Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: 6ª edição TIT - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
APValle
Master
Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 01 Fevereiro 2008 às 15:58 | IP Registado Citar APValle

Caros companheiros do In Hoc Signo Vinces !

Antes de mais o meu pedido de desculpas por esta crónica tardia, mas o princípio da semana retirou-me o tempo necessário para me dedicar à escrita. No entanto, também contribuiu para o serenar da minha paz de espírito, e assim deixar um melhor contributo neste forúm.

PARTE 1 (a 2º parte, correspondente às corridas está em elaboração)

Foi em grande euforia que o dia de sexta-feira se iniciou.

O toque de alvorada em Santa Cruz, dava inicio ao que seria um fim de semana memorável na longa história do IHSV. O check-up esta feito, a viatura preparada, e apenas faltavam os pilotos para seguir viagem.

Derivado a um problema na “electrónica” do GPS do nosso Organizador, o nosso amigo perdeu-se e foi parar mesmo no centro de Santa Cruz, o que provocou um ligeiro contratempo na chegada. Sanado o problema via assistência telefónica, conseguiu chegar ao ponto de encontro, acompanhado por um sonolento Nuno Moura.

Enquanto se esperava a chegava do último piloto, o “Rodriguinho” Almeida, foi servido um ligeiro buffet, chá, café e pastéis de feijão, acompanhado de cães e gatos por tudo quanto era lado ! Foi o melhor que se podia arranjar, pois não tinha sido possível contratar meninas de guarda-chuva para uma sexta-feira !

Continuava-se à espera do Rodrigo, o que serviu para um tour guiado pela casa, onde foi possível ver a “pista de ensaios” (vulgo playstation3).

Continuava-se à espera do Rodrigo….até que foi necessário enviar um sms, que obteve um telefonema na resposta, dizendo o mesmo que ainda estava em Lisboa !!!

De imediato foi combinado seguir viagem, e em Leiria faríamos o transbordo.

Com a caravana carregada com o equipamento que faltava, demos inicio à viagem.

Até Leiria, a viagem decorreu em amena conversa. A meio da viagem, 2º telefonema no Rodrigo a dizer que “ainda” estava a entrar na A1… A coisa não parecia ter melhorado, no entanto, como ele ia de carro, a chegada a Leiria deveria ser simultânea, dado que nós íamos mais devagar. Foi-lhe dito para sair na portagem e parar no parque, já fora da auto-estrada, imediatamente a seguir às portagens. Só teria de atravessar (a pé) a praça das portagens, para fazer o transbordo.

Seguimos viagem, em Leiria saímos da A8 e fomos até à entrada da A1, para esperar o Rodrigo, o que só aconteceu passados uns desesperantes 25 minutos !!!

Aqui mais uma vez (neste dia), o insólito aconteceu….O rapaz saiu da A1 pela Via verde e nem olhou para o parque !!! Foi dar a volta à rotunda (por cima da Nacional 1)  e voltou para trás ! Mas….pior que isso….voltou a entrar na A 1….desta vez pela via dos bilhetes !!!! Fabuloso !!! E finalmente parou, onde nós estávamos, no parque a seguir à praça das portagens.

Este rapaz….ou tinha dormido mal….ou é completamente despistado !!!!

Cedo se começou a especular qual seria a penalização a atribuir ao dito piloto/condutor !!! Entretanto, lá se conseguiu fazer o transbordo da carga e seguir viagem, com quase hora e meia de atraso….

A viagem até ao kartódromo decorreu sem incidentes, com apenas o caso da palmada que tive de dar na mão do miúdo (Rodriguinho) por se por a mexer nos botões no rádio !!! he he he he

Sempre em amena cavaqueira, seguimos as indicações todas que o TomTom ia dando, até nos vermos nas traseiras do kartódromo, numa estrada de terra muitoooooo manhosa !!!! Conseguimos dar a volta toda ao kartódromo, por onde ninguém deve ter passado calculo, e lá demos com a entrada. Neste momento já só se pensava….vamos treinar…vamos treinar…!!!

Posso dizer que fomos bem recebidos pelos funcionários do kartódromo, que de imediato nos disseram que poderíamos treinar, mas que só tinham disponíveis os “390”, com o  custo de 50 € para os 20 minutos pretendidos. No entanto, mais tarde em pista, deram um “descontito” no tempo. Foram simpáticos. Além disso, deram todas as indicações pedidas sobre a estrutura de apoio do kartódromo, assim como nos deixaram pernoitar dentro do recinto, o que por sí só revelou uma grande simpatia e consideração, e que foi devidamente agradecida.

Todos de fatinho lavadinho e passado a ferro, fomos para a pista, mais para conhecer o traçado do que para qualquer outro objectivo. Entretanto mais pilotos participantes na TIT, iam aparecendo, alguns deles também vindos do sul.

Pelo meio desta azáfama toda, recebemos a informação de que o Luís Soares de Melo esta preste a chegar ao kartódromo. Infelizmente, por razões de trabalho, o mesmo não pode realizar a viagem na auto-caravana, embora tenha chegado quase ao mesmo tempo a Viana !

No final dos treinos, já estava eu a parar na zona de boxes, eis que vejo aquela figurinha singular do “hôme” da Castrol preparado para fazer a sua sessão. Ainda dei mais duas voltas junto com ele, em pista.

Acabados os treinos, foi tempo de tirar a “farda” a aproveitar uns minutos de descanso, com alguma brincadeira à mistura. O sol já se tinha escondido, mas um final de tarde friorento ainda convidou a uma deslocação a Viana, desta vez com o Luís Soares de Melo como chauffer, para atacarmos uma pastelaria, e repor os níveis de açúcar que estavam em baixo !!!

De volta ao kartódromo, com a motorhome oficial parqueada definitivamente, foi o momento de preparar a mesa para uma refastelada ceia que se adivinhava !

Após o momento solene de acender o forno, deu-se a cerimónia de decantação da vinhaça, pelo nosso regedor, misturando o aroma do néctar proveniente do tinto, com o suave sabor que pairava no ar, proveniente do empadão que entretanto ia aquecendo no forno.

Tudo isto foi acompanhado à mesa, por uma salada de vegetais e fruta (para ajudar na digestão), tendo terminado com doces regionais de Viana e café (café expresso, que havia máquina a bordo! Nada de mistelas daquelas tipos nescafé!).

Dado o espaço reduzido em que foi efectuado o repasto, no final da refeição houve uma necessidade imediata de ir esticar as pernas, embora “lá fora” estivesse uma noite gélida, como é apanágio nesta zona geográfica, principalmente nesta altura do ano.

Mal tinha acendido um cigarrinho, uma viatura não identificada parava ao lado da caravana. Os seus ocupantes tinham um olhar desconfiado perante o cenário encontrado e aos poucos foram saindo do carro. Seriam da PJ…? Seriam do SIS…? Pior ! Seriam da ASAE…? Nãoooooooo…..Afinal era só a Rosário, o José Lopes, o Rui e o Raul (todos companheiros do Ormei) que tinham acabado de chegar de terras Mouriscas.

Tinha chegado ao fim, um dia repleto de aventura e bons momentos, e estava na hora de dividir as camas. Das 3 disponíveis (para 5 marmanjos), logo uma ficou definida !!! O nosso organizador ficaria solitariamente na mais pequena, enquanto as outras duas seriam partilhadas. Estava dado o toque de recolher, mas não sem antes, no meio da escuridão se irem ouvindo os típicos comentários de caserna !!!

Alvorada do dia de prova.

Logo pelas 6h30 se começaram a ouvir os ruídos de quem madruga cedo. Era o nosso António, ainda meio embebido num sonolento acordar, que ia arrumando o seu saco-cama e cobertores. A isto se seguiu uma cantilena no chuveiro, certamente após ter levado um valente escaldão (pensavam que a caravana não tinha água quente não era….? Pois queimaram-se !!! hehehehee)

Claro que com isto tudo, eu e o Nuno íamos acordando (e rindo) à medida que os minutos passavam, enquanto o Luís e o Rodrigo dormiam (ou tentavam).

Ia-se preparando a ceia matinal e aquecendo a máquina do café…

Já nós os 3 de farda vestida, ainda o Rodrigo andava à cabeçada às paredes (tentando acordar) enquanto o Luís estava envolto em cobertores e edredons! O que lhe sucedeu, foi que fomos colocando em cima,  tudo o que havia à mão, ficando este literalmente com uma parede de almofadas, cobertores, sacos cama e afins, inclusive com a escada que serve para subir para a cama, em cima dele. Mas nem assim acordava.

Quando finalmente abriu os olhos, logo percebeu que não seria tarefa fácil descer dali de cima. De olhos ramelosos mal abertos, nem me quis ouvir, e resolveu atirar-se (literalmente) cá para baixo ! Resultado, uma valente canelada numa mesa. Deve ter tido a perna a conversar com ele a manhã toda !

Entretanto juntava-se a nós o Miguel Amorim, acompanhado pelo seu repórter privado, o Sr. Amorim. Só faltava o Rui Mealha, de quem nada sabíamos, por estar em retiro espiritual para uma concentração máxima nas provas que se avizinhavam!

Com a chegada do Rui ao kartódromo, estava assim a equipe completa, e demos inicio aos procedimentos protocolares de pagamentos e pesagens.

Pouco tempo depois, fui para o briefing da organização (do qual vos vou poupar à sua dissecação) apenas mencionando que por solicitação de ajuda da organização, me ofereci como voluntário para ajudar na zona de controlo dos pesos, onde estive com um companheiro piloto da equipe do BCP (equipe vencedora da taça).

Pelo meio de isto tudo, certamente os nossos pilotos mais o nosso organizador, iam-se dividindo em conferencias de imprensa e sessões fotográficas, envergando orgulhosamente a camisola com o nosso símbolo!

FIM da 1ª PARTE
Voltar acima Ver APValle's Perfil Procurar outras mensagens de APValle

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 06 Fevereiro 2008 às 18:34 | IP Registado Citar ruimealha

Companheiros!

Por falta de tempo não tive oportunidade de fazer o comentário ao TIT realizado em Viana do Castelo no dia 26 de Janeiro.

Várias situações foram surgindo ao longo desse dia. Muitas já foram discutidas neste fórum, mas na qualidade de elemento que participou nesse evento, não quero deixar de compartilhar convosco a minha visão desse acontecimento fundamental para a formação do kartista. 

É que é já a seguir!

Rui Mealha

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 06 Fevereiro 2008 às 20:30 | IP Registado Citar ruimealha

Há muitos anos, o grande Chico Buarque cantava em "Tanto Mar": "Foi bonita a tua festa pá, fiquei contente, ainda guardo renitente um velho cravo para mim!... Já murcharam a tua festa pá, mas certamente esqueceram uma semente em algum canto de jardim!..." Não deixei de sentir uma grande afinidade entre estes versos do Chico e o TIT de 26/Janeiro!

É que aquilo é uma verdadeira festa! Um ambiente único, pilotos cheios de estilo vestidos de fato de macaco ornamentados com lantejoulas, pilotos com olhos pintados, eye-liner e longas cabeleiras loiras, mulheres bonitas no "padock" com aspecto asseado, higiene dentária apurada, engolidores de fogo, porcos com duas cabeças, sandes de courato, tremoços, enfim, um espectáculo! E havia os pilotos-operários humildes mas sérios, como os que davam pelo nome de IHSV. E que tinham mesmo espírito de grupo! Isso permitiu-me viver aquela sensação única de ter os nossos adversários de todo o ano como colegas de equipa. É fantástico estarmos todos a apoiarmo-nos mutuamente! Grande calor humano, só passando por isto se consegue entender este sentimento! Muito bonito! Foi bonita a tua festa, pá...

Gostei muitíssimo das actuações de todos os elementos do IHSV. Mais que as classificações, sublinho que tiveram todos uma atitude fantástica, de entrega total, generosidade, rapidez, correcção absoluta! Muitos parabéns ao Miguel Amorim, Nuno Moura, Alexandre Valle, Luis Melo, Rodrigo Almeida! Tive muito orgulho em fazer parte desta verdadeira equipa! Muitos parabéns!!! Vocês foram FABULOSOS! Honraram e de que maneira o IHSV!!! Foi bonita a festa...

Na pista vi coisas feias.Vi pilotos a largarem lantejolas em cada porrada que davam da forma mais objectivamente maldosa e que nos atirava para a relva  de forma estranhamente regular. Senti várias vezes apanharem-me por dentro e dar vários toques até terem a certeza que ficava mesmo ali. Na final deram-me uma cacetada quando tinha recuperado 10 lugares com tal intensidade que durante algum tempo não sabia em que terra estava nem que estrada municipal era aquela... Vi poucas penalizações por estas maldades. Vi os meus companheiros serem vitímas destes malandrecos das pistas vezes de mais . Vi a delacção de pilotos de eye-liner, dotados de bonitos dentes que caíam no momento erm que faziam as queixinhas à organização, vi a organização emprenhar pelos ouvidos sem nunca ter ouvido falar em contraditório!... Já murcharam a tua festa, pá...

Obrigado ao António Matos pelo bom ambiente criado e pela grande corrida dos organizadores, ao Alexandre pelo abrigo da "motor-home", ao sr. Amorim pela companhia e pelas grandes fotos, ao Miguel pelo incansável trabalho nas boxes e à nossa fantástica claque.

Apelo que para o ano o IHSV volte a estar presente no TIT com o mesmo espírito deste ano, ou se possível ainda mais forte! Devemos comparecer com a mesma atitude de entrega, humildade e correcção que tivemos este ano. Ensinemos a quem não sabe como se deve comportar um piloto de kart. Aos felizes contemplados, incito-os a irem a esse nobre evento como diz o Luis S.M. e a honrarem o IHSV e o karting.

Rui Mealha

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Colocado: 06 Fevereiro 2008 às 23:41 | IP Registado Citar Garcia de Matos

E vós, Cardeal, nunca amasteis ?
Oh sim, uma pura e bela donzela !
Mas o pai, esse estupor,
Casou-a com um lavrador .....
( Bocage nas horas vagas )

Pela minha parte, caro Rui, também se me afigurou a poesia, a parceira ideal daquela TIT !
Não que a intitulasse de "estupor", muito menos de donzela, mas alguns lavradores mouriscos, naïfs por opção, teimaram em abrilhantá-la com a ingenuidade própria de quem respeita a todo o custo os adversários dentro e fora da pista !

Ia-lhes saindo cara a desfaçatez mas uma vez a galgarem as manchas verdes que ladeavam o escuro do alcatrão, logo se sentiram em casa como se de cabras se tratassem as pedras que iam enxutando a golpes de pneu desenfreado !

Foi de facto maravilhoso ver o nosso "Homem do lenço à Índio" a levar uma bordoada e a puxar as rédeas daqueles 9 cavalos  emparelhados  numa biga ... qual Ben Hur !!!
Depois foi a vez do nosso "Olho Lacrimejante" que também só a golpes de chicote conseguiu meter os bichos nos trilhos !
Finalmente, você, que fez do kart um arado e deixou bem patente a arte de bem sulcar todo o terreno !

Apetece-me apelar novamente a Bocage e copiar o final dum dos seus sonetos ao dizer

Aqui dorme Bocage, o putanheiro ;
Passou a vida folgada e milagrosa ;
Comeu, bebeu e fodeu sem ter dinheiro

Qualquer comparação com o que se passou na pista, além de pura coincidência, deixaria Bocage envergonhado com tanto pudor .....

Não fosse o tempo já ter passado,  e gostava de convidar o Bocage para uma prova de karts no IHSV e depois punha o Buarque  a cantar  o feito !!!

Venham mais TIT's e ... mais poetas !!!

António Matos

Editada por Garcia de Matos na 06 Fevereiro 2008 às 23:44
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

<< Anterior Página de 2
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum