinham lavado o fatinho para início de campeonato e desde logo adoptou um andamento próprio de quem se iria dirigir para as boxes com o kart desfeito.
Porém, não entrou para as ditas boxes e continuou numa velocidade arrastadíssima que de imediato me deu para entender o filme que se seguiria.
Para mim, o Luis iria esperar pelo Magalhães e depois logo se veria para quê .
Ao fim de 3 voltas, o Magalhães já lá vinha.
A cena passa-se na recta da meta no sentido invertido.
O Luis está à frente a olhar para trás a pôr o Magalhães dentro do seu ponto de mira ;
Atrás vem o Rui Carneiro com o Magalhães colado;
Estes 2 pilotos começam a ultrapassar o Luis e chegam à curva ( esquerda );
Aí o Luis dispara contra o Magalhães que se despista mas quase regressa à pista;
Nessa altura, o Luis insiste e manda uma 2ª cartuchada que leva o Magalhães nun demorado todo terreno e imobiliza-se ;
O Luis sai do kart numa postura ainda bastante agressiva e vai em direcção ao kart do Magalhães que, entretanto,se mantém dentro do kart e a criar ansiedade nas boxes;
O Luis reconsidera ( julgo que ficou enrascado sem saber o que poderia ter acontecido ao Magalhães que continuava muito parado dentro do kart ) e dá meia volta e vem para as boxes;
Aí é recebido, infelizmente, com algumas palavras de apoio. ( fica este registo pois eu sei quem o fez mas não me compete dizer mais do que isso );
Posteriormente, e para alívio ( meu, pelo menos ) vejo o Magalhães em pista e a continuar a sua prova.
Acabada a manga, passa-se ao 2º acto.
O Magalhães vai-se travar de razões com o Luis e o tom e os gestos aconselham intervenção oportuna do "José Pedro Faria, antigo participante e vencedor do campeonato ORMEI (nota do organizador)" por causa da presença de crianças.
Possuído dum crescente atordoamento emocional, o Magalhães ainda pondera um regresso ao sítio onde estava o Luis para, agora sim, as coisas enveredarem por resoluções quixotescas.
Jamais o Magalhães o conseguiria enquanto eu ali estivesse e fiz-lhe ver que teria que enveredar por outra estratégia numa altura já mais fria.
O Magalhães aceitou a sugestão e, julgo, foi-se embora.

Eu tive mais uma 2ª manga.
Meteram-me também na picada ( já não me lembrava como isto era ... ) e fiquei em último !
A recuperação foi fabulosa !
Com a volta mais rápida daquela manga, acho que acabei em 5º.

Fico agora a aguardar a apresentação dos resultados para resolver as minhas dúvidas.
Um abraço a todos!
Parabéns aos vencedores !
Venham lá os pontinhos pela cróóóóóóninininininicaaaaaaa  !

António Matos



Editada por Rui Carneiro na 04 Outubro 2008 às 20:07
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos
 
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 777

Estado: Desligado
Colocado: 04 Outubro 2008 às 20:01 | IP Registado  

Acabada a crónica, acho que, agora, devo dar uma achega à questão do dia.
Como não vi o 1º acto, limito-me a dirigir ao Magalhães as mais vivas repulsas pelas bordoadas que ouvi dizer que deu ao Luis.
Porque vi todo o 2º acto, dirijo-me ao Luis para lhe dizer que o que fez foi feio demais !
A premeditação com que elaborou a "vingança" tem da minha parte o mais vivo repulso e não admito tais procedimentos.
O mau espectáculo que ambos deram nas boxes foi digno das noites do Cais do Sodré e as palavras de compreensão e solidariedade dos que as proferiram alinharam ao nível da maior das imbecilidades.
Esta é a minha 1ª intervenção neste forum como piloto ORMEI e estou disposto a rescindir a minha contratação para este campeonato se as minhas palavras feriram demasiado as sensibilidades dos foristas ( claro que desde que acertadas as contas ).
Abraços,
António Matos
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos
 
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 04 Outubro 2008 às 20:04 | IP Registado  

Lisboa, 2008.10.04

Olá amigos Ormei!

Com muitos mais pilotos participantes, o Rui teve de criar 2 grupos e assim acabei por ver no nosso Troféu amigos que habitualmente só os encontrava noutras corridas. Ou seja, o Troféu Ormei está a ficar famoso e a fazer-se justiça à sua boa organização.

Soube que nesta jornada inicial, houve uns toques valentes. Não presenciei, mas de facto temos todos de nos comportar como gentlemen e a todo o custo evitar excessos desnecessários.

Na minha 1ª corrida também levei um chega para lá e perdi alguns lugares. O piloto em questão falou comigo, e ficou tudo bem. Pode considerar-se um incidente de corrida, digo eu.

A minha 2ª corrida resume-se na grande luta, quase na sua totalidade, com o Dário! Que aliás, também me deu que fazer na corrida anterior. Foi muito giro! E eventualmente, dizia ele, não terá ritmo de corrida por ter estado afastado das pistas alguns meses. Imagine-se se não estivesse… Ainda lhe roguei umas pragas, a brincar claro, o tempo de ausência das corridas devia ter sido maior!

Abração a todos!

Raul    

Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 05 Outubro 2008 às 13:55 | IP Registado  

 Tenho que começar por dizer que trocaria de bom grado esta minha 1ª vitória no Campeonato ORMEI por algo que pudesse evitar o tipo de situações a que fui forçado a assistir no desenrolar da segunda corrida...
 Parece-me ser do senso comum que não podemos conquistar uma posição a qualquer custo. Ora, foi exactamente o contrário disso o que vi durante essa corrida. TODAS as (más) atitudes se passaram poucos metros à minha frente , pelo que não me posso escusar a tecer alguns comentários.
 O que foi feito durante algumas voltas, particularmente ao Luís Vaz mas também ao João Raimundo, é simplesmente inadmissível...E culminou com um pôr fora de pista muito violento ao Luís, daí que consiga perceber muito bem a sua reacção "a quente", se bem que não a possa aceitar (como é óbvio!). Conheço o Luís há anos suficientes para saber que, além de rápido, sempre foi um piloto correcto em pista, um reflexo claro da sua personalidade calma fora da mesma.Como tal, a retaliação que se seguiu só pode ser resultado do acidente VIOLENTO (volto a dizê-lo!) a que foi sujeito.Também a reacção menos correcta do Gonçalo no final da corrida só poderá ter a mesma explicação... Sugiro por isso aos 2 pilotos em questão que façam um pequena introspecção para tentarem perceber os motivos dum e doutro que levaram ao desfecho que conhecemos..., e sobretudo que tenham AMBOS a capacidade de "passar uma borracha" sobre o assunto Campera, de modo a que a próxima prova venha a ser a 1ª do Campeonato para eles!
 
 E quanto às corridas, como já tive oportunidade de referir, obtive a 1ª vitória no ORMEI, fruto dum kart equilibrado que me permitiu também a pole position. No arranque fui surpreendido pelo João Raimundo, mas consegui consumar a ultrapassagem no decorrer da 2ª volta (na longa direita no final da recta da meta). Seguiram-se algumas voltas rápidas, que me permitiram consolidar uma margem tranquila para o João, que entretanto já estava entretido a discutir a posição com o Luís Vaz.E até ao final a corrida não teve mais história...
 Já a 2ª corrida foi completamente diferente.Nunca me consegui entender com o kart que me calhou e que fazia demasiado "efeito diferencial" (leia-se "sistema acelerador/travão"...).Daí que à 10ª posição nos treinos apenas tenha correspondido o 9º lugar final, fruto também dos acontecimentos referidos anteriormente.Tentei defender-me dos ataques do Luís Silva, João Raimundo e Francisco Ferreira, mas sem sucesso...
 
 E não posso terminar esta crónica (que já vai longa!) sem enaltecer a atitude correcta e positiva do Luís Silva, que me procurou no final da corrida para apresentar desculpas por ter passado grande parte da corrida a "afagar-me" a traseira do kart em zonas de travagem.Todos sabemos que é difícil ultrapassar no Campera, mas ele acabou mesmo por me passar de forma limpa, porque na realidade estava mais rápido que eu.E é assim mesmo que penso que as corridas devem continuar a ser: os assuntos "pendentes" devem ser esclarecidos no final das mesmas, para não causarem pruridos em provas seguintes!
 
1 abraço a todos...e até Évora!
João Gonçalves   


__________________
Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
LSMello
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 482

Estado: Desligado
Colocado: 06 Outubro 2008 às 00:03 | IP Registado  

Caros amigos,

Estava ansioso pelo início de novo campeonato ORMEI, para ver se consigo que as coisas corram um bocado melhor que no ano passado. E começaram mesmo por correr melhor.

Na 1ª manga quedei-me pelo 7º lugar, mas já não é mau se comparado com a maior parte dos meus resultados no ano passado. Foi melhor ainda porque vi uma corrida 99,9% correcta, mas muito disputada. Passei-a quase toda colado ao grupo que discutia o 4º lugar, tendo apenas 2 vezes conseguido ameaçar o Luís Silva, sem concretizar. Por outro lado consegui-me defender bem do Girão, a recuperar dum atraso inicial.

Antes de iniciar os comentários à 2ª manga, começo por dizer que DETESTO a pista do Campera no sentido invertido. Detesto porque acho que perde a parte mais interessante (a parte rápida a seguir à meta - no sentido normal) e porque a considero potenciadora de toques e cacetadas, como infelizmente se viveu - foi a minha 3ª prova no Campera no sentido invertido e nenhuma delas escapou a polémicas.

Porque é que acho que potencia cacetadas ? Começa por a partida ser muito em cima da 1ª curva, onde há logo toques - a partir daí já há 3 ou 4 pilotos com a cabeça quente, à procura de vingança. O outro ponto é a travagem na direita logo a seguir à 1ª curva - é um ponto de ultrapassagem, mas não pode sê-lo à bordoada, como acontece várias vezes.

Quanto à manga em si, calhou-me um carro equilibrado no míolo, mas que não tinha ponta, o que me fez ficar mal logo nos treinos e pouco havia de melhorar.

No arranque fiz a 1ª curva toda por fora, para evitar as confusões de que falei. Infelizmente, ao chegar à 2ª curva, já havia várias atravessadelas, que a custo acho que consegui evitar.

A partir daí, tentei recuperar, mas era muito difícil. O único ponto em que conseguia arriscar, era na tal travagem para a 2ª curva. Por duas vezes arrisquei mal, tendo de me pendurar no travões para tentar não acertar no piloto que tentava ultrapassar. A verdade é que de ambas acabei por lhe tocar ligeiramente com a traseira, não ganhei vantagem e deixei-o retomar a posição, mas de qq forma acertei-lhe. À 3ª aproveitei um alargar de trajectória e passei mesmo. O meu adversário resistiu, fez a esquerda seguinte ao meu lado, sem nos tocarmos. Com uma melhor saída, no final da recta paralela à meta eu estava claramente à frente e fiz a curva normalmente. Já na saída da curva fui completamente posto fora de pista, de forma violenta.

Porquê esta descrição mais detalhada ? Porque acho que o Campera neste sentido faz mesmo vir acima o pior de cada um de nós. O piloto que me relegou para último é um piloto correcto, com quem fiz a manga anterior sem qq problema. Os meus 2 toques poderão não ter sido os únicos, o que o levaram a não se querer 'deixar ficar para trás'. O que a mim me aconteceu em pequeno grau não foi diferente do que aconteceu mais à frente e do que pode acontecer a qq um de nós, qdo nos deixamos levar.

Enfim, não consegui recuperar qq posição - era impossível sem forçar no míolo - e acabei lá pelo fundo da tabela.

Na 4ª manga vi duas provas impressionantes de dois veteraníssimos nestas andanças que quero louvar:

- O António Matos conseguiu recuperar de último até 6º, fazendo pelo meio várias vezes a volta mais rápida, sem toques;

- O Zé Rodrigues conseguiu um brilhante 7º lugar, com um kart que simplesmente não andava em recta (foi o 3º piloto mais lento), simplesmente sem cometer erros e aguentando toda a gente atrás dele.

Palmas para estas duas raposas. Palmas também para os restantes vencedores, com destaque para a enorme banhada que o João Carlos nos deu a todos na 1ª manga - brilhante !

Acabo aqui a minha crónica.

Não vou abordar o tema quente, mas disserto um pouco a seguir sobre o que se seguirá, contando uma pequena história que comigo se passou e que espero possa servir de mote para ultrapassar a situação. Se tiverem paciência dêem-me mais este tempo de atenção, senão, abraços e até à próxima.

Luís.

---------------------------------------------

A história que conto de seguida passou-se há uns 6 anos no CÁGADO, onde é sabido comecei a correr. Não gosto de me fazer de santo que não sou, já que por vezes tb entra em acção o meu espírito belicista, mas vou cometer a imodéstia de me citar como exemplo uma situação difícil - presenciada por acaso, pelas 2 raposas que cito acima. Gostaria que se chegasse à mesma conclusão que eu cheguei na altura.

Correu em tempos como convidado no CÁGADO um tal Dr.MM, cuja agressividade em pista só tinha par na sua velocidade e no seu péssimo feitio. Não havendo mtos pilotos com capacidade de defrontarem o Dr.MM, cabia-me a mim normalmente esse papel. Razão pela qual era a vítima preferida e frequente para o seu comportamento intempestivo. Um belo dia em Fátima, o Dr.MM pôs-me ostensivamente fora de pista, numa situação muitissimo perigosa, que só por milagre não teve consequências físicas.

No final da prova pedi explicações ao Dr.MM, num tom obviamente pouco calmo, mas não agressivo. Respondeu-me o Dr.MM com ameaças físicas, que acabaram por se traduzir numa agressão.

Face à gravidade da situação - ser posto fora de pista e ainda por cima levar uma lambada - era óbvio o meu desejo de nunca mais voltar a correr com tal indivíduo.

Acontece que o tal Dr.MM era amigo do irmão do nosso organizador (José Luís Fonseca). A última coisa que eu queria era arranjar problemas ao Zé Luís. Também não me sentia com vontade de abandonar um grupo de amigos por causa deste piloto com um comportamento inaceitável. Assim sendo, pus o Zé Luís perfeitamente à vontade para continuar a contar com o Dr.MM e continuei tb eu a correr. Nunca evitei um confronto em pista, mas deixei de fazer questão de os ganhar. Fora da pista a minha relação com o Dr.MM resume-se ao estritamente necessário, com a cordialidade que a boa educação aconselha mas com a situação anterior sempre viva.

Continuei a divertir-me, mesmo com a irritação de ter que suportar algumas sacanices. O Zé Luís continuou a divertir-se, sem ter de pensar naquele espinho encravado - Demonstrar que ignorava o assunto, foi também a minha forma de agradecer ao Zé Luís todo o seu empenho em anos e anos de organização do CÁGADO.

Penso que esta situação foi mais grave que a do Campera, já que a do Campera não tem antecedentes, nem chegou a vias de facto. Peço assim aos intervenientes que por favor nos dêem - e muito em particular ao Rui Carneiro - a oportunidade de continuar a conviver convosco. Não percam vocês próprios a oportunidade de se continuarem a divertir. Resolvam ou não as feridas abertas entre vós, vamos para a frente, encontremo-nos todos em Évora.

Um enorme abraço, em particular ao Gonçalo e ao Luís (por ordem alfabética) e ao Rui, que a esta hora deverá estar super desgostoso com o incidente no que sempre foi um campeonato de amigos.

Luís.



Editada por LSMello na 06 Outubro 2008 às 01:00
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello
 
albaptista
Master
Master
Avatar

Data de adesão: 09 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 188

Estado: Desligado
Colocado: 06 Outubro 2008 às 18:32 | IP Registado  

Tenho alguma dificuldade em começar a escrever esta cronica, pois com tanto acontecimento, torna-se dificil, saber ao certo por onde começar, mas se calhar  é melhor começar pelo principio, como mandam as regras da 3ª classe.

Conforme estava previsto teve inicio mais um campeonato Ormei, desta vez com um formato um pouco estranho para mim, mas que o elevado numero de interessados levou a que fosse necessario dividir o campeonato em 2, um para os inscritos, outro para os convidados.

Pela parte que me toca, fiquei relativamente satisfeito, pois com a passagem (um pouco estranha) do José Vieira para os convidados, ganhei seguramente um lugar na classificação final.

Os treinos da primeira manga foram bastante esquisitos para mim. Não consegui perceber o que passou mas pura e simplesmente estava com a cabeça noutro lado, nunca atinei com as curvas, nunca percebi o Kart e ele tambem nunca me entendeu, ou não quis de todo colaborar. O resultado foi pouco menos que decepcionante, pois já ha algum tempo não via tantos capacetes a minha frente.

Enfim, lá veio a partida, sabendo de ante-mão que estava condenado a ficar para tras. A corrida foi bastante monotona para mim, numa luta permanente comigo mesmo, para escapar ao ultimo lugar. Consegui ficar em 11º, mas tudo isto por culpa propria, pois quando fui ver os tempos das voltas até constatei ter feito a 4ª volta mais rapida. Ou seja, o Kart não era mau de todo, a culpa foi apenas minha. Nesta pista é essencial ficar bem classificado na grelha, pois não existem pontos de ultrapassagem, a não ser que seja feitas a força, ou a custa de alguma desatenção.

A cronica da segunda manga fica para amanhã, pode ser que o organizador condescenda e me atribua pontos a dobrar.

Um abraço



__________________
António Luís Baptista
Voltar acima Ver albaptista's Perfil Procurar outras mensagens de albaptista
 
Augusto Paulino
Racer
Racer


Data de adesão: 13 Novembro 2007
País: Portugal
Mensagens: 71

Estado: Desligado
Colocado: 06 Outubro 2008 às 20:10 | IP Registado  

Ora viva companheiros kartistas!

É verdade, o nosso campeonato 2008/2009 já começou …

O circuito do Campera não é definitivamente dos meus favoritos (pelo menos no sentido normal!) e continuo a não acertar com regularidade nas melhores trajectórias … prova disso foi um desempenho modesto na 1ª manga, quer nos treinos quer depois durante a corrida. Acho que o kart até nem era mau de todo, mas nunca consegui ser muito regular nos tempos.

Depois de arrancar em 9º, lá terminei a prova em 10º. Nas primeiras voltas ainda tentei seguir no encalço do Dário, mas à medida que as voltas iam passando ia aumentando a distância para os da frente. Os únicos motivos de interesse foram mesmo os resultantes da disputa de posição com o António Batista – ele aproximava-se sempre nas segunda e terceira curvas à direita e depois eu tentava afastar-me no resto do circuito … e assim foi até ao fim da corrida, com uma ou duas trocas de posição pelo meio.

Quanto à 3ª manga, parece que escolhi uma má altura para conseguir a minha 1ª vitória no troféu Ormei. É verdade, ganhei! Mas essa “notícia” ficou completamente abafada por outros acontecimentos.

Bom, eu vou tentar centrar-me apenas na parte boa da corrida (pelo menos para mim):

Durante os treinos percebi que tinha um kart com vontade de colaborar, mas só mesmo ao cair do pano é que consegui fazer o tempo da pole-position. Arrancar no primeiro lugar já não era uma estreia, mas das outras oportunidades tinha deixado escapar o lugar cimeiro do pódio.

Desta vez tentei segurar o 1º lugar logo desde o início, até para evitar toques e confusões na 1ª curva à direita. Fui bem sucedido nesses intentos e liderei a prova nas primeiras voltas. Eu e o António Batista fomos acumulando alguma vantagem sobre os perseguidores mais directos. Só durante uma ou duas voltas em que discutimos posição é que o Dário se aproximou um pouco.

Depois de uma tentativa de ultrapassagem do António, concretizada no final da recta da meta, tentei imediatamente recuperar a liderança. Tal veio a concretizar-se ainda na mesma volta depois de uma curva em que ele “escorregou” um pouco mais. A partir daí ganhei alguma vantagem que me permitiu manter o primeiro lugar até ao fim. Não gostaria de deixar de salientar o comportamento correctíssimo do António durante a corrida (ele que tantas vezes é acusado de … agressividade!).

Enfim, vou acartar com mais 4 kgs em Évora!

Mas o mais importante é que espero vê-los, a todos e sem excepção, no próximo dia 25 em Évora.

Até lá!

Abraços

Augusto Paulino

Voltar acima Ver Augusto Paulino's Perfil Procurar outras mensagens de Augusto Paulino
 
albaptista
Master
Master
Avatar

Data de adesão: 09 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 188

Estado: Desligado
Colocado: 07 Outubro 2008 às 20:21 | IP Registado  

A segunda manga.

A segunda manga já correu melhor, desde o principio dos treinos deu para sentir que o Kart já estava mais adaptado á minha condução e, volta após volta fui percebendo que estava bastante rapido. O fim dos treinos foi uma decepção para mim, pois estava a dar-me um gozo enorme ir atras do Augusto Paulino e ver que lhe ia ganhando algum terreno. No final o 2º tempo a escassos 6 centesimos de segundo do primeiro foi bastante bom.

Na partida a minha preocupação foi por-me atras do Augusto Paulino para tentar fechar a porta a avalanche de pilotos que vinha atras de mim, consegui desta forma conservar o segundo lugar, coladinho ao primeiro. As voltas foram-se desenrolando sem grandes problemas, sempre colado ao Augusto, mas tambem, sem me conseguir aproximar o suficiente dele para o conseguir ultrapassar. O Augusto, divertidamente, fazia-me sinais com a mão para o apanhar mas de facto não conseguia, até que, numa determinada volta, ele escorregou um pouco e consegui velocidade suficiente para o passar no fim da recta (unico sitio onde se pode ultrapassar nesta pista de forma limpa). Obviamente na primeira oportunidade que tive, devolvi-lhe o gesto com a mão para ele me apanhar, só que, erro dos erros, comecei-me a rir-me por isso. O resultado, foi um disparate de uma saida larga numa das curvas internas do circuito e, lá fui outra vez ultrapassado tendo de levar outra vez com ele a dizer-me para o seguir. Nunca mais me consegui chegar ao pé dele e pronto, segundo lugar final, o que, bem vistas as coisas é bastante bom. A vitoria fica para a proxima.

Sobre aquilo o que aconteceu com os outros dois pilotos, apenas me quero pronunciar sobre o seguinte: Quando estamos dentro da pista, dificilmente temos noção daquilo que estamos a fazer, ou porque estamos mais rapidos que o piloto da frente e queremos ultrapassa-lo, ou porque estamos mais lentos e não queremos ser passados, ou porque não temos travões e lá vai disto, ou porque temos travões a mais, ou por outro motivo qualquer. Ou seja, na cabeça de cada um vai um sentimento diferente. É por este motivo que, regra geral todos os desportos têm arbitros. O que é um arbitro??? Normalmente, por definição, é uma pessoa isenta, que não fazendo parte do jogo em si, tem o poder de julgar e atribuir punições de acordo com as regras definidas por todos os participantes. Mesmo tratando-se de um campeonato amador, nunca vi, um director de prova (suposto arbitro) tomar a decisão de obrigar alguém a um "stop and go" , a mostar, por exemplo uma bandeira azul quando tentamos passar algum piloto mais lento e classificado atras de nós. Isto apesar de em todos os briefing's sermos advertidos disso, que desta vez é que é. Para mim, para antes de apontar o dedo a quem quer seja (nunca o farei), ha que reflectir na figura dos comissarios, directores de prova, observadores, comissionistas, pensionistas ou que quer que seja, que fazem aquelas pessoas todas a volta da pista com uma bandeirinha na mão. Se isto fosse futebol eu diria simplesmente que o fiscal de linha estava a dormir, como não é, não sei o que é estão lá fazer. Continuo muito certo das minhas convicções, se os supostos fiscais (ou lá como é que se chamam) fizessem o seu trabalho, não era necessario colocar "narizes voadores" nos kart's, os custos e as preocupações de desempenar os kart's seriam seguramente mais baixos e coisas como aquelas que se passaram com dois amigos nossos ( pelo menos para mim são) seguramente fariam parte de um imaginario qualquer que não o nosso.

Para que possam reflectir um pouco sobre este assunto e como maioritariamente todos gostamos de futebol, imaginem o que seria um Sporting-Benfica sem arbitros, conseguem imaginar quanto tempo duraria este jogo......... quantos ficariam de pé no fim do mesmo...????? Para mim nenhum.

Um grande abraço a todos



__________________
António Luís Baptista
Voltar acima Ver albaptista's Perfil Procurar outras mensagens de albaptista
 

Página de 5 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder a tópicos neste fórum
Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum
Você não pode editar as suas mensagens neste fórum
Você não pode criar sondagens neste fórum
Você não pode votar em sondagens neste fórum

Powered by Web Wiz Forums version 7.9
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide

Esta página foi gerada em 0,2280 segundos.
* Webmaster |  ©2004-2025 Taça Inter Trofeus |  Inauguração: 25 Dez 2004
Powered By EzASPSite v2.0 RC2