| Colocado: 21 Outubro 2008 às 00:50 | IP Registado
|
|
|
Ora aqui vão uns comentariozinhos à prova de solidariedade com a Vera Silva.
Como sabem os meus companheiros, eu tinha desistido de participar em função de dificuldades domésticas. Eis senão qdo, me telefona o meu amigo Rui Mealha, a saber se eu lhe arranjava um substituto, que ele estava doente.
Bom, nessa altura já não se tratava apenas de solidariedade com a Vera, mas tb de colidariedade com um amigo kartista enfermo. Era demais . Não resisti e lá me pus a caminho, mesmo que tenha tido de recorrer a uma boleia (que me perdoem os pais da Vera Silva, esta pequena brincadeira, seguramente não desejo comparar situações, não esqueço o objectivo principal e espero que corra td o melhor possível com a vossa filha ).
Ao chegar ao Campera, deparei-me com um ambiente bem diferente daquele que esperava encontrar. No lugar dos perfeitos amadores solidários, estreantes (ou quase) nestas andanças, eram só craques em cada esquina e uma ou duas equipas verdadeiramente amadoras.
Afinal aquilo ia aquecer. Ia haver luta a sério !!! 
Feitos os treinos, começada a corrida, os meus temores de uma corrida a sério adensaram-se. Na 1ª volta, nos ss antes da entrada para a meta, houve um piloto que se atrevssou ligeiramente, que atrasou outro, que fez travar um 3º... e o meu companheiro Rui Mealha (que afinal já não estava doente), entrou por ele a dentro. Um acidente evitável, do qual o Rui não pode deixar de ser considerado culpado, mas obviamente não premeditado. A celeuma e os protestos que este incidente causou nas boxes e junto do director de prova, deu-me algum trabalho a acalmar.
Mas, no que nos diz respeito, ficou por aqui.
A partir daí, encontrei atitudes verdadeiramente cavalheirescas em pista, de que realço os nossos companheiros Jorge Fonseca e Manuel Moniz das Flying Turtles, que apesar de estarem em luta directa por uma posição connosco (IHSV3), me abriram simpaticamente a porta, nas suas voltas de saída das boxes . Muitos outros houve com atitude de cavalheiros em pista e, os que se calhar não as tomaram, foi por ou estarem à luta com o kart e não se aperceberem, ou por não serem cavalheiros... mas cavalheiras , sim que as havia tb !
Fizémos uma prova isenta de problemas, com um andamento bastante homogeneo entre 3 pilotos. Isto permitiu-nos andar num grupo cerrado, que discutia entre a 5ª e a 8ª posição.
Entusiasmámo-nos tanto, que o 4º piloto, acabou por 'voluntariamente' me ceder o último turno para eu tentar ir à caça do 5º lugar. Acabávamos de entrar decididamente na tal luta quase profissional.
Só que os resultados acabaram por não surgir. Apesar de ter a noção que o meu último turno foi muito rápido (fiz a volta + rápida da equipa a 5 voltas do fim), apanhei um adversário que estava decidido a atingir o 5º lugar, fosse o que fosse preciso. Resisti bem a duas tentativas 'musculadas' de ultrapassagem, mas cedi a uma 3ª totalmente limpa. Ainda lhe segui na cola, mas estava traçado o meu lugar . O 6º lugar foi bom, mas perder o 5º a menos de 5min. do fim custou.
Na box ainda tive que ouvir o dito piloto chagar-me a cabeça, que 'vocês têm de aprender que há coisas que só fazem pq têm ferros', esquecendo-se ele próprio, que só meteu o nariz nos sítios em que meteu, pq tb ele tinha ferros - se não os tivesse, ou eu não lhe facilitasse da 3ª vez, sabia mto bem que ficávamos os dois ali .
Para acabar no tom em que deve ser, seguiu-se a entrega da verba recolhida ao Pai da Vera, que é sempre o momento mais aguradado nestas ocasiões.
Não sei pq, mas na altura, aquilo que se reuniu para a Vera, que deu esforço a angariar a todos os que contribuiram, em especial ao dinamizador António Matos , pareceu-me tão pouco face a dimensão humana da situação .
Espero que possamos ajudar ainda mais.
Abraços a todos, obrigado pela excelente prova ,
Luís.
PS - Estão em preparação pelas organizações CÁGADO as estatísticas da prova, para serem disponibilizadas aos participantes.
|