|
Tópico: 13 Setembro Campera II - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 13 Setembro 2008 às 16:40 | IP Registado
|
|
|
Um pouco na sequência do meu último post no tópico sobre Campera II, vi-me abraços com uma tremenda indisposição que me retirou alguma concentração para a prova do dia. Como habitualmente, nestes dias, acordo bem cedo para tentar dar um bom exemplo no que ao cumprimento de horários diz respeito. Hoje não foi excepção embora tivesse tido o grato prazer de verificar que às 10 horas da manhã já se passeavam pelo recinto da prova a grande maioria dos pilotos. Fantástico ! Marcada para as 11 horas, reparei que nos sentámos nos karts para alinhar para os treinos às 10h59 minutos ! Pontualidade britânica ! Brilhante ! Este brilhantismo todo, porém, viria a a embaciar um pouco no decorrer das mangas devido a uma insistência de todo desagradável, e criticada de forma unânine, quanto ao comportamento pouco desportivo de um dos pilotos. Mas comecemos pelo princípio. Feitos os treinos, de imediato verifiquei que não possuía kart para grandes resultados uma vez que a sua perfomance em velocidade de ponta estava abaixo do satisfatório. Curiosamente, porém, havia mais desânimos pelos mesmos motivos pelo pelotão fora o que amenizou as minhas diferenças. Conseguida a 5ª posição na grelha de partida, arranco e ao fim da 2ª curva estava num desolador 10º lugar. E o festim prometia ser bem mais achincalhante para o meu curriculum pois a procissão ainda só ia no adro. Lá bem à frente mantinham-se os António Baptista e Luis Mealha seguidos dum endiabrado mas espectacular Filipe Nunes, do João Gonçalves e do Rodrigo Almeida. Se pouco podia fazer com a ajuda do kart, decidi mudar de estratégia e seguir aquela máxima do Fângio ( julgo que é dele ) onde dizia que para ganhar corridas é preciso andar devagar .... Filei os Nuno Moura e Luis Fonseca que, embora com andamentos mais lentos do que o meu, fechavam muito bem e impossibilitavam qualquer veleidade de os ultrapassar. Estávamos a meio da 1ª manga e não podia esperar mais tempo. Passei 3 voltas a calcular o sítio possível para atrapalhar o Nuno e a questão podia resolver-se se diminuísse a velocidade. E eis que a 2ª esquerda proporcionou o êxito dessa manobra. Ultrapassagem limpa e a dar um gozo incrível pelo resultado planeado. A partir daí, e passando várias vezes por sítios onde a nuvem de pó era esclarecedora sobre alguns despistes que iam acontecendo, fui subindo, subindo e cheguei mesmo a aproximar-me do grupo que liderava ( acabei a apenas 9,4 seg.) deixando um fosso enorme atraz de mim de cerca de 11 seg. Intervalo e altura para as primeiras queixas. Queixas sobre algumas conduções pouco desportivas e queixas pela lástima do estado geral dos karts. Com a inversão da grelha para os 8 primeiros, arranco da 5ª posição. Na frente, o Jorge Fonseca baqueia totalmente no arranque por inesperada falta de resposta da máquina. Se bem aproveitei essa gaffe do kart do Jorge, logo comecei a entrar no ritmo anterior de não conseguir pôr o "bicho" a andar convenientemente e lá ia eu a ser ultrapassado por inúmeros pilotos. Mas eis senão quando sou ultrapassado pelo António Baptista não sem que antes tivesse levado uma bordoadazita o que me incomodou, pois via gorarem-se num esfregar de olhos as poucas hipóteses que ia paulatinamente amealhando. Feita a dita ultrapassagem verifico a condução desenfreada do António, pela pista, por fora da pista, metendo o kart onde cabia e onde não cabia com o fito único de chegar à frente sem se olhar a meios. Assim não vale, António ! Resultado, dou por mim numa perseguição endiabrada ao António ( aproveitando-me da confusão na pista com pneus a rolarem e a baterem nos karts ) com a pura convicção que não o iria fazer pagar da mesma maneira mas que eu não levantaria o pé perante uma qualquer investida do António. E assim foi ; na 3ª direita não estive disposto a facilitar a vida ao António e vai daí ... tivemos uma reedição do Lewis Hamilton ! Pó era mais do que muito e na 4ª esquerda vejo o António a entrar na pista vindo dum corta mato, em alta velocidade, sem dar qualquer prioridade a quem já lá estava mas, por acaso, não me acertou ! Sei que o duelo foi travado com o Filipe Nunes mas no final houve mais queixosos. A minha corrida teve como grande aliciante a disputa travada com o Nuno Moura mas desta vez não o consegui surpreender as vezes suficientes para levar a melhor a manga. Fiquei em 4º o que me deu direito ainda a podium num honroso 3º lugar. Finda a contenda, lavrei um protesto junto do Frederico Viegas pelo desconcertante estado dos karts ao que me respondeu que já tinha posto a questão a Évora ( sr. Peters ) pedindo desculpas. De notar que para Évora têm seguido os karts para a afinação geral para as 24 horas do próximo fim de semana. Aguardemos as melhorias ..... António Matos
PS- 1 - mais uma vez se agradece que o forum seja participado pelas colaborações dos foristas e hoje faço mais força nesse sentido para que outras visões dos acontecimentos possam vir a lume. 2 - António Baptista, desculpa-me a franqueza mas não esperava que tivesses abandonado o kartódromo sem me dares a hipótese de me despedir de ti ! Nem recebeste a medalha !
|
| Voltar acima |
|
| |
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
| Colocado: 15 Setembro 2008 às 16:59 | IP Registado
|
|
|
As classificações estão actualizadas no site
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 15 Setembro 2008 às 18:34 | IP Registado
|
|
|
Alexandre,
Pois, pois... anda a gente a sustentar os teus vícios e nem sequer és capaz de actualizar um site como deve ser - e depois ainda crias tópico a dar dicas de como fazer.
Agora a sério, não é para ser chato, mas o site está em baixo. Terá corrido algo mal no upload ? Já mudaste de ISP ? Dá lá uma olhada sff.
Abraço,
Luís.
Nota: Uns 10 min. depois de ter sido este post, já funcionava tudo na perfeição. Obrigado Alexandre.
Editada por LSMello na 15 Setembro 2008 às 20:01
|
| Voltar acima |
|
| |
Luís Mealha Rookie

Data de adesão: 25 Janeiro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
| Colocado: 19 Setembro 2008 às 17:27 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos (e boa prova para os que estarão nas 24 horas deste fds).
Ora bem, a minha prova no passado sábado pode resumir-se assim: desta vez o azar que me tem acompanhado na maioria das provas anteriores (nas máquinas atribuídas) ausentou-se e tive sorte no sorteio - 97,5%; desta vez estive mais inspirado, mas com alguns erros pelo meio - 2,5%. Espero que a mesma sorte me acompanhe nas 3 restantes provas do nosso troféu, para ter uma despedida em grande.
Abraços e até Fátima.
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 19 Setembro 2008 às 17:58 | IP Registado
|
|
|
Embora mais tardiamente do que gostaria que tivesse sido ( mera distracção aquando da escrita da minha crónica ) aqui ficam os meus parabéns aos 1º e 2º classificados, nomeadamente Luis Mealha e João Gonçalves. Belas provas as vossas naquele difícil circuito do Campera e faço votos que as próximas sejam igualmente renhidas, com karts a condizer, e sem casos pouco simpáticos. Atenção que a próxima tem os célebres narizes que precisam de se assoar algumas vezes o que requer muita atenção. Para todo o restante pelotão parabéns pois cada vez mais andamos todos quase no mesmo segundo !!! Abraços generalizados,
|
| Voltar acima |
|
| |
albaptista Master

Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
| Colocado: 20 Setembro 2008 às 01:02 | IP Registado
|
|
|
Caro Garcia de Matos,
Li atentamente a sua cronica e com diferente perspectiva aqui segue a minha cronica de nova odisseia no vosso campeonato.
Os treinos da primeira manga correram particularmente bem, tendo conseguido fazer o primeiro tempo da grelha. A partida da primeira manga correu normalmente, tendo conseguido facilmente uma distancia significativa nas primeiras duas ou tres voltas para o segundo classificado, até que, existe sempre um "até que" inexplicavelmente o Kart deixou de sair, de forma progressiva, após todas as curvas onde era necessario utilizar os travões. O piloto que seguia atras de mim (penso que era o Luís Mealha, excelente prova), foi-se aproximando cada vez mais e ao fim de umas poucas de voltas passou-me como se estivesse parado. Por um par de voltas ainda pensei que o problema do meu Kart estava resolvido e consegui aproximar-me dele, mas subitamente, o problema voltou ficando com o Kart cada vez pior, tendo sido ainda ultrapassado pelo terceiro e quarto classificado, antes de acabar nas boxes com o pequeno automovel a trabalhar ao rallenti. Resultado, fiquei em ultimo, depois de ter andado em primeiro bastante tempo. Paciencia, são coisas proprioas dos automoveis.
A segunda manga foi a caldeirada total, saindo de ultimo, dei por mim em 6 ou 7 na segunda curva, fruto da molhada que se deu a minha frente. Na curva seguinte, sou literalmente posto fora de pista, fruto duma travagem tardia um piloto e fiquei novamente para tras. Tudo bem, vamos novamente atras deles, mas desta vez colocado num grupo bastante activo e lutador, pouco a pouco vou ganhando alguns lugares até ser novamente posto a andar de lado numa curva qualquer. Nova tentativa de recuperação até chegar a um fantastico piloto, cujo objectivo não era andar depressa, mas sim impedir que alguem o conseguisse passar fosse por onde fosse ou seja, uma verdadeira chicane movel, mas que se deslocava aos ziguezagues pela pista fora. Era totalmente impossivel de ultrapassar. Andei uma ou duas voltas atras dele até que abriu um pouco no fim da recta e consegui, forçando um pouco é certo (mea culpa), meter por dentro e ultrapassar. Para meu espanto, na curva seguinte (um gancho a direita) nem sequer travou, fez uma "calçadeira...zinha" e lá vai disto. Duas curvas depois meto novamente por dentro e consigo passar novamente até que na pequena reta interior sinto o meu Kart a ser empurrado pela traseira para o lado pelo mesmo piloto, que ainda por cima se encontrava a fazer alguns simpaticos gestos com um dedo da mão (aquele dedo entre o anelar e o indicador, mas não percebi se estava a apontar para o ceu, ou a mandar-me para algum lado), de qualquer forma, lá me consegui ver livre dele, conseguindo até ao fim distanciar-me cerca de meia pista (Rapidissimo aquele piloto, uma coisa verdadeiramente fascinante). No meio desta confusão toda ambos vimos o comissario de prova a mostar-nos a bandeira de condução anti-desportiva (aos dois repito). Daqui até ao final fui ganhando tempo aos pilotos da frente até chegar a 6º classificado. Sobre o TT que fui obrigado a fazer, não se esqueça que foi voce que me pôs fora de pista, portanto deve saber em que circunstancias o dito TT foi feito e tambem pode constatar que esse dito TT apenas me fez perder dois lugares, por isso.... (não me ouviu queixar, pois não?)
Sobre aquilo que aconteceu no final é que já me parece que as coisas são mais graves e quero comentar o seguinte. A minha presença em provas de kart, ditas amadoras é para pura diversão e convivio. De certeza que nunca ninguem ouviu da minha boca qualquer tipo de comentario depreciativo sobre comportamentos em pista. Já fui posto fora de pista "algumas vezes" mas nunca fui agressivo ou mal educado com quem quer que fosse. Aceito que dentro de pista se tomem comportamentos mais agressivos, mas quando acabou a prova, acabou a historia.
Se no final, abandonei a pista se sequer me despedir de ninguem, lamento mas achei preferivel faze-lo, porque a conversa estava a azedar e nesses casos, segundo a educação que o meu Pai me deu, o melhor é sair antes de ter alguma atitude da qual me possa arrepender mais tarde.
Aceito criticas de todas as pessoas que são capazes de se julgar a si mesmas e ao seu comportamento, mas não posso aceitar comentarios mal educados de meninos birrentos, que acusam outras pessoas, de terem comportamentos exactamente iguais aos seus.
Sobre o restante e conforme os comentarios feitos pelo LSM irei seguir o mesmo caminho de outros pilotos e colocar de lado qualquer eventual participação no vosso campeonato, uma vez que, o meu objectivo é divertir-me e não chatear-me com ninguem conforme lamentavelmente tem acontecido.
Um grande abraço e até dia 18 se ainda me quiser.
__________________ António Luís Baptista
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 20 Setembro 2008 às 02:57 | IP Registado
|
|
|
Bom,
Vamos lá a ver a minha crónica e uma resposta ao meu amigo António Baptista.
Começo por dizer que não acho graça nenhuma à pista no sentido em que corremos, prefiro 30 vezes o sentido normal. A única vantagem é haver um ponto claro de ultrapassagem: a esquerda a seguir à meta. Do ponto de vista de condução não lhe achei decididamente graça. Talvez tivesse achado se o meu resultado fosse outro, mas como não foi !...
Ainda por cima, acho que a distância da partida à primeira curva é tão pequena, que acontecem vários toques inevitáveis. A partir daí toda a gente se sente no direito de se vingar da bordoada que levou e a corrida sofre inevitavelmente desse efeito.
Na 1ª manga comecei logo por levar uma bordoada do Pedro Fonseca... isso mesmo, leram bem, o rapazola fez-me ir à terra no 1º esse a seguir à meta.
Quando ia a tentar recuperar, preparava-me para passar um piloto por fora, na recta da meta, esse piloto não me viu, fui forçado a ir para a terra, fiz um pião, levei com vários karts em cima e fiquei em último destacado. Os poucos lugares que recuperei foram por avarias mecânicas - até pq o meu kart começou a padecer do mesmo problema de muitos outros.
Na 2ª manga, quse nem dei pelo que me aconteceu. Inicialmente fui seguindo o António Baptista, pelos buracos que le abria à minha frente, sempre com um kart de diferença entre ambos, até que levei outra vez, não faço ideia de quem e fui novamente parar a último. Só que desta vez não perdi tanto tempo e o acelerador do meu kart portou-se bem, pelo que recuperei até 10º, com lutas giras e leais, com o Zé Vieira (que perdi), Palmeirim e Amorim.
-----------
Quanto à 2ª parte, a resposta ao António Baptista, esclareço que não fui eu que te disse que não voltarias a correr connosco, conforme afirmas. Foste tu próprio, que disseste que não voltavas a correr com o IHSV, a que eu respondi 'acho bem'.
Antes disso, disse-te e reafirmo, que pela 1ª vez na vida te vi ser maldoso em pista. Estou habituado aos teus toques - e tu tb já levaste alguns meus. Isso deve-se ao facto de durante bte tempo termos tido um andamento mto semelhante (infelizmente entretanto eu fiquei para trás) e à tua fogosidade (não maldade) característica.
Por muita bordoada que tenhamos tido ao longo destes anos nunca nos zangamos e tenho-te como meu amigo. A ponto de ter insistido em convidar-te para o IHSV e em defender a tua conduta.
Mas aquilo que vi na 2ª manga, para mim não tem defesa. O piloto a quem chamas de rolha foi o 2º classificado da primeira manga e o 4º piloto mais rápido em pista. Rolha ?!... Só se por ter de recuperar tb ele de um mau lugar na 2ª grelha e um má partida e procurar ultrapassar quem estava à frente dele. Do meu lugar previlegiado das primeira voltas vi de tudo. Todo o tipo de toques que impedia a designada 'rolha' de fazer de forma decente qq abordagem a uma curva; Vi ultrapassagens, todas elas com toques pelo caminho; Vi uma ultrapassagem a 3 pilotos, passando pela terra (por trás dos pneus e tudo), na segunda curva da chicane... finalmente, vi aquilo que nunca gostariade ter visto: tu e a 'rolha' atirarem os karts um para cima do outro na chicane. (Foi nessa confusão que levei um toque e fiquei em último.) A partir daí não vi mais nada.
Nenhum de nós é santo, todos já demos a nossa bordoadazinha - sempre com as nossas razões, claro !... Eu por mim só vi uma coisa parecida no IHSV, curiosamente no mesmo circuito, em que o piloto em causa foi alvo de generalizada censura - como agora.
Ántónio, tê-los no sítio não é mostrar a testosterona em pista - muito menos com protecções. Tê-los no sítio é admitir que exageraste. Não foste concerteza o único, mas estiveste em quase todas.
Por isso disse e mantenho: pela 1ª vez na vida, vi-te ser maldoso em pista. Não correspondeu em nada ao António que conheço e de quem sou amigo.
Espero continuar a ver-te (e a trocar umas bordoadazitas) no ORMEI.
Grande abraço a ti e a todos os companheiros de luta,
Luís.
Editada por LSMello na 20 Setembro 2008 às 03:02
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 20 Setembro 2008 às 08:03 | IP Registado
|
|
|
Caro António Baptista, Qualquer comentário que a esta hora ( e imediatamente antes de abalar para as 24 do Campera ) fizesse à passada corrida do IHSV tornar-se-ia fastidiosa pois os mesmos estão feitos desde a tarde daquele sábado e a abrir este tópico. Travadas as nossas razões e esperando que todos os envolvidos se venham manifestar, dou por encerrada a questão. Só não gostei que dissesse que ia fazer como outros pilotos já fizeram e que foi abandonar as provas do IHSV e sabe porquê ? Porque à margem de problemas individuais que cada um tem em certas alturas da vida, só me lembro de 1 piloto que o fez e por excesso de preciosismos que levam a supor a indisponibilidade para aceitação das regras que o grupo tem. Em todas as nossas provas são feitos apelos incessantes à condução desportiva e à ausência de bordoada e essa é para ser sancionada a preceito. No Campera nem breifing tivemos ( o Frederico deu-nos o benefício da dúvida de que já não precisávamos disso ... ) mas afinal continua a ser necessário !! Em conclusão direi que, entre acabar com este campeonato ou aceitar violencia física e/ou verbal fora ou dentro da pista, PREFIRO A PRIMEIRA ! Só que tudo farei para que a segunda seja banida. Posto isto, e porque, como disse, a história está feita, é evidente que espero tê-lo como parceiro de equipa na prova do dia 18. Aliás, julgo, e pelo descrito, que faremos conjunto com o Luis Soares de Mello. Um abraço
|
| Voltar acima |
|
| |
nuno filipe Rookie

Data de adesão: 22 Setembro 2008 Mensagens: 7
Estado:
|
| Colocado: 22 Setembro 2008 às 20:37 | IP Registado
|
|
|
A minha prestação no Campera divide-se em 2 partes muito distintas.Devido ao 4º tempo nos treinos consegui partir para o meu melhor resultado no campeonato IHSV que foi um 2º lugar no final da 1º manga,depois de uma luta renhida com o João Gonçalves,que me ultrapassa a meio da prova. Mas sem perder a moral tentei não o perder de vista de modo a tentar a minha sorte até que a ultrapassagem é consumada no final da recta da meta umas voltas mais tarde,continuando a disputa de posição até ao final de maneira muito limpa.
Já na 2ºmanga foi um mal menor.Acabei em 9º fruto de alguma desconcentração e algum azar.Arranquei de 7º mas devido a problemas de 1 piloto que se encontrava á minha frente perco tempo mas chego á 1ºcurva junto com todo o pelotão.Até que eis que algo insólito acontece quando sou abalroado várias vezes pelo Antonio Baptista de modo muito pouco visto neste campeonato,onde acabo por sair de pista.Depois de cabeça quente decidi dar a provar ao dito o seu próprio remédio até que me vi na eminência da desqualificação e tirei o pé de maneira a evitar males maiores.Na geral um 5º lugar.Muito bom,apesar de tudo.
|
| Voltar acima |
|
| |
nuno filipe Rookie

Data de adesão: 22 Setembro 2008 Mensagens: 7
Estado:
|
| Colocado: 23 Setembro 2008 às 19:45 | IP Registado
|
|
|
Feita a minha crónica e depois de ler os comentários do Sr.Antonio Baptista sobre mim não quero deixar para outros o direito de defesa que me assiste.
Depois de pensar se deveria,ou não comentar,visto não gostar de perder o meu tempo com algo tão inútil,quero dizer o seguinte.Em quase 2 anos de convívio com o grupo IHSV,nunca tal me aconteceu ou seja,alguém que se diz "educado" não faz batota(vejam as fotos) nem anda a distribuir fruta como se de um menino se tratasse, pondo em perigo a sua integridade física e a de outros,aquilo vale tudo menos pé no travão.Para si todos são ROLHAS em pista e o seu papel é o de SACA-ROLHAS.Ou vai a bem ou...Admito que me excedi em 2 ocasiões mas soube quando parar, e só aí, é que conseguiu ganhar a tal meia pista,percebe agora...
Quanto a ser menino birrento devo dizer-lhe que não aceito lições de moral de pessoas que nem sabem o que isso é.Digo-lhe também que não tem a IRONIA como arte porque nem sequer é ARTISTA.Nunca quis ser um piloto FANTÀSTICO apenas competitivo e acima de tudo CORRECTO.Tento aprender com quem sabe e melhorar... e fazer algo que me dá muito gosto.Apenas isso...
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1172 segundos. |
|
 |
|