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Tópico: Peças Saltadoras vs Segurança
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Autor |
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
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Colocado: 27 Junho 2008 às 21:12 | IP Registado
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Oh porra António, tu às vezes consegues complicar o que é simples !!!... Ou então sou eu que não me faço entender.
Tu dizes:
Um abraço a ambos ( e ao Paulo Figueiredo e Rui Carneiro ) e a manifestação de desencanto por só nós termos andado "a dar o corpo ao manifesto" !
(Sendo que os ambos são o JCMagalhães e o Alexandre)
Donde, excluíste-me e ao ABaptista.
CQD
... e nós tb demos o corpo ao manifesto nesta troca de ideias !
Portanto, foste redutor sim sr.. (Castrador espero que não, pois tenho mta estima aos ditos, apesar de cansadinhos.)
Será assim tão difícil entender ?!... Não tem puto que ver com NIMs ou histórias paralelas.
Bye,
Luís.
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
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Colocado: 27 Junho 2008 às 21:35 | IP Registado
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Bale ! ( lê isto com sotaque espanhol, ok ? ).
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
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Colocado: 27 Junho 2008 às 21:38 | IP Registado
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Pronto, já animei o forum do ORMEI ( não que precisasse, convenhamos ) e assim, agora, vou-me passar para o IHSV. Boas corridas ! Boas polémicas ! Mas sempre grandes oportunidades de convívio ! Boas amizades ! António Matos
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APValle Master
Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
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Colocado: 28 Junho 2008 às 02:07 | IP Registado
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Lança a confusão e agora sai de fininho ?
Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!
Resumindo, ficou aqui mais do que provado através de TODOS os intervenientes (excepto o António Matos) que qualquer peça do kart, que seja alterada por forma a saltar do kart em andamento, com a justificação de levar o piloto à boxe, deve ser penalizada pelos pilotos e principalmente pelos organizadores, não realizando provas nos kartódromos onde isso aconteça.
Tal situação representa um risco para a segurança de todos os pilotos em pista !
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
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Colocado: 28 Junho 2008 às 08:41 | IP Registado
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Ao fim de 14 intervenções num conjunto de 43 (42%) alguém tem a coragem de dizer que esta é uma saída de fininho ?????????????????
Caro Alexandre, explicite melhor o seu pensamento, por favor.
Quando diz TODOS os intervenientes refere-se a : Alexandre, José Carlos
Magalhães, Paulo Figueiredo, Rui Carneiro, Alexandre, José Carlos,
Paulo, Rui e ainda o Rui, o Alexandre, o Paulo e o José, certo ?
Além disso não ouvi ninguém alvitrar para deixar de fazer corridas em
Fátima ( é certo que ando um bocado surdo mas não ouvi, peço desculpa
).
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
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Colocado: 28 Junho 2008 às 12:32 | IP Registado
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Eu contínuo a querer correr em Fátima.
É certo que preferia que fosse com o nariz mais bem colado, mas desde que não me caia espontâneamente vale o pequeno risco que pode constituir.
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João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
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Colocado: 29 Junho 2008 às 17:36 | IP Registado
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Se há alguém que também possa falar dos "narizes" de Fátima, esse alguém parece-me ser eu próprio, já que foram 3 (e não 2 como o António Matos referiu na crónica IHSV) os ditos apêndices que me obrigaram a outras tantas visitas à box...Passo a explicar:
1º - Surgiu logo no decorrer da 2ª volta da 1ª manga. Rolando na cola do Luís Mello, fui surpreendido pelo seu súbito "tirar pé"a meio do "S" que antecede o gancho à direita para a descida, explicável por apenas ter feito 3 voltas nos treinos, mas como podem calcular não tão "adivinhável" para mim, atendendo ao que conheço do andamento habitual dele...Primeira ida à box, com consequente descida à última posição, e a recuperação possível até ao 12º lugar.
2º - O alinhamento no arranque da 2ª manga fez-me travar um pouco fora da linha habitual (no gancho que precede a parabólica) e um ligeiro toque lateral causou a minha entrada em pião, o que provocou o caos no meio do pelotão. Desta vez fomos 3 a seguir o caminho das boxes para "retocar a maquilhagem"...
3º - Como não há duas sem três, o pior estava mesmo para vir...Apenas 3 ou 4 voltas após regressar à pista, o Rui Mealha e o Miguel Amorim (se não estou em erro) "embrulharam-se" no gancho que antecede a descida e eu não tive como evitá-los, acertando em cheio na lateral dum dos Karts. E é aqui que a vertente segurança tem que ser reclamada...O referido artefacto, que supostamente serviria para absorver parte da dinâmica destes embates, pura e simplesmente "saltou" (eu até acho que o fez antes, com medo!) deixando que a absorção do impacto fosse feita pela ferragem frontal, pedais incluídos! Milagre de Fátima foi os pézinhos deste vosso humilde escriba não terem feito parte integrante deste crash-test, pois que o pedal de travão ficou completamente inactivo e o do acelerador reduziu o curso para pouco mais de 1cm, o que permitiu arrastar-me até as boxes onde pacientemente aguardei 11 voltas para que toda a frente do kart (!!!) fosse substituída...
Para concluir, não me parece correcto que a moralização dos toques se faça subtraíndo segurança aos karts, e que um possível (mas aceitável) erro do piloto que segue à nossa frente condicione irremediávelmente não a dele mas a nossa corrida.Também não estou de acordo quando se diz que na F1 também é assim...Nem nós temos reflexos de pilotos F1, nem somos pagos para correr como eles. Nos karts pagamos para nos divertirmos e, salvaguardando que sou completamente contra os toques abusivos e mal intencionados, não me parece que passar na box 1/3 do tempo por situações de corrida (das quais até podemos ser completamente alheios) nos traga algum gozo...
Um abraço e até Almeirim, onde os karts tem frentes de "HUMMER" (leia-se "deformáveis", para os mais susceptíveis...)
João Gonçalves
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LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
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Colocado: 29 Junho 2008 às 18:04 | IP Registado
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João Carlos,
Aí está de forma elequente, na 1ª pessoa, um relato das consequência do saltar do nariz. Vi que demoraste muito mais tempo desta vez do que das outras, mas não percebi porquê. De facto não deve ter sido agradável.
O único kart que percebi ter chegado à box com a frente torta, após o salto do bico, foi o do Jorge Fonseca, como relato noutro sítio. Com o teu já são dois.
Dá mesmo que pensar.
Um abraço especial no dia de hoje,
Luís.
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Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
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Colocado: 29 Junho 2008 às 18:32 | IP Registado
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Mal ficaria se eu, após esta descrição do João Gonçalves, não viesse à liça fazer mais comentários sobre os famosos narizes. Ranhosos, como parece. Sou sensível à argumentação do João quando apela a um verdadeiro milagre de Fátima a justificar a preservação dos seus pèzinhos em perfeito estado após o referido abalroamento. Mas se é verdade que não podemos fazer comparações entre as nossas provas e as de fórmula 1, também não podemos exigir que os índices de segurança sejam comparáveis. Não me interpretem mal ! "Não sejam comparáveis" não quer dizer que não haja segurança !! O que acontece é que quando se dá um acidente de kart, não é suposto imaginar que estamos dentro dum cokpit em fibra de carbono e à prova das maiores violências e que a integridade física do piloto esteja salvaguardada. Isso faz parte do risco assumido que cada um de nós deve ter consciente e, a par de todas as outras medidas activas e passivas de segurança, pertence ao piloto aquilatar da margem de imponderabilidade que uma determinada manobra possa vir a despoletar e daí, probabilizar o acidente e suas consequências. É exactamente aí que entram as variáveis "agressividade", "virtuosismo", "noção de oportunidade", "assumpção de risco", etc. na equação segurança. Aí, estamos a falar de pilotar e não conduzir, isto é, ao andarmos nos limites, tudo pode acontecer, por erro nosso ou do vizinho. Tentando não ser fundamentalista, pretendo tão só fazer o papel do diabo neste tipo de discussões, e julgo que esta será uma outra maneira de ver o problema. Claro que não quero convencer o João nem todos aqueles que esmorraram o nariz em Fátima que esta opinião é mais aceitável do que a deles mas devemos estar abertos para ver estes casos como a moeda com as suas duas faces. E a outra face será, concerteza, o ponto de vista do kartódromo no que se refere à preservação do seu equipamento. Digo eu ... Já num outro post mencionei que escrevi ao kartódromo a solicitar a defesa técnica dos narizes voadores atendendo a que há quem ponha em questão o factor segurança. Se o fizerem, terei todo o interesse em vo-la dar a conhecer para futuros procedimentos. Mais uma vez obrigado pelos depoimentos na 1ª pessoa. Um abraço António Matos
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APValle Master
Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
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Colocado: 29 Junho 2008 às 23:17 | IP Registado
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Acho que o Rui e o José Carlos, vão abulir o uso de capacete em Almeirim, para preservar a frota
É que assim o pessoal anda todo "mansinho" e não toca...não estraga...até parecem eléctricos !!!!
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