Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Concentração (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Carlos Marques
Rookie
Rookie

Data de adesão: 31 Julho 2008

Estado: Desligado
Colocado: 31 Julho 2008 às 19:19 | IP Registado  

Ora bem, em primeiro lugar deixem-me apresentar

Carlos Marques (referido por CS), e estou aqui por amável sugestão do Luis S Melo a fim de esclarecer qualquer dúvida que possa haver em relação ao meu ex EK1,

O José Carlos Magalhães já fez um retrato muito bom da situação ao referir o brilhante trabalho do Carlos Afonso para o que ele pretendeu.

Claro que é totalmente diferente fazer uma preparação particular apenas para um kart sem vista a interesses comerciais, e outra coisa é criar uma forma de poder incrementar potencia com fiabilidade numa formula comercial por um preço competitivo e dar algum lucro.

Por outro lado eu não tenho material "a fundo perdido" para poder ir partindo até encontar um compromisso, por isso quero ver se consigo dar potencia sem estragar muito e sem grandes custos (aí comprava um rotax que sairia mais barato).

Com já "alguma" experiencia em transformações de motores (até mais em 2T), ainda sou do tempo em que realmente se transformava, visto que hoje é mais comprar kits e montar, mas à cerca de 40 anos quando comecei nestas lides não havia kits, apenas experiencia, conhecimentos, bons torneiros, frezadores, mecânicos etc...

CONTINUA.../...

Voltar acima Ver Carlos Marques's Perfil Procurar outras mensagens de Carlos Marques

Carlos Marques
Rookie
Rookie

Colocado: 31 Julho 2008 às 19:55 | IP Registado  

O meu kart era um normalíssimo EK1, com um velho chassis Mac Wilson que eu decidi começar a envenenar no mês passado.

Comecei por abrir "um pouco" as janelas substituir as valvulas e molas e "artezalnei" uma forma de melhorar a lubrificação. Tirei tambem algum peso ao volante.

Para experimentar estas opções ao nível da forma e da qualidade/resistencia do material adaptado, arranjei um carburador emprestado duma suzuki 125 a 2t (não tem nada a ver com o outro kart aqui falado), e violá  

Como o carburador não era meu e não podia estar a fazer-lhe alterações, a coisa foi complicada... como é de mota trabalha por alimentação por gravidade e quando lhe liguei a bomba era gasolina por todo lado.

Assim tive que retirar o estrangulador do retorno e ficou sem pressão, o que fazia falhar na resposta e descompensado na progressão na relação estaquiométrica, por diferenciais de pressão, forças centrifugas, etc... mas já deu para tomar o pulso à coisa.

Na comparação com o EK3, está mais bruto com maior potencia à saída mas sem manter essa gana pela rotação acima. Pela minha experiencia é exactamente o sintoma de carburação/alimentação.

Entretanto já temho uma àrvore de cames para o bichinho, e vou fazer mais umas mariquices pelo que a seguir às férias (lá para Setembro) espero ir novamente a testes.

Se alguem souber de quem tenha um carburador (se for mikuni melhor) para 4t de 32mm, para vender .

Apesar de todo o material deste motor ser fraquito, pela minha análise o meu principal receio (e onde deverei ter maiores problemas) é na cambota onde já detectei que há falha no projecto/concepção, que se reflete sobre o mancal do lado dos carretos da àrvore de cames e contrapeso... e este problema não é muito fácil de contornar... veremos.

Qualquer dúvida estou ao dispôr, e tambem aceito/agradeço toda e qualquer informação que ajude a progredir.

Um Abraço.

PS, Caro LSM já sabes que conto contigo para os próximos testes 

Voltar acima Ver Carlos Marques's Perfil Procurar outras mensagens de Carlos Marques

Carlos Marques
Rookie
Rookie

Colocado: 31 Julho 2008 às 19:56 | IP Registado  

Correcção, Chassis Mike Wilson

Jose Carlos Mag
Racer
Racer
Troféu Manobras Paralelas - AEGA

Data de adesão: 27 Dezembro 2004
País: Portugal

Colocado: 01 Agosto 2008 às 19:35 | IP Registado  

Claro que são situações muito diferentes.

O Euroindy pretendeu, com esta evolução, criar uma categoria composta por karts com motor Honda, mais performantes que os de série, mas que continuassem a ter a componente fiabilidade.

Esta evolução criada pelo CS, é uma evolução com vista a tirar mais prazer do kart, onde não pondo de lado a fiabilidade, esta não é vital (ou sim hehehe). É claro que o CS também tem em vista não partir material, de preferencia.

Penso que esta evolução está a ir no bom caminho, e não vejo a hora de se tornarem a fazer testes, depois de resolvidos os ligeiros problemas das molas das válvulas.

Um abraço

Voltar acima Ver Jose Carlos Mag's Perfil Procurar outras mensagens de Jose Carlos Mag

Carlos Marques
Rookie
Rookie

Colocado: 01 Agosto 2008 às 21:38 | IP Registado  

Nem mais...

O que aconteceu não foram as molas das valvulas... foram as próprias valvulas

Para meter as molas que me arranjaram, necessitava de valvulas ligeiramente mais compridas. Mandei as valvulas velhas para que tirassem a medida e até falei que adaptassem pratos com meias luas, mas a rectificadora torneou a haste da valvula deixando com o mesmo tipo de encaixe das originais.

A qualidade do aço era do modelo "figueira", e o prato, com a força da mola "rasgou" a haste da valvula por ali acima, o que deu origem a ficar sem folga e ter queimado a de escape.

No entanto o principal ficou testado, que era ver se o tipo de trabalho nas condutas, no piston e o tipo de valvulas, dava o resultado que eu tinha preconizado, e isso ficou aprovado (alterei tambem o angulo de vedação na admissão para 30º).

Agora é só dar fiabilidade, e desse assunto já estou a tratar, vou aplicar umas valvulas de stainless steel (espécie de inox) 0,75" mais compridas, com pratos especiais em duraluminio freiadas com meias luas em aço, e molas de 32libras.

Com o trabalho de freza (drimel) e sedes já feito (só para dar uma ideia, a conduta de admissão cresceu 11mm no diametro)

Com respeito à cabeça ficamos conversados.

Jose Carlos Mag
Racer
Racer

Colocado: 02 Agosto 2008 às 22:25 | IP Registado  

hehehehe

É como disse. Não vejo a hora de o vêr a deitar fumo.

Para quem estiver de férias (e não só):

2ª feira vamos para o Campera com os 390. Em principio vão 4 karts. 2 EK3 André e Diogo Rosa e 2 EK1: Gonçalo e Luis Silva

Quem quiser e puder aparecer, apareça.

Voltar acima Ver Jose Carlos Mag's Perfil Procurar outras mensagens de Jose Carlos Mag

Carlos Marques
Rookie
Rookie

Colocado: 03 Agosto 2008 às 15:29 | IP Registado  

Eu bem gostava, mas o trabalho...

Jose Carlos Mag
Racer
Racer

Colocado: 05 Agosto 2008 às 22:18 | IP Registado  

Ontem estivemos no Campera, e só saímos de lá ás 10 da noite.

Como durante o dia estava muito calor, só se andou um pouco do meio dia á uma, e depois das cinco. Segundo os pilotos, a pista nem parecia a mesma, com este kart, chegando-se ao final da recta da meta a velocidades já muito respeitosas.

Entretanto almoçámos umas belas pizzas encomendadas na altura, e deu para descançar um bom bocado, depois de ter alterado a relação de transmissão que veio de Almeirim, que era demasiado longa para este traçado

Embora houvesse alguns alugueres, a pista encontrou-se livre durante bastante tempo, o que deu para rodar bastante.

O melhor tempo do dia foi de 40,82 no EK3.

CS já tens uma referencia para a tua máquina.

Carlos Marques
Rookie
Rookie

Colocado: 06 Agosto 2008 às 15:34 | IP Registado  

Boa malha.

40,82 é um tempo muito respeitável para aquela pista, e a referencia só serve se for o André a andar com o kart

O meu melhor tempo (na única vez que lá andei com o meu EK1) foi de 43.21 no dia em que o André fez 43,07 com o EK1 dele

Estou à espera de peças e trabalho para o meu, mas isto em Agosto...

De qualquer modo, quando puser a andar, aviso.

Um forte abração

Jose Carlos Mag
Racer
Racer

Colocado: 06 Agosto 2008 às 19:09 | IP Registado  

Óptimo. Fico á espera de boas novas o mais rápido possível.

Grande abraço.

Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta.
Este tópico está bloqueado.

<< Anterior Página de 5
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum