|
Tópico: Troca de karts - a polémica
|

|
| Autor |
|
filipenunes Rookie

Data de adesão: 17 Fevereiro 2008 País: Portugal Mensagens: 5
Estado:
|
| Colocado: 26 Fevereiro 2008 às 19:09 | IP Registado
|
|
|
Quanto a mim,que não conto para a classificação,nomeadamente,entre os 10 primeiros, acho que a prova de karts não iria trazer nada de novo.E PORQUÊ???A habituação que o piloto faz ao seu kart durante os treinos ajudam bastante,ao desempenho que este terá ao longo das 2 mangas,e digo isto pela experiência que tive aquando da minha participação no campeonato de 2007,em parceria com o colega PEDRO SANTOS.Visto que se perdem alguns minutos preciosos na adaptação máquina/pista.Quem conduz bem só deveria aproveitar as ocasiões em que por azar, lhe calha um kart menos "competitivo",para tentar extrapolar as suas capacidades de condução.Se numa prova a "coisa"der para o torto, numa outra,poderá "correr" melhor.
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 26 Fevereiro 2008 às 19:18 | IP Registado
|
|
|
Bem , como gosto das coisas no seu lugar , aqui está a cópia do meu post sobre troca de Karts.
Troca de (todos os)Karts entre as mangas
Tem a vantagem de poder equilibrar as coisas já que sabemos que é impossível ter os Karts todos iguais.E cria mais desafios: adaptar-se a um Kart com manias diferentes. Um Kart diferente pode mesmo obrigar a uma condução diferente e exige mais ao piloto.E isso pode ser um desafio giro...mas também perigoso. Se o piloto não é muito experiente pode ser surprendido pelas tais diferenças e ...Agora junte-se isso ao facto de ainda ir tudo em pelotão e da grelha invertida nos 8 primeiros! Pode dar um rico caldinho, não é? Finalmente há um argumento que, como ex-organizador sempre me tocou. A Simplicidade!
Quanto mais trocas e alterações, ,mais se atrapalham os responsáveis dos Kartódromos, mais tempo se perde, mais confusões e erros se geram. Sempre fui bastante criativo,mas ..manter os sistemas o mais simples possíveis!
Portanto não consigo ter uma posição muito definida nesta matéria: Se nalgumas pistas (Karts mais duvidosos, organizações mais preparadas para estas trocas etc etc) a troca é recomendável, noutras já nem tanto. E como o critério tem de ser igual em todas as corridas ( se não então...oh meu amigo , iso é que era abrir a porta das polémicas!!).
Deixe-se ao douto crtério da organização e, na dúvida, vá-se pela simplicidade.
Entretanto, como se levantou a polémica da necessidade de treinos prévios (o tal problema da segurança) lembro por exemplo que o experiente Rui Carneiro, no campeonato Ormei, já pensando nisso, partiu a sessão de treinos em 2 : 5 minutos antes de cada manga.
É realmente uma forma de solucionar o problema , mas que, lá está, tem como reverso o tal acréscimo de complexidade, com todos os problemas, demoras e erros que daí podem resultar.
Daí eu continuar a votar na simplicidade, mas... concordo que é um ponto que não conseguirá gerar consensos e que justifica a chamada polémica positiva
Um abraço a todos,
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 02 Março 2008 às 12:51 | IP Registado
|
|
|
Tinha estabelecido a mim mesmo que não voltava a participar nesta discussão - não estou interessado em participar em pseudo-polémicas, em que não há a menor hipótese de levar a minha avante - mas quebro essa regra para apresentar um argumento que parece esquecido.
É assim: no lugar do Rui Mealha eu gostaria de ter trocado de kart entre as 2 mangas de Leiria.
Parece imbecil, mas pelo menos para mim não é e passo a explicar. Só a troca de karts permite saber se o valor naquele dia estava no piloto ou apenas no avião que lhe calhou. Após a prova, a maioria de nós atribui o mérito essencialmente ao kart. Se calhar o próprio Rui atribui o mérito ao kart. A verdade é que não sabemos, nem saberemos, se o mérito se deveu ao kart, ou ao facto de o Rui ter sido muito melhor que nós todos nesse dia.
Na única vez que consegui ser o melhor piloto numa prova do ORMEI, tive a certeza que nesse dia era eu o mais forte - o que face à competitividade do grupo me encheu de orgulho. Foi em Almeirim, onde, como sabemos, a frota era francamente desiquilibrada. Na 1ª manga fiquei em 2º, colado ao 1º. Não tive qq dúvida que tinha um foguetão nas mãos. Na 2ª manga apanhei um kart com a coluna de direcção toda torta e que queimou a embraigem no arranque. Mesmo assim cheguei em 4º, obtendo a melhor classificação no conjunto das mangas. Não ficou qq dúvida, nesse dia eu fui o mais forte. Se não tivesse trocado de kart poderia ter ganho a 2ª manga, mas ficaria para sempre a dúvida sobre de quem era o mérito. Assim não ficou.
Mas enfim, tenho um troféu que se rege pelas regras que considero ideais. Tenho outro que tem a prática gira de trocar os 8 1ºs lugares na grelha, onde me divirto e onde tenho melhores possibilidades de obter bons lugares. Assim está tudo bem, uma boa combinação.
Abraços,
Luís.
|
| Voltar acima |
|
| |
ruimealha Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
| Colocado: 05 Março 2008 às 13:04 | IP Registado
|
|
|
Imagino que esta discussão sobre troca de karts vise a próxima época, pois as regras para 2008 estão definidas e não se mudam as regras após o início do jogo. Acho que as trocas de karts para todos os pilotos gera grande confusão nos kartódromos e perda de tempo. Dever-se-à abrir excepção nos casos de ser atribuído um kart visivelmente deficiente.
Em relação ao comentário do Luis S. Mello relativamente a Leiria, esclareço que não me pronunciei sobre a troca de kart entre as mangas, pelo que a conclusão que ele tirou relativa ao facto de eu acordar ou não com a troca de kart é precipitada. Mais, agradeço ao grupo, 2º o Luis, ter considerado que o mérito da minha classificação ser atribuível essencialmente ao kart. Essa é também a minha opinião, pois na verdade pouco trabalho tive, foi só acelerar, travar (mas mesmo assim nem sempre, pois o kart fazia quase tudo sózinho; tive muita sorte) e ligar o piloto automático. Também esclareço que apesar de me serem sorteados quase sempre os melhores karts, quando fico mal classificado, tal se deve ao facto de ter dificuldade em ligar o piloto automático nesses dias aziagos. É que a idade já vai pesando e aqueles botões todos fazem-me muita confusão.
Abraços
Rui
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 05 Março 2008 às 22:11 | IP Registado
|
|
|
Rui,
Tá visto que eu me devo dedicar a outra coisa que não a escrita em fórums. Estás-me a interpretar mal. O que queria dizer é que a conclusão a que todos gostamos de chegar, para não ficar com o nosso orgulho ferido, é dizer que o teu kart era uma bomba - pobre do nosso ego se fossemos admitir publicamente que o banho que nos deste a todos se devia ao teu mérito, ainda bem que temos um kart como bode expiatório. Pela minha parte andei o tempo suficiente atrás de ti na 1ª manga para ver o teu mérito e saber que o meu kart, enquanto durou, não andava mesnos que o teu.
Quanto a mudança de regras a meio do campeonato, tirando as bocas que mandei sobre ausências, nem tal me passa pela cabeça. Iniciou-se para aqui um debate teórico e eu contribuí com a minha opinião, mainada.
Termino da mesma maneira que terminei a crónica de Leiria: Palmas ao brilhante vencedor, abraços a todos,
Luís.
|
| Voltar acima |
|
| |
ruimealha Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
| Colocado: 06 Março 2008 às 10:13 | IP Registado
|
|
|
Luís,
Pelo contrário, acho que deves continuar a escrever, o que fazes de fortma tão brilhante como pilotas os karts. A minha resposta não implicava qualquer tipo de de susceptibilidade, alinhei na perspectiva do humor. Relativamente ao kart que me foi atribuido, na altura reconheci o óbvio: aquilo era mesmo uma "g´anda" bomba! E vendo a gritante diferença de andamento entre os karts, volto a dizer que, quando as frotas apresentam tão grandes diferenças, o grau de injustiça sobe exponencialmente. É por isso que acho que devemos visitar com a mínima frequência os kartódromos cujas frotas apresenatm actualmente diferenças de andamento tão notórias.
Um abraço.
Rui
|
| Voltar acima |
|
| |
Rui Carneiro Organizador activo

Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
| Colocado: 08 Março 2008 às 22:24 | IP Registado
|
|
|
Pois é Rui, tens toda a razão:
"É por isso que acho que devemos visitar com a mínima frequência os kartódromos cujas frotas apresenatm actualmente diferenças de andamento tão notórias"
Só que se fores aplicar esta regra, não vais a nenhum kartódromo ou limitas-te a 1 ou 2.
Diferença entre os karts sempre haverá, até no melhor kartódromo do mundo e mesmo que o kart fosse teu com determinados requisitos, continuaria a haver diferença. Só por essa razão, e porque existem na realidade várias mangas na "mesma" corrida será possivel trocar de karts.
Já agora lanço uma questão pelo "absurdo": Se vocês repetem kartódromos, porque razão de uma corrida para outra não mantêm os karts? Escusava-se de fazer novo sorteio. lololol
Fiquem bem que a hora já é tardia e boa corrida para todos no Campera.
PS. Eu devia era de estar a escrever a crónica da minha prova e não a mangar "patacoadas" no vosso fórum.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,3242 segundos. |
|
 |
|