Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Batalha I - As crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 16 Janeiro 2008 às 00:11 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Esta problemática dupla de encararmos as nossas provas como deporto/lazer e negócio deve fazer-nos ser ponderados nas críticas e condescendentes com aqueles que nos tentam transmitir ensinamentos de segurança e, consequentemente de fruição. Mesmo que estes últimos nos pareçam dados de forma menos cortez.

Não é a 1ª vez que nos deslocamos à Batalha e ouvimos o Pragosa nas suas oratórias.

Desta vez, porém, e fruto da confiança que já deposita em nós, considero que nem fez breifing. Da vez anterior, foi extremamente convincente no pormenor do funcionamento da embraiagem que me permitiu uma belíssima prestação ajudado, evidentemente, por um kart também ele bom.

Aconteceu o que aconteceu com aquele generalizado baldanço e as consequências na perspectiva de negócio, foram, concerteza, muito desagradáveis para o Pragosa. Lamento que aquilo tenha acontecido mas os custos dos alugueres já têm, evidentemente, estas situações salvaguardadas.

Ainda bem que ninguém se aleijou que isso era o pior. Para nós e para o Pragosa.

Cheguei ao ponto que me levou a escrever este post. Aquele acidente, ainda que sem consequências ao nível das integridades físicas.

Já tive ocasião de trocar ideias com o Alexandre e hoje considero excelente que aquilo tivesse acontecido pela pedagogia criada.

Nunca tal me tinha acontecido e o 1º e único pensamento que me veio à cabeça durante aquela estonteante viagem pela relva, ora virado para a frente, ora para traz, foi de que tinha caído em cheio numa poça de óleo.

O fantástico filme que passa pela cabeça duma pessoa durante aqueles segundos é do que de melhor se ajusta a um humilde ensinamento de condução segura.

Vou ser muito franco, mal fui catapultado para fora da pista, de imediato imaginei o que seria aquilo na estrada numa situação de maiores velocidades e de maior tráfego para lá e para cá. Simplesmente tenebroso !

Fiquei bem mais alerta perante uma situação deste género na estrada e espero que o mesmo possa ter influenciado cada um dos que andaram naquela acção devastadora da relva do kartódromo da Batalha naquela manhã de 12 de Janeiro de 2008

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 16 Janeiro 2008 às 01:15 | IP Registado Citar LSMello

Caros amigos e companheiros de sacrifício:

Aqui vai a minha crónica, de um dia intenso. 

Sou daqueles que gosta de ouvir o Pragosa e acha que tem algo a aprender. Já não gosto assim tanto do circuito dele, nomeadamente o míolo. No sentido inverso é mto mais divertido, mas a curva das boxes é francamente perigosa, pois é um ponto de ultrapassagem e, com o muro das boxes mesmo em cima, torna-se perigosa.

O meu dia de karts foi um dia longo, pois estive quase 2h em pista começando na prova do troféu ORMEI e continuando para o IHSV.

Foi um dos dias de maior progressão na minha carreira kartista, como atesta a análise das voltas mais rápidas.

- Na 1ª manga do ORMEI, fiz mais mais 2,5s que a volta mais rápida e 1,9s que o Alexandre Valle;

- Na 2ª manga do ORMEI, fiz mais 1,3s que a volta mais rápida e 0,7s que o Alexandre;

- Na final do IHSV, fiz mais 0,3s que a volta mais rápida, que foi do Alexandre.

- Da 1ª manga do ORMEI para a última do IHSV (ambas no mesmo sentido), melhorei 2,3s, muito mais que a volta mais rápida que melhorou 0,2s e o Alexandre 0,8s.

Ou seja, a minha evolução foi de tal ordem, que me faz antever um futuro brilhante neste mundo dos karts, no qual agora me inicio. Se para a próxima prova conseguir manter o ritmo de evolução, bato record por volta da Batalha, de certeza !!!

(Nota: o kart com que fiz estes tempos foi variando, mas estou certo que não teve qualquer influência nas minhas prestações, não diminuindo em nada o mérito do meu espectacular progresso.)

Ainda qto à minha prova, tenho de me lamentar o cisco que entrou nos dois olhos e claramente prejudicou as performances. Podem ver-me a combatê-lo no link:

http://www.euroindy.com/portal/modules/gallery2/d/53389-1/IM G_0335.JPG

Queria agora levantar uma polémica, qto à classificação final da prova. Já transmiti ao Alexandre e ao António, que não acederam à minha brilhante argumentação, por isso exponho-a publicamente. Considero que não fiquei em 3º, como me classificaram, mas sim em 4º. Os pontos 7.4 e 7.5 do regulamento são claros, conta para o pódio o nº de pontos obtido na soma das mangas e o critério de desempate é a volta mais rápida. Eu e o Celso fizemos ambos 38 pontos. A volta mais rápida foi dele. O Celso é que foi o 3º. Tenho cá em casa um troféu para trocar em Leiria. Corrijam-me se estou errado.

Mais uns comentários avulso, para malhar no nosso organizador:

- 1º o homem tá mesmo gágá. Nem percebeu que a molhada foi na 1ª prova e não na 2ª.

- Depois, para denunciar o facto de ter tentado trocar de kart, no que foi bem impedido pelos leais funcionários do kartódromo. Falhado este preverso intento, convenceu outro funcionário a faralhar os motores dos restantes concorrentes e afinar o seu. Deu-se mal, pois enganou-se e o funcionário em causa era um mero comissário de pista, que de mecânica nada percebia, dando cabo da sua montada, enquanto os restantes respiraram saúde.

Continuando com a malhação, se é verdade o que o António diz, que os ensinamentos do karts nos devem servir para a condução do dia-a-dia, a inversa tb é verdadeira. Qdo da molhada na 1ª curva da 2ª volta, passei incólume por um facto simples: vi um comissário a dirigir-se a passo apressado para a curva, achei que ali havia gato e aliviei ligeiramente, a tempo de ver o Alexandre sair em pião em direcção aos pneus. Foi esse cuidado que permitiu a mim e ao João Gonçalves passarmos incólumes à armadilha que vitimou 3 pilotos à minha frente e não sei qtos atrás de mim. Qdo vi as bandeiras vermelhas, nem queria acreditar, estava em 2º, mto perto do João e o 3º vinha a uns 200m. Mais uma manipulação do organizador !...

Aquilo que verdadeiramente me estragou o dia foi o desempenho do Pedro Fonseca. Não pela humilhação que me fez sofrer, ao ser bem mais rápido do que eu, mas sim pela antecipação do que sofrerei daqui a 1 ano com o meu João. (E por aquilo que o meu João sofrerá este ano com ele, pois não há pai que goste de ver o seu filho levar uma teca de outro puto e aqui não se conseguem classificações à custa de elevados paitrocinios.) Prestação verdadeiramente impressionante !!! Temos sucessor do Tiago Monteiro.

Bom, honra aos vencedores, melhor sorte para a próxima para os vencidos e vamos de faca na liga para a TIT que o 20º lugar pelo menos é nosso.

Abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 16 Janeiro 2008 às 09:45 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Vamos lá a ver se a serenidade assenta e se a tabuada que aprendemos nas escolas primárias nos nossos tempos de meninice ainda serve para alguma coisa.

O Luis Soares de Melo anda desejoso de se ver livre do prémio que lhe foi atribuído e a insistência é tal que dá para desconfiar ! Será que o tipo tem medo que lancemos o teste antidoping e finalmente se descubra a razão de toda a sua fulgurante ascenção de prova para prova naquele dia ?

Sempre é melhor devolver já a taça do que vir a ser apanhado por tais razões.

Inteligente, mas não convincente !!

Relega-nos para a leitura dos pontos 7.4 e 7.5 do regulamento na tentativa de fazer valer a sua argumentação.

Porém, nas deversas sessões de esclarecimento que toda a organização levou a efeito nos diversos foruns, hotéis, esplanadas, etc. foi dito, redito e re-redito que este campeonato tinha duas contagens diferentes em termos de resultados.

Uma, relativa aos resultados do dia e que pontuavam para o podium;

Outra, para efeitos de campeonato.

Assim, quanto à primeira, tudo se processa como vinha do passado com pequenos acertos ( a pole não pontua, por exemplo ) . Sendo assim, o LSM faz um 4º lugar na 1ª manga e recebe 4 pontos e faz outro 4ª lugar na 2ª manga e recebe outros 4 pontos. Resultado 8 pontos.

Quanto ao Celso, pelo mesmo raciocínio, faz 6º na 1ª manga logo recebe 6 pontos e porque arrecada um 3º na 2ª manga, mais 3 pontos. Total 9 pontos.

É certo que eu estudei na província ( Amarante ) mas naquela altura, 9 era superior a 8 o que neste caso quer dizer que a penalização é também é superior o que posiciona o LSM no 3º lugar e não o Celso. Não precisa, sequer, da volta mais rápida para desempatar.

( esclareço que estou a raciocinar tendo por base as listagens que estão publicadas no site )

Depois, então, há a classificação para campeonato que, de acordo com o regulamento, a cada lugar na manga corresponderá uma determinada pontuação ( consultar a tabela ) sendo analisadas as mangas individualmente.

Claro que no fim ainda haverá os pontos a deitar fora e as bonificações pela assiduidade, etc. para compôr o ramalhete.

Meu caro LSM, de facto os piões que fiz aquando do despiste generalizado foram tantos que fiquei com o Norte um pouco descaído e baralhei na escrita a sequência das mangas mas tu também estás a precisar de tirar definitivamente o cisco do olho ainda antes de voltares à Polónia .....para bem dos clientes .....

Recebe um abraço do

António

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 17 Janeiro 2008 às 00:00 | IP Registado Citar LSMello

Dois breves esclarecimentos:

- Quanto ao 3º ou 4º lugar, aceito a interpretação da organização. Aproveito para esclarecer que o motivo escondido da minha recusa em ficar com o troféu, foi o facto de a minha mulher me ameaçar novamente que se entrasse o troféu em casa saía ela. Se fosse um troféu de 1º lugar, pensava duas vezes, mas por um de 3º não. Felizmente para mim (ou para ela) troféus de de 1º lugar é coisa que se tem visto muito pouco cá por casa...

- Já agora, no meu post referi-me em nota de rodapé a trocas de karts. Só para não dar lugar a interpretações maldosas, estas foram entre as duas mangas do ORMEI (de acordo com os regulamentos) e depois para o IHSV tb me saíu um kart diferente, mas que se manteve ao longo de todos os treinos e mangas (tb de acordo com os regulamentos).

Abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

<< Anterior Página de 2
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum