Taça Inter Trofeus
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Assuntos Diversos
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Assunto Tópico: Peças Saltadoras vs Segurança Nova mensagemNovo tópico
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LSMello
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In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 482

Estado: Desligado
Colocado: 25 Junho 2008 às 19:24 | IP Registado Citar LSMello

Meus caros,

Nestas conversas paralelas, só tentado a  dar alguma razão ao JCMagalhães na questão dos narizes de Fátima.

Eu assisti à 2ª prova do IHSV da varanda - lugar previlegiado para ver vários narizes voadores.

Vi situações em que o nariz saltou em toques ridículos e inevitáveis; vi situações em que o nariz saltou, cumprindo a sua função dissuasora; vi tb um situação que podia ter sido perigosa - e essa preocupa-me.

Após a ultrapassagem do Luís Vaz no gancho a subir à direita, logo a seguir à meta, o Jorge Fonseca bateu-lhe na traseira, o nariz saltou e o kart do Jorge subiu um bocado pela traseira do kart do Luís Vaz - isto numa curva lenta e a subir. (Não faço mais qq comentários sobre o incidente que causou algum frisson, pois não é esse o tema aqui, mas só discutir segurança).

Foi um embate onde a diferença de velocidade entre os karts era razoável, que me pareceu inevitável na sequência de acontecimentos anteriores, em que o nariz claramente não cumpriu a sua missão de apêndice de segurança. Pergunto-me o que poderá acontecer se a diferença de velocidades for superior ?

... isto apesar de tb ter achado grandes virtudes dissuasoras nos narizes saltitantes.

Abraços,

Luís.

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Garcia de Matos
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In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 777

Estado: Desligado
Colocado: 25 Junho 2008 às 21:17 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Luis Soares de Mello, eu espero que, quando vieres a descer a António Augusto de Aguiar e tentares fazer a rotunda do Marquês de Pombal a 150 km/h e bateres no taxi que ia à tua frente, lhe arrancares a mala, ficares sem pára-choques, e te estatelares de trombas na estátua, não venhas dizer que a culpa de dares cabo da dentição e das costas do taxista foi do gaijo que vinha atras de ti que, por sua vez te mandou uma caqueirada mandando-te pelo ar até te esborrachares naquele símbolo histórico !
Tudo isto não obstante o semáforo estar vermelho para ti !
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LSMello
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In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 482

Estado: Desligado
Colocado: 25 Junho 2008 às 22:01 | IP Registado Citar LSMello

Eu não me chamo Lewis Hamilton.
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Paulo Figueired
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Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 241

Estado: Desligado
Colocado: 25 Junho 2008 às 22:21 | IP Registado Citar Paulo Figueired

Luis, conversas paralelas!!!??? Então os narizes caiem sozinhos???
Hmmmm, parece-me que não. Parece-me que é necessário um toque para eles caírem.

António, não foi essa a interpretação que quis dar à frase!
Ao escrever - "Quando o toque não é deliberado, nem dado com intenção de ganhar vantagem, por mim é aceite!" - quis expressar que um toque tolero. Pode ser por excesso de confiança do piloto que dá ou até inexperiência do pézudo!
Mas chegando ao segundo toque, a coisa passa a "piar mais fino".
Não acredito que algum piloto dê mais do que um toque "sem querer"! Se formos pela quantificação, então vamos mal e estamos a dificultar a vida aos Comissários.

Sobre a rotunda, também costumo dizer que na estrada temos o cuidado para não bater e até conseguimos prever algumas manobras do carro que nos precede. Mas em corrida, a ânsia de ultrapassar aliado ao curto-circuito entre as orelhas dentro de um capacete, são estranhos fenómenos que transformam muitos condutores que se dizem pilotos.

__________________
Paulo Figueiredo
Troféus VIRUS Kart
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LSMello
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In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 482

Estado: Desligado
Colocado: 25 Junho 2008 às 23:10 | IP Registado Citar LSMello

Paulo,

Conversas paralelas, pq há vários foristas a responder a outros tantos em paralelo.

Ds minha varanda não vi nenhum nariz saltar sozinho, apesar de vários dos narizes de substituição andarem mto tortos.

Abraços,

Luís.

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APValle
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Data de adesão: 03 Novembro 2007
País: Portugal
Mensagens: 236

Estado: Desligado
Colocado: 25 Junho 2008 às 23:45 | IP Registado Citar APValle

Vamos lá ver se consigo escrever sobre tudo o que aqui se falou...

Antes de mais, e principalmente para o José Carlos, espero não cometer nenhum erro técnico no que vou dizer. Se o fizer, estico logo a mau para receber uma reguada !

Sobre os narizes.
As peças de um veiculo de competição (seja ele qual for) não foram feitas para "saltarem" !!!
No caso de um para choques, servem para lá estar e cumprir a sua função de segurança SEMPRE que o veiculo se encontrar em pista.
Não podem servir de justificação para "obrigar" um piloto a ir à boxe reparar. Por alguma razão, em competições, os pilotos/equipes adicionam meios extra, para evitar que os pára-choques saltem. Não me venham dizer que em Fátima descobriram a solução para a segurança.
Faço lembrar, de que há uns anos os karts não tinham pára-choques atrás. Tinham ferros! Hoje em dia, em competição, é obrigatório o uso de pára-choques homologados, em material plástico, e têm de cobrir a traseira do pneu.
Ainda bem que não fui a Fátima, porque se calhar, nem a primeira manga tinha feito nessas condições. Já sem falar no perigo que é para um piloto que venha de trás e passe por cima de um nariz !!! É que se aquilo fica por debaixo do kart, levanta o chassi do chão e depois como é ? Certamente fica sem direcção ! Onde está a segurança disso ??

Quanto aos toques.
Não se pode embarcar numa de "x toques" permitidos e ao fim de "x" é penalizado. Não se pode dar. Ponto final !
Em alguns kartódromos, ao 1º leva logo uma advertência e ao 2º uma bandeira preta. Isto se o 1º não for muito violento e ai leva logo !!!

Para acabar... aqui (neste tópico) praticamente só estiveram organizadores e um conceituado comissário desportivo.

Agora digo, porque é que os organizadores passam sempre a batata para os comissários e para os kartódromos ?
Porque é que os organizadores não tomam eles o pulso (e dão o exemplo) de penalizar os prevaricadores dentro do seu próprio grupo ?
Se calhar porque é uma decisão difícil...entre amigos...é mau...etc. Mas se o prevaricador até é uma pessoa nova ou menos conhecida no grupo, saltam logo em cima do desgraçado que até pode ter tido o azar/azelhice de tocar num "intocável"...

Pois é....é tão simples culpar sempre os kartódromos....a frota é má...os comissários são maus....mas é bom ter narizes voadores !!!

Valha-nos São Cristóvão !!!!

Abraços

P.S. Parem lá de mudar o tópico de lugar que já estou tonto...


Editada por APValle na 25 Junho 2008 às 23:54
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Garcia de Matos
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In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 777

Estado: Desligado
Colocado: 26 Junho 2008 às 01:12 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Para que conste, aquando da correspondência preparatória da corrida no Funpark,  aqui fica a prova de que os organizadores não passam sempre a batata para os comissários, kartódromos, etc.
Alguns até se dão ao luxo de pedir :
e) - Na salvaguarda dos interesses quer nossos quer do kartódromo, queríamos que fossem firmes no estricto cumprimento das regras de segurança ( condução anti-desportiva, toques evitáveis, etc. ) e que, como tal,  dessem ordem de saída de pista ao participante faltoso. O nosso lema é a condução "limpa" mas há sempre os casos do dia, não é ?

Alexandre, estique lá a mão para a devida reguada.
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Rui Carneiro
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Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 26 Junho 2008 às 10:11 | IP Registado Citar Rui Carneiro

António Matos,

Pedirmos aos kartódromos que façam cumprir as regras de segurança, é básico, eles prometerem fazer issó, é básico, agora o problema mesmo é fazer efectivamente cumprir essas regras, quer pela falta de comissários, quer principalmente pela falta de conhecimento e preparação dos mesmos.

Salvo raras execepções, a maior parte dos comissários (quando existem), só têm como função agitar uma bandeira amarela se um kart se despistra, e mesmo assim por vezes já o fazem com algum atrazo.

Como organizador, chego a pagar um valor extra para poder ter comissários "extras" e com uma qualidade "superior".

Este é um caso muito complicado e de dificil/impossivel resolução. Os organizadores têm a obrigação de "controlar" os pilotos antes e depois da corrida, os comissário terão de os "controlar" dentro de pista.

Caso tenhamos respeito pelos outros, tudo correrá "bem", apesar de um ou outro toque.

Todos aquecemos dentro de pista e uma acção sofrida (toques e afins) pode levar a uma reacção que faz com que uma corrida que devia de ser de "relax" fique transformada num campo de batalha. Temos de ter sempre em atenção aquilo que fazemos dentro de pista, pois além dos pilotos com quem nos envolvemos existem outros que tambêm observam e futuramente poderão tomar acções "defensivas/agressivas" sobre situações idênticas.

Acima de tudo, dentro do grupo que organizo, tento que todos os pilotos sejam um uno e portem-se como grupo, pois só assim o mesmo poderá continuar.

Fiquem todos bem e boas corridas, sempre no máximo do respeito pelos adversários.



__________________
Rui Carneiro
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APValle
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Data de adesão: 03 Novembro 2007
País: Portugal
Mensagens: 236

Estado: Desligado
Colocado: 26 Junho 2008 às 11:57 | IP Registado Citar APValle

As réguadas são só para o José Carlos !!! 

Eu não individualizei o assunto, mas já que o António respondeu, pergunto:

Então isso não é passar para o kartódromo a responsabilidade ? Não vejo qualquer intervenção directa de um organizador, numa comunicação dessas.

Para mim, isso é dizer-lhes o que eles já sabem que devem fazer !

O que eu falava era em situações que passam despercebidas dentro de pista, e que mais tarde podem vir a ser sancionadas. Era disso que estava a falar.

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Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 777

Estado: Desligado
Colocado: 26 Junho 2008 às 12:42 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Qualquer réplica a um comentário ou a uma ideia minha, merece-me o maior respeito e os agradecimentos por se darem ao trabalho de os referir.
É exactamente por isso que volto com todo o gosto "à luta".
RUI CARNEIRO : os seus 2 primeiros parágrafos no anterior post são paradigmáticos ! Dizia eu : vamos continuar a apostar que os comissários de pista são a salvação ? Só por ingenuidade !
Obrigado por ter manifestado total concordância com o meu ponto de vista.
ALEXANDRE : oh chefe, não me parece haver uma grande boa-vontade no seu discurso ...
Não vejo qualquer intervenção directa de um organizador, numa comunicação dessas - afinal como interpreta esse o meu pedido aos responsáveis do kartódromo ? Como convite para almoço ?
Sabe uma coisa, Alexandre ? Ao invés deste seu comentário, tive participantes que, À ANTERIORI, me felicitaram pela acção !
Maneiras de ver ...
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